VERÃO

No último dia 21, às 9h11m, se iniciou o verão no nosso hemisfério. Resolvi escrever algumas coisas a respeito dessa estação, verão2relacionadas à saúde das crianças.

Evidentemente que veremos uma enxurrada de matérias em jornais, TVs e revistas, com dicas para a saúde, durante o verão. Quase todas não serão dicas para a saúde, mas, como evitar doenças! Curiosamente, nossa cultura, fortemente influenciada pela medicina, prioriza a doença e a ausência desta é considerada como saúde. Um dia, se os leitores do blog  quiserem, escrevo especificamente sobre esse tema. Mas, tentem se lembrar do que já leram  sobre  saúde e o verão.  Deve ser algo na linha:

– cuidado com a desidratação.

– lembre-se do filtro solar, câncer de pele é uma realidade.

– praias com águas contaminadas.

– como prevenir doenças de pele produzida por areia suja (da praia ou pracinha)

A lista poderia continuar. Deixo para o leitor exercitar sua memória e criatividade com o que já leu ou supõe que vai ler.

Vou tentar falar sobre saúde no verão e não simplesmente como evitar doenças (o que também é importante):

1-      Divirtam-se com seus filhos. O verão é uma época maravilhosa para atividades ao ar livre. Se os seus filhos são pequenos, passeios a pé ou de bicicleta, idas à praia ou piscina, visitas ao zoológico, jardim botânico, são algumas das opções. Se os filhos já são maiores ou adolescentes, aproveitem para fazer algum esporte juntos.

2-      Conheçam novos lugares. Aproveitem as férias escolares e, eventualmente, alguns dias de férias dos adultos, para conhecer algo novo. Não é preciso viajar para se conhecer uma novidade. Nas nossas cidades existem coisas interessantes que nunca temos tempo ou disponibilidade para conhecermos. O verão é um ótimo momento. Pode ser um museu, um parque ou mesmo uma área da cidade, como o centro. Tornem esse conhecimento em algo lúdico e prazeroso para todos. Pode ser uma viagem também, para perto ou para longe. O que realmente importa é ensinar aos filhos como é bom conhecer novidades e aproveitar para viver momentos felizes em família.

3-      Conheçam novos alimentos. Se não forem viajar, façam uma visita a um mercado e brinquem de identificar legumes, verduras e frutas. A seguir, escolham algo novo para provarem, juntos. Se forem viajar, provem alguma comida típica do lugar. Fujam das mesmices, dos fast foods, do bife com fritas. Nada contra (só um pouquinho), mas deixem essas comidas para o resto do ano!

4-      Pratiquem o carinho físico. Tendo mais tempo para ficarem juntos, pais e filhos devem aproveitar para se abraçar, embolar, fazer cócegas, apertar e beijar. Não é preciso “fazer algo” o tempo todo. O verão é um bom momento para um ócio carinhoso, um cafuné, um cheiro, um dengo.

5-      Flexibilizem a disciplina diária. Sem deixar que a vida vire um caos, permitam que certas coisas aconteçam ou outras (obrigações) deixem de acontecer. Coisas básicas como escovar os dentes e tomar banho devem ser mantidas!

6-      Sejam mais criança. Esta recomendação é o item 5 (acima) aplicado aos adultos. Brinquem, sejam criativos, inventem histórias, criem personagens e aventuras. Não façam isso só pelos seus filhos. Secretamente, divirtam-se junto com eles.

verão1Um bom verão para todos!

Este post foi publicado, originalmente, no blog http://4insiders.com.br/. É um blog de variedades, muito interessante, para o qual eu colaboro.

12 pensamentos sobre “VERÃO

  1. Olá Dr. Roberto, primeiramente espero que seu ano tenha começado acima das suas expectativas, e assim se mantenha.
    Com relação aos passeios, viagens, eu tento fazer o melhor dentro das minhas possibilidades. O problema é a proteção solar. O Victor detesta e não aceita de forma alguma ter que usar protetor na praia, piscina ou atividades ao ar livre.
    O que fazer para conseguir fazer um adolescente ouvir, entender, se conscientizar e atender sobre a importância do uso do filtro solar, e de bonés?
    É uma guerra quando chega nesta etapa aff…

    • Edite,
      De fato, fazer um adolescente ouvir, entender e aceitar que deve usar filtro solar é tarefa dificílima. O que pode fazer é o que já faz: repetir, insistir, com calma, sem calma, tranquila ou não. Pode tentar mostrar artigos que saem em jornais, a foto que eu publiquei no blog. Uma tentativa válida é conversar com o Victor, fora de um momento onde ele deveria usar o filtro (à noite, em um dia de chuva), sobre a liberdade que ele tem para optar e a importância de que suas opções sejam feitas com a maior quantidade de informações possíveis. Caberá a ele decidir se quer ou não usar filtro solar, mas, para tomar essa decisão, ele precisa estar informado das consequências dos raios solares sobre a pele. Como disse, não é tarefa fácil. É preciso muita paciência e perseverança. Sucesso!

  2. Que delícia era visitar a Cobal com o Dr.Roberto Cooper e ir aprendendo os nomes das frutas e legumes! Aprender tudo acho que não aprendi, mas como me diverti!
    Beijos pai, o blog tá lindo!

  3. Olá Dr. Cooper,

    Eu faço votos que o seu post tenha um outro titulo: “Ferias” hahahhaa, excelente !
    Viagens ( verão ou inverno ): coisas diferentes a explorar e conhecer, flexibilidade de horários e de rotina, como é gostoso variar de vez em quando, quem não gosta ???
    Eu mesma tinha muito medo da mudança de rotina por causa de uma viagem ou das férias, como iria reverter dormir tarde e comer em outros horários que não os pre estabelecidos ? Que drama eu fazia ! Devia ser uma chata !!! Demorei a perceber que poderia ser divertido. Que delícia ter inserido-a, durante um período, no contexto ao invés de nós nos inserirmos na rotina dela !!!
    🙂
    São pequenas coisas que tornam as férias engraçadas e prazerosas, acredito que para toda a família.
    Nada como levar os filhos ao hortifruti, melhor ainda fora do Brasil, excelente chance de aprender brincando umas palavrinhas em outra língua e dar gargalhadas com as palavras !!!

    Bom verão carioca.

    Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s