TUDO É VIROSE!

Seu filho está com febre, nariz escorrendo, sem apetite. Você liga para o seu pediatra e ele diz: isso deve ser uma virose, temos que esperar uns dias. Passam-se uns dias e a febre continua, além do nariz escorrendo, apareceu uma tosse, que piora à noite e não deixa ninguém dormir. Seu marido, já impaciente, diz: melhor levar no pediatra, isso não pode continuar assim. Você marca uma consulta para o mesmo dia e o seu pediatra examina seu filho de alto a baixo. Olha o ouvido, a garganta, ausculta o pulmão, apalpa, faz perguntas, faz mais perguntas e, no final diz: isso deve ser uma virose mesmo. Temos que esperar mais uns dias.

Você sai do consultório e liga para a sua mãe que já estava aflita com a febre do neto (Medo de Febre) e você diz, disfarçando a sua ansiedade: ele disse que não é nada de mais. Só uma virose. Do outro lado da linha sua mãe, um pouco exaltada responde: mas será que hoje em dia tudo é virose? Quando o médico não sabe o que é, diz que é virose!

Esse é um relato fictício, mas bem que poderia ser verdade. O fato é que os virus existem e são agentes infecciosos, não bacterianos. Eles só se multiplicam dentro das céluas vivas de um organismo. Células que eles (os virus), invadiram (infectaram). Virus infectam todos os tipos de organismos vivos: animais, plantas e, também, bactérias!

Os virus, em geral, são feitos de tres partes. O material genético que pode ser um DNA ou RNA, uma capa de proteína que envolve esse material genético e, em alguns casos, um envelope de lipídios por fora da capa de proteína. Virus são tão pequenos que não conseguem ser vistos em microscópios comuns (veja o esquema no final deste post).

Os virus podem infectar uma pessoa pela ingestão, inalação ou contato. Penetram na célula porque precisam desta para produzir as substâncias que necessitam para a sua replicação e ciclo de vida. Fora de células, os virus ficam inativos ou “adormecidos”. Quando invadem células, provocam no organismo uma série de reações de defesa, incluindo febre e nos casos de virus respiratórios, mais comuns na infância, coriza e tosse.

Existem mais de 5000 virus que já foram bem descritos ou estudados em detalhe. No entanto, existem milhões de diferentes tipos espalhados na natureza. Talvez seja o tipo de entidade biológica mais abundante em todos os ecossistemas.  Alguns virus ficaram mais conhecidos de todos nós: sarampo, catapora, rubéola, hepatite, caxumba, HIV, HPV entre outros. Para muitos destes, existem vacinas que protegem as pessoas durante suas vidas.

Como curiosidade, a palavra virus vem do latim, onde significa veneno! Os virus não são uma novidade. Em 1892 um pesquisador russo descreveu uma agente infectante não bacteriano em plantas de tabaco.

Portanto, a próxima vez que seu pediatra disser que seu filho provavelmente tem uma virsose, saiba que não é uma “invenção” de quem não tem um diagnóstico. Virose é um diagnóstico.

Duas coisas muito importantes para você se lembrar:

1- Para as viroses mais comuns, como resfriados e gastroenterites, não há medicação específica. Antibióticos não funcionam em casos de virose.

2- O corpo humano leva em torno de 6 a 10 dias para se curar de uma virose. Alguns sintomas, como a tosse, duram mais dias. Nesse período, a melhor receita é a de nossos avós: repouso, muito líquido, paciência e caldo de galinha!

Se tiverem dúvidas ou comentários, por favor enviem.

38 comentários em “TUDO É VIROSE!”

  1. Diagnostico da minha filha desta semana: virose !
    É sempre virose… e o relato é pefeitamente o que acontece dentro de casa, para nos , leigos no assunto, nao sei se da vontade de rir ou chorar . No final das contas mae quer SEMPRE ouvir alguma outra coisa que nao virose para que um remedinho “x” possa ser a solução do problema e assim fazer o mal passar.
    Bom saber que virose é sim um diagnóstico e que em até 10 dias o sofrimento da família toda passa ! Explicado, obrigado.

