O RESFRIADO COMUM

Começa a esfriar e vamos ter mais uma época onde o resfriado comum é um problema frequente. Apesar de não ser uma doença grave, é uma situação muito desconfortável para a criança e para a família. Todo mundo adoraria que existisse um remédio “mágico” para o resfriado comum. Infelizmente, não existe nada melhor do que a receita de nossas avós: paciência e caldo de galinha!

Resfriado são produzidos por uma infinidade de virus diferentes (Tudo é Virose!) e, por esse motivo, até hoje não de desenvolveu uma vacina eficaz. A vacina contra a gripe, é excelente e protege contra um tipo de virus, o virus da Influenza, que produz uma doença mais grave do que o resfriado comum. Como usamos as palavras gripe e resfriado como sinônimas, podemos ficar com a impressão de que a vacina contra a gripe deveria proteger contra o resfriado comum. Não protege, mas deve ser dada porque protege contra uma doença que pode ser mais grave, a gripe.

O resfriado comum pode produzir uma série de sintomas na criança:

– coriza (nariz escorrendo)

– irritação

– cansaço

– febre

– tosse

– inapetência

Em geral, dura entre 3 a 8 dias para curar, sendo que alguns sintomas, como a tosse, podem persisitir por mais dias, sem que isso, por si só, represente um problema.

O que fazer quando seu filho ficar resfriado? O mais importante é saber que não existe medicação específica que cure o resfriado e que muitas medicações sintomáticas ou não têm efeito ou podem fazer mal. Nunca medique seu filho antes de consultar seu pediatra.  Algumas medidas são muito importantes:

– oferecer bastante líquido para a criança, mantendo-a hidratada e favorecendo a fluidificação das secreções. Secreções fluidas são eliminadas mais facilmente.

– não forçar a alimentação. Se seu filho ou filha não quiser comer, enquanto estiver resfriado, não se apavore. Mesmo que perca um pouco de peso, depois irá recuperá-lo.

– use soro fisiológico no nariz. Pesquisas recentes mostram que essa simples medida ajuda a dar mais conforto à criança e eliminar mais rapidamente o virus. O ideal é que se “lave” as narinas,  ao invés de pingar gotas! Para isso,  existem embalagens que fazem um spray com o soro fisiológico. Mas, apertar vigorosamente o conta-gotas também funciona. Faça essa lavagem das narinas umas quatro vezes ao dia.

– em caso de febre acima de 38º, com mal estar, use o antitérmico a que a criança está habituada ou consulte seu pediatra.

– comidas quentes parecem oferecer mais conforto e até “acalmar” a tosse. De fato, o velho e bom caldo de galinha tem seu lugar de destaque durante um resfriado. Mas, um purê de maçã ou de batata também podem ser opções interessantes.

– deixe seu filho ou filha em casa. Parece uma recomendação óbvia, mas muitos pais querem manter a rotina normal, mesmo diante de um resfriado. Respeite um pouco o novo ritmo da criança, mais cansada e irritada.

– tenha muita paciência. Resfriados são muito chatos e exigem, dos pais, uma atenção e cuidado redobrado que cansa e pode até irritar.

Adoraria poder lhes enisnar uma solução simples, barata, que não fizesse mal à criança que, rapidamente, curasse o resfriado. Infelizmente essa solução não existe. Nenhum remédio colocado à venda, hoje, é eficaz no tratamento de resfriados. E os medicamentos sintomáticos, possuem efeitos colaterais. Por esse motivo, em alguns países como os EUA, são proibidos, antes dos dois anos de idade.

Se eu não tenho solução, posso tentar ajudá-los, respondendo às suas duvidas. Mandem seus comentários, serão benvindos.

283 comentários em “O RESFRIADO COMUM”

  1. Olá… minha filha de 1 ano e 7 meses já está há 15 dias com tosse e nariz entupido ao dormir.
    Começou em um dia que tirei-a do berço às 07:00 da manhã e coloquei-a no carro, que já estava do lado de fora da garagem… na rua, e, estava caindo uma garoa…logo já começou a tossir…o ritmo dela e estado geral estão normais, se alimentando muito bem…o chato é só a tosse que não a deixa dormir.
    há seis meses atrás ela fez um exame com otorrino e não deu refluxo. Ela, direto, tem uma secreção no ouvido (otite serosa). Poderia, essa tosse, ser um resfriado?
    PS: a avó dela ficou com o mesmo sintoma por uns 2 meses… e ela teve muito contato com a avó.
    Ag. contato, por gentileza.

    Thaís

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Thaís,
      Sua filha pode estar com um resfriado comum. No entanto, como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que procure seu pediatra para que ele, depois de examinar a sua filha, lhe dê a orientação adequada.

      1. Izabella Oliveira

        Olá, Dr. Roberto! Bom dia!

        Meu filho tem pouco mais de um ano e há mais de um gripou. Após essa gripe ele continuou com secreção no nariz (não havia escorrimento, somente dava para escutar aquele “ronco”) e agora essa secreção está saindo. Sábado passado levei-o à emergência e a pediatra viu q a garganta estava avermelhada e passou nebulizaçao. Enfim, acabou que gripou novamente, pois já passou o vírus pra mim também! A questão é que ele não quer comer praticamente nada… A única coisa q ele ainda faz é mamar, mas sei que o leite do peito já não sustenta tanto! Já ofereci a madeira (leite com mucilon), sopa, suco, ovos, pão, e ele não quer nada!!., Estou muito preocupada… O que devo fazer? Alguma dica de alimento para que eu tente que ele coma? Muito obrigada, doutor!!

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Izabella,
          Como o blog não substitui uma consulta e o Conselho Federal de Medicina estabelece que consultas pela internet são ilegais, recomendo que procure o pediatra. Mas, de um modo geral, crianças em processo viral ou gripal, perdem o apetite (como adultos). Não é preciso se desesperar e querer alimentar a criança. É melhor se preocupar com a oferta de líquidos. Quanda a criança melhora, o apetite volta.

      2. Dr. Roberto, meu sobrinho está tomando decongex plus com prescrição do pediatra dele, ele está com 1 mês e 4 kilos (3 gostas)…ele já é uma criança bem sonolenta, tem dificuldade para mamar, e agora com esse remédio ele dorme o dia todo, a gente pega ele no colo e o corpo está mole, sem reação…estamos mt nervosos, ele não tem forças para mamar! Sei que não é uma consulta, mas nos ajude com sua experiência! Ele está terminando um quadro de resfriado!

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Quézia,
          Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu sobrinho. Sugiro que ouça uma segunda opinião pediátrica. Em princípio, e segundo o próprio fabricante, este medicamento só deve ser administrado para crianças maiores de 2 anos.

  2. Minha filha de 3 anos e meio, ta sempre pegando um refriado!! Ela se alimenta bem, porem tem alergia a algo que nao sabemos, alem de picadas de mosquitos.. O engracado que ela tosse muito quando dorme! Nos periodos de resfriados e as vezes nao!!! Tbm sempre tosse quando acorda, ou depois de mamar o leite,, porque sera??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rose,
      O fato do corpo humano não ser uma máquina, previsível e mecanicamente repetitiva, dificulta nosso entendimento do seu funcionamento. Às vezes acontece assim, outras, assado. A tosse é um reflexo a partir de estímulos em certos pontos do organismo. Ao engolirmos algo, o líquido ou sólido passa por pontos que são “gatilhos” da tosse na nossa garganta. Se estamos refriados, esses “gatilhos” podem estar mais sensíveis. Após ficarmos deitados um longo período, a secreção pulmonar, aumentada em um resfriado, pode estimular alguns desses “gatilhos” que existem no pulmão também. O fato é que nenhuma explicação será suficientemente completa. A boa notícia é que sua filha está em uma idade onde as viroses ainda são frequentes. Mas, em torno dos 5 a 6 anos, diminuem bastante os resfriados. Se ela, de fato, é alérgica, poderá se beneficiar de um tratamento específico. Fale com seu pediatra a respeito.

  3. Minha filha tem 4 anos,e mudei pra uma cidade nova nao tenho ainda um medico para me orientar,
    poderia me indicar um remedio para tosse e secreçao no nariz, ela tosse mais no periodo noturno,e o nariz nao para de escorrer com secreçao clara(tipo uma aguinha)

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lidiane,
      Existem algumas causas para tosse e secreção no nariz. O remédio para tratar esses sintomas vai depender da causa. Para saber a causa e medicar corretamente, é preciso ouvir uma história detalhada e fazer um exame clínico. Por esse motivo, o blogo não substitui uma consulta médica e não posso prescrever ou sugerir nenhum medicamento. Seria irresponsável da minha parte. O que eu sugiro é que aproveite esses sintomas para procurar um médico para lhe orientar. Espero que compreenda a limitação do blog.

  4. Meu filho tava tossindo bastante e com coriza, tratei só com soro no nariz e inalação com soro, melhorou, mas depois ele pegou uma virose chamada mão-pé-boca, ficou cheio de bollhas e pintinhas vermelhas, consutei o pediatra e dermatologista, depois de uns dias melhorou, agora voltou a tossir de novo com coriza febre 37.6 enjoado não quer comer, será que ele ficou com a imunidade baixa por causa da virose e pegou o resfriado de novo?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elizabeth,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso falar especificamente sobre o seu filho. No entanto, nesta época do ano, não é raro que as crianças tenham episódios repetidos de resfriados. Eventualmente, nem bem um acabou, começa outro. Se o seu filho frequenta creche ou escola, essa situação (de resfriados sucessivos) pode ser mais frequente ainda. Em princípio, resfriados repetidos não significam imunidade baixa. Apenas uma maior circulação viral, com aumento da probabilidade de infecção.

  5. O meu filho tem 2 anos e 4meses ele esta com uma gripe a 5 dias ecom muita tosse e febre de 38.7 e nao passa esta tomando remédio já nao era para ter passado a febre . Ele esta tomando descongex plus e para tosse kotde xarope e tudo que ele come acaba vomitandoeu estou muito preocupada,já nao era para ter passado a febre.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana Paula,
      Como não examinei seu filho, seria irresponsabilidade minha opinar sobre ele. Mas, em tese, uma criança resfriada pode ter febre por mais do que 5 dias. Ainda em tese, se a criança apresenta febre, sem outros sintomas novos, eu diria para esperar mais um ou dois dias, antes de pensar em ser reavaliado. Se a febre persistir por mais de 7 dias, vale a pena voltar no pediatra para ele reexaminar seu filho.

  6. Ola doutor parabens pelo seu blog e pelas suas respostas que sao suficientes para nos entender melhor o que queremos dizer!! Doutor tenho um filho d equatro meses ele esta tussindo a dois dias e começei a administrar um xarope chamado ABRILAR e eu queria saber com quanto tempo passa a tosse porque a dele ainda continua ME AJUDA DOUTOOOOOORRRRR

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Carla,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra sobre a tosse do seu filho. É preciso fazer um diagnóstico da causa da tosse, para poder tratá-la e até lhe dar uma ideia de quanto tempo ela (a tosse) vai durar. Por todos esses motivos, o pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  7. Ola ,bom dia …… meu filho tem 3 anos e 11 meses com a vacina da gripe sempre em dia,sei q a vacina só protege da gripe,mas minha preocupação é um que desde dia 25/02/2014 ele vem gripando em intervalos de 15 a 20 dias e toda vez q gripa ele fica com a garganta inflamada ,levo no pediatra e ele passa amoxilina e prednosolona ,sigo corretamente o tratamento,passa ,mas logo volta tudo novamente,estou eu a 3 da manhã passando por tudo novamente e preocupada…gostaria de saber se tem algum exame q se faça para descobrir ao certo o pq de toda gripe ou resfriado vem junto a infecção na garganta e o pq de intervalos tão curto? Se poder me ajudar eu agradeço .

