VITAMINAS

Vitaminas são compostos orgânicos que devem ser consumidos na nossa alimentação porque nós, humanos, não somos capazes de sintetizá-las (produzir) em quantidades adequadas. Cada vitamina tem uma função única no nosso corpo, incluindo a regulação de hormônios, o crescimento das células e tecidos, efeito antioxidante etc. Vitaminas também participam como fatores auxiliares para múltiplas reações metabólicas que ocorrem no nosso organismo.

Para os pais, a ideia de complementar a alimentação de seus filhos com uma dose diária de vitaminas é extremamente atraente. É como se fosse uma forma de aumentar a proteção que oferecem a seus filhos. Além do mais, crianças frequentemente não gostam de tudo que é saudável e contém vitaminas. Assim, o suplemento aparece como uma solução. Sem dúvida, em alguns casos, pode ser bem indicado esse suplemento. Mas, o trabalho, frustrante muitas vezes, de educar nutricionalmente os filhos, não deveria ser substituído pelo suplemento vitamínico. Uma alimentação saudável, aprendida na infância, trará benefícios para a vida que nenhum suplemento vitamínico será capaz de dar. Tomar vitaminas não previne contra a obesidade, colesterol elevado e diabetes tipo 2, por exemplo. Portanto, o investimento de tempo, paciência e criatividade que educar nutricionalmente nosso filhos requer, terá um retorno em saúde futura que vitaminas suplementadas não trarão.

Claro que existem situações clínicas onde ocorre deficiência de uma ou várias vitaminas. Para estas situações, a administração de vitaminas não é suplemento, mas tratamento específico. Felizmente, estas situações clínicas não são frequentes e quando presentes, seus sintomas são evidentes. Digo isso para evitar a dúvida de – “será que meu filho não tem uma deficiência, ainda que pequena, de alguma vitamina?” Crianças com hipovitaminose (baixos níveis de vitaminas), apresentam sintomas muito “gritantes”.

Um equívoco que costumamos ter é o de acreditarmos que vitaminas fazem coisas que não fazem! Por exemplo, abrir o apetite das crianças. Muitos pais perguntam a seus pediatras se não seria o caso de “passar uma vitamina” para abrir o apetite da criança que “não come nada”. Eventualmente o pediatra vai estar diante de uma criança que é magra por constituição. Mas, não raro, essa criança que “não come nada” está com o peso na média para a idade, quando não acima da média. São crianças que se recusam a comer a alimentação saudável e esta é trocada por alimentos com alta densidade calórica, mas não necessariamente valor nutricional. Um bom pediatra deveria orientar a família com relação às estratégias de reeducação alimentar (em geral, para a família toda), ao invés de prescrever um suplemento vitamínico, que seria o caminho mais fácil (para todos).

Atualmente, no mundo acadêmico, se discute muito o valor da vitamina D. Parece ser a menina dos olhos dos pesquisadores e, certamente, vamos ouvir falar desta vitamina. O que precisamos lembrar é que existem modismos, motivados ou não pela influência econômica que fabricantes podem exercer. Vejam o caso da vitamina C que foi “endeusada” e hoje se encontra mais perto de onde deveria estar. Ou o caso dos suplementso polivitamínicos que propagam proteção contra doenças cardíacas e outras enfermidades. A cada nova pesquisa ou notícia na imprensa sobre uma “maravilha” atribuída a uma determinada vitamina, vamos acompanhar  e esperar que o tempo confirme ou não esses achados. Até hoje, nada supera, em benefícios para a saúde, um prato de comida multicolorido!

Finalmente, uma brincadeira! Olhem as duas fotos abaixo e respondam à pergunta: qual das duas você escolheria para dar a seu filho?

Compartilhe sua resposta conosco!

158 pensamentos sobre “VITAMINAS

  1. Não é a primeira vez que ouço falar sobre vitaminas para abrir o apetite, aliás, SUPER COMUM Dr. Cooper, tenho uma lista de pelo menos umas 4 crianças próximas e tantas outras histórias.
    Engraçado porque olhar de fora a situação, é tão nítido de que o que está errado são os hábitos de casa e não da criança, a qual foi introduzida quase que por osmose dentro deste hábito ruim.
    Os dramas são sempre os mesmos : uma das crianças só toma leite, a outra não come legumes e verduras, a outra não come nada só porcarias, a outra não gosta de frutas…diz que é muito doce…mas come brigadeiros…vamos lá, estamos falando de crianças de 02 anos.
    Da sua brincadeira, eu fico com a fotografia mais colorida e mais cheia de vida ! Me parece mais saborosa naum ?
    🙂

    Bjs

    • Bia,
      Vitaminas não abrem o apetite de crianças saudáveis! Parabéns pela escolha da fotografia mais colorida. O importante é considerar a alimentação como muito mais do que a soma de nutrientes. Uma cápsula de vitaminas só tem vitaminas. Na comida, além das vitaminas, um mundo de outras coisas importantes para a nossa saúde.
      Por outro lado, eu sei o quão difícil crianças podem ser com a comida (e muitas outras coisas). A função de educar exige paciência, perseverança, energia e carinho. Nunca é fácil.

      • Prezada Mary,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mas, de um modo geral, crianças que se alimentam bem, não precisam de vitaminas, à exceção de um suplemento de ferro e vit. D. Mas, esta é uma prescrição que o pediatra deve fazer.

    • com certeza daria,e tento dar a primeira,frutas e verduras,mas tudo é rejeitado,,,meu filho não se agrada nem da segunda opção,ou seja,guloseimas,simplesmente não quer comer nada,,,só olha e diz que não tem fome,,,entro em pânico,,, até quando vai esse meu pesadelo ??? ja levei em pediatra,nutricionista e dizem que vai ter o tempo dele,,, faz tudo que é exames e não acusa nada,,, não sei mais o que fazer,,, como é possível uma pessoa viver sem comer,,, estou com depressão por isso,,,,

      • Prezada Daila,
        Como o blog não substitui uma consulta e seu filho já foi avaliado por profissionais, seria irresponsabilidade minha opinar a partir do seu relato. Mas, pelo que descreve, ele é saudável. Em sendo, ele certamente come algo e se mantém saudável. Talvez deva relaxar um pouco, confiar no que lhe foi dito pelo pediatra e nutricionista e não ficar controlando ou vigiando a alimentação do seu filho. Se você realmente está se sentindo deprimida, talvez deva procurar ajuda profissional.

      • Meu filho tem 1ano e sete meses e tem 10kg de peso .apreocupação é :sera que é ideal esse peso para ele ou esta abaixo de peso?

      • Prezada Nelia,
        Mais importante do que o peso atual do seu filho é ver a curva de crescimento e desenvolvimento dele. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra para que ele possa ver a curva e lhe orientar.

