FEBRE: MITOS E FATOS

febreAlgumas situações se repetem nas vidas das crianças, como por exemplo, febres, resfriados e tosses. Portanto, acho que posso repetir esses  assuntos no blog, tentando transmitir mais informações que ajudem os pais.

A grande maioria dos pais se preocupa, além do necessário, quando seus filhos têm febre. Alguns não dormem, passando a noite em vigília, armados de um termômetro e verificando a temperatura de tempos em tempos. O receio de que a febre possa produzir algo grave na criança é compartilhado por muitos pais. De um modo geral, as febres são inofensivas. A seguir, vou listar alguns fatos, na tentativa de ajudá-los a colocar a febre em uma perspectiva menos assustadora.

Mito: sei que meu filho está com febre quando eu coloca a mão nele e percebo que está quente.

Fato: crianças podem estar quentes por várias razões, tais como: brincar e correr intensamente, chorar, ao sair de uma cama onde estavam enrolados em cobertores ou até mesmo ao ar livre em um dia quente. Nestas situações, estão “trocando calor com o meio ambiente” para manter a temperatura do corpo. Se após 10 a 20 minutos em uma situação diferente (parados, fora da cama, sem chorar, na sombra), ainda persistir a sensação de que estão quentes e, principalmente, não parecem estar se sentindo bem, 80% destas crianças provavelmente terão uma febre. A única maneira de ter certeza é medindo a temperatura do seu filho com um termômetro. Portanto, em condições normais, a mão pode ser um indicador inicial de febre, mas o melhor, mais preciso, é medir a temperatura  com um termômetro.

Mito: toda febre é prejudicial para a criança e, por esse motivo, deve ser combatido imediata e energicamente.

Fato: a febre ativa o sistema imunológico (de defesa) da criança e ajuda o organismo a combater a infecção. A febre é um dos mecanismos de proteção que o nosso corpo tem. Febres que variam entre 37,8 e 40 graus são, de fato, benéficas para as crianças. No entanto, quando a febre produz muito desconforto (a criança fica muito caidinha), não faz sentido deixá-la se sentir dessa forma e se justifica dar um antitérmico (remédio para febre). Portanto, uma criança com 39 graus de febre, que esteja com bom aspecto, brincando, não tem necessidade de ser medicada imediatamente.  O remédio para febre deve ser dado mais em função do desconforto da criança do que da temperatura dela.

Mito: febre acima de 40 graus é perigosa e pode produzir lesão cerebral.

Fato: somente ocorre lesão cerebral quando a temperatura atinge 42 graus. Esta temperatura não é atingida em doenças infecciosas. Somente em situações onde a temperatura ambiente seja extremamente elevada é que uma criança pode chegar a 42 graus (como por exemplo, quando esquecida dentro de um carro fechado em dia quente ou acidentalmente fica fechada em uma sauna).

Mito: toda criança com febre alta corre o risco de ter uma convulsão febril.

Fato: apenas 4% das crianças apresentam convulsões febris.

Mito: convulsões febris são perigosas e produzem danos à criança.

Fato: convulsões febris são assustadoras, mas, em geral, cessam em até 5 minutos. Não produzem dano permanente algum à criança. Crianças que tiveram convulsão febril não apresentam risco maior de atraso no seu desenvolvimento ou aprendizado, nem de apresentarem convulsões sem febre.

Mito: sem tratar a febre, ela vai continuar subindo, indefinidamente.

Fato: o cerébro possui um termostato que regula a temperatura. Raramente a febre ultrapassa 40 graus. Ocasionalmente pode chegar a 40-41 graus. Apesar de ser considerada uma febre alta, ainda é inofensiva. Portanto, a febre não sobe indefinidamente. Ela atinge um certo ponto, reduz um pouco, volta a subir, reduz novamente, exatamente como um termostato faz (liga e desliga).

Mito: com tratamento a febre deve baixar até a temperatura normal (sem febre).

Fato: em geral, com tratamento, a febre baixa entre 1 e 1,5 grau. Não baixar completamente não tem nenhum signficado clínico. Não quer dizer que é uma situação mais grave.

Mito: uma vez que a febre baixou com remédios, deve permanecer baixa.

Fato: como a maioria das febres, em crianças,  é produzida por uma infecção viral  e esta dura entre 4 e 7 dias, enquanto persistir a infecção, a febre vai e volta. A febre somente desaparecerá, por completo, quando o próprio organismo conseguir “ganhar” do virus.

Mito: febre alta é sinônimo de doença mais grave.

Fato: uma febre alta pode ou não ser um sinal de doença grave. O aspecto da criança, mais do que a temperatura, sinaliza ou indica a gravidade da doença. Por exemplo, uma criança com 39,5 graus, pulando e brincando não deve ter doença grave. Por outro lado, uma com 38,2 graus, caída, prostrada, quieta, pode ter uma doença mais grave, apesar da temperatura nem ser tão alta. É preciso olhar para o termômetro E para a criança. Mães, em geral, têm um ótimo olhar clínico. Não deixe de usá-lo (não fique fixada no termômetro). O aspecto da criança é mais importante do que a temperatura exata.

Missão impossível– depois desta longa lista de fatos, será que consegui demonstrar que a febre é muito mais uma aliada do que um bandido?  Não estou dizendo que febres não devam ser levadas em consideração. Pelo contrário, sinalizam que algo está acontecendo e merece a nossa atenção. O que eu estou dizendo é que não há necessidade de pânico com febre. Não é preciso ficar acordado à noite em vigília, armado com um termômetro em uma mão e um frasco de remédio para a febre na outra! E, lembrem-se de falar com seu pediatra, caso tenham dúvidas ou se sintam inseguros com relação à febre de seus filhos.

Se você já ouviu algo sobre febre que eu não incluí neste post, por favor me envie para que eu possa responder e compartilhar com outros pais.

390 pensamentos sobre “FEBRE: MITOS E FATOS

    • Prezada Aline,
      Excelente pergunta! Alguns estudos demonstram um discreto aumento da temperatura no momento do aparecimento dos dentes. No entanto, não há nada conclusivo ou definitivo nesse sentido e, por isso, nós pediatras preferimos não interpretar a febre como sendo produzida pelos dentes. Achamos melhor examinar ou acompanhar a criança com febre ao invés de dizermos que devem ser os dentes e deixar passar algo mais importante! Quanto ao catarro, não há nenhuma relação com os dentes.Obrigado pelo comentário. Faltou na lista de mitos!

      • MEU FILHO TA TENDO FEBRE SO A NOITE?O QUE PODE SER O PEDIATRA DISSE Q E FEBRE VIRUS NO ORGANISMO!!!ELEP PEDIU EXAME DE URINA E SANGUE E NAO DEU NADA!!! SO Q A FEBRE JA TA EM 2 SEMANAS!!!SERA FEBRE DE VIRUS,ALGUEM ME AJUDEM!!!QUE TIPO DE EXAME ME ORIENTA A FAZER?

      • Prezada Claudia,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que retorne ao mesmo pediatra para que ele reavalie o seu filho e lhe oriente.

    • Meu filho tem 8 meses e está com febre a cerca de 6 dias ela varia de 38,5° a 39,5° e estou medicando ele com paracetamol, ibuprofeno e dorilen mas enquanto tem o efeito do remédio ele não tem febre mas após passar o efeito a febre volta, ele fica irritado, chora bastante, deu diarréia 3 vezes levei ele ao pediatra mas não sabem me dizer o que poder ser.
      Estou preocupada, o que devo fazer? Obg 😦

      • Prezada Ionara,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que retorne ao mesmo médico que já o examinou para uma reavaliação.

    • Prezada Inacia,
      Muita coisa pode ser dor de cabeça, dor de barriga e vômitos. A lista de possibilidades é enorme. Somente uma consulta médica onde uma história mais detalhada, seguida de um exame médico poderia reduzir esse número enorme de hipóteses a poucas que se encaixassem na situação da pessoa. O blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação.

  1. Tenho uma neta que subitamente foi atingida por febre alta. De dia a criança não tem febre, mas à noite sobe atingindo os 40-42 graus. Não é a febre que me impressiona, mas sim ela só atacar à noite, pois como acabei de dizer, de dia não tem febre. Gostaria de saber porque ocorre este fenómeno. E mesmo com os 40 graus a criança continua activa. Isto aconteceu logo a seguir de um dia de Praia em que pouco depois apareceram umas pintas vermelhas pelo corpo mas que acabaram por desaparecer sem qualquer tratamento. Agradecia uma orientação para este caso, pois os médicos ainda não descobriram o que a criança tem, apenas mandam dar um banho de água fria quando a febre atinge os 42 ou 42 graus. A criança tem 8 anos de idade.

    Obrigado e um bom fim de semana.

    • Prezado Teófilo,
      Sem conhecer detalhes e sutilezas da história, o que só é possível através do diálogo presencial, além do exame físico da criança, fica impossível fazer hipóteses diagnósticas. Seria irresponsável da minha parte se o fizesse. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. O que posso lhe sugerir é que a sua família mantenha o vínculo com um pediatra de confiança que possa ir acompanhando a evolução do quadro. Somente o pediatra que atende à sua neta poderá lhes orientar e tranquilizar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

      • Boa noite Dr. Roberto. Tenho uma filha de quatro anos e ela tem infecções de garganta quase que mensais há mais ou menos um ano e meio. Antibióticos não resolvem, pois a infecção é viral, realizamos exame coletado na garganta dela para ver se tinha bactéria e o resultado é negativo. Ela melhora sozinha, dentro de 5 a 7 dias, continua comendo, brincando, tomando líquido, e não reclama de dor na garganta, mesmo as amígdalas cobertas de placas, somente com remédios para baixar a febre, que é alta nos dois primeiros dias passando de 39°. A indicação da otorrino é cirurgia, mas disse que não é urgente por se tratar de infecção causada por vírus. Porém, continuo preocupada porque ela precisa tomar muito antitérmico, nos três primeiros dias chega de 6 a 8 doses, às vezes dou um remédio e duas horas depois a febre continua acima de 38°, nesse intervalo dou banho e dou outro antitérmico. Essa foi a orientação que recebi da pediatra e da otorrino, inclusive perguntei para a otorrino se esses antitérmicos não fariam mal à saúde da minha filha e ela disse que intercalando diferentes antitérmicos e respeitando o intervalo de 6 horas não teria problema . Mas acho que é muito remédio, principalmente porque acontece quase todo mês. Hoje por exemplo dia 27/10/2015, ela começou com a garganta inflamada teve febre às 08:00- Dipirona, 12:00 Alivium, 17:00 Dipirona e banho, 18:50 Paracetamol. Qual sua orientação Doutor?

      • Prezada Glaucia,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De ponto de vista estritamente técnico, a febre não precisa ser medicada. A medicação é feita para se dar conforto à pessoa. A febre não é a doença, mas uma resposta a esta. Portanto, se está preocupada com a quantidade de medicação que está dando, pode considerar dar menos, sempre em conjunto com seu pediatra.

  2. Dr. Cooper, sempre recorro ao seu blog. Estou aqui comum bebê com febre, varia dos37,5 a 39,5, parece virose. Mesmo com antitérmico, volta em menos de 4h. Ocorre que meu marido acha que temos que reduzir assim que chega aos 37,5, com banhos, panos na testa, compressas de alcool nas axilas. Pelo que li, isso não é necessário. Em algum momento essas medidas são necessárias e úteis?

  3. Tô preocupada ,minha filha fica em estado febril á dez dias no começo era uma infecção na garganta .,levei-a ao otorrino ele a examinou e não viu nenhuma infecção ,mas tem um nódulo em seu pescoço que percebo a 3 dias .e agora tô muito preocupada! ela tem distensão abdominal e prisão de ventre hoje quase não consegui fazer cocô .me da uma dica.qual especialista devo procurar.obg.

    • Prezada Gislene,
      Recomendo que procure um pediatra em quem confie e possa estabelecer uma relação continuada. Só assim o pediatra poderá compreender sua filha e a família, ajudando no tratamento e orientação das intercorrências comuns da infância. Seria o pediatra que acompanha a criança também o responsável por encaminhá-la a um especialista, quando isso for necessário. Não recomendo que uma criança seja vista por muitos pediatras ou somente em serviços de emergência, bem como, ser levada a especialistas por uma decisão dos pais, sem a orientação e coordenação do pediatra. Resumindo: é importante ter um pediatra único em quem a família confie, para poder acompanhar a criança.

  4. Boa noite meu filho tem 2 anos e 11 meses sexta feira anoite ele começou a ter febre que voltava de 5 em 5 horas tomando medicamentos para baixar a febre no sabado ja passou de 6 em 6 horas no domingo fico de 8 em 8 horas na segunda foi de 12 em 12 horas mas nao passo de 37,8 hoje ficou o dia inteiro sem febre e agora anoite quando foi dormi tava normal so reclamou que estava doendo um pouco nas laterais do pescoço agora acabei de medir esta 38,4

    • Prezada Keite,
      Me parece que seu comentário chegou incompleto. De toda forma, estando seu filho com febre, sugiro que procure seu pediatra porque o blog não substitui uma consulta. Seria irresponsabilidade minha comentar sobre uma criança que eu não examinei. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  5. Meu filho tem 2 anos e 4 meses , ele sempre quando pega um infecção ela vem com febre que variam de 38 a 39 graus, mas depois de médica-lo a febre demora mais de 1 hora para começar abaixar, isso é normal?

    • Prezada Alessandra,
      O que você descreve pode ser inteiramente normal. Em algumas circunstâncias, os antitérmicos, além de levarem um tempo para agirem, não fazem com que a temperatura retorne ao normal. Isso não é sinal de maior ou menor gravidade, nem deve ser motivo de medo, por parte dos pais. A febre é uma aliada e o medicamento só deveria ser dado para tratar do desconforto, quando este existir.

  6. Dr.
    Levei meu filho de 6 meses a praia. Ele ficou na sombra, passei protetor solar e ficou na piscina com água doce. Fui num horário impróprio as 11h, mas tomei cuidado com ele por causa do sol.A tarde em casa apresentou febre de 39 porém não parecia que estava com febre a não ser pelo fato de estar muito quente. Dei o antiético e 4 horas depois estava com febre novamente, levei na emergência e nada foi constatado de madrugada voltou a ter febre. Isso pode estar relacionado a ida a praia?

    • Prezada Cristiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que leve no seu pediatra, para que ele possa acompanhar a evolução do seu filho. Em tese, sem falar do seu filho, um quadro febril que se prolonga em criança que está hidratada e sem sinais de insolação, deve ser acompanhado para que o diagnóstico seja feito. Muito provavelmente pode ser um quadro viral, mas é preciso que o médico da criança a examine e acompanhe.

  7. Olá Dr Roberto!
    Em busca de informações sobre meu caso, encontrei seu site e vi que é muito prático e que conta com a sua total atenção.
    Dr., estamos com nosso bebê de 05 meses com febre entre 37 e 38,4 há exatos 07 dias.
    Usamos anti-térmicos (paracetamol e, quando necessário, ibuprofeno) porém esta insiste em reincidir.
    Consultamos no dia de ontem, onde coletaram amostras de sangue e urina, e apenas os leucócitos estavam elevados.
    Não há outro sintoma aparente, além de secreção nasal clara e pouca disposição do bebê.
    Durante o dia aumenta os intervalos entre os retornos da febre, mas à noite, esta fica quase que durante todo o período, e é aí então, entre as doses de paracetamol, que entramos com o ibuprofeno, para proporcionar alívio ao bebê e permitir-lhe (e a nós!) que durma um pouco.
    Achavamos que se tratava de uma gripe, porém não tem tosse, inflamação na garganta ou ouvidos.
    Qual é a sua sugestão Dr.? A que profissional devemos recorrer?

    • Prezado Fernando,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o caso do seu filho. Mas, posso lhe dizer que uma febre com 7 dias de duração exige investigação. O primeiro profissional a ser consultado deveria ser o seu pediatra. Não o de uma emergência, mas o que conhece vocês e seu filho. Uma febre com 7 dias de duração é bem diferente de uma com 4 dias. A persistência da febre por mais dias indica, claramente, a necessidade de exames, rastreamento, para se tentar chegar a uma causa. A principal causa de febre, em crianças, são as doenças infecciosas (bacterianas ou virais). No entanto, não se deve deixar de lado, em uma febre que persiste, a pesquisa de doenças auto-imunes. Somente o pediatra, após criterioso exame físico, poderá orientar uma investigação. Resumo da minha resposta: procurar o pediatra, não ficar esperando mais tempo. Melhor ser conservador nestas situações e investigar.

      • Obrigado pela resposta Dr. Roberto!
        E na noite de ontem ele conseguiu dormir melhor e a febre ficava abaixo de 38º. Hoje durante o dia todo não teve mais febre, mostrou-se mais disposto e ativo, porém estão surgindo algumas manchas avermelhadas pelo corpo todo e está com bastante muco nasal.
        Amanhã levaremos até nosso pediatra (diferente do que nos atendeu na última terça-feira) para avaliar a necessidade de uma investigação mais detalhada.
        Até mais Dr.!
        Att.
        Fernando K.

  8. Olá, doutor! Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho de esclarecimento que realiza através dessa página pois é um pouco difícil encontrar informações confiáveis de um assunto que realmente tira o sono dos pais. Minha filha de 1 ano teve febre essa noite (entre 37,8 e 39 graus) e só fiquei mais tranquilo e consegui dormir depois que entrei no blog.
    Entendi que a febre surge para manter o equilíbrio do corpo mas o corpo sofre com essa elevação de temperatura ou com o trabalho que tem para “corrigir” o problema? Crianças que tem menos ocorrências de febre tem melhor imunidade do que aquelas que sempre tem febre?
    Muito obrigado e um grande abraço!

    • Prezado Daniel,
      A febre gera, nos pais do mundo todo, uma reação de temor. Em parte por conta de mitos ou de eventos raríssimos. A febre é uma resposta do corpo a uma agressão (em geral, um virus ou bactéria). A febre estimula o sistema de defesa do organismo e, ao mesmo tempo, “derruba” a criança. Essa “derrubada” tem como finalidade deixar a criança mais quieta, permitindo que o corpo dê foco no problema (virus ou bactéria). Esta é uma explicação ultra simplificada e incompleta. A febre funciona como um termostato (que temos no sistema nervoso central). Portanto, não vai subir indefinidamente. Assim como um aparelho de ar condicionado que liga e desliga o compressor, o nosso termostato liga e desliga o aumento da temperatura corporal. Crianças que tem menos febre, tiveram menos exposição a virus e bacterias e/ou seu organismo lidou com estes, de forma mais eficiente. Não diria que têm melhor imunidade.

  9. Dr a Febre de 40,6 depois com o alivium 100 vai caindo devagar volta a subir 4hs depois dipirona depois assim vai ate qtos dias posso fazer esse procedimento numa criança com 4 anos e que hora devo correr para um pronto atendimento?
    Grata

    • Prezada Clautony,
      Como demorei a responder, já deve ter resolvido a questão. Mas, gostaria de lhe sugerir que, toda vez que tivesse alguma dúvida com relação à saúde do seu filho, especificamente sobre algo que estiver acontecendo naquele momento, procurasse um médico. O blog não substitui uma consulta e é importante que um médico que tenha examinado sua criança lhe oriente.

  10. Adorei saber mais sobre febre!! Meu filho sempre tem antes de começar uma infecção de garganta, e isso pra mim ERA motivo pra ficar mega preocupada com a bendita da febre! Estou bem mais tranquila!!!

    • Prezada Camila,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando as informações divulgadas podem ser úteis para os outros. O motivo para preocupação deve ser com a causa da febre (para se verificar se há um tratamento específico) e não com a febre em si. Esta é uma reação positiva do organismo.

  11. Meu filho tem dez meses e fui dormir com ele sem febre ai levantei no mdio da noite com ele resmungando porque queria mamar e eu só dou o leite materno , ao pegar ele notei k ele estava om febre mas mamou e dormiu ,devo me preocupar com isso não dei remédio e deixei ele dormir normalmente porque não estava e nem ficou chorando

      • este site é uma porcaria de uma treta. Uma pessoa coloca duvidas e além de ignorarem e não responderem, ainda ocultam os comentários!

      • Prezada Joana,
        Este é um site onde só oculto comentários que transformam o blog em um foro de debate entre leitores. Isso acontece muito raramente. Também oculto comentários que considere desrespeitosos ou indelicados. Não oculto críticas, mesmo porque as agradeço por permitirem que eu melhore o blog.
        Também costumo responder a todos as dúvidas. O que eu não faço, nem posso fazer, é uma consulta virtual. Opinar sobre um caso clínico, uma prescrição, uma hipótese diagnóstica, não é possível sem ouvir a história e realizar um exame. O blog não é um consultório virtual ( o que não existe em medicina), mas um veículo para divulgar informações.
        Espero ter respondido ao seu comentário e obrigado por participar do blog.

  12. Olá Doutor meu filho começou sábado com febre e vomito fui no hospital e ele estava com infecção de garganta.O médico receitou remédio para febre vômito e um antibiótico.Domingo ele naum estava com febre nem vômito intaum dei apenaso antibiótico, mas ontem(segunda)a febre voltou e de madrugada novamente.Hj ele está febril e vomitou novamente…é normal a febre continuar mesmo tomando corretamente o antibiótico á 3 dias?

  13. Dr Roberto, me tire uma duvida. Eu fui criada com minha mãe falando que não pode dormir com febre e que deveria esperar abaixar. Sempre esqueço de perguntar ao pediatra será mito ou verdade?

  14. Dr minha filha está com uma pontinha de febre, 37,7 graus, eu digo que tem febre porque a temperatura normal dela é 35,6 graus. Ela está muito instável e chora muito, grita mesmo! Ela tem 2 meses e meio espirra muito pouco de longe a longe e costuma dormir durante o dia bem, mas desde que está assim os seus sonos não ultrapassam os 5 ou 10 minutos! O que o Dr acha que pode ser? O que me aconselha? Muito obrigada

    • Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado. De um modo geral, sem me referir à sua filha, um sintoma isolado, que surge somente durante o episódio febril, sem maiores consequências, não precisaria ser investigado. Mas, repito, somente seu pediatra poderá lhe orientar especificamente sobre a sua filha.

  15. Oi Dr. Minha filha tem 1ano e 8 meses ela estava com uma leve infecção de urina levei ao pediatria ele recebeu antibiótico, depois de uns 3 dias q estava dando começou a dar febre e levei ela novamente ao pediatra ele disse q não era para esta dando febre pois estava tomando antibióticos daí ele pediu hemograma completo e Rx, os exames não deu nada o pediatra disse q estava normal q poderia ser uma virose, mas eu dei uma olhada nos exames deu uma pequena alteração no linfócitos ele varia de 33a55% da minha filha deu 58%
    Mas o pediatra disse q tudo estava normal fiquei tranquila mas essa madrugada ela voltou a ter febre de 38.10 gostaria de saber dr. Pode ser a infecção virar q ainda persisti e se tem medicamento???
    Estava super preocupada por causa da febre mas depois q li seus comentários estou mais aliviada obrigada Dr.

    • Prezada Quesia,
      Infelizmente o blogo não substitui uma consulta. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Posso lhe dizer que infecções virais não tem tratamento específico (não tem remédio). Sugiro que, persistindo os sintomas da sua filha, retorne ao pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  16. Oi dr. Minha filha estava c infecção de urina mas já tratou mas continua dando febre o pediatra pediu novos exames e não deu nada. Observei uma alteração no exame no linfócitos e varia de 33 a 55%da minha filha deu 58% pode ser Um infecção viral? Pois ainda está dando febre principalmente nas madrugadas

    • Prezada Alessandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que pergunte ao seu pediatra. De forma genérica, gostaria de reforçar o conceito de que não devemos tratar a febre em si, mas o desconforto que ela pode produzir. Portanto, não deveríamos ter uma fixação em abaixar a febre, mas, em dar conforto. Nesse caso, o intervalo para um mesmo remédio deve ser de 6/6h. Caso, após 3h a criança esteja com febre e desconforto, um outro medicamento, com um princípio ativo diferente, poderia ser administrado. Sempre, sob a orientação do pediatra.

  17. Boa noite, Dr.
    Escrevo de Portugal. Estou simplesmente deliciada e muito informada com o blog. Li tudo de fio a pavio.
    Sou uma avó de 3 meninas e 1 menino muito preocupada e atenta.
    O meu bebé de 11 meses tem estado com uma infeção viral: muco nasal, tosse e alguma febre ao fim da tarde. levei ao pediatra que não valorizou, informou que ouvidos estavam bem, auscultação pulmonar limpa. Tinha a garganta vermelha. Ainda assim receitou um bronco dilatador para o caso de muita tosse e nada mais. Isto foi há 5 dias.
    Agora tem muito pouca tosse (não toma o bronco dilatador), não tem muco nasal, mas tem cerca de 37,8 de temperatura e fica caidinho ao fim da tarde. Será normal, Dr? Devo levar de novo ao pediatra? poderei ficar tranquila? Ele tem 11 meses e não tem nenhum dente.
    Muito obrigada

    • Prezada Maria de Fátima,
      Obrigado por participar do blog e pelas palavras gentis. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu neto. Caso sinta que seu neto persiste com os sintomas, o pediatra seria a melhor pessoa para lhe orientar. Quanto à dentição, algumas crianças só apresentam os primeiros dentes, bem mais tarde do que a maioria, sendo totalmente normais.

  18. Minha filha tem 4 anos, está dando febre de 38,5 a 39 desde de ontem, dou o remédio para abaixar a febre daí a febre abaixa mais depois de 4 ou 5 horas a febre volta, e normal ou devo levar ela no pediatra?

    • Prezada Diana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. O que posso lhe dizer é que a febre é uma reação do organismo a algo que está acontecendo. O remédio para a febre, não trata da causa da febre, apenas dá mais conforto para a criança. Por esse motivo, a febre baixa e depois retorna. Se você deve ou não levar a sua filha ao pediatra não é algo que eu, pela internet possa lhe dizer.

  19. Minha filha tem 3 anos e esta com uma febre de 38.2, mas nao tem mais nada além da febre, esta brincando e conversando normal, nao esta molinha nem nada. Eu observo ou levo logo ao ps? Meu irmão é estudante de medicina e ele me orientou a esperar e ver se a febre vai aumentar ou ceder, mas estou com medo. Ela nunca fica doente!

  20. minha neta de 2meses tomou vacina pela manha, a tarde teve uma febre de 40graus, os pais ficaram assustados estão com medo de alguma sequela é possivel que aconteça?

  21. Estou angustiada pois já é a segunda noite que minha filha tem febre de 38 °. Porém durante o dia ela estar ótima. Corre, brinca ,come. Mas a noite vai ficando quietinha e molinha, mas logo quando dou seu medicamento AS ela melhora e volta ao normal.

    • Prezada Lais,
      Sugiro que converse com o pediatra (escolha um em quem confie) para que ele possa lhe orientar. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o sua filha, além de ser ilegal, pelo Conselho Federal de Medicina.

    • Dr, minha filha de 1 ano teve febre de 38.5 de dia, mas estava faceira e comeu muito bem de noite. Foi dormir sem febre. Durante a noite, fomos ver como ela estava. Dormida plácida, bem tranquila, mas estava bem quente novamente. Minha esposa queria acorda-la para dar anti térmico e eu a convenci do contrário , que seria pior acordar o nenê para dar anti térmico do q deixar dormir tranquilo e com febre.

      O blog parece me dar razão, será que fiz certo?

      • Prezado Rogerio,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, de uma maneira geral, não há a menor necessidade de se acordar uma criança com febre para medica-la. A febre é uma reação normal e positiva, diante de uma infecção viral ou bacteriana. A medicação que é dada não “trata” da febre, mas, do desconforto. Se a criança está dormindo é porque não está desconfortável e, portanto, não precisa da medicação. A febre não subirá indefinidamente. Temos um mecanismo interno de regulação.

      • Sim, queria saber num contexto geral, até pq já tínhamos marcado uma consulta pra nossa filha.

        Aliás, o motivo da febre era roseola. Que pelo que li é sempre assim, febre alta e a criança parece não ter nada, e quando termina a febre aparecem as manchinhas pelo torax, costas, pescoço…

  22. A thaylla esta com 1ano e um mes ela esta cheia de bolinha pelo o corpo tem dias q ela come bem tem dia q n ,e as vezes da febre com vomito,ja levei a tres pediatra e nenhum me da um diagnostico certo um me fala q e catapora dei remedio a ela,esta vendo q nunca passavam. Levei em outro me falou q n sabia oq era mais me disse n era catapora fiz um exame de sangue nela deu negativo,levei em outro me falou q era alergia a concervante,dei anti alergico a ela e hj ela esta comfebre n sei mais oq fazer estou dessesperada cada semana minha filha esta com uma coisa

    • Prezada Thais,
      Vi que tinha esta outra mensagem. Escolha um pediatra em quem confie e siga a orientação dele. Evite ficar ouvindo vários porque só confunde. Além disso, algumas situações exigem que o médico acompanhe a evolução, para fazer um diagnóstico. Ficar mudando, faz com que cada vez, seja como uma primeira vez.

    • Prezada Claíde,
      Existem doenças que produzem febre recorrente. Por esse motivo, sugiro que procure um pediatra de confiança que possa conduzir uma investigação. Evite ficar mudando de pediatra ou só ser atendida em pronto-socorro. Este tipo de situação, muitas vezes exige que o médico observe a evolução para poder chegar a um diagnóstico. Ficar mudando de médico faz com que toda vez seja uma primeira vez, sem seguimento.

  23. Parabéns, dr, pelas informações bastante esclarecedoras.
    Sendo a febre uma “aliada”, pergunto:
    Se a criança está dormindo com febre
    devemos acordá-la para ser medicada
    ou deixá-la dormir e deixar o organismo tomar conta?
    Banho( de banheira): ajuda mesmo a baixar a temperatura ou causa um desconforto maior ainda?
    Meu filho tem 2 anos.
    Obrigada!

    • Prezada Denise,
      Obrigado por participar do blog. Uma criança dormindo, que apresente febre, não precisa ser acordada para tomar remédio. Exceto se for uma criança com histórico de convulsão febril. Neste caso, é importante manter a febre sobre controle. O banho pode ajudar a baixar a temperatura, mas, cada criança reage de um modo. Umas gostam e se sentem bem, outras choram e ficam desconfortáveis. Para as que ficam desconfortáveis, não faz sentido dar o banho.

  24. dr eu tenho 15 anos , e ja está dando febre em mim a 4 dias , eu me sinto muito sonolento , e smp que eu me levanto da cama para fazer algo da um cansaço o coração acelera e eu volto correndo para cama . Nesse momento estou com febre e muito sonolento , não sei oque fazer não tenho força quase para nada. Me responda oque pode ser isso que esta havendo comigo me ajude pfv….

    • Prezado Lucas,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu caso, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure um médico para ele lhe oriente.

    • Prezada Jenniffer,
      A febre é apenas um sintoma de uma doença. A questão da gravidade desta não depende só da duração da febre, mas de outros sinais e sintomas. Em uma quadro viral simples, a febre pode durar até 6 a 7 dias, sem que signifique gravidade. Como a internet não substitui uma consulta médica, recomendo que consulte um médico para que este lhe oriente.

  25. Bom dia, Doutor!
    Meu filho começou a ter febre dia 21/04, dia 22 levei ao médico e ele receitou dois medicamentos (começou a tomar em 23/04). Desde esse dia a febre baixou, mas continua até hoje 27/04, bem baixa 37,1, 37,4, não chegando a 37,8. Aparece apenas pela manhã (ao acordar) e a tardinha. No mais, ele está normal, come, brinca, apresenta só tosse. Devo me preocupar e levar novamente ao pediatra?
    Grata!

    • Prezada,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Quanto a levá-lo ou não ao pediatra, vai depender do estado geral do seu filho, que descreveu como bom e do seu nível de dúvidas ou incertezas. Se você estiver em dúvida quanto à evolução do seu filho, recomendo que procure o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  26. Boa tarde Dr. Meu filho tomou na quarta dia 29/04 o reforço da vacina de 4 meses.. Dei paracetamol “Tyflen” 200 mg 8 gotas ( 1 gota por kg) 30 minutos antes das vacinas.. E assim 5 vezes por diante de 6 em 6 horas. Acordei de madrugada pra medir a temperatura e a mesma estava 34.4 fiquei muito assustada de imediato o peguei e o enrolei em mais uma coberta e fiquei com ele no meu colo que foi esquentando aos poucos. E assim passei a noite com ele no colo. Durante o dia a temperatura normalizou, mais anoitecendo foi caindo novamente a temperatura. Mais meu filho sempre tranquilo mama normalmente brinca sorri etc… Gostaria q o Senhor me falasse o porque isso acontece se foi por causa do paracetamol ou reação das vacinas ou o que é. Desde já grata pela atenção Dr. Roberto.

    • Prezada Eyne,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Quanto ao uso de Paracetamol, ele está contraindicado antes da vacinação. Alguns estudos sugerem que poderia diminuir (pouco) a resposta imunológica desejada com a vacinação. Se a criança não apresenta nenhum sintoma após a vacinação, não deve ser medicada. O Paracetamol ficaria restrito àquelas situações onde a criança apresenta um pico febril, após a vacinação. Em geral, uma ou, no máximo, duas doses, serão necessárias.

  27. Olá, Doutor Roberto…
    Adorei o seu blog.. Sou uma mãe muito dedicada e, claro, como toda mãe fico apavorada quando surge uma febre.
    Eu só gostaria, caso possa, me tirar algumas dúvidas..
    Por que existe criança que apresenta febre,sei lá, em um dia.. No outro passa um dia normal e a noite volta a ter febre?
    Febre que só retorna à noite, tem algum significado especial? É normal isso?
    Outra coisa.. Existe alguma relação de febre a noite , é porque está com pneumonia? Sempre escutei falar que criança q passa o dia bem e a febre aparece a noite é porque tá com pneumonia.
    Outra dúvida.. O Doutor colocou que a criança pode estar quente, mas não propriamente com febre. Então, minha filha , da última vez q teve febre, após uma noite dificil, no dia seguinte apresentava sempre 37.5.. Sendo que, encostava nela e estava bem quente .. Como mãe, conheço bem a temperatura dela.. E estando ela parada. É normal a temperatura no termômetro indicar, digamos, um estado febril, mas a do corpo ( ao encostarmos ), parecer estar com 38.5?
    O que se deve esse fator?
    Outra dúvida.. É normal o batimento cardíaco de uma criança aumentar estando com febre, mesmo dormindo ?
    Outra coisa.. É verdade que quando a febre cede, e molha a roupinha, tem q trocar, PQ faz mal?
    E para finalizar..
    Qual o melhor termômetro?
    Uso o digital, mas confesso que às vezes acho que ele não me dá o resultado correto.
    Desculpe.. Curiosidades que acabo edqhecendo de perguntar para o pediatra dela, pois QDO vou é porque ela está com a febre, fico nervosa e só quero saber o q ela tem e tratar logo. Me da um branco. E agora lendo algumas coisas, vi teu blog e achei muito interessante, pois vc cita exemplos e fala de forma q possamos compreender. Como ainda fiquei com essas dúvidas , por n vi citar em sua explicação , resolvi escrever.
    Desde já agradeço..
    Abraços

    • Prezada Priscilla,
      Por que existe criança que apresenta febre,sei lá, em um dia.. No outro passa um dia normal e a noite volta a ter febre? Porque a febre é uma resposta complexa que depende de múltiplos fatores bioquímicos. Se o organismo mantém algum tipo de controle, sem necessitar produzir febre, não produzirá. Quando precisa, produz. Não é como um botão que liga e só desliga quando o problema estiver resolvido. É muito mais dinâmico do que isso.
      Febre que só retorna à noite, tem algum significado especial? É normal isso? Outra coisa.. Existe alguma relação de febre a noite , é porque está com pneumonia? O horário da febre não está relacionado com nenhum diagnóstico clínico, com algumas exceções que o médico saberá avaliar. Febre à noite não é sinônimo de pneumonia. Febre não é normal em nenhum horário. Significa que algo diferente está acontecendo. Retornar à noite ou de dia, não faz diferença.
      Criança quente, sem febre. Só se pode falar em febre quando a temperatura for aferida por um termômetro. Colocar a mão na criança não é método de se avaliar a febre. A criança pode apresentar uma vasodilatação periférica que aumenta a sensação térmica na pele, sem estar com aumento da temperatura corporal. A mão de quem está avaliando pode estar com alguma vasoconstrição, produzindo um gradiente de temperatura maior. Enfim, mão não é termômetro!
      É normal o batimento cardíaco de uma criança aumentar estando com febre, mesmo dormindo ? Sim. O aumento de temperatura produz aumento da frequência cardíaca e respiratória, mesmo com a criança dormindo.
      É verdade que quando a febre cede, e molha a roupinha, tem q trocar, PQ faz mal? Deixa a criança com a roupa ou lençol molhado pode gerar muito desconforto e sensação de frio. Por esse motivo, deve ser trocada. Não é que produza, por si uma doença. Mas, desconforto é um motivo forte para trocarmos a roupa da criança.
      Qual o melhor termômetro? Ainda é o de mercúrio, mas este tem todas as questões de segurança envolvidas. Seu uso será proibido. A solução será o uso dos digitais, até que surjam novos, como os de contato e luz, ainda imprecisos, mas, que tendem a ser melhorados.
      Sugiro que converse mais com seu pediatra, mesmo quando o motivo da consulta é uma febre.

      • Doutor..
        Muito obrigada…
        Sabe, assim como eu, tenho certeza que muitos cresceram ouvindo histórias e mais histórias sobre a febre. Sou uma pessoa que gosta muito de ler, me informar, pesquisar, mas nem tudo podemos confiar. Sempre entendi que a febre , de certa forma , era algo “bom”. Mas, mesmo assim, muitos são os mitos que a rodeiam. E, poder conhecer afundo, ou melhor, um pouco mais , sobre o assunto, nos dá uma tranquilidade maior em lidar com a situação . Como o Doutor mesmo frisa. Nada substitui uma consulta real , ir ao pediatra da criança para avaliação, mesmo tendo essa tranquilidade e conhecimento, se faz necessário. Porque a febre, como passou , é uma resposta do organismo.. Então, o pediatra precisa avaliar para saber o que tem por trás . Obrigada por esses esclarecimentos.
        Pode deixar que tentarei conversar mais com o pediatra da minha filha, embora, na consulta, tudo se torne mais corrido.
        Ah, Doutor.. Será que poderia, publicar, também, sobre hipotermia?
        Passei por isso com minha filha, e descobri que existem muitas dúvidas sobre o assunto, que até então, para mim, era desconhecido. Sabia da existência, mas não sabia da gravidade. Ela foi muito bem tratada. Chegou a 33.8.. Mas, uma das dúvidas que tenho é se além dos procedimentos de agasalhar, dar banho morno, tomar algo morno, se existe algum tipo de remédio que aumente a temperatura.. Porque pude perceber que não tem muito o que fazer, a não ser, esses procedimentos que citei e, se agarrar, no que acredita, pedindo que nossos filhos fiquem bem. Pelo menos, foi o que entendi.
        E são muitas outras duvidas, porque era algo, até entao, desconhecido para mim. Acho um assunto interessante a ser abordado.
        Mais uma vez obrigada pela sua atenção , por cada resposta e, principalmente, pelo blog, pelos esclarecimentos. O Doutor, pelas respostas, mostra uma idoneidade muito grande .. Mais uma vez, obrigada.
        Abraços

  28. pena que só li depois de 2 dias, que tinha passado a noite em claro com o termômetro na mão…missão impossível rs rs rs!vivendo e aprendendo! muito bom este blog.

  29. Dr . Tenho um filho de 1 ano e 3 meses, desde ontem a tarde está com febre, dei o paracetamol p ele, percebi q diminuiu, ms depois d um tempo voltou a ter febre, estava com 38,4, entao eu imaginei q fosse a garganta q estivesse inflamada e dei o iboprofeno, tbm diminuiu ms depois voltou, quando foi hoje pela manhã eu dei d novo e abaixou para 37,5, ms aumentou novamente ms tarde para 38,1. Ele esta ao uns dia com tosse com catarro to dando um xarope chamado neossolvan ja faz 3 dias e ate agora nada de melhorar do catarro e a febre continua. Eu gostaria muito de uma orientação. Devo continuar com os remédios?

    • Prezada Cinthia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que procure seu pediatra para que este possa examinar seu filho e lhe orientar de forma segura.

  30. Dr. Meu filho está em estado febril desde sábado a noite (hoje domingo), não passa de 37.5 e fica oscilando de 36.6 a 37.5 . O apetite dele está bom e não sente desconforto nenhum pois ele tem convulsão febril então não o mediquei , o que eu faço?! Medico, levo ao médico ou espero os três dias? E com essa temperatura sem medicar ele pode ter a convulsão?

    • Prezada Natasha,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que procure seu pediatra para que este possa examinar seu filho e lhe orientar de forma segura.

  31. Olá Dr.
    Meu filho recebeu a vacina contra a gripe no dia de hoje pela tarde e agora a noite tem febre de 39 graus. Essa febre seria consequência da vacina? O senhor poderia dar mais informação sobre essa vacina? Ah, meu filho antes de dormir estava correndo e brincando como faz sempre e a febre apareceu depois que dormiu.

    • Prezado Daniel,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que fale com o pediatra para que este possa lhe orientar com mais precisão e segurança, a respeito desta febre. A vacina contra gripe é segura, em geral deixa a região dolorida e, eventualmente, pode produzir um episódio febril. Lembro que protege contra três virus Influenza que não têm relação alguma com os inúmeros vírus do resfriado comum. Portanto, não espere que a vacina proteja seu filho contra resfriados, nem considere a vacina “ruim” porque ele terá resfriados.

  32. Dr Roberto, muito interessante essa materia.
    Meu filho esta com febre constante, abaixa e sobe, levei ele no pediatra ontem, onde foi constatada otite. Começou hj a tomar antibiotico. ainda no hospital foi administrado o paracetamol, e ficando em observação a febre pouco baixou, pediram para dar la mesmo um banho de agua morna por 20 minutos, apos o banho a febre baixou, chegamos a noite em casa ele mamou a mamadeira e dormiu tranquilo, porem pela manha estava novamente com 39 graus de febre, administrei a dipirona e a febre so baixou 1 hora e meia depois ficando em 36,9., ja a tarde subiu e memso apos medicação demorando a baixar.

    A medica pediu pra administrar os medicamentos para febre de 6 em 6 hs ou 3 em 3 alternando a dipirona e paracetamol. somos pais de primeira viagem ntao temos uma preocupação sempre grande, quando for assim tem a necessidade de levalo novamente ao medico ou esperar alguns dias para o antibiotio começar a fazer efeito?
    é normal a febre sempre ir e voltar?
    o pequeno tem ficado mais quieto, mas sempre o incentivamos a brincar, andar, conversamos com ele, porem nao tem o mesmo pique de quando esta sem febre ou dor.
    obrigado

    • Prezado Roney,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De um modo geral, antibióticos levam em torno de 48h para começarem a fazer efeito. Nesse período, a febre persiste, oscilando (indo e vindo). Mas, se tiverem dúvida ou se sentirem inseguros, retornem ao médico (de preferência o mesmo), para uma reavaliação.

      • Obrigado Doutor Roberto.
        com 2 dias de medicação a febre passou, porem ele só anda meio desanimado e sonolento, não quer brincar muito. Porem está se alimentando normalmente.
        Estamos atentos a todos os sinais.
        Vai melhorar logo, e daqui a pouco voltará a dar trabalho. rsrsrsrs
        Mais uma vez obrigado e parabéns pelo ótimo blog. Está salvo aqui no meu favoritos

  33. Bom ler isso. Morro de medo de febre. Pavorrrrr. Meu filho de 11 meses esta agora febril. E dei antitermico mais a cabeça continua quentinha. E to sem conseguir dormir por isso.

    • Prezada Dayane,
      Espero que tenha dormido, finalmente. Como o blog não substitui uma consulta, se continuar preocupada com a febre, consulte um médico. Mas, a febre em si, não deveria ser motivo de preocupação. O importante é se tentar descobrir a causa.

  34. Parabéns, adorei seu blog, seu trabalho e muito importante para quem tem dúvidas a respeito de crianças. Se tivesse vc como pediatra do meu filho, estaria em boas mãos. Obrigada pelo que você faz. Abraço!

  35. Ola tenho um filho de 3 anos tem 5 dias que ele não faz coco e ele esta apresentando febre.
    Minha duvida é: esta relacionando a falta de fazer coco com a febre? Ou não tem nada a ver????

    • Prezada Valeria,
      O blog não substitui uma consulta. Por esse motivo, vou lhe responder em tese, sem falar do seu filho. Em geral, a febre não produz constipação. No entanto, quando uma criança está doente, come pouco ou nada, modificando o seu ritmo intestinal. Sugiro que consulte um pediatra para que este possa lhe orientar, especificamente, sobre o seu filho.

  36. Dr meu filho de 2 anos e 5 meses tomou a vacina da gripe agora depois de uns dias esta dando gripe e febre nele que vai e volta a febre é normal o sintomas?

    • Prezada Sonia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. A vacina contra a gripe não produz sintomas de resfriado. Como seu nome (gripe) confunde com o do resfriado, as pessoas ficam com a impressão de que protegerá contra resfriados comuns. Isso não é verdade. Sugiro que consulte o pediatra para lhe orientar com segurança.

  37. Gostaria de saber o motivo que a febre vem atigir 39 grau so por um dia e depois não da mais febre,tenho uma criança de 4 anos e ja aconteceu por duas vezes,ela começa com a febre dou o remedio a febre abaixa e depois não da mais nada..