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Falando de modo genérico, algumas crianças apresentam vários episódios de infecção das vias aéreas. Até 6 a 8 episódios, em um ano, pode ser considerado normal. Se uma criança está em creche, esse número pode ser maior. Até os 4 a 5 anos, a maior parte dessas infecções é de origem viral. Para evitar o uso frequente e indevido de antibióticos, é possível, a cada epsiódio, realizar um teste simples, chamado strep test. Este teste, só disponível na rede privada, identifica se o estreptococo está presente. Se estiver, fica justificado o uso de antibióticos. Sugiro que converse com seu pediatra sobre o seu filho, especificamente. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  8. Olá Dr. Bom dia. Meu bebê tem 8 meses, e tem quatro dias que não quer se alimentar (nem de mamá), ele esta sendo tratado de bronquiolite, mas o que me preocupa é a falta de apetite!! ontem ele tomou apenas 200 ml de leite o dia todo!!! tem algo que eu possa fazer pra ajudar nesse qadro?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Joelma,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.Crianças com bronquiolite podem perder o apetite, que será retomado quando ficarem boas. Recomendo que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  9. Adriana Santos

    Boa noite Doutor! Meu filho tomou a vacina da Influenza a primeira dose em junho do ano passado . Minha dúvida é se etem que esperar um ano da primeira dose ou não? Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Adriana,
      A vacina contra a Influenza, habitualmente é dada em duas doses, com intervalo de um mês entre elas, na primeira vez que a criança é vacinada. Nos anos seguintes, deverá tomar apenas uma dose. Mas, esta é uma vacina cujo conteúdo varia a cada ano, obedecendo ao que determina a OMS. Sugiro que fale com seu pediatra ou leve seu filho, com a sua carteira de vacinação, a um posto de saúde, para que lhe orientem.

  10. Minha filha tem 3 anos e desde os 5meses ela pegou bronquiliti e depois disso toda vez que chega o frio ela fica com tosse e piora quando chega anoite

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marisa,
      Algumas crianças que tiveram bronquiolite quando bebês, ficam com uma “sensibilidade” maior e reagem de forma mais intensa. Sugiro que converse com seu pediatra para ver se é possível tentar alguma medicação preventiva para estas tosses.

  11. Olá dr, meu filho está com 7 meses e tosse há 20 dias. Começou a tomar amoxilina para infecção no ouvido e xarope com corticoide para a tosse há 3 dias. A febre que ele apresentava até então passou porém a tosse parece que piorou!! Não queria levá-lo novamente ao hospital, o que acha q posso fazer?? Ele acorda na madrugada chorando e tossindo…

  12. Bom Dia dr! Meu filho tem 9 meses e esta com o nariz entupido e fica escorrendo durante o dia, mas ele se alimenta normalmente nao teve febre. Gostaria de saber se preciso me preocupar ou se preciso levar ele no medico. obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Eliane,
      Só você que está vendo seu filho será capaz de avaliar se deve se preocupar e levá-lo ao médico. Opinar pela internet seria irresponsabilidade minha.

  13. Olá tenho uma menina de 2 anos e 2 meses , já faz duas semanas que ela pegou um resfriado , os sintomas que ela tem é muita tosse uma tosse cheia , nariz escorrendo ,mas não a febre e tambem esta normal pra comer se alimentando bem e com energia pra brincar , mas estou preocupado pelo tanto de tempo que está assim e por essa tosse tão cheia , isso é apenas um resfriado mesmo?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Brunna,
      Para responder à sua pergunta (isso é apenas um resfriado?) seria necessário examinar sua filha. Por isso o blog não substitui uma consulta e recomendo que a leve ao pediatra para que ele possa lhe orientar.

      1. Olha me desculpe mas então se você não pode responder as perguntas que lhe são feitas por aqui porque tem este blogue ( você só sabe dizer o blogue não substitui uma consulta consulte um pediatra ) Me polpe

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Brunna,
          Muito obrigado por seu comentário. Certamente muitas pessoas que se sentem decepcionadas com a resposta de que um blog não substitui uma consulta se sentiram representadas por sua crítica e questionamento a respeito de porque escrever um blog. De minha parte, me permite tentar explicar um pouco melhor porque escrevo o blog e este não substitui uma consulta.
          Escrevo o blog porque me parece que a internet é um bom meio de divulgação de informação. O que se coloca na internet circula livremente e pode ser acessado por muita gente. Imaginei que escrever a respeito de temas pediátricos, de forma objetiva, poderia ser útil para quem tivesse interesse nos temas que abordo. Portanto, o objetivo do blog é o de divulgar informações relacionadas à saúde da criança e do adolescente.
          Fazer um diagnóstico, emitir uma opinião ou sugerir uma medicação, se constitui em um ato médico que exige algumas etapas impossíveis de serem feitas pela internet. A primeira, é uma história clínica completa, abrangente. Isso poderia ser feito pela internet, até de forma interativa (chat)- que não tenho no blog. Uma entrevista, além de trazer informações, revela um pouco do perfil da pessoa, suas preocupações e ansiedades. Em pediatria, durante a entrevista, o pediatra pode observar a criança, seu estado geral, comportamento etc. Depois dessa conversa, fundamental na medicina (nem sempre feita pelos médicos), vem o exame físico. Esta parte não pode ser feita pela internet. Um mesmo sintoma ou queixa pode ter mais de um motivo e o exame físico pode mostrar isso. Por exemplo, uma dor na barriga, tanto pode ser gases, como uma apendicite. Uma tosse pode ser um simples resfriado, uma alergia, uma asma ou uma pneumonia. Somente o exame físico vai orientar o médico. Depois do exame físico, talvez o médico queira pedir exames complementares (infelizmente, se faz cada vez menos história e exame físico e se pede mais exames complementares). Depois, é preciso juntar isso tudo para propor um tratamento. Se, ao vivo, já é difícil e complexa uma consulta, implicando em uma enorme responsabilidade do profissional ao decidir por este ou aquele diagnóstico, pela internet é impossível. Palpite, opinião, sugestões, entre leigos, como acontece em vários foruns, não podem ser confundidos com consulta e diagnóstico médico. Do ponto de vista ético (temos um código de ética), não podemos prescrever sem examinar um paciente. Portanto, a internet, ainda (quem sabe se no futuro será diferente) não nos permite examinar uma pessoa.
          Veja que divulgar informação e fazer uma consulta são coisas diferentes. Mas, ambas, devem ter qualidade. Aí entra um outro ponto. Que garantia você teria de que o que eu prescrevesse seria de qualidade. Será que eu sou pediatra mesmo? Será que eu sou médico? Qualquer um pode abrir um blog e dizer que é médico! No caso, sou médico e pediatra, mas, você não tem como saber isso, exceto se for no site do Conselho Regional de Medicina e colocar meu nome e achar minha inscrição. Quantas pessoas fariam isso?
          Espero que perceba pelo tamanho da minha resposta que seu comentário foi muito bem-vinda. Adoraria explicar isso para outros pais. Adoraria demonstrar que o valor de uma consulta, da relação que se estabelece é muito maior do que uma simples informação, por melhor que seja (escrevi um post sobre a importância da consulta). Acredito que todos nós temos o direito a uma consulta feita de forma correta- história clínica detalhada, exame físico criterioso, talvez exames complementares e, orientação terapêutica. Ninguém deve aceitar uma consulta sem essas etapas, corrida, cheia de exames complementares e pouca história e exame físico.
          Se você ainda tiver crítica ao que lhe respondi, não hesite em manifestá-las. Espero que continue lendo o blog, como uma fonte de informação e esclarecimento.
          Cordialmente,

        2. Dr. Roberto Cooper

          Brunna,
          Além da longa resposta que lhe dei, existe um aspecto legal. O Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução em fevereiro de 2015.A nova resolução proíbe a oferta de consultoria médica a pacientes e familiares em substituição à consulta presencial – pela internet ou telefone, por exemplo.
          Assim, o médico que fizer uma consulta pela internet ou pelo telefone será passível de punição. Uma vez mais, obrigado por me dar a chance de falar sobre este assunto.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Alessandra,
      Sugiro que converse com o pediatra para que ele possa lhe orientar. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, além de ser ilegal, pelo Conselho Federal de Medicina.

  14. ola doutor, minha filha te 1 ano e10 meses e começou ir a creche, duas semanas depois ficou gripada e começou a tossir ate vomita toda hora, alem da febre que variava de 38° a 40° parou de comer tudo durando assim 16 dias, e entao parou tambem a mamadeira, consutei ela duas vezes e eles falavam que ela nao tinha nada, por causa dela fiquei gripada e constou pneumonia, mais ela nao deu nada, porque? depois de uma semana que ela melhorou voutei a mandarpra creche ficou uma semama la e agora começou tudo de novo com os mesmos sintomas. o que eu faço? ela ja perdeu 4 quilos e nao ta comendo ela ta com 10kl.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Djenifer,
      Crianças em creche podem ter vários episódios de virose. Algumas parecem estar permanentemente doentes. Sugiro que converse com o pediatra (escolha um em quem confie) para que ele possa lhe orientar. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, além de ser ilegal, pelo Conselho Federal de Medicina.

  15. Glaicia Barbosa

    Olá, meu bebê tem 8 meses ele sempre foi ruim pra comer mas comia maia agora ele gripou, com o apontamento dos dentinhos e esta com o nariz escorrendo e quando vai dormir entope e quando
    começa a comer tem ancia de vômito e fica querendo provocar devo levalo ao médico?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Glaicia,
      Se você está em dúvida, talvez deva levar seu bebê ao médico para lhe orientar. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, pela internet.

  16. Boa tarde doutor,,,,tenho um filho de dez meses,,,e ele tem oito Dentinhos,,e sempre q nasce um dente ele ffica meio resfriadinho,,esse esfriado esta relacionado com o nascimentos dos dentes ou pode ser só uma conhecidencia??obrigado…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      A sua observação tem muito valor. Afinal de contas, se toda vez que nasce um dente ele fica resfriado, parece ser mais do que uma simples coincidência. Mas, a literatura médica ou os estudos bem feitos, não comprovam o que a sua observação revela. Do ponto de vista do conhecimento científico, não haveria uma relação de causa e efeito entre o nascimento dos dentes e febres ou resfriados. Mas, a ciência, por definição, é uma verdade transitória!

  17. kamila silveira

    Ola Dr.! Meu bebe tem 10 meses… desde o final de fevereiro ele esta com uma tosse chata com pouco catarro que começou com uma laringite (tbm ja teve febre… um resftiado atras do outro)… va fizemos 2 rx e o pulmao ta limpo… agora de novo a tosse piorou pq veio mais um resfriado com corisa. O resfriado sempre vai enbora mas a tosse fica… que eu faço??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Kamila,
      Como o blog não substitui uma consulta e o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que o médico faça uma consulta ou prescreva, pela internet, recomendo que procure o pediatra para que este lhe oriente.

