DOR DE OUVIDO

dor de ouvido1Uma das queixas mais frequentes nos consultórios e emergências pediátricas é dor de ouvido. A principal causa de dor de ouvido é uma infecção que tanto pode ser viral, quanto bacteriana. Somente o seu pediatra, ouvindo a história do seu filho e procedendo a um exame do ouvido (otoscopia) poderá fazer um diagnóstico ( probabilístico) de que tipo de infecção seria. Além dessa classificação em infecção viral ou bacteriana, esta pode estar localizada no canal auditivo e é chamada de otite externa. Quando a infecção se localiza no ouvido médio (atrás da membrana timpânica), é chamada de otite média.Veja a ilustração no final do post (se não confundir mais ainda!)  Crianças entre 6 meses e 2 anos apresentam características anatômicas do ouvido que favorecem o aparecimento de infecções. Por isso, não raro, uma criança pequena apresenta mais de um episódio de dor de ouvido na sua vida. A boa notícia é que, à medida que a criança cresce e a anatomia do ouvido se modifica, essas infecções se tornam menos frequentes, tendendo a desaparecer. A otite externa, frequentemente está associada a banhos de mar ou piscina. Já a otite média, não raro, aparece durante um resfriado comum.

Existem outras causas para a dor de ouvido, menos frequentes:

  • corpo estranho ou machucados- a criança pode ter enfiado a ponta de um lápis ou um pedaço de um brinquedo, que pode ou não estar no conduto auditivo. Se você suspeitar ou tiver certeza de que seu filho introduziu algo no ouvido, NÃO  tente retirar o objeto, por mais fácil que pareça (exceto algo que esteja praticamente do lado de fora e você consiga garantir uma boa “pega”do objeto). Tentar tirar um objeto pode empurrá-lo mais para dentro, aumentando a dor e tornando sua remoção mais difícil
  • cêra (cerumen) impactado- a cêra produzida pelo próprio ouvido pode obstruir o conduto auditivo, gerando desconforto e alguma dor. Em geral, é uma dor muito menos intensa e mais tolerável do que a das otites e corpo estranho.
  • traumatismo- uma bolada ou uma agressão de colega na escola pode produzir dor de ouvido.

O que os pais podem fazer diante de uma criança com dor de ouvido? A primeira providência é saber que, na imensa maioria dos casos, apesar da intesa e desconfortável dor, a gravidade é baixa. Portanto, como em todas as situações onde a criança “perde o controle”, cabe aos pais manter a calma. A seguir, avaliar o estado geral do seu filho. Está bem, apesar da dor? Tem febre alta?   Acima de 39 C? Olhando para a orelha percebe alguma secreção saindo? Ou então, a parte posterior da orelha está vermelha? A orelha está deslocada (ficando como se fosse uma orelha de abano)? O pescoço está duro ou dolorido, impedindo a criança de encostar o queixo no peito? Se algum desses sinais, raros, estiver presente, contate o seu pediatra imediatamente. Se nenhum desses sinais estiver presente, não há necessidade de contato imediato com o seu pediatra e você pode fazer duas coisas:

1- analgésicos via oral- dê para seu filho o analgésico que seu pediatra costuma prescrever, na dose adequada para seu peso. Repita a cada 6 horas, até falar com o seu pediatra.

2- compressa morna- coloque uma bolsa de água morna ou um pano morno, do lado de fora do ouvido.

Essas duas medidas devem aliviar, um pouco, a dor. Nunca pingue nada no ouvido de seu filho, sem a orientação do seu pediatra. O tratamento específico da dor de ouvido deve ser prescrito pelo pediatra.

Resumindo: mantenha a calma, analgésicos pela boca e compressa morna. Ligue para seu pediatra e o mantenha informado.

Enviem suas perguntas ou comentários. São sempre muito bem vindos.

Ouvido

85 pensamentos sobre “DOR DE OUVIDO

  1. Doutor minha filha tem 2 anos e está reclamando de dor no ouvido, ela nunca teve essa dor mesmo já tendo tomando banho de praia e piscina. Ela ta muito gripada á 3 semanas teve febre e tudo mas agora só esta com tosse cheia, e começou hoje á noite de dor no ouvido do lado esquerdo, se puder me ajudar o que devo fazer? Agradeço a resposta.

  2. Boa tarde Dr Roberto Cooper.

    Me chamo francisco junior e gostaria muito que o Sr me tirasse uma dúvida em relação a meu filho que ta me deixando bastante preocupado.
    Meu filho de 6 anos a algum tempo vem sentindo uma dor de ouvido muito forte chegando a se tremer de dor,só Dr que essa dor acontece sempre a noite quando ele é acordado ou quando ele se acorda sozinho é uma dor rapida de 5 a 10 minutos doi ai passa ai vem de novo ai passa e não volta mas…mas vejo que é uma dor muito forte pois ele coloca as duas mâos no ouvido e se treme de dor.
    Gostaria muito de saber o que pode ser isso e se é uma indicação de gravidade.

    • Prezado Francisco,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que consulte um pediatra ou otorrinolaringologista para que possam lhe orientar.

    • Prezada Samia,
      Sugiro que ouça uma segunda opinião de um otorrino. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  3. Bom dia, Dr.
    Coloquei por engano o soro fisiológico para lavagem basal no ouvido da minha sobrinha de 11 meses. Que faço? isso pode causar algum problema? Obrigada

    • Prezada Michela,
      Neste momento, a situação já deve estar resolvida. Mas, gostaria de lhe sugerir que episódios como este não devem ser resolvidos pela internet. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet. Nestes e em outros casos de dúvidas de diagnóstico ou conduta, procure um médico para que este lhe oriente.

  4. Doutor minha BB tem um ano e dois meses ela agora deu de colocar tudo no ouvido à dois dias sinto ela cossar demais a orelha ficando irritada , saindo uma secreção mal cheirosa , e cutuca o ouvido a todo momento que chegou a ferir não to conseguindo consultar ela doutor o que poderia fazer nessas circunstâncias doutor ?

    • Prezada Talissa,
      Somente após um exame feito pelo pediatra ou otorrino é que se poderá definir o que deve ser feito. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  5. Dr. Roberto, meu filho tem 6 meses e já teve 3 infecções de ouvido, usando antibiótico e bolsa quente. Mas não sei mais o que fazer porque quando melhora logo vem outra. Moro num lugar mto seco e o pediatra diz ser pelo nariz entupido. Tenho outro filho de três anos que nunca teve infecção de ouvido. Não é por falta de cuidado, pois é o mesmo. O que fazer? Tenho medo de consequências.

    • Prezada Caroline,
      Sugiro que consulte um otorrino, de comum acordo com o seu pediatra. Algumas crianças com quadro de otite de repetição podem precisar de acompanhamento pelo otorrino. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet.

  6. Dr Roberto Boa Tarde. Meu neto tem dois anos e foi diaginostica uma sinusite Alergica, que afetou o ouvido. Após tres dias tomando remedio o ouvido começou sair secreção amarela sem cheiro só que não doi mais. É normal, devo ficar preocupada e levá-lo ao pediatra.
    Eu fico com ele enquanto os pais trabalham.
    Agradeço sua atenção e no aguardo.
    Um grande abraço.

  7. Oi Dr. Boa tarde!

    Dr, tive uma dor de ouvido muito forte, acordei com o ouvido sangrando. Fui ao médico, ele me indicou usar Amoxilina, estou tomando três vezes ao dia, durante sete dias, a dor até passou, mas continua saindo pus do ouvido, e ainda estou sem ouvir por ele. O que faço? Procuro um otorrino? Ou espero o remédio fazer efeito?

    Aguardo sua resposta.
    Um grande abraço.

  8. Dr levei minha filha de 2 meses ao pediatra pois tenho certeza que minha filha tava com dor de ouvido ela me disse que é raro uma criança de 2 meses ter dor de ouvido isso procede

      • Boa noite Dr. Roberto!
        Gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida, tenho um filho com cinco anos, quinta feira ele reclamou de dor de ouvido, o que foi aliviado com analgésico comum prescrito pelo pela pediatra dele, mas hoje ele está reclamando novamente, ou seja, num período de quatro dias ele há sentiu duas dores de ouvido, seria o caso de procurar um otorrino?

      • Prezada Dayse,
        Sugiro procurar sua pediatra antes. Ela poderá examinar seu filho ou sugerir uma consulta com o otorrino. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.

  9. Olá, doutor, tenho dor de ouvido faz uns 3 a 4 meses e fui na farmácia e falam que é cera, passei remédio ( otomicin, e cerum) e não passa a dor e essa dor só aumenta mais.. O que pode ser ?
    Obrigado pela ajuda, fica com Deus…

  10. Boa Tarde Meu Nome e Brunna e meu filho e o Guilherme ele esta com dor no ouvido Onten levei ele no proto socorro e la a medica disse ki sera no ouvido so ki hj ele ta com febre sem apetite nao sei mais oque fazer me ajude aki onde moro nao tem pediatra so proto socorro mesmo

  11. Dr. meu filho teve uma otite media e mesmo fazendo uso do antibiotico a febre nao passava,o ouvido dele chegou a estourar saido secrecoes,levei ao otorrino e foi trocado seu antibiotico e mesm assim a febre demorou para sumir.passado 20dias desse episodio ele voltou a fazer febre e o ouvido dele esta com muita coceira e um mal cheiro,porem nao reclama de dor apenas coça muito e a sanada da febre,e pssivel que ele possa estar com outa inflamacao em seu ouvido?

  12. Doutor, estou sentido como se meu ouvido direito estivesse zumbindo, minha audição esta afetada, sinto dores de cabeça, estou febril.. Não estou gripada nem resfriada.
    Oq pode ser?

  13. Doutor meu filho tem 3 meses esta com for de ouvido levei ele no pediatra passou amoxilina para dar 10 dias a dor tinha parado agora voltou oque faço

    • Prezada Gilcimar,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que retorne ao mesmo médico para uma reavaliação e orientação.

      • Doutor to com 13 anos e minha dor de ouvido não para.vou no médico e ele orienta um remédio para pinga no ouvido e outro pra mim tomar quando tiver doendo mas não para faz 2 dias que estou assim

      • Prezado Gabriel,
        É impossível se fazer uma consulta pela internet. Qualquer opinião que eu dê, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que, caso ainda esteja doendo, retorne ao mesmo médico, para ser reavaliado.

  14. Doutor.. Não sou criança (já tenho 17 kk)
    Mas estou com uma dor no ouvido direito (sem secreções em excesso ou qualquer tipo de sangramento)
    Porém meu ouvido está bem inchado e de tarde (período entre 15:00-22:00 ) que não tomo os remédio pedidos pelo doutor (tomo remédio oral as 14:00 , 22:00, 06:00 e 10:00) sinto uma dor horrível
    O médico prescreveu tomar esses remédios por 2 dias , mas hj é a última dose e estou com essa dor a 4 dias seguidos
    Minha pergunta é, posso tomar os remédios enquanto a dor continua e por favor, quantos dias dura essa inflamação?
    (Ouvido externo)
    Ps: já tomei injeção no memso dia que fui ao médico por conta dessa dor
    Ps2: se a dor persistir até quando tempo é recomendável voltar ao médico, e essa volta provavelmente pode levar a uma lavagem no ouvido?
    Por favor doutor, pesso uma resposta com urgência 😦

  15. Oi gostaria mto de saber qual analgésico é melhor para dor de ouvido em bebê de um mês e 15 dias . Deixei mtas vezes entrar agua no ouvido dela agr ela está inquieta e irritada e coloxa as mãos na orelha e na mamada se sentes irritada e mama um pouco e joga o meu peito . Qual o nome do remédio, tendo pediatra so mês wue vem .

  16. Boa tarde o meu filho de 4 anos durante a noite se queixou do ouvido eu dei lhe analgésico e la dormiu. Acordou con dores outra vez repeti o analgésico na hora do almoço estava a comer e derepente comecou a dizer que estava a tremer a cabeça por duas vezes que dize isso e a temperatura dele estava a 37,5, o que poço fazer doutor obrigado pela atenção

  17. Doutor estou tomando antibiótico e colocando antiflamatorio no ouvido o otorrino que mandou meu ouvido está saindo uma secreção aos poucos tenho que voltar lá ou aguarfono dia que o otorrino marcou?

  18. Oi dr eu já fui no medico e nada resolvem estou com o ouvido doendo a mais de uma semana estou tomando antibiótico anti inflamatório e nada adianta DOI ate meu rosto e vais uns 3dias agora ele esta casando oque faço sera que tenho que procurar o medico de novo ou só continuar tomando com remédios o liquido que sai parede pus com sangue

  19. VC não responde nada
    Só manda procurar o médico
    E o do sus várias horas de espera e despreparo total na hora de responder perguntas!
    As maezinhas aqui se desesperam
    Mas com certeza procuram pediatra
    Só gostaríamos de uma orientação antes
    Pq a saúde hoje em dia só por Deus
    Com suas regras e suas deficiências

    • Prezada Fabi,
      Obrigado por seu comentário porque me permite esclarecer algumas coisas importantes. Entendo sua frustração com o sistema de saúde. O SUS só vai funcionar quando todos nós cobrarmos isso de forma mais enérgica. Quando diz que eu não respondo nada, está se referindo ao fato de que eu não prescrevo no blog. Porque responder, eu respondo a todas as pessoas. Não prescrevo porque, para prescrever, é preciso examinar uma criança. Por esse motivo, o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Vou dar um exemplo simples: dor de ouvido. Esse sintoma pode ser produzido por uma otite externa, uma otite média, uma mastoidite, um barotrauma, um corpo estranho etc. Cada uma dessas situações tem um tipo de tratamento diferente. Portanto, não dá mesmo para se prescrever. Quando fala em orientação, recomendar que procure um pediatra é uma orientação. Se o sistema de saúde não atende como deveria, não é a internet que deve resolver isso porque seria perigosíssimo ter consulta sem examinar o paciente. Finalmente, existe um aspecto que me chama a atenção que é o de que, pela internet, qualquer um pode escrever qualquer coisa! Qual a garantia que você tem que eu sou, de fato, um pediatra? Imagine se eu fosse um louco, frustrado por não ser médico, que saísse prescrevendo ou dando orientações pelo blog!
      Por outro lado, se você lê o blog como me parece que faz, quando eu posso, faço um comentário dizendo algo como- de um modo genérico…. Também respondo a algumas questões comportamentais.
      O que eu tento, sem sucesso, é resgatar a importância do vínculo com o médico. Ficar indo a pronto socorro só aumenta o número de exames e remédios, muitas vezes sem necessidade.
      Espero que compreenda esta limitação da internet.

  20. Bom dia, gostaria de saber o tempo que leva para amoxilina 500mg + 125 fazer efeito na dor de ouvido, estou tomando faz 3 dias e ainda estou com muita dor, obrigado.

  21. Dr estou com uma dorzinha meio fraca no ouvido e sintomas de gripe. Vou no médico já hoje, mas você acha que eles podem dar injeção por conta disso? Não apresento nenhum sintoma grave, apenas isso que eu descrevi.

  22. Meu filho tem 2 anos e ja teve 3 crises de otite.
    Agoraa em fevereiro teve uma. Tomou amoxilina por 10 dias.
    Fomos ao pediatra agora dia 16 ,um mês depois .Ela olhou e falou que está ok.
    Porem ele fica enfiado o dedo no ouvido e as vezes chora com um barulho maior.
    Levei no otorrino ele olhou e falou que está ok.
    Porem ele continua colocando o dedo no ouvido como se estivesse incomodado e chora as vezes.
    Quais exames devo solicitar para ter certeza que não tem nada

    • Prezada Vania,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Como você já esteve no pediatra e otorrino e ambos afirmara que não havia alteração no ouvido do seu filho, não haveria nenhum exame a indicar. O exame é a otoscopia que foi feito por ambos.

  23. Olá minha filha tem nove anos e o ouvido dela sai uma secreçao amarela e com mal cheiro desde os tres meses ela tambem nao sente dor de ouvido e nem febre mais e dolorido e nunca para o q posso fazer

  24. Bom dia Doutor! Minha bebê de quase 5 meses esta volta e meia esfregando as orelhas, ela leva tanta força na maozinha que chega a unhar e arranhar as orelhinhas, fora isso anda recusando mamar, começa a mamar e grita, dai pega o seio de novo e grita e assim vai, enquanto mama esta sempre irritada, sai do seio e se acalma. Mas suga chupeta normal e toma chazinho na mamadeira normal também. Dorme bem, nao teve febre a nao ser no dia da vacina essa semana. Febre bem alta, 39.0. Minha pergunta é: poderia ser algum tipo de otite? Ela conseguiria sugar a mamadeira sem problema se for? Porque a pediatra só na segunda feira agora e ela precisa se alimentar ne. Toma Label, indicado pela pediatra e agora acredito nao ser o problema do possivel refluxo que a incomoda. Enfim, com esses sintomas que lhe descrevi, devo me preocupar e ir correndo atras de algum medico ou nao seria caso tao grave que pode esperar ate segunda desde que ela se alimente e nao tenha febre? Abraço Doutor! Denise Ambos.

    • Denise,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Quando tiver uma dúvida a respeito de algo objetivo que esteja acontecendo, avalie se a situação requer atendimento imediato ou pode esperar. Somente você, vendo a sua filha pode tomar essa decisão. Felizmente hoje é o dia da sua consulta.

  25. Doutor vou fazer duas perguntas o vento do ventiafor pode dar dor de ouvido em crianças e quem tem prótese interna no ouvido pode fazer lavagem para tirar o excesso de cera

    • Prezado Cleiton,
      Não existem trabalhos a respeito do vento do ventilador. O que vale, neste caso, é a observação dos pais. Se, toda vez que se liga o ventilador a criança tem dor de ouvido, pode haver uma correlação. Mas, se uma vez tem e a outra não, pode ser apenas coincidência. É preciso observar várias vezes e sugiro anotar a data e se a criança teve ou não dor. Quanto à lavagem, em princípio ela é contraindicada, exceto se for feita pelo otorrino.

  26. Bom dia, Tenho uma duvida.
    Minha filha de 5 anos ficou com febre, fomos ao medico, ele receitou amoxicilina (sinusite), ela começou a tomar e depois de 5 dias tomando o medicamento ela começou a reclamar de dor de ouvido, tomou medicação para dor no hospital e mesmo assim a dor não passa, depois de algumas horas de dor ela começou a dizer que doí a bochecha e ficou muito sonolenta.
    Queria saber como uma dor de ouvido pode aparecer com a criança tomando antibiotico?
    Ela esta sem plano de saúde e o SUS só por Deus, já que passei duas vezes no pediatra seria melhor passar no otorrino?

  27. Boa tarde,DR

    Tem duvida relação ao antibiótico,estou com otite media estou tomando antibiótico não sinto dor nenhuma não tive febre nenhuma ,mas meu ouvido não destampa… por que sera? Ou secreçao vai sendo aos poucos deluidas?

  28. Meu filho estava com secreção ontem no ouvido levei ao médico ele receitou um antibiótico no qual vou comprar ainda hoje mas o orelha dele está normal agora sem secreção alguma oque fazer ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s