MEU FILHO VAI SER ALTO?

Em algum momento do crescimento e desenvolvimento dos filhos, um grande número de pais se preocupa com a altura que estes terão, quando adultos. Há sempre uma expectativa ou desejo de que os filhos nem sejam muito baixos, nem muito altos. Todos nós gostaríamos que nossos filhos tivessem aquela altura “certa”!

O crescimento é diretamente influenciado por diversos fatores que podem agir isoladamente ou em conjunto:

1-  Nutrição materna e ambiente intrauterino. Este é o fator que vai influenciar mais fortemente o tamanho do bebê, no nascimento e primeiros meses. Uma mãe bem alimentada e uma gravidez normal, sem intercorrências, levada  a termo, é o que basta para que a criança tenha um tamanho em média de 50cm, podendo variar entre 46cm e 52 cm.

2- Herança genética- é o que define o potencial de crescimento da pessoa. Não pode ser percebido no nascimento, só se manifestando mais tarde. Isto é, pais muito altos cujo filho nasça “pequeno”, não tem grandes significados.

3- Vida saudável- uma boa alimentação, começando com aleitamento materno e seguindo com alimentos saudáveis- vide O Prato Saudável; o hábito de dormir de forma quantitativa e qualitativamente; a prática de exercícios e vida ao ar livre, começando com as brincadeiras e jogos do prmeiro ano e infância, seguindo com a prática de esportes ou atividades físicas regulares, é o que o corpo (e a mente) precisam para utilizar todo o potencial genético que recebeu.

4- O crescimento não é linear. Ele é mais acelerado ou mais lento, dependendo da fase da vida da criança. De um modo muito simplificado, o crescimento esperado, nas diferentes faixas de idade, seria:

– 1º ano – 25 cm.

– 2º ano – 10cm.

– 3º ano – 7,5cm.

– 4º ano- 7,5 cm.

– 5º ano até a puberdade – 5cm./ano

– desaceleração do crescimento antes do estirão da puberdade

5- Metade da altura adulta é atingida entre 24 e 30 meses.

6- Uma forma de estimar a altura dos filhos é utilizando a altura dos pais, nas fórmulas abaixo:

para meninas: subtraia 13cm. da altura do pai, some com a altura da mãe e divida o resultado por 2.

para meninos: some 13cm. à altura da mãe, some com a altura do pai e divida o resultado por 2.

Importante- nenhum desses valores ou fórmulas é preciso ou exato. Cada ser humano tem variações, na maioria das vezes completamente normais. Lembre-se que é mais provável que a fórmula não sirva para o seu filho do que seu filho ter um problema porque está fora de um “padrão” ou resultado de fórmula.

São pouquíssimas as situações onde uma criança precisa de tratamento para crescer (ou interromper o crescimento). Na dúvida, fale sempre com seu pediatra. É a melhor pessoa para lhe orientar.

Se quiser fazer algum comentário, vou agradecer.

1.052 pensamentos sobre “MEU FILHO VAI SER ALTO?

  1. O Victor está com 14 anos e com 1,74 metros. Fugiu totalmente à fórmula que você publicou acima, mas vc avisou que não é regra. Acho que ele está crescendo demais, eu sou uma anã perto dele, tenho que olhar para cima o tempo todo.
    Você acha que essa altura na idade dele, tomando por base que eu tenho 1,50m e o pai dele 1,80 m?
    Não sei o peso dele, oscila porque ora se exercita muito, ora fica ocioso e sem vontade de jogar basquete(esporte preferido dele).
    É aconselhável ele seguir esportes diários ou com frequência diária?

    • Edite,
      Seria bom o Victor ter algum tipo de atividade física regular. Não precisa ser diária, mas seria interessante ele somar em torno de 150 minutos de atividades aeróbicas por semana. Contam- jogar basquete, natação, andar de bicicleta. Não há necessidade de um padrão “obsessivo” mas seria importante algum tipo de rotina para exercícios. Quanto à altura, vai depender muito em que fase da adolescência se encontre.

      • Davi,
        Sugiro que converse com seu médico. Mas, sua altura será função da altura dos seus pais. Sem ser preciso, sua expectativa de altura deve ser entre 1,71m e 1,76m.Mas, fale com seu médico.

      • Meu filho vai fazer 12 anos, e ele tem 1,46 de altura.Eu tenho 1,61 e meu esposo tem 1,73.Meu filho vai ser alto? Quantos metro mais ou menos ele vai ter?

      • Prezada Elizabete,
        A altura depende não só da dos pais, como da alimentação, atividade física e sono. Para estimar a altura do seu filho, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

      • Prezado José Roberto,
        A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

      • Meu pai tem 1,69 e minha mae 1,54, tenho 14 pra 15 anos e tenho 1,58 de altura, queria crescer mais pois acho que estou muito abaixo, o que faço?

      • Prezado Marcelo,
        A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.Provavelmente, você não terá indicação de nenhum tratamento especial, apenas manter hábitos saudáveis e, quem sabe, não se preocupar tanto com a sua altura que é algo que você não pode controlar. Pense nas coisas nas quais você pode fazer uma diferença como no seu conhecimento, a forma com que você se relaciona com as pessoas, seu interesse por saber mais, falar outras línguas, enfim, descobrir coisas que você gosta e fazê-las bem feitas. Sucesso!

      • Boa noite Dr. Roberto, bom, eu tenho 13 anos tenho 1,61 fiz o que vc falou, meu pai tem 1,78, minha mãe tbm, minha tendência é ter 1,85, faço esportes basquete e faço academia tbm, mas o que me preoucupa um pouco é meu irmão, ele tem 5 anos e tem 1,24, ele é bem alto pra idade, quanto de altura vc acha que ela vai ter, e o que vc me recomenda para crescer mais? Eu quero ficar até o final desse ano com 1,70 pelo menos, vc acha que eu consigo? Obrigado

      • Prezado Eduardo,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

      • Prezado Leandro,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • cara . sejamos matematicos e alquimistas . a altura de uma mulher Normal é proximo a 1,66 a 1,68 e do homem 1,81 a 1,83. logo a proporção da mulher em relação ao homem é de 11/12.então iguale a altura de seus pais como se ambos forem do mesmo sexo. e algo que os antigos diziam era que as pessoas nascidas 5 dias antes a 2 dias depois da lua nova tinham grandes chances de serem maiores que seus pais

      • Prezado Birck,
        Obrigado por participar do blog. Gostei muito do seu comentário. Apenas faço dois reparos. Pessoalmente, desconheço o que seja altura normal. O conceito de normalidade daria uma discussão infindável. Em termos de altura, o que temos são médias e desvios padrões, ou percentis. A altura média mundial de homens é de 1,75m (e não 1,81 a 1,83) e 1,65 para mulheres (e não 1,66 a 1,68). Também desconheço qualquer causalidade entre o dia do nascimento, a lua e chances de serem maiores. Se vamos ser matemáticos, devemos ter muito cuidado com correlações, não as confundindo com causalidades. Por exemplo, há uma correlação de 87% entre a idade da Miss América e assassinatos por queimadura nos EUA. Quanto mais velha a Miss América, em um determinado ano, mais gente é assassinada queimada, nos EUA. Essas e outras correlações, apresentadas por um doutorando de Harvard, Tyler Virgin, são apenas exemplos de que correlações e causalidade não se equivalem. Um clássico sobre o tema é “Como mentir com estatísticas” de Darrell Huff, escrito em 1954, mas, ainda atual.
        A conta mais simples é:
        altura do pai em cm + altura da mãe em cm + 13, dividido por 2, daria a altura estimada do filho. Para as meninas, ao invés de adicionar, subtrair 13. Esta conta, tem uma desvio grande, longe de ser precisa. Se alguém quiser mais precisão, deve consultar um endocrinologista que vai avaliar o estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir alguns exames, entre os quais um RX do punho para avaliar idade óssea.

    • Doutor estou muito preocupado sério tenho 14 anos e tenho 1,52 minha mae tem 1,54 e meu pai tem 1,67 isso é normal. Quais alimentos o sr me recomenda para poder crescer mais um pouco obrigado desde ja.

      • Prezado Caio,
        sua altura depende da altura dos seus pais, da alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

      • idade ossea de 17 menina já é adulto e nao cresce mais. tenho 1,47 de altura e osseo de 17 osso bem junto vou ficar de que altura ou nao cresc

    •  olá doutor queria saber se vou crescer ainda , tenho 15 anos 1,47 de altura desde 13 anos com 10 tinha idade óssea de 14 minha mãe tem 1,58 e meu pai 1,70 minha irmã tem 13 e tem 1,62 com 8 anos tinha idade óssea de 11 quero ficar pelo menos com 1,55 tem jeito
      ??????????? Aguardo resposta tenho hipertiroidismo

      • Prezada Laura,
        A sua altura depende da altura dos seus pais, da alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

      • OLá novamente! Eu queria saber se a idade ossoea aumenta de ano em ano? Por que eu tenho 15 e com 10 minha idade óssea era de 14 . Se a idade óssea aumenta a cada ano então eu tenho idade óssea de 21? Ou não? Preciso muito saber ! E também meu osso tá estralando muito! Tá muito duro. Mais minha mamãe tem 1,58 o certo é ficar com pelo meno à altura dela ne? E meu pai tem 1,68 ou 1,70. Mais eu tenho essa altura desde 13. Será que eu já to. Com osso de adulto?
        Com 10 e idade óssea de. 14. E agora tenho 15. Eu cresci muito pouco desde 10 anos , já minha irmã de 13 cresceu muito. Ficar anos sem crescer que dizer que não cresço mais?
        E tenho também hipertiroidismo.da pra tomar o remédio para crescer? ( eu durmo muito tarde e não brinco muito só fico jogando em tablet,não exército, isso influencia?

      • Prezada Sophia,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha lhe responder. Sugiro que converse com o médico que solicitou o exame de idade óssea para que lhe oriente.

      • Prezado Emmanuel,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

      • Olá , tenho 10 anos mais ou menos 1,37 ou 1,40 a minha idade óssea é de 14 . mas será que tá certo mesmo essa idade ossea! Que tamanho mais ou menos eu vou ficar ! Minha mãe tem 1,58 e meu pai 1,68

      • Prezada Cecília,
        A idade óssea é dada pelo radiologista, comparando o seu Rx com padrões. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança com relação ao seu crescimento.

      • Prezada Valentinna,
        Como o blog não substitui uma consultas sugiro que converse com um endocrinologista. A resposta não depende somente do resultado do exame de idade óssea, mas, de uma avaliação do estágio do desenvolvimento da menina.

    • tenho idade ossea de 17 só que tenho 1,47 meu pai tem 1,67 mãe 1,58, 1,60 irmã de 13 anos 1,63 e não estou crescendo mais até agora tenho essa altura desde 13 . OS ultimos dentes estão nascendo quer dizer que não crescço maais ou não tem nada haver dente com crescimento. Eu vou crescer ainda ou não! Mas com 10 minha idade ossea era de 14 . e agora 17 . tenho 15 e desde 10 cresci pouco. ainda posso cerscer

      • Prezada Helena,
        Como você já fez mais de um exame de idade óssea, deve estar sendo acompanhada por um endocrinologista. Ele é a pessoa mais indicada para lhe responder porque o blog não substitui uma consulta. Espero que compreenda esta limitação da internet.

      • Prezado Caique,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

      • Prezado Guilherme,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • olá , minha mãe me levou no medico do crescimento por que eu tenho 16 anos e 1,47 de altura desde 13 anos. minha idade osséa é de 17 . e disse que eu não vou crescer mais. mais eu acho estranho que eu ainda , mesmo com essa idade ossea eu pareço ter as veses 10 ou 12 isso tem haver. essa é minha altura para sempre será …. minha mae tem 1,58 meu pai 1,70 e minha irmã de 14 tem 1,63. Com 10 anos minha idade ossea era de 14 já. eu queria muito ter pelo menos 1,55 . e quando eu tinha 10 anos eu dormia muito tarde e não brincava só mexia no comptador será que é por isso tambem. POR FAVOR É URGENTE

      • Helena,
        Como já dito, o blog não substitui uma consulta. Suas dúvidas são pertinentes e deveriam ser feitas ao médico do crescimento que te atendeu. Não creio que sua altura tenha relação com o fato de você não brincar, dormir tarde e ficar mexendo no computador, quando tinha dez anos de idade.

      • Gabriella,
        O que importa é a comparação da idade cronológica com a idade óssea. Quando esta é igual ou superior à cronológica, espera-se pouco ou nenhum crescimento. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra ou endócrino pediatra para lhe orientarem.

  2. Oi meu filho Daniel tem 15 anos ele tem 1.72cm mais ele gostaria de crescer ate 1.90 pq ele e Zagueiro de um time aki mais só que eu e o pai dele samos Baixos o pai dele tem 1.60 e eu A mãe tenho 1.55 mais a familia do pai são muito altos e a minha familia tbm são altos mais eu não sei mais oque faser !! ajude meu filho por favor! Obrg

    • Prezados,
      Certamente deram ao Daniel as melhores condições para que seu potencial genético de crescimento pudesse se desenvolver. Portanto, não há nada que possam fazer para fazê-lo crescer ainda mais. Sendo um menino saudável, como parece ser, não existem medicamentos, hormônios, suplementos ou vitaminas que possam ser prescritos para ele. Para realmente tranquilizá-los, o melhor seria uma consulta com um endocrinologista com experiência em crescimento e desenvolvimento.

      • Prezado Matheus,
        Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu médico. No entanto, antecipo que, sendo um rapaz saudável, não haverá indicação para interromper o seu crescimento.

  3. Olá, meu filho Amir fará 15 anos daqui a um mês e já está com 1,88. O pai tem 1,85 e eu 1,63; ele sempre fez esporte e brincou muito, tomou leite a vida (ele toma tudo com leite) toda e dorme bastante. De dois anos pra cá o crescimento dele acelerou muito. no início do ano levei ele ao endocrinologista e deu tudo normal, mas agora ele já está mais alto e tenho medo da altura que ele possa ficar. Além de tudo, está muito magro e isso tem causado certa preocupação e incomodo nele. Gostaria de saber se ele tem alguma problema, ou que posso fazer para descobrir se ele tem? ele vai crescer mais ou muito mais? tenho tirado o leite e derivados e não quero mais que ele faça exercícios e durma tanto… estou certa? Doutor, por favor me ajude.

    • Prezada Ana Cristina,
      Se você levou seu filho no endocrinologista e está tudo normal, deve tentar relaxar um pouco. Não vejo motivo algum para tirar o leite dele, pelo lado do crescimento. Poderia tirar pelo lado da gordura animal, se o consumo for de leite integral. Recomendo que ele faça exercícios regulares e durma bastante. Você pode (e deve) querer que ele tenha uma rotina para dormir, com horários saudáveis, mas não deveria impedi-lo de dormir. Na adolescência o sono tem um padrão diferente do adulto. Quanto aos exercícios, como seu filho é saudável, só podem fazer bem. Além de ser um hábito que, uma vez adquirido, poderá ser mantido pela vida inteira. O fato de estar magro não invalida que faça exercícios. Quanto à altura final dele, é difícil fazer uma previsão. Mas, o mais importante você já fez – consultou um endócrino que disse que está tudo normal. Quando os filhos chegam nessa idade e o crescimento deles é visível, independente da altura que atinjam, sempre nos “assustam”. Precisamos nos reinventar como pais, para podermos ajuda-los a se tornarem adultos independentes e felizes. Nem sempre é fácil para nós. Sucesso!

  4. ah, doutor obrigada. Meu filho já estava ficando chateado, pois além do leite tirei os derivados também… Estou mais tranquila e torcendo para que ele não cresça muito mais.

  5. Olá ,meu filho joga rugby tem 1,62m com 13 anos as pessoas que jogam na sua posição medem todas mais de 1,95 ele e parecido com o pai que tem 1,90 eu tenho 1,58 acha que ele consegue chegar a sua meta com exercicios ?Se sim ,quais?

    • Prezada Julia,
      Seu filho se beneficiará de exercícios físicos, alimentação e hábitos de sono saudáveis. Além desses aspectos, um ambiente familiar e escolar harmônico e carinhoso serão contributivos para o pleno desenvolvimento do seu filho. Não existem exercícios específicos e sim esse conjunto de fatores que apenas citei acima.

    • Prezada Jaque,
      Mais do que a altura atual do seu filho, o que vai definir seu crescimento é a carga genética (altura dos pais) e o ambiente (alimentação, exercícios, sono etc.) em que vive. Não tenho os dados dos pais e, de toda forma, o blog não substitui uma consulta. Recomendo que convere francamente com seu pediatra. Ele é a pessoa mais qualificada para tirar suas dúvidas.

  6. A vários casos de filhos sem qualquer probabilidade de ficar alto ficando umas Torres acha q meu filho pode ser um desses ?como por exemplo michael jordan

    • Prezado,
      Existem surpresas no crescimento. Algumas crianças ficam muito mais altas do que o esperado, enquanto outras, não atingem uma altura prevista. Não posso responder o que acontecerá com seu filho. Só posso lhe dizer que os bons hábitos (alimentação, atividade física e sono) ajudam a desenvolver o potencial genético de cada um.

  7. Ola Meu Nome e Neto Tenho 15 Anos Eu Pratico Esporte Handebol, Futsal, Faço Exercício A Cada Quinta Feira Eu Faço 1 Hora De Exercícios Físicos, Mais Eu Queria Crescer Mais Eu Tenho 1,75 Meu Pai Tem 1,79 Minha Mãe 1,68 Pessoas Da Família Do Meu Pai e Da Minha Mãe São Todos Altos Já Faz 8 Més Que Não Saio Desse 1,74 Sou Goleiro e Queria Saber Se Eu Posso Crescer Mais Pra Frente Porque Ouvir Falar Que Crescemos Até Os 16 Anos ?

    • Prezado Neto,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um pediatra ou endocrinologista para que ele possa tirar a sua dúvida. Em tese você pode crescer, mas, somente com uma avaliação física e, eventualmente, alguns exames, o médico poderá lhe responder melhor.

    • Prezada Jacilene,
      A estatura deve ser avaliada dentro de um gráfico ou curva de crescimento, para que se possa ver se a criança está mantendo um ritmo saudável de desenvolvimento. Além disso, é preciso levar em conta outros fatores como a estatura dos pais e o ambiente em que a criança vive. Uma única medida tem pouco valor. Sugiro que converse com o pediatra para que ele possa lhe orientar. Em tese, um menino de 7 anos, com 1,20m, não está atrasado. Seria um menino um pouco abaixo da média. Mas, como disse antes, uma medida isolada tem pouco ou nenhum valor.

  8. ola doutor,como eu falei sobre meu filho que ele tem 1,20 com 7 anos eu tenho 1,56 e o meu marido tem 1,75, alimentação é normal a doutor eu estou dando calcinol b 12 ,sem ter ido ao pediatra ,consulta ainda vai ser esse mês fiz certo devo não da mas obrigada uma boa tarde

    • Prezada Flavia,
      Se o seu filho ainda vai crescer, depende da fase de crescimento em que se encontra. Recomendo que consulte um endocrinologista com experiência em crescimento para que este, após examinar o seu filho e, eventualmente, solicitar alguns exames, possa lhe responder, com segurança, à sua pergunta.

  9. Olá Dr. minha filha te 5 anos e meio e já está com 1,20 cm com 27 kg, eu tenho 1,65 e o pai 1,70 ..não aguento mais as pessoas falarem que ela é muito alta ..parece ate que é uma exceção perante outras crianças da idade…ela tem uma alimentação muito saudável e na minha família por parte de mãe tenho parentes altos , ela pode ter puxado a genética dos meus avos maternos??? ou o que conta e só pai e mãe.. grata

    • Prezada Gildeni,
      A altura da sua filha vai depender muito da altura dos pais. Se os pais forem altos, ela tem o potencial para ser alta. Nesta fase ainda é cedo para fazer previsões. O mais importante, agora, é criar hábitos saudáveis que permitam o desabrochar pleno do potencial dela. Sugiro que converse com seu pediatra para que este lhe oriente a respeito do crescimento da sua filha, acompanhando, juntos, a sua curva.

  10. Ola Dr Roberto, muito bom mesmo o artigo!
    Meu filho nasceu prematuro de 8 meses, 44cm e 2kg. Eu tenho 1,60m meu marido 1,90m (eu nasci tbem pequena e entrei na puberdade so aos 16, lembro de ter o estirao de crescido mais tade, meu marido tambem). Meu filho vem crescendo na curva do grafico, hoje tem 7 anos e meio com 1,20 – apesar do pediatra (moramos no Canada) dizer que nao precisa fazer exames, tenho a preocupacao sobre a idade ossea dele – devo pedir exame para avaliar idade ossea? poderia explicar? Obrigado

    • Prezada Denise,
      Seu filho está sendo acompanhado por um médico e cresce dentro da curva normal. Em princípio, não há indicação para fazer a avaliação da idade óssea. Este exame é pedido quando há uma alteração no crescimento. Mas, converse com seu médico, expondo suas dúvidas. Como ele acompanha seu filho, é a pessoa mais indicada para lhe orientar. Lembre-se que os Raios X são uma radiação e que somente deveríamos expor uma criança se realmente houver uma necessidade. De longe, não parece ser o caso.

      • Muito obrigado pela pronta resposta e esclarecer minhas duvidas. Desculpe insistir, mas pela sua experiencia, eh possivel que meu filho va ter mesmo a idade esperada pelo grafico de no maximo 1,70m com pai de 1,90 e mae 1,68 ou eh possivel que haja uma mudanca na puberdade?

      • Denise,
        Existe um cálculo que leva em consideração a altura do pais. Não é preciso, mas, uma estimativa. Por esse cálculo, o potencial do seu filho é de 1,85 cm. Mas, como disse, é uma estimativa.

  11. Olá Doutor,

    Meu nome é Giovana, eu tenho de estatura 1,55 e o meu esposo 1,65, e o nosso filho de apenas 1 mês de idade já esta medindo 0,60 centimentros, ele nasceu com 0,52 centímetros,nasceu grande, todos acham ele enorme, parece que já tem uns 3 meses, a minha pergunta é.. já que eu e o pai dele somos de estatura baixa ele também deveria ser, isso significa que ele será de estatura alta quando for adulto?

    • Prezada Giovana,
      É muito cedo para se fazer uma estimativa da estatura do seu filho. Lembre-se que o potencial genético tem uma forte influência. Isto é, a altura do pais é um fator muito importante. O mais importante agoraque seu filho é um pequeno bebê, é lhe dar muito carinho e cuidar para que seja saudável. Assim, poderá, ao crescer, usar todo o seu potencial genético.

  12. Sim..sim Doutor. É que as pessoas ficam me perguntando, como os pais tão pequenos, pode ter uma criança tão grande de apenas 1 mês de idade e já ter 0,60 cm, e eu fico sem saber o que responder, e as pessoas falam, nossa ele vai ser enorme !!!… sei que eu não deveria ligar pra isso, já que o meu filho é perfeito e tem tem excelente saúde, mas de certa forma me incomoda, será que com o passar dos meses ele vai para um pouco de crescer e ficar compatível com a estatura dos pais?

    • Giovana,
      As pessoas são capazes de coisas incríveis, quando se trata de pais novos. Leia meu post “Terrorismo na pracinha”. Tente relaxar com relação aos comentário e, também, com a estatura do seu filho. Ainda que a altura dos pais seja um fator importante na altura dos filhos, há herança genética permite que o filho de pais baixos, seja mais alto. Veja o caso de irmãos. Deveriam ser todos da mesma altura! Mas, existem variações significativas na altura de irmãos!

  13. PREZADO DOUTOR,MINHA FIOLHA TEM 4 ANOS E 2 MESES,E ESTA COM 1,05CM,EU TENHO 1,67M E O PAI1,76M,ESTOU PREOCUPADA EM ELA FICAR PEQUENINA,POIS A AFAMILIA DELE SAO TOMOS MUITO BAIXINHOS SO ELE SAIU COM ESSA ALTURA,GRATA.

    PREZADO DOUTOR,

    • Prezada Andreia,
      A altura da sua filha dependerá da herança genética que recebeu dos pais, bem como do ambiente em que se desenvolve. Boa alimentação, sono, brincar com amigos, se sentir amada, fazem parte do ambiente e contribuem para o bom desenvolvimento da criança. Como o blog não substitui uma consulta, caso estejam preocupados com a altura da sua filha, sugiro que conversem com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhes orientar.

    • Andreia,
      Os pediatras, em geral, usam o mesmo gráfico. Ou é um da OMS, ou do CDC de Atlanta. Sugiro que veja com o seu pediatra qual ele utiliza e qual a projeção de crescimento para seu filho ou filha. Existe uma forma de se estimar a altura de uma criança, pela altura dos pais. Se for um menino, se adiciona 13 à altura da mãe (em cm) e se faz a média com a altura do pai. Se for menina, se subtrai 13 da altura do pai (em cm) e se faz a média com a altura da mãe. Essa é uma estimativa grosseira, considerando que pode haver uma variação de 8 cm para mais ou menos.

  14. Doutor eu tenho 1,66 e meu esposo 1,71 ,nosso filho te 13 anos e tem 1,58 e ele acha que esta baixo ,até quanto ele pode crescer e se ele está com a altura certa.

    • Prezada Elisangela,
      O ideal é que converse com seu pediatra a respeito do crescimento do seu filho. Mais importante do que a altura dele hoje, é analisar a curva de crescimento e o desenvolvimento dele. Uma medida estimada, pouco precisa, é a da altura dos pais. Seu filho poderá medir entre 1,70 e 1,79. O mais importante, agora, é que ele seja avaliado pelo pediatra que, se achar que o crescimento e desenvolvimento estão abaixo do esperado, poderá indicar uma consulta com um endocrinologista pediátrico.

    • Prezada Aline,
      Mais do que a altura do seu filho hoje, importa conhecer a curva de crescimento dele. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra do seu filho. Ele pode lhe mostrar a curva e tirar suas dúvidas.

    • Prezada Andreza,
      A altura de uma criança depende de vários fatores. Fazer uma previsão da sua estatura, nesta idade, é algo que seu pediatra poderia fazer, utilizando as alturas dos pais. Mas, a variabilidade dessa estimativa é enorme. Sugiro que deem atenção à alimentação, sono, diversão e relacionamento carinhoso, assegurando que o seu potencial de crescimento se realize plenamente.

  15. Dr Estou bem preocupada já procuro um endocrinologista que atenda criança aqui onde moro pelo convenio e não achei.
    meu filho tem 2 anos e 6 meses e esta com a estatura de 1 metro e 20 centímetro pesa 28 quilos e calça 31 quase ja passando para 32… ele é muito maior do que as outras crianças da idade dele. não vi nenhuma outra criança ainda com a idade e tamanho dele….

    o que o senhor fala sobre isso??!!

    • Prezada Andreia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. No entanto, caso as medidas esteja corretas, seu filho, de fato, está muito acima dos valores de meninos da idade dele e merece ser avaliado por um endocrinologista. Na ausência de um na sua cidade, converse com o seu pediatra e pergunte qual seria a recomendação dele. Para onde ele a encaminharia?

  16. corrigindo o que escrevi.., ele tem 3 anos e 6 meses!!
    o pediatra dele disse que se ele não desenvolve-se a fala ate completar 3 anos ele iria investigar.. ele agora fala melhor que antes mas ainda tem bastante dificuldade muita coisa fala e não da para entender… Minha filha de 1 ano e 2 meses fala mais pronunciada as palavras que ele….
    aguardo retorno….

    • Andreia,
      Mesmo para essa idade, é grande. Você agora me informa que ele tem algum atraso no desenvolvimento da fala. Por tudo que narrou, sugiro que procure um centro mais próximo onde possa fazer uma avaliação completa do seu filho. Seu pediatra deve ter uma indicação de referência para lhe dar.

  17. doutor eu to com 16 anos recém completados e tenho 1,79 meu sonho é ter 1,90 há algo que eu possa fazer obs; meus pais são baixos pai 1,70 e mãe 1,60

    • Prezado Vinicius,
      Recomendo que converse com o seu médico. Ele poderá avaliar o seu estágio de desenvolvimento e orientar quanto ao futuro crescimento. O que sempre ajuda, na vida, são hábitos saudáveis: alimentação, exercícios físicos, sono reparador, amigos e afeto.

    • Prezado Vinicius,
      Recomendo que procure seu médico para que ele avalie em que fase do crescimento você se encontra. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha lhe responder simplesmente baseado na altura dos seus pais. Seu médico poderá lhe orientar e, se for o caso, pedir o parecer de um endocrinologista com experiência em crescimento e desenvolvimento.

    • Prezada Rubriane,
      Para estimar a sua altura, seria preciso não só saber a altura dos seus pais, bem como o estágio do desenvolvimento em que se encontra. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu médico. Ele poderá lhe orientar melhor.

    • Prezada Anny,
      A altura dos seus pais é um dos fatores importantes para a sua altura. No entanto, também seria importante saber em que fase do desenvolvimento você se encontra, para poder fazer uma estimativa da sua altura. Sugiro que converse com o seu médico porque ele pode fazer essa avaliação ou lhe encaminhar para um endocrinologista pediátrico.

  18. Ola dr sou robson doutor eu tenho 23anos tenho 175 de altura minha namorada tem 170 estamos pensando enter nosso primeiro filho!mas sera que ele vai crecer e ser mais grande que nois 2. ????????????

    • Prezado Robson,
      Em princípio, filhos tendem a ser mais altos do que os pais. No entanto, são diversos fatores que entram em jogo. O mais importante é que se fixem na saúde do futuro filho, permitindo que desenvolva todo o seu potencial, além de lhe transmitir segurança para se sentir bem com qualquer altura que venha a alcançar.

      • Prezado Cleiton,
        A sua altura depende da altura dos seus pais, da alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

  19. olá eu queria saber se vou ser alto tenho 1,70 de altura e tenho 14 anos vou fazer 15 daqui a 3 meses minha mãe tem 1,60 e meu pai tem 1,90, eu to preucupado com isso porque amigos meus que eu não via a um bom, tempo cresceram pra caramba eu eu ainda to desse tamanho queria saber se vou ser alto, ou será que ainda vou ter meu estirão do crescimento me ajude por favor !! obrigado.

    • Prezado João Vitor,
      O ideal é que consulte um endocrinologista que atenda crianças em crescimento. Depois de examiná-lo e, eventualmente, pedir alguns exames, poderá lhe responder quanto ao estirão do crescimento. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha lhe responder. Espero que compreenda esta limitação do blog.

      • Eu me chamo Andrieli, tenho 13 anos, esse ano faço 14, tenho 1,68 de altura, minha mãe tem 1,66 é meu pai 1,76, e minha irmã 1,75 ela tem 24 anos, vou ser mais alta que ela? Eu não odeio a minha altura mas não quero crescer mais que 1,73, e minha mãe falou que não acha uma ideia muito boa de interromper o crescimento, vou ser muito alta?

      • Prezada Andrieli,
        A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta se vai ser alta ou não. Não creio que, sendo saudável, encontrará um médico que recomende a interrupção do seu crescimento.

  20. oi tenho 13 anos tenho 1,60 de altura minha mãe 1,58 e meu pai 1,70 tive minha primeira menarca aos 12 anos eu posso crescer ainda ? quanto ? não quero crescer, quero parar nessa altura !!

    • Prezada Paloma,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria importante que você conversasse com seu médico ou ouvisse um endocrinologista. Em tese, você ainda poderá crescer alguns centímetros. Mas, somente um médico, lhe examinando e, eventualmente, pedindo algum exame, poderá lhe responder de forma mais precisa.

  21. ola Dr roberto meu nome é Francisco e tenho 12 anos e tenho 1,51cm de altura .
    meu pai tem 1,77cm e minha mãe tem 1,62cm , e tenho medo de ser baixinho
    eu gostaria de saber qual vai ser a altura que eu vou ter quando eu crescer más gostaria de ter certeza a altura certa ???
    ou me fala a altura q eu possa chegar !!!
    Obrigado

    • Prezado Francisco,
      A altura dos seus pais é um forte indicativo da sua altura final. No entanto, outros fatores também influenciam. Se você tem essa preocupação, que é normal, converse com seus pais sobre a possibilidade de consultarem um endocrinologista que atenda crianças. Este médico poderá lhe examinar e pedir alguns exames, para responder à sua pergunta.

  22. Caro dr Roberto me chamo Maria e eu tenho 12 anos minha altura é de 1,75 muitas pessoas me acham muito alta pela minha altura, meus pais tem (mãe: 1,70) e (pai:1,85) eu posso ainda crescer mais ?

    • Prezada Maria,
      Somente seu médico, acompanhando seu histórico e, principalmente, avaliando em que fase do crescimento você está, poderá lhe responder. Não depende só da sua idade, mas de quão avançada ou não você está na sua puberdade. Que tal conversar com seu médico para tirar essa dúvida? Sucesso!

  23. Olá Doutor! Tenho 1,73 de altura e meu marido tem 1,71. Aos 12 anos, nossa filha está com 1,55, sendo que ela menstruou aos 10. Ela está dentro da média? Eu menstruei aos 14, mas mesmo assim, ela tem tendência a puxar mais à mim do que ao pai, em termos de estatura?

    • Prezada Bia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que conversem com seu pediatra e vejam se ele acha que seria interessante uma consulta com um endocrinologista pediátrico.

      • Mas o senhor acha que ela alcançará mais ou menos 1,70m de altura? O que o senhor indica pra ela continuar crescendo, como alimentos, esportes, sono?

      • Prezada Bia,
        Percebo sua preocupação. Uma opinião minha, via blog, seria irresponsável. Quanto à alimentação, esportes e bom sono, sempre serão uma ótima receita de saúde geral e fundamental para o crescimento. O sono tem um papel fundamental no crescimento, além de estar implicado em muitos outros aspectos da nossa saúde. Vale a pena se dar mais atenção ao sono.

      • Por causa da menstruação, ela não teve o estirão aos 11 anos de idade, como dizem na maioria dos sites, essa é a idade do estirão da menina. Ela ainda pode ter esse estirão? Se sim, dá pro senhor fazer uma previsão de quando, com que idade? (Desculpe-me fazer tantas perguntas assim, até porque como o senhor disse, o blog não substitui uma consulta.)

  24. Dr.Cooper minha bebe aos 4 meses tem 67cm, nasceu com 50 e meu esposo e menor que eu 10cm, os calculos mostram que ela sera menor que o pqi e a mae, mas todos dizem que ela e uma bebe grande para 4 meses…. sera mesmo que tera 165.6cm quando adulta ? um abraço

    • Prezada Paula,
      O blog não substitui uma consulta. Sugiro que conversem com seu pediatra. Mas, aos 4 meses, qualquer previsão é muito pouco precisa. Sugiro que relaxem, ofereçam carinho e curtam a filha. Mais velha, antes da adolescência, se acharem necessário, consultem um endocrinologista pediátrico. Por agora, curtam os progressos que ela faz, todos os dias.

  25. Doutor Roberto, Meu nome é Mateus tenho 15 anos e daqui a 6 meses fasso 16 e tenho 1,64m mais quero chegar a 1,70, minha possui 1,63 e o meu pai 1,66.Será que posso chegar nos 1,70 ? obrigado.

    • Prezado Mateus,
      Para responder à sua pergunta, sugiro que converse com seu médico. Um blog só serve para divulgar informações, mas, não substitui uma consulta médica. Se você está preocupado, vá ao médico e converse francamente.

  26. Eu tenho 16 anos com 1.90 de altura e meu peso é 69 kg ninguem da minha familia tem essa altura a nao ser meu primo de 20 anos com 197. Eu faco minha medicao a cada 6 mese e em uma dessaa medicoes eu cheguei a crescer 25 cm em 6 meaes isso é normal

  27. Me chamo Daiane e gostaria de saber oque Fasso com minh altura pq tenho 16 anos e tenho 1’55 de altura gostaria de saber oque fazer ou oque tomar pq todo mundo me xamã de nanica os outros fikam mandando eu tomar suplementos mais não axo adequado antantes se saber a opinião de um especialista..

    • Prezada Daiane,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte um médico.Ele é a melhor pessoa para lhe responder. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma pessoa que não conheço o históric, nem examinei. Obrigado por participar do blog.

  28. Olá Dr. Cooper. Minha filha aos 12 anos, tem 1,47m de altura, ela é a mais baixinha da classe dela. Tenho medo que ela menstrue e pare de crescer. Quais são os alimentos que o senhor mais indicaria pra ela continuar crescendo? E o tempo de sono? Quanto tempo seria o ideal?

    • Prezada Bárbara,
      Diante da sua preocupação, sugiro que converse com seu pediatra e, juntos, avaliem se vale uma consulta com um endocrinologista pediátrico. Prezada Fatima,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que não conheço, nem examinei. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Obrigado por participar do blog.

  29. Meu nome é Douglas tenho 15.8 anos de idade e 1.61cm dos 13 até agora cresci mais ou menos 17 à 20 cm, a fase dos meus orgãos genitais é G4 e os pelos púbicos P5. há possiblidade de que eu desenvolva o meu crescimento até atingir uma estatura de pelo ao menos 1.70?

    • Prezado Douglas,
      Diante da sua preocupação e considerando que o blog não substitui uma consulta, sugiro que fale com o seu pediatra ou com um endocrinologista que tenha experiência em crescimento. Seria irresponsabilidade minha opinar, sem te conhecer e te examinar. E, mesmo assim, talvez chegasse à conclusão de que valeria a pena ouvir um endocrinologista.

  30. DOUTOR,EU TENHO 14 ANOS 1,74 MEU SONHO E SE TORNAR GOLEIRO MINHA MAE TEM 1,63.MEU PAI 1,62 MIS EU TENHO UM PRIMO COM MINHA IDADE OS PAIS SAO MUITO BAIXOS E ELE TEM 1,84. SERA QUE EU NO MINIMI A 1,85??

    • Prezada Carolina,
      A diferença é de 5cm. Nem muita, nem pouca. Exatamente 5cm. A importância desses 5cm é que é relativa. Portanto, eu não posso responder de forma satisfatória à sua pergunta. Mas, como parece preocupada com isso, sugiro que converse pessoalmente com seu médico. Ele é a melhor pessoa para lhe responder e orientar.

  31. Tenho 14 anos e meço 1,55 e todos as pessoas que conheço com a minha idade medem mais que eu.. Dado que é um profissional, poderia-me dar a sua opinião? Acha que me deva preocupar?
    Obrigado.

    • Prezada Maria,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua altura. Sugiro que converse com seu pediatra ou médico e veja com ele se seria o caso de consultar um endocrinologista com conhecimento de crescimento.

      • Já consultei diversos médicos que sempre me acompanharam e todos relembram-me que a estatura dos meus pais nao é muito alta, mas a minha irma tem 13 e mede mais 8cm que eu.. Por isso é que me preocupo. Já me recomendaram fruta, vegetais e uma boa estructura e eu estive a seguir essas regras mas não noto nenhuma diferença. Sei que nunca me acompanhou mas gostaria de saber se tem uma opiniao geral sobre este caso.
        Muito obrigado e gostei muito do seu blog.

    • Prezado Igor,
      Como o blog não substitui uma consulta e eu não conheço o seu histórico, seria irresponsabilidade minha opinar. Se você está com essas dúvidas, sugiro que converse com um pediatra ou um endocrinologista que tenha experiência em crescimento. Eles poderão pedir exames, se for o caso e lhe orientar.

  32. Olá doutor gostaria de saber se meu filho vai ser alto eu tenho 1,62 e meu esposo tem 1,68 e meu filho tem dois anos e nove meses ele tem 1,02 de altura e pesa 24 quilos os bisavós de era bem alto um deles tinha 2,05 metros e o outro tinha 1,90 isso influência. Obrigado.

    • Prezada Marcia,
      A altura do seu filho depende da sua e do seu marido. Mas, também depende de outros fatores. Portanto, nesta idade, fazer uma previsão da sua altura pode ser precoce. Além disso, o blog não substitui uma consulta e seria importante conhecer a curva de crescimento, ambiente, alimentação etc. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

    • Prezado Kelvin,
      Como o blog não substitui uma consulta, somente um endocrinologista com experiência em crescimento poderá, depois de lhe examinar, avaliar o seu potencial de crescimento. Sugiro que consulte esse especialista ou um médico.

      • ola eu tenho 1.51 e tenho 13 anos e 6 meses minha vou esta um pouco deferente e estou com pelos nas pernas meus pais não são autos mas o meu irmão mas velhote tem 1.71 de altura e tem 15 anos e 6 meses meu avô materno é auto e minha avó materna e baixinha meus avós paternos também n são pegue-nos mas os irmãos do meu pai não são baixos mas o meu pai é ele carregava peso na infancia e acho que isso que deichou ele baixo eu gostaria de saber quanto eu vou ficar mas ou menos de altura eu irei conseguir ter 1.75 ou vou ficar mas auto ou mas baixo ?

      • Prezado Maicon,
        Sugiro que converse com seu pediatra ou até um endocrinologista com experiência em crescimento. Seria irresponsabilidade minha lhe responder, sem lhe conhecer, examinar e, eventualmente, pedir alguns exames.

  33. Olá, Dr Roberto… Eu tenho 13 anos e tenho 1,63, queria muito chegar ao 1,88 (Meu tio materno tem esta altura). Bem, minha mãe tem 1,49 e meu pai 1,72 (todos da família de meu pai são de média 1,75 para cima)… Você poderia me dizer se eu consigo passar dessa Média? Obrigado! 🙂

    • Prezada Jaqueline,
      Sugiro que converse com seu pediatra ou até um endocrinologista com experiência em crescimento. Seria irresponsabilidade minha lhe responder, sem lhe conhecer, examinar e, eventualmente, pedir alguns exames. O blog não substitui uma consulta. Na melhor das hipóteses, serve para divulgar informação.

  34. Doutor tenho 15 anos, e 1.59 de altura me acho super baixo sempre fui baixo e sou magro nao cresço de maneira nenhuma ja penssei ate em toma hormonio que se encontra nos anabolizantes meu pai e 1.70 de altura e minha 1. 55 , ja vi que nao vou ser alto pela genetica tem tratamento? Me ajude porfavor . Tem algumtipo de medico especialista nessa area?

  35. minha filha é prematura de 8 meses, ela tem 13 anos e mede 1,44, pois ja menstruou, algumas pessoas dizem que ela não vai crescer mais devido ter menstruado.sera que ela pode crecer?

  36. Olá Dr Roberto! Tenho 14 anos, com 1,55 m de altura. Minha mãe tem 1,49 m e meu pai 1,62 m. Será que eu tenho chance de crescer até mais ou menos 1,70 m ? Obrigado.

    • Prezado Matheus,
      Sugiro que converse com seu pediatra ou até um endocrinologista com experiência em crescimento. Seria irresponsabilidade minha lhe responder, sem lhe conhecer, examinar e, eventualmente, pedir alguns exames.

  37. Olá Doutor Roberto tenho 2 filho a mais velha sempre teve estatura normal mais o caçula após os 4 meses parou de crescer sempre 1cm a cada 2 meses hoje ele está com 2 e 7 meses com 86 cm na escola ele é o menor parece que tem um ano, não perde roupas ou sapatos, já levei em dois endocrinos já coletei diversos exames todos normais, meu marido tem 1,70 e eu tenho 1,68 cm, alguns familiares do meu marido relatam que o meu marido sempre foi pequeno e cresceu na adolescência já ouvi falar do atraso crescimento que a criança só cresce na adolescência não sei mais o que fazer estou muito preocupada.

    • Prezada Samanta,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. O fato de já ter consultado dois endócrinos é tranquilizador. Muito provavelmente seu filho cresce menos do que você gostaria, mas, ainda dentro da normalidade. Mas, se continuar com a sensação de que algo não vai bem, acredite na sua intuição e ouça uma terceira opinião, de endócrino pediatra. Procure se informar quem, na sua cidade, faz essa especialidade. Peça referências ao seu pediatra ou médicos conhecidos. É o que posso lhe dizer, pelo blog.

  38. Olá doutor ,tenho 14 anos e 6 meses e tenho 1,74 m e queria chegar aos 1,80 m …meu pai tem 1,73 m e minha mãe 1,67 e queria crescer mais ..de acordo com o cálculo comum que usam minha altura está acima da média pq a previsão minha é de 21 anos e 1,76 m porém já fiz o exame de pulso e tenho a mesma idade óssea que a idade normal ..prático esporte ..durmo bem …e acho que minha liberação de gh pela hipófise está boa..é possível chegar aos 1,80 aos 18 anos??

    • Prezado Igor,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com um endocrinologista com experiência em crescimento. Depois de te examinar, ver os seus exames, eventualmente pedir novos, ele poderá tirar todas as suas dúvidas.

  39. Olá dr. Roberto. Tenho um filho que completou 6 anos e esta medindo 1,29m e pesando 27kg. Ele nasceu com 52cm, pesando 4,150kg. Aos 2 anos de idade media 0,97cm. O pediatra dele diz que vai ficar alto, mas nao o quanto, me preocupo com alteraçoes posturais que o crescimento podem lhe acarretar, por isso ele frequenta aulas de nataçao e karate. Tenho grande preocupaçao em ele ficar alto e magro demais. Eu meço 1,77m e o pai mede 1,92m. O sr acha que tenho reais motivos para essa preocupaçao? Quanto ele podera chegar de altura? Obrigada!

    • Prezada Fabíola,
      Se tem preocupações com o crescimento do seu filho, sugiro que fale com seu pediatra ou um endocrinologista pediátrico com experiência em crescimento. De um modo geral, pessoas altas, que tiveram uma boa orientação postural e fazem exercícios, não costumam ter nenhum tipo de dificuldade ou problema. Mas, somente o seu pediatra poderá lhe falar especificamente sobre o seu filho.

  40. Olá Doutor, tenho 27 anos e 1.80.. Gosto da minha altura, mais será que cresço mais?? Ou quando chega a uma certa idade, a gente para de crescer?? Sempre que vou a algum médico, ele brinca e pergunta se ja parei de crescer, até mesmo por eu ser mulher, não é muito comum essa estatura rs Obrigada

  41. Olá Dr. Minha filha completa 12 anos agora em maio e mede 1,30. Eu tenho 1,53 e o pai 1,78. Me preocupo com fato de que logo ela entrará na puberdade. Já começou a aparecer as glandulas mamárias. Sei que apos o aparecimento ela pode ter ainda mais dois anos para menstruar. Fiz rx do punho e o resultado é que a idade óssea está compatível com 10 anos, ou seja, quase dois anos a menos do que deveria. Me pergunto se ela conseguirá crescer mais uns 20 cm antes de menstruar? Não vejo problemas em ser baixinha, mas não quero que ela fique abaixo da minha altura. Ela é bem magrinha, mas tem pernas cumpridas, mas é a menor de suas coleguinhas, a mais mirradinha!!!

    • Prezada Daiana,
      Como o blog não substitui uma consulta, e você tem uma preocupação legítima, sugiro que consulte um endocrino pediatra para que este possa lhe orientar. o fato da idade óssea ter dada abaixo da cronológica é positivo para o crescimento. Mas, o médico vai avaliar outros parâmetros e lhe orientar.

      • Obrigada Dr.! Ela está sendo acompanhada por um especialista, sim! Inclusive foi a Dra. quem pediu o exame juntamente com exames de sangue. Já marquei o retorno para semana que vem. Os exames de sangue estão todos normais, nada de anemia ou tireóde. Só mesmo a estatura. Eu só queria ter uma segunda opinião pra me acalmar sabe? Mesmo assim agradeço a atenção e assim que eu tiver novidades sobre o resultado posto aqui para que o senhor veja ok? 😉

  42. Minha filha tem 10 anos e 9 meses já mesntruou com 9 anos e 9 meses,levei no pediatra td certinho,o que me preocupa,é que ela está com 1.67 de altura,eu tenho 1.70 e meu marido tem 1.86,ela sempre foi bem maior que as outras crianças da mesma idade,fiz o raio X da mãozinha que diz que a idade óssea dela é de 15 anos… ela vai crescer muito ainda Dr? será que tem algum problema? Por favor me responda…

  43. ola dr prezar Marcos eu tenho 30 anos , minha altura 1,55 muito abaixinho ate hoje ainda é difícil mas eu nao vai crescer ??! ser precisa ir medico tratamento altura crescer ???

  44. Olá, Dr. Roberto. Completei 15 anos em dezembro, e tenho 1,70 de altura. Minha mãe tem entre 1,60-62 e meu pai segundo minha mãe tinha 1,75-80. Eu posso chegar em 1,80? Obrigado, e abraço.

    • Prezado Thiago,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua altura. Sugiro que seus pais o levem a um pediatra para que ele possa, após lhe examinar, responder às suas perguntas.

  45. Boa Tarde.
    Doutor minha filha tem 12 anos e idade óssea de 14 anos, a primeira menstruação foi aos 11, agora ela esta com 1,69, dá para saber a altura que ela vai ficar?
    Desde já, agradeço. Um abraço, tudo de bom Dr.Roberto.

  46. Meu filho tem 2 anos e 10 meses e hoje o pediatra disse qe ele está muito abaixo da média para a idade, está com 94 cm, eu tenho 1,60m e o pai dele tem 1,75m… Meu filho vai ser muito baixo?

    • Prezada Eliana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mais importante do que uma criança estar na média é ela seguir o seu canal de crescimento, de forma consistente. Converse com seu pediatra e tire suas dúvidas. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  47. Gostaria de saber a minha altura no futuro corretamente ,tenho 13 anos e 1,59 m de altura e 46 kg ,minha mãe tem 1,54 e meu pai 1,70 quanto vou ter no futuro ? Obs:gostaria de ter 1,78 é possível ?

    • Prezado Francesco,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que peça a seus pais para o levar ao pediatra ou endócrino pediatra. Além da altura dos pais, é importante saber em que fase do crescimento você se encontra agora, para poder lhe responder.

  48. Oinn doutor tenho 12 anos e tenho 1,64 isso é normal ou tou acima da media , meu pai e super baixo , tem um 1,65 e minha mae nessa fraicha , mais o pior e que eu tenho nojo da minha altura

  49. Oi boa tarde gostaria de uma orientação, pois tou achando meu filho muito alto pra idade dele o que fazer nessa situação?ele vai fazer, 13 anos em março e já tá com 1,75. Me diga isso é normal? Tá muito alto? Qual médico eu deveria leva-lo para tirar dúvidas?
    Muito obrigado Marcelo.

    • Prezado Hugo,
      Para responder à sua pergunta, além da altura dos seus pais, seria importante saber em que fase do desenvolvimento você se encontra. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça a seus pais que o levem ao médico (talvez um endócrino pediatra) para que este possa lhe examinar, se achar necessário pedir exames, para poder lhe responder.

    • Prezado Carlos Eduardo,
      Para responder à sua pergunta, além da altura dos seus pais, seria importante saber em que fase do desenvolvimento você se encontra. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça a seus pais que o levem ao médico (talvez um endócrino pediatra) para que este possa lhe examinar, se achar necessário pedir exames, para poder lhe responder.

  50. Prezado Doutor,
    No final do mês de janeiro/2015, o exame de idade óssea do meu filho revelou que ele tem idade óssea de 17 anos e sua idade biológica é 14 anos. Tenho 1,80 e a mãe 1,54. É possível que ele ainda cresça? E se assim for, deverá crescer em média quantos centímetros?

    • Prezado Nascimento,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade opinar, pela internet. Sugiro que pergunte ao pediatra ou a um endócrino pediatra que tenha examinado seu filho (e os exames feitos), para poder lhe orientar de forma mais adequada.

    • Prezada Tauna,
      Pelo blog não dá para opinar porque é preciso conhecer o histórico do seu desenvolvimento, fazer um exame físico e, eventualmente, pedir alguns exames para se saber quanto uma pessoa ainda pode crescer. Sugiro que peça a seus pais que a levem a um pediatra ou endócrino pediatra para que este lhe oriente.

  51. Será que meu filho vai ser alto pelo menos até Chegar em 1.80m eu tenho 1.76m a mãe dele tem 1.60m eu sou de geração alta meu filho tem 16 anos e tem 1.71m ou 1.72m ele já está me passando na altura.

    • Prezado Tiago,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na idade do seu filho, também vai depender em que fase do crescimento ele se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

      • Olá Dr mais eu sou de geração altura meu falecido pai tinha 1.90m e minha mãe 1.70m e meu filho prática muito o futebol e ao longo da semana ele dá uma caminhada pela rua acho que ele vai crescer até as 20 anos porque o corpo dele ainda não se encontra bem formado ainda não possui pelos em algumas zonas do corpo.

    • Prezado Gabriel,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça a seus pais que o levem a um endócrino pediatra para lhe orientar.

  52. meu sonho e ser goleiro e pra isso presciso ser alto meu pai e minha mae tem 159 de altura e eu tenho 16 anos e tenho 170 de altura vou crescer mais???? tem um metodo de crescimento???

    • Prezado Raphael,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça a seus pais para levá-lo a um endócrino pediatra para lhe orientar. Lembro que o Felix, goleiro da seleção brasileira, era considerado “baixo”. Sucesso!

  53. Olá dr tenho um filho de 2 anos e ele tem um atraso ósseo ele tem idade óssea de uma criança de 1 ano estou fazendo todos os exames com um geneticista mas gostaria de ouvir a sua opinião.

    • Prezada Renata,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. De um modo geral, a idade óssea não é a mesma que a cronológica, havendo uma diferença (em geral a idade óssea é menor do que a cronológica) que é considerada normal. Assim, nem toda idade óssea discrepante da cronológica significa doença. Existe uma faixa (bastante larga) de normalidade. Sugiro que converse com seu pediatra.

  54. Dr. Roberto, eu filho tem 14 anos pesa 72 kg e está com 1,89 cm de altura, eu tenho 1,70 altura e o pai dele 1,85 cm, será que ele vai crescer mais ainda?

    • Prezada Fábia,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na idade do seu filho, também vai depender em que fase do crescimento ele se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

  55. Ola Dr Roberto
    Qual a idade recomendada para procurar um especialista na area de crescimento? Seria um endocrinologista? Ha alguma novidade? Ouvi dizer que o que se ganha de crescimento eh muito pouco pelo risco de tomar hormonio.
    Meu filho nasceu pequeno, meu marido tem 1,90 e eu 1,68 e como meu filho de 8 anos continua na faixa de 25%, eu gistaria de saber o que poderia ser feito e indicado para que essa linha mude para a media. O pediatra nao indicou nada.
    Obrigado!

  56. Minha filha tem 15 anos já menstruou ela vai crescer mais quantos cm? Ela tem 1,70, eu e meu esposo somos baixinhos e as irmãs são anãs do lado dela.. Ela é a única alta da família…

    • Prezada Ludimilla,
      Sua filha, como você mesma diz, atingiu uma altura acima da média da família. Para saber se ela ainda vai crescer, não basta saber a sua idade.Seria necessário saber em que fase do desenvolvimento ela se encontra. Se, de fato, você tem alguma preocupação com a altura dela, sugiro que consulte um endócrino pediatra para lhe orientar.

    • Prezado Marcos,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na idade do seu filho, também vai depender em que fase do crescimento ele se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

    • Prezado Péricles,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

  57. Olá, Dr. Roberto
    Tenho 16 anos, fiz agora em dezembro. Tenho 1.74 de altura e me incomodo demais c isso. Minha auto estima é lá em baixo. Fiz um exame de idade óssea e ela é atrasada 1 ano. A médica disse que seguindo meus pais, com base em um cálculo fico c 1.80, mas por causa desse atraso eu fico c mais. Meu pai tem 1.70 e minha mãe tem 1.65. Eu quero muito 1.90, é possível? Eu faço o que for possível p isso.
    Se eu tiver uma altura dessa, minha auto estima ficará lá em cima e ficarei satisfeito. Eu me considero baixo.

    • Prezado Matheus,
      Como o blog não substitui uma consulta, o que posso lhe dizer é que ter uma idade óssea abaixo da cronológica é sinal de que ainda deve crescer. Você não é baixo. Você já é mais alto que a média masculina brasileira que é de 1,70m. Recomendo que não coloque sua auto-estima na sua altura porque esta não depende muito de você. Coloque nas coisas que dependem de você como sua cultura geral, conhecimentos, boa forma física e saúde.

    • Prezado Péricles,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade , também vai depender em que fase do crescimento ele se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

    • Prezada Larissa,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade , também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar, se, de fato estiver preocupada com a sua altura.

    • Prezado Netinho,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento vocêse encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar.

  58. Eu tenho 19 anos, vou fazer vinte ainda esse ano tenho 1,86 cm eu posso chegar a 1,96 cm faço atividades físicas desde 14 anos mais no começo claro era bem leve.

    • Prezado Wagner,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endocrinologista para lhe orientar.

  59. Oi Dr. Roberto tava procurando pela internet algo q poderia me ajudar a ver se eu estou mas alta do q o normal ou ñ……
    tenho 14 anos e vou fazer 15 esse ano minha altura é 1.65 será q estou na altura normal???na maioria das pessoas q eu conheço eu sou a maior.

    • Prezada Ester,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar, caso esteja realmente preocupada com a sua altura.

    • Prezado Hallysson,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar, caso esteja realmente preocupado com a sua altura.

  60. Olá, vou fazer 14 anos esse ano e to com 1,81 de altura, jogo basquete 5x por semana. , você acha que eu posso chegar a 1,90 ? Meus pais não são muito altos, menores que eu..

    • Prezado Eduardo,
      A altura depende da herança genética e de outros fatores (alimentação, atividade física, sono etc.). Na sua idade, também vai depender em que fase do crescimento você se encontra. Isso só é possível de se saber, com uma consulta e, eventualmente, alguns exames. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um endócrino pediatra para lhe orientar, caso esteja realmente preocupado com a sua altura.

  61. ola doutor tenho 15 e 3 meses, e tenho 1,63 mas queria crescer ate 1.80, sera que algum medico me receitaria injeções de GH? qual medico é o responsável por esse medicamento ? e se eu tomar qual seria o aumento na minha altura + ou -? reponde ai !

  62. Dr. Roberto , tenho 15 anos e 1,75 de altura, tenho 2 irmãos e a altura deles é 1,80 .Percebi que houve uma desaceleração do meu crescimento aos 12 , já que desde os 12 possuo 1,72.Acredito em ficar com 1,80,porém gostaria de ter 1,85. Durmo 6 ou 7 horas por noite e pratico musculação com foco na hipertrofia muscular gostaria de saber se estes fatores
    influenciam na estatura final e se o corpo se adapta ao ritmo de sono que possuo ou necessito de mais horas de sono.Obs:sou mais alto que meu pai 5 centímetros e 12 em relação à minha mãe. Irei à uma consulta com um endocrinologista mês que vem mas acharia interessante saber de sua opnião sobre.
    grato,

    • Prezado Luiz,
      Fico feliz em saber que já tem consulta marcada com o endocrinologista. Não é possível opinar pela internet. Seria irresponsabilidade minha, dizer qualquer coisa, sem conhecer o paciente, sua história, te-lo examinado e, eventualmente pedir alguns exames. Aguarde um mês e terá suas respostas.

  63. Boa tarde!
    Tenho dois filhos. O mais velho, acabou de completar 10 anos e tem apenas 1,32 de altura. Sempre teve enorme dificuldade para dormir, é hiperativo, possui deficit de atenção e transtorno opositor. também nasceu de oito meses, com apenas 44 cm. Tomou remédios a base de ritalina por cerca de dois a três anos, quase que interrompendo completamente o seu crescimento. Há cerca de quase um ano, parei de dar os medicamentos e ele apresentou crescimento gradual, chegando a uma média de 2 a 4 cm por mês. Ele sempre foi peso pena, tanto que – atualmente – tem apenas 26kg. Já o menor, de dois anos, nasceu com 50cm e está com 84cm. Eu tenho 1,53 e o pai 1,80.
    Minha pergunta em relação ao caçula é: ele está em uma curva de crescimento boa? pode chegar a atingir que altura?
    Já o mais velho (vista em todas as particularidades) pode crescer até que altura? vai precisar de tratamento?
    Não quero que nenhum deles seja baixinho. e o mais velho estará entrando na puberdade em breve.
    Obrigada!

    • Prezada Luciana,
      Entendo suas preocupações, legítimas, de mãe. No entanto, o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com o pediatra ou um endocrinologista pediátrico. Após ouvir a história e examinar seus filhos, poderão lhe responder.

  64. Boa noite, Dr. Roberto!
    Novamente mais uma dúvida, eu disse q quero ficar c 1.90 e estou c idade idade óssea de 15 anos e tenho 16 anos,um ano de atraso. A médica me disse que fazendo exercícios físicos como Pilates ou Natação ajudaria muito alcançar esta altura. Vc recomendaria qual dos dois?

  65. Só para apimentar a discussão: Meu filho tem 12 anos e 1.90. Eu tenho 1.90 e minha esposa tem 1.87. Nosso filho salta 60 centímetros (impulsão) e está nas categorias de base da escola e logo logo estará na seleção brasileira.

      • Dr. Tenho 13 anos e tenho 1,70 no último ano cresci 6 centímetros vc acha que eu crescerem muito ou a algo que eu devo fazer para não crescer.? Quando tinha alguns meses de vida minha mãe me levo ao medico e ele falo que eu ia crescer até os 1,95 mas a algo que posso fazer para não crescer isso tudo.?

      • Prezado Carlos,
        Em geral, não há nada que se possa fazer para impedir o crescimento das pessoas. Se você hoje tem 1,70m, me parece pouco provável que chegue a 1,95m. Mas, somente um endocrino pediatra poderá lhe confirmar sua altura esperada porque o blog não substitui uma consulta.

      • Eu tenho 12 anos e ainda não tive a menarca. Tenho 1,59, porém, minha mãe tem 1,71 e meu pai 1,73. É provável que eu passe de 1,65? D:
        Grata, Normani

      • Prezada Normani,
        A altura que você vai atingir depende da sua herança genética (altura dos seus pais), hábitos de vida e da fase do desenvolvimento em que se encontra. Para saber em que fase está, seria necessário uma consulta com um endócrino pediatra e, eventualmente, alguns exames. Se está preocupada, converse com seus pais e veja se consegue fazer esta consulta.

      • Intt doutor eu tenho 17 anos faço 18 em novembro, e tipo tenho 1,78 de altura isso me incomoda um pouco já que já estou do tamanho do meu pai e minha mãe tem 1,65 e pelo fato de eu ser uma menina ter 1,78 não e muito confortável o senhor pode me informar se tenho tendência a crescer mais obrigada 🙂

      • Prezada Ana Paula,
        A altura depende da sua herança genética (altura dos seus pais), das suas condições de vida (alimentação, sono etc.) e do estágio do desenvolvimento em que se encontra. Somente um endocrino pediatra, depois de examiná-la e, eventualmente, pedir exames, poderá lhe dizer qual a sua altura esperada.
        A altura é algo que você pouco pode controlar. Portanto, não fique tão preocupada ou tensa com algo que não tem como mudar. Talvez possa se preocupar com as coisas que pode mudar como alimentação, sono, exercícios, uso de protetor solar, leituras e estudos. Sucesso!

  66. ol

    dr.
    tenho 3 filhos adolecentes um 17 anos 2,08 , 15 anos 2,03 e o mas novo 14 1,95 . eu tenho 1,58 e meu marido 1,63 ele esta desconfiado que eles sao muito altos e sao negros ;
    o que eu posso falar para meu marido para ele ficar mais tronquilo
    grata

    • Prezada Marta,
      Não sei o que lhe responder. Sugiro que converse francamente com ele, perguntando o que o deixa intranquilo. Me parece, pelo seu curto relato, que há uma crise de confiança no casal. É preciso falar abertamente sobre o assunto, se ambos querem superá-lo.

  67. Olá doutor, tenho 17 anos e 7 meses de idade e possuo 1,62 de altura. Meu pai tem 1,70 de altura e minha mãe 1,60. Qual altura consigo chegar no máximo? Minha auto-estima é muito baixa em consequência da minha altura, tenho medo de ir a lugares que tem muita gente, por saber que só haverá pessoas maiores que eu no local. Seria indicado pra mim algum hormônio de crescimento?

    • Prezado Guilherme,
      Somente um médico, após lhe examinar e, talvez, pedir exames, saberia lhe responder se tem indicação lhe prescrever hormônios. Sugiro que peça a seus pais para o levarem a um endocrinologista para lhe orientar. Sua autoestima não deveria estar ligada à sua altura e sim às coisas sobre as quais você tem como influenciar: cultura, conhecimentos, disciplina, valores morais etc.

  68. Eu tenho 1,58 , com 14 anos minha mae tem 1,63 e meu pai 1,78 eu queria saber se vou crescer mais ou vou ficar desse tamanho , pois não quero crescer mais esse tamanho já esta bom pra mim ! Aguardo sua resposta

    • Prezada Jessica,
      A altura de uma pessoa depende não só da genética (altura dos pais), como da fase do desenvolvimento em que a pessoa está. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para a levarem a um endocrinologista. Após examiná-la e, talez, pedir alguns exames, poderá lhe dizer se vai crescer mais ou não.

  69. Boa tarde Dr.Roberto
    Meu filho tem 13 anos e 1,78 de altura estou muito preocupada se ele poderá crescer demais a médica falou que a tendência é que ele para de crescer depois da puberdade a qual já se iniciou, gostaria de saber a sua opinião sobre isso o que devo fazer diante dessa situação, torço e peço a Deus todos os dias para ele parar de crescer pois é muito feio a pessoa alto demais ele tá com o peso de 58,800k. o pai dele tem 1,80 e eu a mãe sou uma anã diante dos dois 1,65. por favor me dá sua opinião obrigado boa tarde .Francisca

    • Prezada Francisca,
      Opinar, pelo blog, seria irresponsabilidade minha porque a internet não substitui uma consulta. Pelo que relata, seu filho é saudável, portanto, seu crescimento vai ser o esperado para sua herança genética. Recomendo apenas que o seu senso estético do que é feio ou bonito, não influencie seu filho.

    • Prezado Lucas,
      A altura depende da sua herança genética (altura dos pais), dos seus hábitos de vida e da fase do crescimento em que se encontra. Opinar pelo blog seria irresponsabilidade minha. Somente após uma consulta e, talvez, o resultado de alguns exames, é que o médico poderá lhe dizer qual a expectativa de crescimento que pode ter. Sugiro que converse com seus pais e procure um endocrino pediatra para lhe orientar.

  70. Tenho 13 anos
    1,64 de altura
    Meu pai 1,72 e minha mae 1,52/1,53
    Minha familia tem altos e baixos
    Sera que vou ficar mt alta?
    Com 1,64 ja me sinto alta , e ja sou mt zuada com issu ……

    • Josiane,
      A altura é algo que você pouco pode controlar. Portanto, não fique tão preocupada ou tensa com algo que não tem como mudar. Talvez possa se preocupar com as coisas que pode mudar como alimentação, sono, exercícios, uso de protetor solar, leituras e estudos. Sucesso!

      • Dr Roberto Olha minha mãe e e pequena mais não anãn e pequena o meu pai e dois dedo ele não e anão tabom kk Olha e de parte da minha mãe o meu avo e meu biza vo e meus tios são grandes e possilvel eu ser Grande tenho Doze anos meu nome e luis antonio dos santos E Possivel eu ser grande oque eu tenho que fazer para ser alto?

      • Prezado Luis Antonio,
        Sua altura depende da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezado Vitor,
      Seria importante conhecer a sua curva de crescimento, bem como em que fase você está, neste momento. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para o levarem ao médico. Ele é a melhor pessoa para, depois de te examinar, esclarecer as suas dúvidas.

    • Prezada Claire,
      Além da altura dos seus pais, seria importante saber em que fase do desenvolvimento você se encontra. Por isso, recomendo que peça a seus pais para a levarem ao médico. Depois dele lhe examinar, talvez peça alguns exames para poder lhe responder com mais certeza.

  71. Olá Dr. nome e Adriana e tenho um filhote o Victor Emanuel de 6 anos ele tem 1, 28de altura e 25 kilos ele veste roupas de criancas de 10 anos e ja calça num32. um pediatra amigo meu fez umas contas e a estimativa foi de no mínimo 1, 75 e máximo de 1, 95 podendo ultrapassar devido a boa alimentação. Eu sou bastante alta tenho 1, 80 E meu marido 1, 78.
    Com isso ja estamos planejando a casa para o futuro dele, ex. Chuveiro mais alto, lavabos e pia da cozinha mais altos tbm.
    Eu quando criança tive alguns problemas com relação a altura pois na década de 80 e 90 não se viam meninas altas e na escola toda eram somente eu e uma amiga e com isso ficávamos isoladas imagina só dois espaçadores da lua como éramos chamadas e ainda bem gordinhas foi complicado. Hj em dia nota se que uma criança com altura maior não tem qualquer impecilho em seu desenvolvimento com relação às outras crianças há a interatividade.somente com nós adultos que há alguma restrição as vezes, como foi o caso em que haviam inscrições para um concurso em uma agência de modelos e ele não pode participar pois tinha 4 anos e o tamanho de 6. Tirando isso e tudo tranquilo até demais
    E vou dizer uma coisa eu já sonho com meu filhinho com seus 1, 95 ou mais.
    E que tenha muita saúde e fé. agora nem quero imaginar e a altura de meus netos no futuro.
    Gostei muito da pág do senhor me foi muito explicativa. Parabéns.

  72. Olá Tenho 18 anos (fiz agora), e 1,76 de altura queria crescer apenas 4 cm pra fechar 1,80 o senhor acha que ainda é possível? pratico vários esportes!!!
    Minha mãe e meu Pai não passam de 1,60, porém meu irmão é alto e tenho tios com quase 1,90!
    O que acha!
    Por favor mencione sua opinião!
    Muito Obrigado!

  73. oi minha filha tem 13 anos e esta com 1,50 ela quer chegar a 1,70 porque ela e modelo de passarela,eu a mãe tem 1,59 o pai tem 1,85 ela esta querendo muito crescer por favor nos da uma direção.

    • Prezada Josiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que busquem a orientação de um endócrino pediatra. Após examinar a sua filha, verificando em que estágio do crescimento se encontra e, eventualmente, pedindo alguns exames, ele poderá lhes orientar e dar uma ideia mais precisa da altura estimada que terá.

  74. olá doutor, tenho 14 anos faço 15 anos mes q vem, tenho 1,66 de altura e tive a minha primeira menarca com 10 anos, depois disso percebi q cresci muito rápido.Tenho muito medo de ficar muito alta, e aí vc acha q eu vou crescer ainda mais.

  75. oi, como medir minha altura ?? eu n tenho certeza da altura dos meus pais, mais ach oque meu pai tem 1,70 mais ou menso e minha mae 1.50 a 1,60 ach oque n passa disso, e eu creio que tenho mais de 1,80 e tenho 19 anos será que posso crescer mais ??

    • Prezado Caique,
      A forma mais precisa de se medir a altura é utilizando um aparelho chamado antropômetro que é aquela régua que o médico tem no consultório. Em casa, pode medir a sua altura e dos seus pais, ficando descalço, encostando as costas na parede, mantendo uma postura ereta e reta. Sobre a cabeça uma outra pessoa deve colocar um livro de capa dura e verificar se está paralelo ao chão (não está torto ou inclinado). A seguir, com um lápis, fazer uma marca onde a parte inferior do livro encosta na parede. Ao invés de livro, pode ser qualquer coisa rígida e reta. Depois, é só pegar uma fita métrica e medir a distância da marca ao piso. Quanto à pergunta se você vai crescer mais, depende do estágio do desenvolvimento em que está. Isso não dá para saber pelo blog ou só pela idade. Se realmente quer saber, precisaria fazer uma consulta com um endocrinologista.

  76. Olá doutor, Tenho 16 anos e tenho 1,72.5, Meu pai tem 1,71 e minha mãe 1,64. Eu gostaria de saber se eu poderia chegar a uns 1,75 de altura ou mais. Já pratiquei natação e futebol. Espero que possa me ajudar, pois eu fico muito preocupado de não crescer mais.

    • Prezado Renan,
      A altura que você vai atingir depende da sua herança genética (altura dos seus pais), hábitos de vida e da fase do desenvolvimento em que se encontra. Para saber em que fase está, seria necessário uma consulta com um endócrino pediatra e, eventualmente, alguns exames. Se está preocupado, converse com seus pais e veja se consegue fazer esta consulta.

  77. Tenho 15 anos e meu resultado fugiu muito ta minha realidade era pra eu ter 1,66 mas tenho 1,76 e por ser menina realmente deveria ser mais baixa
    So não quero crescer mais porque ser alta e horrível

    • Prezada Mirian,
      A altura que você vai atingir depende da sua herança genética (altura dos seus pais), hábitos de vida e da fase do desenvolvimento em que se encontra. Para saber em que fase está, seria necessário uma consulta com um endócrino pediatra e, eventualmente, alguns exames. Se está preocupada, converse com seus pais e veja se consegue fazer esta consulta. Mas, como não pode controlar a altura que terá, não se considere nem bonita ou feia por isso. Tente se dedicar ao que pode controlar como o seu conhecimento, cultura, aptidões desenvolvidas, relacionamento com as pessoas, para ser reconhecido pelo que você realmente é e não só pela sua altura.

    • Prezada Dina,
      Como o blog não substitui uma consulta, se está preocupada com a altura do seu filho, deve levá-lo a um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo e, eventualmente, pedir exames, poderá lhe orientar e responder às suas dúvidas.

    • Prezado Pedro,
      Você pode se alimentar de forma saudável, praticar exercícios e dormir bem, todas as noites. Também pode se preocupar menos com a sua altura, que é algo que você não controla e mais com as coisas que dependem de você, como: estudar, conhecer novas coisas, se relacionar bem com as pessoas, ter muitos interesses na vida etc.

    • Prezado Caio,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

    • Prezado Fabricio,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

    • Prezado Daniel,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

    • Prezado João,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  78. Dr Tenho 13 anos de idade sou a mais nova da minha casa medo 1,49, minha irmã do meio 1,63 e a mais velha 1,57, meu pai tem 1,67 e minha mãe 1,50, toda minha família(meus parentessãos) são baixos . Será que cresço mais? O que devo fazer?
    Sou uma das menores da sala.por favor me ajude

    • Prezada Carolina,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  79. Olá doutor!
    Eu tenho 14 anos, e 1, 70 sou menina (e já tenho menstruação). Gostaria de saber se vou ficar mais alta ainda, meu irmão tem 1, 75, minha mãe 1, 64 e meu pai 1, 93. Tenho sérios problemas com a minha altura, e se por acaso tiver um tipo de médico para me recomendar agradeço.
    Dês de ja obg pela atenção!

    • Prezada Ana,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta. Quem poderá lhe indicar um endócrino é o seu pediatra ou algum médico de confiança da família.

  80. Que blog interessante! Parabéns dr. e obrigada pelas orientações!
    Gostaria de saber quando normalmente acontecem os estirões (são mais de um?) masculinos.
    Meu filho sempre foi imenso mas de agosto pra cá cresceu 12 cm.
    Passamos com endócrino, ja fizemos ressonância entre outros, enfim o menino foi virado do avesso e está tudo normal. Ele tem1.83 e 11 anos.
    É possível um menino ter dois estirões?
    Muito obrigada mais uma vez

    • Prezada Juliana,
      Obrigado por participar do blog. É possível ter dois estirões, mas, a endócrino que já examinou seu filho poderá lhe dar uma resposta mais específica ou pelo menos a suposição dela será fundamentada em conhecer o rapaz.

    • Prezado Pedro,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  81. Óla,roberto am.. eu gostaria de fazer uma pergunta. Meu pai tem 1,73 e minha mãe tem 1,58 no calculo que eu fiz deu 1,72 meu tamanho mais eu tenho 15 anos e estou com 1,75 e gostaria muito de chega em 1,80 vc acha que eu chego ?

    • Prezado Leonardo,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

    • Prezado Marcos,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  82. Dr fui no pediatra e ele pediu ixame de sangue e da urina e voltei ele disse que estava tudo bem comigo eu achei estranho por do ano passado pra ca creci 2 cm ele disse que é oque uma pessoa creçe por ano e falou que eu posso chegar a 176 vc acha que posso acreditar nele sem ele ter feito raios x no punho ??

    • Prezado Bruno,
      A altura do seu filho depende da altura dos pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento ele está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  83. ola meu nome e gabriel tenho 12 anos e 1,56 meu pai tem 1,75 e minha mae 1,61 sera que pelas estimativas do senhor quanto eu posso ficar doutor ?

    • Prezado Gabriel,
      Sua altura depende da altura dos seus pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento você está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

    • Prezado Gustavo,
      Expliquei a fórmula do cálculo no post.Mas, a altura do seu filho depende da altura dos pais e de fatores como alimentação, exercício e sono. Para saber a estimativa de seu crescimento, será necessário consultar um endocrinologista para que avalie em que fase do desenvolvimento ele está. Talvez peça alguns exames, como um raios X do punho, para saber a sua idade óssea. Somente com uma consulta como esta será possível responder à sua pergunta.

  84. Dr. Roberto, meu filho tem faz 15 anos em junho/15 e a altura dele hoje é 1,62 e pesa 58kg. Minha altura é 1,62 e do pai 1,70. Vou fazer o exame da idade óssea dele novamente essa semana, pois o ultimo foi feito com 13 anos e 3 meses e a idade ósseo foi de 11,1. Será que é viável fazer um tratamento com um endócrino? Vale o investimento, ou é só ilusão no caso dele?

    • Prezada Kathia,
      Acredito que valha a pena ouvir a opinião de um endócrino experiente. Assim, toda a família poderá ficar tranquila com o fato de que, se houver algo que possa ser feito, será. Se não houver, não se negligenciou uma situação.

    • Prezada Luísa,
      Não necessariamente serão baixos. A altura deles depende da altura tanto sua quanto do pai. Além disso, existem outros fatores como alimentação, sono e atividade física. Se você estiver em dúvida ou preocupada, sugiro que consulte um endócrino pediatra para lhe orientar.

  85. Olá! Meu filho completou 2 anos há 2 semanas e ontem sua altura foi aferida, resultando 92 cm. Ele nasceu com 50 cm e cresceu 42 cm nos dois primeiros anos de vida. Fiz o cálculo para estimar a sua altura na idade adulta e resultou entre 1,67 a 1,83 cm. Este crescimento atual dele, nos dois primeiros anos de vida, pode indicar que ele terá um valor estimado maior do que 1,67 cm e mais próximo de 1,83 cm?

    • Prezada Andressa,
      A altura final do seu filho vai depender da sua altura e do pai dele. Além disso, também dependerá da alimentação, sono e atividade física. Aos 2 anos e 2 meses, as melhores previsões que podem ser feitas, são estimativas com uma variabilidade muito grande. Recomendaria que deixasse de lado, por enquanto, os cálculos da altura estimada do seu filho, voltando a olhar para isto em torno de 7-8 anos. Se, nesta idade, você tiver alguma preocupação ou dúvida, sugiro que, então, procure um endócrino pediatra. Agora, dizer se vai ficar mais perto de 1,67 ou de 1,83, é praticamente impossível.

    • Prezada Mara,
      Adultos não crescem. Mas, adultos podem ter muitas qualidades que dependem de seu esforço ou empenho como cultura, conhecimento, capacidade de se relacionar, se divertir, aprender novidades etc. A altura que temos, não depende de nós. Portanto, pense no que pode fazer, que dependa de você.

  86. – Oie huehue. Meu nome é Bruna Beatriz.Tenho 14 anos e 1,57 de altura. Minha mãe tem 1,65 de altura e meu pai 1,65 de altura tambem. Queria saber se eu sou alta,baixa ou se estou com uma altura legalzinha rs ? E se ainda vou crescer mais ? Nao quero ser tão alta rs. Ah, em casa minha familia fala que vou ser bem alta. Mas meus amigos falam que eu sou baixa.

    • Prezada Bruna,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para saber se você vai crescer mais, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à pergunta se vai crescer mais ou não.
      Quanto aos comentários com a altura, como é algo que não podemos controlar, melhor você se ocupar das coisas que pode modificar: hábitos alimentares, sono, aprendizado, cultura geral, interesses diversificados, boas relações com amigos etc. Tudo isso depende muito de você e será mais importante na sua vida do que a sua altura final. Sucesso!

    • Prezado Ruan,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura aos 21 anos, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  87. Dr Roberto já sou adulta mas sofro muito com minha altura tenho 1.50 e minha frustração eh que minha mãe tem 1.54 e meu pai 1.78. Meus irmãos tem mais de 1.60 as meninas e o menino apesar de criança eh bem alto. O que pode ter acontecido comigo? Tive excelente alimentação, sempre pratiquei esportes como natação mas sempre fui a menor da turma. Sei que não tem como eu crescer mais, mas gostaria de entender o que pode ter acontecido comigo, pq em tudo que você descreveu em nada tive deficit.

    Obrigada

    • Prezada Fernanda,
      A genética não é linear ou matemática. É um sorteio de quase infinitas combinações. Claro que algumas têm mais probabilidades de serem sorteadas, do que outras. É o que faz com que doenças sejam menos frequentes. No seu caso, o que deve ter acontecido é um sorteio de gens, menos frequente ou provável. Como você não sofreu nenhuma doença e sempre se cuidou, sobra a genética.

    • Prezado Yuri,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  88. Olá , só quero saber se vou crescer mais , quero dicas de alguém que entenda e acho que esse alguém é o senhor , tenho 16 anos , em 06/05 farei 17 e estou com 1,68 de altura meu irmao mas velho ele e alto minha irma nem tanto meus pais são baixinhos , sera que cresco mais doutor ? Altura 1,68 peso 60kg

    • Prezado Douglas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura aos 21 anos, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Caio,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Estevão,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  89. Dr acordar 2cm mais alto todos os dias significado que vc já parou de creçer ou é normal independente se vc esta na faze de crescimento ou não ? Pq eu tenho 15 anos minha altura de manhã é de 174 e de tarde é de 172 ?

    • Prezado Felipe,
      As variações na medida da altura podem ser decorrentes de erros na técnica de medir e, também, pelo fato de, no final do dia, por ter permanecido em pé ou sentado, seus discos intervertebrais terem se achatado um pouco. Para saber se você ainda vai crescer, seria necessário uma consulta com endócino-pediatra.

    • Prezado Tarso,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  90. Oi dr, tenho 15 anos de 170 de altura estou preocupado com minha altura pq ano passado com 14 anos creci apenas 3 cm e meus amigoss creçeram muito agora sou o menor da sala dos meninos fui no pediatra e ele so pediu isame de sangue e de urina e disse que esta tudo bem e que vou ficar com 175 o senhor acha que ele so pedindo isame de sangue e de urina sem ter pedido o raio x no punho o senhor acha que ainda posso creçer ???

    • Prezado Léo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  91. Óla doutor eu tenho 14 anos,vou fazer 15 em outubro e queria ter uma base ate que altura eu posso chegar,eu estou com 1.67.Sendo que minha mãe tem 1.59 e meu pai tem 1.70
    Muito obrigado.

    • Prezado Higor,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Lucas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  92. Doutor meu filho tem 14 anos e 6 messes eu estou ficando preocupada com a sua estatura,ele esta com 1.66, eu tenho não sou alta,tenho 1.59 e meu marido tem 1.70. Acho que não tem necessidade de eu levar ele o medico porque acredito que o senhor pode me ajuda.Se que a estatura depende de varios fatores. Ele dorme 8 horas por dia e esta se alimentando bem ultimamente e não tem ou teve nem uma doença grave.Dando-lhe essas informações gostaria de saber se ele vai ser baixo ? E qual vai ser a media de sua altura,isto é qual pode ser sua altura minima e sua altura maxima,sendo que ele se alimente bem,durma bem e pratique futebol 2 vezes por semana.
    Espero que o senhor possa responder as minha perguntas.Muito Obrigado doutor

    • Prezada Carla,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, medicos deem consultas pela internet. Seria irresponsabilidade de um médico opinar sobre uma pessoa que ele não conhece, nem examinou!
      Como você mesma disse, a altura do seu filho vai depender não só da dos pais, como da alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder às suas perguntas.

  93. Sim eu lhe entendo.Mas na sua opinião ele vai crescer ainda ? E em qual estatura aprocimadamente ele pode chegar ?
    Muito Obrigado novamente.

    • Prezada Carla,
      Se você me entende, dar minha opinião (opinar), pela internet, seria, além de proibido pelo Conselho Federal de Medicina, uma irresponsabilidade. Logo, não posso responder às suas perguntas, exatamente porque seria uma opinião médica, dada pela internet- o que é proibido. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  94. Olá dr desde que comecei a seguir seus conselhos cresci 2 centímetros de 2 até hoje agora estou de dieta estou pesando 55KG e quero chegar nos 50Kg tenho 1.72 estou com 16 anos e pretendo chegar aos 1.80m meu pai diz que vou ser alto todos os meus irmãos são baixos eu só o único com esta altura
    meu pai tem 1.75 m minha mãe 1.60m da família de meu pai são todos altos e meu irmão a seguir de mim é muito grande não em altura mais sim no corpoele tem 1.60m pesa 58 kg eele está bem.