  18. Olá Dr.!
    Meu filho resfria muito e também anda tendo agumas crises de diarréia. Acabou de sair de uma crise de diarréia e resfriou e há 4 dias com febre acima de 38 tosse, coriza, e sem se alimentar . Só aceita água e toda hora quer beber aponto de vomitar. Fico sem saber se levo no hospital ou não pois geralmente o que mandam fazer eu já faço em casa. Nebulização com soro, antitérmico. O que muito me preocupa é que dou o medicamento para febre e três horas depois ele já está com a temperatura acima de 38 . Por favor me oriente! Ele só tem consulta com a pediatra semana que vem e já é retorno.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Renata,
      A internet não substitui uma consulta. Além disso, o Conselho Federal de Medicina, com razão, proíbe o médico de fazer consultas pela internet. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço, nem examinei. Sugiro que antecipe a consulta com o pediatra.

  19. Andréia Kowales

    Boa noite Doutor, tenho uma dúvida em relação ao atendimento de Pediatras em hospitais, se puder esclarecer agradeço.
    O Hospital que aceita meu plano de saúde na minha cidade, é maternidade também, então tem Pediatra 24 horas de plantão, meu filho tem 11 meses e toda vez que preciso levá-lo ao Pronto-socorro do Hospital ele só é atendido pelo Clínico geral, ou o médico de Plantão (que nunca é um Pediatra), portanto minha dúvida é a seguinte, eu tenho direito de exigir que meu filho seja atendido pelo Pediatra, já que existe essa especialidade no Hospital.
    Já fiz essa pergunta lá eles dizem que se o médico que atender a criança achar esse procedimento necessário então ele a encaminhará para o Pediatra, do contrario será atendido pelo clínico mesmo, da ultima vez o clinico receitou Ibuprofeno para ele, deu alergia, o diagnóstico era o de garganta inflamada, ele tenha 9 meses, após levei ao Pediatra que disse que raramente criança com essa idade tem problemas de garganta…Posso exigir então ser atendida pelo pediatra, se sua resposta for positiva me forneça a lei tanbém que da próxima vez farei valer meu direito.
    Obrigada, seu blog é muito bom.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andréia,
      Não há lei, nem há como exigir que seu filho seja atendido por um pediatra. Em muitos países desenvolvidos, a pediatria é considerada uma especialidade que só pode ser consultada depois que o paciente passou por um clínico geral ou médico de família. Por outro lado, o ideal é que tenha um pediatra que possa lhe atender, fora do pronto-socorro. O pronto-socorro deveria ser utilizado exclusivamente para emergências e o restante dos atendimentos feitos pelo mesmo pediatra que passaria a conhecer a criança. Uma criança de 11 meses, saudável, teria poucos motivos, em princípio, para precisar usar o pronto-socorro, várias vezes.

  20. camisa zaborski

    Bom dia Dr. Que blog maravilhoso!
    Pois bem m, eis minha duvida, espero que você possa Mr ajudar: Tenho um bebe de 1 ano e 10 meses que entrou na escola ha 3 meses e desde então tem tido uma serie de resfriados, sempre levo ao medico ou LIGO ao pediatra e sigo as orientações. Ontem de noite percebi uma coriza transparente nele, e a noite ele começou a tossir. Com a tosse, ele se enasgou e acabou vomitando. Mas, logo depois, brincou normalmente. Minha maior preocupação é, semana que vem temos uma viag marcada para outro estado, que ja está programada ha quase 1 ano, e nao qero leva-lo resfriado, tenho muita dó. Você acha que esses sintomas que citei (coriza e tosse) ja são os suficiente para leva-lo ao pediatra? Tendo em vista essa viagem que faremos? Ou deveria esperar por nao ter catarro ou febre? Fico no aguardo. Muito obrigada e parabéns pelo blog!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Camila,
      Obrigado por participar do blog e pelas palavras gentis. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que um médico faça consultas, pela internet.Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado. De um modo genérico, sem falar do seu filho, não há como se “prevenir” um resfriado de acontecer. Desta forma, fica a seu critério se deve ou não consultar seu pediatra,ou esperar mais um pouco. Espero que entenda esta limitação do blog.

  21. Olá minha filha esta gripada á 6 dias e com febre, oque posso fazer além de dar o ibuprofeno, desloratadina e bastante líquido?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Veronice,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  22. Bom dia! Volta e meia a pediatra da minha filha manda fazer nebulização somente com soro, no entanto ouvi de algumas amigas que ouviram barbaridades do médico de plantão no hospital qnd comentaram ter feito o mesmo… Disseram q ñ se deve fazer isso que piora o quadro. Procede essa informação ?! Ou existem casos específicos q isso ñ pode ser feito?! Confesso q ainda ñ tive oportunidade d questionar a pediatra dela sobre isso.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Nice,
      Nebulizar com soro fisiológico, em princípio é algo inócuo. Isto é, não há nenhuma efeito colateral indesejável, como também não há nenhuma evidência de que contribua para a melhoria do quadro respiratório. Algumas crianças podem se sentir melhor, outras não. Mas, não há como piorar o quadro. Já o uso de jatos de soro fisiológico (ou produtos à base de soro fisiológico) no nariz, em alguns estudos se mostrou com benéfico nos quadros de resfriado. Portanto, se a opção for entre nebulizar e fazer jatos de soro no nariz, aparentemente esta última seria a melhor alternativa.

      1. Pois então, não dá pra entender por que dos xingamentos, no hospital. Essa amiga em questão, disse que o médico (em um hospital particular de Porto Alegre) falou horrores em tom de voz alta, que ela não deveria fazer isso pois poderia ter matado a filha dela asfixiada devido ao volume de secreção. Foi aí que fiquei em dúvida de fazer ou não na minha filha, várias vezes evitei de ir a plantão por fazer a nebulização, e ela colocar a secreção pra fora e melhorar e dormir. Obrigada pela resposta Dr.

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Nice,
          Não posso opinar sobre eventos que não testemunhei. Como lhe disse, a nebulização é de eficácia duvidosa (não tem grandes efeitos positivos), mas, não tem efeitos negativos.

  23. Boa tarde Drº!
    Minha filha, 1 ano e 6 meses, esta com garganta inflamada, tosse com secreção, febre, nariz com coriza. Levei-a ao pediatra, segunda 29/04, e o mesmo receitou NOVAMOX suspensão (12h/12h por 10 dias) e dipirona (febre acima de 37,7). O dipirona ela tomou somente 1x pois a febre não aumentou mais, manteve até 37,7/ 37,8, o NOVAMOX continuo, porém ela esta com diarreia desde segunda, ou seja, há 3 dias, é normal ou devo retornar com o pediatra?

    obrigada, Gisele!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gisele,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. O uso de antibióticos pode produzir diarreia. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente quanto à melhor conduta, para este caso.

  24. Boa tarde!
    Meu filho de 1 ano e 6 meses está com uma tosse desde última sexta feira(há 5 dias). Então o levei ao pediatra no domingo que diagnosticou resfriado comum e receitou dois xaropes para usar em uma semana além de inalações… Porém a tosse não passa e o nariz muito entupido e com muita coriza…Demora tanto para um resfriado sarar? será que devo levá-lo ao PS novamente? A tosse e a congestão nasal o incomoda muito tadinho!!! Fico Aflita.
    Aguardo Retorno.
    Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Iacy,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. A tosse é um sintoma que pode demorar até 14-18 dias para desaparecer. Mas, se está em dúvida, sugiro que procure um pediatra. De preferência o que acompanha seu filho, evitando as idas ao PS, onde cada vez é um médico diferente.

  25. Boa noite! Meu filho de 2 anos e 10 meses apresenta tosse ha 1 semana e febre ha 5 dias, leveio ao pediatra no 3° dia de febre, mencionei que ele tb apresentava catarro amarelado no nariz, o medico receitou ambroxol e decongex. Estou medicando e lavando o nariz com soro. Mas to preocupada pois ele continua com a febre, que trato sempre ao chegar nos 38. É normal a febre persistir assim? Ele tem agido normal, sem abatimento nesmo durante a febre, so o apetite que diminuiu bem.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sem falar especificamente do seu filho, os quadros virais podem ter febre que perdure por 7-8 dias. No entanto, se você está em dúvida ou preocupada, retorne ao seu pediatra para este reavalie seu filho.

  26. Olá dr. Roberto.

    Por favor, preciso de uma explicação… É habitual ou normal que dos olhos de um bebê de 2 anos solte secreção esverdeada durante uma gripe? É uma reCao comum? Ou seria mais um quadro de alguma infecção nos olhos como conjuntivite, por exemplo?
    Att,
    Mariana

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariana,
      Algumas crianças apresentam uma secreção esverdeada durante um resfriado. Isso pode ocorrer porque o canal lacrimal se comunica com o nariz e o muco ou secreção nasal podem ascender, aparecendo no olho. Não é algo comum, mas também não pode ser considerado raro. Em geral, quando há infecção, como uma conjuntivite, o branco do olho fica mais congestionado (vermelho). No resfriado, apesar da secreção, o branco do olho continua branco.

  27. clovis Diego

    Doutor minha filha ta com resfriado e com catarro e fica mas de sete horas sem comer , e ela so tem 10 meses o que eu faço? Obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Clovis,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que converse com um pediatra para que este lhe oriente.

  28. rita cardoso barbosa

    estou com tosse e o nariz intupido a quatro dias e nao melhora dijeito nenhum.nao consigo nem dormir.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rita,
      Resfriados são assim mesmo. Levam em torno de uma semana para ir embora. Como Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet, o blog não substitui uma consulta médica.Seria uma irresponsabilidade minha opinar sobre o seu caso. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que converse com um médico para que este lhe oriente.

  29. Júlia Alves Pereira

    Sei que a pergunta não é exatamente sobre filhos, até porque tenho 15 anos (eu sou a filha rs) mas sou curiosa então gostaria de perguntar (mesmo que vc não me responda). porque quando ficamos resfriados ou gripados temos falta de apetite?

    PS: Desculpe minha ignorância mas na verdade não sei muito a diferença entre gripe e resfriado

    Obrigado pela atenção de quem leu meu cometário 😀 até

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Julia,
      Vou começar respondendo pelo fim. Na língua portuguesa, gripe e resfriado costumam ser usados como sinônimos. Do ponto de vista técnico, gripe seria produzida por um tipo de vírus mais agressivo (virus da influenza), enquanto os resfriado são produzidos por centenas de vírus menos agressivos. Esta confusão entre gripe e resfriado é muito comum.
      Quanto a perder o apetite, em parte é porque quando estamos doentes, o corpo quer repouso. Qualquer coisa que dê trabalho (como fazer a digestão, andar etc.) o corpo se defende, ficando quieto no seu canto. A pessoa realmente doente não quer levantar, ler, ver TV etc. Só quer que a deixem em paz! É uma defesa do corpo. O outro motivo é que o paladar é dado, em grande parte pelo olfato. Quando ficamos resfriados, perdemos parte do olfato (não sentimos os cheiros) e isso pode explicar parte da perda do paladar.
      Sugiro que leia o post da penúltima semana- Era uma vez um nariz. Acho que vai te dar algumas informações também.

  30. Meu filho tem 2 anos e 1 mês , começou o resfriado com uns espirros depois uma coriza, sentiu dor de ouvido no terceiro dia, 5 dias saiu uma secreção muito verde pelo nariz, os olhos ao acordar com muita ramela no quinto dia, parece que ele só piora😔, o que eu faço ??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ledinice,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Recomendo que procure um médico para que possa lhe orientar e tranquilizar.