  2. Dr, boa noite, minha filha passou por isso mesmo, porém sem nariz escorrendo. Febre por aproximadamente 72h, mas se alimentando bem e com tosse seca, roncando ao dormir. Dei novalgina, desloratadina e abrilar por receita médica. Porém quando a febre cessou minha filha ficou enjoada, sem fome e até vomitou após tomar leite uma vez. Está com tosse ainda e estou preocupada pq não come. É normal isso?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Karem,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, é impossível para mim, opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com seu pediatra, ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar. De um modo geral, se uma criança teve uma episódio viral e se encontra sem febre, é um sinal de melhora. A tosse costuma ser o último sintoma a desaparecer, levando, em alguns casos, mais de 10 dias para sumir. Algumas crianças, ao tossir, vomitam, o que não seria preocupante. Para realmente ficar tranquila, recomendo que fale com seu pediatra.

  3. Dr Roberto estou aqui domingo a noite aflita lembrei de voce …
    Meu filho desde Terça a noite esta com febre… Levei ele na quarta no medico ele examinou todo e tava sem nada na garganta, nada no pulmão e nada no ouvido falou q eh uma virose… Deu sexta feira e nada de passar… Febre de 6 em 6hs, sem apetite e so água q estava bebendo… Levei no pediatra de novo … Como ele viajou dessa vez foi a assistente q o atendeu … Examinou tudo e nada , nao achou nada… Voltei p casa e a febre continua quando foi ontem a febre começou a espassar de 8 em 8hs e começou um pequeno apetite… Mas febre ainda… Tava dando alivium direto tive um idéia de intercalar com novalgina to intercalando e a febre hoje domingo continua. Quando a febre passa ele fica bem so tem uma tosse que o acompanha comecei a dar Zyrtec hoje q a assistente do pediatra mandou… E falou p esperar… Te juro li seu post parece com meu relato mas estou em pânico com esse vírus q desde Terça feira nao morre e essa febre … Meus parentes ja estao quase me obrigando a levar ele no Copador e meu pediatra so volta no fds…
    O q eu faço ? Nao tem algum remedio. Combata o vírus ? Eh essa febre durante 6 dias ? To em pânico …

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gisele,
      Os quadros de virose duram entre 4 e 8/9 dias. Não posso falar especificamente do seu filho porque o blog não substitui uma consulta, mas, é possível que uma virose mantenha a febre por uma semana. Sugiro que aguarde até a volta do seu pediatra, se ele estiver mantendo o mesmo estado geral. Não há remédio que combata o virus. E, aparentemente, não há motivo para pânico.

  4. DR. ROBERTO minha filha esta com virose pelo menos é o que diz o medico ela tem 10 meses e esta com este sintoma desde o dia 12/03 mas ela esta bem abatidinha e nem que ficar brincando no disquinho dela parece que esta meio sonolenta gostaria de saber virose tirar a vontade da criança brincar? muito obrigado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Max,
      Como o blog não substitui uma consulta, minha resposta é genérica, não se referindo, especificamente à sua filha. Viroses, em geral, produzem desconforto para crianças e adultos. Isso explica a irritabilidade que pode acompanhar um quadro de virose. Também produz uma certa prostração ou redução do nível de atividade. Isto é até desejável, considerando que o organismo está “ocupado”, cuidando de resolver a virose. Recomendo que fale com o seu pediatra, ele é a melhor pessoa para lhe orientar com relação à sua filha.

  5. Dr Roberto,
    Meu filho está com bastante coriza, tosse com peito cheio e febre há 8 dias… ele está tendo febre todos os dias, o apetite está super reduzido e tem dias que não come quase nada, só toma o leite e água, porém ele ainda continua ativo, brincando e rindo sem reclamar. A virose é capaz de causar febre até no máximo 10 dias? Ou seja, devo esperar até 10 dias?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Priscila,
      Como o blog não substitui uma consulta e seu filho apresente febre há 8 dias, recomendo que consulte um pediatra.

  6. HELEN MARY OLIVIERI

    DR ROBERTO, POR FAVOR ME TIRE UMA DÚVIDA, TENHO UM FILHO DE 6 ANOS, DESDE QUE ELE TINHA POR VOLTA DE 2 ANOS ELE COMEÇOU COM UMA FEBRE TODO MÊS, LEVO ELE NO MESMO MÉDICO E ELE FALA QUE É VIROSE, DENTRO DE DOIS OU TRES DIAS A FEBRE VAI EMBORA E PASSA ALGUNS DIAS COMEÇA TUDO DE NOVO POR FAVOR ME AJUDE NAÕ SEI QUAL MÉDICO PROCURAR SE É UMA ALERGIA? É POSSÍVEL SER IMUNIDADE BAIXA? O MÉDICO PRESCREVE APENAS ANTITÉRMICO.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Helen,
      Sugiro ouvir uma segunda opinião pediátrica. Alergias, em geral, não produzem febre. Seria importante registrar, por escrito, a data, hora e temperatura do seu filho, para que o médico possa analisar uma curva térmica bem registrada.