    • Não concordo com vc! Minha filha tem 1 ano e 4 meses e adora frutas, legumes, porém não está engordando o suficiente, pelo simples fato de não estar absorvendo as vitaminas. Hoje ela está tomando uma fórmula, coisa que ela não tomava antes de 1 ano, só mamava no peito, tomava café da manhã, almoçava, café da tarde e jantava. O fato de não engordar, não quer dizer que não coma bem!

      • Prezada Priscila,
        O uso de suplementos vitamínicos só está indicado nos casos onde haja carência de vitaminas. Isso pode acontecer por uma baixa ingestão ou por doenças de absorção. Em crianças saudáveis, mesmo magras (existem muitas crianças saudáveis que comem bem e são magras), as vitaminas não estão indicadas e, em nenhum caso, fazem engordar. Como o blog não substitui uma consulta, siga a orientação do seu médico.

    • Prezada Sara,
      Devemos comer os alimentos que ficam nas laterais ou fundo do supermercado e não nas gôndolas centrais! Frutas, legumes, carnes, aves e peixes, ficam fora das gôndolas e são os alimentos mais saudáveis que podemos consumir, preparando pratos coloridos e saborosos. Obrigado por seu comentário.

  2. Olá ! gostaria de saber quais os alimentos que caução sono . perincipalmente em criança de 1 ano ? ele simplesmente não dorme nem de dia nem a noite é coisa rabita se dormi pela manhã é 15 minutos e não dormi mais até as 8; 30 da noite .ai vem a outra etapa .acorda coisa de 5 a 6 vezes a noite e vai ate as 6 da manhã.ele ainda mama .eu tô acabada ! ele não quer comer nada e tem pavor de mamadeira e mingau .a pediatra fala( Rissos ..isso é normal .porem não mim ajuda .fico triste ,pois sei que não é normal esse comportamento.mande respostas por favor! obrigada!

    • Prezada Maria de Fátima,
      Entendo a sua situação e não existe resposta curta ou “mágica”. Quanto aos alimentos, apenas deve evitar os chocolates ou leite achocolatado, à noite. Seu filho não deveria consumir refrigerantes, mas, caso consuma, também não é recomendável à noite (nem de dia!). Parte do que você descreve vai depender mais de você do que dele. Por exemplo, se ele ainda mama e você não quer mais que mame, precisa parar de dar o peito e manter essa decisão. Também é importante tentar estabelecer uma rotina para a hora de dormir. Ler um livro, ir para a cama, contar histórias. Criar um ambiente mais tranquilo, sem televisão ligada, é importante também. Quanto ao acordar à noite, é normal. Seu filho quer saber se você está por perto. Tente apenas falar com ele, ou, no máximo, tocar nele. Não pegue no colo, imediatamente. Espere uns 3 minutos (de relógio) para pegá-lo. O melhor mesmo é você bater um longo papo com a sua pediatra. São tantas as variáveis que influenciam no comportamento de uma criança e só ela conhece bem a sua história. O blog não substitui uma consulta exatamente por isso. Sem conhecer os detalhes da criança, dos pais e do ambiente, qualquer opinião seria irresponsável. Espero que copreenda essa limitação do blog.

  3. Dr. Roberto li sobre as vitaminas pois minha bebe de 9 meses nunca tomou vitamina, graças a Deus ela come bem as frutas e os legumes e cereais, mas as pessoas falam comigo que é importante tomar ferro e vitaminas até um ano pois o corpo esta em formação, isso confere?Tenho medo de estar fazendo algo errado , desde já agradeço, Deise.

    • Prezada Deise,
      Há uma recomendação de que as crianças menores de um ano recebem um suplemento de ferro, como prevenção da anemia. Sugiro que converse com seu pediatra e pergunte francamente a respeito. Ele é a melhor pessoa para orientá-la.

  4. oi Dr meu filho trm 1 ano e 5 meses e só quer peito e essa semana eu descobri que ele tem anemia e ele não quer comer nada e mamadeira nem pensar a minha medica já mandou eu parar de dar mamar pra ele pq eu descobri que eu sou hipertensa e não posso dar mas de mamar o que eu faço ??

    • Prezada Janis,
      Como o blog não substitui uma consulta e me parece que recebeu uma orientação dada pela sua médica, sugiro que siga o que lhe foi recomendado. Ao mesmo tempo, deve falar com o seu pediatra para que este lhe oriente quanto ao tratamento da anemia.

  5. Muito legal esse blog, meu bebe tem 1 ano e 5 meses come tudo,mas em pequebas quantidade, ele e magro mas nao esta abaixo da media, so nao entendo para onde vai todos os alimentos. E concerteza daria a primeira opsao.

    • Prezada Dayane,
      Se o seu filho é magro, porém não abaixo da média, todos os alimentos estão indo para o seu crescimento e desenvolvimento. O importante é que oferça uma alimentação bem variada e diversificada, ensinando-o a gostar do maior número de sabores, principalmente de verduras, legumes e frutas, fontes de vitaminas e fibras.

  6. Dr. eu queria uma orientaçao pq minha bebe come bem mas nao engorda ela tem 9 meses,toma vitamina protovit plus deste 1mes ,eu queria trocar de vitamina ,Tem alguma sugestao para mim ajudar.

    • Prezada Geciele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha prescrever qualquer medicamento, sem conhecer e examinar a criança. Em tese, sem falar especificamente da sua filha, crianças saudáveis não precisam de multivitamínicos. As vitaminas necessárias para o bom desenvolvimento da criança são encontradas na alimentação diversificada e saudável que devem comer. Além do mais, vitaminas não contribuem para o ganho de peso de crianças (ou adultos). Vitaminas não engordam. Algumas crianças são magras e muito saudáveis. Converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

    • Dr. Estou vivendo uma situação muito difícil, minha filha de 3 anos não come, se insistir ela vomita. Só toma leite com Mucilon, pipoca, batata frita, as vezes um Yakult, agua e de vez enquando consigo colocar uma fruta com o leite na mamadeira. Já tentei de tudo insisto mais de 20 vezes, coloco com outras crianças, temos muito carinho mas está muito difícil.
      Pode me dar alguma dica – giccruz@hotmail.com

      • Prezada Giselle,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha.Questões comportamentais são complexas e responder pelo blog seria superficial. É importante ouvir um relato detalhado da família, conhecer a dinâmica da casa, observar e examinar a criança, para tentar ajudar os pais. Recomendo que procure um pediatra para lhe orientar.

  7. gostaria de uma orientação sobre alimentação de minha filha ela tem 2 anos e 10 meses é raro ela comer três colheres da comida que lhe sirvo é o dia todo sem se alimentar nem fruta ela come o que faço estou desesperada…..

    • Prezada Rosana,
      A questão da aceitação da alimentação nem sempre é simples e envolve muitas variáveis, além do alimento em si. Por isso, sugiro que converse com seu pediatra, para que ele possa lhe orientar. Ele conhece a sua filha e a dinâmica familiar. Dar “dicas” aqui, seria, de certa forma, irresponsabilidade minha. É importante saber muito mais a respeito da criança, sua história, o gráfico de crescimento e desenvolvimento, a história do pais, o ambiente familiar, os horários, gostos, hábitos e valores da familia. Espero que compreenda a limitação do blog.