  31. Olá doutor, tenho um filho de um ano e 6 meses que ha 15 dias está tossindo, no início levei-o ao médico e com a medicação passou a febre e voltou o apetite e a energia para brincar, no entanto as vezes ainda apresenta tosse com catarro e isso tem tirado meu sono de tanta preocupação. É normal que a tosse e o catarro permaneçam além dos outros sintomas?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Leidiana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Recomendo que procure o pediatra para que possa lhe orientar e tranquilizar. De um modo genérico, sem falar do seu filho, a tosse é um sintoma que leva mais tempo para desaparecer, do que a febre, por exemplo.

  32. Cristiane Chagas

    Doutor bom dia,gostaria de saber se eu posso dar ao meu filho de 3 anos e 11 mês a vacina da gripe ,por ele está resfriado ,está com tosse ,e nariz escorrendo ,está já tomando medicação e fazendo inalaçao mais fico preocupada se terá alguma reação dano a vacina da,com ele desse jeito tem algum problema,ou espero pouco mais para ele melhorar

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cristiane,
      Sugiro que pergunte ao seu pediatra. Do ponto de vista puramente técnico, uma criança resfriada, poderia receber a vacina. No entanto, na prática, os postos de saúde evitam fazê-lo.

  33. Dr a febre acima de 39 é somente em quadros infecciosos ou um resfriado pode causar esse tipo de febre também?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana,
      Um resfriado é um quadro infeccioso. É uma infecção viral que pode produzir febre acima de 39ºC. A temperatura não é um indicador do tipo ou gravidade da infecção.

  34. Meu filho tem 8 meses e está gripado e febril, a pediatra receitou prelone fosfato sódico prednisolona, li a bula mais achei confusa pode me orientar por favor ? obrigada!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Bárbara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que peça orientação à pediatra que fez a prescrição.

  35. Oi, meu filho tem 8 anos, está com febre faz 6 dias hoje. Já levei em 3 médicos, está tomando antibiótico de 8 em 8 horas mas a febre não passa. Ele está com dor no ouvido, por isso o antibiótico. Só gostaria de saber se é normal persistir esta febre? Desde já, obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Bruna,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De modo genérico, se uma criança tem uma doença causada por uma bactéria, não é razoável que ainda tenha febre, após 6 dias de tratamento. Ou o antibiótico não está agindo contra o tipo de bactéria que está causando a infecção ou pode não se tratar de uma infecção bacteriana. De toda forma, uma criança que persiste com febre por 6 dias deve ser reavaliada. O ideal é que seja reavaliada por um médico que já a tenha examinado antes. Levar em quarto médico não seria recomendável porque é como se fosse a primeira vez (para aquele médico, é).

  36. lindalva dos santos silva

    Ola,dr como vai, td bm? Tenho um bb d 5 meses é prematuro agora ta resfriado, teve febre de 38.1° eu dei dipirona pode? Levei no clinico passou SEUIM pode? Mim responda por favor!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lindalva,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que siga as orientações do seu médico.

  37. Minha filha tem 3anos ela ta com nariz entupido faz quase 2meses k ela ta gripada e toda semana quase ela tem febre de 38,9 e normal por causa da gripe

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Beatriz,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que leve sua filha ao pediatra para que este possa lhe orientar.

  38. Mariana Souza leite

    Boa noite Dr Roberto
    Minha filha tem 10 meses e está a 15 dias teve reniti catarral tomou 10 dias de antibiótico amoxil e após os 10 dias ela voltou a tossir muito e nariz escorrendo teve febre de 37.8 na terça pela manhã dei tylenol depois teve febre novamente na quarta pela manhã tb de 37.8 e a febre voltou na quinta a tarde com 37,8 e a noite chegou a 38.4 aí dei a novalgina!! Levei no pediatra na quarta e segundo ele e gripe e passou antialergico e antitérmico se febre, mas a tosse não passa diminuiu um pouco mas não acaba!! Após 72 horas devo levar novamente ou fazer exames de sangue e urina!???

    Desde de já agradeço

    Mariana

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que seja reavaliada pelo mesmo médico. O exame clínico, evolutivo, tem muito mais valor do que exames complementares. Por isso é importante que um mesmo pediatra acompanhe a criança.

  39. boa tarde, dr, venho enfrentando meses dificeis com meu filho, ele tem 1 ano e 5 meses, mudei do interior pra capital tem 5 meses e ele todo mes pega uma dessas viroses, ja teve roseola, estomaite coxisae, resfriado, e agora resfriado com mta tosse e febre.. levo sempre nas emergencias medicam, sera que nao seria o caso dele tomar um leucogen ?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Milena,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Crianças entre um e dois anos podem apresentar vários episódios virais, sem que tenham nenhuma alteração na sua imunidade. Quanto a levar seu filho em emergências, acho sempre melhor que uma criança seja examinada pelo médico que a acompanha e já a conhece. Quanto ao Leucogem, não existem trabalhos científicos que comprovem a sua eficácia.

  40. Doutor me ajude por favor…
    ha exatos 4 dias meu filho de 4 anos não come nada na ultima quarta feira dia 27/05 levei ele ao medico pois ele havia tido febre de 39.5°C e o médico diagnosticou infecção na garganta. Passou amoxicilina e cetoprofeno ele esta com uma coriza bem esverdeada e com sangue quando ele assoa o nariz e esta com um pouco de tosse mas o que me preocupa é que desde quarta ele nao come nada não bebe leite a unica coisa que ele quer é água até acorda de madrugada pedindo agora comer nada aparentemente ele já perdeu alguns quilos pois o alimento dele em 4 dias só é água levei ele ao médico novamente e ele disse que não pode fazer nada que por enquanto ele vai ficar assim depois ele volta a comer em dobro. Mas durante essa espera eu estou perdida e muito preocupada pois ele só fica na cama não brinca só quer dormir por me de uma luz pois não sei mais o que fazer muito obrigada pela atenção.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lidia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que o seu filho seja reavaliado pelo mesmo médico que já o examinou e fez a prescrição. Ficar mudando de médico, faz com que, toda vez, seja uma primeira vez. Muitas vezes o médico precisa acompanhar a evolução e resposta aos remédios para poder traçar uma estratégia.

  41. bom dia Dr roberto queria pedia uma ajuda pois meu filho toda fez que fica gripado ele fica muito cansado , ritado ,não que come e da febre.me ajude por favor

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Silas,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que entenda esta limitação. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

      1. Boa noite Doutor tenho uma duvida minha filha de 1 ano e 7 meses estava com febre na quarta feira dia 3/6 levei no pediatra e ela estava com infecção na garganta estava até com secreção (pus) ela receitou amoxicilina e ibuprofeno para febre então desde quanta a noite esta sendo medicada mais ainda esta com febre quando o efeito do remédio passa queria saber se é normal a febre continuar mesmo estando medicada ou é melhor leva-la novamente ao medico ou devo esperar mais um pouco ? Obrigada desde já!

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Ana Paula,
          Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet. Sempre que tiver dúvidas, o ideal é falar com o pediatra.

  42. Olá, meu filho começou um resfriado, mas não teve febre, mas esta muito cansado, é normal esse cansaço? Da outra vez que ele ficou assim a doutora passou 5ml de soro com 3 gotas de berotec, mas fica todo mundo me falando que é perigoso usar o berotec, mas se não usar essa medicação junto com o soro a doutora disse não adiantar de nada, que vai ser tipo eu fazer só com água, não sei o que faço, me ajuda Dr Roberto. Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Verônica,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet.

  43. Ola. Meu filho tem 2anos e 10 meses. Ja faz um mes que estamos passando por tudo que foi citado no inicio do mes foi diagnosticado otite tomou dex dias de antibiotico mais desalex durante a otite nao tinha tosse acabou o medicamento no dia seguinte comecou tosse. Levei ao otorrino disse estar curado e com secrecao mas pulmao limpo.. passou outro antialergico predsona acho pir cinco dias.. ja tomou continuou os sintonas.. semana passada levei novamente passou seiki seis dias e mais antialergico agora polaramine nao comprei comecei com o desalex e o seiki terminou de tomar na terca dessa semana.. mas tosse continua essa noite teve ate vomito.. so quer saber de mama e hj esta saindo muita secrecao amarela do nariz e comecou sair dos olhos toda hora esverdeada ele esta um pouquinho quente ja dei paracetamol… agora estou perdida nao sei mais o que fazer por favor me orienta.. nos olhos e comummm sair tbem ah.. ele frequenta escolinha mas ontem nao teve nem hj.. obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marcela,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que tenha um pediatra de confiança que possa acompanhar seu filho e ver como ele evoluiu. Nem sempre conseguimos fazer um diagnóstico em uma única consulta e a evolução da criança vai nos dando “pistas” de qual caminho seguir. Se, a cada vez, um novo médico examina a criança, é sempre uma “primeira vez” e as chances deste profissional pedir exames ou trocar a medicação, sem fazer um diagnóstico, aumentam. Por isso é importante o pediatra que acompanha a criança.

  44. ola boa tarde
    minha filha tem 1 anos e 2 meses e esta com uma tosse e o nariz escorrendo fica so chorando e foi depois q ela tomou a vacina q ela ficou assim
    estou dando remedio por conta dei dipirona ,tem alguma contra indicação a isso dei o dipirona por causa da febre …

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Michelle,
      Os sintomas da sua filha não têm relação com a vacina. Foi coincidência. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente com relação à medicação.Espero que compreenda esta limitação da internet. De um modo geral, a dipirona só tem contraindicação para as pessoas com alergia a esta substância.

  45. cleusa pereira da rocha alves

    ola,minha tem mais de 15 dias tendo febre,comesou com uma cripe e der de gar ganta, mas já melhorou da garganta e ainda continua temdo febre quase tds dias, fica boa ,depois a febre volta traves,o medico disse que da gripe mas já vai fazer quase 25 dias. me ajude o que pode ser

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cleusa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Sugiro que converse com o pediatra que já a examinou. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Vania,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que leve sua filha ao pediatra para que lhe oriente.

  46. Olá doutor, minha filha com 4 meses pegou um resfriado q permaneceu durante 1 mês com muita tosse, corrisa e mt catarro q a te se engasgava, levamos ao pediatra umas 4 vezes, de todas as idas ela passava um remédio diferente, e nada servia, até chegar ao berotec e atrovent, q ufaaa for fim serviu,ela pediu q fizéssemos 4 vezes ao dia 2 de berotec 4 do atrovent e 5 ml de soro , durante 5 dias, ela melhorou. .e agora com 6 meses e 20 dias ela gripou de novo e está com rouquidão e nariz entupido, será q posso fazer a nebulização com 1 gota de berotec e 3 de atrovent, ou será cedo pra isso ? E afinal fazer a nebulização só com o soro resolve ou é mito? Desde já agradeço doutor !

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Valéria,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha sugerir uma prescrição, sem ter examinado a sua filha. Não recomendo a auto medicação. Sugiro que procure o pediatra que a acompanha, para que ele a oriente.

  47. Viviani kuster

    Ola dr! Meu filho tem um ano e cinco meses e desde ontem ta com febre e espirrando e com o nariz escorrendo, ja dei dipirona e ibuprofeno mais a febre n abaixa o que eu devo fazer levar ao hospital? Me ajude por favor desde ja obrigado!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Viviani,
      Como o blog não substitui uma consulta e consultas médicas pela internet são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina, recomendo que, sempre que estiver em dúvida quanto à saúde do seu filho, não entre na internet mas, leve-o a seu pediatra. O pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar. Nem tudo precisa ser visto, imediatamente, pelo pediatra. Mas, se a mãe está em dúvida ou com alguma preocupação maior, é bom levar para poder se sentir mais tranquila. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  48. Boa noite Doutor, minha filha tem 3 anos e 4 meses. Três semanas atrás apresentou gripe, febre e garganta inflamada, levei em um hospital publico onde foi atendida por um clinico geral que receitou amoxilina e decongex, depois de dois dias já não apresentava febre nem dor na garganta, mas tomou por 6 dias. Assim que parou de tomar a amoxilina continuou com secreção no nariz e tossindo, levei novamente no hospital e foi atendida por outro clinico que receitou bialerge e acebrofilina por 6 dias que já se passaram, mas a secreção pelo nariz e a tosse à noite continuam, sendo somente esses sintomas, pois o resto está tudo normal, se alimenta, não tem febre, sempre animada.
    O detalhe é que ultimamente na cidade onde moramos de dia permanece frio à noite esquenta ou vice versa, mudança de clima quase todo dia.
    Minha dúvida é se resfriado comum dura mais de 15 ou 20 dias?
    Se essa mudança de clima pode ter algo relacionado com o estado de saúde da minha filha?
    E uma criança com pouca tosse e coriza por mais de 15 dias é preocupante ou normal nessa época do ano?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Rildo,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Minha sugestão é que consiga que sua filha seja atendida pelo mesmo médico, de forma seguida. Isto é, um médico que possa ter uma visão de seguimento, de evolução do quadro. Se cada vez for um novo médico, será como uma primeira vez e a tendência vai ser de mais exames e/ou mais remédios.

  49. Dr meu filho tem 7 meses ele teve uma gripe que durou 1 meses quando ele Estava melhorando tomou a vacina da gripe e da de 6 meses gripou novamente e ele tem bronquite tbm, nao ta consiguindo durmir com o nariz escorrendo ate esses dia depois parou mais ta querendo voltar, e ta com tosse muita

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Jonathan,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure o pediatra para lhe orientar.

  50. Dr, minha filha tem 11 meses, a uma semana atrás teve uma virose muito forte, teve que tomar ate antibiótico, hj o nariz nso sai mais nenhuma secreção, mais ela não consegue dormi com o nariz entopido,tenho que nebolizar varias vezes s noite ,o que será?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Iris,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure o pediatra para que este a oriente.

  51. Olá o meu filho de dois anos esta tendo febre e tbm cansaço respira bem ofegante ele ficou assim depois q fiz uma faxina na minha casa e como não tem piso solta muito pó a casa interna esta no contra piso e solta pó demais sera q pode ser isso??

  52. Olá doutor,a minha bebê tem 7 meses e 2 dias,e ja fazem mais ou menos umas duas semanas q ela está gripada,a tosse passou mais ela continuas com o narizinho entupido,e quando respira da pra ouvir um chiado no peito,as secreções do nariz são secas e difíceis de remover,devo me preocupar muito,(mais doque ja estou) e se o senhor pode me aconselhar a fazer a algo para ajudá-la a respirar melhor.
    Obs:Ja dei nebulização e não resolveu muita coisa não.
    Desde ja agradeço.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Vanicleide,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que entenda esta limitação da internet.

  53. Regiani Rodrigues

    Ola Dr. Roberto prazer em conhece-lo! olha meu filho ja fez uma cirurgia pelo qual colocou carreteu no ouvido,ficou um tempo sem dor d ouvido,so que agora com 10 anos, fica resfrido e com dor d ouvido d novo! e possivel Dr Roberto voltar a inflamaçao como antes,e ter que operar de novo? obrigada!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Regiani,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Sugiro que procure um otorrino, de preferência o que o operou no passado, para que este possa lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  54. Tatiane Oliveira

    Ola dra minha bebe tem 2 meses e esta com tosse nariz escorrendo enjoadinha,estou colocando apenas rinosoro .devo leva la ao medico? Tem 2 dias

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tatiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que entenda esta limitação da internet.

  55. Boa noite Dr Roberto
    Não sei mais o que faço para meu bebe de 7 meses voltar a comer como antes. Desde quando começou sair os dentes, com 5,5 meses, que o apetite dele sumiu, mas tava comendo só papinha batida. Deepois de um resfriado comum, no mesmo dia q tomou a segunda dose da vacina, ele parou de comer de vez, já tem uns 3 dias que não quer saber de papinha,, as vezes pega a mamadeira, mas só quer mesmo agua e mais agua.
    Estou dando os remédios que o pedi passou, um xarope (phitoss), um p gripe ( desloratadina) e muito soro no nariz,,continuo tbm com as duas vitaminas dele e mesmo assim não volta o apetite dele. Hoje por exemplo, tonou a mamadeira as 8h,, só quis comer de novo as 17h e esta ate agora (1h da madrugada) sem querer nada, só água. 🙁

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Hellen,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Se não está confiante no pediatra, procure uma segunda opinião médica. Espero que entenda esta limitação da internet.

  56. Minha filha tem 10 meses,ela mora com a mãe e todas as vezes que vou visitá-la ou ela esta com o peito cheio de catarro ou seu nariz esta escorrendo,eu até acharia normal se esse problema acontecesse por 1 ou 2 semanas,mas esse problema persiste por 6 meses isso é normal,se não for o que é que esta causando essa gripe que não passa?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Ricardo,
      Como o blog não substitui uma consulta seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra dela. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  57. Dr meu filho tem um ano e quatro meses e já está com quatro meses que se encontra gripado está com a garganta muito infeccionada e já azitromicina por três dias amoxicilina por sete dias e agora começou com uma amoxicilina composta com outro medicamentos mas estou com medo porque cada pediatra passou um remédio e a febre continua de seis em seis horas ou menos o que eu faço se já consultei com três pediatras

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rosy,
      Como o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet, sugiro que eleja um pediatra em quem confie como sendo o pediatra do seu filho. Ficar ouvindo várias opiniões pode confundir mais do que ajudar.

  58. ola boa noite:
    tenho um filho de um ano e sete meses durante a noite ele tem febre,tosse fica com nariz entupido e hoje ele vomitou catarro
    durante o dia ele fica com resfriado muito forte oque o senhor me recomenda?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gabriela,
      Pode parecer o óbvio, mas é o que eu acho o melhor- escolha um pediatra de confiança e siga suas orientações. Um pediatra que possa lhe orientar e não ficar indo a emergências, onde nenhum pediatra conhece seu filho e acaba medicando mais do que o necessário. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.

  59. jaine zancanaro

    Doutor, meu bebê de 9 meses teve uma gripe ja fazem uns 30 dias, porém eu contrai o vírus agora e ele voltou a ter, como ainda tenho os remédio que o último médico me receitou, gostaria de saber se posso seguir com os mesmos e nos mesmos horários. A única diferença é que a garganta antes não estava tão sensível, era mais coriza, chio e tosse. Agora ele se queixa para comer. Bom, os remédios são, amoxilina 8/8h, predsin 8/8h, decongex 12/12h, e carbosisteína 8/8h. O que me sugere, continuo pois foi recente ou não.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Jaine,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Além dessa proibição, seria irresponsabilidade minha prescrever sem examinar a criança. De um modo geral, crianças de 9 meses têm mais probabilidade de ter uma doença viral do que bacteriana, sem indicação de antibióticos. Sugiro que procure o pediatra para lhe orientar.

  60. Meu filho tem 7 meses,a tres semanas que esta tossindo,com catarro no peito e nariz escorrendo,so teve febre no inicio a noite as vezes piora. Ja levei no medico que prescreveu predicim( 3ml) de 8 em 8 hora e nebulizar com soro 5 gotas de atrovent e 3 berotec. As vezes fica cansado e nervoso, to começando a me preoculpar pois bastante tempo gripado. no inicio a secreçao era trasparente agora esta amarela. O que devo fazer?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que retorne ao pediatra que já examinou seu filho para que este reavalie seu filho e lhe oriente.

  61. Olá Dr.,
    Meu filho te 3 anos, esta no segundo vidro de vacina para alergia respiatorea e cultanea, porem fica resfriado várias vezes no mês. Quando dou decongex plus gotas se recupera mais rapido e enquanto toma fica bem, porém quando paro com o remefio fica uns 10 duad bem e volta a se resfriar, tem febre temoisa, novamente no mesmo mês. Acho estranho demais ele ficar bem o tempo todo se eu não parar com decongex, mas tenho medo desse uso contínuo. Ele não deveria ficar bem só a base desse medicamento . Isso é nomal? Enquanto toma o remedio nao tem nada, toda vez que paro fica resfriado? Obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Graciane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. De um modo geral, crianças alérgicas tendem a ficar resfriadas com mais facilidade. Na idade de 3 anos, em que todas ficam resfriadas muitas vezes, uma alérgica parecerá que está sempre resfriada. O Decongex é um medicamento sintomático. Ela alivia os sintomas, mas, não trata ou previne. Sugiro que converse com o seu pediatra (sempre o mesmo, de preferência), para que lhe oriente.

  62. Tainá Fernanda tavares

    Minha filha tem 3 anos e fiz um tratamento nela de 5 caixinhas de montelucaste ela ficou bem por um tempo enquanto eu morava na cidade mudei para um sítio e ela voltou a ter essas crises de novo obs ela nasceu eu morava nesse mesmo sítio mudei pra cidade comecei o tratamento ela melhorou voltei pró sítio ela voltou a ficar com as crises de novo o que eu faço vou comprar o leucogen pra vê se ela melhora

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tainá,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço, nem examinei. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure a orientação de um médico, evitando a automedicação.

  63. Dr
    Bom dia

    Me diagnosticaram sinusite.
    ,estou tomando ambroxol e clavulin…porem meu nariz fica entupido é normal?
    Obrigada
    Carla

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Carla,
      Como o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet, o blog não substitui uma consulta. Assim, sugiro que retorne ao médico que a examinou para que a reavalie e possa lhe responder com segurança e precisão. Cada situação é única e não podemos generalizar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  64. Bom dia Doutor meu filho tem quaze 4 anos e 6 dias esta com febre, essa febre so aparece no começo da noite chega a 38 g eu dou remedio a ele e quando acordo de madrugada ele esta todo molhado e gelado. Ja fui ao medico e me passaram paracetamol e desloratadina estou dando noto que quando ele esta com a febre começo da noite ele fica bem continua ativo isso é normal.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      Como o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet, o blog não substitui uma consulta. Assim, sugiro que retorne ao médico que examinou seu filho para que o reavalie e possa lhe responder com segurança e precisão. Cada situação é única e não podemos generalizar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  65. Olá doutor, levei minha filha de um ano e seis meses no pediatra quinta feira com dor abaixo da cintura pelo modo de como ela estava encolhida, me pediu exame de sangue e urina que segundo ele não havia problema algum… Nisso ela teve febre de 38,4 e então me receitou paracetamol e disse que estava com secreção no pulmão, me receitando tbm loratadina só que hj já fazem 5 dias eelacontinua sem comer direito só amamentando e bastante sonolenta. O que devo fazer?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Bruna,
      Sugiro que leve a sua filha no mesmo pediatra para uma reavaliação. Evite ficar mudando de pediatra. Em medicina, nem tudo se resolve com uma consulta. Muitas situações exigem tempo, avaliação da resposta a este ou aquele remédio, até que se chegue a um diagnóstico correto. Quando um novo médico vê uma criança já medicada, a pressão para mudar o remédio e/ou pedir exames é grande. Assim, a criança pode acabar tomando mais remédios e fazendo exames, nem sempre necessários.

  66. Meu filho está com tosse ha mais de 10 dias, ela sempre vem qdo ele acorda, seja do sono da noite ou apos o sono da tarde… Tem bastante coriza também! Mas sem febre. Tenho usado soro direto, mas nao parece estar ajudando! Agora começou a ter secreçao nos olhos… Será q está na hora de ir ao pediatra?

  67. Boa noite Doutor! socorro, não sei o que fazer com meu filho de 2 aninhos o nariz dele escore o dia todo(um liquido incolor) e esta sempre tossindo isso desde os 2 meses de idade, ja levei no pediatra e é sempre a mesma coisa, falam que ta com sinusite, que é alergia e receitam um antibiotico, depois volta tudo de novo principalmente com o frio de agora, queria algo que pudesse me ajudar, será que rinosoro funciona?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luciana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que converse com o pediatra e veja se não é o caso de ouvir um especialista (alergista pediátrico). Espero que entenda esta limitação da internet.

  68. Priscila Alvez Daniela

    Boa noite doutor! Minha bebe está com 7 meses e desde quarta feira passada começou a manifestar sintomas de resfriado.. uma febricula de 37. 4, nariz escorrendo… no fim de semana piorou! Começou a tossir, a febricula novamente, nariz escorrendo amarelo… ai essa manhã a febricula voltou, É o nariz dela faz muito barulho e ainda está com secreção… preciso voltar ao pediatra?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Priscila,
      Só você que está vendo a sua filha saberá avaliar se deve ou não retornar ao pediatra. Se você está insegura, sugiro que retorne, de preferência ao mesmo pediatra, para que ele a reavalie.

  69. De.Roberto, minha filha tem dez meses,e está resfriadinha com o nariz entupido e agora começou a tossir,deu febre mas dei um remedio melhorou e nao voltou , tenho um filho com 6 anos e ele tem bronquite e as vezes ataca ele fica muito perto dela e por isso ela pega ,essa é a segunda vez da primeira elateve febre 3 vezes e levei ao médico ele médico esalerg será q dessa vez posso dar novamente?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar ou prescrever para a sua filha. Sugiro que consulte um médico, antes de medicar sua filha, principalmente porque só tem 10 meses. Um simples resfriado, em bebê, em geral não precisa de medicação nenhuma (porque não existe).

  70. Minha filhas com tosse coisa e garganta inflamada e febre de 37.8 levei ao pediatra ele receitou predisin e o xarope arlivry a febre e a garganta melhorou mas a cor iza e a tosse não o médico mandou dar o arlivry a por 7 dias mas faz 5 dias que está tomando e ainda não melhorou e não está comendo só bebe líquido o que faço levo ela no pediatra de novo ele tem 10 meses

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Jaqueline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço, nem examinei. O que eu diria e digo para as mães é que devem olhar para o estado geral dos filhos e não só para um ou outro sintoma. Também devem olhar para a evolução da criança. Melhora, ainda que lentamente, dia a dia, ou, piora? E, finalmente, usar sua sensibilidade para decidir se deve ou não retornar ao pediatra. Também recomendo que não procurem respostas na internet ou com vizinhos. Procurem na própria criança (observando) e nos seus sentimentos.

  71. Olá doutor minha filha tem 1ano e 11meses e em menos de 1mes e meio ja é a segunda vez que fica resfriada não sei o que fazer pq ela paapassa o dia bem mama ai vai tirar o cochilo da tarde a tosse ataca e ela vomita tudo ai melhor. Quando chega a noite ela mama p dormir a tosse ataca ela fica com ânsia até vomitar não sei mais o que faço levo ela ao médico é sempre a mesma coisa nem olha direito na criança sempre os mesmos remédios que não adiantam em nad. Me ajuda

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Thauany,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra. Se o pediatra nem olha para sua filha e prescreve os mesmos remédios, procure outro profissional. Espero que entenda esta limitação do blog.

  72. Patrícia-Canoas

    Olá Dr Roberto! Minga filha tem 1 ano e 5 meses, fez um tratamento com predsin e antibiótico Azi durante 5 dias devido a muita tosse c ronqueira no peitinho! A tosse aliviou um pouco, não totalmente e agora dous dias depois que acabou o tratamento está com febre! O que pode ser?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que a leve ao mesmo pediatra para que ele a reavalie.

  73. Boa noite Dr Roberto, meu filho tem 9 meses esta gripado, ate então normal mas o que esta me deixando preocupada a que ele esta com uma ronqueira esquisita, parece ser catarro ja fiz neutralização mas não resolveu.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Arlene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha.Sugiro que converse com o pediatra para que este lhe oriente.

  74. Olá.De

    Meu filho tem 1 ano e 8 meses, está sempre.com nariz entupido e não consegue dormir. Por algumas vezes o catarro e amarelo outras verde, geralmente não vem.acompanhado de tosse só o nariz mesmo.

    Ele não toma inalação de jeito nenhum, tenho lavado com soro mas o catarro continua parece não ter fim, levo ao pediatra e elas pedem.pra dar inalação, lavar com soro e algumas.vezes passar o allegra mas não tem.feito efeito.

    Sempre troço roupa de cama, e sempre mantenho o quarto sem poeira, mas não adianta.

    Teria alguma sugestão?

    Obrigada
    Luciana

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luciana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele a oriente.

  75. Dr Roberto, boa tarde. Minha filha tem 5 meses e 1/2, e desde ontem espirra muito e está com o nariz escorrendo. Não consegui falar com a pediatra dela, então comecei a fazer hoje inalação somente com soro fisiologico 5mls 2 vezes ao dia. E lavo o nariz dela com rinoroso 3 vezes ao dia.Sem febre, sem tosse (ou melhor, tosse bem pouquinho, mas acredito que essa tosse seja decorrente dela enfiar a mão na boca ou até mesmo dos gritinhos que ela começou a dar, agora que descobriu que tem voz rsrsrs). Que devo fazer???? só observo por enquanto??? Posso fazer a inalação com soro??? Vaporização no banheiro também é válido??? Ela não mama mais no peito, infelizmente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Recomendo que procure um pediatra para lhe orientar.

  76. Dr. Bom Dia!

    Meu filho tem apenas 2 meses e está gripadinho e foi recomendado soro e inalação com soro apenas, mais a 2 dias q em algumas mamadas ele vomita com catarro, este vômito na gripe e normal?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Juliana,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar.

  77. Posso fazer uma nebulização com solução fisiológica no meu filho de 5 anos em casos de resfriados. Ele está bem congestionado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cibele,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar.

  78. Oi Dr tenho uma bb de 4 meses e ela começou com uma gripinha mas. Pela manhã mamou e quando espirrou saiu catarro verde devo me preocupar e procurar um médico estou lavando o nariz com rinossoro(ela está mamando normalmente )obrigada desde já

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Amanda,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar. O ideal é que você tivesse um único pediatra para lhe orientar e não fosse em um diferente a cada episódio em que sentisse necessidade de uma orientação.

  79. Cristiane Dantas

    Dr. Robero meu filho está com uma tosse a mais de duas semanas acompanhado de cariz a é às vezes nariz entupido, mas está tosse é mais a noite quando fica sem respirar direito. O narizinho dele tampa aí fica com falta de ar. Estou evitando levá-lo no medico novamente pois levei e receitaram desloratadina onde não resolveu nada e ele continua com a tosse e nariz tampado. O que faço neste caso??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cristiane,
      Como a internet não substitui uma consulta, opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha. Sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar.

  80. Mariana Vasconcelos Pontes

    Dr. Roberto meu bebê de 4 meses ficou gripado e tossindo muito, o Pediatra passou predsim xarope e nebulização com aerolim, durante 5 dias, só que a tosse persistiu, o Pediatra passou o antibiótico AZI durante 5 dias, ele ficou ótimo. Só que agora, depois de 10 dias a tosse voltou e a secrecao tambem, é possível ser outra gripe ou a mesma?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Mariana,
      Como a internet não substitui uma consulta, seria impossível lhe responder sem ser irresponsável. Sugiro que procure o mesmo pediatra para que ele reavalie o seu bebê e lhe oriente.

  81. Oi dr.bom dia meu filho de 1 ano ficou primeiro com febre ai ficou vomitando fico com diarreia esta com tosse e deveis em quando escore cátaro do nariz .faz uma semana que ele esta assim ,não come coisas solidas so quer líquidos . Fui ai medico e ele disse que era viroses e so passou dipirona

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Halija,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Como o pediatra que o examinou concluiu que se tratava de uma virose, não há medicação específica, apenas o antitérmico, para febre. Seu pediatra parece ser um profissional bem qualificado por não ter lhe prescrito medicamentos desnecessários e ineficientes para uma virose.

  82. Boa noite, meu bebê esta com 4 meses e desde do dia 17 começou a ficar c o nariz entupido, hj começou a tossir e em 2 x acabou vomitando. O que devo fazer

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Janiele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que consulte o pediatra para que ele a oriente.

  83. Olá doutor meu filho tem 2meses e está com bronqueolite já faz 1mês eu fui em vários pediatras um me receitou prediguisolona e nebolizar com 1 gota de berotec pra 5 ml de soro , durante 3 dias. Não melhorou, final fui em um outro e me receitou 2 gotas berotec 4de atrovente de4em 4 horas, clenil-a meio flaconete em 12 em 12 horas durante 5 a10 dias. Já faz 3 dias posso continuar me ajude não suporto mas ver meu filho sofre de tanta posse e catarro. Obrigado

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Eduardo,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o su filho seria irresponsabilidade minha. Sugiro que estabeleça vínculo com um pediatra em quem confie para que ele possa lhe dar uma orientação. Ouvir vários médicos pode confundir mais do que ajudar.

  84. Oi meu bb tem 2 meses está gripado saindo secreção verde e está com tosse encarada levei na pediatra me passou soro fisiológico mas to preocupada o que faço.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marisa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu bebê seria irresponsabilidade minha.Se está preocupada, sugiro que converse francamente com o pediatra para que lhe oriente ou reavalie o seu bebê.

  85. Dr.
    Meu filho está com 5 meses.
    Fez tratamento por 10 dias tomando amoxil, pois estava com sinusite.
    Acabou o tratamento faz dois dias e essa noite ele teve um febricula.
    Como?
    Oque pode ser?
    Seria grave?

    Vou levar ao médico.
    Mas gostaria de um ponto de vista, para me acalmar.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lucilene,
      Um ponto de vista sem examinar ou conhecer a criança seria irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. O ideal é que o mesmo médico reavalie seu filho.

