RESFRIADO, DE NOVO!?

Se as crianças podem  ficar resfriadas várias vezes, por quê não escrever mais de um post sobre o assuto? Em maio de 2012 escrevi O resfriado3RESFRIADO COMUM. Sugiro que cliquem no link e deem uma lida porque, esse post contém alguns comentários que valem a pena serem relembrados, principalmente agora, com a mudança de estação, o frio chegando,  e o número de crianças (e adultos), com resfriado aumentando muito. 

No post de hoje eu gostaria de reforçar alguns pontos, na tentativa de ajudá-los a passar pelos resfriados que virão. Acredito que pais bem informados conseguem administrar um pouco melhor as aflições, normais, que todos temos quando um filho está doente. Sei bem que o resfriado no blog, bem explicado, com todos os sintomas justificados, é uma coisa. Outra, bem diferente, é uma criança acordada às 2 da manhã, choramingando, com 39,4 de febre, que começa a tossir e, na sequência vomita! Ouvir o pediatra dizer que isso é normal e que vai durar “apenas” 4 a 7 dias, é desesperador. Tudo que queremos é um remédio que, de preferência em uma ou duas doses no máximo, devolva nosso filho à normalidade. Além da insegurança que a doença gera nos pais, cuidar de uma criança resfriada produz um cansaço físico dez vezes maior que o habitual (que já é grande). A criança fica irritada, não se satisfaz com nada ou se satisfaz por pouco tempo, exige atenção, pede colo e, para piorar, não come absolutamente nada!

Ao escrever o parágrafo acima, quase desisti do post de hoje! Me perguntei: o que eu poderia dizer para os pais, que fosse tornar esse cenário descrito, menos demandante?  A primeira coisa que os pais talvez gostem de saber é que os pediatras, na sua grande maioria, já passaram ou ainda passam pelas mesmas situações que eles. Isso nos torna muito mais “simpáticos” à causa dos pais do que possa parecer. Não somos ETs, cheios de teorias e conhecimentos, desprovidos da vivência e emoções de um filho pequeno, há 5 dias com febre, sem poder ir para a escola ou creche, tumultuando, em todos os sentidos, a rotina da família. Somos pais, como vocês!

Objetivamente, alguns pontos importantes, relacionados ao resfriado comum:

  1. o resfriado com tratamento médico dura, em média, uma semana. Sem tratamento médico, costuma durar, também em média, 7 dias. Portanto,  melhor remédio para o resfriado comum é o tempo. É preciso ter paciência (e como) para esperar esse tempo, dando conforto e carinho aos filhos. Não ter paciência ou ficar extremamente aflito(a) com os sintomas habituais de um resfriado comum (coriza, tosse, febre e inapetência), podem levar os pais a auto medicar seus filhos ou consultando mais de um médico, o que só tende a confundir mais ou até receber prescrições desnecessárias. O médico se sentindo pressionado, não deveria prescrever por esse motivo. Mas, na prática, somos humanos e isso pode acontecer. Remédios podem fazer mal ou ter algum efeito colateral. Por esse motivo, nos EUA, remédios para tosse e resfriado são proibidos para crianças com menos de 2 anos.
  2. antibióticos não curam resfriados comuns. Antibióticos só funcionam para doenças produzidas por bactérias e o resfriado comum é produzido por vírus.
  3. a febre não é uma doença. A febre é uma reação positiva do corpo a uma “agressão” por um virus ou uma bactéria. Além de servir de alarme, assinalando que algo não vai bem, a febre estimula o sistema imunológico (de defesa) e deixa a pessoa mais “quietinha”, economizando energia para combater o inimigo. Portanto, a febre em si, não precisaria ser tratada, exceto quando gerasse desconforto.
  4. coriza e tosse são, também, mecanismos de defesa. A coriza, ou muco, ou catarro, é produzido pelo  nosso corpo com o objetivo de envolver o virus  para que este seja expulso. Para expulsar a secreção, o corpo produz espirros ou tosse. Portanto, o catarro e a tosse que quase toda criança resfriada apresenta, visa a expulsar o virus. Nesse sentido, são reações positivas. O problema é que geram desconforto e não há medicação eficaz, em crianças. Além de não haver medicação realmente eficaz, a rigor os xaropes contra a tosse ou descongestionantes, deveriam ser contraindicados abaixo de dois anos de idade.  O mel só pode ser dado para crianças maiores de um ano de idade.
  5. a vacina para a gripe não proteje contra o resfriado comum. Como nós no Brasil também chamamos resfriado comum de gripe, cria-se a ideia de que a vacina contra a gripe deveria proteger contra o resfriado comum. Esta vacina potege apenas contra alguns tipos de Influenza, que produzem uma doença, a gripe, que tem maiores riscos de complicações  e até de mortalidade. Muitas pessoas dizem que nunca mais darão a vacina contra a gripe para seus filhos porque “ela não adianta nada”. Deram a vacina e seus filhos ficaram “gripados” (resfriados), do mesmo jeito. A vacina contra a gripe funciona e é importante! Só não esperem que ela proteja para aquilo que não foi feita. Seria como alguém dizer que a vacina contra o Sarampo é muito ruim porque o filho teve Catapora! Ambas as doenças são viroses, mas diferentes. Este exemplo, absurdo, nunca aconteceria porque o nome das doenças é diferente e não gera confusão. Não é o caso da gripe que tanto serve para nomear a doença produzida pelo virus Influenza (onde a vacina funciona) , como o resfriado (onde a vacina não terá o menor efeito).
  6. uma crianças saudável pode ter entre 6 a 8 episódios de resfriado em um ano, sem que isso represente nada mais grave. Muitos pais suspeitam que seus filhos estejam com “a imunidade baixa” porque estão resfriados de novo! Isso quando os avós não contribuem dizendo: “tem que ver o que esse menino/menina tem. Não é normal ficar refriado assim, toda hora!” Podem ficar tranquilos que resfriados que se repetem, até certo ponto, são normais em crianças pequenas. Se estas frequentam creche ou escola, esta situação é ainda mais frequente.

Chegando neste ponto, dirão: tudo muito bonito, explicadinho, mas o que fazer quando nosso filho ficar resfriado? Eu ficarei sem uma resposta mágica, sem uma recomendação que  funcione 100%.  Mas, algumas coisas podem ajudar:

  • paciência
  • oferecer líquidos, não forçar a alimentação
  • manter a criança em casa.
  • lavar ambas narinas com soro fisiológico. No mercado existem inúmeros produtos. Algumas embalagens facilitam a aplicação por produzirem um jato, mas, o conteúdo é sempre soro fisiológico. Não usar produtos para adultos que podem conter descongestionantes.
  • usar antitérmicos, caso a febre gere desconforto (na criança ou nos pais)
  • falar com seu pediatra e levar a criança para ser examinada se os pais julgarem que “algo não vai bem”, como cansaço, respiração ofegante, prostração extrema, vômitos, diarréia  etc.

Dúvidas e sugestões? Por favor as envie, são sempre bem-vindas.

328 comentários em “RESFRIADO, DE NOVO!?”

  1. Daniela Carnavale

    Dr. Roberto,

    Seu post hoje caiu como uma luva pra mim, pois a minha caçulinha está resfriadinha e fiquei feliz ao saber que estou fazendo o certo.
    Muita paciência, muito líquido e muito amor!!
    Obrigada sempre pelas suas dicas, nem sempre comento, mas sou uma leitora fiel do seu blog.
    Abraços, Daniela

    1. Dr. Roberto Cooper

      Daniela,
      Obrigado pelo comentário e pelo fato de ser leitora do blog. Quanto ao resfriado da sua caçula, espero que passe logo. Resfriado não é nada grave, mas é muito chato! Abraços.

  2. Leonardo Menezes

    Dr Cooper
    Seu post é excelente. Parabéns!!!! Tudo que o pediatra deveria saber na hora de conversar com as famílias nessa situação.
    Abraços
    Leo

    1. Dr. Roberto Cooper

      Dr. Leonardo,
      Muito obrigado por suas palavras gentis. Vindo de um excelente e criterioso pediatra, me deixam lisonjeado (que é um eufemismo para muito feliz!).

    1. Dr. Roberto Cooper

      Aldeir,
      Seu texto veio incompleto. Não consegui entender o que quis dizer. Se possível, complete seu comentário. Obrigado.

      1. Dr. Roberto Cooper

        Prezada Esmeralda,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre os seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que siga a orientação do pediatra e retorne no mesmo se tiver dúvidas ou precisar de uma reavaliação.

  3. Ola, seu blog é excelente, parabéns!
    minha filha de 2 anos e meio ficou doente com febre persistente levei no medico e ela disse apos exame fisico que era sinusite e passou antibiotico e disse para continuar medicando caso tivesse febre.
    Dei dipirona intercalado com alivium para a febre e a noite (ela dormiu comigo) ela começou a tremer e suar muito a roupa ensopou e quando fui medir a temperatura ela estava com 35.5 fiquei assustada e cobri ela (foi essa noite, estava muito frio) a pergunta é:
    É normal baixar de temperatura desse jeito?
    A medica disse que sinusite é alergia, pode ser uma reação alergica do alivium?
    Ant termicos baixam a temperatura dessa forma?

    Pode ser alguma reação alergica do medicamento?
    Antitermicos podem

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Pamela,
      Eu desconfiaria da precisão do termômetro. Termômetros digitais, praticamente os únicos à venda, ocasionalmente, dão umas temperaturas “malucas”. De qualquer forma, se estiver em dúvida, sugiro que retorne no pediatra para uma reavaliação. O blog não substitui uma consulta. Espero que compreenda esta limitação.

  4. Roberto, boa noite!
    A propósito, você disse, sobre o comentário da Pamela acima que os termômetros digitais conferem temperaturas malucas. No meu caso, o Victor tem uma temperatura normal até 36.5 graus, acima disso ele está febril sempre, e os termômetros, tanto digital como o antigo(tenho os dois), conferem sempre a mesma temperatura; ou seja, ele normal = 36,5. Acima disso = febril. Pode a temperatura de uma pessoa ser, normalmente, abaixo de 37 graus?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Edite,
      Estou supondo que usa o termômetro embaixo do braço (axila). A temperatura normal, medida na axila, é abaixo de 37 graus. O normal para o Victor ou qualquer outra pessoa, oscila, dependendo da hora do dia. Em geral, à tarde, a temperatura é um pouco mais elevada e, no final da madrugada, mais baixa.

  5. Karla Rodrigues de Almeida

    Dr. Roberto o senhor deveria ter uma “franquia” aqui em Brasília…. Confesso que até ler este post também tinha dúvida entre gripe e resfriado, para mim era tudo gripe rsrsrs. Agora aprendi o que é resfriado mas como diferenciá-lo da gripe? Ou melhor, quais os sintomas da gripe. Outra coisa, meu bebe tem asma e então um resfriadinho qualquer já tem que entrar com bombinha, corticoide e assim vai…. Ainda que seja normal ter entre 6 e 8 episódios de resfriado por ano, no caso de bebes asmáticos deixa de ser tão normal pelo fato de ter que usar essa medicação mas forte??? Muito obrigada. Karla

    1. Dr. Roberto Cooper

      Karla,
      No Brasil, não é errado chamar resfriado de gripe. Apenas quis chamar a atenção para o fato que esta possibilidade pode confundir as pessoas quando passam a achar que uma vacina contra a gripe vai evitar resfriados. Acredito que vamos começar a chamar esta vacina como sendo contra a Influenza. Isso vai ajudar a minimizar a confusão e, talvez, fazer com que as pessoas acreditem em uma vacina que é ótima. O que diferencia a gripe de um resfriado é o agente causador. No caso da gripe, o virus da Influenza. No resfriado comum, centenas de virus! Quando um caso se apresenta com uma gravidade maior, o médico pode suspeitar de Influenza e pedir exames específicos. Mas, muitos casos de Influenza, felizmente, se apresentarão como resfriados comuns.
      Um bebê asmático pode ter seus 6 a 8 episódios de resfriado, por ano. Como o resfriado pode disparar uma crise de asma, os pais devem ficar atentos e usarem as medicações, sob orientação médica, nos primeiros sinais de agravamento da asma.

  6. maria ribeiro

    Fico em duvida por q minha filha tem 1 aninho e vive resfriada mesmo quando passa os sintomas ma o nariz continua escorrendo,ai ela pega resfriado de novo assim nunca vi minha filha sem o nariz escorrendo

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maria Ribeiro,
      Sua filha pode ter vários resfriados, como pode ter algum tipo de alergia ou rinite. Eventualmente, pode ter ambos. Um resfriado que torna a rinite mais acentuada. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que procure seu pediatra e converse francamente com ele. Ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar.

  7. Lorelai Schneider

    Dr. Roberto:
    Acabei de te enviar um e-mail sobre o Henrique estar com febre/resfriado.
    E agora li este post no teu blog que já me esclareceu muitíssimo. Excelente texto, como sempre.
    Deveria ter lido antes de enviar o e-mail.
    Abraços
    Lorelai

    1. Dr. Roberto Cooper

      Lorelai,
      Obrigado pelo comentário gentil. Fico feliz quando o blog, ao informar, ajuda os pais. Abraço.

  8. Bom dia,
    Gostei muito do seu blog Doutor, nossa ajuda a gente bastante, o senhor sabe que para nós mães nossas crianças são nosso bem maior, gostaria de lhe perguntar algo, todas as vezes que meu filho ficou gripado ou resfriado, foi passado antibiotico para ele, amoxil liquido, isso ja foi umas 4 vezes, sendo que 1 vez ele estava com a garganta inflamada e outra ele estava com muito catarro no peito, agora ele esta com 1 ano e 8 meses, e agora está gripado ou resfriado, denovo, mas não levei ele ao médico por ter medo dele passar antibiotico denovo pra ele, tem uma semana que ele terminou um tratamento com o antibiotico, ele tem muita tosse, nariz escorredo, e fica febril e as vezes a temperatura dele fica com 38.7, lhe pergunto, na idade dele faz mal muito antibiotico?
    Não estou no Brasil e no pais onde moro temos que passar primeiro por um clinico geral para ele nos encaminhar para um especialista, mas eles so fazer isso quando acham que é necessário, por isso fico com dúvidas.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Diana,
      Como não examinei seu filho e o blog não substitui uma consulta, fica impossível opinar especificamente sobre ele. No entanto, na idade dele, a grande maioria dos processos infecciosos são produzidos por virus, contra os quais os antibióticos não fazem nenhum efeito. Virus são combatidos pelas defesas naturais da criança. Médicos, sejam pediatras ou médicos de família, ficam muito inseguros e, muitas vezes pressionados pelos pais, prescrevem mais antibiótico do que o necessário. Não estou dizendo que é o caso do seu filho, apenas relato o fato. Quanto à sua pergunta se, na idade dele, faz mal antibiótico, diria que não é uma questão de idade e sim de indicação. Quando bem indicados, os efeitos benéficos dos antibióticos superam, em muito, os indesejáveis. Quando indicados sem necessidade, não há efeito benéfico esperado e sobram os indesejáveis. Isso vale para qualquer idade.
      Lembro que resfriados (viroses), sem tratamento, levam 7 dias para curar e, com remédios, 1 semana! Logo…

      1. Obrigada doutor pela sua resposta tao imediata, hoje vi que esta nascendo 3 dentes nele, pode ser isso, vou ficar bem atenta.