  8. Boa tarde Dr Roberto Cooper!!
    Meu filho esta com 1 ano e 5 meses e atualmente encontro dificuldades na hora da alimentação dele. Antes de completar 1 aninho ele comia bem, agora enfrento um dilema na hora das refeições.
    Por volta das sete da manha ele bebe na mamadeira leite com mucilon; às nove da manha sempre ofereço uma fruta que dificilmente ele esta aceitando, come poucos pedacinhos e não quer mais; às onze da manha ofereço o almoço ele come meio prato e não aceita mais, não forço, dou água ou suco e espero a proxima refeição que é sempre por volta das três horas da tarde o qual eu ofereço danone, ele come dois potinhos daqueles pequenos. Na hora do jantar ele come meio prato e não aceita mais. Na hora de domrir nove horas da noite ofereço a mamadeira com leite e mucilon e nem sempre ele eceita. O meu problema é que mesmo seguindo uma rotinha ele se nega comer algumas vezes esperando a proxima refeição. Fico aflita, não sei mais o que fazer. Me preocupo muito quando ele não se interessa em se alimentar de arroz, feijãio e legumes. Ele esta tomando clusivol composto e ferro. Não tem histórico de anemia e nem de uma outra doença. Gostaria que me passasse algumas diicas pois sofro muito em ver meu filho não querer se alimentar.

    • Prezada Elinaina,
      A alimentação tem um lado que é nutricional, relacionado aos alimentos. Mas, é muito mais do que isso. Por isso, para dar dicas sobre como estimular o apetite de uma criança, é fundamental se conhecer o histórico dela. Esse histórico inclui desde a amamentação, até a sua curva de crescimento e desenvolvimento. Mas, não basta conhecer o histórico só da criança. É importante conhecer a família, seus hábitos, valores, rotinas alimentares e a dinâmica da casa. Como pode ver, de forma resumida, muitos fatores estão envolvidos na hora da alimentação. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse, longa e francamente com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar porque conhece todos esses aspectos que abordei. Espero que compreenda a limitação do blog. Sucesso!

  9. Gostaria de dar a minha filha algum suplemento alimentar que abrisse o apetite dela ,pois ela tem 1 e 9 meses e não gosta muito das frutas, não gosta muito de comer comida, e esta com 9 Kg 800 gramas, e 80 centimetro fico preocupada com o desenvolvimento dela , ela parece ter preguiça de mastigar nao sei, teria alguma coisa que eu pudesse dar pra ela que abriria o apetite dela, pelo o menos pra ver se ela come um pouco mais que 5 colheradas por dia o máximo que ela come e 5e isso quando come pois tem dia que nao come de geito nehum.

    • Prezada Doralice,
      Sugiro que converse com o pediatra. Somente ele, após ouvir a história e realizar o exame físico, poderá avaliar se há necessidade de algum exame e poderá lhe orientar. O blog não substitui uma consulta e seria irresponsabilidade minha opinar pela internet.

      • Prezada Celma,
        Entendo sua frustração porque esperava que eu pudesse dar diagnósticos ou até sugerir tratamentos. Ocorre que o Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que um médico dê consultas pela internet. Um mesmo sintoma, pode ter diversas causas. Por exemplo, uma dor de ouvido pode ser uma otite externa, otite média, barotrauma, corpo estranho etc. Para cada uma destas condições há um tratamento diferente. Somente uma consulta médica com a história clínica bem colhida, seguida do exame físico podem permitir que se chegue ao diagnóstico. E mais, a confiança estabelecida na relação médico paciente é fundamental. Entendo que perdemos isso tudo com um sistema de saúde do plano, onde a consulta leva 10 minutos e os pais acabam achando mais prático levar o filho na emergência onde será visto sempre por um médico diferente. Isso gera mais exames e mais remédios, quase sempre desnecessários.
        Veja que eu respondo a quase todas as pessoas que me escrevem. Me dou ao trabalho de dizer que devem procurar um médico, porque essa é a orientação que a maioria que me escreve realmente precisa. Quando é algo que não está relacionado a uma doença e é ou comportamental ou informativo, consigo responder mais diretamente.
        Finalmente, quem garante que eu sou um pediatra? Veja que coisa mais estranha essa de alguém escrever para quem não conhece, sem nenhuma comprovação da sua qualificação profissional e esperar uma orientação médica específica!
        Agradeço seu comentário por me permitir lhe esclarecer alguns pontos e limites da internet.

  10. Dr Roberto eu tenho uma filha de 1 ano e 2 meses quando começou a se alimentar de papinhas era uma menina ótima na alimentação ao passar dos tempos foi fincando ruim para se alimentar ela não come comida de forma alguma não sei mais o que fazer não quer tomar mamadeira de leite mas ainda o amamento e ela mantém o mesmo peso a 4 meses o peso de 10k e meio o que você me indicaria a fazer?

    • Prezada Samara,
      Sugiro que converse com o pediatra porque o blog não substitui uma consulta. Muitas vezes, uma criança de mais de um ano que tem acesso ao peito, se alimenta menos do que precisa e não ganha peso. Veja com seu pediatra se pode ser isso.

  11. Meu bebe de 1ano 9meses nao come exatamente nada, nao sei oq faco fico desesperada. Inicialmente forçava, o momento da alimentação era terrivel, pois ele abria o choro e parecia q estava maltratando, espancando ele… horrivel, eu so fazia isso por desespero, pois se deixar ele nao come exatamente nada, nada mesmo so bebe agua durante o dia todo, nao quer mamadeira, comida, mingau… nao quer nada! Uma pediatra me deu um mega esporro devido eu forçar ele a comer, disse q pode causar grandes malefícios a ele, entao parei com esse método e ele? Passa o dia sem comer… as vezes ele so quer arroz e batata. Detalhe ele tem um bom crescimento ta com 95ctmetro e 14kls e 800 gramas, a pediatra nao me passa nenhuma vitamina pra abrir apetite pois nao quer que ele engorde mais, com medo de obesidade, mas confesso que tenho medo dele ter uma anemia devido sua má alimentação e estou contra-indicação medica comprar uma vitamia e da pelo menos 1senana… ai nao sei oq faco! Fico desesperada…. ja tentei de todas as formas fazer q ele coma, ja deixei ele sem comer o dia inteiro como me foi orientada, mas ele ja olha pra comida e chora dizendo nao… Socorroooooooooooooooooo nao sei oq faco!