  86. Olá Dr,! Minha filha tem 1ano e 11 meses, pegou uma gripe forte, com febre de 39, nariz entupido e muita tosse. Graças a Deus já está melhorando. Mas minha dúvida é quanto a irritabilidade e a falta de apetite. Ela é uma criança amorosa e se alimenta bem, entretanto há uns dois dias está muito nervosa, agressiva, até mesmo comigo, e não come nada, até a mamadeira ela está com raiva. Isso é normal? O Sr. acha que quando passar el voltará a mamar normalmente? Tenho muito medo dela não querer mamar mais, e sei que o leite nessa idade é muito importante. Me ajude, por favor, estou em pânico!! Obrigada!!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marina,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Mas, de uma maneira geral, uma vez passado o quadro gripal, as crianças voltam ao seu padrão normal de alimentação. Para lhe tranquilizar, o leite, para crianças acima de um ano, não é um alimento fundamental ou importante. O importante é a alimentação diversificada, de comida, com carne,frango ou peixe e uma variedade de legumes e verduras.

  87. Boa tarde doutor ja nao sei mas o que fazeer meu filho tem 8 meses e no dia 29 de setembro comecou dar uma febre nele ai quando foi na noite ele amanheceu com o corpinho todo empolado como se fosse uma alergia ai ficou assim 6 dias mas sumiu so a febre que continua o que devo fazer levei ao pediatra ai passou amoxilina de 400 me ajude posso dar dipirona pra passar a febre ou nao

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daiana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.

  88. Dr. Vc descreveu exatamente o que minha filha tem…. Também li o outro post…. sintomas que vêm se repetindo desde maio onde tomou antibiótico. E em agosto tomou antibiótico de novo. Segundo o pediatra o resfriado evoluiu para sinusite, por isso receitou o antibiótico. Só que ela fica na creche e o resfriado volta a cada 15 dias. O histórico familiar é de pessoas alérgicas. Sendo que desta vez ela está afônica. Minha preocupação é sempre a ingestão constante de medicamentos desnecessários. Ela fará um aninho dia 15 de outubro agora. Gostaria muito de aumentar a imunidade dela. Existe medicamento para isto nesta idade?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Helen,
      Não existem medicamentos que, comprovadamente, aumentem a imunidade de uma criança saudável. Por outro lado, a cada resfriado, a criança desenvolve imunidade para aquele vírus. Mas, como são centenas de vírus diferentes, a criança têm vários resfriados, mas, todos de vírus diferente. Não significa que tenha uma imunidade deficiente.

  89. Adriana França

    Bom dia! minha bebê tem 7 meses e esta apenas com uma secreção meio esverdeada no nariz, o q pode ser? esta apenas com 4 dias.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Adriana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.

  90. Andreza Calile

    Boa tarde Dr Roberto meu filho tem 4 meses e esta muito congestionado,nariz escorrendo gosma verde,olho saindo muita remela,e geme quase dia todo,levei na emergencia a medica fez exame de sangue e disse que acusou virose, mais passou predsim, clenil A na nebolização, e xarope respirattus so que nunca ouvi falar que bebe pode tomar xarope isso procede??? e predisim não é para alergia?? se puder me ajudar.. ah tem 7 dias ja que ele está assim

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andreza,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição da sua filha, sem tê-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe esclareça suas dúvidas ou ouça uma segunda opinião pediátrica.

  91. Ola,minha filha tem dois anos e nesses dois anos ela pegou apenas duas vezes gripe,isso é normal?esta no momento com uma forte gripe,muita tosse e catarro,febre deu so no início e agora e so tosse e catarro nariz entupido!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Valquiria,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.

  92. Bom dia doutor.minha filha tem 4 meses e a 12 dias esta resfriada,começou com tosse e coriza e a três dias a tosse parou mas ela esta com o nariz muito trancado e começou a sair uma secreção amarela dos olhos dela,faço a lavagem com soro mas não esta resolvendo o que posso fazer para ajudá-la?alem da pediatra dela já passei com mais 3medicos no plantão cada um receita um remédio e não esta resolvendo.Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gislaine,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que escolha apenas um pediatra da sua confiança e siga suas orientações. Ouvir vários médicos pode lhe confundir mais do que ajudar.

  93. Olá dr! Meu filho tem um ano e meio está gripado o nariz sai secreção transparente e amarelada, tosse e agora uma remela verde ta saindo do olho em muita quantidade e acordou com o olho grudado.Esses sintomas são realmente de gripe?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lucia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que procure o pediatra para lhe orientar.

  94. Boa noite Dr. Minha filha de 1 ano, desde os 5 meses fica na creche e desde então é um resfriado atrás do outro… Já levei tantas vezes na emergência que sei de cor o que os médicos receitam. Agora ela está com 39 de febre. Um resfriado provoca essa febre em crianças de 1 ano?

  95. Meu bebê não aceita mais o peito e até agora não se adaptou com nenhum tipo de leite ou engrossante estou sem saber oque faço está perdendo peso muito rápido e pra piorar agora esta gripado mim ajuda por favor. Desde já agradeço.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Isabel Cristina,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte, o quanto antes um pediatra para lhe orientar.

  96. meu filho tem 1 ano e 9 meses e a mais de 3 semanas esta com muita tosse, parece ser seca…ja levei ao pediatra e ele disse que era apenas um resfriado, passou o abrilar e inalaçao com aerolin e atrovente….a corisa passou mas a tosse persiste…sera que devo voltar ao medico,ja que a tosse esta por muito tempo…..agora ja fazem quase 4 semanas de tosse

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daniela,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte o mesmo pediatra para reavaliar seu filho.

  97. Bom dia, meu filho tem 6 meses, ele esta com o nariz escorrendo e nao reclama de nada, porem algumas vezes quando vou dar mamadeira ele vomita tudo. O que pode ser? imaginei que pudesse ser o nariz congestionado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Joyce,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  98. Até quando é normal a febre?! Ou seja, se a febra já dura mais de três dias, pode ser considerada normal ou já se trata de um caso mais grave?!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Giana,
      Uma febre produzida por um quadro viral simples, como o resfriado comum, pode durar até 7 dias, sem que represente alguma gravidade. Mas, como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um médico para lhe orientar.

  99. DOUTOR MINA FILA ESTA CON MUITO CATARRO FUI AO PEDIATRA E ELE NAO PASSOU MEDICAMENTO PQ ALOU QUE ERA NORMAL E NAO E PQ A NOITE COMEÇA A TOSSE A NOITE QUASE TODA ESTOU MUITO PREOCUPADA OQ VC RECOMENDA

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sheila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De um modo geral, xaropes não devem ser usados em crianças abaixo de 2 anos e mesmo acima desta idade, não são muito eficazes. Você pode ter sido atendida por um médico que esteja atualizado. Mas, se tem dúvida, retorne para uma reavaliação com o mesmo médico.

  100. Dr. Meu filho tem 5 meses e está muito gripado, as vezes tem febre e quando tosse ele vomita fico muito nervosa pq não sei o que fazer, já levei eleno pedriatra e ele estava tomando o prednisolona 3ml melhorou um pouco mas ainda está gripadinho, e com vômitos o que eu faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Nayane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que retorne ao pediatra que o examinou para uma reavaliação.

  101. Olá Dr.

    Meu filho tem 1ano de idade. Já é a senda vez que ele fica resfriado, tosse, febre e com coriza. Levei-o algumas vezes no pediatra, porém pedem exames de sangue para ver esse existe algo que não foi contato pelo exame físico, apenas para segurança.
    O pediatra dele receitou o xarope chamado abrilar para ajudar. Em espaço de 1 mês ficou resfriado duas vezes. Tomei a decisão de manter, hidratação, alimentação, antitérmico em casos de febres. Posso continuar assim? Abraços

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Wanderson,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição do seu filho seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte o pediatra para que lhe oriente quanto à medicação. O fato de uma criança de 1 ano ter vários episódios de resfriado, seguidos, é normal. Muitos pais interpretam como sendo uma “baixa da imunidade”. Pelo contrário, é a construção da imunidade. Como existem vários vírus diferentes, cada vez que a criança entra em contato com um novo, fica resfriada e desenvolve imunidade para aquele vírus. Como são muitos, até que tenha tido contato com os principais e mais comuns, terá muitos episódios de resfriado. Ainda de forma genérica, sem falar do seu filho, o resfriado comum não exige medicação específica (porque não existe). Manter a hidratação, não forçar a alimentação, repouso, antitérmico em caso de febre e jatos de soro fisiológico no nariz, é o melhor a ser feito. Como diz o ditado- um resfriado tratado com remédios dura uma semana, sem remédios, 7 dias!

  102. Dr meu filho teve uma gripe muito forte, o pediatra dele passou um antibiotico por 10 dias e so dei por 9 dias. Qual o grande problema de eu ter feito isso? E agora ele gripou de novo com a mesma intensidade. O que faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maria,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição do seu filho seria irresponsabilidade minha.Mas, de um modo geral, um dia a menos de administração de antibióticos não fará diferença.

  103. Olá Dr minha filha de 1 amo e 11 meses está muito resfriada e não quer comer nada a uns 15 dias só aceita leite com mucilon que dou a ela isso causará um grande dano a sua saúde deixando-a desidratada com anemia ou algo do tipo? Por favor me ajuda estou muito preocupada e o pediatra dela está de férias .
    Desde já agradeço
    Ligia

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ligia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, seria irresponsabilidade minha. Falando de modo genérico, um resfriado dura 7 a 10 dias e, nesse período, as mudanças do padrão alimentar não irão impactar a saúde da criança.

  104. Dr. Roberto, meu bebê de oito meses começou há sete dias com tosse com catarro, nariz correndo e febre que chegou no máximo em 38°.7′ . Medicamos com tylenol. No final do terceiro dia apareceram muitas manchinhas vermelhas no corpo e no atendimento da emergência disseram que provavelmente seria uma virose. Ontem ele não teve febre, mas hoje no início da tarde, a febre estava voltando. As manchinhas parecem estar diminuindo. Ele não quer comer absolutamente nada. Só está mamando no peito e está bastante incomodado, chorando bastante. O que devo fazer? Levá-lo novamente para atendimento médico? Muito obrigada pela atenção.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Débora,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobe o seu bebê. Se ele ainda estiver com os sintomas descritos, sugiro que seja reavaliado pelo mesmo pediatra que já o viu para que possa ter uma noção da evolução. Sugiro que tenha um pediatra de sua confiança, ou o médico de família, para evitar que a cada atendimento seja como se fosse uma “primeira vez”.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Ronaldo,
      O resfriado se refere a uma infecção das vias aéreas superiores e, em geral, o nariz escorre ou fica entupido. Outras viroses podem acontecer só com febre, sem nenhum sintoma adicional.

  105. Olá. Minha filha de 3 anos esta com a sinusite atacada, e hj pela manha acordou com um olho inchado e saindo secreçao verde, o que faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Ricardo,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  106. jose roberto encarnacao abreu

    Olá bom dia o meu filho tem tosse e febre já não se alimenta bem e ta perdendo um pouco de peso ja ha 4dias e aagora ultimamente ta lhe dando sempre sono quer sempre dormir o que posso fazer e tem barulhos ao respirar e acorda sempre tossindo até vomitar

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado José Roberto,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  107. Minha filha tem 8 anos e tem renite.
    Ela tem muita corrida e está tossindo,apesar dela está com bastante corrida a tosse dela é seca e está irritando a garganta.Oque pode ser.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  108. Boa noite! Meu filho tem 9 meses e esta resfriado, e um pouco febril 37,4 ele tem bronquite faz uso d aerolin preciso levar ao pediatra?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Cecilia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.

  109. Doutor eu tenho dois filhos um de 1ano 5mes e o outro de 6mes eles estao muito gripado e eles so dorme com o ventilador ligado o que eu fasso?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Natiely,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maria dos Anjos,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar.