  9. Dr. a minha filha tem um ano e quatro meses. Desde os dois meses ela vem tendo resfriados tipo à cada dois meses mais ou menos. Digo resfriados porque ela não tem febre somente coriza e tosse algumas vezes. Agora mesmo ela está resfriada sendo que no mês passado também ficou. O meu esposo insiste em dar Decongex para ela dizendo que vai melhorar a coriza(ela não consegue dormir). O Decongex a enfermeira que a acompanha não prescreveu. Mas ela passou vitamina C e Protovit. Minhas dúvidas são as seguintes: 1-O que uso do Decongex pode causar à minha filha?(eu não gosto de medica-la mas meu marido insiste). 2-O uso das vitaminas funcionam realmente como medidas preventivas? 3-Como usar o aspirador nasal corretamente? 4-O uso do soro em jato é recomendável para idade dela?(uma enfermeira passou e outra enfermeira disse que ela era ainda muito nova para usar).Parabéns pelo Blog e Obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lídia,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que sua filha seja examinada por um pediatra para lhe dar orientações específicas. Quanto às suas perguntas, seguem as respostas:
      1- uso de descongestionantes por via oral- apesar de muitos médicos prescreverem, não existem estudos que comprovem a eficácia destes medicamentos, principalmente em crianças menores de 2 anos. Nos EUA, sua venda é proibida antes dos 2 anos.
      2-o uso de vitaminas não funciona como prevenção para resfriados. Vitaminas devem ser prescritas como prevenção ou tratamento de deficiência de vitaminas. Isto é, enquanto a criança não tem uma alimentação diversificada e em quantidade razoável, eventualmente está indicado o uso de um suplemento vitamínico. As necessidades diárias de vitamina C são perfeitamente atendidas pelos sucos e frutas que uma criança normalmente consome.
      3-O aspirador deve ser usado somente nos casos onde houver muita secreção nasal. Nesta situação o recomendável é que se lave ambas narinas com soro fisiológico e, a seguir se use o aspirador. A parte de borracha (chamada pêra) deve ser comprimida antes de se aproximar do nariz da criança e mantida assim. Na sequência, o aspirador (com a pêra comprimida na mão) deve ser introduzido delicadamente na narina. Somente neste momento se deve relaxar a compressão da parte de borracha, o que vai provocar a aspiração de secreção.

  10. Cristiane Cabral dos Santos

    Dr. Roberto parabéns pelo blog! Nos mamães precisamos muito de esclarecimentos seguros e de uma pessoa confiável. Quero lhe relatar o que acontece com minha filha, para q possa me ajudar e tb outras mamães,

    Minha filha tem 2 anos e 5 meses. Ela resfria com muita facilidade, basta ter contato com lugares Com muitas pessoas. E sempre que resfria, um dia depois já começa tossir com secreção e as vezes chia o peito. No mês passado ela teve este problema, foi medicada com antibiótico pois estava com faringite tb. Semana passada coloquei na escolinha e no terceiro dia já ficou resfriada e no quarto dia já tossia com secreção e apresentou febre baixa por 3 dias até q levei ao pediatra q a medicou com corticoide, antibiótico, inalacao e xarope expectorante. Depois disso melhorou. Omedico pediu exame de sangue para detectar possíveis alergias. E disse q temos q cuidar praça nao desenvolva asma. Minhas duvidas sao:
    – o que pode levar a crianca a ficar com o peito cheio com tanta freqüência, sempre q fica resfriada? Tem relação com alergia?
    – é recomendado tirar da escola até q seu sistema imunológico esteja amadurecido para evitar q desenvolva uma Asma?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cristiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso fazer nenhum comentário específico sobre sua filha. No entanto, crianças nessa idade podem ter vários episódios de virose no ano (6 a 8). Quando entram na escola ou creche podem ter alguns episódios de virose. Além da virose (resfriado), se a criança tem alguma forma de alergia, reagirá mais intensamente e produzirá secreção quando exposta ao alergeno (aquilo para o qual é alérgica). O pediatra é a melhor pessoa para orientar os pais e conduzir o tratamento porque pode investigar as diferentes causas e propor o tratamento adequado. Nem sempre é possível se fazer um diagnóstico de uma vez, muito menos instituir a medicação mais eficiente. Não raro, o pediatra precisa ir “tateando” até acertar. Por isso, a relação com o pediatra deve ser de confiança para que o acompanhamento possa ter continuidade. Em geral, essas crianças não precisam ser retiradas da escola.

  11. deise de o. b. moutinho

    Muito obrigado por fazer este site como tem me ajudado , minha bebê amanheceu hoje com coriza e já estava desesperada lendo seu post fiquei aliviada, muito obrigado mesmo.

  12. Gostaria de saber se o senhor tem facebook? Gostei mto do post sobre resfriado. To passando por essa situação de dúvida e desespero com meu bebê de1 ano e 10 meses. Fique com Deus.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Viviane,
      Não tenho facebook pessoal. Tenho uma pagina chamada de fan page onde eu posto a notícia de que tem um post novo no blog. Essa fan page é Dr. Roberto Cooper- Pediatria. Quanto ao resfriado, recomendo que, se estiver em dúvida, consulte seu médico. Ele é a melhor pessoa para lhe tranquilizar.

  13. Dr. Cooper meu filho está com resfriado, agradeço o seu post me ajudou e muito. Só q estou preocupada ele vomitou e não quer tomar o mingau e está com febre. Sei q não devo me preocupar ou será q devo? O q faço para baixar a febre? Ele está com 1 ano e 7 meses.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tassya,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho, sem tê-lo examinado. Caso esteja preocupada ou com dúvidas, sugiro que fale com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  14. Ola dr tdo bem.
    Tenho um bebe de 8 meses e mes passado ele teve laringite. Tosse de cachorro tava rouco. Muito chiado no peito. Levei ele ao PS. E la receitaram na hora 3 inalacoes e mais uma com clenil fora a injecao q tomou. Qd foi agora antes de completar um mes ele eta resfriadinho. O pai dele estava essa semana tb resfriado sera q ele pegou do pai? A medica me disse q pela medicacao q ele tomou mes passado ele pode ter bronquite q ele tem 50% de chance de ter pq o pai tem. Esse ultimo episodio do resfriado ele so teve tosse e coriza mais nada.
    O que faço. Ja é o segundo resfriado em menos de 1 mes

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Eloisa,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra do seu filho. Ela é a melhor pessoa para lhe orientar. Se você só vai no PS, recomendo que escolha um pediatra para ser o que acompanha seu filho. Ser visto por médicos diferentes, não é o melhor para seu filho.

  15. Renata miranda

    Dr. Cooper meu filho teve o primeiro resfriado com 6 meses de idade, hoje está com 7 meses e 15 dias e com o 3 resfriado. Nariz congestionado, tosse, coriza e febre e com um chiado no nariz q responde nas costas. e com 4 dentes rompendo. O que fazer? Já estou esperando a falta de apetite mais uma vez.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Renata,
      Tudo que relata, pode ser normal. Mas, como o blog não substitui uma consulta, somente o seu pediatra poderá lhe orientar e tranquilizar. Converse com ele.

  16. ola doutor bom dia,parabens primeiramente pela iniciativa de ajudar-nos em momentos turbulentos kkk.segundo tenho uma duvida,minha filha de 1 ano e 8 meses , ta resfriadinha,teve febre domingo e segunda tbm com tosse,desde ontem ela ta bem cansadinha com a respiração rápida e fazendo um barulhinho não de chiado como se tivesse fazendo força para respirar , levei ao medico expliquei a situação, a febre passou mais essa respiração ta me intrigando a medica disse que ela não ta cansada , passou inalação se ela estiver cansada e se quisesse poderia dar algum xarope,que ficou a meu critério escolher,achei um absurdo pq se fosse para medica-la por conta própria não a teria levado no medico,e agora dr. oq faço?……

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Shirley,
      Diante da demora em lhe responder, a situação já deve ter ficado mais clara e controlada. Como o blog não substitui uma consulta, sempre recomendo que retorne ao pediatra ou ouça uma segunda opinião, de pediatra de confiança.

  17. Boa noite, Dr. Roberto meu pequeno está com um ano e sete meses está um pouco resfriado e com o nariz bem congestionado, dei umas gotas de gripeol, teria problema de médica-lo com decongex plus? Depois de três horas do primeiro medicamento, li a matéria, achei muito interessante clareou bastante.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sheila,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade opinar sobre o seu filho. Quanto ao Decongex Plus, é um medicamento aprovado para crianças a partir de 2 anos. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  18. Gostaria que me orientasse. Os médicos onde moro gostam de receitar predsim gotas. Mas quando esse medicamento é realmente necessário? Tem outros efeitos colaterais? Quando é resfriado e quando é alergia? Não sei diferenciar… Meu filho de 1 ano e 2 meses frequentemente tem resfriado. Há 20 dias teve estomatite e de lá para cá o resfriado simplesmente não sara. Agora está tomando brycanil broncodilatador porque está com muita tosse.Obrigada!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Erika,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha comentar a prescrição de outro médico, sem ter examinado a criança. De um modo geral, o Predsim, um corticóide, está indicado nos quadros de asma ou alergia moderada a severa. Seu uso por poucos dias (5) e sem ser frequente, não produz efeitos colaterais.
      Nem sempre é fácil diferenciar um resfriado de uma alergia. Mas, um pediatra com alguma experiência observará alguns sinais e sintomas (que a mãe também aprende a observar) para diferenciar um de outro. Crianças com alergia respiratória podem ter sua alergia “estimulada” por um resfriado, misturando tudo.
      De um modo geral, médicos prescrevem mais remédios do que necessário. Há uma pressão dos pais por receitas que não se sentem plenamente atendidos se sairem do consultório sem um remédio. Existem muitas outras causas para que o médico prescreva sem necessidade: ganhar tempo, insegurança, pressão da indústria farmacêutica.

      1. Jordana Sales Andrade dos Santos

        Olá Dr. Roberto! Uma repetição de tratamento de predsim gotas (5 dias) pode ocorrer novamente sem ser prejudicial num intervalo mínimo de quanto tempo? Pergunto porque, mês sim, mês não, meu filho apresenta os sintomas de gripe, conforme muito bem colocado por você, mas tudo vai embora, menos a tosse que não o deixa dormir e ainda me deixa tensa já que às vezes tosse até vomitar. Como o último sintoma que fica é a coriza e a tosse, não sei se felizmente ou infelizmente, mas o predsim acaba resolvendo isto no final (depois de soro, Decongex, etc.) de tal modo que, esperando, parece que aquela tosse de peito cheio nunca vai acabar. Então, digamos que dei predsim pelos 5 dias e ok, criança curada. Porém, um mês depois tudo se repete. Posso, após uns 7 dias de gripe, iniciar o tratamento de 5 dias com o predsim gotas novamente?

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Jordana,
          O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a medicação do seu filho seria irresponsabilidade minha. De um modo geral, o uso de corticoide (Predsim) deve ser o mais restritivo possível. O uso frequente ou repetido pode ter efeitos colaterais. Mas, quando o benefício supera esse risco, deve ser usado. Em geral, resfriados não seriam o caso para se usar de forma repetida.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Erika,
      Trata-se de uma doença produzida por vírus, com um quadro de respiração mais rápida e “chiado”, mais comum em bebês. O tratamento é tempo. A literatura científica não recomenda, até a presenta data, nenhum medicamento (corticóides, broncodilatadores etc.). Apenas tempo e soro fisiológico no nariz. Em raros casos, o bebê precisa ficar internado para poder receber um pouco de oxigênio, até que melhore.

  19. Só não concordo em não me preoucupar com a hipertermia, pois criança s com temperatura alta podem ter convulsão.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cris,
      De fato, uma criança com hipertermia pode ter convulsão. Ocorrer que o percentual de crianças que fazem convulsão febril é baixo (menos de 5%). Além disso, nem sempre a convulsão se deve ao grau de febre e sim à velocidade em que a temperatura sobe. Portanto, na prática, não há como se prevenir uma primeira convulsão febril. Claro que, se a criança já teve uma convulsão febril, merece ser monitorada de perto, para se tentar evitar uma segunda.
      O que eu realmente quis com o post foi informar os pais de que a febre é uma aliada e não inimiga e que a medicação usada é para o desconforto que provoca e não para a febre em si.
      Obrigado por participar do blog. Caso ainda tenha dúvidas ou queira discordar, por favor, não hesite em escrever.

  20. Quando existe um quadro de sinusite, em consequencia de resfriado, os antibióticos são sempre indicados ou o organismo da criança é capaz de equacionar essa situação?

  21. Dr. Cooper, mto explicativo seu post, excelente! Mas… O q fazer qdo a mãe, q ainda amamenta, tb se resfriou? Pode tomar remédio? Há risco de interação medicamentosa caso a mãe tome remédio?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Idliana,
      Quando a mãe fica resfriada, não deve parar de amamentar. Pode usar uma máscara para minimizar um pouco o risco de contaminação do bebê e deve lavar as mãos com mais frequência. Quanto à medicamentos, existem vários que são compatíveis com a amamentação. Pergunte ao seu pediatra que ele saberá lhe informar.

  22. Elizabeth almeida

    oi tenho uma filha de 03 anos de idade nos 12 meses do ano todo mês ela fica gripada com as narinas congestionadas, febre alta, cansaço, não come nada. fico todo tempo dando remédios receitado pelo pediatra que a acompanha. não saio com ela para a praia ou no sereno nem mesmo no sol.agora que começou a frequentar a escola ela fica ainda mas cansada pois a gripe não a deixa o que faço.pode me dá uma dica. pois o pediatra dela diz que e normal. mas ela com 03 anos já tomou mas remedo do eu que tenho 35 anos.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elizabeth,
      Dar uma dica ou opinião, pela internet, seria irresponsabilidade minha. Sem conhecer a criança, seu histórico e fazer um exame físico, é impossível fazer um comentário responsável. Sugiro que converse francamente com o pediatra e, eventualmente, ouvir uma segunda opinião de outro médico.

  23. Tenho um bebê prematuro de 8 meses. Idade corrigida 6meses,e acordou com 38.1 de febre, dei um banho morno e dei anti térmico Ibuprofeno
    esta molinho,não quis comer..senti um mal hálito e estou desconfiada que e dor de garganta,mas mamou..esta quando bastante. Dei outro banho por causa do suor.e se a febre voltar vou levar no os. Adorei sua explicação,me deixou mais tranquila..pois ele so esta com coriza clarinha tipos água,e deu essa febre.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana Paula,
      Obrigado por participar do blog e dos comentários gentis. Mas, lembro que o blog não substitui uma consulta médica. Melhoras para seu filho.

  24. Oi dr.Roberto,levei minha princesinha de 10 meses na emergência,pois estava com o narizinho muito congedtionado,o ped passou pra ela tomar predisim e decongex plus,no outro dia perguntei p/ped.dela e ela faliu pra não dar nenhum dos dois …e agora o q faço..desde ja obrigada abç

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alessandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Se você tem uma pediatra que conhece a sua filha, sugiro que siga a orientação dela. Veja, na bula do Decongex plus que ele só deve ser dado para crianças a partir de 2 anos.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gloria,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha lhe dar instruções ou orientações a respeito da sua filha. Sugiro que a leve ao médico, caso sinta que há necessidade.

  25. Ola doutor sou mãe de primeira viagem e tenho uma bebê de 5 meses e estou passando por sua primeira gripe seria. Ela esta com febre e com uma diarréia constante de pouco volume e que causou uma assadura. Ela nos primeiroa 2 dias chegou a vomitar 3 vezes. Durante as mamadas. hoje ja esta com 4 dias que apresentou os sintomas. A pediatra dela passou um antialergico hyxine e pra febre tylenol bb. Porem nao sei o que devo dar pra diarréia. ? Devo dar alguma medicação pra diarréia? Pois o desconforto das assaduras estao deixando a bb mais zangada e nervosa.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que converse com a sua pediatra. De um modo geral, as doenças diarreicas não devem ser tratadas de forma específica. Raras são as diarreias em que está indicado o uso de medicamentos. O importante é manter a criança hidratada, oferecendo líquidos e proteger a pele contra assaduras, utilizando os cremes e pomadas conhecidos, evitando lenço umedecido, lavando o bumbum com água e trocando as fraldas com frequência. Se a irritação for muito grande, o pediatra precisa examinar para ver se há indicação de algum medicamento mais específico.