    • Prezada Julia,
      Nem sempre temos explicação para tudo. Mas, como a febre é uma reação a algum tipo de agressão, pode ser que, nesses casos onde a febre é fugaz, a necessidade desta reação seja muito limitada. Mas, prefiro lhe dizer que não sabemos tudo! Por outro lado, só porque a febre habitualmente dura 3 a 5 dias, não significa que possa durar menos!

  38. Doutor Roberto por favor me ajude meu filho tem 26 dias e esta com uma febre de 37,5 ,a febre vai e volta eu entendi que em alguns casos é normal mas mesmo assim me preocupa o que posso fazer pra melhora essa minha agunia

    • Pezada Jessica,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet. Um bebê com febre deve, obrigatoriamente ser examinado por um pediatra. E, sempre que tiver uma preocupação, não entre na internet, procure seu pediatra. É o melhor que pode fazer para o seu filho.

  39. Oii Dr
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog, o senhor tem ajudado muita gente, obrigada.
    Minha filha, de um ano e um mês, teve estado febril por dois dias(37¤), sem mais nem um sintoma aparente, porém tinham dois pré molares nascendo, e a gengiva estava bem inchada, não estava comendo direito, mas estava mamando bem, e bem disposta, depois de três dias a temperatura normalizou, pode ter sido o dente?

    • Prezada Michelle,
      Obrigado por participar do blog e por suas palavras gentis. Sem ter examinado sua filha, seria irresponsabilidade minha opinar. De modo geral, a dentição não produz febre, apesar de ser uma crença popular, muito difundida.

  40. Boa tarde. Minha filha está com uma respiração forte e, às vezes, ela solta uns gemidos curtos como se fosse um soluço. Ela dá duas respiradas, um suspiro e fica uns 3 a 5 segundos paradinha como se ñ respirasse. Gostaria de saber se isso é normal.

    • Prezada Kelly,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra, o quanto antes para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet, principalmente para uma criança com alteração na respiração.

  41. Ha, ela tem 3 meses e qdo acordada ela ela respira melhor, mas ainda dá esses solucinhos. Ela está fazendo tratamento da garganta há 2 dias com antibiótico e ainda tem umas febrinhas, ñ mto altas. Pode ser por causa disso? Se ñ, oq pode ser?

    • Kelly,
      Se está em tratamento, mais um motivo para você tirar suas dúvidas com o pediatra que a atendeu e não pela internet. A internet é ótima para divulgar informação, mas, não substitui uma consulta. Sem examinar uma criança de 3 meses, com alteração na respiração, qualquer opinião seria irresponsável.

  42. Boa noite Dr.
    Tenho uma filha d 2 anos q está apresentando febre há 3 dias(entre 38 e 38,5), já fui no pronto Socorro e tudo indica q é só imã gripe. Ao medica-lá com antitermico está demorando mais de 1h30 p fazer efeito. Minha dúvida é quanto tempo esperar pelo efeito do antitermico? Quanto tempo depois de medica-lá eu deveria aplicar compressas frias ou banho morno? No momento ela está c febre, mas dormindo tranquilamente, deveria acorda-lá

    • Prezada Lucieni,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet.De um modo geral, a febre não é um problema. É apenas parte da solução de uma infecção viral (gripe) ou bacteriana. A medicação antitérmica é dada para oferecer conforto à criança. Assim, se uma criança está com febre e dormindo, não haveria necessidade de acordá-la. Da mesma forma, se estiver acordada e ativa, não há necessidade de medicá-la, só porque a temperatura chegou a um determinado grau. Agora, se a criança está irritada, caída, aí sim deve ser medicada. Não há um tempo padrão para que o medicamento atue. Nem sempre a temperatura volta ao normal, apenas baixando um pouco. Isso não significa que seja mais ou menos grave. O ideal é que as crianças tenham seu pediatra de referência porque os quadros febris tendem a levar 3 a 6 dias para se resolverem. Se os pais procuram, exclusivamente, um pronto-atendimento, a probabilidade do médico pedir mais exames ou medicar de forma mais agressiva, aumenta. Isso não é um erro em si. Mas, uma das consequências de um atendimento de emergência. O médico “se cerca” de cuidados, com razão. Um médico que acompanhe a criança e a família, pode tranquilizar a todos e orientar os pais, de tal forma que exames e medicamentos sejam prescritos de forma mais precisa.

  43. Olá, boa tarde!
    Dr, minha filha tem 1 ano e 9 meses e teve febre duas vezes a uma semana de 38.2. Remediei com dipirona xarope, a febre baixou e não retornou mais, porém, depois disso a temperatura corporal dela só fica abaixo de 36, a tarde e a noite baixa um pouco mais. Independente da temperatura baixa, ela brinca, come normalmente. Isso pode ser efeito colateral do remédio? VC pode me dizer alguma coisa, porque isso acontece?

    • Prezada Monica,
      A febre é um sintoma que aparece em várias doenças. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Se está preocupada, sugiro que consulte um pediatra.

  44. Dr. Roberto, sei q o blog e para bebe mais tenho uma duvida, estou febril a 7 dias ela vai e volta a noite esta diminuindo um pouco a intensidade, mais o que me preocupa e pá estou gestante de 7 meses, fui ao medico fiz exame de sangue e de urina, deu um pouquinho de anemia e infeccao urinária mais n grave, fora isso n tenho mais nada, achava ate q era dengue, já estou fraca por conta da febre. O senhor acha q tem algo aver com o resultado dos meus exames ou devo procurar outro médio?

    • Prezada Livia,
      O blog, além de ser escrito por um pediatra, não substitui uma consulta médica. Sugiro que converse, primeiro, com o médico que a atende e exponha suas dúvidas. Caso não se sinta segura, aí então vale a pena ouvir uma segunda opinião.

  45. Doutor fugindo um pouco da criança, estou com zika virus, tenho 23 anos, tomo remedio que temperatura de meu corpo abaixa mais a cabeça continua quente… ja procurei o medico e o mesmo me recomendou aprbas paracetamol e aguardar 7 dias, mas a tres dias nao durmo pq morro de dor de cabeça… o senhor recomendaria algo caseiro? Faz mal dormir com pano molhado na cabeça?

    • Prezado Alan,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu caso porque, além da proibição do CFM, sou pediatra. Sugiro que consulte o seu médico. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  46. ola boa noite;dr minha filha caiu e levo um ponto na testa,depois disso começo dar febre nela de madrugada gostaria de saber se essa febre pode ser do tombo ou poderia ser outra coisa…devo levala ao medico…obrigada

  47. olá,minha filha tem 3 anos, a um mes atrás teve uma convulsão com 37 graus de febre sem nenhum sintoma ha alguns dias ela teve novamente uma CF levei ao hospital e novamente com 37 graus foi medicada e voltou pra casa isso foi pela manhã,logo mais a noite teve outra CF novamente levei ao hospital e agora sim com 39.8 de febre nesse caso a convulsão veio um pouco mais forte gostaria de sber se é necessario passar pelo neuropediatra ou não tenho com oq se preocupar???Aguardo sua resposta desde já muito Obrigado!!

    • Prezada Tatiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, se uma criança tem uma primeira convulsão febril aos 3 anos, com uma temperatura de 37ºC, seria indicado ouvir o parecer de um neruopediatra. Converse com seu pediatra a respeito e veja o que ele lhe sugere.

  48. Olá Dr.
    bem, tenho um bebê de 11 meses e levei ele ao pediatra a dois meses atrás para tomar a vacina contra pneumonia o que ocorreu foi que ele se contaminou com a vacina, meu pediatra disse que isso pode ocorrer uma vez que o vírus mesmo atenuado ainda é ativo.
    Hoje ele começou a ficar gripado e teve febre de 38.4 e eu lógico que passei toda noite acordada com o termômetro na mão conferindo a evolução e retração da febre.
    minhas perguntas são a seguintes: isso pode mesmo acontecer do vírus provocar uma “leve” pneumonia? Não fiquei segura com as explicações dele e eu posso administrar o antitérmico a cada 3 horas e alternar entre Alivium e Paracetamol?

    • Prezada Magdalena,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, incluindo a medicação. Com relação à vacina antipneumocóccica, esta protege contra os 10 tipos mais frequentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, evitando doenças como pneumonia, otite, sinusite e septicemia. Como existem 90 tipos de Sreptococcus pneumoniae, ainda que os 80 restantes sejam menos frequentes, uma criança vacinada pode contrair doença causada por um desses outros tipos da bactéria. A vacina é feita de bactérias inativadas, sem a menor possibilidade de que os tipos que compõem a vacina, produzam a doença. Os efeitos colaterais são, habitualmente, de baixíssima gravidade, como dor local, irritabilidade e febre. Mas, a vacina em si não produz a doença. Lembro apenas que a vacina é composta pelos 10 tipos mais frequentes da bactéria, existindo outros que podem produzir a doença.

  49. Ola Dr meu filho Andre do nada estava com as bochechas vermelhas e muito quente dei umas gotas de paracetamol o que pode ser isso?

  50. Dr.me ajude…ha 15 dias atras meu filho teve um quadro de comeco de pneumonia,foi tratada com Azitromicina,ontem comecou com febre de 39 graus e vomito,se queixava de que a garganta tava arranhando,levei na pediatria do Hospital e disseram que a garganta ta vermelha,repetiram exame de samgue,raio x e a pneumonia sumiu,que é um quadro de virus querendo infeccionar a garganta,como tomou antibiotico ha 15 dias,preferiu nao dar novamente,so passou o ibuprofeno d 100mg febre e dor,bromoprida para vomito,so que a febre ta dando a cada 4 horas,chega ha 39,ele ta abatido,mas brinca pouco,come pouco.O que o Dr.me orienta?Em abril ele teve dengue,de la para ca,todo mes ele ta doentinho.

    • Prezada Erica,
      O ideal é que seu filho tem um pediatra que o acompanhe. Se tiver, oriento você a procurá-lo para uma reavaliação. Quadros virais dão febre por vários dias (até 7/8 dias). Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que procure o pediatra.

  51. Boa tarde doutor.
    Não sei se você terá acesso a esse comentário, já que esta publicação é de 2013.

    Mas tenho uma dúvida que esta me deixando louca. Já tem um tempo que reparo no meu filho, toda vez que ele fica sem fazer cocô mais de 1 dia, ele tem febre e dor no região abdominal. Ouve uma fez que os médicos chegaram a achar que ele estava com apendicite.

    Doutor a minha dúvida é, meu filho pode esta com algum problema no intestino, ou a febre e o fato de ficar sem fazer cocô não tem nada a ver?

    • Prezada Beatriz,
      Sem conhecer de forma mais detalhada a história da criança e examiná-la, seria irresponsabilidade minha opinar. O que eu lhe sugiro é que passe a registrar em uma folha de papel dia e hora em que sentiu dor, bem como se tem algum fato associado (comida, contrariedade, trauma etc.). Anote também quando ele tiver febre. Também sugiro que tenha um pediatra único que acompanhe seu filho. Episódios de repetição, com diagnóstico difícil, exigem acompanhamento e uma estratégia. Não será um médico em uma consulta que vai resolver. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  52. Dr gostaria de saber se gripe causa febre de 40graus? Ou se o motivo pode ser a bronquite que piora tudo? Minha filha tem 11 anos. A febre sempre volta ou nem baixa apos ser medicada. Esta nebulizando com aerolin tomando decongex e rinosoro. Antitermico paracetamol. Grata pela atençao

    • Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, uma gripe pode causar febre de 40 graus. Sugiro que consulte um médico para examinar sua filha e lhe orientar.

  53. Boa tarde Dr. Minha filha tem 6 anos e desde quarta passada, dia 15/07 começou a apresentar febre. Em primeiro lugar medicamos com dipirona que resolveu mas na quinta ela chegou a 41 graus e corremos para o pronto socorro que diagnosticou AMIDALITE AGUDA e mandou tomar Clavulim BD. Este remédio foi muito ruim pois o gosto era horrível e minha filha vomitava na hora alem de gritar de cólica alguns minutos depois. Mas mesmo assim continuamos dando nos horários mais 3 doses. Porém após 48 horas a febre não passava nem de 2 em 2 horas. No sábado dia 18 voltamos ao pronto socorro pois conforme o senhor falou o estado da criança que preocupa. Muito abatida, então a garganta piorou e a pediatra mandou tomar Benzetacil. Elas passou o domingo bem mas segunda (ontem) começaram as febres altas novamente. Voltamos ao pronto socorro onde o pediatra pediu exame de sangue e a proteina c estava muito alterada 54.000 e disse para comprar o ASTRO azitromicina. Tomou ontem 23:00 6ml/g e hoje vai tomar a segunda mas a febre esta indo e voltando de 4 em 4 horas as vezes menos. Pergunto ao doutor. Existe alguma outra coisa a ser investigada fora as amidalas? Com sua vasta experiência, é normal mais de 7 dias de febre? O que recomenda fazermos ou falarmos com o pediatra porque se amanhã a febre não passar vou voltar ao pronto socorro.

    • Prezado Thiago,
      Sem conhecer ou examinar a criança, seria irresponsabilidade minha opinar. Mas, posso sugerir que, ao invés de ir ao pronto socorro, escolha um pediatra em quem confie para ser a sua referência. Ir ao pronto socorro significa que, a cada ida, um novo médico vai examinar sua filha, sem ter a perspectiva da evolução. Em medicina, nem tudo se resolve com uma consulta. Muitas situações exigem tempo, avaliação da resposta a este ou aquele remédio, até que se chegue a um diagnóstico correto. Quando um novo médico vê uma criança já medicada, a pressão para mudar o remédio e/ou pedir exames é grande. Assim, a criança pode acabar tomando mais remédios e fazendo exames, nem sempre necessários.

  54. Prezado Dr Roberto, parabéns pelo blog, e pelo seu excelente trabalho. Eu tenho uma dúvida: desde quando era bem criancinha a minha pediatra dizia para minha mãe prestar atenção em mim, porque eu não apresentava febre, eu já tive várias doenças, pneumonia, infecção de urina, infecções de garganta e nunca tive febre. Hoje estou com 30 anos, e gostaria de entender o motivo disso. Minha temperatura sempre está na casa dos 35,5 até 35,7. Sendo que eu sempre sinto os sintomas da febre, mas o termometro não acusa superior a 37,5. É normal isso? Preciso de acompanhamento médico? Obrigada desde já pela atenção

    • Prezada Carla,
      Obrigado por participar do blog. Não tenho a resposta para a sua pergunta. O que posso lhe dizer é que todas as variáveis quantificadas (temperatura, pressão arterial, exames de laboratório etc.) possuem valores “normais” que são construídos estatisticamente. Assim, pessoas com valores fora do “normal” podem ser absolutamente saudáveis, como o oposto- pessoas com valores normais, podem estar doentes. Se, aos 30 anos, você é uma pessoa saudável, pode ser que a sua temperatura normal seja abaixo da média e quando estiver com 37,5 seja, para você, febre. Mas, como o blog não substitui uma consulta, se estiver realmente em dúvida, consulte um clínico.

  55. Ano passado peguei chicungunha e fiquei oito meses sentindo dor nas juntas, tive SÓ dois dias de febre alta e NÃO tive o rash (aquelas manchinhas na pele), mas, o curioso é que um mês antes desses sintomas eu tinha tido febre baixa e dor nas juntas. Pode ter tido alguma relação?

  56. Eu tenho 33 anos e não me recordo de ter tido febre uma única vez na vida. Já fiquei doente várias vezes, já tive até dengu, mas não tive febre. Isso é comum? Preciso me preocupar com algo?

  57. Doutor qual o perigo que tem dar o mesmo remédio não respeitando o período de 6 horas no caso o ibuprofeno?
    – Meu filho tem 3 anos já fui ao medico (sinusite e inflamação na garganta) a febre deles volta de 3 em 3 horas ( 38 – 39,8 graus) ele não consegue tomar paracetamol nem dipirona pra intercalar de 3 em 3 horas então estou dando o ibuprofeno mesmo é perigoso ?

    • Prezada Cyntia,
      Não é recomendável dar qualquer medicamento em doses maiores do que as recomendadas. Todo medicamento pode ter efeitos colaterais com uma dosagem maior. Antecipar a dose é o mesmo que aumenta-la. Não altere uma prescrição, sem conversar com o seu médico.

  58. Meu filho está com febre acima de 38.0 e está gripado isso é normal e estou dando uma remédio para cortar a febre mais depois de duas horas volta de novo.estou muito preocupada

    • Prezada Eslayne,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que consulte um pediatra para que ele a oriente, principalmente se está muito preocupada. A internet não substitui o médico.

  59. Dr minha filha está com 10 dias de febre hoje, já fez Raio X, Hemograma e exame de urina e não deu nada, ela está bem, aparentemente, mas a febre não passa mesmo fazendo tratamento com antiflamatorio, inalação, e antipirético… E todos os médicos falam só p observar..mas 10 dias com febre de 38 a 39..? Será que tem algo grave oculto?

  60. Dr. tenho um filho de 1 ano e 7 meses e ele teve duas convulsões no intervalo de 5 meses mais ou menos. Notamos que nas duas, ele apresentou febre, só que por motivos de pânico, eu e minha esposa não conseguimos medir a temperatura no momento das convulsões. Não tínhamos no momento a experiência desse estado. Gostaria de saber se é normal a criança ter 2 convulsões e com esse intervalo que eu citei aí em cima?

    • Prezado Wallacy,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar. Um número pequeno de crianças pode ter convulsão com febre, independentemente do grau de febre. Estas convulsões são benignas e não representam doença ou uma probabilidade maior de ter epilepsia, por exemplo. Crianças com esta sensibilidade à febre podem ter várias convulsões, se tiverem vários episódios febris. Sugiro, como dito no início, que consulte um pediatra para lhe orientar.

  61. Olá dr.,
    Nessa quinta-feira estava fazendo muito calor aqui em casa e liguei o ventilador de teto do quarto da minha bebê. Sem que eu percebesse o corpo dela esfriou e apareceu uma febre, mas sem gripe ou infecção, só o resfriado mesmo.
    Minha mãe, que já achava que eu não deveria levá-lá em piscinas coletivas até os 5 anos de idade, me falou pra desistir de levar a bebê no clube no sábado pq agora ela estava doente.
    Ela realmente ficou doente? Umas horas de ventilador e outras de febre baixa (37,8o) vão mesmo impossibilitar que ela vá pra piscina 3 dias depois?
    Obrigada.

  62. Ola dr minha filha de um ano ta fazendo febre que varia de 38 a 39.6 já faz um mês a febre baixa e volta nnovamente, ela é especial possui hidranencefalia o neuro fala que a febre é causada pelo próprio metabolismo dela por que não ha outro sintoma alem da febre que não vai embora, ela teve meningite bacteriana grave no mês de julho e mesmo depois de curada começou o quadro febril.

  63. oi minha filha ta com febre a quatro dias ja levei em dois pediatras e falam a mesma coisa isso pq ele tem infecçao urinaria com repetiçao e a bacteria e.cole resistente a quase todos antibioticos e os dois sencivel ela nao pode tomar eles ficam tentando com outros eu compro da tres dias ja trocarm e do antermico de 2 em 2 h sera q fas mal pros rins acho q eles deviam tomar uma providencia ela tem 6 meses e ficou so 1 mes sem da infecçao me ajuda to apavorada..

    • Prezada Naiara,
      O blog ou a internet não substituem uma consulta médica. O que a sua filha precisa, me parece, é um acompanhamento com um pediatra de confiança para investigar a causa da infecção urinária de repetição. Isso pode exigir alguns exames e até o parecer de um uropediatra. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  64. Muito bom esse texto. O senhor foi muito direto e preciso nas informações, há uma pressão enorme para ministrar antitérmicos às crianças que na maioria das vezes são desnecessários. Muito obrigada por esse texto, vou usá-lo para informar outras pessoas.

  65. Bom dia De. Roberto
    Minha filha te 2 anos e 2 meses, está gripada e tem febre de 38,0 °C só a noite, assim. Q medico com dipirona a temperatura logo abaixa e não aumenta mais, o que pode ser?

  66. Bom dia Dr. Meu filho tem 5 anos e desdê de domingo meu filho começou com febre 37,5 dei remédio caiu a febre mais segunda ele estava totalmente caído a febre aumentou para 38 e levei no pediatra.Disse que estava com sinusite receitou Velamox de 12 X12 hs e Alegra, mais mesmo assim ele continuou com febre 38,00 de damos iboprofeno ai passava so que a febre começou aumenta para 39,5 tomando os remedioss na quarta a frente estava 38,5 dei o remédio dee febre esperei duas horas e percebi que ele estava muito caído e fui medir estava 39,5 de febre levei par emergência e deram remédio na veia ela demorou para cair fizeram exame de sangue e raio x e infelizmente na hora de ver o resultado trocaram o plantão e foi outro medico que acabou liberando porque esta va sem febre e disssse que ele esta com sinusite e que manha ele não pode ter mais febre. Teria que procurar o pediatra ou voltar para emergência. Foi o que aconteceu na quinta estava com 39,5 de febre fui no ped. Ele disse que febre pode ocorrer.trocou o medicamento Sig Malive em 12 x 12 começou a tomar mais mesmo assim a tarde estava com febre todo caído com 39,5 de febre dei dipirona depoiss combo tempo caiu chegou na madruga novamente 39,5. DR. é normal ficar sempre com 39,5 de febre sempre?! Por favor me responda ta?

    • Prezada Karina,
      Como o blog não substitui uma consulta, opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha. O que eu posso lhe dizer é que quadros virais, que não respondem a antibióticos, podem evoluir com febre por 7 a 10 dias. Não é o habitual, mas, pode ocorrer. Infecções bacterianas, em geral, respondem ao antibiótico em 48-72h. Quando isso não ocorre é importante se reavaliar a criança para rever o diagnóstico e medicação prescrita. O que eu considero muito importante é que a criança tenha um único pediatra para coordenar esse cuidado e conseguir fazer uma avaliação evolutiva. Se, a cada consulta, for um médico diferente, não haverá comparação do quadro clínico. Espero que hoje, seu filho esteja bem.

  67. Bom Noite Dr. Meu filho tem 7 meses e desde de sexta-feira começou com febre de 39,3 dei o Tylenol bebe e caiu para 37,9 a noite ele estava um pouco caído a febre aumentou para 38,4 e levei no P.A a pediatra examinou garganta e disse que tem alguma coisinha mas nada grave e auscultou o peito e disse que estava limpo.Receitou iboprofeno para intercalar com Tylenol e que era dos dentes realmente está saindo os dentinhos de cima mas faz tres dias que esta com febre e não baixa de 38.Fico preocupada se realmente é só dos dentinhos. Dr. é normal essa febre não ceder e ser só dos dentinhos?! Por favor me responda? Obrigada

    • Prezada Lisiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade opinar sobre seu filho. Se está preocupada, sugiro que o seu filho seja reavaliado pelo mesmo pediatra que já o examinou. Lembro apenas que os quadros virais, produzem febre por 3 a 6 dias, sem que isso represente gravidade. Mas, converse com seu pediatra.

  68. bom dia doutor tenho um bb de 1 ano e estava com tosse a bastante tempo tendo tomado antialergicos sem resolutividade a medica entao entrou com atb pois estava sugestivo de sinusite o azitromicina mas no sabado começou com febre de 6 em 6 horas e começou o atb na sexta a noite ate entao nao havia tido febre. pode ser algo viral ? foi indicado trocar o atb. devo esperar ver se essa febre vai espassando ou ja troco a medicaçao.?

  69. Minha filha de um ano e meio na manhã de sábado depois de ter entrado na piscina ela começou a ter vomito w depois febre. No domingo o corpo dela apareceu cheio de manchas pipoquinhas de alergia, será que foi o protetor solar de adulto que passei nela que a intoxicar? O pediatra disse que podia ser algo que ela havia comido maia não foi ai quando cheguei em casa que me lembrei do protetor solar que eu havia passado nela? Alguém me ajude a desvendar isto preciso de uma opinião

  70. Dr. Minha filha tem 1 ano e vem tendo febre de três em três dias (permanece 1 dia e depois de uns 3 dias torna ficar febre q varia entre 37,8 à 38,6 ) se alimenta e brinca normalmente. Será viral? Vale um exame sangue?

    • Prezada Franciele,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente. Mas, de um modo geral, quadros febris não exigem que se faça um exame de sangue.

  71. Oi meu filho de 2 anos esta com febre que vai e vem mas ele brinca.corre enfim só uma coisa que observei que os olhos dele esta mucho sabe devo me preocupar oque eu faço por favor.

    • Prezada Eainne,
      Tudo que favorece a troca de calor, como tirar a roupa, dar um banho, colocar gelo nas axilas, contribui para a redução da febre. No entanto, estas estratégias, em geral, produzem grande desconforto, como frio, tremores etc. e, por esse motivo, não são recomendadas.

  72. Bom dia Dr. Roberto Cooper,

    Escrevo de Portugal. Adorei toda a informação que posta aqui. Para além de informativa é de grande ajuda.
    Tenho uma duvida simples. A minha filha de 26 meses teve uma infecção urinária que levou-lhe a ter febre alta chegando ao hospital aos 39.9º. Contudo durante a observação no hospital de e depois de já ter tomado paracetamol e com a temperatura a 39.1º teve um convulsão febril. O Pediatra falou ser normal a quando de uma subida rápida de temperatura. Foi-lhe receitado um antibiótico e exames (ecografias pelvicas e renais). No dia seguinte a temperatura chegou aos 40º e conseguimos reduzir com paracetamol novamente.
    A minha duvida é a seguinte: Depois de uma situação de convulsão febril é possível surgirem mais de futuro? E podem surgir sem febre? Sugere que perante situações de convulsões febris se deva fazer um estudo neurológico à criança?
    Agradeço o seu tempo.
    Cumprimentos

    Miguel

    • Prezado Jorge,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Mas, de um modo geral, uma convulsão febril é algo benigno, sem sequelas ou consequências, não exigindo nem investigação neurológica, nem tratamento. Uma criança que teve uma convulsão febril tem chances de ter outras. Convulsões febris não tem nenhuma relação com epilepsia (convulsão sem febre).

  73. Muito obrigado doutor estava muito preocupado, pois minha filha esta tomando antibioticos contra u resfriado e a febre vai e volta. Agora estou mais aliviado

  74. Meu filho tem um ano e quatro meses. Ele ñ está com febre pois coloquei o termômetro e esta c 37.3 mas sinto a cabeça dele muito quente . Ele está chorando com tudo. dois dias antes ele teve febre. Esta cabeça quente pode ser dor de cabeça?

  75. OLÁ DOUTOR ROBERTO!
    MINHA FILHA TEM FEBRE DE 39,9,QUASE QUE DIRETO DURANTE 6 DIAS E A FEBRE NÃO PASSA JÁ A LEVEI NO PRONTO ATENDIMENTO FOI MEDICADA COM BEZETACIL, E DIPIRONA, JÁ FAZ 24 HS MAIS A FEBRE CONTINUA A MESMA, CONTINUA TOMANDO DIPIRONA VIA ORAL MAIS NÃO BAIXA ,O QUE FAZER? OBRIGADA!

    • Prezada Rosimeire,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha. No entanto, posso lhe dizer que o efeito do antibiótico só se inicia em torno de 48h após o início do tratamento. Caso persista o quadro, sugiro retornar ao mesmo pediatra para uma reavaliação.

  76. BoM Dia! Prezado Dr Roberto, Parabéns pelo dia de hoje, em primeiro lugar.
    Gostaria muito da sua orientação, Meu filho tem 1 ano, começou com febre de 38,3 e vomito na sexta pela manhã. Fui `emergência e clinicamente está bem, a Dra diagnosticou como possivel gastroenterite viral.
    Então, estou dando dipirona monoidratada, e desde então, a febre não vai embora. Apenas oscila, de 37,3 a 38,7. Hoje, domingo, ainda persiste, ou seja, mais de 48 horas. O que faço? Ele esta comendo relativamente bem, mamando no peito. Apenas esta mais quietinho e sonolento. Obrigada desde já.
    Att.

    • Prezada Christiane,
      Obrigado pela lembrança gentil. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que, se persistir o quadro, retorne ao pediatra para uma reavaliação.

  77. Olá doutor tenho duas duvidas meu filho tem 1ano e 6 meses sempre teve bastante febre.no caso d agora é sobre o braço/punho ta doendo pra ele faz uma semana já. Eu levei ele no medico ja fez raio x mas nao deu nada me pediram pra passar gel d arnica pra massagear e estou passando faz dois dias .17/10 e 19/10 hoje então continua doendo nao posso nem encostar devo esperar passar com o tempo ou devo ir a outro médico??? estou preocupada. E sobre a febre hj ele trompou do lado do portão q é concreto e ficou um calongo pequeno na testa dele. O q eu estranho é q toda vez q ele bate a cabeça fica com febre e toda vez eu nao sei o q fazer só dou paracetamol e dipirona pra ele. Mas é tenso nao consigo dormir só pensando no q pode acontecer fico muito atenta. Ele dorme e fica parece roncando e gemendo isso me parte o coração. E um detalhe ta nascendo todas as presas dele (dentes).por favor me de uma dica ja fui ao medico varias vezes com ele e febre sempre agem tranquilamente dão os mesmos remédios e eu fico nessa angustia . Será q eu to exagerada? Pode me falar em q outros medicos q não seja pediatra eu possa ir.para fazer algima coisa….obg

    • Prezada Leia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que encontre um pediatra em quem confie. Procurar muitos médicos pode confundir mais do que ajudar.

  78. Dr. Tenho um filho de 5 anos que faz febre com muita frequência devido a bronquite , a minha dúvida é só a forma como ele apresenta.
    Ele reclama de um frio absurdo, fica tremendo muito. Porém quando coloco o termômetro não acusa a febre de imediato. Depois de passado uns 10 min. Poço aferir novamente que estará acusando e normalmente já está em 38.9/39.3…porque isso acontece?
    Desde já agradeço a atenção

    • Prezada Erika,
      Não sei lhe responder ao certo. Muito provavelmente os sintomas do seu filho representam uma resposta de defesa que se inicia sem que o seu “termostato” tenha se modificado com alteração da temperatura. Não raro as pessoas descrevem o fato de que, antes da febre, já têm uma percepção de temperatura alterada.

      • Entendo! Dr. você mencionou que nem sempre a febre alta indica algo grave, que é muito mais importante o aspecto da criança…Meu filho normalmente fica muito quietinho quando esta fazendo a febre, mas assim que controlada ele já volta a ficar ativo. Quando você diz aspecto, seria em um quadro geral da criança e não no momento em que esta febril. Correto?
        Dr, Parabéns pelo comprometimento, tenho certeza de que tem tranquilizado muitas mamães!!
        Cordialmente

  79. Olá Dr. Roberto. Tenho um filho de seis anos. Desde pequeno tem problemas de saúde e tem que ser medicado. Já tomou muito antibiótico, inflamações de garganta, amigdalite, bronquite, pneumonia, viroses, estomatite. Também foi diagnosticada intolerância a lactose, o desconforto é constante. Ma o Rafael tem apresentado febre de 38,5 a 39,0. Passa dois a três dias assim, melhora e não tem um mês que não tenha febre. Tenho insistido com os médicos que investiguem mais e fico aflita. Os exames básicos dão normal e então param por aí. Essa febre ao mesmo tempo que pode ser ocasionada por viroses ou mal estar alimentar, pode estar indicando algum quadro que pode estar se agravando aos poucos (Perguntando). Gastrite, h pilory. Que especialistas poderia procurar, ou que exames fazer para certificar de que está tudo bem com meu menino.

    • Prezada Silvana,
      Eu recomendaria uma consulta com um pediatra de sua confiança, antes de pensar em algum especialista. O pediatra cuidadoso vai ouvir a história do Rafael, detalhadamente, examina-lo e, depois definir, com você, se há ou não necessidade de ouvir um especialista e qual seria.

  80. Dr Roberto, boa tarde.
    obrigada por esclarecer tantas dúvidas!Tenho uma bebê que acabou de fazer 1 aninho no ultimo dia 26/10. Como doença não tem dia, ela acabou tendo que fazer consulta ao pediatra tendo em vista um quadro de febre que começou com 38.5 e foi a 39.6. O pediatra dela detectou uma infecção de garganta. Esta tomando antibiótico desde segunda feira e hoje parece estar aceitando mais os alimentos e finalmente querendo reagir.
    Eu tenho duvida quanto à escola. Não mandei nesses três dias e acredito que amanhã tb não vou mandar. Penso que ela está com a imunidade baixa podendo comprometer o tratamento e também para poupar os coleguinhas é claro!
    Ela não fez febre hoje. Estou sendo muito radical em segurar ela em casa amanhã e quem sabe até sexta?

  81. Minha filha tem um ano e seis meses, estamos na praia e ela brincando na sombra quando percebo que ficou amoada e sito ela quentinha. Ao colocar o termômetro tá com 38° dei uma dose de alivium e depois de 10 minutos 38,5° e começa a fiar sonolenta. Após meia hora que tomou a medicação 37.9°. Eu como mãe fico preocupada. É normal criança elevar a temperatura num ambiente como o de uma cidade litorânea?

    • O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. A exposição ao calor pode aumentar a temperatura corporal, mas, no caso da sua filha, sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  82. Dr boa noite.
    Escrevi também em.sei blog.
    Gostaria de tirar uma dúvida. . Meu filho tem 9 meses. E hj eu e minha mulher fomos dar uma caminhada na praia em horário impróprio . Ao meio dia. Nosso filho estava só de fralda e no carrinho .. Durante os 30 in de caminhada andamos praticamente tudo na sombra. Mas claro q em alguns mome tos ele pegou sol. Ele passou o dia todo bem… brincando..se alimentando.
    Na hora de dormir minha mulher achou q ele estava quente.. e fomos medir a temperatura .. e ficou em.38.2
    Gostaria de saber dr. Se qua.do vamos a praia.. seja adulto mas principiante bebes.. aço tece alguma alteração na medicao de temperatura ? E se sim..em quanto em media ? E essa temperatura dele poder ser devido a exposição mesmo q pouca ao sol ?
    Lembrando meu filho n está todo queimado . Vermelhinho de sol n… so um pouco no braçinho direito..

    • Prezado Raphael<
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. A exposição ao calor pode aumentar a temperatura corporal, mas, no caso do sua filho, sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

    • Prezada Elaine,
      Como o blog não substitui uma consulta e já se passaram alguns dias, ou você já ficou boa ou seus pais já a levaram ao médico. Quando ocorrer algo parecido, peça para seus pais a levarem ao médico. A internet é boa para divulgar informações, mas, não para uma consulta médica.

  83. Minha bebê dorme cerca de 2 horas e acorda e depois de mais ou menos 1 hora dorme novamente ai a febre aumenta, tô um pouco preocupada, mas tá comendo normalmente.

  84. Olá Dr. Roberto!
    Tenho 22 anos e á alguns meses atrás fui diagnosticada com amigdalite, tomei os antibióticos e os anti-inflamatórios e melhoreá, mas, pouco tempo depois voltou mas não sentia nada só um gosto ruim na boca e mal hálito era amigdalite de novo ai tomei ibuprofeno por 3 dias e uma bezetacil” ai melhorei mas antes de ontem tive uma febre muito alta até me assustei fui no hospital e era amigdalite e faringite só que à médica disse que não pode fazer nada para parar essas infecções das amígdalas e da faringe que à única coisa que eu posso fazer é tomar os antibióticos e esperar. Cada vez fica pior não sei mais o que eu faço estou passando muito mal com isso dores no corpo dores de cabeça mas onde deveria doer mesmo não dói que é na garganta. Eu queria saber se tem alguma cura pra amigdalite e faringite, e porque depois da febre surge algumas aftas nos lábios e no céu da boca?
    Obrigado!!!

  85. boa noite dr roberto,
    O meu filho tem cinco meses e caiu da cama, nao aparenta ter nada , mas deu uma febre de 37,5° , depois foi abaixando e agora esta ocilando de 36,5° . Devo mim preoculpar.

    • Prezada Patricia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que não use a internet para este tipo de dúvida e consulte um pediatra.

  86. Bom dia Dr. Quanto uma criança,no caso minha filha com 07 meses de vida teve um febre que chegou a 39• a medicamos e baixou para 37• devemos manter o remédio dentro especificado na bula, ou interromper o uso e aplicar o remédio somente se a febre voltar? Obrigado

    • Prezado Eduardo,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte um pediatra para lhe orienta quanto à administração do antitérmico.

  87. Adorei o seu texto sobre a febre, parabéns. Acredito que um grande dilema de nós mães é se devemos correr para o pronto-socorro ou se devemos esperar alguns dias para o atendimento com um pediatra de confiança. Tomei a liberdade de narrar a minha dificuldade com meu filho de 2 anos… nesse final de semana ele teve febre por 3 dias seguidos, o pico era de 39 graus. A pediatra sugeriu, por telefone, leva-lo na emergência, pois ela só poderia atende-lo pessoalmente na semana seguinte, mesmo relatando para ela que ele estava de bom humor e que estava comendo bem. Acabei optando em não leva-lo e a febre assim como veio foi embora. A dificuldade é definir essa linha tênue entre uma febre tranquila e uma febre preocupante, o seu texto me ajudou nesse sentido. O atendimento no pronto-socorro, no geral, é muito ruim e demorado, (fora que a criança fica exposta a outras crianças realmente doentes). A ultima vez que levei meu filho no pronto-socorro, fiquei esperando 4h até ser atendida e o médico não pediu nenhum exame, apenas concluiu que era virose e mandou observar. Me sinto de mãos atadas, de um lado o pediatra que não atende de imediato e do outro o pronto-socorro com médicos pouco qualificados. Infelizmente, estamos chegando em um ponto que o paciente tem que se informar o máximo possível para não cair em diagnósticos levianos. Agora já sei que no mínimo um exame de sangue e um raio X de tórax é necessário, caso contrário a ida na emergência se torna inútil. Dr.Roberto, se achar que estou equivocada pode me corrigir, sei que existem muitos médicos bons e minha intenção não é generalizar, apenas expor uma realidade. 🙂

    • Prezada Deborah,
      Obrigado por seu relato. Tenho certeza de que ajudará outras mães. A questão é não olhar só para a febre e sim para o estado geral da criança. Este (o estado geral) é mais importante do que a temperatura. Uma criança que fica caída, com ou sem febre, deve ser vista por um médico. Uma criança que oscila entre caidinha com febre e animada quando esta abaixa, não teria tanta necessidade, imediata. As mães deveriam usar mais o sentimento com relação ao “jeitão” da criança, do que o grau que aparece no termômetro.
      Agora, quanto a pedir exames, estes, na grande maioria dos casos não são necessários. Rx e hemograma só devem se solicitados quando o médico suspeita de algo e quer confirmar. Exames não fazem o diagnóstico, são complementares ao raciocínio clínico que deveria ser construído a partir de uma história detalhada e um bom exame físico. Viroses, na sua maioria, podem ser diagnosticadas, sem exames complementares.
      De fato, temos um problema com nosso sistema de saúde. O setor privado não resolve como deveria (vide sua história) e, em geral, supomos que o setor público é para as pessoas sem recursos e não pensamos sequer em exigir um SUS para todos, que funcione. Enquanto acharmos que o SUS é para pobres, não teremos um sistema como o do Canadá ou Inglaterra. Obrigado por participar do blog. Volte sempre.

  88. Boa tarde.. meu filho a 3 dias está com febre aa vezes a noite ou a tarde…. estou preocupado não sei qual médico procurar em exame clínico está tudo bem. O q devo fazer????

    • Prezada Vanessa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar.

  89. Meu filho tem 2 anos e foi ao pediatra com febre de 38graus, o pediatra olhou constatou garganta vermelha( faringite) e receitou infectrim por 5 dias. Ocorre que no ultimo dia a febre voltou e retornei ao pediatra que pediu um rx normal, garganta ainda vermelha, ele mudou para amoxilina cm clavulanato 400ml de 12 em 12hs 5 dias. O febrão cessou mas notei um estado febril de 37,5. Minha duvida é a febre baixa gradativamente?

    • Prezada Ana Paula,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Mas, de um modo geral, o quadro febril cede progressivamente.

  90. Meu filho começou com febre na sexta ,levei ele no pediátrica duas vezes, na segunda vez fez vários exames ,no raio x deu sinusite,a pediátrica passou amoxicilina de clan. …. Tem seis dias que está com febre ,mas três dia tomando antibiótico e normal ainda está com febre quantos dias o antibiótico começa a fazer efeito, ela passou para tomar o antibiótico por 14 dias estou muito preocupada…..

    • Prezada Nivia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que, sempre que tiver dúvidas, retorne ao pediatra que examinou ou prescreveu medicamentos para que ele possa reavaliar seu filho e lhe orientar.

  91. Bom dia, minha filha esta com 9 meses e os dentinhos dela esta rompendo 3 de uma vez só, tem algumas amigas e recomendaram camomilna c porque me disseram q tira a febre, isso procede?

    • Prezada Roberta,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre prescrições para sua filha, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que converse com o seu pediatra, para que lhe oriente. Mas, a Camomilina C não é um medicamento para febre.

  92. Oi milha nene de dois anos teve febre anoite inteira meu marido levou no medico e médica so passou paracetamol do o remedio mas nao passa a febre possou o dia inteiro com febre e ainda ta agora eu nao sei o que faser pq ela disse que e uma virose mas ela so tem febre e nao come nada e quando mama vomita e so fica deita sera que devo levar ela no medico deno

    • Prezada Gislaine,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De um modo geral, uma virose dura de 3 a 6 dias, com febre, falta de apetite, irritabilidade. Em caso de dúvida, retorne ao mesmo pediatra para que reavalie a sua filha e lhe oriente.

  93. boa tarde minha filha esta com febre e dorme muito isso é normal , ela dorme toda hora e levanta depois de uns 10mnts , e dorme denovo isso é normal ?

    • Prezada Elaine,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar.

  94. Boa noite! Meu filho de 1 ano e 8 meses começou a dar uma febre baixa e nascer os dentes presas, então levei ao medico que afirma serinfec de garganta, passou antibióticos, mas o detalhe eé que mesmo medicado a mas de tretrês dias ele ainda continua dando febre, detalhes somente a noite! Estou preocupada, o que pode ser?

    • Prezada Lurdinha,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que retorne ao mesmo médico que examinou seu filho para que ele o reavalie e lhe oriente.

  95. Minha filha tem 4 meses está com febre levei ela ao PA o médico disse que é ouvido dou remédio pra ela e abaixa a febre no termômetro mais a cabecinha dela continua quente é normal? To preocupada.

    • Prezada Susane,
      Para aferir a temperatura, vale o termômetro. Se está preocupada, sugiro que retorne ao mesmo pediatra que a examinou para que ele a reavalie e lhe oriente. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.

  96. Oi minha filha tem 3 e 6 meses e tem febre quase todo mês desde q ela começou a frequentar escola as vezes ela fica 2 semana com febre vai e vem o pediatra faz exames e não encontra nada fico muito preocupada achando q ela pode ter algo q ainda não foi descoberto ficaria muito grata se me ajudase.

    • Prezada Ana Claudia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Como seu pediatra a acompanha e até fez exames, aparentemente não há motivo para maiores preocupações. Crianças entre 1 e 5 anos podem ter quadros virais sucessivos, sem que isso constitua uma anormalidade ou problema.

  97. Boa noite Dr.Roberto! O final de seu post é como estou: termometro numa mão e antitremico noutra (ainda na dei o remedio pra baixar) á pelo menos 3 horas…exausta! É normal a temperatura ficar alta tanto tempo? (variando entre 37 e 38)

    • Prezada Milene,
      Uma temperatura entre 37 e 38, tecnicamente não é considerada alta. Esta aumentada, mas, não é alta. Uma temperatura alta seria a partir de 39ºC. Em quadros virais, a temperatura pode permanecer acima do normal, mesmo com o uso de antitérmicos. A febre, como tentei explicar, não é a doença. É uma reação positiva a uma agressão, geralmente viral. Por esse motivo, não “tratamos” da febre, mas, do desconforto que pode produzir. Crianças com febre, brincando, sem desconforto, não precisam receber medicação.

  98. Olá Dr Roberto! Meu filho tem 2 anos e 7 meses e está tendo o quarto episódio de febre em pouco mais de 5 semanas… A febre aparece do nada, permanece 2 dias e desaparece! Depois de uns 10 dias, a febre volta a aparecer. Ele não tem nenhum outro sintoma físico. Só fica mais abatido qdo a febre atinge 39 graus e entao eu dou ibuprofeno. Quando a febre baixa, ele fica super bem! Essa febre “constante” pode ser sinal de alguma doença mais grave? Devo fazer um exame de sangue?
    Conto com a sua ajuda e fico no Aguardo seu retorno.
    Muito obrigada.

    • Prezada Raphaela,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. Mas, de um modo geral, entre 1 e 4 anos, crianças podem apresentar sucessivos episódios de viroses, sem que represente nada mais grave.

  99. Dr. meu filho tem 3 anos e 9 meses, a 4 dias tendo febre de em média 38,2°, logo no primeiro dia foi diagnosticado com infecção as vias areas superiores, está tomando Klaricid desde o primeiro dia. É normal a febre continuar??

    • Prezada Débora,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte o mesmo pediatra para que reavalie seu filho e lhe oriente.

  100. Ola. Muito obrigado pelas explicações. Muito esclarecedor.
    Meu filho esta com febre vai e volta e reclama de ansia de vomito
    Mas não tem dor alguma e está bem
    Estsmos tratando com homeopatia mas ja faz 2 dias
    Ele tem oito anos. Não sabemos da onde vem pois não reclama de dor
    Oq pode ser?

    • Prezada Rosa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  101. Boa noite De. Minha bebê tem 9 meses. Hoje está com febre q chegou a 38,2 e baixou com aliviun e banho. Não levei a emergência prq eles dizem q só com 48 hs de febre é que podem investigar. O fato é q sempre q ela tem febre é só na testa e na cabeça e o resto do corpo fica normal daí quando coloco o termômetro está com 38 de febre. Prq a febre dela é só na testa e na cabeça? Esse tipo de febre é mais perigosa?

    • Prezada Daniele,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. Em princípio não existe febre mais perigosa. Aliás, febre, em geral, não é algo perigoso. Foi o que eu tentei explicar no blog.

  102. Olá, doutor!
    Por que as vezes sentimos a testa da criança muito quente e o termômetro não registra febre, mesmo ela apresentando um pouco indisposta?
    (fora dos episódios de exposiçao ao sol ou brincadeiras exaustivas)
    Muito obrigada!

  103. meu filho ta com infecção levei ele ao médico e ele passou antibiótico , mas parece não ta fazendo efeito. e parece tá causando febre de 38,39 grs

    • Prezado Maycon,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Antibióticos podem levar 48h para começar a fazer efeito. Mas, se estiver em dúvida, sugiro que retorne ao médico que examinou seu filho, para uma reavaliação.

  104. Doutor. Meu bb tem 10 medes e nunca avia dado febre. De ontem para hoje chegou aos 40 graus e memso com todo procedimento ( antiteemico e banho ) nao abaixa.
    Levei na emergencia. Fez raio x, hemograma e exame de urina. Nao acusou absolutame.tr nada nos exames.

    A medica disse q ele poderia esta com uma sindrome dos 10 meses q e absolutame.te normal.
    Onde a criança ppr volta dessa idade aparece um quadro de febre q desaparece em alguns dias sem ter mais nada clinico e sem necessariame. Ser batcteia ou virus.

    Minha pergunta e : existe realmente tal sindrome???

  105. Boa noite Doutor,adorei seu blog e me ajudou a tirar algumas dúvidas,mas está ocorrendo um caso com meu filho de 5 anos que estou preocupada e gostaria de uma orientação do que fazer. A 10 dias atrás ele começou a ter febre sem nenhum outro sintoma,levei ao hospital,e ele foi diagnosticado com estomatite,porém diseram durar até uns 15 dias,mas após quase 2 semanas com febre de até 38,9 voltei a levá-lo ao médico,fez todos exames e não teve alterações ,estava tudo normal,e na boca não tem mais nenhuma afita e nem feridinhas,gostaria de saber se a estomatite mesmo depois de não ter mais feridas na boca ainda pode causar febre???se sim essa quinta feira vai dar os 15 dias então ficarei mais tranquila ,mas se não vou voltar a leva-lo ,pois quando levei ele ao médico pela 2 vez o médico disse não saber o motivo da febre e que não era mais da estomatite e que ele já tinha sarado da estomatite,pois cada médico que atendeu falou uma coisa !!! Obrigada pela atenção Dr,tenha uma semana abençoada !!!

    • Prezada Jessica,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que escolha um único médico em quem confie para poder acompanhar seu filho. Ver vários médicos não é bom porque cada um não vai ter a chance de acompanhar uma sequência. Cada vez é uma primeira vez e isso pode confundir tanto ao médico, quanto você.

  106. Muito interessante o blog. Só tenho uma duvida ainda. Se a crianca esta com37, 8 e ao dar o antitermico a temperatura reduzir para 37,5 por exemplo, devo dar o antitermico novamente dali as 6hr. Sendo q a crianca esta com essa temperatura menor na hr de dar o remedio novamente (seria a segunda medicacao). Isso ja aconteceu com meu filho de 1 ano.

    • Prezada Franciele,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que busque orientação de como proceder com seu filho, junto ao pediatra. Mas, de uma forma geral, não é a febre ou temperatura que deveria nos nortear, mas o estado geral da criança. O antitérmico não trata da causa da febre, apenas, ao reduzir a temperatura, diminui o desconforto da criança. Se a criança não estiver com desconforto, não haveria necessidade de medicar. Uma criança com 38,5oC, brincando, alegre, não precisaria ser medicada ao passo que uma outra com 37,8oC, caidinha, merece ser medicada.

  107. Dr. O que fazer quando a criança está, durante a noite, com febre ou em estado febril mas está dormindo bem? Devo acordar para dar remédio? Pergunto isso pq minha filha de 2 anos é meio é muito ruim pra tomar remédio, chega até vomitar, Então as vezes prefiro esperar q amanheça.

    • Prezado Jonatas,
      Toda ação que favoreça a troca de calor do corpo com o meio ambiente pode ajudar a diminuir a febre. Assim, um banho frio/morno, bem como compressas geladas nas axilas, virilha ou testa, ajudam a diminuir a febre. Mais importante do que diminuir a febre é descobrir a causa para, se for possível, tratar especificamente. A febre é uma reação positiva que, a rigor, não precisaria ser tratada. Damos remédio para febre para aliviar o desconforto que ela produz.

    • Prezada Shaiene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha.Sempre que estiver preocupada com algum aspecto da saúde da sua filha, recomendo que procure um pediatra para lhe orientar.

  108. meu filho tem 4 anos e ha +-3 dias ele ta tendo febre baixa a noite , fico preocupada pois quando ele tinha 1 ano ele teve uma queda bem acentuada de plaquetas ficou em 12 ,fez tratamento e depois disso nunca mais baixou ,gostaria de saber se tem algum risco disso tornar repetir?

    • Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Acho importante que o pediatra lhe oriente, inclusive porque uma das causas das plaquetas baixarem pode ser o uso de certos medicamentos contra a febre. Fale com seu pediatra.

    • Prezado Leonardo,
      A febre em si não seria responsável pelo corpo dolorido, mas, o que a causou, sim. A febre é uma consequência e não uma doença. Assim, um resfriado ou outra virose podem produzir febre e deixar o corpo dolorido.

  109. Ola doutor, febre de 37.8ºc 38ºc sem outros sintomas por mais de 10 dias é comum em bebes de 10 meses ? O único fato ocorrido é esta nascendo muitos dentes. A febre para por 1 ou 2 dias e torna a voltar já tem 10 dias assim. Pela sua experiência médica, é comum quadros assim?

    • Prezado Jean,
      Salvo engano meu, já dei duas respostas a pessoas da mesma família e suponho que você também esteja falando da mesma criança. Seria muita coincidência três histórias idênticas, ao mesmo tempo. Não é normal uma febre persistir por 10 dias e merece ser investigada. Sugiro uma consulta com um pediatra.

      • Dr. Tenho dúvidas em relação a administração do antitérmico (paracetamol) em caso de febre quando a criança eh medicada e vomita em seguida. Meu filho de 1 ano e 3 meses não suporta tomar remédio via oral. Toda vê que toma ele força o vômito. Sempre espero para vê a reação que a febre vai ter e normalmente ele so sobe. Fico sem saber se em casos de 38.8 e um intervalo de duas horas eu posso ou não medica-lo novamente.

      • Prezada Priscilla,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, quando uma criança vomita, imediatamente, a medicação dada, esta pode ser repetida. Quando vomita após 15-30m é mais prudente não administrar novamente.

      • Sim Dr. era a mesma criança, desculpe tantas perguntas é estávamos muito preocupados. A febre cedeu, do jeito que veio foi embora. A criança foi levada no pediatra para mais exames, como Sr. falou. Obrigado pela sua atenção, agradeço muito. O Sr.é um dos melhores profissionais que já vi.

  110. Olá dr. Minha dúvida é: a criança está com febre, mas dorme tranquila devo acordar ela de madrugada para dar remédio? Ou só se ele chorar? Obrigada.

    • Prezada Arlene,
      A febre não é uma doença em si. Ela é uma resposta a uma doença e representa uma das maneiras que o corpo tem para se defender. Uma criança dormindo, aind que esteja com febre, não precisa ser medicada. Se a criança acorda, com desconforto, pode ser medicada.

  111. Meu filho tem cinco anos vivo mas no médico que em casa já tinha pedido para passa pra fazer enxames no nele ontem de novo aí foi feito um hemograma o médico mim falou que ele está com infecção passou umas injeção como meu filho e alérgico a alguns medicamentos como dipirona amoxicilina e outros o médico passou uma injeçã tiver que compra tem que toma 7dias tomou ontem anoite a primeira vim pra casa só que a febre dele tinham cedido mas aqui estou com ele com febre dei paracetamol e ibuprofeno mas não baixa tou botando compressa mas não baixa por que será o que posso fazer mas obg sim tbm fiquei preocupada pq tirei um dente seria que ponde ser isso tbm toi muito preocupada sou muito nervosa ?

    • Prezada Maria Alves,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra que fez a prescrição para que ele lhe oriente. De um modo geral, antibióticos precisam de 48 horas para começar a fazer efeito.

  112. Poxa, gostei muito do post… Meu esclareceu e tranquilizou em alguns aspectos. Meu pequeno de 1 ano e 2 meses há 48h oscila com uma febre de 39,7 máxima.
    Ontem a noite quando nos deparamos com esta temperatura não conseguindo ficar em casa e fomos para o pronto socorro (tbm em contato direto com o pediatra dele).
    Mas enfim, peço desculpas se serei repetitiva rs, não consegui ler todos os comentários:
    – uma curiosidade: pq a febre aumenta a noite?
    – ventilador: mitos e fatos! (Inclusive acho q poderia ter um post só sobre isso Ahaha). Ventilador pode ser o causador de um gripe ou qualquer outra coisa q gere a febre? Uma cça com febre, pode dormir com ventilador? Estamos em pleno verão, ele é calorento, sempre dorme melhor com o ventilador… Além do pp barulho ser “calmante” haah
    – Andar descalço: mitos e fato!! Ele está aprendendo a andar, estamos no verão, adora ficar descalço. Uma cça com febre tem q andar calçado?

    • Prezada Danielle,
      A temperatura do corpo não é constante durante todo o dia. Fica mais baixa no final da noite e mais alta no final da tarde, isso, sem febre. Talvez essa variação explique porque os aumentos da febre sejam maiores no final do dia. Quanto ao ventilador, ele em si não produz gripe ou resfriado. No entanto, é preciso que se veja a reação de cada criança. Algumas toleram bem o ventilador e o ar condicionado. Outas, tossem e espirram com um ou outro ou até ambos! Não há regra. Andar descalço não produz resfriado. Uma criança com febre precisa sentir conforto. Se andar descalço não a incomoda, não haveria problema.

  113. Fantástico o seu blog! E quanta paciência!rsrs…
    Minha pequena tem 1aninho… está com febre tem 6noites,no entanto considerada baixa 38,4 foi a máxima… está sendo devidamente medicada e o pediatra nada encontrou…vamos fazer hemograma/urina para ver se aparece algo… Minha pergunta…
    Li algo sobre febre causada por virose (gripe,resfriado), é possível ser algo viral sem ter outros sintomas?Na verdade percebi que quando a pego no colo ou vou troca-la ela reclama um pouco…deve sentir dor… e quando é febre por virus pode durar 7dias…isso mesmo? E ela tbm tem dormido mais que o normal,é por causa da febre?Desde já agradeço sua atenção!

    • Prezada Karol,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, uma virose pode persistir por 7 a 10 dias, mas, nesse prazo, já exigiria alguma investigação (hemograma/urina). A sonolência está associada ao quadro viral e à febre (que também está associada à virose).

  114. Dr Roberto Cooper, boa noite. Me tira uma dúvida, por gentileza. Minha sobrinha foi medicada durante três dias no controle de febre alta. A mesma não apresentava vômitos, nem diarreia, nem dores, e está bem disposta. A noite que completava as 72 h, possivelmente em função de medicamentos que ingeriu, sofreu uma queda de temperatura com 35,8°. Ela estava com algumas partes dos membros inferiores e posteriores gelados e suando bastante. Foi voltando a normalidade, atingindo 36,4°, depois de fazermos aquecimento natural(deitei-a sobre meu corpo ao corpo dela e deixei ser aquecida, com ajuda de uma manta sobreposta sobre nós). Meu irmão levou à emergência, foi atendida pela pediatra de plantão que prescreveu exame de sangue e urina. O resultado foi processo de virose. Nada infeccioso. Nestes caso, o que pode ter ocorrido para ocasionar esta variação brusca de temperatura, haja vista que antes tratava-se de elevados números na casa dos 38,5° a 39,5°? O processo viral, geralmente dura quanto tempo para ser curada? Obrigado!

  115. Ola. Meu filho teve febre alta de quinta a tarde para o sabado de manhã. Chegou a 40.2 quando estava com ele no hospital, devido a espera. Moro na Suécia e aqui falam sempre isso, que febre não é doença, e que não evite medicar se estiver com menos de 39.5°. E que convulsão mais assusta os pais e que não é perigosa.
    Do sabado para a segunda, as vezes o achava quente, mas quando ia olhar no termometro ele estava abaixo de 37.5. Da segunda a tarde para hoje (terça) a temperatura aumentou um pouco. Ele estava a pouco com 38.2 graus celsius. Ele não estava se alimentando bem no inicio, mas ainda bebia um suco e comia uma fruta. No domingo estava molenga e so queria saber de dormir. Nem água queria. Tive que colocar uma papinha de fruta numa seringa e colocar na boca dele. Depois disso acordou mais. Porém ate a segunda ainda estava molenga, querendo so ficar na cama e dormir. Do sabado para o domingo apareceu a tosse. Passou a noite acordando tossindo. Foi diagnosticado no hospital como virose, apesar do exame de sangue e urina ter dado normal. Garganta e ouvido estavam normais tb. Fui ao hospital duas vezes na madrugada da sexta e na sexta a noite. A medica que me atendeu a noite disse que o exame provavelmente deu negativo pq foi feito para virus comuns em crianças. Ele tb estava com pintinhas pequenas na lingua, que ela disse que era tipico de virose.
    minhas perguntas são:
    1. É verdade que crianças tem p corpo quente e so é considerado febre a partir de 38.5 °?
    2. É normal a febre voltar, caso seja considetado febre ter menos que 38.5°?
    3. É preocupante a criança querer dormir o tempo todo? Tendo em vista que nas ultimas noites mal tinha dormido.
    4. Pintinhas na lingua são sinais virose?

    • Prezada Danielle,
      Com relação às suas perguntas:
      1- Febre é o aumento da temperatura acima do normal. Assim, uma temperatura axilar (medida em uma axila seca e que não está debaixo de muita roupa ou cobertores) acima de 37,5º já poderia ser considerada como febre.
      2- A febre não é a doença, mas a resposta a uma agressão infecciosa (vírus ou bactéria). Enquanto persistir a infecção a febre vai continuar. Assim, em quadros virais dura em torno de 3 a 5 dias e nos casos bacterianos, quando antibióticos são prescritos, ainda persiste por 48 a 72h após o início do tratamento.
      3- Uma criança (ou adulto) com um quadro viral, dorme mais. É um mecanismo de proteção do organismo.
      4- Pintinhas podem ou não ser sinais de virose. É preciso examinar a criança e correlacionar com a história e o restante do exame clínico. Por esse motivo, entre outros, que a internet não substitui uma consulta.