  110. Doutor, boa tarde.

    Minha bebê tem 11 meses e está gripada. Porém não apresenta febre, apenas congestão nasal e tosse seca. Ela pode tomar a vacina da gripa, ou necessita esperar melhorar? Atualmento ela toma um xarope Esalerg e faço nebulização com soro fisiológico e lavo as narinas com salsep e sorine, sugando a secreção. com 50 dias ela teve bronquiolite. Uma nova gripe, pode levar a bronquiolite novamente?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, uma criança que não apresente quadro febril pode ser vacinada contra a gripe, mesmo que esteja resfriada. A bronquiolite é produzida pelo vírus Sincial Respiratório e no caso de nova infecção por este vírus a criança poderá desenvolver um novo quadro de bronquiolite. A vacina contra a gripe não protege contra os vírus do resfriado comum, nem contra o Sincial Respiratório. Protege contra 3 ou 4 vírus Influenza que podem produzir doença mais grave.

  111. Eliane da silva reis

    Dr.meu filho tem 8 meses com tosse febre baixa e muito catarro, levei ele ao pronto atendimento de um hospital pediátrico e o dr.pediatra receitou acebrofilina, só depois que cheguei em casa q fui ver q esse medicamento é contra indicado para menores de 2 anos..o medico mandou dar 1,5 ml…sera q posso medicar assim mesmo? Meu filho esta com muita tosse e o peitinho chiando, meu filho tem 8 meses e pesa 8.900kg.
    Estou aflita.
    Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que ouça uma segunda opinião pediátrica. Medicamentos que não são recomendados abaixo de certa idade, somente devem ser prescritos em situações muito especiais.

      1. Mauricio Correa

        Prezado dr. Cooper, parabens pelo trabalho, muito prestativo e esclaredor, mas numa epoca como esta sempre existira aquela grande pulga atras da orelha: e se fosse h1n1? Como eu iria saber? Ate porque li que o Tamiflu so seria viavel se administrado em ate 48h do surgimento dos sintomas. A verdade é que os Pronto atendimentos nao estao muito aptos a lidar com essa situacao, pois as orientacoes sao de esperar a febre baixar por ate tres dias. Mas ai seria tarde demais. Notei tambem que nao existe ou nao é disponibilizado um exame rapido para detectar h1n1. Como os pais e ate mesmo as equipes dos PAs poderiam diferenciar uma gripe ou resfriado comum da tao temida A? Obrigado

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezado Mauricio,
          Existe exame para diagnóstico de H1N1, em laboratório privado e custa caro. De fato o diagnóstico vai ser feito pelo quadro clínico e utilizando os protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Se tiver interesse: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/17/protocolo-influenza2015-16dez15-isbn.pdf e http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/11/informe-tecnico-campanha-vacinacao-influenza-2016.pdf.

  112. Adriana almeida Tomé Tomé

    Olá dr minha filha tem dois anos e meio e esta com um resfriado à três dias teve um pouco de tosse nariz.
    escorrendo e hoje a tarde teve febre 37.8 é normal

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Adriana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Suponho que já deva ter procurado um médico ou sua filha melhorou. De qualquer forma, quis lhe responder para esclarecer que o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Janara,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Lindomar,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  113. liliane pereira da silva

    Minha figura chama-se maria eduarda, 3 anos com 24klos. Febre de 38.4 domingo a noite,percistiu febrícula com longos intervalos segunda e terca. Fomos ap medico. Diagnostico: Garganta inflamada, sem coriza,pulmao ok,urina límpida, passou alivium de 100mg e un ant alérgico polaramine. Isso é certo em caso de gripe simples.?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Liliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, a prescrição de anti-histamínicos para quadros virais não tem comprovação científica de eficácia.

      1. Débora Alves

        Ola dr minha filha tem 3 anos e meio ela esta com mta tosse e o nariz escorrendo td hr verde e grosso ja levei ela no pediatra ele me passou decongex e brondilat mas não resolveu levei ela no otorrinolaringologista ele disse k é sinusite ele passou busonid um comprimido qut não lembro o nome que parece o hosto d uma bala passou tb prelone e pseudoefedrina e nada resolveu ela nao teve febre nenhum dia mas ja faz umas 3 semana k ela esta assim ja levei ela 2x no pediatra e 2 x no otorrinolaringologista e ja gastei mto com remedio e nada sera k é uma gripe mto forte ou sinusite ou até mesmo alergia por favor me ajude ha estou dando dessesperada obrigado

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Débora,
          Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Tanto mais que já esteve duas vezes no pediatra e duas no otorrino. O ideal é que o mesmo pediatra e/ou otorrino a reavaliem para lhe orientar. Se, cada vez leva-la em um médico diferente, este não terá como avaliar a evolução e resposta ao medicamento prescrito.

  114. Boa noite dr. Roberto.

    Parabens pelo site muito util.
    Dr. Minha filha esta com um resfriado desde domingo dia 8 d emaio, so tinha coriza e nao teve febre, de ontem pra ca minha o secreção do nariz ficou mais grossa e uma cor meio amerlo esverdeado e hj ela teve febre chegou a 38°graus. Mediquei ela com paracetamol e se nao melhorar vou levar no medico. Sera q pode ser um resfriado ou gripe??

    Obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rosilene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Em geral o quadro de Gripe é mais intenso e severo que o de um resfriado comum.

  115. Magdala Casini

    Meu filho ficou com uma gripe muito forte, ( tosse carregada(tirou rx e est a com secreção),nariz escorrendo,olhos lacrimejando e febre) , mediquei todos os dias indicados. No último dia de antibiótico, ele apresentou febre e nariz escorrendo, com nariz entupido( demorou para dormir à noite), sem tosse. Levamos ao médico, no primeiro dia de febre , e o médico indicou voltar se a febre continuasse, pois não ouviu nada no peitinho dele, caso a febre continuasse teria que fazer um hemograma. Será que é sério um gripe atrás da outra?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Magdala,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rebeca,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  116. elivane pereira da silva

    minha filha esta gripada a mas de meses ela nunca fica boa. quando eu penso que ela vai fica bem começa tudo de novo. e agora ta pior porque além da gripe passou 15 dias vomitando. e ficava com febre dando pausa de 2 dias voltava de novo. agora ta com uma tosse cheia de catarro e cansada. a ultima medica que atendeu disse que ela estava com um chiado no peito. mas que era um resfriado e se for peneumonia morro de medo. o que devo fazer?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elivane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que escolha um pediatra de sua confiança que possa acompanhar sua filha e lhe orientar.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daniela,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  117. Vanessa Lobato

    Olá, é normal bebês que mamam exclusivo griparem ou resfriarem antes dos 6 meses?
    Por quanto tempo após a cura de uma gripe/resfriado o ronco (do tipo pigarro que o bebê não consegue tossir) pode persistir?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Vanessa,
      O leite materno é excelente e transfere para o bebê elementos de proteção e defesa. No entanto, não é uma “blindagem” perfeita. Assim, bebês com menos de 6 meses podem contrair doenças infecciosas, tanto de origem bacteriana, quanto viral. Com relação ao tempo que um bebê leva para se livrar da secreção pós episódio de virose, varia muito. Vai depender da quantidade de secreção, das características individuais do bebê etc. Além disso, um valor médio de 7 a 10 dias, não representa a realidade de muitos bebês e só servirá para confundir as mães. Porque, sendo média, alguns ficarão sem secreção com 3 dias,mas, outros, com 15, por exemplo.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Raira,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

        1. Dr. Roberto Cooper

          Pezada Ana Rosa,
          Decongex só está indicado para crianças maiores de 2 anos (veja na bula). Nesta idade, em geral, não tomam vacinas regularmente. Mas, se precisarem tomar, não há impedimento.

  118. Meu filho está muito quietinho fiquei preocupada por que ele não para um segundo, teve em estado febril e vomitou , não quer comer nem beber nada o nariz também escorre muito , fico também preocupada por que ele já teve bronquiolite com 5 meses mas faz tratamento até hoje com um ano e cinco meses

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gisele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  119. Meu bebé está resfriado Narizinho entupido muita tosse irritado de mais ja levei ao pediatra q médico ele é graças a Deus não está com o peitinho cheio mas é muito triste ver ele sofrendo tem apenas 7 meses não dorme tosse até vomitar o leite não está comendo to muito preocupada só consigo chorar…..isso é normal em um resfriado em Bb? E parece q ele está com o corpinho doendo fica gemendo….mi ajude

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Deise,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que siga as orientações do pediatra ou retorne no mesmo para que ele possa reavaliar seu filho e lhe orientar.

  120. Boa noite Dr.
    Mina folha tem 1 ano e 3 meses e está há 8 dias com uma tosse terrível e nariz entupido não quer saber de comer nada agora nem consegue mamar direisto falta ar ,já levei ela duas vezes em uma semana no pediatra e ele só afirma ser um resfriado mas não vejo melhoras mesmo estando seno. Medicada a tantos dias,é demorado assim mesmo para fazer efeito os medicamentos ( fluimicil nasal,desalento, Abrilar ) e ainda faço Inalação com soro apenas.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sirlene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, os resfriados se resolvem em torno de 7 dias. No entanto, em algumas crianças esse período pode ser mais longo. Principalmente a tosse que é um sintoma que persiste. Mas, se a sua filha estiver com febre mantida por esses 8 dias, sugiro que retorne ao mesmo pediatra (é sempre importante retornar ao mesmo para que possa avaliar a evolução) para uma reavaliação.

  121. Francis Michelle Belem Ratuchinski

    Olá, gostaria de saber quantos dias pode durar a febre em um resfriado?!
    Ela ir e voltar é normal?
    Grata.
    Michelle

  122. Doutor meu bebe de 9 meses esta a 15 dias gripadinho escorrendo o nariz, ele se alimenta normalmente, pela quantidade de dias que ele esta gripadinho devo procurar um medico?

  123. Meu filho tem um ano e seis meses esta com coriza e tosse já faz mais de cinco dias estava dando loratadina pra ele mas parei o medicamento…estou preocupada devo levalo oa médico. 😟

  124. Olá Dr, até quanto tempo a coriza é “normal”… quando a criança (de 1 a 4 anos) está na escola tende a ter mais ou é mito?
    Normalmente a coriza vem primeiro e logo a tosse?
    Obrigada Dr!

  125. Ola dr.minha filha estava com febre na sexta feira,levamos ao médico e foi diagnosticado garganta vermelha,foi prescrito amoxicilina bd por 10 dias,domingo a febre passou mas começou a tosse,retornamos ao medico que receitou predsin e percof para tosse e continuar com o antibiotico.Hoje ela esta com nariz escorrendo,tosse e olhos lacrimejando posso dar decongex?

  126. Olá dr. Fui a um médico pq minha filha tinha tosse e rouco no peito e o médico prescreveu que ela tomasse 2,5ml de prednisolona e 2,5ml de loratanida mais achei estranho pq acho um remédio forte pra quem está só com resfriado como ele disse e ela só tem 1 ano e 9 e ali diz que é acima de 2anos q pode usar ambos vc na sua opinião devo ir a um pediatra mesmo ou parar os remédios e dar chá caseiro pra tosse obg.

  127. Oi Boa noite meu nome Stephanie
    Meu filho tem 5dia que está com febre levar no médico tá usado amoxicilina a 4 dia só que a febre não passa ela tá com placas na garganta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *