CATAPORA

catapora2Resolvi escrever sobre Catapora porque é uma doença que tem uma maior incidência nesta época do ano (inverno). A Catapora ou Varicela (nome mais complicado que médicos adoram), é uma doença produzida por um virus, mais frequente em crianças abaixo de 12 anos, mas que também pode acometer adolescentes e adultos. É uma doença em geral benigna, mas que, ocasionalmente, pode complicar com infecções bacterianas, pneumonia, lesões de pele e mais raramente com encefalite (infecção do sistema nervoso central) e doença renal.

A Catapora é altamente contagiosa e se transmite de pessoa a pessoa. Seja pelo contato direto com a pele de quem está com Catapora, seja pelas gotículas eliminadas por espirros e tosse de quem está doente. O período de incubação, isto é, o tempo que leva desde o momento do contato até o aparecimento da doença é de 14 a 16 dias, mas pode variar entre 10 e 21 dias.

A doença começa como um resfriado comum com sintomas inespecíficos: febre, cansaço, dor de cabeça, perda do apetite. A seguir aparecem as lesões da pele que são pequenas e avermelhadas. Estas evoluem, parecendo pequenas bolhas. Algumas tem um pontinho bem no meio da bolha que lembra um umbigo. A seguir estas lesões estouram e há a formação de uma crosta. O que é muito característico da Catapora é que a criança apresenta lesões em diferentes estágios, ao mesmo tempo. Você encontrará as pintinhas vermelhas, bolhas e crostas, simultaneamente. Veja na foto, várias pintinhas vermelhas. No lábio, tem uma bolha mais caracterísitca e na sobrancelha direita, tem uma crosta típica. Se a criança não foi vacinada o número de lesões pode ser muito grande, chegando a 250-500 “pipoquinhas”. A doença dura em torna de 5 a 10 dias e a criança deve ficar afastada da creche ou escola até que todas as lesões estejam na fase de crosta. Não é necessário esperar que a pele esteja sem lesão nenhuma para poder retornar à creche ou escola. Basta que todas estejam na fase de crosta.

Não há tratamento específico para a Catapora em crianças saudáveis. Como essas lesões coçam muito, alguns cuidados devem ser tomados:

  • manter as unhas bem curtas, para evitar que a criança se machuque e infecte as lesões;
  • dar banhos mornos;
  • enxugar o corpo com batidinhas ao invés de esfregar a pele com a toalha;
  • usar roupas mais macias e folgadas.

Algumas crianças podem apresentar lesões dentro da boca, dificultando a alimentação. Neste caso, evite comidas muito temperadas, ácidas ou salgadas. Geralmente as comidas pastosas, na temperatura ambiente ou mais frias, são mais bem aceitas.

Em alguns casos, o pediatra poderá lhe prescrever um anti histamínico (anti alérgico) para tentar reduzir a coçeira. Também poderá lhe orientar quanto ao uso de anti térmico, em caso de febre.

A vacina contra a Catapora é muito eficaz e deve ser dada a todas as crianças acima de 12 meses. Muito recentemente esta vacina também foi disponibilizada nos postos de saúde, gratuitamente. Apesar de muito eficaz, algumas crianças vacinadas poderão contrair a Catapora. Nestas, a doença será mais leve e o número de lesões bem menor. A vacina também está recomendada nos casos de contato. Uma criança ou adolescente, não vacinado, que entre em contato com a Catapora, pode ser vacinado até 72h após o contato. Essa vacina, se não proteger completamente, pode atenuar a doença. Não se deve prescrever antibióticos para quem está com Catapora, exceto se uma complicação bacteriana for diagnosticada. Neste caso, somente o médico deverá fazer esta prescrição.

Estamos em época de Catapora. Espero que este post dê aos pais algumas informações úteis. Como sempre, podem me enviar seus comentários, críticas, sugestões e duvidas. São sempre bem-vindos e, na medida do possível, respondo a todos.

 

43 pensamentos sobre “CATAPORA

  1. Boa noite Dr. Roberto,
    Como foi disonibiluzada ha pouco tempo na rede publica de saude fiquei com uma duvida: essa vacina faz parte do calendario oficial de vacinaçao ou e opcional?

    • Prezada Tatiane,
      A vacina deveria estar disponibilizada em 2013, como consta do portal do Ministério da Saúde:
      Além de sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral ofertada pelo SUS, contemplará a varicela – mais conhecida como catapora. A partir de 2013, a vacina fará parte do calendário básico de imunizações do Sistema Único de Saúde (SUS) e será oferecida gratuitamente em todo o país.
      Não posso lhe assegurar que esta vacina já esteja disponível em todos os postos de saúde. No entanto, ao estar disponível, não será uma vacina opcional. Passará a fazer parte do calendário oficial de vacinação. Ela vai se chamar vacina tetra viral porque o componente da Varicela (Catapora) vai ser incluído na atual vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

  2. ESSE ASSUNTO VEIO EM BOA HORA… POIS HÁ DUAS SEMANAS ATRÁS MEU FILHO DE 4 ANOS, ESTAVA COM CATAPORA E HOJE MEU BEBE DE APENAS 45 DIAS CONTRAIU A DOENÇA, JÁ FOMOS AO MÉDICO E NOS INDICOU APENAS O ANTITÉRMICO. NÃO SABIA QUE PODE DAR TANTAS BOLHAS, FIQUEI PREOCUPADA, MAS FAZER O QUE, AGORA É CUIDAR E TENTAR DIMINUIR O MAL ESTAR PROPORCIONADO PELA MESMA.

    • Prezada Lucy,
      Em medicina não existem verdades absolutas porque cada ser humano é único e nenhum de nós é uma “máquina”que tem um padrão previsível. Portanto, em tese, é possível se ter Catapora mais de uma vez. Mas, na prática essa situação de pegar mais de uma vez é raríssima.

  3. Dr.Cooper, mais uma vez agradeço a rapidez da resposta, e é bom saber disso, porque a partir daí vou me pensar 2 vezes antes de chegar perto de uma pessoas com catapora. Atenciosamente, Lucy.

  4. Dr.Cooperr meu filho de seis anos, está com catapora e estou com medo que minha Bebê de quinze dias de vida, pegue também pois ele pegou ela no colo, e fica perto dela, gostaria de saber se com essa idade eu posso imuniza-la,com alguma vacina .GRATA, LUCILENE

    • Prezada Lucilene,
      Não há vacina para sua bebê de 15 dias. Por outro lado, é muito provável que esteja protegida pelos anticorpos que você passou para ela (se você teve catapora ou foi vacinada). Sugiro que avise ao seu pediatra e apenas observe sua filha, sem ficar preocupada. Seria importante evitar o contato do irmão, enquanto as lesões não estiverem todas na fase de crosta (casquinha).

  5. Olá tenho 23 anos e estou com catapora peguei de minha filha q estava com ela também. Só que nasceu apenas umas 25 bolhas em mim.isso é normal.obs..eu não tomei vacina da catapora

  6. Bom dia Dr.minha filha de 1ano e 8 meses está com catapora e ela tomou a1°dose da vacina iria tomar a segunda com 2 anos mas pego a catapora ela deu bem pouquinhas bolinhas pode ter sido pelo fato de ter tomado a 1° dose?já tem 5dias q apareceu as bolinhas e não surgiu mais pode surgir ainda?
    tenho um compromisso no Domingo gostaria de saber se no Domingo posso sair de casa com ela?
    desde já agradeço

    • Prezada Cassia,
      Como só lhe respondo após o domingo, já deve ter tomado a sua decisão. O que eu lhe diria é que não use a internet para consultas médicas porque seria uma irresponsabilidade médica lhe responder, sem examinar a sua filha. Sempre que tiver dúvidas sobre algum sintoma ou doença que está ocorrendo com a sua filha, a recomendação é de procurar um médico. Quanto à Catapora, sua filha pode ter tido uma forma mais branda por conta da vacina.

    • Rosita,
      Obrigado por seu interesse em questões de saúde. Mas, sou um médico que responde às perguntas, sem a capacidade de responder a todas as demandas, de todos. Sugiro que você consulte o google, sites de sociedades médicas etc. Eles têm uma estrutura muito melhor do que a minha (eu mesmo respondo a todas as perguntas, manualmente). Espero que compreenda esta minha limitação.
      De um modo geral, as viroses como Varicela (Catapora) ou Caxumba, só ocorrem uma única vez.
      Quando uma criança cai da rede e fica sonolenta, precisa ser examinada por um médico.

  7. Bom Dia Dr. Roberto, procurei ontem uma dermatologista porque de repente apareceram umas bolinhas no meu abdómen um pouquinho abaixo do umbigo no ultimo dia 17 fui a uma ginecologista com medo de DST pensei que fosse verruga, as duas médicas disse que não é verruga, a dermato disse ser molusco. Mas vou fazer a retirada para a biopsia quero descartar a possibilidade de HPV, pois pesquisei como verruga genital e fiquei louca de medo. Por acaso esse molusco tem relação com o vírus da catapora? Em 2008 sofri catapora e quase morri agora tenho 43 anos e minha pele é hiper branca, apesar de molusco atacar mais crianças posso estar com isso mesmo? Sou doadora de sangue tenho namorado e uso camisinha nas relações Ele não tem nenhuma bolinha dessas onde eu me contagiei com esse vírus se (nao rolei com ninguem) nao for relacionado com a varicela?

    • Prezada Marinalva,
      Como o blog não substitui uma consulta e, além disso, sou pediatra, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu relato. O que posso lhe dizer é que o vírus que produz o Molusco é um poxvírus e o que produz Varicela (Catapora) é um herpesvírus. Portanto sem relação entre si.

    • Prezada Eliane,
      A resposta imunológica para a vacina contra a Catapora é bastante rápida. Por esse motivo, recomenda-se a vacinação de quem não é vacinado ou não teve a doença, que entrou em contato com um paciente doente, até 3 dias após o contato. Isto é, há uma possibilidade de se minimizar ou evitar que a pessoa contraia a doença, demonstrando que há uma resposta rápida, talvez ainda não completa.

  8. Ola Dr, estou com catapora e gostaria de saber se soro fisiológico é bom para amenizar um pouco a irritação na pele, e também queria saber se é verdade que o vinagre tinto diminui e acelera a cura das erupções causadas pela catapora? Ps: Um pouco de dor na garganta é normal quando se está com esse virus? Desde já obrigada pela atenção!

  9. ola doutor minha filha esta com catapora e com piolho
    estou desesperada pois nao sei se posso dar o comprimidopara piolho q comprei ou passar algo na cabecinha dela por conta das feridas e nao tem como passar o pente fino tbm.. mas meu maior medo é ela contrair alguma infecção pior por conta dos piolhos!!! o q devo fazer?

    • Prezada Bruna,
      Deve consultar um pediatra para lhe orientar. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-lo examinada, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.

  10. Oi dr meu nome é Girleide tenho 27anos sou costureira e estou com catapora gostaria de saber se tem algum problema em eu trabalhar pois trabalho em casa por conta propria.

  11. Boa noite Dr Cooper
    Meu filho foi diagnosticado com molusco contagioso ha uns 2 meses e já estava marcado a retirada agora para o inicio de dezembro. Essa semana ele foi diagnosticado com catapora e gostaria de saber se isso pode agravar o molusco ou trazer as alguma outra consequência. Desde já agradeço.

    • Prezada Vanessa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. De um modo geral, não deve haver nenhuma piora do Molusco, por conta da Catapora.

  12. Dr.minha filha de 5 anos pegou catapora.mas ja esta boa.porem minha filha 2 anos apareceu com os labios e dentro da boca ferida e raramente faz xixi.cente dor na barriga e ja chegou a vomito e raramente se alimenta. Isso é sitoma da catapora.

    • Prezada Liliane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  13. Boa noite Dr.
    Gostei muito dessas informações
    Mas gostaria que me tirasse umas dúvidas se possível
    Meu filho está de catapora
    Foi diagnosticado pela dermatologista na sexta-feira passada
    Hoje ( sexta ) uma semana depois está com bastantes crostas e poucas e pequenas bolhas
    Qdo ele estará liberado para sair de casa?
    Tenho viagem marcada pra área de praia na terça-feira
    Mas estou com muito receio se realmente podemos ir

    Muito obrigada Doutor👍🏻🤒🤕🙋🏻

    • Prezada Sandra,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. O ideal é que a médica que examinou seu filho lhe orientasse. De um modo geral, quando todas as lesões estão no mesmo estágio de crostas, a Catapora não é mais contagiosa. Mas, deve evitar o sol para que não deixe marcas permanentes na pele.

  14. devo usar pomada a base de sulfacetamida sódica+trolamina em caso de catapora; minha filha esta com catapora a cinco dias estou usando antialérgico,paracetamol,loção cremosa a base de calamina para refresca a pele dela e sabonete antibacteriano.

    • Prezada Vanessa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Sugiro que siga a orientação de um médico que tenha examinado sua filha. Em geral, não há necessidade de medicação para a Catapora, bastando manter as lesões limpas.

  15. ola dr.. peguei catapora com 15 dias pós-parto, to super nervosa,pois minha nenem é muito novinha e nao tem a vacina ainda para protege-la… infelizmente só tem eu e meu esposo para cuidar dela , e ele tb nao pegou. posso continuar dando de mamar a ela sabendo de todo o perigo que eles estao passando? e o que faço se ela pegar?

    • Prezada Cristina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, a Catapora não é uma contraindicação para a amamentação.

    • Prezada Maria,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. De um modo geral, uma criança com Catapora somente poderá voltar à escola quando todas as lesões estiverem em fase de crosta. Enquanto as lesões estiverem em fase diferentes, deverá ficar afastado da escola. Por esse motivo, o atestado somente poderá se dado ao final da Catapora porque cada criança tem sua própria evolução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s