  116. entao quer dizer que tem febre que é boa para o nosso organismo e tem febre que é ruim?
    ou toda febre é boa?
    alguem me explique quando a febre é boa e quando a febre é ruim
    porfavor

    • Prezado Michael,
      Nenhuma febre é boa ou ruim. A febre é uma reação a algo que não está bem, em geral, uma infecção. A doença não é a febre e sim a infecção. A febre contribui para estimular o sistema imunológico e deixar a pessoa mais quieta. O lado desagradável é que há um certo desconforto quando se está com febre.

  117. meu filho tinha 1 ano e 3 meses quando deu uma convulsão febril por infecção na garganta, mas no entanto a febre estava em 38,5, depois teve outra febre c 1 ano e 6 meses de38,9 e graças a Deus não teve mais convulsão, ate hj ele n tomou a vacina de 1 ano e três meses, fico c medo q se repita de novo, ele corre esse risco mesmo agora c um ano e sete meses?

    • Prezada Graciene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, crianças que apresentam convulsão febril (que é benigna) podem ter novas convulsões, em caso de febre. Isso pode persistir até uns 5 anos de idade.

    • Prezada Raquel,
      A febre em si não deve ser o motivo para levar o bebê (acima de 3 meses) para a emergência. A febre não é a doença, mas uma resposta a uma infecção produzida por um vírus ou bactéria. Por isso ela dura alguns dias até que o organismo resolveu a virose ou um antibiótico foi dado para a infecção bacteriana. Portanto, em princípio, nunca a febre deve ser motivo para se ir a uma emergência, mas, a partir do 4º ou 5º dia, ao pediatra. O grau da febre não determina que ela é mais grave ou menos grave. Os motivos para ir a uma emergência seriam: convulsão, sonolência anormal, prostração profunda e constante, respiração muito acelerada (lembrando que a febre acelera o coração e a respiração), vômitos que não cessam. Um quadro febril em si, não justifica uma dia à emergência, mas, um contato com o pediatra ou médico de família. Lembro que o blog não substitui uma consulta médica.

  118. Boa tarde Dr Roberto! Meu filho é bem ativo, esta com 1 ano e ontem passou a noite com febre de 38º e acordou bem indisposto e agora durante o dia esta com 39º. Não quer comer, tomar banho só quer colo. E notei que desde ontem esta com a cabeça, as mãos e o pescoço muito quentes. Braços, pernas e o corpinho temperatura normal. O que pode estar acontecendo?

  119. Oii boa noite hoje minha filha estava febril do nada deu febre reclamou q a cabeca estava doendo .e os olhos lacrimejar o q devo fazer o q poder ser doutor me ajude .obgada

  120. Minha filha tem 5 meses, dormiu o dia todo como sempre. Mas hoje ela acordo as 17:30 e quente, fui ver ela estava com 38.0. Mas brincando, sorrindo. Só está quente. Já dei paracetamol. Mas estou angústiada com ela com febre

  121. Ola Dr. Cooper, não tenho mais a quem recorrer e achei na internet o que pode ser a minha ultima esperança de esclarecimento ao menos. Meu filho de 2 anos e 10 meses está com uma febre diaria e persistente a mais de 1 mês, que varia de 38 a 39 graus .o sr. Costuma indicar um pediatra de confiança da familia, porém aqui se trata de familia humilde e depende do SUS para tais consultas e cada vez que o levamos ao médico é um pediatra diferente.O primeiro dizia tratar-se de virose e passou antitermico mais amoxilina, o segundo pediu exame de sangue e urina que apresentou normal e dizia tratar se de infecção e indicou amoxilina novamente mais antitermico, segundo um farmaceutico amigo, amoxilina em excesso faz mal pro estômago e ja ficamos preocupados, pela terceira vez fomos ao medico e agora dizem se tratar de garganta inflamada. O certo é que a febre continua vindo diariamente apesar de todo cuidado que temos com ele e abaixa rapidamente com o uso da dipirona, ele não se mostra palido ou caidinho e come e brinca normalmente, o Dr.como um pediatra renomado acha que devemos continuar com a preocupação diaria ou devemos relaxar? Obs. Todo dia a creche em que ele fica pede pra ir buscar por causa da febre e essa situação está nos prejudicando no trabalho.

    • Prezado Leandro,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mesmo no SUS, deveria ser atendido pelo mesmo médico ou equipe, se o atendimento for feito em posto de saúde ou clínica da família. Se está buscando atendimento na emergência, aí sim, a cada atendimento terá um novo médico. Uma febre com um mês de duração precisa, obrigatoriamente, ser investigada. Sugiro que procure o posto de saúde ou clínica da família e peça um encaminhamento, via SISREG, para um ambulatório especializado, de pediatria.

  122. Gostaria de saber se a febre emocional que vai e volta em crianças de 3 anos é fato, devido incerir a criança em ambientes diferentes como creches … Ou é mito? Gostaria de saber também se o ventilador ligado com a criança com febre prejudica.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Prezada Tatiane,
      Em princípio, devemos procurar uma causa orgânica para justificar a febre. Rotular uma febre de emocional pode fazer com que não percebamos algo que esteja acontecendo.
      Quanto ao ventilador, não há resposta certa. O importante é que a criança fique confortável. Uma criança com febre pode estar sentindo muito frio e precisa ser agasalhada ou calor e poderá se beneficiar de um ventilador. O que vale é o conforto da criança.

  123. Ola doutor!!! Minha filha tem 3 anos e dia 8 levei ela no ps e estava 37,8 de febre o medico disse que a garganta estava inflamada tomou 7 dias de antibiotico a febre passou ai quando foi hj 16 a febre voltou o que sera?

    • Prezada Priscila,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que sua filha tenha um pediatra único que a acompanhe para estes casos ou que frequente a Clínica da Família. Ir ao PS para questões clínicas, muitas vezes aumenta a prescrição sem necessidade. Recomendo que procure um pediatra de confiança para lhe orientar.

  124. Meu filho está com febre a médica passou paracetamol para tomar de 6 e 6 hs mas antes de concluir as 6 horas a febre volta eu posso dar novamente o remédio ou tenho que esperar passar as 6 hs obrigado desde já .

    • Prezada Cintia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, não se deve antecipar a administração do antitérmico.

  125. A minha filha tem 4 anos e está com febre de 38’5 mais brinca, come mais à noite a febre tem tendência de aumentar o que faço já levei-lhe ao médico ela está a ser medicado mais a febre continua ela começou a medicação ontem quanto tempo dura a febre quando a criança já está a ser medicada

    • Prezada Luiana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. A duração da febre vai depender da sua causa. De um modo geral, nos quadros virais, a febre persiste por 3 a 6 dias. Nos quadros bacterianos, medicados corretamente, a febre persiste por 48 a 72h após o início da medicação.

  126. Doutor meu filho está internado desde quarta feira dia 16/03 com diagnóstico pneumonia teve sinais melhora e desde dia 19/03 a febre vai e volta curtos períodos já pediram hemograma e constou mesma coisa agora ela vai pedir outro tipo exame estamos desesperados

      • Olá meu bebé tem 8 meses deu febre nele durante 4 dias porém não muito alta sempre mesmo a febricula a garganta estava enflamada e Dentinho da presa qrendo apontar achei q seria esse o motivo na última febre foi 38.7 e não voltou mais a febre porém agora apareceram pintinhas vermelho nas costas,pescoço, cabeça VC pode me falar oq pode ser ????

  127. Dr. o Sr. é um santo!!! As pessoas insistem em fazer consulta online e o Sr. ainda responde com toda paciência. Parabéns pelo altruísmo!! Eu entendo a necessidade, urgência e carência dos pais e familiares das crianças, muitos leigos e desprovidos de informação, mas parecem que eles não participam efetivamente do blog e não leêm os outros e as informações já divulgadas pelo Sr. PESSOAL, consulta via internet NÃO EXISTE. Aqui é um blog informativo, é preciso ir ao médico presencial😉. Agora segue minha pergunta, rs, Dr. se controlarmos a febre com remédios, como ela serve para combater a doença, demoramos mais para sarar??? Parabéns Dr. Roberto Cooper pelo excelente blog 😊

    • Prezada Maria Fernanda,
      Acredito que as consultas feitas refletem uma série de questões: insegurança dos pais, desconhecimento e uma rede pública ou privada de assistência que não cria o vínculo com o médico. Enfim, é uma situação triste e complexa.
      Não demoramos mais a sarar controlando a febre porque ela é um dos mecanismos envolvidos. Além disso, nunca conseguimos o controle absoluto, o tempo todo. Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que eu escrevo faz sentido para outra pessoa.

  128. Olá meu bebe de 7 mes esta tendo febre de 38 a39 graus de febre e piora de noite sempre na hora de dormi ele ja chego a vomitá oq eu pFasso ra para essa febre???

  129. A febre que descreveu no blog, é a mesma de um adulto? Por exemplo: um adulto pode ficar com uma febre de 40graus ,que não passa mal? Ou tem diferença, de idade?

  130. Estou com infecção pós cirúrgica e há dois dias recebendo antibiótico intravenoso. Hoje o termômetro acusou novamente 37.1 graus. É considerado normal????

    • Prezada Paula,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Opinar sobre a sua temperatura, pelo blog, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que procure o seu médico para lhe orientar.

  131. Doutor é normal uma pessoa ter febre toda semana.
    Um amigo meu está com febre a 3 semanas consecutivas ela vem e vai vem e vai.
    O senhor sabe me dizer se isso indica alguma coisa ?

  132. Dr, a moda das mães de minha geração é deixar a criança que está com febre pouco abrigada ou até mesmo peladinha, mesmo quando ela está com frio. Isso é adequado? Um abraço e obrigada pelas dicas, mudaram a forma que eu via a febre!

  133. Olá Drº Roberto, Boa tarde !!!

    Minha tem 03 anos e teve febre na madrugada de domingo para segunda, por conta da garganta estar inflamada, estamos tratando com antibiotico e ela não teve mais febre e nem outros sintomas, temos uma viagem marcada, ela pode entrar na piscina e ficar no sol ????

  134. Bom dia gostaria de saber se quando os intervalos entre uma febre e outra aumenta quer dizer que o organismo esta reagindo bem que esta melhor ???

    • O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe examinar e orientar.Mas, a duração da febre vai depender da causa. Em alguns casos, pode persistir por mais de 7 dias.

  135. Dr. Minha filha tem 2 anos e 9 meses , está com febre ja 3 dias. A temperatura chega a 38.5 e sou a dipirona com banho e melhora, mas sempre está voltando. Ela não estava com a garganta inflamada quando levei a emergência ha 48h atrás. Estou preocupada porque ela não faz cocô ha 3 dias, se ela não está com garganta inflamada pode ser quais tipos de infecção ? Quero so saber quais as possibilidades de acordo com os sintomas . Existe infecção intestinal sem diarreia? Eu pergunto se doi em algum lugar é ela diz que não . Me ajude, estou sem saber oq fazer.
    Obrigada.

    • Prezada Carol,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O ideal é que tenha um pediatra em quem confie que possa acompanhar a evolução da sua filha. Na emergência, será vista por um médico diferente a cada vez que vá.

    • Prezado Marcos,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, caso a sua pergunta se refira a ele (ou ela). Mas, de um modo geral, o sono é reparador e ajuda a criança (ou adulto) a se recuperar.

    • Prezado Jorge Luiz,
      Tomar banho com água gelada deverá promover uma redução da temperatura por um mecanismo de troca de calor. Mas, como pode ser muito desconfortável e a febre não precisa, obrigatoriamente, ser “tratada”, não há necessidade desse banho frio.

  136. Dr. Sou mãe de primeira viagem e não sei muito sobre isso pode dar febre por causa dos dentes e diarreia pode durar quantos dias e a febre e de quantos gráus

  137. Minha filha está com sinusite e sendo tratada com antibióticos a 4 dias e ainda assim ela está caidinha, prostrada, com a temperatura variando de 36,0 a 37,1 mas sem reclamar de dor alguma. Fico preocupada pois ela é uma criança de 6 anos muito ativa, elétrica, brinca, pula… E ela tem optado mais a ficar na cama assistindo Tv. É normal essa temperatura dela variar mesmo tomando antibiótico? Não dei nenhum antitérmico pra ela pra saber se iria subir a febre.

  138. Olá Dr, meu filho de 4 anos amanheceu com 39,2 de febre, mediquei e depois ele não teve mais, e também não apresentou nenhum outro sintoma. O que poderia provocar febre alta apenas uma vez?

  139. Dr achei seu blog bastante esclarecedor. Porém gostaria de tirar uma dúvida. Minha filha tem 1 e 10 meses e baixo peso. Apresentou uma secreção no pulmão e está sendo tratada com antibiótico. Porém a febre que começou na terça perciste. Não é muito alta e tbm não vem toda hora. As vezes demora até 15/17 horas para voltar. Mas não passou de vez. Hj segunda a noite fazem 72 horas que ela está recebendo o antibiótico. Até quando é normal essa febre persistir?

    • Prezada Manuela,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra que a examinou para que ele a reavalie e lhe oriente. Suponho que já tenha feito isto.

  140. Dr. A febre do dente é mito ou fato? Nosso pequeno de 1 ano e 5 meses está com febre a quase 48 hs de 37.5 a 39 graus. Ele ingere muito líquido e está comendo razoávelmente. E as presas estão surgindo e a gengiva até ontem estava inchada.

  141. Bom noite,minha filha de 3 anos estava com a garganta inflamada e tomou amoxilina por 7 dias agora voltou a ter febre mas uma vez e o nariz a escorrer de novo…o que pode ser me ajudar.

    • Prezada Heloísa,
      Em geral são colocadas nas axilas e/ou virilhas. Também podem ser colocadas na testa. Lembrando que não há “obrigatoriedade” de se baixar a febre. Apenas quando a criança está com desconforto que se justifica baixar a febre.

  142. Bom dia Dr., parabéns pelo blog!
    Está sendo a segunda vez que participo e novamente li todos os comentários,suas respostas são sempre mto esclarecedoras…
    Pois bem…Minha pequena de 2anos é acompanhada pelo mesmo pediatra desde o nascimento,no entanto não estou conseguindo contato com ele,está de férias.
    Chegamos tarde passada da praia e já durante a viagem percebi que ela estava mto quente…passou a tarde toda assim,ao chegar em casa ela brincou normalmente,só a senti um pouco mais quieta, mas achei que era sono…nem me atentei em medir a febre,dei um banho morno e qdo fui dar a janta ela não comeu tdo,estava caindo de sono,qdo a peguei no colo que senti o qto estava quente,ela dormiu e medi a febre 39,4 não quis levá-la ao PS,pois devido ao horário era o único lugar…dei Alivium…e agora após 6hs medi novamente e está 37,8, estou mais tranquila… Gostaria de saber por favor…caso tenha sido algo que ela ingeriu,a febre tende a manter-se por mais dias? Sei que de maneira alguma aqui pela internet dá para diagnosticar…estou ainda tentando contato com o pediatra dela,mas não estou “apavorada”, até pq cerca de +- 1ano atrás ela teve um quadro de febre o qual durou 8dias e o pediatra não “descobriu” nada. Mas desta vez, a febre foi um pouquinho mais alta,e ela está dormindo até que bem…quero aguardar o decorrer do dia para ver como se comporta…
    Caso tenha sido uma contaminação alimentar,dá mais sintomas? Como vômito e diarréia?
    Desde já agradeço e um ótimo ano para o Dr. !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s