  26. Ola Dr meu bebe tem 1 ano e 4 meses fica na creche e ele vive resfriado agora mesmo ta c secreção nasal e o coitadinho nem consegue respirar a inalação em casa parece q n faz efeito mas ainda bem q n deu febre continua se alimentando normal e ja n sei o q fazer p ajuda-lo sobrou alguma dica.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Edna,
      Zero dica quando o assunto é virose e creche! É um inferno mesmo. Mas, com o crescimento, diminuem os resfriados. Recomendo apenas que mantenha as visitas de rotina ao pediatra, relatando o que está ocorrendo, para que este possa ficar atento a alguma alergia e intervir, se for o caso.

  27. Oi dr. Roberto queria saber o seguinte minha menina de 3 anos vem adoecendo sempre
    Fas três meses que anda tomando antibiótico um atrás do outro ela começa a ter febre e tossindo sem parar agora o medico passou outro antibiotico por 21 dias e disse que. Tá com bronquite hoje está com 8 dias ela começou o nariz escorrendo e está rouca começou a tomar além do predsin que acabou com 7 dias agora o celestamine mais um espaçador não sei mais o que é Certo. Acho que é muito remedio um atrás do outro pra uma criança de três anos
    Só queria saber o que tanto remédio pode fazer no organismo de uma criança

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Umary,
      Cada remédio pode ter algum efeito sobre o organismo da criança. Dos que você citou, o Predsin e o Celestamine seriam os que exigiriam mais cautela e rigor no seu uso, apesar de poderem estar indicados. Sugiro que converse com o seu pediatra ou, se achar necessário, ouça uma segunda opinião pediátrica.

  28. Andreia Tenório Kucharski

    Dr. Roberto, boa tarde! Tenho uma filha de 02 anos e 03 meses que entrou na creche no final de janeiro desse ano e de lá para cá tem tido gripe praticamente semana sim e semana não. Foi passado para ela diversos remédios: (Primeira visita – Antux +Alivium +Decongex), (Segunda visita- Melxi +Alivium +Decongex), (Terceira visita- Fluijet +Antux +Alivium +Decongex), e o Dr. passou para quando ficasse boa Broncho-Vaxom, que já fiz a primeira etapa de 10 dias em jejum que acabou domingo, 29/03, e hoje ela já está novamente com febre, tosse e secreção esverdeada. O que me preocupa é que na sala da creche eles fazem uso de ventilador e tenho medo que esse quadro possa se transformar em algo mais grave como pneumonia. Existe a possibilidade desse gripe ser uma reação natural ao uso do Broncho-Vaxom? É normal 04 crises de gripe ou resfriado do final de janeiro até agora? Estou querendo fazer uso de Fluibron A 1x/dia, está correto?

    Infinitamente agradecida desde já pela ajuda com seus artigos. Obrigada.
    Andréia Kucharski
    Aracaju/SE

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andreia,
      Como o blog não substitui uma consulta e seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha e/ou as prescrições feitas, vou lhe dar uma resposta genérica. Muitas crianças entre 1 e 3 anos, apresentam repetidos episódios de resfriado, gripe ou virose. Às vezes com febre, outras sem. Na grande maioria das vezes, são crianças saudáveis, sem nenhuma alteração do sistema imunológico ou de outra natureza. Em geral, e falando de forma não específica, as medicações disponíveis no mercado são de pouca ou nenhuma eficácia. No caso da sua filha, sugiro que tenha uma conversa com o pediatra (eleja um de sua confiança) e se sentir necessidade, ouça uma segunda opinião. Muitas vezes, nós médicos reagimos às perguntas das mães, com prescrições, quando, eventualmente, um esclarecimento pode ser melhor para todos, inclusive a criança.

  29. Andreia Tenorio Kucharski

    Boa tarde, Dr. Roberto!!! Boa Páscoa!!! Estou passando para dizer que levei minha filha hoje ao pediatra dela e dessa vez, 5º resfriado, foi detectado garganta com pus. No momento da consulta ela apresentou febre de 38.1 e também na pesagem uma perda de 1kg, agora ela está com 17kg. O Dr. dela passou Klaricid 50mg de 12/12 horas por 8 dias, Brondilat 5ml 2x/dia e Clenil A 1/2 flaconete com 2ml de soro 2x/dia. O que acha do tratamento? Ela corre risco de uma pneumonia? Será tudo isso proveniente da creche? Ela é super bem cuidada, não tem babá, e, apesar de não mamar mais, usa o Nan Confort até hoje. Ela come muito bem frutas, legumes, raízes e comida de panela.

    Obrigada desde já.
    Andréia Kucharski

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andreia,
      Sem examinar sua filha, seria irresponsabilidade minha (além de ser ilegal), opinar sobre ela ou o tratamento feito. Sugiro que mantenha o que o médico prescreveu ou, se está insegura, ouça uma segunda opinião. Quanto ao risco de pneumonia, essa é uma pergunta difícil de responder porque não há nenhum método preditivo eficaz que nos permite dizer se uma criança vai ou não desenvolver pneumonia. Felizmente, em geral, não desenvolvem. Quanto à creche, de fato é um ambiente de grande circulação de vírus, favorecendo esses resfriados frequentes.

  30. CRISTIANE FERRAZ

    DOUTOR BOA TARDE. ESTAVA LENDO SOBRE RESFRIADOS E QUERIA PERGUNTAR UMA COISA. MINHA NENEM TEM 9 MESES E JA FICA NA ESCOLINHA. ELA RESFRIA AS VEZES E A PEDIATRA DELA NAO PASSOU AINDA NENHUM MEDICAMENTO PARA IMUNIDADE. LI COISAS A RESPEITO SOBRE O BRONCHO VOXAN, KALOBA, LEOCOGEN, E QUERIA SABER SE HÁ A NECESSIDADE DISSO POR CONTA PROPRIA, OU SE SOMENTE O CEWIN QUE ELA JA TOMA QUE FOI PRESCRITO ESTÁ BOM. A IMUNIDADE AUMENTA COM ESTES MEDICAMENTOS? SE PUDER ME ESCLARECER FICO GRATA.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cristiane,
      Você parece ter uma excelente pediatra que não receita nada para resfriados porque sabe que não existem medicamentos para resfriados, principalmente para bebês menores de 2 anos. Os medicamentos que você citou não possuem nenhuma evidência de eficácia. Traduzindo- não servem para nada! Evite medicar sua filha sem ser por orientação médica.

  31. Eu quero saber se faz mal dar vitamina ,para minha filha de 4 anos ,porque ela esta resfriada,a vitamina é pra ela abrir o apetiti dela faz o mesmo efeito.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Raiol,
      Não há nenhuma evidência de que o uso de vitaminas melhora o quadro de resfriado ou abre o apetite. Portanto, não há motivo para se dar vitaminas para uma criança resfriada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Nilceia,
      Obrigado por participar do blog e fazer um comentário gentil. Fico feliz quando o que eu escrevo pode ser útil para outras pessoas.

      1. Minha filha tem 1 ano e dois meses, estou percebendo que a uns 4 dias ela tosse muito e fica rouca após a tosse e na madruga piora mais , o senhor doutor poderia me explicar o que poderia ser, outra coisa tenho ar condicionado e ventilador qual dos dois posso usar pois a criança dorme com a gente, obrigado

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezado Gleidson,
          Como o blog não substitui uma consulta e o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet, sugiro que procure um pediatra para que este, após examinar sua filha, possa lhe orientar. Seria irresponsabilidade minha opinar sem conhecer e examinar uma criança.

  32. Gostaria apenas de saber se posso dar o mesmo remédio que o médico passou pela primeira vez que meu bb ficou resfriado, e em 4 dias ele melhorou , na segunda vez.. No começo do mês passado ele gripou, e hoje tá começando a gritar de novo. posso dar os mesmo remédios?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mayara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe que médicos deem consultas ou prescrevam pela internet. Somente após uma consulta médica é que um médico poderá decidir quais medicamentos prescrever. Recomendo que leve seu bebê ao pediatra.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cláudia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que um médico faça consultas, pela internet.Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Recomendo que converse com o pediatra ou médico de família que o atende para que, após uma história clínica e um exame físico, poder lhe orientar quanto à “normalidade” desta situação ou necessidade de investigar mais profundamente a causa desses resfriados frequentes.

  33. Camila Albertin Borges

    Bom dia Dr Roberto
    Meu filho de 3 anos pegou uma gripe com coriza e tosse seca..permaneceu por uns 5 dias e aí entrei com celestamine.A tosse melhorou, só q agora está com catarro.posso fazer inalação com fluimucil dando celestamine?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Camila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que um médico faça consultas, pela internet.Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para que este possa examinar seu bebê e lhe orientar.

  34. ola doutor bom dia?
    minha filha tem dez meses e ta com uma tosse muito estranha,ta com dificuldade de respirar e quando mama fica dando pausas porque não consegue respirar,devo leva-la ao medico ja que a uma semana ela tomou remédio antialérgico.doutor minha filha nasceu com uma patologia e a imunidade dela e um pouco baixa(mielomeningocele e hidrocefalia)por isso me preocupo porque tenho medo de penamonia.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Jackeline,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que a leve, ainda hoje, para o pediatra ou serviço de emergência, para que sua filha possa ser avaliada adequadamente.

  35. Lendo seu blog, e em especifico essa materia, me acalmou um pouco! Pois eu tenho um filho lindo de 3 aninhos, e em março ele entrou pra escolinha meio periodo, e desde então, ele ja gripou umas 4 vezes, melhora 2 a 4 dias, e la vem as tosses, espirros, e as vezes febre! levei ao alergista, e iniciei um tratamento, e essa semana, acredite, esta espirrando e tossindo, corisando, isso me deixa arrasada, e preocupada!!! mas como o Senhor mesmo disse, é preciso muita calma, e saber esperar! eu realmente espero que meu filho pare de ter essas crises repetidas, pq isso realmente me preocupa!!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mary Hellen,
      Obrigado por participar do blog e compartilhar sua vivência. Entendo que esta seja uma fase difícil, mas, passa! É difícil porque ficamos querendo evitar que nossos filhos adoeçam e,quando isso acontece, nosso desejo é de curá-los, rapidamente. Infelizmente, até hoje, não temos como curar rapidamente coisas simples como resfriados, corizas e tosses. O desejo de curar rapidamente pode induzir o médico a prescrever o que não seja absolutamente necessário, criando uma ilusão de tratamento. O melhor é ter calma, saber esperar o tempo que esses quadros levam para se resolver, sabendo que até os 4-5 anos serão mais frequentes. Levar ao pediatra se suspeitar que algo diferente ou preocupante está acontecendo e oferecer carinho e conforto ao seu filho. Sucesso!

  36. Minha filha tem remote cronica e fica doente pelo memos umas 2vezes pos mês e sempre toma antibiotico pq afeta garganta e ouvido direto o pediatra disse Para ir so arlegista o alergista receita coiticoide e fazer exames Para descobrir a alergia só que Para fazer exams nao pose estar tomando antibiotico e quado dmarca os exames ela está tomando. remedios o que posso fazer Para ela ñ ficar tao doente assim?que specialista devo procurar Para ela ñ ter que tomar tanto antibioticos assim .por favor me ajudem obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Marcos,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, medicos deem consultas pela internet. Seria irresponsabilidade de um médico opinar sobre uma pessoa que ele não conhece, nem examinou. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta.Sugiro que ouça uma segunda opinião de pediatra para que este, após colher a história da sua filha e examiná-la, possa lhe orientar.

  37. Dr.,recentemente minha filha de 1 ano e 6 meses,ficou 9 dias com febre,levei no pediatra,fez exames e mais exames e não descobri o que ela tinha, disseram que poderia ser infecção, então começou por 7 dias injeções de ceftriax,agora que terminou a febre passou, só que agora ela esta com tosse e coriza,é normal isso?pois ela acabou o tratamento tem 3 dias e já esta assim novamente.me ajuda a entender,estou muito preocupada.obrigado!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, medicos deem consultas pela internet. Seria irresponsabilidade de um médico opinar sobre uma pessoa que ele não conhece, nem examinou. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Recomendo que volte ao seu pediatra ou ouça uma segunda opinião. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  38. Michele Mary V. A. Pereira

    Dr. Cooper, parabéns pelo blog! Certamente ajuda muito a acalmar os pais, como eu. Tenho uma preocupação excessiva com meu filho de 3 anos e 8 meses, embora ele não adoeça com frequência, mesmo na escola. Ele apresentou sintomas de um resfriado comum há uns 5 dias, tipo congestão nasal, espirros, e agora tosse, principalmente na hora em que está dormindo. Ele não apresentou febre nem inapetencia, e está brincando normalmente, mas a tosse durante o sono, que mais me parece um gotejamento pós nasal, acaba me incomodando muito. Notei que a cor da secreção também mudou. Isso é normal? Há necessidade de levá-lo ao atendimento? Eu evito, para não deixá-lo exposto a outras enfermidades.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Michele,
      Obrigado por participar do blog. Quanto à alteração da cor da secreção nasal, esta pode ocorrer sem significado clínico. Agora, se deve ou não levá-lo para atendimento, é uma pergunta que seria uma irresponsabilidade minha responder, sem conhecer ou ter examinado seu filho. Sugiro que confie no seu bom senso e sensibilidade. Se ficar muito em dúvida ou insegura, consulte o pediatra.

  39. Dr. Boa noite, minha filha tem 3 anos e 8 meses e ja estava se alimentando mal rejeitando a comida de sal e preferindo leite, sucos, biscoitos e iogurtes. Ha quase 1 semana comecou com tosse, coriza, espirros e teve febre durante 3 dias sempre no final da tarde e a noite. Ela nao tem tido mais febre, a tosse melhorou ( mediquei com brondilat e decongex), mas ela continua sem comer, so aceita agua, suco, leite e alguns biscoitos. Essa falta de apetite tao grande e normal? Ate coisas que ela gostava muito de comer esta rejeitando, estou muito preocupada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Martha,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que consulte um pediatra para que este, após examinar sua filha, possa lhe orientar e tranquilizar.

  40. Parabéns e obrigada pelas orientações!
    Minha duvida é se o broncho vaxom pode ser administrado em uma criança ainda resfriada e com tosse ou tenho q esperar ela ficar boa par iniciar o tratamento?
    Desde ja agradeço.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luciana,
      Como o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet e a prescrição é parte de uma consulta, sugiro quer pergunte a quem prescreveu o medicamento para você.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Christine,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que eu escrevo contribui para alguém.

  41. Meu bebe tem 3 meses ficou com gripre tosse nariz caregado. Levei a medica disse que e bronquiolite. Deu medicaçao,mas ele ainda tem chiadinho no peito e ta mamando pouco sera normal ??obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cleusa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que consulte um pediatra se você continuar em dúvida.

  42. dr. gostei muito dos comentários e esclarecimentos. .nao sei ae o senhor vai me poder respoder mas enfim..meu bebê tem 1 ano e 4 meses e praticamente desde seus 3 meses tenho andad
    o com ele em indas e vindas de pediatras ..o problema eh que o peito dele chia como um pwito de gato e sem falar nas tosse seguidos de vómitos frequentes nao para alimentação no estómago dele ja fiz exames ate pra coqueluche graça a Deus deu negativo. ..me deu uma luz dr por favor.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Joelma,
      Obrigado por participar do blog. Como este não substitui uma consulta, o que eu tenho a lhe dizer é que em casos arrastados, é fundamental escolher um único pediatra em quem se confie. Este, deverá conduzir uma investigação, progressivamente, seguindo um raciocínio lógico. Cabe a ele pedir exames e parecer de especialistas, quando achar necessário. Ficar trocando de pediatra faz com que toda consulta seja um novo começo, além de deixá-la confusa. Com um único pediatra, coordenando o cuidado do seu filho, existe uma chance muito maior de se chegar a um diagnóstico e orientação de tratamento.

  43. Bom dia Dr. Roberto , gostei muito do seu blog, me ajudou muito em dúvida que tenho passado em relação a minha filha!
    Ela está com 1 ano e 5 meses e faz 2 meses que entrou na escolinha , e esse mês de abril , já entrou 2x no antibiótico , 1° por uma infecção na gargante e 2 º por uma possível sinusite, fizemos exames essa semana , hemograma e raio-x da face, mas ainda não tenho os resultados.Aparentemente ela está bem, mas agora no final do 2° antibiótico ficou febril e com nariz escorrendo, fora isso se alimenta bem , mas me preocupo com essa febre que voltou , é baixa , mas por estar tomando antibiótico achei estranho, o que você me orienta?
    grata
    Sandra

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sandra,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Falando de forma genérica, a grande maioria dose episódios febris em crianças com menos de 3 anos é de origem viral e os antibióticos não têm nenhum efeito. Isso pode explicar o motivo de uma criança estar usando antibióticos e ainda ter febre ou esta retornar. Se o quadro for viral ou um novo quadro viral se instalar, o antibiótico não modificará, em nada a evolução da doença. Sugiro que, estando em dúvida, ouça uma segunda opinião pediátrica.

  44. rafaela bruzinga

    oi doutor Roberto Cooper eu gostaria de tirar uma dúvida com o senhor espero que me responda ! minha filha ta com um resfriado a 20 dias ela tem 2 anos e levei a no medico umas 8 vezes nesses dias e uns dizem que é sinuzite e outros que é rinite ela ja tomou vários tipos de medicamentos e nada resolveu …inclusive antibióticos ela tomou …agora eu resolvi da o xarope descongex plus ! ele é para alergia …o senhor acha que fiz certo?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rafaela,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Pelo seu relato me deu a entender que levou em diferentes médicos. Se foi o que fez, minha sugestão é que escolha um único médico em quem confie e sigas suas orientações. Em quadros mais arrastados, o médico vai pensando estrategicamente e precisa ver a evolução da criança, para decidir qual o próximo passo. Mudar de médico significa começar do zero a cada vez e todos se sentirão na obrigação de prescrever um novo remédio ou pedir outro exame. É preciso acompanhar a evolução, avaliar a resposta aos remédios, para decidir quando mudar e se há necessidade de exames ou não.

  45. minha bebe tem 2 aninhos amanheceu fanha muita tosse nao concegue dormi o pediatra passou predissim doutor esse remedio é pra isso

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Agda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que converse francamente com o seu pediatra ou busque uma segunda opinião. De uma forma genérica, o Predsim é corticóide com excelente ação antiinflamatória, mas, que só deve ser utilizado em casos muito específicos. Em casos de tosse em que um componente alérgico possa estar presente, poderia ser uma das indicações. Mas, sugiro que questione seu pediatra para que ele lhe esclareça a indicação do medicamento.

  46. Maria Monnerat

    Boa noite DR ROBERTO COOPER,tirei algumas duvidas,pois minha filha tem dois anos e a quinze dias atras apresentou uma gripe forte,foi medicada e melhorou.Aonde moramos e regiao serrana e faz muito frio.Ela a dois dias atras apareceu com nariz escorrendo com (secreçao bem amarelada) logo apos apareceu febril com 37.7c.SR acha que faz parte da idade da criança?ela esta bem esperta,alimntaçao normal e a febre so aparece a noite.boa noite.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maria,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que, permanecendo o quadro e/ou você se sentindo em dúvida, procure o pediatra para que este possa lhe orientar.

  47. Boa noite..dr. meu filho ha 3 noites tem apresentado um quadro peculiar. Muito suor e temperatura baixa..na primeira noite chegou a bater 34.8…mas nas seguintes sempre entre 35.2 a 36.4….o aquecemos e a temperatura imediatamente sobe…mas a suadeira é grande…hj ja foram 3 camisas…a pediatra acredita em virose..mas existe virose c temperatura baixa? Amanha farei os exames. .mas to bem preocupado. ..ninguém dorme…sucessão de problemas…nao precisa me dar diagnóstico. ..so quero ssber das possibilidades ou se ja viveu experiências semelhantes

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Frederico,
      Algumas viroses produzem um efeito contrário ao da febre, redução da temperatura. O mais importante é a avaliação do estado geral da criança e não apenas de um componente. É como um quebra-cabeças, uma pecinha, fora do contexto, não tem muito significado. Vale o conjunto.

  48. Ola Doutor foi de grande mportancia pra mim ler esse seu post hj pq meu pequeno ta resfriado de novo e eu estava muito preocupada.obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Josemeire,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo seja útil para alguém.

  49. carla inacio

    Nossa amei td d bom adorei suas explicações muito obrigado… D coração m ajudou muito pois minha filha vive resfriada e eu aflita…abraço!!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Carla,
      Obrigado por participar do blog. Fico muito feliz quando o que escrevo possa ser útil para alguém.

  50. Obrigado, doutor! Ja me deu esperanca ao afirmar q existem viroses q caem a temperatura…estamos fazendo os exames…tomara q nao de nada…passei a adorar febre alta depois disso…parabens pela agilidade e presteza nas respostas…seja feliz

  51. Boa Tarde Dr. Meu filho tem 3 anos e meio e está passando por um resfriado. Minha duvida é como saber se é apenas um resfriado ou se o catarro já está no peito evoluindo para pneumonia? Ele não tem febre alta porem estou dando antitérmico, e antes de dar o horário para dar novamente a medicação ele já está febril 37,7.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Clarissa,
      Sempre que estiver em dúvida, procure um médico. Eu, pela internet, não tenho condições de lhe dar uma opinião responsável. Portanto, se você não está segura, procure o pediatra. É o melhor que pode fazer.

  52. Dr. Fiquei mais tranquila ao ler o que postou sobre gripe e resfriado! Tirou todas as minhas dúvidas!! Obrigada!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alyne,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo possa ser útil para alguém.

  53. Dr Roberto

    Estava pesquisando sobre resfriado e achei seu blog, o que me esclareceu algumas duvidas.
    Sou mae de primeira viagem e moro no Japao, quando meu filho que tem 4 anos fica gripado fico super aflita, principalmente ultimamente‥. Em abril fez 1ano que ele esta indo para a creche e desde entao ele fica gripado praticamente todo mes‥. Neste periodo de 1 ano por causa das gripes frequentes ele teve otite umas 3 vezes‥. No comeco do mes de abril ele ele ficou gripado e em seguida teve otite novamente, ai melhorou‥. Ai nao se passaram nem 2 semanas e pegou gripe novamente‥. Fui ao medico e peguei remedio, ai teve um dia que ele acordou muito ruim da tosse, ficou assim o dia todo‥. Como a noite o peito dele estava chiando mt, a tosse nao parava e ele tava com a respiracao ruim fomos na emergencia, ai fez inalacao e melhorou ai a medica passou os mesmos remedios usados na inalacao pra ele tomar em casa junto com aqueles que ele ja vinha tomando‥. Com isso ele melhorou um pouco, mas a tosse ainda continuava e o peito parecia cheio ainda voltei ao medico e peguei mais remedio pra tosse, os remedios sao para 5 dias, hoje e o segundo dia que ele esta tomando o remedio, a febre que ja tinha abaixado a uma semana voltou hj‥.
    O Dr acha que seria bom fazer um exame completo nele?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alessandra,
      Que prazer ter uma leitora do blog, no Japão. Quanto à sua pergunta, se seria bom fazer um exame completo, suponho que se refira a exames de laboratório. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Portanto, minha resposta será genérica, não relacionada a seu filho, especificamente. Uma criança de 4 anos que apresenta vários resfriados e otites, não precisa, em princípio de exames de laboratório. Os exames de laboratório somente devem ser pedidos caso o médico suspeite de algo, a partir do acompanhamento que fizer. Otites de repetição podem merecer uma visita ao especialista (Otorrino) para que este avalie a necessidade, ou não, de algum tipo de tratamento mais específico.

  54. Boa noite. Dr. ROBERTO.

    Meu filho esta resfriado ele tem 6 anos dei descongex PLUS .
    e agora ele está com febre 8.3 posso dar ipuprofeno.
    Fico no aguardo.
    Obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Seliane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que converse com um pediatra para que este lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Elder,
      Dezoito meses gripado exige uma investigação médica. Sugiro que eleja um médico de sua confiança para conduzir e coordenar esta investigação. Recomendo que não fique mudando de médico e/ou seja atendido somente em unidades de emergência. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Assim, o máximo que posso lhe sugerir, pela internet é isto. Espero que compreenda a limitação do blog.

  55. Lilian furtado

    Boa noite gostei muito do seu comentário .pois eu gostaria de saber se pode fazer inalação ?pois meu filho tem três anos e pegou um resfriado muito forte nunca tinha visto assim tão grave ta com dificuldade para respirar principalmente a noite e muito catarro e com voz bem fanha estou dando paracetamol porém ele não tem febre.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lilian,
      Responder, pela internet, se uma criança pode ou não fazer inalação seria um prescrição médica. A prescrição é parte da consulta e o Conselho Federal de Medicina proíbe, com toda razão, consultas pela internet. Espero que compreenda esta limitação do blog. De um modo genérico, sem falar do seu filho, o uso de jatos de soro fisiológico nas narinas (utilizando o próprio soro com uma seringa ou algum dos produtos à base de soro que facilitam o jato), pode contribuir para o conforto da criança (apesar de não gostarem do jato). A nebulização com o soro fisiológico, sem medicamentos, pode, em alguns casos, dar algum alívio. Sugiro que converse com o seu pediatra para que este lhe oriente quanto à conduta a ser tomada com seu filho.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Josy,
      Se a criança tiver febre, pode suar, como uma forma de regular sua temperatura. Como o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que procure seu pediatra para que este possa examinar seu filho e lhe orientar de forma segura.

  56. ERIVALDO VITOR

    Dr pode me responder, meu filho tomo a vacina contra a influenza e com uma semana depois gripou e torce muito, e tem um xiado no peito, seguido de cansaço o que pode ser me responda por favor!!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Erivaldo,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que o leve ao pediatra para que este lhe oriente. O que eu posso afirmar é que o quadro do seu filho não tem relação alguma com a vacina que ele tomou. A vacina protege contra três vírus influenza que produzem uma doença mais grave. Não protege contra os mais de duzentos rinovírus, que produzem o resfriado comum. Como, no Brasil, usamos a palavra gripe como sinônimo de resfriado, algumas pessoas podem supor que a vacina proteja contra os resfriados. Não protege!

  57. Érica Bretas

    Parabéns Doutor! O seu blogue é perfeito e tranquiliza muitas mães aflitas….muito bom ver médicos como você que exerce a profissão com amor e dedicação…em tempos que isso é raridade!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Érica,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que eu escrevo possa ser útil para outras pessoas.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andréa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De um modo genérico, uma criança saudável que não deseja comer o que os pais oferecem, está exercitando a “tirania” infantil. Será necessário que os pais se convençam de que, com carinho e tato, devem impor regras, limites, proporcionais à idade da criança. Uma criança saudável que não quer comer, pode ser deixada sem a comida ofertada, até que tenha fome. Se os pais não resistem à reação da criança ou temem que poderá ficar desnutrida, permanecerão sob a “tirania” infantil. Sucesso!

  58. Boa tarde Doutor.Minha filha tem 11 meses e 20 dias e desde desde 8 meses tem resfriado constantemente praticamente toda semana…o pediatra disse que é porque comecou a frequentar escolinha, (porque infelizmente minha esposa precisa trabalhar)…mas sinceramente doutor, ela vai na escola 3 dias e falta de 10 a 14 dias…toda vez da febre, coriza geralmente amarelada e que depois fica mais clara e tosse…O pediatra sempre receita e usamos hixizine…desta ultima vez fomos ao medico plantonista que receitou decongex que parece estar soltando a secreção(ela tosse e vomita a noite)…mas a febre fica ainda baixinha 37.6 , 37,7 , 37.8 e sempre damos remedio pois ela chora muito e fica com feição triste e abatida como se estivesse sentindo dor…Entao doutor, isso pode ser um caso de alergia?mas alergia da febre em bebe de 11 meses?o plantonista disse pra tirar as pelucias de casa, encapar colchao e sempre aspirar o quarto(alem disso nossos cachorros ficam no terreiro e nao tem contato com direto com nossa filha…)o senhor ja viu casos de sarar um resfriado e pegar outro frequente assim praticamente 3 a 5 dias depois?o que o senhor nos orienta?por favor doutor nos ajude….obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Rodolfo,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.De um modo genérico, alergias não costumam dar febre. Quanto à perguntas de ver crianças que “engatam” um resfriado no outro, sim, é algo que um pediatra vê com alguma frequência. Quanto à orientação específica, como disse antes, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que sigam a orientação do pediatra de confiança de vocês. Se não confiam, procurem um em quem confiem. Evitem que os atendimentos sejam feitos somente em pronto-socorro, onde o médico que atenderá sua filha, não a conhece. Será sempre uma primeira vez.

  59. Olá Dr. meu filho tem 7 meses e foi diagnosticado com bronquiolite, começou com sintomas de resfriado e depois tosse com catarro, já esta em tratamento a sete dias porem não consegue espelir o catarro, o pediatra falou que esta com pulmão congestionado, fasso 3 inalações por dia com 2 gts de berotc. Hoje ele teve febre pela manhã, mas durante o dia fica sem febre, a noite chora e fica entupido. Não sei mais o que fazer, não aguento ver o sofrimento dele, já fomos duas vzes no pediatra. Quando tempo pode levar para eliminar o catarro? o que a mais poderia estar fazendo para ajuda -lo.
    Muito esclarecedor seu artigo.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luciane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De um modo genérico, uma criança com Bronquiolite leva entre 12 a 14 dias para ficar melhor. A Bronquiolite é uma doença viral, para a qual não há tratamento específico. Os protocolos contraindicam o uso de corticóides, antibióticos e broncodilatadores porque não se mostraram eficazes no tratamento desta doença. Mas, como disse antes, a internet não substitui uma consulta. Siga a orientação do seu pediatra. Caso tenha dúvidas, não hesite em retornar uma terceira vez no seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  60. Bom dia
    FOi o que fizemos, mês de maio 4 visitas ao pediatra rsrs. A febre era decorrente de dois dentinhos que estão apontando. Quanto ao pulmão o pedi disse que está com melhora de 60%, porem receitou antibiotico, amoxilina 2,5ml, e outro charope para despectorar. O nariz está escorrendo bastante e observamos que estão diminundo o catarro na gargantinha, chás e muitaa água. Agora é só cuidar muito bem dele e esperar essa fase ruim passar.
    Compreendo sim que fica dificil diagnostico pela internet rsrs. Mesmo assim agradeço muito por ter respondido.
    Obrigada

  61. Dr minha filha de 5 anos esta a quase um mês com o nariz congestionando, dei decongex plus mais não adiantou ,então agora estou dando loradatina, deu uma amenizada, mais ainda continua com coriza e congestão. Gostaria de saber se posso dar loradatina e decongex junto.?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Fernanda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. A prescrição é parte de uma consulta. Sugiro que pergunte a seu pediatra para que este lhe oriente. De um modo geral, não há nenhum benefício em se utilizar dois medicamentos que possuem ações similares. Ambos possuem anti-histamínicos na sua fórmula, aumentando os riscos de efeitos colaterais.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Fernanda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que leve seu filho a um pediatra para que ele possa fazer o diagnóstico e lhe orientar.

  62. Boa noite,
    Meu filho tem 2 anos e 2 meses, e últimamente tem ficado bastante vezes gripado, dou remédio receitado pela pediatra mas ele tem demorado muito para ficar bom, tem muita tosse com catarro, faço nebulização todos os dias a noite, não sei se é alergia.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rose,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que consulte um pediatra para que este lhe oriente.

  63. Dr.Roberto, primeiramente parabéns pelo post, ! Meu filho tem 9 meses e desde que começou a frequentar a escolinha aos 5 meses, vive com coriza, congestão nasal, e muito catarro. Da última vez, tinha secreção até no ouvido e olhos e teve que entrar com antibiotiótico como das outras vezes. Em 4 meses já teve que tomar 3 vezes antibiótico, sendo que só com o antibiótico é que resolve, aí fica 1 semana bem , depois volta tudo de novo. É perigoso o uso constante de antibiótico? Tenho bronquite, rinite e sinusite, será que ele pode ter herdado isso?
    Desde já, muito obrigada pela sua atenção!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Talita,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Falando de forma genérica, crianças menores de 2 anos, apresentam repetidos quadros de infeções de vias aéreas. A grande maioria destes é de origem viral, não sendo indicado o tratamento com antibióticos. O uso repetido de antibióticos levará à seleção de bactérias resistentes, criando problemas para futuros tratamentos. Este é um problema mundial porque corremos o risco de, em alguns anos, retornarmos à era pré-antibiótico, e não termos como tratar as infecções. Por esse motivo, o uso de antibióticos deve ser muito criterioso. Antibióticos não devem ser usados para o tratamento de doenças virais. Rinite e bronquite podem ser doenças com alguma transmissão genética. A sinusite, se tiver uma base alérgica, também pode ser herdada.

  64. renilda das graças

    si quero saber se o meu bebê ja tomou predsim gotas, se ele resfriar de novo posso dar a mesma medicação

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Renilda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação. O Predsim, por ser um corticóide, somente deve ser administrado por ordem médica.

  65. francisco das chagas sales

    Parabéns Dr. Roberto, pelo comentário feito por você ajudará em muito aos pais assim como me ajudou… obrigado que o Soberano Elohins abençoe grandemente e lhes dê cada vez mais inspiração e entendimento em sua linda profissão….

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Francisco,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo possa ser útil para alguém.

  66. Ola Dr. Roberto! Minha filha tem tosse direto. O medico dela pediu pra tirar alimentos com gluten, q a tosse pode ser alergia de alimentos desse tipo. Sera possivel essa informaçao? Obrigada pela atençao!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Carolina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha, sem tê-la examinado. De um modo genérico, uma tosse pode ser causada por alergia. Para se saber se uma criança tem alergia ou não, além da investigação clínica, importantíssima, existem alguns exames de laboratório que podem ser feito. Quanto ao gluten, quando uma criança é intolerante (diferente de alergia), é preciso confirmar essa intolerância através de outros exames. A tosse não é um sintoma habitual de intolerância ao Gluten. Sugiro que converse com o seu pediatra ou ouça uma segunda opinião.

  67. Olá Dr Roberto, parabens pelo blog, muito muito util. Meu bebe de 1 ano esta resfriado ha 1 semana e ja foi avaliado pela pediatra. Estou preocupada pois esse tempo todo ele está sem comer nada solido, recusa qualquer coisa na colher, inclusive fruta e iogurte. Ele só aceita leite na mamadeira e suco. É normal esse tempo todo? Parece que ele pegou trauma da colher!!! nao pode nem vê-la…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana,
      Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar com relação a seu filho. Mas, de um modo geral, crianças entre um e dois anos, quando ficam resfriadas, mudam não só o seu apetite (menos), como alguns hábitos conquistados podem regredir (colher). Muitos só querem mamar (peito ou mamadeira). Em geral passa sozinho e o melhor é não forçar nada.

  68. Olá boa noite foi primeira vez que vi esse blog,
    Estou preocupada com minha filha ela fez 3 anos agora em abril está resfriada desde janeiro ficou de janeiro até março tendo garganta inflamada e os outros meses até agora em junho está resfriada. Já deu todos os Charopes da farmácia agora estou começando a dar Charope anti alérgico mas também não está funcionando ela melhora durante o Charope depois que o Charope acaba passa dois a três dias o resfriado volta dinovo Pq será??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Isimara,
      Existem mais de 200 tipos de rinovirus e esta é apenas uma “família” de vírus que produz resfriados. Uma criança, até os 5 anos, entra em contato com vários destes, desenvolvendo imunidade para cada um, mas, tem sempre um “novo” para ela conhecer. Por esse motivo, crianças passam por períodos onde “vivem” resfriadas. Não há medicamento para o resfriado comum.Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet.

  69. Olá doutor, boa tarde! Primeiramente parabéns pelo blog. Conheci hoje e já salvei em meus favoritos, pois adorei!
    Como todos que postaram, também vou deixar aqui minha dúvida, ou melhor, meu relato.

    Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses que, com cerca de 1 ano e 3 meses, foi diagnosticada com resfriado e uma rinite (isso em dezembro de 2014). E lá entramos com Hixizine, Antux e aerosol com remédio. Ok! Em uma semana ela estava bem e assim permaneceu por cerca de 2 meses.

    Em março deste ano iniciou pela primeira vez na escolinha. Passado 20 dias foi diagnosticada com garganta inflamada, e lá entramos novamente, dessa vez com antibiótico, o Astro. Mais uma vez “novinha em folha” após a conclusão do medicamento. Uma semana depois, novo resfriado e, segundo o pediatra, rinite atacada mais uma vez. Repetimos o tratamento, Hixizine e Rilan. Porém, dessa vez, sem eficácia. A menina destampou tossir e ficar um pouco cansadinha. Todavia, brincava e comia super bem e não apresentava febre. Devido ao cansaço e pulmão aparentemente “chiando”, retornei ao pediatra antes da data marcada. Conclusão: raio X do pulmão e da face e novos medicamentos (ali eu já sabia que esse raio X não traria algo de bom). Pois bem, raio X concluído: sinusite e pneumonia! Brondilat, aerosol com remédio e Novamox 2X (este último por 14 dias). Me senti a pior mãe do mundo – será que não cuidei direito da minha filha? Por que uma rinite virou sinusite e pneumonia? Bom, graças a Deus fez o tratamento e em 10 dias já está bem de novo.

    Após o repouso para o tratamento retornou à escola… em 15 dias, novo resfriado, mas dessa vez somente aquela água saindo do olho e do nariz. Ministramos decongex e logo ela ficou bem. Em meados da segunda quinzena de maio minha filha chorava sem parar e mexia muito na orelha. Levei desesperada ao pediatra e foi constatado os dois ouvidos inflamados. Novo antibiótico: infectrin por 10 dias. Feito o tratamento ficou boa.

    E agora, acredite o senhor, exatamente em 13/06, começou nova secreção pelo nariz, dessa vez já com cor amarelada e um pouco febril. Não fiquei tão preocupada a princípio, mas depois ela começou a mexer novamente na orelhinha. Levei ao médico: ouvido esquerdo inflamado de novo e rinite atacada. Astro na menina de novo, prelone gotas e decadron colirio. Dessa vez o pediatra, acho que tardiamente, encaminhou ela para um otorrino para verificar a causa dessas infecções repetidas e realizar o tratamento correto.

    Hoje consultei um dos dois otorrinos que quero visitar. O primeiro deles suspeita de adenóide, ou então, somente alergia. O segundo vou consultar na próxima terça-feira e decidir em qual permanecer. Este primeiro já solicitou um raio X cavum e pretendo fazer amanhã.

    É normal doutor, depois de ler este relato, essa frequência de “resfriados” que ela tem, sempre seguidos de uma infecção mais grave (ouvido, por exemplo)? A escola contribui com isso? Se ela tiver mesmo adenóide, isso pode ser um fator determinante nessas infecções frequentes?

    Ah, já ia me esquecendo… o primeiro otorrino consultado, mesmo sem o resultado do raio x, receitou: broncho-vaxon durante 3 meses (toma 10 dias e pausa 20 dias); nasonex e cetirizine xarope. Me disseram que esse broncho-vaxon só pode ser tomado quando a criança estiver bem, é verdade?

    Aguardo suas considerações a respeito e desde já agradeço pela atenção.

    Abraços.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Respondendo de forma genérica, crianças entre um e dois anos podem ter 8 a 9 episódios de infecções das vias aéreas superiores, por ano, sem que isso represente uma doença mais grave. Se a criança tiver um componente alérgico, podem ser ainda mais episódios. O fato de uma criança apresentar aumento significativo e relevante das adenoides pode ser um fator contributivo para otites. Quanto à medicação citada, desconheço sua aplicação e não posso opinar. Obrigado por participara do blog.

  70. Ola Dr. meu bebê tem 5 meses e toda semana apresenta febre,vômito,nariz entupido e eu não sei mais oq fazer vou no pediatra e ele fala q é resfriado,mas énormal ficar resfriado toda semana?estou muito preocupada,daqui a pouco não vou mais nem sair de casa com meu bebê,para não pegar resfriado kkk.
    seu post é muito bom.
    obrigado se puder me responder.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Juviliani,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Sugiro que converse francamente com o pediatra com o pediatra ou ouça uma segunda opinião.

  71. O que fazer em caso de sinusite, constatada em raio x? A criança já é portadora de rinite, não tem febre, come até demais, brinca, bem disposta, apenas tosse ora com secreção transparente, ora tosse seca..vale a pena usar amoxicilina? Não seria melhor um celestamine com uma associaçao de remédio para tosse a longo prazo…anti-histamínico sozinho não faz efeito. A criança tem cirurgia marcada para logo, então a tosse não pode existir..

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alexandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre qualquer criança específica. O diagnóstico da sinusite é clínico, não havendo necessidade de raios X. O tratamento de uma sinusite é, em princípio, com antibióticos. O uso de anti histamínicos e medicação para tosse, não possuem evidências de eficácia. Diferenciar a causa da sinusite é, também um exercício clínico. Sugiro que consulte um otorrino de sua confiança, para lhe orientar.

  72. Boa Tarde
    Primeiro de tudo gostaria de parabenizá-lo pelo blog.Até hoje ainda não tinha visto um blog super completo como o seu.Gostaria de tirar uma duvida,
    tenho um filho de 1 ano e 10 meses e o mesmo vive resfriado,não lembro de um mês seuqer que ele tivesse com saúde e recentemente tem ficado assim sempre,
    não sei mais o que fazer pois a pediatra me falou que é normal devido a mudanca de clima gostaria de saber se é normal e se posso dar fluibron frequentemete.
    obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lucivania,
      De fato, crianças até 3 anos passam por vários episódios virais. Algumas parecem que “sempre estão resfriadas”. Isso não significa, em princípio, que a criança tenha um problema mais sério. Quanto à medicação citada, sugiro que converse com o seu pediatra. Em princípio, episódios de resfriado, principalmente em menores de 2 anos, não exigem medicação por causa de eventuais efeitos colaterais, mas, principalmente, porque não são eficazes.

  73. Dr. meu filho esta com 4 anos e faz uns 2 meses que ele teve inicio de pneumonia, e agora esta a nove dias com tosse com catarro, estou preocupada sera que pode ser pneumonia?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Jeneffer,
      Se está preocupada, sugiro que consulte o pediatra. O blog não substitui uma consulta e eu opinar sobre o seu filho, sem examiná-lo, seria irresponsabilidade minha. Espero que entenda esta limitação da internet.

  74. Bom dia,
    Gosto muito dos posts sempre tem dicas importantíssimas.
    Eu como todas a mamães ficam muito preocupadas quando o filho fica resfriado.
    A minha filha tem 1 ano e 5 meses e estamos passando por isso.
    O tempo muda e o resfriado aparece com tosse e coriza.
    E tem uma dúvida que sempre me acompanha.
    Dar ou não xarope? Já dei algumas vezes Abrilar e em uma única vez Decongex.
    Em termos técnicos qual dos dois é melhor? Qual as funções?
    Evito ao máximo dar remédio prefiro fazer inalação com soro e limpar com frequência as narinas, mas quando a tosse aparece fica muito complicado.

    Grata,
    Ana

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana Paula,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a prescrição de remédios para a sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De um modo geral, não há, na literatura de boa qualidade, nenhuma evidência que justifique o uso de medicamentos, para quadros de resfriado, principalmente antes dos 2 anos. Nenhum é realmente eficaz e podem ter efeitos colaterais. Para o resfriado comum, vale ditado: paciência e caldo de galinha. Significando que é preciso ter paciência e aguardar que o organismo combata o vírus.

  75. Tenho uma menina de tres anos e 10 meses, quando mais nova nunca ficava resfriada, porem desde o começo do ano vem tendo resfriados constantes (chega a duas vezes no mes) com garganta inflamada e um pouco febril (cabecinha quente). Como deve proceder?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Magna,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que procure o pediatra para que este a oriente. Crianças até 4 a 5 anos de idade ficam resfriados com frequência, em geral não há medicação específica.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Magali,
      O blog não substitui uma consulta médica. Sugiro que converse com o médico da sua mãe.

  76. oi doutor meu filho tem 1 ano e 2 meses..e pesava 9,600kg a um mes atras…ele fica gripado direto ele tem bronquite….ele ficou internando com pneumonia a um mês atrás tomando penicilina uma semana…vim pra casa com ele e me o medico de lá me passou amoxilina 400mg dar 5ml de 12 em 12hs mais meu filho começou a vomitar e ficar molinho meu deus fiquei louca de medo mais ai eu liguei pro medico dele e ele me orientou a dar em vez de 5ml de uma vez dar 2,5ml e depois de 30min eu dar mais 2,5ml completando assim 5ml…entao fiz isso e deu certo….mais ele tomou o remédio os 10dias e melhorou…passa uma semana ele gripa denovo….mais continua gripado e com crise de bronquite asma toda noite ja levei de novo no medico e me passou outros antibiotocos e bombinha estou terminando de dar mais ele continua gripado e tossindo…meu Deus ja nao sei oq fazer…minha agente de saúde disse pra mim procurar um alergista pra ver se nao é o leite de vaca…mais ele mama leite de vaca desde quando nasceu…será doutor me ajuda a tirar essa duvida obrigado….que deus te abençoe por ajudar tanta gente…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Delton,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que seu filho seja examinado por um pneumologista ou alergista pediátrico, para que possam lhe orientar. Se você é atendida pelo SUS, esse encaminhamento deve ser feito pela sua Clínica da Família ou Posto de Saúde, via SISREG, que é o sistema de regulação. Não deve ser encaminhada com um papel para procurar tal lugar.

  77. Ana Paula Freitas

    Fico imensamente grata pelas orientações, bastante esclarecedoras. Deus ilumine seu caminho na prática da medicina pediátrica! Felicidade e muita saúde dr. Roberto!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Ana Paula,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo possa ser útil para outras pessoas.

      1. Ola doutor, adorei seu post, minha filha está com catarro a 2 semanas, estou dando respiratus, porém não está melhorando, qual outro xarope posso oferecer para ela? Eu sei que o senhor não pode nos consultar pela NET, mais estou desesperada não sei o q faço, e o medico q passei falou que era apenas um resfriado, não sei o q faço 🙁

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Rafaela,
          Você entendeu bem que eu não posso opinar ou prescrever pela internet. Além de ser proibido pelo Conselho Federal de Medicina, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço nem examinei. Por isso eu sugiro que converse com o pediatra. Em geral, o resfriado não tem medicação específica que funcione. É preciso dar tempo ao tempo. Se você está desesperada, converse francamente com o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  78. Olá, Dr!!! Minha filha tem 1 ano e 2 meses e desde que completou 10 meses vem ficando resfriada constantemente. Por ultimo, no mês de junho, ela amanheceu certo dia com febre e como tosse produtiva. Coincidindo com o nascimento dos primeiros dentinhos. Como era um sabado, levei no PS. Foi atendida super mal, fez hemograma, rx e NADA! Apenas ‘garganta vermelha’. Foi prescrito 3 dias de Profenid. No terceiro dia ela não melhorou, pelo contrario, piorou e levei em sua pediatra. Ela diagnosticou sinusite, prescreveu 10 dias de sigma clav e me alertou sobre Alergia alimentar, pois nao era comum gripar tantas vezes assim. Ela mama LM e LA ( aptamil), mas ainda esperariamos para trocar o leite. Passado os 10 dias de medicamento, tudo melhorou. Parou num domingo e na terça seguinte Febre de nv e mais dentinhos nascendo. Levei de novo em sua pediatra. Ela pediu pra observar, pois poderia ser um resfriado ou o proprio. Apareceu tb uma tosse seca, apenas durante o dia e esporadicamente. À noite, ao dormir, ela passou a roncar, como se o nariz tivesse entupido, mas não há coriza. Hoje, passados 7 dias desde o episódio da febre, a tosse produtiva, mesmo que eventualmente, voltou. To desesperada. Com os 10 dias de antibiotico, nao era pra ter ficado boa? A pediatra passou exames para verificar alergia alimentar, mas me avisou logo das chances de dar negativo devido a idade dela. Se vai dar negativo, o que devo fazer??? Troquei o leite, mas não ajudou em nada. A quem devo recorrer? Qual área? Estou desesperada.

    1. Qual a relação desse ‘ resfriado’ com a alergia alimentar?? Qdo ela era RN, tinha refluxo oculto, porém aos 2 meses e meio passou naturalmente. Pode haver relação com isso tb??

      1. Dr. Roberto Cooper

        Luana,
        Alergia alimentar pode dar quadros respiratórios. Mas, o mais frequente são viroses sucessivas, o que ocorre entre um e três anos.

    2. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luana,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade opinar sobre a sua filha. Ela é acompanhada por uma pediatra e minha sugestão é que tenha uma conversa franca com a sua médica. Pergunte se seria o caso de ver um especialista. Se for, ela o recomendará. É melhor que a pediatra coordene o diagnóstico. Caso queira, pode ouvir uma segunda opinião pediátrica. O que não recomendo é que fique trocando de médico ou levando sua filha só ao PS. Isso vai lhe confundir mais do que ajudar. Assim como, ficar procurando a solução ou diagnóstico pela internet. O que vai ler mistura ótimas informações com as mais variadas crendices e mitos. Siga uma única orientação- aquela em que confiar.

  79. Boa Tarde Dr Roberto,
    Tenho muitas dúvidas sobre os vários medicamentos existentes nas farmácias para as gripes e resfriados das crianças. Então, se possível, gostaria muito que o Sr. explicasse qual a INDICAÇÃO CORRETA de certos remédios, como o decongex, o predsim, o ibuprofeno, o paracetamol, o vick (pode ser usado?)… As vezes ficamos em dúvida, sobre qual deles devemos usar, quando há febre, quando há o muco, quando a tosse é seca… Pois li, que o decongex não deve ser usado quando há muco. Sei que devemos procurar o pediatra, mas na maioria das vezes, a “bagunça” acontece de madrugada e ficamos sem saber pra onde correr… Desde já, lhe agradeço Muito!!! Atenciosamente, Paola!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Paola,
      Como você mesma já percebeu, o blog não substitui uma consulta. Medicar uma criança deve ser fruto de uma consulta ou deve ser feito sob a orientação de um médico. Por esse motivo, se eu der uma explicação detalhada de cada medicamento, de alguma forma estarei favorecendo ou facilitando a auto-medicação. Sugiro que, na próxima consulta com o seu pediatra, peça para ele lhe preparar uma listinha básica do que você deveria ter em casa e para o que serve. Para meus pacientes, pelo menos até 2 anos, a lista básica só tem uma categoria de medicamento: antitérmico. Qualquer outro medicamento eu prefiro ver a criança ou conversar com os pais.

  80. Suellen vailati

    Doutor levei minha filha que hoje está com dois meses diversas vez ao médico por conta de um resfriado falarão para fazer inalação e rinosoro no nariz passou de um mes e não vi melhora levei de novo aí a medica pedio um raio X e disse q era uma gripe mesmo e receito descongex no dia seguinte minha filha pioro voltei a outro médico com o raio X e ele disse que ela estava com bronquiolite receito predisin 5 gotas duas vezes ao dia e inalações com berotec e atrovent 3 vezes ao dia mas essa madrugada notei que o corpinho dela estava frio e suando a blusinha de baixo tava úmida e tirei a temperatura deu 35.6 e normal essa queda pra quem tá tomando esse medicamento que eu acho super forte pra uma nene de 2 meses.grata desde já doutor

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Suellen,
      Sem examinar uma criança, seria irresponsabilidade minha opinar. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Sugiro que não mude de médico e, se possível se fixe em um em quem confia. Como seu bebê tem 2 meses, recomendo que a leve para o médico em quem confiou mais para uma reavaliação.

  81. Inicialmente, O MELHOR TEXTO que já li e que me aliviou em toda minha vida!
    PARABÉNS pelo excelente site, clareza nas postagens e explicações!

    Meu filho tem 6 meses e desde que entrou na escolinha (com 4 meses) VIVE resfriado = tosse, MUITO catarro, coriza, febre, etc.
    Já tomou 2 tipos de antibiótico e notamos que quando o remédio acaba, o resfriado volta!

    Após ter lido essa excelente publicação.. Entendo que seja normal.. Estou certa? Ou o senhor entende que devemos procurar algum outro especialista que não seja o pediatra dele, visto que TODA SEMANA ele tem algum ou todos esses sintomas?

    Desde já agradeço a atenção e reitero: site maravilhoso! Irei recomendar à todos os papais e mamãe que conheço!

    Atenciosamente,
    Samara do Vale

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Samara,
      Obrigado pelo elogio gentil. Fico feliz quando o que eu escrevo pode ser útil para outras pessoas. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Não vejo necessidade de procurarem um outro especialista. Recomendo que tenham um pediatra de confiança que possa acompanhar seu filho e lhe orientar. Consultar sempre um médico diferente ou ser atendido na emergência, gera mais medicação, exames e confunde os pais. Por isso a recomendação de um pediatra em quem confiem. De um modo geral, quanto mais jovem é a idade de ingresso na creche, mais frequentes são esses episódios virais. Sendo virais, sem contaminação bacteriana secundária, não devem ser tratados com antibióticos. Mas, só o pediatra, examinando a criança, saberá prescrever o que for melhor para a criança. Lembro o que já escrevi nesse ou em outro blog: com tratamento, o resfriado dura 1 semana, sem, dura 7 dias!

  82. Rafaela de Miranda

    Caro Doutor, eu tenho 18 anos e em um mês eu adoeci 3 vezes. Tive febres, coriza, dor no corpo, garganta doendo, não acho que isso seja normal. O que o senhor me diz?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rafaela,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que procure um médico para lhe examinar e orientar.

  83. Ola Dr. Gostei muito do seu blog.
    Dr. Sou marinheira de primeira viagem, tenho uma filha de 11 meses e ela esta bem gripadinha e com a garganta inflamada, levei ela na UBS no domingo,devido a febre alta e la o doutor passou uma injeção de dipirona e o amoxicilina. Dr. È normal ela esta dando febre ainda? ela esta com o nariz entupido tem alguma coisa que posso por no nariz dela ?
    (estou dando o antibiótico na hora certinha e inalação)

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Angelica,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. O que eu posso lhe dizer é que a febre, nas viroses, pode levar até 5-6 dias para passar. As viroses, doenças mais frequentes das crianças, não respondem aos antibióticos. Quando o antibiótico está indicado, seu efeito só é percebido após 48h de uso. Se você está em dúvidas, vale a pena retornar ao médico para que este reavalie sua filha.

      1. Ola Dr. Muito obrigado por sua atenção…
        Minha pequena esta bem melhor, seu blog foi bem instrutivo . Gostei muito parabèns Dr. Pelo blog..

  84. nossa adorei . o q li minha neta tem convulsão febril 37 ela já convulsiona . e a temperatura dela
    a note fica em torno de 34 é normal

  85. como onte a noite eu estava de olho em minha neta li todas perguntas e resposta , ,
    nossa minha neta de 3 anos qualquer febrinha , como de 37 já dava convulsão . fizemos mais de 40 exames pra ver se não ela epilepsia mas não é não tem nada na cabeça mas mesmo assim o médico receitou Decapote ela já teve febre até 38 e meio e não deu mais convulsão , graças a deus . pois ela ta sempre resfriada e vivia entupida de remédios e antitérmicos por medo das convulsões . quero saber do senhor como age decapote o metabolismo que evita a convulsão obrigada ,

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Fatima,
      Você encontra todas essas explicações na bula do medicamento. O princípio ativo dese medicamento é o ácido valpróico e se supõe que age por aumentar o nível do ácido gama amino butírico, no cérebro. Não seria simples explicar esse mecanismo de ação porque seria necessário conhecer um pouco de neurofisiologia.

  86. Dr meu filho esta com 4 meses e 1 semana e pegou um resfriado mas sem coriza, mas com febe de 37,9 . então ficou 2 dias febril, e agora o nariz congestionou e espirrei sorine e logo em seguida começou a sair um pouco de secreção. sera outro resfriado ou agora ele esta eliminando a secreção que antes não tinha. é normal bebe pegar varios resfriado? esses podem complicar ?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Angela,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra para que este a oriente. Seria irresponsabilidade minha opinar a respeito de uma criança que eu não conheço, nem examinei.

  87. Olá doutor, minha filha tem 2 anos e entrou na creche esse ano, desde que começou o inverno ela ta com o nariz escorrendo e congestionado, tosse, febre, levo ao médico eles passam antibiótico mais a gripe não passa. Nessas férias agora em Julho deu uma melhorada, e agora não faz nem uma semana que voltou pra creche e já está ruim denovo com febre, nariz entupido escorrendo, tosse e não quer comer de jeito nenhum não sei mais oque fazer, é comum isso?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra porque ele á a melhor pessoa para lhe orientar. De um modo geral, crianças menores de 3 anos podem ter até 8 episódios de resfriado em um ano, em geral concentrados no inverno. Se frequentam creche ou escola esse número “normal” pode ser até maior.

  88. Dr. Roberto Bom Dia,

    Minha filha tem 2 anos e 2 meses, desde maio, está tossindo bastante(com secreção) ora melhora, quando achamos que está acabando inicia novamente, levamos duas vezes á pediatra pois estava com febre, tossindo bastante, dor no ouvido enfim de maio para cá tem feito inalação com berotec, na escolinha tomava o brycanil, em julho teve o aumento da tosse e a pediatra passou novamente o bricanyl e aerolin quando estivesse em casa e todas as noites nebulização com clenil A até passar na pneumologista. Ontem levamos ela na pneumologista e depois de algumas perguntas, disse que ela tem rinite e asma. Então receitou dois tipos diferentes de bombinhas, fiquei um pouco preocupada pois não pediu nenhum exame e já diagnosticou asma…. Não estou duvidando, mas me causou preocupação.

    Obs: Há dois meses que minha filha começou na escolinha. Antes que cuidava dela na minha casa era minha sogra, cuidou dos 5 meses até os 2 anos e ela fuma, fumava no quintal, nunca dentro de casa…

    Estou pensando em passar ela em um alergista o que o Dr. Acha?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Fabiana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, o diagnóstico de asma e rinite é clínico e não precisa de nenhum exame complementar. O uso de bombinhas, com o espaçador, é um método seguro e mais eficiente do que a nebulização “clássica”. Quanto a consultar ou não um alergista, acredito que deve discutir esse encaminhamento com o seu pediatra. Ele deveria ser a pessoa a coordenar o cuidado da sua filha, fazendo as indicações para os especialistas, se for necessário.

  89. Mariana Vasconcelos Pontes

    Dr. Roberto Cooper meu bebê de 4 meses pegou gripe, fui ao Pediatra e ele passou predsim xarope 2 ml por 5 dias, além de nebulização com soro e aerolim 5 gotas de 6 em 6 horas. Já se passaram 15 dias, meu bebê está comendo normal, brincando, mas o catarro e a tosse ainda persiste, é normal? O pediatra disse que pideria ser um quadro alérgico, porque a tosse e a corisa aumentam a noite! Gostaria de saber o seu posicionamento!!
    Abraços, Mariana

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, tanto mais que não o conheço, nem o examinei. De um modo geral, alguns episódios virais que podem ocorrer com bebês de 3 a 6 meses, podem ter sintomas que persistam por 10 a 15 dias. Uma vez passados os sintomas principais, a tosse ainda pode persistir por mais uma semana. Para o pediatra, uma tosse que persiste além de 3 semanas merece ser investigada. Antes, não necessariamente. Sugiro que siga a orientação do seu pediatra, de preferência o mesmo em quem confie. Ficar mudando de pediatra ou só ser atendida na emergência pode te deixar mais confusa ainda porque sempre será uma primeira consulta e cada um poderá lhe dizer algo. Se tiver dúvida quanto ao que o seu pediatra lhe diz, procure uma segunda opinião, mas, se fixe em um pediatra em quem confie.

  90. Dr são ótimas a suas informações, minha filha de 3 anos e meio vem tendo tosse produtiva e fica febril isso já aconteceu umas x 3 na sequência já levei no pediatra ele é ótimo mais agente sempre se preocupa no fundo isso gera uma agonia. Qdo ela fala que está com dor de cabeça.ficou um pouco preocupado com esse monte de gripe e febre.mais ler seu blog já alivia bastante obrigado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Fernando,
      Fico feliz quando o que eu escrevo pode ser útil para outras pessoas. Se tem um pediatra em quem confia, siga suas orientações e, quando tiver uma dúvida, esclareça com ele. Ficar tenso ou preocupado é normal em todos nós.

  91. Prezado Dr, muito bom ter conteúdo na internet para auxiliar os pais, meu filho de 2 anos (13,5kg) está fazendo tratamento que a pediatra recomendou, sendo nebulização com 1 ampola de Clenil A + soro + outros medicamentos (pela manhã e a noite), sei que não pode falar sobre medicamentos, mas só queria tirar uma dúvida, na bula diz que para criança o máximo é 1/2 ampola em cada administração, então fiquei preocupado já que foi recomendado para ele dose de adulto, será que está sendo superdosagem? Caso sim vou trocar de médico. Obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Marcelo,
      De fato, não posso opinar sobre a prescrição do seu filho. Mas, de um modo geral, o uso de corticóide inalado como o Clenil A, tem uma faixa de dosagem ampla. Como o corticóide tópico é pouco absorvido, o médico pode, em função do quadro clínico optar por doses maiores ou menores. Mas, sugiro que converse francamente com a pediatra, manifestando esta preocupação para que ela possa lhe explicar porque optou por esta dose.

  92. Boa tarde Dr Roberto Cooper..Meu neto esta se restabelecendo de um resfriado forte e com a garganta infeccionada o pediatra receitou Benzetacil e hoje se encontra bem melhor …..Só que não quer se alimentar , só aceita agua ou suco … O que faço ?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sandra,
      Sem conhecer a criança, opinar pelo blog seria irresponsabilidade minha.Mas, de um modo geral, o apetite demora a retornar. Nestes casos, não se deve forçar a alimentação e oferecer líquidos. Mas, recomendo que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O blog não substitui uma consulta.

  93. Boa tarde, Dr Roberto!

    Primeiramente gostaria de agradecer por esse blog, onde esclarece muitas dúvidas.. principalmente quando somos mães de primeira viagem!rsrs. Sei que repetiu várias vezes acima que segundo o Conselho Federal de Medicina o senhor não pode nos passar nenhum diagnóstico via internet..nem ao menos medicar..mas talvez possa me tirar uma dúvida… tenho uma filha de 1 ano e 5 meses, notei que todas as vezes que nasce dentinho ela fica resfriada.. seria normal..talvez coincidencia..<

    Desde já, grata!

    Abraços e Parabéns!!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Danielle,
      A resposta é: depende! Depende de quem responde. Se for um pediatra, dirá que é coincidência. Se for uma pessoa mais velha, que tenha tido filhos e netos, dirá que são os dentes nascendo.
      Obrigado pelas palavras gentis.

  94. Boa tarde Dr Roberto Cooper :
    Meu netinho hoje já começou a se alimentar e com isso nos deu um alívio muito grande .
    Muito obrigada pela sua atenção e que Deus abençoe a sua vida hoje e sempre .

    Parabéns pelo seu trabalho .

  95. Maria Elizabeth Lopes Muniz

    Boa tarde. Dr.,nossa dúvida é a seguinte. meu neto hoje com 4 anos e 3 meses, constantemente fica resfriado e alguns episódios com febre dor de cabeça e chega a vomitar qdo tosse. Aliás ultimamente tem tido resfriados com tosse seguida e como num passe de mágica passa qdo dorme. Passa por pediatra e alergista, toma várias medicações nas crises mas são muito repetitivas. Qdo ele nasceu apresentou uma cardiopatia de TGV, sendo submetido a cirurgia pelo Dr. Marcelo Jatene ,num procedimento de 11 hs ,e ficou 30 dias na uti, sendo 15 entubado. Após a alta houve acompanhamento sistemático com resultado excelente, tanto que está com alta da cardiopatia há 2 anos. Bem desenvolvido, come muito bem, esperto e está na escolinha há 1 ano e meio.Os pais são esclarecidos , não são preocupados pela cardiopatia acreditando que já foi tudo resolvido. Porém , sou avó fisioterapeuta e conversando com uma médica ela supôs que pela entubação e excesso de oferta de O2 na internação poderia ter ocasionado algum desgaste na imunidade. Eu fiquei meio confusa , pois não vejo ligação nas crise repetitivas de resfriado ou gripe. Poderia dar sua opinião? Obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maria Elizabeth,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu neto. Considerando o seu histórico, me parece que deve ser uma criança muito bem acompanhada. Desconheço uma relação entre O2 de diminuição da imunidade. Crianças entubadas no período neonatal, principalmente prematuros, podem desenvolver alterações pulmonares. Mas, uma criança bem acompanhada já teria sido investigada se houvesse esta suspeita. Sugiro que converse com o pediatra que acompanha seu neto para que ele possa lhe orientar e tranquilizar.

  96. Dr. A minha filha está constantemente com febre, praticamente de quinze em quinze dias faz febre alta que com a toma de corticoide passa…foi-lhe diagnosticada síndrome de pfapa. Este fim de semana constipou-se e está com febre de 39. Não sei se será do síndrome ou do próprio resfriado! Nem sei o que fazer, pois tenho receio que venha a surgir outras coisas, devido a ela em Fevereiro e Março ter duas pneumonias e em Maio e Junho duas infecçoes bacterianas!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Leni,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra. Pelo que relatou é um profissional atualizado e atento por ter feito o diagnóstico de Pfapa. Ele saberá lhe orientar.

  97. Dr minha filha ja gripou umas 4 vezes seguidas garganta inflamada febre, muito catarro e tosse fica boa uma a duas semanas e já gripa denovo, ela é uma menina tranquila n reclama de nada no seu dia a dia ativa mais esse anos após entrar na escola isso vem se repetindo.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gleyde,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha. Sugiro que consulte o pediatra para que ele a oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.

  98. Olá,
    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, faz quase 2 meses que ele começou a apresentar tosse um chiasso no peito e nariz entupido Que não consegue nem mamar, isso piora muito quando vai dormir. Houve dias que ficou com o nariz escorrendo ao longo do dia. já levei no pediatra, tomou vários chorões como cloridrato de ambroxol, hedera Helix L. Também maltrato de bronfeniramina 2mg e cloridrato de fenilefria 2, 5mg. Porém nada resolveu. tirando estes sintomas desagradáveis no restante ele está bem. O que pode ser?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daiane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente ou até o reavalie para ver se precisa alterar algo na medicação ou não.

  99. Adriana feliciano

    Dr minha filha tem um ano e cinco meses des do mes de agosto ate agora terminando o mes de setembro ta resfriada so do a ela a vitamina protovit e ao lado da minha casa tem um amontoado de terra onde os caminhoes descarregam a terra vermelha sera dr que tem alguma coisa a ver obrigada nunca sara esse resfriado estou preocupada mas gracas s deus nao da febre

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezaa Adriana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.Mas, de uma maneira geral, não haveria relação entre um quadro viral e a terra. Mas, uma criança com algum grau de alergia poderia ter sintomas em função da poeira provocada. Por esse motivo, recomendo que fale com o pediatra.

  100. obrigado doutor, gostei muito dessas informações, pois uma amiga que mora em uma zona rural de Belém Pará que pediu-me ajuda quanto á seu bebê de 3 meses de idade com sintomas de gripe, agora sei que é resfriado…rsrs

  101. Dr ja estou resfriado a 15 dias e os sintomas nao vao embora,tosse com secreçao e nariz escorrendo,so nao tive febre em nenhum momento,mas sempre q fico resfriado é assim o que fazer p evitar isso?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Nelson,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe orientar.

  102. Elizabeth Ferreira

    Dr. Boa tarde!
    Minha filha tem 2 anos e 2 semanas, ela foi avaliada pelo pediatra dela aos 4 meses que ela tem bronquiolite, o quadro se agravou e hj é tratada como bronquite, não sei se oque ela tem é bronquite / gripe/resfriado. Fez tratamento por 4 meses com vacinas, fez teste alergico onde foi dito que é alergica a poeira, tabaco, mofo….. Depois de várias consultas com vários medicos cheguei a conclusão que vacinas não resolvem e não resolvem mesmo, porque minha filha todo mês ela fica com os mesmo sintomas: chiado no peito, muito catarro, tosse e respiração forçada, iniciei hj tratamento com homeopatia, gostaria de saber sua opinião em relação a homeopatia e as imumeras crises até agora, o senhor acha que esses sintomas são o que?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elizabeth,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Com relação à homeopatia, não existem evidências científicas que demonstrem a sua eficácia.

  103. olá dr. moro no Japão e por aqui pelo inverno ser mais rigoroso e demorado gripes influenza e outros são o que mais tememos qdo temos filhos pequenos….
    Mas minha pergunta é: semana passada meu filho de 1 e 7 meses teve dor de garganta…melhorou e hj esta com 38.5 e o nariz um pouco travado….isso é normal? Tenho uma filha de 8 anos que está com tosse.. já esta medicada nw teve febre… será que ele pegou dela? nem sai de casa com ele essa semana…
    Muito obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mary,
      Obrigado por participar do blog, de tão longe. Mas, o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que converse com seu pediatra para que ele lhe oriente.

      1. Imagina eu que agradeço por ter um blog tão legal!Claro pode deixar… mas pegar assim depois de uma semana pode ser imunidade baixa ? É pq os médicos daqui nw são muito de explicar as coisas…por isso fico pesquisando pela internet as vezes mas ele já está medicado dr.
        muito obrigada

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Mary,
          São vírus diferentes e a cada episódio se desenvolve imunidade para aquele específico. Por esse motivo, ter viroses sucessivas, na infância, não significa imunidade baixa.

          1. Entendi muito obrigada pela atenção dr.
            Que Deus abençoe por essa iniciativa em ajudar .
            😊

  104. Dr. Gostei muito do seu blog,gostaria de tirar uma dúvida com o senhor, tenho uma filha de 2 anos e 8 meses que está gripada e uma bebê de 1 mês que ficou resfriada com 13 dias de vida. Minha pergunta é quanto tempo devo deixa-las separadas para evitar contaminaçao da recem nascida? Desde já agradeço

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alessandra,
      O isolamento, no caso das viroses respiratórias comuns não é muito eficaz. A principal transmissão dos vírus se faz pelas mãos. Sugiro que oriente a todos na casa para lavar mais frequentemente as mãos, incluindo sua filha que está gripada. Esta não deveria ficar com a irmã no colo ou conversando muito de perto. Mas, não deve impedir o contato totalmente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Leila,
      Obrigado por seu comentário gentil. Fico feliz quando o que eu escrevo possa ser útil para outras pessoas.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Arylane,
      Fico feliz quando o que eu escrevo possa ser útil para outras pessoas. Obrigado por participar do blog.

  105. Olá meu filho tem 6 anos e apresentou febre alta(38’9)corrida espirros e uma forte dor na cabeça. Durou apenas 1 dia e no dia seguinte ao acordar já não sentia mas nada o que pode ser já que os sintomas são os mesmos de um resfriado porém durou somente 1 dia?

  106. Olá Dr . Roberto, minha bebê hj tem 3meses e meio, e à um mês e meio veio apresentando uma tosse seca, coriza, a pediatra dela disse ser um resfriado…mas ela não sara, sempre da mesma forma. .daí a quase duas semanas atrás ela teve febre por 2dias…levei ao médico, e o mesmo disse ser apenas um resfriado. ..conversei com uma amiga, e ela disse q isso pode ser q ela tenha alergia ao q eu como e passa pro leite..e como meu sangue é O + e da minha bebê é A +, ela disse q eu tenho q eliminar tudo q contenha leite até ela melhorar. ., eu teria q fazer um tratamento p acabar com essa alergia q ela possa ter?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Suzana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que escolha um pediatra de sua confiança e siga suas orientações. Ouvir várias pessoas, consultar a internet, falar com amigas, pode lhe confundir mais do que ajudar. O seu tipo sanguíneo e o da sua filha não têm relação nenhuma com nenhum quadro clínico.

  107. Bom dia Dr Roberto,

    Foi um prazer ler seu blog pela primeira vez, não apenas como pediatra, mas como pai. Nos lembra que somos todos seres humanos que queremos , sempre, o melhor aos nossos filhos.
    Gostaria de uma clarificação: meu filho de 3 anos já foi receitado tanto com desalex tanto quanto com decongex , quando fica mais de 5 dias congestionado, não necessariamente com febre. Já fui em 3 pediatras diferentes apenas para entender o uso e o porquê destes dois medicamentos, pois a pediatra do meu filho nunca receitou decongex, mas sim desalex. Ao meu ver, simplesmente com olhos de mãe, não me parece alergia, pois o resfriado deixou de ser comum quando meu filho completou 2 anos. E pelo que me foi passado, o desalex seria para alergia e o decongex descongestionante. Porém, a pediatra que passou o descongestionante o fez sem qualquer dúvida, mas não é o que se lê rpor aí. Minha pergunta ao senhor, decongex é perigoso para crianças de 3 anos? Desde já agradeço e muito obrigada por nos oferecer um blog desta qualidade! Grata, karen

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Karen,
      Não posso comentar a prescrição de outros colegas, sem examinar a criança. Posso comentar as medicações, isoladamente. O desalex é um antialérgico e sua indicação, como o nome diz, é para tratar alergias. Não há nenhuma evidência de que o seu uso em resfriados ou nos casos de tosse, seja eficaz. Mas, há uma pressão dos pais e da indústria farmacêutica, para que se prescreva. Principalmente se a consulta acontece em 10 minutos (porque o valor pago é baixo e o médico precisa fazer muitas consultas) e não há vínculo com a família. O resumo é- não há indicação de Desalexa ou Desloratadina ou qualquer antialérgico nos resfriados comuns. O Decongex é um descongestionante. Sua eficácia é duvidosa, mas, em alguns casos,traz conforto para a criança. Seu uso após os dois anos de idade é aceitável. Minha opinião pessoal é que resfriados tratados com remédio levam uma semana para ficarem bons e os tratados com soro no nariz, líquidos, repouso e carinho, levam sete dias para curar.

  108. Dr Roberto cooper
    Minha filha está com resfriado, tossindo muito, e vomita em seguida e o que me deixa bastante preocupada, é que ela está bastante rouca, o choro quase nem sai, o que faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Raine,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Recomendo que procure um pediatra para lhe orientar.

  109. oii dr meu filho apareceu com uma febre sem explicação ele tem 3 anos e com uma macha ne um dos olhos vermelha só que não Tossi nem tem coriza sera resfriado
    levei ele no pediatra ele o examinou passou só dipirona para febre

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Celinha,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que siga a orientação do seu pediatra. Se uma criança tem uma virose, a única medicação necessária é um antitérmico. Um bom médico não sai prescrevendo uma lista de remédios para uma virose. Seu pediatra parece muito bem formado e informado.

  110. Dr. Roberto,
    parabéns pelo blog. Excelente!
    Se possível, tire-me uma dúvida: uma vez iniciado o uso do Decongex, posso interrompê-lo a qualquer momento? Há alguma obrigatoriedade de quantidade mínima de dias a ser ministrado?
    Obrigada!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Edimária,
      Verifique sempre com o pediatra as questões relacionadas às prescrições. De um modo geral, os medicamentos para tratamento sintomático de resfriados só devem ser administrados a crianças maiores de 2 anos, conforme a própria bula sinaliza. Estes medicamentos não tratam ou curam, apenas aliviam os sintomas. Não há necessidade de uso contínuo, nem número mínimo de dias de administração.

  111. Dr. Preciso de uma luz. Primeiramente quero dizer que fujo de PS e raio X…. Minha bb de um ano e nove meses está entrando no 5 dia de um resfriado/gripe? Teve um dia de febre e demais sintomas tosse com catarro, coriza, espirros e um pouco abatidinha, comendo bem e ativa tmb! Sei que o Dr. Não faz consulta pela internet, mas se puder responder algumas de minhas perguntas ficaria grata (pois é apenas uma dúvida sobre como agir durante esses 7 dias) 1. Podemos esperar os 7 dias de uma infecçao viral pra só depois ir ao PS caso a criança não melhore? 2.Sei que tosse é normal, mas Peito com catarro é normal nesses 7 dias? 3. Oque acontece com o catarro qdo uma criança não consegue cuspir e Não vomita ele? 4. Em uma infecção viral esse catarro vai embora dentro dos 7 dias ou pode permanecer por mais alguns dias? Mto obrigada pela atenção

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Michele,
      Vou responder às suas perguntas de uma forma genérica, não relacionadas a alguma criança específica. Cada criança é única e, como você já percebeu, o blog não substitui uma consulta.
      1- quando ir ao PS? Pessoalmente, acho que o PS deve ser usado para emergências e não para atendimento ambulatorial. Uma criança com quadro viral persistente, mas com bom estado geral, sem febre, ou espera mais alguns dias ou procura o seu pediatra. Defendo a importância do vínculo com o médico e ser atendida em PS não produz vínculo. Portanto, uma criança que esteja bem, apenas com tosse, alguma coriza, mas o estado geral seja bom, não precisa, em tese, de atendimento.
      2- Catarro- a secreção é uma reação normal e positiva do organismo, na tentativa de expulsar o vírus. O mesmo ocorre com uma farpa no dedo, quando se forma um pouco de pus. O catarro é um aliado e não o inimigo. Para expulsar o catarro é preciso a tosse. Portanto, só existe um inimigo- o vírus. O corpo produz febre, secreção e tosse para se defender.
      3- A criança engole o catarro que sai pelas fezes, sem nenhum problema ou consequência.
      4- Uma vez que o vírus foi eliminado, o corpo ainda leva uns dias para “desligar a fábrica de secreção”. Por esse motivo a tosse, habitualmente, persiste por mais dias, chegando até a 15-20 dias, sem maiores problemas.

  112. Olá doutor meu filho está tendo febre todo mês fica uns 3 dias e depois passa aí vem o resfriado mas eu estou escrevendo pq eu estou preocupada se é normal ele ter febre todo mês a temperatura passa dos 38 graus

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tânia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que consulte o pediatra para que lhe oriente. De um modo geral, dependendo da idade da criança, ter um ou até dois episódios de um quadro viral, por mês, pode ser normal.

  113. Dr, boa noite, febre no resfriado pode ser a garganta inflamada, pneumonia não é mesmo? Por isso a dúvida, aguardar os 7 dias ou correr pró médico… A febre q me agonia. 🙁

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      A febre não é a inimiga ou doença. É uma reação ao uma doença. O que deve determinar sua ida ao médico é o estado geral da criança, mais do que a febre. Uma criança que tem 39º C de febre, mas que quando a febre baixa se mostra ativa, é um quadro. A criança prostrada continuadamente, outro. Use a sua intuição de mãe.

  114. Sou mãe de gêmeos e eles sempre ficam resfriados e ainda p piorar são alérgicos.
    Nos primeiros dias críticos do resfriado ou gripe,eles não dormem direto e sempre vomitam, o q p mim é o maior agravante, pq não se alimentam direito e ainda vomitam e qndo a gente chega, vomitam tb é uma loucura!!!
    E febre é sempre alta e demora muito p baixar depois de medicados, até mais de uma hora e volta rápido umas três horas depois.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Flavia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre os seus filhos. Mas, o que descreve, é o quadro clássico de viroses, Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  115. Dr boa noite, meu nome é Ricardo, minha filha tem um ano e 3 meses, ainda não havia tido nenhum problema de saúde até colocarmos na creche, agora a cada 10 ou 15 dias ela fica muito secretiva, tosse bastante a noite e tem episódios de febre de 38,6, sou tec em enfermagem e não aguento mais minha esposa falando q eu só sirvo pra cuidar dos outros pois da minha própria filha eu não faço nada, será que tem alguma posição que se eu deitar ela diminui essa secreção aliviando um pouco a tosse?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Ricardo,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, pode explicar para a sua esposa que, nesta idade, as crianças ainda não foram “apresentadas” aos vírus. A cada “apresentação”, um resfriado e fiquem imunes para aquele vírus. Mas, existem muitos outros e é uma época onde a criança parece viver resfriada mesmo. Para dormir à noite, não há uma regra. Algumas crianças ficam aliviadas quando se eleva a cabeceira. Converse com o seu pediatra, pedindo que lhe oriente. Mas, avise à sua esposa que não existem remédios específicos para resfriados.

  116. Bom dia Dr, meu nome e Vanessa tenho uma filha de 3 anos esta um pouco encatarrada e tomando Respiratus, a minha dúvida e se este xarope elimina o catarro pelas fezes??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Vanessa,
      Qualquer secreção será eliminada por onde for expelida. Se a criança tosse, o catarro pode ser eliminado pela boca. Se a criança engole a secreção por não conseguir ou saber cuspir, esta será eliminada pelas fezes. Os xaropes não determinam como a secreção será eliminada.

  117. Jussipaula de Jesus

    Dr eu n intendo eu meu filho estamos criados ah 15 dias a gripe vai e depois renova tudo dinovo só n dar febre dor de cabeça mais ispira e tose eu n sei o que fazer

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhes examinar e orientar.

  118. Rita de Cássia Israel Ferreira

    Acabei de levar meu filho ao pediatra e voltei decepcionada…. Fiquei mais tranquila lendo seu post do que propriamente com o Dr. que me atendeu…. 😊

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rita,
      Obrigado pelo comentário gentil. Por outro lado, lamento que o atendimento não tenha sido adequado ou satisfatório. Na medida em que as pessoas não se sintam bem atendidas, passam a acreditar que ter um pediatra é algo inútil e passam a levar seus filhos, exclusivamente, em serviços de emergência. Pena….

  119. Muito esclarecedor os seus posta,ajuda muito nós pais que como o senhor descreveu agimos assim mesmo,pois temos medo de que um resfriado posso ser outra coisa pior.Meu filho é o sexto dia de febre levei ontem no pediatra e disse que é resfriado, temos que ter paciência mesmo!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marina,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo faz sentido para outra pessoa.

  120. Silvia Paes Gonçalves

    Usei o Decongex em meu filho esses dia atrás, terminou no dia 30.
    Mas ele está muito congestionado novamente, mais já é alergia pela sinusite.
    Posso começar novamente com o Decongex sendo que usei nele 15 dias atrás? Ou é melhor dar outro medicamento?
    Obrigada.
    Silvia, mãe do Gabriel de 11 anos.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Silvia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  121. Ola estava bem aflita antes de lê esse artigo porque meu filho de três anos fica sempre gripado.mas observando melhor. Realmente ele esta gripando facilmente depois que começou frequenta a escola.pois

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Fátima,
      Obrigado por seu comentário. Fico feliz quando o que escrevo faz sentido para outra pessoa.

  122. Dr., meu filho começou a estudar em fevereiro. Desde então, a gripe vai e volta. O que tem me incomodado, agora, é uma tosse que não vai embora. Já dura mais de um mês. Ela começou seca. Medicou-se com desalex e não adiantou. Aí veio a febre. No PS, o pediatra passou amoxicilina. Mas a tosse continua. Já fiz inalação com clenil A e fluibrom, já tomou nac e fluimucil. Por causa da tosse, voltei na pediatra dele, que identificou uma faringite. Aí tomou amoxicilina com clavulanato e predsin. De ontem pra hoje, a tosse está produtiva. Meu medo é mexer com a garganta novamente. O que faço???

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com a pediatra para que ela lhe oriente. De preferência a mesma pediatra que o acompanha ou que o viu pela última vez.

  123. tati mendonça

    Dr. Roberto, tudo bem?!
    Uma dúvida: quando a febre baixa sozinha, sem uso de mediação, é um sinal de que o organismo está conseguindo combater o invasor? Um abraço nosso!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tati,
      Que surpresa boa! O nosso corpo tem um sistema de regulação de temperatura que funciona como um termostato. Se não fizermos nada, a febre vai baixar, ao menos um pouco. Por esse motivo que só devemos medicar uma criança com febre se ele estiver com desconforto. Caso contrário, a febre baixará (e voltará) sozinha. O que pode ser um bom sinal é o espaçamento da febre. Quando a febre espaça, é sinal de que o organismo está conseguindo combater o invasor.

      1. Tati Mendonca

        Obrigada, Doutor! Sempre muito bom conversar com o senhor, mesmo que virtualmente. Quando for possível escrever algo sobre a “adolescência da infância”, seria ótimo. Nosso pequeno completou três anos em abril e estamos um pouco preocupados com alguns momentos de irritacão dele. Até que ponto isso é “típico da idade”? um abraco fraterno.

        1. Dr. Roberto Cooper

          Tati,
          Vou pensar no tema. Boa ideia. Crianças de 2/3 anos são “difíceis”. O importante é que os pais não tenham receio de exercer a sua autoridade. Crianças precisam dessa autoridade e dos limites impostos, para se desenvolverem de forma saudável, apesar de reclamarem muito!

  124. Dr. Roberto, parabéns pelo post excelente, me acalmou muito diante do quadro que minha bebê de 9 meses vem apresentando. Ela frequenta creche e há um mês está tossindo muito, além de coriza, catarro e chiado no peito frequentes. Neste intervalo, teve um episódio febril e passou pelo pediatra, que diagnosticou uma inflamação na garganta, mas não medicou. Quanto à tosse, ele disse ser alérgica. Hoje fui buscá-la na escola porque estava novamente com febre de 37,9. Estou muito preocupada com esse quadro recorrente, além do mais fui informada pelo pediatra que enquanto ela não sarar não posso vaciná-la contra o H1N1. Isso procede? Ela não pode ser vacinada enquanto não sarar? Mas e se não sarar logo, não é mais perigoso contrair a gripe?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Kellen,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Converse com seu pediatra a respeito do melhor momento para vacina-la. Muito provavelmente ele apenas não recomenda que seja vacinada na vigência de um quadro febril.

  125. Dr tenho uma bebe com tres meses e 25 dias ela esta com tosse e a noite o nariz entope ,o pediatra passou infectrim ,filinar e hixizine to com medo de dar tanto remedio pra ela o q me diz?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andressa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha ou a prescrição que foi feita. Quando tiver esse tipo de dúvida, deve perguntar diretamente ao médico, para que lhe explique o motivo de cada medicamento. É um direito seu.

  126. Dr. Roberto boa tarde.
    Minha mãe toma remédio de pressão. Ela mora em Marica e lá nessa época do ano é bem frio. Sempre esta gripada. Ela tomando remédio de pressão pode tomar o KALOBA?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Prescrever um medicamento é um ato médico que deve suceder uma consulta. Sugiro que procure um médico para orientar sua mãe.

  127. Olá Dr..obrigada por ser tão esclarecedor! Estou com uma dúvida! Após qtos dias posso retornar o uso de Predisin? Meu filho tomou faz 10 dias ( por 4 dias, receitada pela medica do plantão, ele tem 3 anos e estava congestionado)agora a pediatra dele receitou novamente junto com inalacao? ( congestionado e tosse) Posso dar tranquilamente? E na consulta eu acabei esquecendo de fazer estae questionamento a ela! Obrigada! Parabéns pelo trabalho!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Juliana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Como o Predsim é um corticóide, seu uso deve ser exclusivamente feito sob orientação médica e o mínimo necessário porque seu uso prolongado ou repetido pode ter efeitos indesejáveis.

  128. Olá Dr Roberto. Só conheci seu blog hoje e adorei. Parabéns.
    Minha dúvida é a seguinte: Existe diferença entre o soro que vem em vidrinhos próprios pra nariz, tipo Sorine, Nasojet, Naridrin, entre outros e o soro fisiológico que vende de litro de fazer inalação? Esse pode ser usado no nariz pra lavar como os de gotinhas?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Kah,
      Não há diferença prática. Os que vêm em vidrinho podem ter um “conservante” que iniba o crescimento bacteriano. Mas é o mesmo soro. A vantagem dos vidrinhos ou jatos é sua praticidade. Do ponto de vista do efeito, o soro fisiológico funciona perfeitamente bem.

  129. Bom Dia Drº Roberto!
    Minha filha de 5 meses ontem começou a apresentar o nariz com muco, entupido…lavei com soro algumas vezes e houve uma golfada apenas com mais muco transparente, continuei lavando com o soro, fiz inalação com soro puro também e ela conseguiu dormir bem.
    Hoje pela manhã levei a pediatra que a acompanha que afirmou ser rinite, receitando remédios como “Rilan” continuamente por 2 meses para tratamento dessa rinite, “Hitizine”, “Salsep” e “Pulmicorte” para ser utilizado nas inalações.
    Eis a minha dúvida: Apesar de essa pediatra acompanhar minha filha desde o nascimento, esse é o primeiro episódio que ela apresenta e além disso tem apenas nariz congestionado como sintoma…não coça o rosto e nem nariz, espirra esporadicamente e não tem tosse, febre e nenhum outro sintoma…diante disso achei que esse diagnóstico foi precipitado para os sintomas e recorrência (inexistente ainda) e medicação exagerada pois ela não está “cansando”, não tem asma e as medicações considerei demasiadamente fortes e sem propósito para uma criança tão pequena e nas condições que te expliquei acima…
    Entendi pelos comentários que o conselho de medicina proibe as consultas pela internet e que também por uma questão de ética é dificil opinar mas gostaria de uma opinião com segurança sobre essa minha decisão…estou no caminho certo? devo buscar a opinião de um outro pediatra ou na sua opinião ela agiu corretamente e eu que estou pensando de forma equivocada?
    Se puder me responder agradeço muito!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rebeca,
      Se você ficou em dúvida, sugiro que procure um outro pediatra para ouvir uma segunda opinião. Principalmente por se tratar de uma bebê com 5 meses que pode estar apresentando um simples quadro viral.

  130. Aline marques da silva

    nossa fiquei ate mais tranquila pois o meu filho esta sempre gripado eu estava ja sem saber oq fazer ele ja tomou varios remédio e nada de melhora

  131. OLA BOM DIA DRº, MINHA FILHA TEM 2 ANOS E 6 MESES, JÁ TA NA ESCOLINHA, DEPOIS QUE COLOQUEI ELA NA ESCOLINHA , ELA GRIPA MUITO RAPIDO, JÁ TEM MAS DE 1 MÊS QUE ELA ANDA TOMANDO MEDICAMENTOS, E NADA DE SARAR ESSA TOSSE, O CATARRO, É PRA ME PREOCUPAR, COM ESSA TOSSE QUE NÃO PASSA? ICO PREOCUPADA COM A PNEUMONIA.
    ESSA GRIPE MAL CURADA…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana Claudia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  132. Meu filho tem 2 anos e meio e esta com febre e com as narinas cheias, sempre que espirra sai bastante e verde posso da-lo decongex plus e quantas gotas

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Jessica,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  133. As orientações passada pelo Dr. Roberto Cooper foram de grande valia para mim. Excelente explicações, parabéns pelo post!
    Forte abraço, Ramila.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Ramila,
      Obrigado por ler o post e deixar seu comentário. Fico feliz quando o que eu escrevo faz sentido para outras pessoas.
      Abraço,
      Roberto

      1. oi boa noite doutor minha filha tem dois anos e seis meses no mês passado ela pegou um vírus q abaixou as plaquetas a 74mil eo leucócitos abaixou pra 2 mil depois de 5 dias de internação começou a aumentar os dois minha pergunta e corre o risco de qualquer vírus abaixar novamente as plaquetas eis leucócitos obrigada desde ja

  134. Caro Dr. Roberto.
    Meu neto foi acometido pela terceira vez com pneumonia. O mesmo vai fazer 3 anos agora no dia 26 de janeiro de 2018. Durante toda sua vida vem tomando todo tipo de antibióticos ao ponte de está vomitando, ou mesmo rejeitando esses medicamentos. Estou muito preocupado com o mesmo. por isso resolvi contar com sua experiencia no sentido de nos da uma luz na resolução. Pergunto-lhe se estes antibióticos fossem aplicados em injeções intramuscular não seria mais eficaz e menos danoso para o estomago e o figado. Por favor nos oriente.
    Grato.
    Silva.

  135. olá dr muito bom seu post, agora me tire uma duvida meu filho todo mes fica fica com gripe sao os mesmo sintomas febre,coriza,espirra e a tosse seca.Na gripe pode dar tanto tosse seca ou com catarro obg.

  136. Dandy paula inacio

    Dr. Roberto preciso de suas orientações. Estou com meu netinho de 4 anos que está com muito catarro, fanhoso, nariz intupido, tosse de vez enquanto, acorda toda hora chorando, teve febre. Hoje mesmo vomitou só o catarro.
    Estou angustiada sem saber como agir nessa situação. Estou morando em Brasilia, o pediatra dele é de Goiânia. Lhe peço por favor me ajuda. Desde de já agradeço pela atenção.
    Dandy

  137. Renata Duarte Bragança

    Prezado Dr. Roberto,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo gentil serviço a tantas mães desesperadas…rs Minha dúvida é a seguinte: sempre falam que febre por 48h deve ser avaliada. Mas se for estado febril, estado geral da criança muito bom, nada além de nariz entupido, não posso aguardar mais um pouco a evolução? Sempre que levo minha pequena de 2 anos por febre receitam antibiótico e corticoide. Uma judiação. Sei que não há como o senhor avaliar sem consulta mas é que sempre me desespero quando a febre dura mais de 48h. Mesmo que seja febre baixa e muito espaçada… Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Renata, a febre em um quadro viral, raramente dura menos do que 3 a 5/6 dias. A questão é que os médicos na emergência, não sabem nada a respeito da família e precisam ser muito cautelosos. Por isso falam em 48h, por isso prescrevem mais remédio do que o necessário. Não é que não sejam bons médicos. Em geral são, mas trabalham com um nível de incerteza muito alto. Por isso o ideal é que a criança tenha o seu pediatra. Aí caímos em outro problema, os planos. Os médicos ficam sobrecarregados e acabam também prescrevendo mais do que o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *