QUANDO PACIÊNCIA É O MELHOR REMÉDIO!

Imagine que seu filho está doente. Não é nada grave, mas ele não está bem. Pode ser que esteja com uma febre, talvez coriza, eventualmente tossindo. Talvez só esteja um pouco mais manhoso, irritado, sem o apetite habitual. Brinca, mas está mais impaciente, chorando sem motivo aparente. Preocupada, leva-o ao pediatra que, após ouvir atentamente à história, lhe perguntar algumas coisas para ajudá-lo a esclarecer pontos que não tinham ficado claro e fazer um exame físico minucioso, lhe diz- não é nada grave, nada sério. Parece algo inespecífico, pelo menos por enquanto. Vamos acompanhar mais uns dias, me mantenha informado e, se houver qualquer alteração, gostaria de revê-lo.

Qual seria a sua reação o o que perguntaria ao seu pediatra? Vou tentar adivinhar, algumas das possíveis perguntas:

Doutor, mas ele não quer comer nada. Vai emagrecer demais. O que eu faço?

Doutor, não seria bom pedir logo um exame de sangue?

Doutor, o senhor não acha melhor entrar logo com antibiótico?

Doutor, será que não tem um remédio que possa ser dado?

Agora, vamos supor que o médico lhe diga algo como: tenho duas opções a lhe oferecer. A primeira é um medicamento que é totalmente sem efeitos colaterais, cuja eficácia, para este caso, é comprovada e a segunda é um medicamento com potenciais efeitos colaterais e eficácia incerta, para este caso. Qual medicamento você escolheria? O primeiro ou o segundo?

Agora, vamos supor que o seu pediatra lhe dissesse- o primeiro medicamento é paciência. Paciência não é não fazer nada, deixar de lado. Paciência é ficar atenta, oferecer líquidos, repouso e carinho. O segundo medicamento é um xarope ou gotas. Agora, qual seria a sua escolha?

Por favor me mande sua escolha, com uma justificativa. Pretendo continuar o tema no próximo post e seria muito interessante contar com a participação de um bom número de pais.

 

10 pensamentos sobre “QUANDO PACIÊNCIA É O MELHOR REMÉDIO!

  1. Dr. Cooper,

    Juro que em algumas situações que eu daria tudo por um remedinho milagroso !
    Exercito muito a paciencia mas tem horas que da vontade de estalar os dedos e fazer tudo passar como num passe de magica.
    Sei que a paciencia eh uma virtude muito nobre e sabia, mas depende muito da situação, sejamos francos !!! 🙂

    Bjs

    • Bia,
      Quem não daria tudo por um remedinho milagroso? Isso é humano! A virtude da paciência, quando se trata de saúde, não é de não se fazer nada. Por algum motivo (que prentendo explorar no próximo post), atribuímos a medicamentos a qualificação de “fazer algo”, tratar. Ora, tratar ou cuidar pode ser feito de muitas maneiras que não envolvem medicamentos, principalmente quando estes não têm uma eficácia comprovada. Mas, concordo que, todos nós adoraríamos remedinhos milagrosos!

  2. Com certeza a paciência, mas é como a Bia disse tem horas que queremos que melhore em um passe de mágica. Eu por exemplo tenho uma filha de 2 meses, quando ela esta com cólica é massacrante ver ela chorando desesperadamente e não poder fazer nada, por ser algo natural que ela tem que passar e que até faz bem a ela, neste caso dou remédio, mesmo as vezes não resolvendo, mas com certeza é paciência é o melhor remédio!

    • Chayane, todos nós adoraríamos que muitas coisas melhorasse ou acontecessem de forma mágica. É humano esse desejo. O perigo é quando nós adultos acreditamos em mágica, como por exemplo, o uso desnecessário de alguns medicamentos. Por outro lado, paciência não é sinônimo de não fazer nada. Carinho, conforto, respouso, alimentação adequada, são coisas que podemos e devemos fazer, sempre. Dito isso, entendo perfeitamente o seu sentimento ao ver sua filha de 2 meses chorando com cólicas. O que me pareceu muito positiva foi a sua atitude de saber que é algo transitório e passageiro. Paciência!

  3. fiquei apaixonada pelo blog,me fez repensar em minhas atitutes!!maravilhosooo ….claro que eh a paciencia,essa semana meu bebe teve a primeira febre,uma semana eterna de comprida,dor de garganta….me acabei,achei q nao ia aguentar!!meu pediatra disse….ele precisa de ti,e tu precisa de cpsulas de paciencia!!!paraben pelo blog….virei sua fa!bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s