  7. Esse relato “fictício” que você deu no início do texto aconteceu na vida real, exatamente, igualzinho, sem tirar nem pôr, comigo e minha família. Rsrsrsrs

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Patricia,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que eu escrevo faça sentido para alguém!

  8. Dr. Roberto, boa tarde.
    O remédio Desloratadina pode provocar hepatite realmente?
    Qual o tratamento para hepatite viral? É contagioso (por beijo por exemplo na face)?
    Uma criança que já teve mononucleose e agora está com hepatite viral, como tratar?
    Quais os sintomas?

    Obrigada
    Silvia.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Silvia,
      A Desloratadina é uma antialérgico seguro para uso em crianças. No entanto, como todo medicamento, pode apresentar efeitos colaterais. A Hepatite medicamentosa é um efeito colateral raro, descrito com o uso da Desloratadina. O Paracetamol, muito usado em crianças, também pode produzir Hepatite medicamentos. Cito este outro para que entenda que um efeito colateral raro não torna o uso de um medicamento inseguro.
      As Hepatites virais A e B, que são as mais frequentes e interessam mais a quem lida com crianças, são preveníveis através da vacinação. Isto é, aqui vale adágio: mais vale prevenir do que remediar (tratar)! Não existe tratamento específico para as Hepatites A e B. A transmissão da Hepatite se dá pela ingestão do vírus ou por sua inoculação (agulhas, sangue) ou ainda por transmissão sexual. O simples beijo na face de uma pessoa não deveria produzir contágio.
      Uma criança que já teve Mononucleose e apresenta Hepatite deve receber o mesmo acompanhamento que o de uma criança que não teve Mononucleose. Talvez o médico queira investigar a imunidade desta criança para se assegurar que estes dois episódios de infecção viral não estão relacionados a alguma deficiência imunológica.
      Quanto aos sintomas da Hepatite, podem ser variados, mas, os clássicos são: febre, cansaço, icterícia, acolia (fezes esbranquiçadas) e colúria (urina muito escura).

      1. Obrigada mais uma vez.
        Foi muito elucidativa suas explicações.
        Na verdade, é a filha de uma amiga que está com o problema…Os pais estão muito preocupados…e nos amigos, também. Como o diagnostico foi numa emergência, foi indicado procurar um hematologista… mas,devido aos feriados no RJ essa semana está muito difícil de marcar uma consulta.
        Enfim, caso conheça e possa indicar uma hematologista no RJ será ótimo.
        Obrigada, boa semana.
        Silvia.

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezada Silvia,
          O ideal é que o pediatra da criança indique um hematologista de sua confiança. Não tenho um hematologista para indicar.

  9. Bárbara Evangelista de Jesus

    Meu filho está com febre a 5 dias. Devo levá-lo ao médico pra fazer algum exame? Estou desesperada. Obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Se está desesperada, recomendo que procure um médico para que possa lhe orientar e tranquilizar.

  10. Bárbara Evangelista de Jesus

    Oi doutor, o que quer dizer corpos cetonicos positivo. Tem alguma coisa a ver com diabetes?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Bárbara,
      Pode ter a ver com diabetes, se também houver presença de glicose no exame. Só a presença de corpos cetônicos não tem relação com diabetes. Mas, todo exame é complementar e deve ser correlacionado com a clínica, pelo médico que o solicitou. Sugiro que converse com seu médico. O blog não substitui uma consulta médica.

  11. João Fakeiti

    Boa tarde Dr.
    Minha filha a uns dias esteve em estado febril que logo baixava e apenas um dia chegou a 38,3, demos ibuprofeno e logo baixou, a dois 2 dias atrás, apareceu pequenas manchas avermelhadas no corpo, passamos no PS e fomos informado que seria roséola, foi passado para tomar Hidroxizina e que se não melhorasse em 3 dias devíamos voltar, porém, as manchas só aumentam e se espalhando.
    Minhas perguntas são: É normal que isso aconteça? Até quantos dias essas manchas ficam no corpo?
    Att.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado João,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-a ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que leve sua filha ao pediatra que acompanha a sua filha (sem ser em uma emergência), para que ele lhe oriente. De uma forma genérica, as manchas do Exantema Súbito levam entre 3 a 5 dias para desaparecerem. Mas, somente o pediatra poderá lhe orientar quanto à sua filha, especificamente.

  12. Boa Noite Dr!, estou desesperada minha filha tem 2 anos e meio, levei-a ao pediatra pq apresentava tosse, teve febre, dor de garganta em menos de um mês. Tem o intestino mto preso. O medico disse q ela está co o figado e baço um pouco inchado, pediu exame para mononucleose. Em fevereiro teve febre durante uns três dias, vômitos e o medico disse ser virose, tomou mto paracetamol gts. Vou fazer ultrassom segunda, estou desesperada pois ele disse que pode ser virose mal curada!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lilian,
      Sugiro que siga a orientação do pediatra e, uma vez terminada a investigação diagnóstica, ouça uma segunda opinião pediátrica. Como o blog não substitui uma consulta, é o que posso lhe recomendar. Por outro lado, evite ficar procurando vários médicos ou lendo na internet. Vai ficar mais confusa.

  13. Peguei chikungunya ano passado e fiquei oito meses capenga, andando curvada de dor (literalmente!), é uma coisa horrível, parece que os ossos vão quebrar 🙁 e o pior e que os médicos tratavam como de fosse “só” uma virose… Mas agora já to bem, e os meus 15 anos tão chegando! 😀 afinal a vida e muito curta pra ser desperdiçada, néh?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Laura,
      Nem sempre o portador de um vírus apresenta sintomas. É por esse motivo que nunca conseguimos controlar completamente as viroses. Pessoas saudáveis podem estar transmitindo vírus que, em outras, produzirão doença. Portanto, é possível sim que após os sintomas a pessoa possa transmitir o vírus.

  14. Meu filho tá com febre que não que passa por nada já levei ao medico já foi medicado e mesmo assim continua o que faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rebeca,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que leve ao mesmo médico para que este reavalie o seu filho. É importante que seja o mesmo médico para que possa ter um parâmetro de comparação.

  15. Estou assustado Dr. nosso pequeno de quase 10 meses está com febre à 6 dias. O médico disse que é virose. Mas já vi em alguns artigos específicos que a febre da Virose não dura mais do que 03 dias.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Edu,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Mas, de um modo geral, não há limite de dias específico para que cesse a febre de um quadro viral. De fato, após 7 a 10 dias, o médico deverá fazer uma investigação para tentar descobrir a causa da febre. O limite de 3 dias para caracterizar uma virose não tem fundamento.

  16. Olá Dr. Roberto minha filha vai fazer 5 anos em abril e de dezembro até agora ja é a terceira virose diagnosticada pelos médicos, só em janeiro foram duas. Isso é normal, será q ela pd estar com a imunidade baixa por estar tendo casos seguidos de virose?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luciane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, de um modo geral, crianças podem ter vários episódios de virose, no ano. Como são muitos vírus, cada episódio produz imunidade para aquele vírus, mas, não para todos. Portanto, uma criança que tem vários episódios de virose não necessariamente tem a imunidade baixa. Ela pode estar construindo a imunidade para todos essa vírus que existem.

  17. Boa noite Dr. Roberto, num caso de virose, exemplo febre 4 dias, é possível que uma semana depois a criança ainda esteja com sono, irritada e não adira a actividades que até então gostava?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.
    Marta

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Marta,
      Falando em tese, sim, é possível. Crianças, como adultos, percebem que ao adoecerem, têm um “ganho secundário” que é uma atenção maior e mais cuidados. Assim, continuar “um pouco doente” prolonga esse benefício. Além do fato de que algumas viroses podem produzir um certo mal estar físico um pouco mais prolongado.

  18. inaide vieira de oliveira

    a minha filha tem febre vai e volta e ja levei ela pro hospital e a pedriata diz q e garganta mais ela nao tosse fica com febre alta e indisposta o q eu faço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *