EXANTEMA SÚBITO

A criança chega no pediatra e a mãe conta que está com febre há 3 dias. Relata que a febre é alta, chegando a 39,5ºC e que abaixa depois que ela exantema subitodá um antitérmico, mas volta assim que o efeito o remédio passa. O pediatra pergunta por outros sintomas e a mãe diz que não notou nada além de uma certa irritabilidade, pedindo mais colo e perda do apetite. O pediatra examina, cuidadosamente, a criança e não encontra nenhum sinal específico. Explica então o exame clínico para mãe, dizendo que não revelou nada grave, concluindo que se trata de uma virose.

O pediatra percebe a decepção no rosto da mãe. A menção da palavra virose produz na mãe a sensação de que o pediatra não tem a menor do que seu filho realmente tem. Para piorar, o pediatra explica que não há remédio específico. A mãe deve continuar a dar o remédio para a febre, oferecer líquidos, não forçar a alimentação e aguardar mais uns 3 0u 4 dias para que seu filho melhore.

Essa é uma história que muitos pais já terão vivido. Neste caso, ainda falta o capítulo final.

No sexto dia, a mãe liga, animada, informando que a febre sumiu e que o filho está começando a comer normalmente. No dia seguinte, liga novamente, agora um pouco preocupada. Informa ao pediatra que apareceram umas pintinhas ou manchinhas vermelhas no corpo do filho. O pediatra pergunta se a criança está bem e continua sem febre. Diante das respostas da mãe, confirmando que está tudo bem, diz: Exantema Súbito! O que é dito com  voz triunfal pelo pediatra, é ouvido com certo pânico pela mãe. Exantema Súbito? Com esse nome, só pode ser grave. Pior, é súbito!

Essa historinha inventada foi para comentar sobre uma virose, completamente benigna, cuja principal característica é a do exantema maculopapular (as manchinhas vermelhas) aparecer após o desaparecimento da febre. O outro nome pelo qual o Exantema Súbito pode ser conhecido é Roséola.

Viroses existem. Não são invenções de pediatras quando não sabem o que a criança tem. Somente algumas viroses têm nome próprio como: Sarampo, Catapora, Rubéola, Caxumba, Dengue etc. Exantema Súbito ou Roséola é mais uma virose, com nome próprio.

Se você tiver algum comentário ou pergunta, por favor o envie.

270 pensamentos sobre “EXANTEMA SÚBITO

  1. Quero parabenizá-lo Dr. Roberto, pois mesmo sem relatar o que meu filho passou esses dias, acabei de ler e foi a mesma coisa. Obrigada por esclarecer o que é essa virose…

    • Prezada Elaine,
      Fico feliz se o blog a ajudou a esclarecer algo. A ideia é a de difundir informações. Lembro apenas que o blog não substitui uma consulta médica e o seu pediatra é quem pode confirmar diagnósticos e lhe dar uma orientação específica.

  2. Caro Dr. Roberto,
    hj fui à pediatra com o meu bebe de 7 meses pois tinha pintinhas/borbulhas nas costinhas, barriga, cabeça, no pescoço e á volta das orelhas… a médica disse que seria o exantema súbito, no entanto pelo que já estive a ler, dá febre altas e o meu pequeno não apresentou febres! apenas muita irritação e falta de apetite… a pediatra disse que algum virus se instalou e o que essas manchinhas é um aviso que o corpo deu que esse virus lá está e que está a combater! … pode esclarecer-me? muito obrigada! Liliana Montalto, Portugal

    • Prezada Liliana,
      A caracterísita do exantema súbito é o aparecimento de pintinhas pelo corpo, imediatamente após um período de alguns dias de febre. O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, não consigo opinar especificamente sobre o seu bebê. No entanto, muitas viroses, se manifestam com irritação, perda de apetite e o aparecimento de pintinhas pelo corpo, sem, necessariamente, apresentar febre. Sugiro que observe a evolução do seu bebê e mantenha a sua pediatra informada quanto a qualquer sinal ou sintoma diferente que, eventualmente, surja.

    • Bom dia, meu filho tem 6 anos.. e foi diagnosticado com essa virose.. contudo.. ele não teve febre.. a única coisa que teve foi pontinhas vermelhas espalhadas pelo corpo inteiro.. no dia 15 foi o primeiro dia q apareceu. levei ao hospital e o médico disse se tratar de alergia.. e alguns dias depois apareceu novamente.. e depois sumiu… pois ele estava tomando hixizine e predsim… e ontem eu o levei ao pediatra o qual disse ser essa virose… sendo que hoje as pontinhas voltaram… pelo corpo todo.. e o detalhe é que em nenhum dia ele apresentou febre??? quais as viroses que apresentam esse quadro?? Será que o diagnóstico de exantema subito está equivocado? Obrigada e parabéns pelo blog..

      • Prezada Mariana,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Quanto ao Exantema Súbito, sua principal característica é o aparecimento das pintinhas vermelhas, após 2-3 de febre. Portanto, em princípio, a febre faz parte do quadro do Exantema Súbito. Qualquer virose pode apresentar pintinhas pelo corpo, mas, em geral, também apresentam febre. Se está em dúvida, sugiro que procure uma segunda opinião pediátrica.

  3. Olá Dr. Roberto,
    minha filha de 2 anos está com Roséola, na fase da erupção cutânea, sem febre. O q me está deixando muitíssimo preocupada é o comportamento dela. Em momentos começa a chorar e parece q nunca vai parar. Não responde a nada..Quer água? dormir? dói alguma coisa? nada!! ela só faz é me bater de volta…sendo q normalmente ela é muito carinhosa e durante os dias de febre queria só colo, o qual ela agora recusa quando está chorando. Devo me preocupar ou faz parte do curso desta virose?

    • Prezada Helena,
      Se é um comportamento ocasional, menos grave. Se é um comportamento constante, sugiro que converse com seu pediatra. Em princípio, não faz parte do quadro viral. Mas, pode expressar uma irritação ou mau humor. Talvez dar carinho e colo, sem forçar e sem perguntar muito, possa ajudar. Se ela chorar sem responder, depois de você verificar se está bem e não precisa nada, avise onde vai estar, informando que ela pode lhe chamar a qualquer momento e deixe-a um pouco sozinha. Não é uma punição, apenas um espaço para ela poder expressar essa irritação que não sabemos bem de onde vem. Se ela chamar, você vai e tenta conversar. Como o blog não substitui uma consulta, se persistir, converse com seu pediatra.

  4. olá… acabei de voltar do medico e o diagnostico foi esse virose exantemica. meu filho não teve febre recente, somente há uns 10 dias atrás, levei ao medico e era garganta, tomou antibiótico por 10 dias. hoje 2 dias após terminar o antibiótico esta com as pintinhas. o antibiótico pode ter camuflado o aparecimento da virose? é contagiosa? pode ser esta doença mesmo sem febre? medico deu histamina, esta correto?

    • Prezada Joziane,
      Virose exantemática é uma definição ampla para um grupo de viroses que dão pintinhas pelo corpo. O Exantema Súbito é uma das viroses exantemáticas que tem uma característica curiosa. A criança tem febre por 3 a 4 dias e, no dia em que a febre some, aparecem as pintinhas. Seu filho pode ter tido uma virose exantemática, mas, pela descrição, não foi o exantema súbito.
      Antibióticos não camuflam o aparecimento da virose. Toda virose é, potencialmente, contagiosa. Pode ter virose sem febre. Como não vi seu filho, não posso comentar a prescrição feita.

  5. Dr. Roberto minha filha ta com exantema subito diagnosticada pela medico, pela segunda vez, em menos de dois meses.. Gostaria de saber de voce o que leva a uma criança a pega essa virose ou doença? Pois minha filha tem contatos com crianças raramente, é mais com adultos da minha casa, detalhadamente quais sao os virus que podem levar a essa doença e por que sao causados?

    • Prezada Tatiane,
      O exantema súbito é a manifestação na pele de uma infecção pelo Herpes Virus Humano 6. Em geral a criança tem uma febre alta que dura alguns dias e, quando a febre desaparece, surgem as pintinhas ou manchas pelo corpo. Em função da alta ciruclação de virus entre humanos, não há como prevenir que tenhamos viroses. Existe um outro sub grupo de virus que é o Herpes Virus Humano 7, menos frequente, em geral produzindo doença febril mais branda que também pode terminar em um exantema súbito.

  6. Bom dia! Meu filho está com a Roseola. As manchas vieram e sumiram em 3 dias, ficou um dia legal, e elas voltaram em grande quantidade no rostinho, membros e novamente no tronco. Isso é normal:

  7. Dr, Bom dia!
    Meu filho também foi diagnosticado com Exantema Súbito. Após o aparecimento das manchinhas a febre passou. Mas dois dias depois a febre de 39º voltou. Ele está muito irritado e parece que sente dor em algum lugar. Também apareceu perto da virilha, um abscesso como se fosse um furunquinho. A médica (do PS) passou uma pomadinha, mas não parece estar resolvendo. Isso apareceu após ele tomar amoxicilina. Pois primeiramente foi diagnosticado como inflamação na garganta. O que pode estar acontecendo?

    • Prezada Keyla,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria importante que seu filho fosse reexaminado por um pediatra. Se ele tem um pediatra que o acompanha, seria melhor que este o visse. Ficar indo no PS fará com que ele seja visto sempre por um médico diferente e isso não é o ideal. Seria irresponsabilidade minha tentar dar uma opinião, sem conhecer os detalhes da história clínica, nem ter examinado seu filho. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  8. Dr Roberto, boa Tarde!
    Minha filha teve há uns 6 meses atrás um exantema súbito.Agora, a 3 dias atrás começou com febre e domingo surgiu umas manchinhas vermelhas, bem espaçadas, pensamos que fosse até catapora branda.Teve febre 3 dias entre 37 e 38.8, depois veio as manchas.O médico diagnosticou como exantema súbito novamente.Fiquei com dúvida, sobre a volta deste, exantema súbito pode voltar?abç.

    • Prezada Simone,
      O Exantema Súbito ou Roséola Infantum é uma manifestação na pele de uma infecção pelo Herpes vírus humano 6. Existe um outro, o Herpes vírus humano 7 que, geralmente, não dá nenhum sintoma. Ocasionalmente, pode produzir um quadro de Exantema Súbito, o que explicaria os casos de um segundo Exantema.

  9. Meu filho teve febre alta por 3 dias, levamos a pediatra que fez um hemograma e disse que meu filho estava com uma infecção bacteriana.Passou um antibiotico, Clavulim por 10 dias. Passado os 10 dias do uso deste antibiotico, meu filho melhorou. Mas no dia seguinte apareceu umas bolinhas, principalmente na perna, parecido com uma picada de mosquito, mas acredito que não seja picada de inseto porque no tronco tambem tem, e ele usa camisa não tenho como ser picado ali. Isso po ser uma reação pós uso de antibiotico?

    • Prezado Uanderson,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, sem tê-lo examinado. Sugiro que a pediatra o examine para que possa lhe orientar e tranquilizar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

    • olá Dr.Roberto ,meu filho tem 2 anos e foi diagnosticado com o virus roséla ,após 3 dias de febre apareceram as manchinhas ,principalmente no tronco,a febre tinha cessado ,e hj deu febre denovo levei ao plantão a mefica disse que pode ocorrer de voltar a febre enquanto ele estiver com o virus isso é normal Doutor ,já estou apavorada ???

      • Prezada Keli,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra do seu filho (e não com uma plantonista) para que ele lhe oriente.

  10. Minha bebê tem 10 meses. Teve dois dias de febre e depois apareceram bolinhas vermelhas na região do pescoço, ombros, tronco e braços. Fui no plantão e o médico aifmrou ser um exantema viral, porém ela ja passou roséola. Só que se passaram 5 dias já e as bolinhas não desapareceram, na região do pescoço ficou uma pele seca. Será q não pode ser dermatite, devido aos banhos mais prolongados, piscina, excesso de suor? Ou o exantema é assim mesmo?

    • Prezada Gisele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre as bolinhas que apareceram na pele da sua filha, sem tê-la examinado. De fato, bolinhas na pele de uma criança, podem ser muitas coias, como você mesma descreveu. Tanto poderia ser uma virose, entre as quais o Exantema Súbito, como poderia ser brotoeja, ressecamento da pele por banhos prolongados, dermatite etc.Nada impede que uma criança tenha um manifestação na pele de uma virose e continue a apresentar alterações por ressecamento. Por esse motivo, sugiro que converse com seu pediatra a respeito. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  11. Gostaria de saber se depois de umas 2 semanas que o exantema súbito sumiu se ele pode voltar mesmo se a criança nao tenha tido febre.
    Obrigado, Camilla.

    • Prezada Camilla,
      O Exantema Súbito volta muito raramente, se a criança contrai uma virose que é “prima” da que produziu a doença. Isso é muito raro. Em geral, as crianças só apresentam o exantema súbito, uma vez.

  12. Olá doutor! eu sei que por questão ética o senhor não pode dar consulta virtual, mas só queria tirar uma duvida. A doença Roseola infantil pode deixar a criança com muita saliva também, tipo babando muito sem que isso tenha haver com dentição?
    De qualquer forma obrigado pela atenção!!!

    • Prezad Uanderson,
      Seu comentário acabou ficando sem minha resposta! Foi uma questão de tecnologia do blog que misturou os comentários respondidos com os novos. Com atraso, lhe respondo. Não conheço relação entre Roséola infantil e muita saliva.

  13. Bom dia Dr.
    Tenho uma bebe de so 10 meses, com 6 meses teve 3 dias de febre baixa max 37,9 com aparecimento de manchinhas, o pediatra disse que era o exantema súbito.
    Agora com 10 meses aconteceu exatamente como sua “historinha” que colocou para explicar a doença (Febre alta de ate 39 persistente) e no 5 dia apareceu as manchinhas (menos q na primeira vez e sumindo mais rápido)…Disse o pediatra q é exantema novamente, porem pesquisando vi que so acontece 1 vez. Pode acontecer mais de uma vez? Se sim, pode aparecer novamente essa virose?

  14. Dr. Meu filho está com exantema súbito e já faz mais ou menos uma semana que não se alimenta direito.Isso é normal? com quanto tempo aproximadamente o apetite da criança retorna.Obrigada.

    • Prezada Claudia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha responder sobre o seu filho. De uma forma inespecífica, sem falar do seu filho, uma criança com uma virose (o Exantema Súbito é uma virose) fica entre 7 e 10 dias inapetente, recuperando, lentamente, o apetite. Caso esteja em dúvida quanto à evolução do seu filho, recomendo que procure seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  15. Olá Dr. Minha filha tem 1ano e 3 meses. Nesta semana teve febre alta por 3 dias, baixando apenas com antitérmicos. Devido à febre, teve 2 convulsões, que me deixaram desesperada. No hospital fizeram exames de todos os tipos, porém nada apareceu. Entao o médico receitou antibiótico, pois achou a garganta estava um pouco mais vermelha que o normal. No 4° dia a febre baixou e as manchinhas vermelhas começaram a aparecer. Esse pode ser um caso de exantema súbito?

    • Prezada Andressa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o caso específico da sua filha. De um modo genérico, a descrição que fez encaixa com o quadro de Exantema Súbito.

  16. As informações do Blog são muito importantes. Quero parabenizar o senhor por prestar tais esclarecimentos.

    Parece que meu filho está com Exantema Súbito. Gostaria de perguntar se nestes casos é normal o bebê ficar sem apetite e durante quanto tempo?

    Desde já obrigado.

  17. Ola Dr.Roberto meu filho tem 12 meses ,e a tres dias estava tendo febre mais não alta e ficou enternado 1 noite por causa das manchinhas na pele e uma gripe tomou uma injeção e logo melhorou ,teve alta e quando chegou a noite seguinte voltou as manchinha denovo levei ao PS e falou que essas manchinhas e a febre era exantema subito.
    Mais meu filho esta muito irritado e não sei o que fazer essas manchinhas cosão ?

  18. Boa noite Dr.Roberto!!

    Meu filho tem 1ano e a uns 2meses atras teve febre e as pintinhas vermelhas apos a febre e o medico diagnosticou roseula. Agora ele teve novamente febre e as pintinhas vermelhas apos a febre so que teve diarreia junto e o mefoco novamente diagnosticou o virus como roseula. Isso pode aconrecer novamente e agora com diarreia??

    Grata.

    Juliana

    • Prezada Laine,
      O exantema súbito pode coçar porque é uma manifestação cutânea que altera a pela. Não coça tanto quanto uma alergia. A irritação pode ser por conta da virose, que causa algum desconforto na criança.

  19. Boa noite Dr. Roberto.
    Minha filha de 3 anos e meio, teve exantema quando tinha uns 10 meses. Minha dúvida é, existe alguma relação dessa virose com a catapora? por ser da mesma família do herpes vírus? Ela teria uma certa imunidade para a catapora?
    Pergunto, pois meu sobrinho teve recentemente catapora, e agora minha outra filha de 9 anos está com catapora(pegou do meu sobrinho). O contato dos 3 foi o mesmo, quase que diariamente, e até então a pequena não apresentou sintoma algum da catapora.
    Aguardo.
    Obrigada…

    • Prezada Larissa,
      Não há relação entre essas viroses e elas não produzem imunidade cruzada. Isto é, quem pegou uma, fica protegido contra a outra. Sua filha não recebeu vacina contra a Catapora? Se recebeu, pode ser uma explicação para não ter pego. A outra é que não é obrigatório se pegar, apesar do contato.

  20. Oi doutor minha bebê de 8 meses foi diagnósticada com essa virose depois de 3 dias de febre alta agora as pintainhos quantos dias ela vai ficar com essas pintainhos ? Obrigado dês de já

  21. Olá Dr. Meu sobrinho está com essa virose, nos foi informado que esse vírus é o mesmo da Herpes. Isso significa que ele pode ter contraído a doença de alguém com o vírus da herpes?

    • Prezada Marcella,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu sobrinho. De um modo geral, só podemos contrair uma virose se houver transmissão por parte de outra pessoa. O faot de ser um virus do tipo Herpes, não significa que seja a doença Herpes. Catapora, por exemplo, é um produzida por um virus da família Herpes. O Exantema Súbito é outra doença cujo vírus é da família Herpes. Sugiro que converse com o pediatra do seu sobrinho. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  22. Dr. Roberto, meu filho foi diagnosticado com Exantema Súbito, após febre e pintinhas pelo corpo, tbm ficou sem apetite.
    Gostaria de saber se essa virose pode provocar algum tipo de tremor repentino na criança, mesmo estando sem febre.
    Ele tbm está no período de tomar a vacina pneumocócica, há problema já que está saindo dessa virose?

    Grata,

    • Prezada Monica,
      Sugiro que converse com seu pediatra a respeito de tremor repentino. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Aproveite e pergunte sobre a vacina pneumocócica. Em tese, vacinas podem ser dadas após um episódio viral, sem problema algum.

  23. Dr. Roberto, meu filho, ao que tudo indica, teve roséola. Mas foi super branda. A febre não foi alta e as bolinhas apareceram e sumiram rapidamente. Já se recuperou.
    Acontece que, em seguida, meu rosto começou a empolar e coçar muito, numa intensidade muito maior do que a do meu filho. Muitas e muitas bolinhas estão se espalhando sobre a minha pele desde quinta-feira, do rosto para baixo.
    A coceira também é grande e a área afetada cada vez maior. O que aconteceu comigo? Como posso tratar a minha pele? Estou agora, descamando no rosto, que foi a primeira parte que começou a coçar, mas me preocupo porque as bolinhas não param de aparecer, agora estão tomando os braços…

    O que posso fazer para não ter a pele tão grossa e acelerar a ação do vírus, para que vá logo embora?

    Me responda por favor.
    Atenciosamente,

  24. Olá Dr. tenho três filhos e os três tiveram esse virus essa semana, levei no PA da minha cidade e o médico não soube identificar, o mais novinho estava no estágio febril e o do meu no estâgio das pintinhas e a mais velha tinha saído do estado febril e o médico pediu exame de dengue para o do meio, ele não viu que os três estavam ruins, eu que sou mãe sabia que era uma virose e agora lendo seu blog vi que foi essa virose que eles tiveram.

  25. Dr. Roberto
    No exantema súbito as pintinhas devem aparecer por todo o corpo ou podem se manifestar em apenas algumas regiões, como por exemplo pescoço, braços, pernas bumbum ? É possível também que em algumas partes as pintinhas pequeninas e outras se apresentem com um grosseirão mais forte ?
    Estou com suspeita que minha filha de 10 meses esteja com roséola. Ela teve febre alta durante 1 dia, e 2 dias depois está com as pintinhas, porém não em todo o corpo, apenas nas áreas mais quentes (pescoço, braços e pernas) e no bumbum e na virilha está mais irritado, algumas pintinhas são maiores e formaram uma bolhinha.
    Como a pediatra da minha filha acha que é viral, tem recebido orientações dela pelo whats app. Enviei as fotos mas ela não falou do nome roséola especificamente.
    Minha filha não teve mais febre, e nem perdeu o apetite, apenas as fezes estão mais moles (ela normalmente tem problema de intestino preso). Não chega a ser diarréia e ocorre 1x ao dia.
    Gostaria de saber se o Dr. já diagnosticou casos de roséola (ou virose “prima”) que apresente esses sintomas (pintinhas apenas em algumas partes do corpo e “intestino solto’

    • Prezada Carolina,
      Muitas viroses produzem pintinhas. A Roséola é uma delas, cuja característica é a de que as pintinhas aparecem depois da febre e não durante. Existe uma grande variabilidade no aspecto das pintinhas. Sugiro que leve a sua filha para uma consulta, caso ainda persista o quadro. Whatsapp, como o blog, não substituem uma consulta.

  26. Minha filha tem cinco meses e meio,e levei ao pediatra q me falou q ñ tinha nada ,voltei movamente com ela cheia de manchas vermelha ,então me falou q era exantema subito o q me asustou pois nunca tinha ouvido falar disso,mas agora minha bb esta bem ñ tem mais febre r as manchas estão sumindo.

  27. Dr. Roberto, meu filho de nove meses teve febre por 3 dias, foi diagnosticado com otite, após os 3 dias surgiram as pintinhas vermelhas, após leva-lo no PS novamente deram o diagnostico de exantema subito e descartaram a otite. As pintinhas vermelhas permaneceram por 4 dias e depois sumiram conforme informado pelo pediatra, porém voltaram a aparecer 4 dias depois dessa melhora. Isso é normal?

  28. Dr. Roberto

    Meu filho teve o sintoma da exantema súbita, 3 dias de febre e agora as manchinhas vermelhas, só que fazem 4 dias e as manchinhas não desapareceram, o medico pediatra disse para dar dois banhos por dia com aveia esta certo isso???
    Quantos dias no maximo pode ficar as manchinhas no corpinho dele?? Ele tem 1 ano e 5 meses!!

    Desde ja Obrigado Dr.

  29. Dr. Minha filha teve febre só uma vez de 38.6 no sábado passado e hj dia 05/03 (quinta) é que apareceram essas manchinhas vermelhas iguais as da foto… Será que é uma virose Ela está super bem… Brincando etc.
    Obgdo

  30. Dr.Roberto , meu irmão tem 7 anos , esta totalmente CHEIO de pintinhas brancas, mas nao Apareceu a febre . Ontem ( 06/03/2015 ) ele foi a santa casa de santos e o medico disse que é uma virose chamada: ” escaletit ” nao sei escrever essa palavra direito ok . E passou duas injeções pra ele Besetacil e uma outra la ( isso por volta das 17:46 ) ele tomou .
    Quando foi anoitinha , eu fui ão espelho e quando eu olhei assim … eu estou com o rosto cheio de pintinhas . É capaz de ser a mesma virose que a dele? E as pintinhas esta se espalhando pelo corpo .. como eu peguei essa virose? E ele tambem ?

    • Prezada Izabelly,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria necessário que se consultasse com um médico para esclarecer o que você tem. Se for Escarlatina, é uma doença provocada por uma bactéria e que precisa ser tratada. Peça a seus pais para a levarem ao médico.

    • Prezada Viviane,
      Seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, através do blog porque este não substitui uma consulta médica. Viroses, em geral, deixam a criança sem apetite por alguns dias. Se você está em dúvida ou preocupada com o seu filho, sugiro que procure um pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  31. Dr. a sonolência e inchaço nos olhos também fazem parte dos sintomas da Roséola?
    Meu bebê foi diagnosticado com esta virose, e foi exatamente como a introdução do artigo rsrsrs. Porém está muito sonolento e com os olhinhos inchados.
    Mas ainda assim estou aliviada após ler este artigo
    Grata

    • Prezada Debora,
      Fica difícil opinar pela internet. Mais do que difícil, seria irresponsabilidade minha comentar a respeito do seu filho, através do blog. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Obrigado por participar do blog.

  32. Bom dia Dr. Cooper.
    Minha filha teve exantema súbito, apareceu as pintinhas avermelhadas e após alguns dias desapareceu por completo. Ficou uns 4 dias sem as pintinhas avermelhadas e ontem começou aparecer um pouco nos braços, pernas e nas costas, as pintinhas dessa vez são bem menos aparentes, pode aparecer essas pintinhas ainda? Ela está sem febre, brincando normalmente, está muito bem aparentemente.
    Obrigado!

    • Prezado Fábio,
      Sem ver o paciente, conhecer sua história de forma detalhada, seria irresponsabilidade minha opinar. Sugiro que converse com o pediatra. O Exantema Súbito, raramente, pode ocorrer mais de uma vez porque existem dois vírus que são, reconhecidamente, causadores desta enfermidade. No entanto o seu relato não parece ser de um segundo episódio de doença mas, de um reaparecimento das pintinhas. Por isso, sugiro uma conversa com o seu pediatra para que ele possa examinar sua filha e lhe orientar.

  33. Ola, minhq filhq estava c febre alta a 5 dias, levei no pediatra e ele falou se tratar da roseola. No quinto dia a febre cessou. Passou 2 dias sem febre e nada de pintinhas ou manchas no corpo. Dpois dos dois dias voltou a dar febre alta. E apareceram algumas pintas no corpo. Localizada no rosto e nos membros, qse nada no tronco. Seria possível a doença se manifestar dessa maneira?
    No dia em q a febre voltou, apareceu tbem tosse. No outro dia alem da febree as pintas, nariz escorrendo.
    Seria possivel estar com roseola e estar tambem c resfriado? E a febre seria por ql dos dois motivos.

    #mamaepreocupada
    #mamaecheiadeduvidas

    • Prezada Isabela,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Roséola é uma doença viral. Como tanto, pode ser confundida com outras viroses. Viroses, são doenças não localizadas em um órgão e, frequentemente, apresentam sintomas comuns entre elas, tais como: febre, coriza, inapetência, irritabilidade, pintinhas na pele, entre outros.
      Sugiro que converse, uma vez mais, com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar sobre a sua filha.

      • Obrigada doutor. Refiz exames de sangue q constatou qur era uma virose, mas n a roseola. E as pintas q apareceram, nada mais eh que um processo alergico q ela desenvolveu. Que ainda n sei a origem, estou esperando agora o alergista.

  34. boa noite doutor, meu filho de 4 meses está exatamente desse jeito, fiquei apavorada com isso mais depois de levar ele na sua pediatra, pude ter certeza que não era nada grave. Após ler a sua matéria pude ter certeza que é algo que dar e passa.

    obrigada pelo esclarecimento desta virose.

  35. Minha filha está com 3 meses de idade, desde que ela foi picar a vacina não tem o apetite e isso me preucupa muito. O que faço? Agradecia se me ajudassem.

  36. meu bebe apareceu com duas pintinhas vermelhas , como se fossem picadas de pernilongo,Mas passado alguns dias ela aumentaram e ficaram bem vermelhas com aspecto de queimadura,esse pode ser um sintoma de enxatema??

  37. Boa tarde dr.Meu filho tem 7 meses,apareceu as manchas vermelhas no corpo pela manhã de terça-feira,a noite ele teve febre,na quarta amanheceu com mais manchas e teve febre 3 vezes ao dia,na quinta aumentaram mais ainda as manchas,porém a febre desapareceu,sexta e sábado as manchas continuam aumentando.Medico disse disse que e virose mais continuo preocupada.

    • Prezada Erida,
      O quadro que você descreveu pode ser de uma virose. Como o blog não substitui uma consulta, se você continuar preocupada, sugiro que volta ao pediatra para que ele reavalie seu filho e possa lhe tranquilizar. Seria irresponsabilidade minha opinar pela internet a respeito de um caso específico.

  38. Nossa e exatamente isso que estava acontecendo com o meu filho! Fiquei ate mais tranquila agora! Parabéns doutor Roberto Cooper pela explicação tao clara!

  39. Doutor, muito obrigada por este texto. Muito esclarecedor para mim. Foi exatamente o que aconteceu com minha filha na semana passada e exatamente o que senti. Fiquei mais tranquila lendo seu texto. Obrigada por disponibilizar tais informações na rede.

  40. Bom dia, meu filho a um tempo atras teve uma amidalite com 7 meses, logo depois teve a EXANTEMA SÚBITO” com febre baixa, começou com pintinhas pelo corpo e depois unificou e as pernas e braços vermelhos por inteiro e a pele ficava quente. Isso passou e agora com 8 meses teve um pouco de dor de ouvido por conta do catarro pois estava com o nariz bem congestionado. Esta melhorando tomando os remédios, quando teve uma febre leve 37,2 e novamente o corpo começou a ficar com pintas bem leves e derrepente braços e pernas ficaram bem vermelhas e quentes, isso pode ser a EXANTEMA SÚBITO” novamente? Percebi que sempre ocorre depois de uma doença mais séria.

    • Prezada Elaine,
      O Exantema Súbito é uma doença produzida por dois tipos de vírus. Um, muito mais frequente que o outro. Por isso, em geral, uma criança só tem um episódio de Exantema Súbito, sendo o segundo, raro. Como o blog não substitui uma consulta e o Conselho Federal de Medicina proíbe, acertadamente, que médicos deem consulta pela internet, sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe esclarecer.

  41. ola dr roberto bom dia
    minha bebe tem 6 meses ,apos tomas a vacina de seis meses ela começou a ter febre de 39.5 no outro dia apareceu uns carocinhos vermelhos em todo corpo dela ate no rosto e na palma da mão e sola do pé e a febre continua apos tomar o antitérmico a febre some por apenas 2 horas e volta,levei ela no pediatra e o medico me disse que é reação da vacina .mas a febre dela não passa. já me falaram que catapora ,virose ,mas não sei o que é e to preocupada .e hoje pela manha ela começou a fica com a respiração cansada.

    • Prezada Damiana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que consulte um pediatra, o quanto antes.

    • Prezada Ana Cléssia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu caso, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure um médico para ele lhe oriente.

  42. Olá Dr. Roberto!
    Meu bebê de 9 meses iniciou febre ontem pela manhã,aumentando rapidamente no decorrer do dia, dei antitérmico, banho morno, porém a febre não baixou, apareceu também a diarreia em poucos episódios, ao dar o segundo banho para amenizar a temperatura percebi algumas pintinhas vermelhas nas virilhas e algumas na cabeça, levei-o então ao hospital infantil mais próximo mas sem respostas. A médica de plantão disse não poder diagnosticar nada pois apresentava ainda poucas horas de febre. A minha preocupação é ser alguma doença mais grave como a meningite viral por exemplo, pois a febre é persistente. Quais os sintomas da meningite viral?

    • Prezada Magda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Só uma febre que perdure, não é o suficiente para se suspeitar de meningite. Qualquer virose, em geral evoluiu com quadro febril que dura entre 3 e 6 dias. Mas, se você está em dúvida, recomendo que leve seu filho ao seu pediatra para que ele o avalie e lhe tranquilize.

  43. Boa noite Dr. Roberto Cooper! Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog e pelo trabalho informativo.
    Meu filho tem 01 ano e 2 meses e foi diagnosticado com exantema viral, está com febres altas e a erupção cutânea apareceu somente próximo ao ombro e pescoço. Contudo, no exame o pediatra informou que existem “bolhas” dentro da garganta do meu bebe. Ele não come e chora muito de dor. Obs.: Está a dois dias assim.
    Estou muito preocupada, gostaria de saber se é normal e se realmente pode ocorrer o aparecimento dessas “bolhas” na garganta?
    O pediatra receitou apenas dipirona.
    Agradeço desde já.

    • Prezada Leticia,
      Alguma viroses apresentam lesões na mucosa oral. Isso não é raro. Mas, como o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet, opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

      • Agradeço pelo retorno, Dr. Roberto. Informo também que as febres passaram e as “bolhas” desapareceram naturalmente dentro de uma semana. Parabéns pelo blog, está ótimo!

  44. bom dia! meu filho teve febre por 2 dias 38 graus…ele tem rinite alérgica e estava um pouco casado…o medico passou um medicamento FOSFATO SÓDICO DE PREDNISOLONA…ele tomou o medicamento umas 3 doses..era pra tomar por 5 dias…decidir não continuar o medicamento por meu filho agora estar com o corpo todo vermelho…o pai dele estava com essa virose…ele pode ter pegado do pai???ou pode ser por causa da medicação…? e o que podemos passar no corpo da criança para que essa conceira possa ser animizada…? e essa virose pega novamente ou criamos anticorpos e não pegamos mais???FICAREI GRATA PELA RESPOSTA!!!

    • Prezada Ester,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure o pediatra que acompanha seu filho para este possa reavaliá-lo e lhe orientar.

  45. Olá doutor Roberto.
    Adorei o blog, parabéns!!
    Eu moro do outro lado do mundo rsrsrs. Em Shanghai, vou acompanhar seu blog por aqui 🙂
    Meu filhinho teve pela primeira vez com 9 meses uma virose essa semana, ficou 4 dias com febre, ontem apareceram as manchinhas vermelha na pele após a febre baixar. Ele já foi examinado pelo médico daqui, está tudo okay. Só queria saber se tem algum cuidado com as manchinhas? Pode dar banho normal? Tem que evitar o uso de creme, ou algo? Quantos dias demora para sair da pele? Pode sair na rua com a criança normal?

    Obrigado
    Atentamente,
    Franciele Tavares

    • Prezada Franciele,
      Que prazer ter uma leitora na China! Aviso que o blog não substitui uma consulta e, por esse motivo, posso não responder a determinadas perguntas específicas. Seria irresponsabilidade minha. No Exantema Súbito, não há cuidado especial com a pele. Eventualmente o uso de um hidratante pode ser benéfico. Em geral as manchas desaparecem em até 5 dias. A recomendação é de que se evite sair com a criança enquanto estiver “pintada” porque pode haver algum tipo de reação das outras pessoas.

  46. Prezado Dr. Roberto
    Minha sobrinha, de apenas 9 meses, está com todos os sintomas da roséola. Qual o tratamento ideal e depois de quanto tempo passa? Ela está na faze em que a febre some as erupções na pele começam a aparece.
    Atenciosamente, Karla.

  47. Boa noite! Meu bb tem 8 meses e comecou com umas pintinhas no braço e um pouco de febre e no segundo dia estava no corpo todo, um pouco de falta de apetite, levei no medico e ele disse qie poderia ser um quadro viral e provavelmente dengue e passou hemograma mas nao deu nada. E disse que era cedo p constar alguma coisa e fiz outro em 48hs, mas tbm nao deu nada, com as pintinhas irritadas algumas bolhas comecei a passar pasta dagua e pomada anti alérgica, pois ele ficava chorando, acredito por coçar e arder. Mas agora ja esta algumas bem sequinhas nao sente febre, ta tomando tbm xarope anti alérgico, o médico disse que o procedimento é esse. gostaria de saber se o que ele teve foi realmente um quadro viral

    • Prezada Priscila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica.Além disso, seria impossível, mesmo que eu pudesse e quisesse, fazer um diagnóstico só com a sua descrição que é muito sugestiva de um quadro viral.

    • Prezada Juliana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu bebê, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  48. Quando acontece da criança apresentar febre o pediatra solicita alguns exames como urina, hemograma, o que o resultado não confirma nenhum agravo, tudo normal, no caso do exantema súbito esses exames costumam não acusar a doença??

    • Prezada Ivonilde,
      Não existe um exame específico para o diagnóstico de Exantema Súbito. O diagnóstico é essencialmente clínico. O hemograma não é um exame específico para nenhuma doença. Ele pode dar alguns indícios para o médico, se há uma infecção ou não. Nada muito mais do que isso. O exame de urina também não é específico, exceto a cultura que, quando positiva, revela uma infecção bacteriana.

  49. Dr. Roberto .. BOM DIA !!

    Gostaria de tirar uma duvida , pois fui diagnosticado com dengue a principio; porem quando fiz o exame de sangue o Dr, relatou que era virose,,Entretanto apareceu manchas vermelhas na pele é possível ser dengue ou posso tomar o medicamento que o Dr deu pra virose?

    • Prezado Israel,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet.Recomendo que procure um médico para que possa lhe orientar e tranquilizar.

  50. Oi, tenho doi bebês, um de 1 ano e outra de 2 o de um ano ta com essa manchinhas no corpo a mais de dois meses depois que teve umavirose, e minha filha teve febre a tres dias atras e esta cheia da testa ate os pes, mais a febre so vinha uma vez por dia 37graus, sera que e grave o que els tem?
    levo no medico nem sabe falr o que e, ai fala que e brotueja,mais nao acredito que seja

    • Prezada Priscila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre suas filhas, sem conhecê-las ou tê-las examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure uma segunda opinião pediátrica.

    • Prezada Nayara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  51. Tem umas grandes e umas bem pequenas . o único remédio que ela passou foi so o antitermico . vc pode me respoder oq seria achei q fosse catapora mais começou pelas pernas e boca agora estar espalhando

    • Nayara,
      Complementando a resposta dada, se está em dúvida, sugiro que leve ao médico (de preferência ao mesmo) para que seja reavaliada. Nem sempre o médico consegue fazer o diagnóstico na primeira consulta e, somente acompanhando a evolução, chega a um diagnóstico.

  52. Eu não sou mais criança, mas esta semana eu tive febre baixa durante 3 dias, e depois apareceram essas manchinhas vermelhas, e o pior que está me dando uma coceira infernal, Dr. Roberto Cooper o que pode ser? Esses foram os meus sintomas, não tive dor e nem diarreia ou coisa semelhante!

    • Prezado Jungmann,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que consulte um médico.

  53. Dr. Cooper meu filho foi diagnosticado com o exantema, porém pelo que li a forma de contágio se dá pelo contato com outras crianças e meu filho teve apenas contato com uma criança, conversando com a mãe do mesmo relatou que seu filho não apresentou nenhum sintoma do exantema. Teria outra forma de contato ??
    Obrigada!

    • Prezada Carolina,
      As doenças virais não exigem contato pessoal direto. Em geral, o vírus é transportado por nossas mãos. Mais, nem sempre o contato é com a pessoa doente, mas alguns dias antes dos sintomas aparecerem. Por esse motivo, o controle de doenças virais é muito difícil.

  54. Dr Roberto
    Meu nome é samuel e tenho 15 anos
    Ontem eu tava bem mas hj acordei cheio de carosinhos vermelho por quase todo o corpo o que eu devo fazer ?? O que que eu tenho , Sera que é grave ? To assustado , eu não tive febre nem nada , só apareram varios carosinhos avermelhados por quase todo o meu corpo , Me ajuda

    • Prezado Samuel,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que peça aos seus pais para o levarem ao médico.

  55. Olá, Dr. Roberto.
    Mei filho tem 3 anos, teve febricula e depois apareceu um grosseirão na pele como uma alergia e coçava bastante, mais em alguns pontos do que em outros. A pediatra dele achou que fosse alergia e a alergista exantema súbito. Rrrssrsrr o exantema normalmente da febre alta e não coça ou pode se apresentar nesses sintomas que meu filho teve. TELITA

    • Prezada Telita,
      Se os médicos que examinaram seu filho não chegaram a uma conclusão, não serei eu, pela internet que vou opinar! Em medicina não existem regras fixas e as doenças podem se manifesta de forma menos típica. Mais não posso dizer, sem ter examinado seu filho.

  56. Dr.

    Meu filho teve febrao 39.6, em uma noite, depois durante o dia ficou bem. Passados um dia do febrao apresentaram uns caroços avermelhados bracos e pernas seguido de febre variando entre 37.8 a 39.1, contando com o primeiro dia do febrao pra até a postagem dessa mensagem tem uns 5 dias intervalo de um dia sem febre em tese 4dias de febre. Ele já foi diagnosticado com roséola inicio do ano. É possível ser essa virose de novo? Meu estado teve vários casos de zika eu até tive levou 7dias para curar. Será que ele pode está com zika???? Com quanto de febre e qual o.momento de procurar uma emergência a pediatra. Medo de levar em um pronto atendimento e pegar outras viroses.

    Grata

    • Prezada Claudia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Quanto a levar seu filho a um pronto atendimento, acho sempre melhor que uma criança seja examinada pelo médico que a acompanha e já a conhece. Caso a febre persista, recomendo que leve no seu pediatra.

  57. Boa noite ! Minha filha tem cinco meses! Pois quarta feira começou ter febre entre 37,5 , 37,7 a 38,5. Parou de ter febre na sexta a noite!
    Fui com ela ao medico no sábado, pois estava pensando que fosse dente, porque já está estourando. Sendo que no sábado levei ela ao medico, mas não olharam direito e muito menos fizeram qualquer tipo de exame.
    Que passei nenedent e dei para ela camomilina c, logo após ter dado camomilina ela teve umas bolinhas. Então levei ela ao medico, pois pensei qe fosse do remedio, mas a Médica no sábado disse que foi do remedio que eu dei o tal da camomilina , ela disse que foi reação alérgica e mandou eu voltar para casa! Mas não passou nenhum medicamento. Hoje (domingo) fui em outro hospital, pois eles tinham qe pelo menos pedir um exame de sangue para saber se era reação do medicamento. No hospital que eu fui hoje fizeram exame , e não deu nada no sangue. A médica disse que é exantema . Estou preocupada ! Isso é muito grave , pode levar a morte?
    E como isso pega ?

    • Prezada Fabia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que, toda vez que tiver uma dúvida durante uma consulta médica, pergunte direta e imediatamente a ele. Como ele está examinando a sua filha, será a melhor pessoa para lhe responder e orientar. Sem falar sobre a sua filha, o Exantema Súbito é uma virose frequente na infância de baixíssima gravidade. Se pega, como se pegam as viroses. Em geral, pelas mãos.

  58. Nossa Dr.! Nem acredito, minha neta tem dez meses e começou com uma febre e diarréia, levamos no ps, fizeram todos os exames e nada, só passaram antitérmico. Voltei ao pediatra e nem virose ele constatou… passados três dias ela voltou a se alimentar, brincar etc… e o mais importante sem febre!
    No mesmo dia a Alice ficou igualzinha o bebê da foto…
    Já está no segundo dia do vermelhão apenas tronco e cabeça…
    Agora devo fazer algo em especial, além de observar? E quanto tempo dura isso?
    Muito obrigada Dr.!

    • Prezada Debora,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com o pediatra da sua neta para que ele oriente a família. De um modo geral, os casos de Exantema Súbito não exigem cuidados especiais e as pintinhas no corpo levam de 3 a 6 dias para desaparecerem. Mas, o pediatra é a pessoa que deve orientar e esclarecer a família, com relação à sua neta.

  59. Boa tarde! Minha neta está com o corpo de pintinhas vermelhas, mas não teve febre. Está sem apetite e, um pouco irritada. O pediatra pediu exames e disse que se trata de um quadro viral, recomendou bastante líquido e paracetamol em caso de febre. Ela tem 1 ano e 7 meses, quando tinha 7 meses, teve os mesmos sintomas e o pediatra diagnosticou roseola. 2 vezes? Agora lendo esse texto, estou confusa. O senhor poderia me ajudar, por favor! Obrigada!

    • Prezada Luciana,
      Existe uma possibilidade, rara, de uma criança ter Exantema Súbito ou Roséola, duas vezes. No entanto, pediatra disse que se trata de um quadro viral, sem especificar qual. Existem centenas de vírus que produzem pintinhas nas crianças. Portanto, talvez não tenha motivo para ficar confusa. Sua neta pode ter tido Roséola e, agora, tem outra virose. Tanto mais que não teve febre. A Roséola é precedida de febre.

  60. Meu filho tem 7 anos hoje eu olhei o corpo dele esta cheio de manchas vermelhas tipo que se o pernilongo. Tivesse picado ele todo dos pés a cabeça todo picado mas nao senti nada

  61. olha a minha filha tem três dia q ela teve diarreia febre e melhorou mas no outro dia és teve o corpo com manchas vermelhas vc pode mim falar o q é isso é uma doença grave

    • Prezada Patricia,
      Sem examinar uma criança não é possível dizer o que ela tem. Por esse motivo o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet e o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure o pediatra para que ele lhe oriente, principalmente se tem a preocupação de que possa ser uma doença grave.

  62. Meu filho de cinco anos teve a Zica, após uns vinte dias de melhora está com o corpo cheio de carocinhos ásperos, menos no rosto, o que será?

  63. Doutor me filho de cinco anos ta com catapora há tem seis dias falta muito ora isso acabar e meu outro filho de nove meses pode pegar e o sintomas vau aparecer depois de quento tempo

  64. Boa noite! a alguns instantes meu filho de 2 anos apresentou uma pinta vermelha na parte branca do olho, estou preocupada. Pois nunca vi algo assim nele antes.
    Peço que por favor me orientem.

    • Prezada Laila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Por esse motivo, sugiro que, estando preocupada com a saúde de seu filho, procure o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  65. Minha filha está com 6 anos começou com febre mas não passou de 38graus agora fazendo 3 dias está aparecendo bolinhas vermelhas no pescoço e descendo nas costas e nos pés e nas mãos estava lendo os comentários anteriores e essa doença são esses sintomas, mas gostaria de saber se em crianças de 6anos também pegam essa virose

    • Prezada Cristiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha comentar sobre a sua filha. O Exantema Súbito pode ocorrer em crianças com 6 anos de idade. Sugiro que consulte o seu pediatra para que este lhe oriente com relação à sua filha.

  66. Dr. Roberto, minha filha mais nova teve todas as características de exantema súbito, até porque, a minha filha mais velha já teve, e foi exatamente igual. A unica coisa que me deixou uma ponta de dúvida é que ela tem 11 anos, e eu nunca tinha visto em criança dessa idade, isso pode mesmo acontecer?

  67. Dr.Roberto meu filho tem 1 ano e dois meses ele apresentou febre logo depois de algumas horas passa a febre e sai umas bolinhas vermelhas pelo corpo tipo umas trez bolinhas pequenas uma bem perto da outra depois de alguns minutos elas desaparecem o que poderia ser ?

  68. Dr. Roberto
    Tive zika vírus a uma semana! Acordei com o rosto cheio de manchas vermelhas e coçando muito, depois começou a espalhar por todo o corpo e junto veio as febre, dor de cabeça, dor nas articulações das mãos e pés, nas costas e meus olhos estavam muito vermelhos e ardendo. Não fui ao médico! Tomei paracetamol e antialérgico. Mais de 7 dias depois e ainda continuo me coçando muito , mais não tenho mais nenhum dos outros sintomas! Sera q ainda estou com zika!? O que devo fazer? Será melhor procurar um medico? Por favor me ajude!

  69. Ola, adorei a explicaçao, acho que estou mais aliviada, minha filha teve febre de 37,5 ate 38 de febre por 3 dias certinho, no ultimo dia de febre começou a surgir bolinhas tipo brotoeja no torax e barriga, quando a febre foi embora, teve esse exatema subito, pelo corpo todo, menos no rosto. Mas brincava normal e so um pouco falta de apetite. Levei na emergencia fez exames e deu inicio de aumento de leucocitos e foi diagnosticado de virose, sai de la achando q a medica nao sabia de nada. Pensei em tantas coisas tipo dengue, infecçao bacteriana pois ela tbm estava com uma ferida grande na perna.
    Obrigada pelas explicaçoes

    • Prezada Wilma,
      Obrigado por participar do blog. Mas, não o utilize como substituto de uma consulta! Aliás a internet e o Dr. Google são fontes de informação, mas, não de diagnóstico e tratamento. Sempre consulte seu pediatra.

  70. Dr Roberto meu bebe de 8 meses ta com um monte d carocinho vermelho teve sintomas d roliose, dei antialérgico por orientacao médica, no 3 dia parei de dar o remédio pq os carocos tinham sumido, só que voltou aparecer os caroços o que eu faço? Dsd já mto obrigada!

  71. Olá dr. Bom meu filho está com uma tosse a quase 3/semanas, elas atacas mais na parte da noite, só que hoje piorou. Eu notei manchas no seu corpo, mas não parece ser catapora, pois pelo que eu conheço catapora e como se fosse bolhas e as deles está b espalhadas, também notei que ele ta tossindo mais e vomitando uma espuma, ele tbm ta babando bastante. Meu filho te 1/ano e 1/mês

  72. Boa tarde!

    Minha filha está com o corpo com manchas vermelhas, não coçam, não teve febre em nenhum dia, e parece umas listras avermelhadas pelo corpo, tive o diagnóstico de virose e que ia ficar uma semana, mas já tem duas semanas….o que pode ser?????

  73. Dr minha filha tem 4 anos e foi diagnosticada com exantema teve febre e apresenta lesão na pele em forma de lixa seguido de prurido, eu tive herpes na lateral da boca e fiz uso de aciclovir, isso td no mesmo período, seria eu a transmissora do vírus?

    • Prezada Daniela,
      Impossível dizermos quem transmite vírus do tipo do Exantema Súbito ou de outras doenças da infância. Estes vírus são transmitidos pelas mãos e partículas de saliva no ar. Qualquer pessoa pode ser a transmissora. No caso de Herpes, seria mais provável que a transmissão fosse de alguém próximo, com Herpes.

  74. Dr. Roberto, minha filha teve febre domingo de 39° e hoje apareceu umas manchas no rosto, na costa e barriga.
    Gostaria de saber se esses sintomas pode ser a roseola?
    Desde já agradeço!

  75. O senhor sempre perfeito em seus esclarecimentos! Meu bebê está com exantema súbito pela segunda vez. E mesmo tendo passado por isso, eu me apavorei, pois as febres foram altíssimas dessa vez. Que bom não ser nada grave. Obrigada!

    • Prezada Simone,
      Obrigado por seu comentário. Mas, devo lhe dizer que o blog nunca substitui uma consulta médica. Não o utilize para diagnósticos. Pode conter informações interessantes que ajudem os pais. No entanto, diante de uma doença real, somente uma consulta real pode, de fato, ajudar.

  76. Boa noite doutor….minha bebê tem 7 meses e tomou ontem a vacina pneumocócica e depois de 30 min ela ficou com o corpo cheio de manchas vermelhas levei ao medico e receitou o hixizine e disse q teria sido a reação da vacina….Quando chegou a noite não tinha mas nenhuma macha….a tarde ela ficou novamente com bolinhas tipo manchas no corpo todo….essa reação é normal???

    • Prezada Valeria,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Sugiro que fale, uma vez mais com o seu pediatra. Mas, de uma maneira geral, reações alérgicas do tipo urticária desaparecem e reaparecem, nos dois ou três dias do início do quadro. Mas, somente o seu pediatra poderá lhe orientar a respeito da sua filha.

  77. Boa Noite Doutor. Pelas descrições acima parece que meu filho está com uma virose. Há 3 semanas atras ele apresentou febre baixa durante 4 dias. O médico receitou somente paracetamol, disse que se tratava de virose. Até então tudo bem. Só que a 4 dias atrás ele começou uma diarréia que não para de jeito nenhum e não apresenta febre. Desde ontem começou aparecer manchinhas vermelhas pelo corpo. O rosto ja está ficando cascudo de tantas manchas. Tem necessidade de leva-lo ao médico? Ou um antialérgico resolve?

    • O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar.

    • Prezado Michel,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar quanto ao seu filho, inclusive confirmar o diagnóstico de Rubéola. Mas, de um modo geral, as lesões de pele de viroses podem durar até 7 dias.

  78. Ola dr.
    Ontem levei meu filho ao pronto socorro,pois desde segunda feira ele estava com erupções na pele mas não apresentou febre.Começou no rosto depois se espalhou,e pensei que fosse do calor.
    Fizeram um hemograma e o leucócitos estava alto( 50%).E a pediatra disse que era uma virose
    Tenho duas perguntas.O aumento de leucócitos sempre significa virose,ou pode significar outra doença?
    Tenho um filho de oito anos também, ele corr risco de pegar essa virose?
    Desde já agradeço.

    • Prezada Aline,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que sempre tire suas dúvidas com o pediatra que atende seus filhos. Quanto ao hemograma, trata-se de um exame inespecífico. Apenas dá indícios que o médico deve associar ao quadro clínico. Assim, o aumento dos leucócitos não é algo específico de viroses. Toda virose é contagiosa e as pessoas que entram em contato com o vírus e ainda não tenham imunidade para aquele vírus, correm o risco de adoecer.

  79. Ola! minha filha deve quatro dias de febre que não baixava com analgesicos, somente com banhos e olga lá, levei ao hospital duas vezes, disseram que era a garganta passaram amoxilana e não tava tendo resultado,voltei lá novamente e mudaram o antibiótico passaram amoxilina+clavulanato de potássio ela melhorou mais agora está com o corpo cheio de pontinhas será que é por causa do medicamento ou seria outra cirose!

    • Prezada Tatiana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com o pediatra para que lhe oriente.

  80. Prezado Dr. Roberto,
    Caso um bebê de 1 ano apresente febre de 39,2 e, após ministrar antitérmico fique entre 37,8 a 38,00, até quantos dias devo esperar para procurar o pediatra novamente?
    Pergunto isso porque o meu bebe apresentou febre conforme descrição e o pediatra orientou ir controlando com antitérmico até 4 dias. E disse que é virose.
    Minha preocupação é porque já existem casos em que a criança apresenta esses sintomas e se agrava. Ex disso é o filho do atacante Keirrison do Coritiba.
    Atenciosamente.
    Claudia Takemura

    • Prezada Claudia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De um modo geral, a febre não é um problema. É uma resposta, saudável, a uma infecção que, no caso de crianaças, quase sempre é produzida por um vírus. Sugiro que retorne ao seu pediatra para uma reavaliação se a febre persistir por mais de 5 dias ou se algum sintoma novo que lhe preocupe, apareça.

  81. Boa noite! Gostaria de saber se manchas avermelhadas na planta dos pés, de uma criança de 1 ano e 10 meses, sem coceira e possível dor significa alguma doença grave? Muito obrigada por sua atenção.

  82. Olá, Dr. Roberto Cooper meu filho teve um dia de febre e agora esta com o corpo coberto por manchinhas vermelhas, não tem nenhum outro sintoma a não ser irritabilidade a noite quando vai dormir, ele luta contra o sono, choro demora mais a dormir do que o normal. Pode ser essa virose Exantema súbito.

  83. Prezado Dr. Roberto, boa tarde! Minha bebe teve febre por dois dias e no final apareceram bolinhas vermelhas por todo corpo. Acabei de voltar do pediatra e o diagnóstico foi de exantema súbito. Algo que não questionei na consulta foi se, é contagioso e até quando devo evitar o contato da minha bebe com outros bebes. Poderia esclarecer? Obrigada e parabéns pelo artigo. Este é verdadeiramente o sentimento de várias mães quando ouvem o termo virose. Eu, inclusive voltei assim da consulta…rs

    • Prezada Jussara,
      Como toda virose, o Exantema Súbito é contagioso. Na fase anterior à febre já era contagiosos e a recomendação é que se aguarde o desaparecimento das bolinhas vermelhas. Mas, apesar do nome, não é uma doença grave. Pelo contrário, benigna.

      • Bom dia dr.
        Meu bebê tem 4 meses e está com roseola as manchas desapareceram no 3 dia,mas ele continua muito irrato nem no colo está bom
        Gostaria de saber,se e normal a roseola deixar a criança tão irritada assim?

      • Prezada Vanessa,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente, principalmente por se tratar de um bebê pequeno.

  84. Estou passando por isso no momento ! Meu bb esta com quase 7 meses ! Teve 3 dias febre alta 39.5 até 40.0 ! Aqui no Jp não dão remédio pra dor e pra febre somente supositorio q nem sempre fazia efeito então sem ele saber eu dava até banho pela
    madrugada ! Dps do 3 dias de febre pensei q estava td bem mas ele continuava enjuadinho chorando o tempo todo qdo percebi bolinhas no rosto e descendo pelo tronco, no dia seguinte rosto, tronco e pernas. O médico disse q dps da febre pode acontecer isso mas não entendi a palavra exata q ele usou pra diagnosticar pq ele é japones e eu não entendo tuuuudo … Então resolvi pesquisar agradeço por esclarecer minhas dúvidas 🙏🏻☺️ Espero que logo sare de vez pq o médico disse q seria mais 3 dias assim !

  85. Meu filho teve com dois anos, me espantei com o nome e até duvidei da médica e fiquei mais preocupada por que ela disse q era pra dar apenas dipirona e paracetamol, revezando os dois apenas para controlar a febre que seria muito normal. Mas que no máximo cinco dias as manchas do corpo desapareceriam e a febre não voltaria. Foi um grande aprendizado, tudo deu certo e conforme ela havia dito.
    Gosto muito de acompanhar suas postagens Dr já me ajudou e sei que me ajudará muito ainda.
    Obrigada Dr

  86. Dr.
    Minha filhinha tem 9 meses, hoje completa-se o 4º dia da Roseola, mais quantos dias ainda ficarao as manchinhas?
    Outra pergunta, ela tem um irmaozinho gemeo, é contagioso isso, a ponto dele tbm pegar? Eu e/ou minha mulher tambem poderemos pegar?
    Desde ja muito obrigado pela atençao, sempre venho aqui acompanhar as noiticias, o sr.º é muito bom, que Deus o ilumine muito!

    • Prezado Robson,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral o exantema (manchinhas) podem durar até 7 a 10 dias. Como é uma virose, é contagiosa e irmãos podem contrair a doença. Adultos, por conta da imunidade adquirida ao longo da vida, dificilmente contraem essa virose.

  87. Meu filho além da roséola está com infecção urinária e está tomando antibiótico ainda falta 4 dias de antibiótico e as manchas da roséola apareceram hj. Devo continuar o antibiótico ou não? Ele influência na piora do vírus ?

    • Prezada Tawany,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Se uma criança está em uso de antibióticos o exantema ou rash cutâneo poderiam ser uma reação ao medicamento. Somente o seu pediatra poderá lhe orientar.

  88. meu filho de 10 mesês teve 4 dias de febre alta no 5 dia a febre passou e apareceu umas manchas vermelhas só no rosto no 6 dia desceu pra barrida dele.. tem algum tratamento ou só esperar as manchas sumirem?.. obs: ja passei ele na pediatra ela passo exame de sangue e urina e não constatou nenhuma alteração exceto pelas plaquetas baixa , que elq disse ser por causa da virose, o de urina deu normal, ela disse q se fosse virose no 5 dia ia passar a febre , e passou! mas agora tem as manchas… elas passam por si só?

    • Prezada Jessica,
      Como só lhe respondo hoje, já devem ter passado! Aproveito para lhe orientar quanto ao blog ou internet- não substituem consultas. Quando tiver uma dúvida que exige uma resposta a respeito da saúde do seu filho, fale com o pediatra. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. É preciso ver ou conhecer a criança para poder opinar.

  89. Meu filho tem 9 meses e ele pegou essas manchinhas depois da febre mais depois de uma semana sem machas e febre retornou as machas gostaria de saber se isso volta mais ele esta sem febre devo procura meu medico

  90. Boa noite,
    minha irma esta com febres muito alta, ela tem 7 anos e essa febre começou no domingo, ja foi no pediatra varias veze fizeram exames e nao deu nada, ela nao sendo dor em nenhum lugar, ontem a febre dela abaixou e ela conseguiu comer, mas hoje ela esta pior e sonolenta sem apetite e a febre nao abaixa , apareceu umas minusculas bolinhas nas pernas dela, sera que poderia me ajudar ? Obrigada, Melanie Galdino 15 anos.

  91. Boa noite! Estou preocupada com minha filha de um mês, der repente o braço dela começou a ficar impolado, não me imporem mas tarde quando dar banho nela o corpo dela estava rodo impolado só não o rosto. Ela não tem febre nem nada. O que deve ser essa imolação?

    • Prezada Jaqueline,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Principalmente porque sua filha é um bebê pequeno.

  92. Minha filha de 1 ano teve febre persistente durante 4 dias. No quinto dia começaram a aparecer as pintinhas vermelhas e a febre cessou. O pediatra identificou como exantema subitow. Ela tem ficado muito chorosa e completamente inapetente. Não está aceitando nem mamadeira. Hj é o sexto dia. É normal? Essa virose pode provocar essa inapetência? Estou preocupadissima.

    • Prezada Gabriela,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, viroses produzem irritabilidade e inapetência que leva alguns dias para se normalizar. Mas, se está preocupada, sugiro que retorne ao pediatra para que ele lhe oriente.

  93. Dr. Meu filho se enquadra perfeitamente nesta história.

    Levei a Pediatra quando ainda estava com febre, fiz exames de sangue e não deu nada .

    Agora ele está com pintinhas vermelhas pelo corpo todo sem febre.

    Leva quanto tempo para desaparecer essas manchas?

  94. Bom dia ontem de repente a minha filha de 1 ano e cinco meses apresentou febre ,hj também de 38.4 levei ao médico a pediatra disse que poderia ser dentes mas tem uma manchinha vermelhas no rosto e braço o que faço

  95. Estou desesperada minha BB apareceu manhas vermelhas por todo o seu corpo … E já fiz dois exames de sangue e un de urina mais não deu nad . .. O que eu faço …? O doutor passou ixizine … Mais não vejo muito resultado pq somem e depois aparecem … Me ajudem

    • Prezada Rachel,
      Dar uma resposta a esta pergunta, pelo blog, seria irresponsabilidade minha. Dizer que sim ou que não, seria um erro porque, em medicina, a variabilidade é a regra. O correto seria ver o paciente, analisar seu quadro clínico e avaliar se, naquele caso a reposta é sim ou não. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  96. olá…meu filho de 3 anos teve roseola……tem 6 meses já….mas as manchas reapareceram, mas somente as manchas, nada de febre e outros sintomas. O médico disse que é normal as manchas aparecerem novamente. É comum ?

  97. Olá Dr. Meu filho é cardiopata foi operado com 1 ano de idade ( civ + membrana sub aórtica ) Hj tem vida normal graças a Deus…
    Mas o cardiologista nos disse pra tomar cuidado principalmente com bactérias,pois ela adoram uma cicatriz (q ele tem no coraçãozinho) e ele esta tendo febre quase toda semana… Fazemos exame de sangue, urina, raio-x e nada…
    Gostaria de saber sobre febres cardíacas!
    Obrigada

    • Prezada Isabela,
      Sugiro que o cardiologista lhes oriente quanto ao uso de antibiótico profilático em determinadas situações. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mas, o pediatra, junto com o cardiopediatra poderão lhe orientar.

  98. Meu filho tem 1ano e 6 meses e ele já deu essa famosa roséola , e a pediatra falou que ela só dá uma vez no neném , só que não , meu filho qua do dá febre muito alta de dois ou três dias achava q era dente , mas não era … E depois aparecia elassas pintinhas , e yoda vez q ele da febre alta. Fica intrigado aparece as pintinhas …. Eu costumo da antialérgico , mas a minha pergunta afinal é , se a roséola pode volar na criança muitas vezes , ??

    • Prezada Renata,
      A Roséola é uma doença viral produzida por 2 vírus diferentes. Um muito mais frequente do que o outro. Por esse motivo, em geral, a Roséola só dá uma única vez. Mas, poderia dar uma segunda vez. Mais do que isso, em princípio, não seria Roséola.

  99. Dr. Boa tarde.
    Meu filho foi diagnosticado ontem com Exantema. Esqueci de perguntar ao médico se a sonolência em excesso é um sintoma dessa virose, então vim pesquisar e achei esse tópico. Podes me confirmar essa dúvida? Ele está dormindo demais! 😕

  100. Olá Dr.Roberto
    Minha filha de oito meses,teve febre de 38 a 39.4 graus durante 4 dias (começou na sexta a noite e acabou ontem segunda feira)no terceiro dia com febre a levamos ao médico, ele examinou e disse que estava com uma infecção na garganta (que a gargamta estava um pouco vermelha )passou antibiótico por 10 dias.Mas hoje no rostinho e tronco apareceram muitas bolinhas vermelhas na pele dela.Minha dúvida é ,se for Rosela tem algum perigo ela tomar antibiótico,tem algum risco eu continuar administrando o medicamento?

    • Prezada Mari,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, considerando a data em que escreveu para o blog, a esta altura já deve ter a resposta.

  101. Caro De Roberto,
    Meu bb tem um e quinze dias e pegou uma gripe muito forte com muita tosse, tomou Predsim por cinco dias, mas dois dias nebulizando e lavando com 1 ml de soro em cada narina… Após o término dos dias prescritos com o Predsim ele ficou cheio de bolinhas vermelhas como uma alergia… o que deve ser? É normal?

  102. Meu filho de 7anos estava gripado alguns dias ,depois com tosse e febre ..e ..depois com febre e carocinhos bem miudinhos vermelhos….leva no medico e sempre virose….qual sera a causa….se ..pudar me mande resposta desde ja agradeço…Dr…

    • Prezada Kelly,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Espero que compreenda esta limitação do blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s