USAR CAPACETE É O MAIOR MICO?

Será que usar um capacete para andar de bicicleta é o maior mico? Ou talvez seja algo muito feio e incômodo? Pode ser que seja um mico ou que seja feio e incômodo. Pouco importa, seu uso pode fazer toda a diferença no caso de um tombo ou acidente de bicicleta.

O fato é que não possuímos boas estatísticas de acidentes no Brasil. Nos EUA, o ciclismo é a principal causa de lesões esportivas recreacionais, atendidas nas emergências. Em 2007, dos 500 mil atendimentos por acidentes com bicicletas, 50% foram de crianças menores do que 16 anos. Alguns desses acidentes podem ser fatais e 2/3 das fatalidades ocorrem por traumatismo craniano.

O CAPACETE PODE PROTEGER ATÉ 88% DAS LESÕES CEREBRAIS GRAVES DECORRENTES DE COLISÕES OU QUEDAS DE BICICLETA.

Apesar disso, em geral, crianças não usam capacetes e adolescentes são particularmente resistentes a seu uso. A seguir, algumas sugestões:

1- Dê o exemplo, use capacete. Fica muito mais difícil se cobrar um comportamento se nós, adultos, não o praticamos. Nosso exemplo é mais forte do que qualquer argumento que possamos usar.

2- Comece cedo. Assim que seu filho começar a andar na cadeirinha da sua bicicleta ou mesmo de triciclo, institua o hábito de usar o capacete. Quanto mais cedo se introduz este comportamento, maior as chances de adesão.

3- Sem capacete, não tem bicicleta. Seja consistente e firme. Se a regra é para ser cumprida algumas vezes e não outras, as chances de conseguir a adesão da criança diminuem muito. Qualquer passeio de bicicleta, por mais curto que seja, só pode acontecer se a criança estiver usando seu capacete.

4- Tamanho certo e posição correta. Compre um capacete que caiba corretamente na cabeça do seu filho. Diferentemente de algumas roupas, não compre um “maior” porque ele vai crescer. Além do tamanho, a posição do capacete deve ser correta. Veja a figura ao lado.

5- Caiu, trocou. Se o seu filho cair usando o capacete e este sofrer algum impacto, mesmo que não perceba nenhuma avaria no capacete, a recomendação é a de trocá-lo. Mesmo impactos que não produzem alterações visíveis no capacete podem prejudicar a sua capacidade de proteção.

Finalmente, segurança é uma daquelas situações onde se usar a probabilidade ou estatística pode produzir um problema enorme para a vida dos pais e crianças. Quando um acidente acontece, pouco importa se a probabilidade era pequena. Naquele momento, passou a ser 100% para você e seu filho. Não corra riscos desnecessários. Um simples capacete, que não é caro, pode fazer toda a diferença na vida da sua família. Pense nisso na próxima vez que forem passear de bicicleta. Todos de capacete!

Se tiver algum comentário ou dúvida, por favor me envie. Tenterei responder o melhor possível.

9 pensamentos sobre “USAR CAPACETE É O MAIOR MICO?

  1. Excelente post !
    Com a nossa filha obtivemos êxito em fazê-lá usar o capacete cantando a música Marcha Soldado. Ela se identificou e passou a usar sempre que saímos de bicicleta !
    Para as mães que mesmo usando nao conseguem fazer os filhos usar acho que vale a tentativa de levar o capacete para um ambiente aonde o filho se sinta inserido, como por exemplo cantar uma música ou mostrar um personagem ou um filme.

    • Bia,
      Boas sugestões. Vale tudo quando o que está em jogo é a segurança dos nossos filhos. O que eu tentei mostrar é que acidentes de bicicleta ocorrem, alguns fatais e podem ser evitados na sua grande maioria com o simples uso de um capacete. A questão de não conseguir fazer os filhos usarem é discutível. Você acredita que tem alguma mãe que não consegue tirar seu filho de perto do fogo ou de uma varanda com peitoril baixo. Não vai ter discussão nenhuma. Assim deveríamos encarar o capacete. Não quer usar, não anda de bicicleta.

    • Prezada Neuma,
      Uma criança de 11 meses não deveria andar no colo da mãe nem em automóvel, quanto mais em moto. Crianças nessa idade só deveriam se deslocar em veículos com cadeira específica, ainda virada para trás. Mas, se mesmos assim, for andar de moto, contrariando as recomendações internacionais, coloque um capacete no seu filho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s