    • Prezada Camila,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que tenha uma conversa franca com o pediatra, verificando com ele a curva de crescimento de desenvolvimento do seu filho. Também seria interessante lhe perguntar se acha que teria algum benefício uma conversa sua com um psicólogo, para lhe ajudar a melhor conduzir esta situação. Finalmente, não existe vitamina para abrir o apetite e um polivatamínico só deve ser prescrito se houver indicação específica. Tudo isso pode e deve ser conversado com seu pediatra.

  12. Bom dia , achei seu blog muito esclarecedor, porem preciso de auxilio meu filho tem 2 anos e 9 meses e pesa so 13 kg nao sei mais o q faco ele se recusa a comer comida se eu insisto ele sempre acaba vomitando, ele tem dia q passa so c leite, na creche as tias tbm tem o mesmo problema c ele, peco sua orientacao, obrigado !

    • Prezada Daniela,
      Vômitos e recusa alimentar podem ter várias causas. Desde algumas doenças até uma situação puramente comportamental. Como o blog não substituiu uma consulta, além de ser ilegal pelo Conselho Federal de Medicina, sugiro que converse com o pediatra e veja se é o caso de ouvir um gastro pediatra.

  13. Boa noite Doutor,
    Tenho um filho de 2 anos, ele nasceu com muitos problemas e teve q ficar internado e se alimentando com sonda, desde então foram feitos vários tratamentos, tomando antibióticos internações e assim foi até 1 ano de idade mais ou menos….Mais mesmo assim depois ele ja teve outros problemas.O FATO é que ele não teve o abito se se alimentar e wu Sempe tentei introduzir alimentos nas refeições dele, mas ele não comi nada, nada mesmo, se pegar uma colher ele ja corre, ja tentei deixar ele comer sozinho mas mesmo assim ele não comi, ja fiz pratos variados para ver se ele se interessava na comida, mas não adiantou . Estou super preocupada pq ele não comi nada, so toma mamadeira, eu faço vitamina pra ele tenho q bater tudo no liquidificardor.Nao sei mais o q fazer. Por favor o Senhor tem alguma instrução pra me dar?

    • Prezada Natany,
      Pelo que você descreve, seu filho está apresentando uma questão comportamental, sem doença orgânica associadas. Talvez você pudesse se beneficiar de uma conversa com um psicólogo para lhe orientar quanto a como se conduzir diante deste comportamento do seu filho. Pode ter uma conversa preliminar com o pediatra, pedindo orientação e perguntando o que acha de uma conversa com o psicólogo. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, além de ser ilegal, pelo Conselho Federal de Medicina.

    • Prezada Ana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que converse com o pediatra para que este lhe oriente. O uso de vitaminas e ferro está limitado às crianças que, efetivamente, apresentam carências nutricionais. Gripes, até os 3-4 anos, podem ser frequentes, sem que representem um problema mais sério.

  14. Tenho uma filha de 100 meses comprei uma vitamina E já reparei q toda vez q eu dou ela fica extremamente stressada queria saber se a possibilidade de ter a ver com a vitamina

  15. Dr. Minha filha tem 2 anos r nao come nada de comida ela ve a comida e sente nojjo e ancia de vomito faco comidas coloridas bem decoradas ela ama ver a comida mas so brica .nao costumo dar doces p ela e ela so quer mamadeira to desesperada pq doi ver minha princesinha sem comer alimento mais forte levei ela no pediatra mas nao me dao uma solucao. Dizem p tirar a mamadeira ela ja chgou a ficar um dia quase todo sem mamar nem cimer nada e no final do dia tentei dar a comida mas ela nak quis parece q nao sente fome.ela nao bebe refri ou achocolatado so agua que gracas a Deus ela bebe bastante..sera q posso dar um suplemento algo q faca abrir o apetiti dela??

    • Prezada Juliana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Falando de forma genérica, não existem medicamentos que abram o apetite. O importante é diferenciar o que é uma falta de apetite comportamental de uma que envolva doença. Seu relato sugere que é algo mais comportamental, mas, somente o pediatra poderá confirmar e lhe orientar.

  16. BOM…. Sou praticante de atividades físicas e acho muito válido uma alimentação saudável mas os macro e micronutrientes para praticantes de atividades físicas intensas não são suficiente para suprir a necessidade diária. EM CONTRAPARTIDA acho correto a educação alimentar principalmente para as crianças que nos tempos atuais são “infartadas” de biscoito recheado, balas e doces as tortelas… para que em um futuro não muito distante as mesmas se tornem pessoas obesas e com problemas psicológicos é sem dúvida a alimentação saudável o caminho a seguir-se. Acho que hoje os filhos impõe para os “PAILHAÇOS” (sem controle de seus filhos) o que querem e a hora que querem comer. RESULTADO: essa atitude gera no futuro (em sua maioria) pessoas depressivas não satisfeitas com seu corpo, pessoas com sérios problemas ocasionado pela falta de saúde, como: Diabetes e Hipertensão que por sinal são doenças “portas” de entradas para múltiplos problemas que comprometerá a saúde.

    • Prezado Rafael,
      Obrigado por sua participação no blog. Quanto à prática de exercícios físico e a necessidade de suplementação, esta só se fará necessária em casos de treinamentos de altíssima intensidade ou para performances de excelência. Para a atividade física corriqueira, mesmo intensa, a alimentação saudável e balanceada é suficiente. Concordo com seu ponto de vista que, em parte, a falta de bons hábitos alimentares se deve à dificuldade dos pais estabelecerem regras e limites para seus filhos. E, sim, não cuidar da alimentação dos filhos, hoje, é “presenteá-los” com doenças na vida adulta.

  17. Dr. Roberto Cooper vivo na Guiné-Bissau, gostaria de ter a sua opiniao em relação ao desenvolvimento dos meus filhos, a mais velha fez agora 5 anos e esta com 14kg, o mais novo fez 2 e esta com 10kg, eles andam sempre doentinhos com febre, e para a idade deles nao sei esse é o peso ideal para eles mas acho os magrinhos, gostaria de ter a sua opiniao em relacao ao peso deles e ter uma indicacao de alimentação saudavel para eles.
    Aguardo a sua resposta e agradeço desde ja.

    • Prezada Zani,
      Seus filhos certamente são magros, o que não significa que não sejam saudáveis. Como o blog não substitui uma consulta, qualquer opinião que eu desse seria irresponsabilidade minha. Uma alimentação saudável, para qualquer criança, deve ser variada, composta de carboidratos, cereais, legumes, verduras, frutas e proteína. Mas, para receber uma orientação específica para seus filhos, sugiro que consulte um pediatra.

  18. Olá, doutor. Meu bebê já tem 4 meses e eu não gostaria de entrar ainda com frutinhas e papinhas, gostaria de esperar até os 6 meses para isso, só que ele é amamentado exclusivamente com leite artificial(Enfamil). O leite artificial tem tudo que o bebê precisa em termos de nutrientes ou um bebê precisa das vitaminas das papinhas a partir dessa fase( 4 meses)?

    • Prezada Mariana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu bebê. Mas, posso lhe dizer que bebês saudáveis devem ser amamentados, exclusivamente no peito, até 6 meses, se a mãe tiver essa disponibilidade. Neste caso, papinhas e frutas somente serão introduzidas aos 6 meses de idade. Um bebê saudável não precisa de vitaminas. Existe uma recomendação internacional e brasileira para se fazer uma dose de ferro, preventiva da anemia, a partir dos 6 meses de idade.

  19. ola doutor.. por favor tire uma duvida ..meu filho tem 7 anos e pesa 22 kilos ..sera que ele esta com baixo peso .. tenho muita dificuldade pra fazer ele comer

    • Prezada Ana Paula,
      Sem examinar uma criança, seria irresponsabilidade minha opinar. Algumas crianças são magras saudáveis. Não gostam de comer, não comem e são completamente saudáveis. Para estas, o melhor a se fazer é relaxar. Mas, converse com o seu pediatra para que ele lhe oriente.

  20. Doutor, queria sugerir, se me permitir, que fizesse um post somente sobre a vitamina D e o sol de modo geral. Tenho um bebê de 4 meses e me surgem muitas dúvidas do tipo: qual o melhor horário/por quanto tempo a exposição deve ser feita/o que fazer se estiver muito frio/ se o bebê toma suplemento, precisa mesmo assim tomar o sol?/ e, finalmente, por que ela é tão importante assim?
    Bom, apenas uma sugestão para o senhor colocar na lista de futuros textos!Abraço!

  21. Ola dr. meu filho tem dois anos mede 0.85 cm e pesa 11 kg …estou preocupada pq ele nao engorda mas ele come td o que ofereço a ele menos doce ,ele nao gosta ! o que posso fazer ?

    • Prezada Adriana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que conversem com o pediatra para que ele confirme que o seu filho é saudável ou considere necessário fazer algum tipo de investigação. Algumas crianças são saudáveis e constitucionalmente magras.

  22. Olá dr Roberto, tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, estou desesperada pois ela não como absolutamente nada de comida de sal.
    Ela tem as consultas regulamente com a pediatra, ela ainda mama no peito e não aceita nada na mamadeira a não ser água e mingau ela não come também, frutas também não come e não é por falta de oferecer. A pediatra mandou tirar o mama dela mas fico com receio se tirar o mama dela ela morre de fome. Já não sei mas oque fazer.

    • Prezada Rosangela,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que siga a orientação do seu pediatra. Uma criança de 1ano e 4 meses não precisa mais de leite (da mãe ou outro) e sim de alimentos. Quando uma criança desta idade mama livremente, não tem apetite para comer. Neste caso, o aleitamento estaria fazendo mais mal do que bem. Crianças com alimento em casa não morrem de fome. Mas, crianças que ficam no peito sem se alimentar, podem ter algum grau de desnutrição. Considere o que a pediatra lhe orientou.

  23. Dr meu filho não come nada se deixar fia o dia inteiro sem comer tomar leite co. Tody se insistir com ele não quer comer comida e quando eu insisto para ele comer as vezes ele faz vômitos e já com cheiro de azedo eu fico preocupada por levo no pediatra passa exame e na nada eu acho que é do estômago por não é normal uma criança de 3 anos fazer isso o que eu devo fazer para ajudar meu filho

    • Prezada Alessandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso opinar sobre o seu filho. Mas, uma criança de 3 anos que não quer comer e é saudável, em geral não tem nenhuma doença e sim uma questão comportamental. Questões comportamentais, nesta idade, são muito mais responsabilidade dos pais do que da criança. Sugiro que tenha uma conversa franca com o pediatra para que lhe oriente.

  24. Me chamo Katherynne, tenho uma filha de 5 meses ela raramente toma banho de sol porque tem dificuldade para dormir a noite (0h ate 1h) e acorda 3 vezes pela madrugada, com isso acorda somente 10h da manha, ela toma uma suplemento Grovit bb ele substitui a vitamina D do sol?

    • Prezada Katherynne,
      Salvo engano meu, o Grovit é um multivitamínico que também contém vitamina A. Sugiro que converse com seu pediatra a respeito para seguir a sua orientação. Em princípio, um bebê saudável não teria necessidade de um multivitamínico. Apenas um suplemento de ferro para a prevenção da anemia e de vit. D, seriam suficientes. Mas, esta é uma decisão do pediatra.

  25. Boa tarde doutor…
    Tenho um filho com 1 ano e 8 meses , ele se alimentava muito bem e com alimentos saudáveis ate os 9 meses , porem parou de comer so quer o peito ja tomou 2 vitaminas que a pediatra havia le passado , mas não vi resultado.. Agora com outro pediatra ele me disse para mudar nossa rotina , nos alimentar juntos e com os mesmo alimentos, e cortar as besteiras… Fiz conforme dito mas não esta adiantando… Minha duvida doutor é se ficar dando vitaminas que supostamente abre o apetite,, isso pode fazer algum mal para ele no futuro, de engordar de mais ou ficar comendo sem controle compulsivamente, isso pode acontecer….
    Muito obrigada doutor….

  26. De.Roberto Cooper, estou preocupada tenho uma criança de um ano e 4meses,ele não come quase nada,no almoço somente arroz branco e macarrão cozido c água e sal,já tentei d tudo,mas nada de sucesso. Tem dias que nem o arroz ele quer, o que devo fazer???ele, está tomando noripurum 2 vezes por dia devido a ausência de ferro…Socorro me ajude…. Obrigada!!!

  27. Boa noite Dr. Roberto

    Porque minha filha de 1 ano e 4 meses não está engordando, mesmo tomando fórmula? Ela toma Enfagrow. Toma 120 ml de manhã, 80 ml de tarde e à noite. Não consigo dar mais que isso no copinho, ai misturo em outros alimentos oque estiver faltando.
    Porém ela toma café da manhã, almoça, cafe da tarde e jantar e come frutas de sobremesa. Ela não come muito, come 2 colheres de arroz, uma concha de feijão e carnes e legumes todos os dias. Me ajuda, não sei oque está acontecendo.

    Obrigada
    Priscila

    • Prezada Priscila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente e, eventualmente, peça o parecer de um especialista (gastro), se for o caso.

  28. Boa tarde Dr.Roberto
    tenho 1 filho de 6 anos e não tem fome só quer toma Toddy,suco.não gosta de verduras,legumes.frutas. sÓ COME FEIJAO E ARROZ E FRANGO BEM POUCO O QUE FAZER? JA FIZ DE TUDO PARA COMER.DETALHE NÃO GOSTA DE BOLACHA RECHIADAS E NEM DE CHOCOLATE!. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER OBRIGADA MÃE DESESPERADA.

    • Prezada Rosemary,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente.Mas, de um modo geral, a questão alimentar é mais comportamental do que de alguma alteração orgânica. Para poder opinar e ajudar, seria necessário conhecer a criança, seus pais e o contexto e dinâmica da família. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  29. dr..boa noite…meu principe tem um ano e um mes e foi prematuro de 1.800 e nasceu de oito meses,toma vit c,ferro e calcio.a pediatra q atende diz q nao e baixo peso e tamanho ta normal..entao eu queria saber pq tudo q e mais grossinho um pouquimho tipo maca raspadinha ele fica enguiando e colocando tudo pra fora..a sopinha tem q ser no liquidificador pq na peneira ele nao come nada.isso vai passar pq e ruim demais pra comer.

    • Prezada Cllaudia,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com sua pediatra para que lhe oriente. Como ele foi prematuro, sua pediatra saberá avaliar se haveria alguma necessidade de tratamento com fono, especificamente para trabalhar a deglutição.

  30. Bom dia,
    Meu bebê -1,11 ano- só diz não para comida.
    Estou desesperada, mas não cairei na tentação dos polivitaminicos. Tenho certeza que com dedicação, perseverança e paciência conseguirei fornecer a melhor alimentação.
    Obrigada pelas orientações.

  31. tenho uma filha di 3 meses,i nao tive leite por causa da minha cesariana,i minha filha so toma nan 1,nunca pegou bico,i nem mamadeira alimento ela sempre dando na colher,i sempre chorando,tenho medo q seja uma doença.ela pesa 7 kg,sera q ela ta obsa?nao dorme didia.
    ja dei a ela servim vitamina c mas nao adiantou continua sempre chorando na hora di comer,estou pensando di dar a ela protovit plus ,sera q vou fazerbem mi ajude,mi responda mais rapido possivel?quero tanto q ela durma bem anoite,ela fica so si mexendo sera falta di vitamina? mimajude pelo o amor di Deus estou desesperada.

    • Prezada Rocilda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. De um modo geral, bebês pequenos não têm o sono regular e não há correlação entre vitaminas e sono. Converse com o seu pediatra.

  32. Boa noite dr Roberto cooper a minha filha tem onze meses e um menina q quase não come e tbm ela tem baixo peso ,cm onze ela ta pesando 6,300 kilos .gostaria de saber se isso e normal ela ter esse baixo peso.
    No momento ela ta tomando um vitamina q a nutricionista passou pra ela pharmaton kiddi e tbm ela toma esse esse leite pediasure.
    Gostaria q o senhor tira essa minha duvida ,e normal e ter esse peso baixíssimo

    • Prezada Mayra,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Uma criança com baixo peso merece ser investigada de forma coordenada por um pediatra. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  33. Minha filha tem 4 anos e pesa 13.5kg come de tudo um pouco,mas infelizmente nao engorda uma grama. Ja nao sei mais oque fazer pois ja estou estressada e me dar uma depressao so de olhar para ela tao magra.oque fazer para ela ganhar peso????

    • Pezada Cleici,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com um pediatra para lhe orientar. Algumas crianças são saudáveis e magras. Por esse motivo a orientação do pediatra é importante.

    • Prezada Ana Paula,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure um pediatra para lhe orientar.

  34. olá Dr.! tenho dois filhos uma menina de dois anos e um menino de oito meses, o menino come de tudo, mas não tem um crescimento proporcional a sua idade. A menina não come nada é muito difícil faze-la comer qualquer coisa e também parou de crescer, ela já tomou algumas vitaminas recomendada pelo pediatra mas não resolveu. Qual a sua orientação?

    • Prezada Lucineide,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Mas, uma criança que tem uma parada do crescimento merece uma investigação. Sugiro que retorne ao seu pediatra para que ele reavalie a sua filha e lhe oriente.

  35. Dr. Roberto, meu sobrinho de dois anos de idade, me deixa muito aflita!
    Ele não se alimenta direito, aliás não come nada saudável, ele sempre teve acompanhamento pediátrico com ótimos profissionais. Mas mesmo assim eles não me convencem de que o Junior, está no ritmo certo pois não se alimenta direito basicamente só de mamadeira pede pra comer só coisas que não são saudáveis e não bebe água nem suco só quer quarará.
    Minha irmã se recusa a dar isso p ele e ele acaba só na mamadeira, ou seja leite puro to apavorada!!! O menino é uma beleza esperto ativo mas não come!!!
    Me fale algo por favor! Abraço

    • Prezada Mara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu sobrinho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Acho delicado você sugerir à sua irmã como cuidar do seu filho. Mas, ela pode estar precisando de algum apoio para colocar limites e exercer a autoridade materna, introduzindo as comidas saudáveis e não cedendo a todos os desejos do seu sobrinho.

  36. DR MEU FILHO NAO COME DIREITO ELE TEM 6 ANOS E PESA 20 KILOS ACHO MUITO MAGRO PRA IDADE DELE E VIVE DOENTE COM A GARGANTA INFLAMADA E COM GRIPES SEMANAIS ELE TEM MUITA BAIXA RESISTENCIA TOU QUERENDO DAR ALUGUMA VITAMINA PRA BAIXA RESISTENCIA E ALGUMA VITAMINA POIS ELE NAO COME DIREITO E MUITO FRAQUINHA PELA IDADE DELE O QUE VC RECOMENDARIA

    • Prezada Lais,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra de sua confiança, para lhe orientar.

  37. Boa noite, Dr. Cooper. Meu filho tem 1 anos e 11 meses e está com anemia, o normal para o sexo masculino é de 13 a 18 meu filho está no 12, falei com a pediatra dele ela falou q é norma, não achei normal e fui procurar outro especialista, o outro médico suspenfeu o uso continuo do sulfato ferrosos ele tomava 12 gostas antes do almoço, e me passou a vitamina Clusivol composto da 1 vez ao dia 2, 5 ml, falou q junto a alimentação essa vitamina iria ajudar na anemia, porém li a bula e não vi nada dizendo isso, vi apenas q tem a vitamina b 12, o Dr. Saberia me dizer se essa vitamina Clusivol ajuda a tratar anemia?

    Desde já agradeço.

    • Prezada Debora,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição do seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que tire a sua dúvida com o médico que prescreveu o Clusivol.

  38. olá ,Doutor Roberto ,gostaria de obter informações sobre a vitamina D,pois ,meu filho tem 5 anos e está com a idade óssea de uma criança de 3 anos e 6 mês,eu estou dando ele a vitaminaD E TENHO OBSERVANDO QUE ELE ESTA DORMINO MUITO …ISSO É NORMAL?

    • Prezada Meire,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com o pediatra a respeito da sonolência do seu filho. A idade óssea, em geral, é menor do que a idade cronológica. Quando estas coincidem, é sinal de que o crescimento vai cessar ou cessou. Portanto, na idade do seu filho, essa diferença é esperada.

  39. Meu filho de 3 anos está com 14quilos e cada dia emagrece mais ele almoca toma cafe se eu ficar perto pq ele não gosta a médica receitou uma vitamina enquanto tomava ele se alimentava dps voltou tudo de novo. Ele ta magro de contar as costelas.

    • Prezada Camila,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  40. Dr. Boa tarde, Tenho trigêmeos, super saudáveis. A minha caçulinha sempre come muito bem, ama verduras, frutas, chás e sucos, evito em casa ao máximo coisas como chip, refrigerantes e tal. Acontece que de um tempo pra ka ela esta muito magrinha, perdeu peso e os ossinhos das costelas estão mais aparentes, os outros dois continuam da mesma forma, mais ela tem realmente comido menos. Seria necessário alguma mudança, não quero brigar pra comerem mais estimulo comer corretamente sempre, Sera que existem mudanças acontecendo com ela, tem 5 anos.
    Agradeço a atenção

    • Prezada Ingrid,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua caçulinha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  41. MINHA FILHA SÓ SE ALIMENTA QUANDO ELA TOMA VITAMINA! QUE PROBLEMA É ESSE? ELA NUNCA COME BEM ENQUANTO NÃO TOMA VITAMINA, ACHEI ESTRANHO POIS UMA CRIANÇA NÃO PODE FICAR DEPENDENTE DE VITAMINAS.

    • Prezada Rayanne,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, vitaminas não interferem com o apetite das crianças (ou de adultos). Vitaminas não abrem o apetita, nem fazem as crianças comerem bem. Sugiro que converse com o pediatra para que lhe oriente.

  42. Boa tarde Dr.Roberto, minha filha tem quase 9 meses, está pesando 9,600, mas a altura dela é que não está legal com 63cm, passei pela nutricionista e ela informou que era eu ficar observando que seria sério, pode ser que ela esteja com uma desnutrição aguda por não esta absorvendo os nutrientes direito (eu não entendi direito), mas estou preocupada, sou baixinha, ela come frutas, verduras e legumes, ainda mama e tbm está passando por uma prisão de ventre muito seria (está a base do supositório, não consegue fazer sozinha) ja tentei de tuuudo, massagem, fibras, muita água, ameixa e nada. Fui para a pediatra mas ela não receitou nada para ela tomar. Me ajude pf. Obrigada

    • Prezada Maria Izabel,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra que a acompanha para que possa analisar sua curva de crescimento e desenvolvimento e não apenas uma medida isolada. É a curva que vai mostrar se o crescimento está normal ou se há algo que mereça ser investigado. Portanto, leve sua filha ao pediatra para que ele possa lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  43. Olá , Minha filha tem 11 anos e não come direito .. mais é por preguiça mesmo , eu acho né ?!!! .
    Estive percebendo e ela está bastante magrinha , suas coleguinhas estão mais ”gordinhas” que ela . Queria saber se você poderia me dar um conselho de dar a ela algum tipo de remédio , vitamina ou alimento para que ela ganhe calorias (peso) rápido e saudável .

    Obrigado.

    • Prezado Fran,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, vitaminas só são indicadas em casos onde há carência, o que é muito raro. Vitaminas não abrem o apetite, nem engordam. Por outro lado, existem crianças que são magras e saudáveis. Algumas permanecem assim pela vida, outras “ganham corpo” na adolescência. Minha sugestão é que observe mais a saúde geral da sua filha e não apenas comparar o seu peso com o de outras meninas. Se estiver com dúvidas, sugiro que procure um pediatra para que lhe oriente.

  44. Eu não sei mais oq fazer minha filha vai fazer 2 anos e não come nada! O medico disse pra continuar insistindo q uma hora ela come! Mas nada adianta, todos os dias eu tento dar mas ela não quer saber, provoca ânsia se eu insistir mto, me ajudem, estou desesperada e em prantos… …

    • Prezada Carla,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, se a criança está saudável, não há porque forçar a sua alimentação. Algumas crianças, saudáveis, são magras, sem que isso represente um problema. Sugiro que converse com o seu pediatra para que ele lhe assegure que a sua filha é saudável e possam identificar se não seria uma questão comportamental. Nesse caso, se você não conseguir conduzir, pode ser que se beneficie de uma conversa com um psicólogo para lhe orientar a como proceder.

  45. Dr. a medica do meu filho receitou polivitaminicos pra ele ,ele tem 14 anos , pesa 53 kg e 1,70 de altura ,come muito pouco e tem muita indisposição,esta sempre cansando,Mas confesso que estou com um pouco de medo dessas vitaminicas ,podem haver, efeitos colaterais futuros

  46. Dr. minha filha tem 4 anos, e desde do 3 anos ela não quis mais comer comida, antes comia de tudo. Ela tem total pavor de médicos e tudo relacionado, como tirar sangue injeções, remédio ela não toma nem pensar, a pediatra que eu levei ela disse que prq ela tem trauma de injeções não passou exame de sangue para ela por ela esta aparentemente bem e o antigo resultado de exame não ter dado nada e disse para eu dar vitaminas o senhor poderia me falar uma vitamina que eu possa da que ela quase não perceba que é remédio?

    • Prezada Kelli,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Além do mais, vitaminas raramente são necessárias. Apenas nos estados onde há carência. Raramente eu prescrevo uma vitamina para os meus pacientes.

  47. Boa noite Dr Roberto,
    Um bebê que não teve a suplementação de vitamina D até os dois anos de idade pode fazer essa suplementação depois?
    Ótimo site, parabéns!

  48. Dr me ajude meu filho de 6 anos tem 20 kg desde os 5 anos..ele é muito magro.
    Se alimenta bem mas não ganha peso.
    Sempre que levo ao pediatra (sus) dizem que ta bom o peso dele.
    Mas não ta.
    Várias pessoas perguntam se ele ta doente de tão magrinho que ele é .
    Meu coração fica em pedaços.
    Não sei mais o que fazer…

    • Prezada Claudia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Algumas crianças, perfeitamente saudáveis, são mais magras. Se o pediatra disse que ele está saudável e você não está confiante, converse com ele para lhe explicar e orientar melhor.

  49. A minha filha ela tem cinco anos e ela é muito ruim de onça ela sp faz beslicar ja não aguento mas vocês nessa situação Ah foi a ela apeviton uma vitamina como já sei várias mas não resultou nenhuma o que eu faço

    • Prezada Claudiana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Vitaminas não abrem o apetite e algumas crianças comem menos do que outras, sendo saudáveis. Mas, muitas vezes, a questão está com os adultos (pais, avós, madrinhas, tios) que ou não se alimentam bem, exigindo que a criança coma direito ou oferecem “bobagens” que acabam substituindo a comida saudável.

  50. Dr. meu filho tem 1 ano e 8 meses , e ate hoje ele toma neutrofer e ad-til , é comum tomar essas vitaminas ate qual idade , ele é muitoooo ruim pra comer , ele pesa 11 kg e mede 80 cm , ele esta no peso e altura ideal ?

    • Prezada Elaine,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, crianças saudáveis não precisam de suplementos vitamínicos. Estes só estão indicados nos casos onde haja carência.

    • Prezada Eliane,
      Em princípio, automedicar uma criança não é recomendável. Como o blog não substitui uma consulta, não posso opinar sobre o seu filho. Mas, de um modo geral, não há indicação para suplemento vitamínico para crianças (e adultos).

  51. Ótima matéria doutor, minha filha é magrinha, mas tem excelente saúde. Não dou vitaminas pois seus exames não acusam nenhuma deficiência . Gostaria de sugerir ( se me permite) uma matéria sobre remédios para aumentar a imunidade( leucogen, kaloba, e afins). São tantas as opiniões que gostaria de ler mais sobre o assunto, meu pediatra indica.

    • Prezada Amora,
      Obrigado por participar do blog. Sua sugestão é interessante, mas, é uma zona cinzenta. Existem poucas evidências científicas de que algo possa aumentar a imunidade e muita gente prescrevendo medicamentos. Existe alguma evidência de que uma alimentação diversificada com legume, verduras e o uso de alguns condimentos pode promover um sistema imunológico saudável. Um livro que descreve isso se chama Anti Câncer – David Servan Schreiber.

  52. Olá gostaria de saber se posso da vitamina ou o que eu posso dar para meu filho de 3 anos que é magrinho e agora passou uma semana sem querer comer e o que come vomita ele emagreceu mas ainda está com apenas 13kg está muito magro de assustas não sei o que fazer aguardo resposta obrigada?

    • Prezada Silvina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente, principalmente porque está com um quadro de vômitos e perda de peso.

  53. Boa noite doutor, entendi o que quer dizer em relacao a importancia da alimentacao variada . Claro q esta absolutamente certo. Sempre fui muito preocupada com o peso da minha filha e muitas vezes insisti de mais para que comesse.Um erro …
    hoje tem varias manias e nao consegue se concentrar apenas comendo . Precisa se concentrar brincando com um objeto ou assistindo tv e comer ao mesmo tempo. Nao come se tiver muita gente a volta ou varios focos de atencao. Por isso na escolinha agora q precisa comer ao lado de outras criancas e nao tem toda a atencao p ela em geral nao almoca, e depois lancha. Entao tem perdido peso. O que acha de nesse caso dar um suplemento como pediasure nos dias que nao almoca na hora do lanche? De manha ela so roma leite. Nao dou mais nada para q sinta fome ao almoco. Mas nem assim almoca. Almoca raramente na escola. Sempre recusa. Pensei em dar o suplemento ate a situacao regularizar na escola. O pediatra falou q esta um pouco abaixo da media do peso, .mas que melhor magra do q gorda.. eu falei do suplemento e ele disse que poderia dar. Mas achoq foi depois de tanta insistencia minha.. eu queria saber se esse suplemento so faz engordar ou se ele realmente alimenta balanceadamente. Obrigada susana

    • Prezada Susana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, não há indicação para suplementos. Tendo a concordar com o seu pediatra. Melhor uma criança saudável mais para o magra do que o oposto.

  54. obrigada pela resposta doutor. Entendo. Conhece alguma pesquisa que mostre as consequências negativas desses suplementos alimentares que as mães, receosas com o baixo peso dos filhos, decidem dar-lhes? O que dizem essas pesquisas? que as crianças acabam comendo mais mal ainda a comida, que engordam mas não significa melhora na saúde física da criança….? eu comecei a dar pediasure p minha filha na hora do lanche. Conhece estudos informativos sobre esses suplementos? grata mais um vez

    • Prezada Susana,
      O que as pesquisas demonstram é que, na maioria dos casos, esses complementos não são necessários. Se dados da forma com que o fabricante indica (sem dar mais concentrado) e numa dose diária ” razoável” não existe maior risco. Eventualmente, uma criança que se alimenta bem, apesar dos pais acharem que não, pode aumentar sua ingestão de calorias e correr o risco de sobrepeso. Um dano que os suplementos fazem é no orçamento familiar. Como não são necessários, talvez a família prefira gastar esse dinheiro em outras coisas.

  55. Meu filho tem 1ano e 2meses estar com p colesterol alto e só come migau.A nutricionista passou uma educação alimentar não deu certo.Será q um estimulante do apetite resolve?o que acha do Profol?

    • Prezada Rosilda,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente, principalmente se, de fato, seu filho tem níveis elevados de colesterol.

  56. Doutor meu filho tem 4 anos vacinas todas em dia … está sem apetite só quer comer torradas com presunto e queijo e toma muita água fiz vários exames está tudo bem não tem nada mas não come feijão …diz que a comida é suja…explico mas nada adianta de uns 15 dias pra cá não come nada está com 18 kg e diminui a cada semana o que faço? quando mama vomita? consulto e a pediatra diz que é normal….vc vê está situação normal Doutor o posso dar par ele tomar para estimular o apetite? agradeço sua atenção. Boa noite Rosa

  57. Bom Dia
    Tenho uma filha de seis anos, ela não se interessa por comida,aliás por nada, ela não é uma criança que deixa de comer o arroz etc.. pra comer besteira, bolacha doces frutas não quer comer nada,e cada dia que passa está ficando mais magra e com olheiras,as roupas já não serve na cintura,todos os dias e um sufoco para comer,quando coloca a comida na boca,ela fica jogando a comida de um lado para o outro da bochecha,já levei a pediatra,mas diz que é normal,mas não é,se ela trocasse a comida por frutas ou doces ou outra coisa séria uma fase,mas e falta de apetite mesmo,não come em lugar algum,me ajude.

    • Prezada Regiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente, principalmente se a sua filha não está ganhando ou está perdendo peso.

  58. Dr. Boa Noite
    Meu filho tem 1 ano e 7 meses. E não ta se alimentando direito. To ficando preocupada. Ele não gosta de tomar café. Come só uma banana de manhã, e depois daer não quer comer mas nada. Na hora do almoço não quer comer. Faço uma sopinha com legumes e verduras. Mas não estar adiantando. Antes ele comia bem, mas agora eu não sei o que ta havendo. Eu to muito preocupada com ele. Muito. Me ajude.
    Detalhe: (Moro no interior, e estamos sem pediatra, por isso não o levei).
    Me indique o nome de uma vitamina pra me dá pra ele, pra abrir o apetite ou me mostre uma luz do que possa ser isso.
    Fico no Aguardo.

    • Prezada Leila,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Vitaminas não abrem o apetite. O que seu filho precisa é de uma consulta médica. Se não tem pediatra onde mora, recomendo que o clínico o examine ou o leve até a cidade mais próxima onde possa ser atendido por um pediatra. Espero que compreenda este limitação da internet.

  59. Parabéns!
    Dr Roberto Obrigado pra tirar minhas dúvidas da minha filha de 5 anos.
    Magresa não é doença.
    Eu achou que ela começou muito pouco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s