    Qual dica você me aconselharia para seguir mais para eu crescer 8 cm eu agora durmo 8 a 7 horas por dia.

    • Tiago,
      Me parece que já está fazendo o que pode. Recomendaria algo “diferente” para você: não se preocupe tanto com a sua altura! A altura é algo que não controlamos. Talvez você queira se concentrar nas coisas que dependem de você. Uma você já está fazendo que é cuidar da sua saúde. Pode pensar em se interessar por leitura, alguma forma de arte, ou desenvolver alguma curiosidade por conhecimentos. Pode cuidar dos seus relacionamentos (família e amigos). Tudo isso são coisas que só dependem de você e produzirão reconhecimento, na medida em que você se destacar. Sucesso!

    • Prezado Daniel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, aos 21 anos, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  95. Bom dia! Muito bom e interessante esse site… parabéns! 😀 minha filha nasceu com 49 centímetro e com 2 kilo e mais ou menos 430 ou 440.Ela está hoje com 18 anos com 1 metro e 55 centímetro e pesa 40 e algumas gramas não lembro,ela está preocupada,porque ela tem 18 anos e o corpo dela é de uma menina de 13, 14 ou 15 anos….gostaria de saber se é caso de ir ao médico ou é normal,ela moça mas tem um corpo de 13,14,15 anos… obrigada

    • Prezada Rosangela,
      Como não conheço sua filha e o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar a seu respeito. Como ela está preocupada, me parece que vale a pena uma consulta com um endocrinologista que trate de crescimento e desenvolvimento.

    • Prezado Caio,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Breno,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Herberty,
      A altura do seu filho depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado José,
      Em princípio, não há nada que possa ou deva ser feito para que uma pessoa pare de crescer. Isso porque são raras as condições onde o crescimento não seja natural e represente uma doença. Nestes casos, é preciso consultar um médico para que ele oriente o paciente. Se você suspeita que seu crescimento possa ser fruto de uma doença, recomendo que procure um endócrino pediatra para lhe examinar e tranquilizar.

  96. Dr, tenho 1,71cm e daqui uns 6 meses faço 19 anos.

    Acho que minhas mãos e meus pés são desproporcionais pro meu corpo. Tenho mãos e pés muito grandes. Será que é pelo fato deu ter deixado completamente de fazer exercícios dos 12 anos até agora, com 18 anos? Acho que isso pode ter afetado meu crescimento, mas não tenho certeza.

    Será que irei crescer mais? Quem sabe chegar aos 1,75cm com sorte?

    Obrigado.

    • Prezado Jonas,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu caso, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure um médico para ele lhe oriente.

    • Prezado Daniel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezada Kellen,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filho, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que converse com o pediatra, se possível levando o histórico dos pesos e medidas para que este possa avaliar o seu desenvolvimento, lhe orientando e tranquilizando.

  97. Olá, tenho 16 anos, 1,91 e peso 60 kg, não consigo ganhar corpo necessário para jogar basquete mas ainda assim jogo, eu corro algum risco? Alguma dica para eu ganhar massa muscular?
    Minha mãe tem 1,65 e meu pai 1,70

    Obs:. Ainda não parei de crescer

    • Prezado Jonathan,
      Sugiro que converse com o seu médico, para que ele possa lhe dar uma orientação específica. Em geral, uma pessoa pode ganhar mais massa muscular, comendo de forma saudável, com uma quantidade razoável de proteína por dia, dormindo de forma adequada (sono de qualidade- dormir mais cedo) e, eventualmente, aderindo a um programa de musculação, sob orientação.

  98. Olá doutor, tenho 12 anos completo 13 em agosto desse ano, tenho 1:54 e minha mãe tem 1:68, já meu pai tem 1:72. Não quero ser baixa! Da família da minha mãe só minha vó que é baixa ela tem 1:53, já as irmãs da minha mãe tem de 1:69, meu tio não chega a 1:78 ou 1:80, exceção minha mãe que tem 1:68. Da família do meu pai só minha vó que também é baixa (ela deve ter a mesma altura da minha vó materna), mas os irmãos dele são alto. Eu quero ter 1:72, 1:73,1:74 ou 1:75, mas se eu tiver 1:70 já esta bom. Meu irmão deve ter 1:60 á 1:63 ou 1:65 de altura, ele completou 14 anos em janeiro desse ano. Quanto de altura o senhor acho que eu vou ter ??

    • Prezada Samara,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezada Andrea,
      A idade óssea é um dos dados do raios X. Quando a idade óssea é maior do que a idade cronológica o potencial de crescimento é reduzido. Mas, somente o endócrino pediatra, reunindo todos os elementos relativos ao paciente, seria capaz de responder a esta pergunta.

    • Prezada Cleidiane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filho, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que consulte o pediatra para que este, possa ver a curva de crescimento do seu filho e lhe responder.

  99. Bem eu tenho quase 1,60 e meu marido 1,79 quase 1,80 minha filha tem 11 ela tem 1,50 ,ela fez o inxame de idade óssea e deu 12 anos sera que ela vai ser alta ou baixa ?

    • Prezada Rute,
      A idade óssea é um dos dados do raios X. Quando a idade óssea é maior do que a idade cronológica o potencial de crescimento é reduzido. Mas, somente o endócrino pediatra, reunindo todos os elementos relativos ao paciente, seria capaz de responder a esta pergunta.

    • Minha mãe tem 1.47 e meu pai tem 1.85 tenho 19 e 1.81, mas treino basquete e sou o mais baixo da turma, até meu irmao mais novo é maior que eu, pois bem queria saber quais sao as estimativas de eu crescer mais.
      Att

      • Prezado Thiago,
        A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  100. Oi doutor, eu tenho 21 anos e 1,68 de altura, meu pai tem 1,63 e minha mãe 1,62 e as pessoas zombam muito de mim na família por que eu sou o único baixinho.. meu irmão de 17 anos tem 1,75 e meus primos o mais baixo tirando eu, tem 1,72…
    Queria saber se existe algo pra que eu possa crescer e se houver até quantos cm eu poderei atingir de altura?

    • Prezado Lucas,
      Sugiro que consulte um endocrinologista para lhe responder. Em princípio, aos 21 anos, você não deverá mais crescer. Mas, só o médico, depois de lhe examinar, poderá lhe orientar da forma mais adequada.

    • Prezada Janaynna,
      O importante é conhecer a sua curva de desenvolvimento e crescimento. Por isso, sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe responda. Não existe uma altura normal. O que existe é uma variação normal da altura. Isto é, meninas da sua idade, podem ter alturas diferentes e todas serem normais.

  101. Oi meu filho tem 15 anos 1,74 de altura e idade ossea 16. Será que ele consegue chegar aos 1,80?
    OBS:tenho 1,69 e minha esposa 1,65 porem os tios dele sao todos altos (1,83) média.

    • Prezado Mateus,
      A altura do seu filho depende não só da dos pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  102. Doutor gostaria muito de saber tenho 12 anos e estou para fazer 13 atualmente não faço nenhum esporte no momento sou bem sossegado em relação a isso tenho 1,63 e peso 55 estou na medida certa pra minha idade ? Vou crescer em média quantos este ano ?
    Agradeço desde já !

    • Prezado João Vitor,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta. Quanto ã sua altura e peso, o mais importante seria conhecer a evolução do seu crescimento e desenvolvimento e não só o valor de hoje. Se você consultar um médico, ele vai te pedir um histórico do seu peso e altura para poder ter responder.

    • Prezada Das Dores,
      A altura do seu filho depende não só da dos pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  103. Ola, eu tenho 2.03 e minha mulher tem 1.78. O nosso filho Pedro tem 16 e 2.10 metros de altura. Ele vai parar de crescer? Estamos a ficar preocupados….

  104. A media da altura maxima de um homem é alcança con quantos anos? Entre 16 e 18? Tenho 15 anos e 1,76 de altura quabtros mais ou menos vou ter de altura? Vou alcaça miinha altura maxima entre 16 e 18 anos?

    • Prezado Felipe,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Jefferson,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  105. Ola doutor fiz 14 anos agora em março, e tenho 1.64 de altura. sera que eu ainda vou crescer muito? quanto o sr acha que vou ter quando tiver 18 anos ? Meu pai tem 1.73 e minha mae 1.58

    • Prezada Aiane,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  106. Boa noite!! Se a mãe tiver 1,54 e o pai 1,65 tem como o filho crescer mais que eles? Meu filho tem 5 anos, ele tem 1,19.. Acha que ele vai ficar com uma altura boa??

    • Prezada Vanessa,
      A altura do seu filho vai depender da sua e do seu marido. Além disso, a alimentação, sono e atividade física serão importantes também. Ainda é cedo para se estimar a altura do seu filho. E, talvez, você pudesse valorizar as coisas que dependerão dele, como o conhecimento, interesse pelo mundo e pessoas, educação, cidadania etc. A altura não é algo que ele ou vocês possam fazer muito para influir. Já essas outras coisas que citei, sim. Sucesso!

  107. Olá Dr Roberto! Minha filha tem 12 anos e esta com 1,50cm. Os colegas de classe dela do 7º ano são maiores do que ela, só 1 ou 2 são menores. Eu tenho 1,67 cm minha esposa tem 1,54 cm. Levando em conta que minha filha puxou muito minha irma que tem 1,75 cm. Elas tem muita coisa em comum nas constituições fisicas. Meus tios são todos altos, meu pai tem 1,75cm e minha mãe tem 1,63 cm. Minha filha puxou muito minha familia, sera que ela pode ficar alta? Sei que esse negócio de altura não tem só a haver com os pais, já que meu amigo Bruno tem 1,83 sendo que os pais dele tem 1,65 e 1,59.
    Meus tios tem tudo, 1.99, 1.95, 1.98. Sera que minha filha pode ficar alta tipo, 1,70 cm?
    Se for de genetica familiar, minha filha com certeza puxou 70% minha familia. Obrigado por tudo.

    • Prezado Leo,
      A altura da sua filha vai depender da dos pais (herança genética das famílias). Além disso, a alimentação, sono e atividade física serão importantes também. Se quiser estimar a altura aproximada que atingirá, sugiro uma consulta com um endócrino pediatra. Esta, talvez peça um Raios X do punho e, junto com o exame físico, poderá fazer uma estimativa mais precisa da altura final da sua filha.Talvez, você pudesse valorizar as coisas que dependerão mais dela, como o conhecimento, interesse pelo mundo e pessoas, educação, cidadania etc. A altura não é algo que ela ou vocês possam fazer muito para influir. Já essas outras coisas que citei, sim. Sucesso!

      • Dr.Cooper, vou fazer 14 anos e tenho 1,60 de altura,o senhor acha que vou crescer pelo menos 1,78m.
        Ps: Meu pai tem 1,70 minha mãe tem 1.47m.
        Grato pela atenção!

      • Prezado Felipe,
        Sua altura vai depender da altura dos seus pais, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento você se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezado Rafael,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Leonardo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezada Gabriela,
      Uma menina que aos 10 anos de idade está com 1,60 de altura, representa menos do que 3% das crianças da mesma idade. Isso não quer dizer que seja normal ou não. Para responder à sua dúvida, o ideal é que converse com o seu pediatra porque o blog não substitui uma consulta.

  108. Olá, tenho 13 anos e 1,70 de altura, meu pai tem 1,71 e minha mãe tem 1,69, todos os dias fico me medindo pra ver se eu cresci, tenho um sonho de ser goleiro de futebol de campo, mas minha altura é muito baixa, acredito que eu não vou mais crescer, mas nunca desisto, queria saber se ainda vou crescer, quero muito ser goleiro de campo, você poderia me dizer se ainda tenho chance?

    • Prezado Guilherme,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Guilherme,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  109. OK, muito obrigado doutor, minha alimentação sempre foi boa,como muitas verduras e frutas como:alface,vagem,repolho etc… e frutas:banana, maçã,laranja etc…E minha atividade física se baseia-se em futebol, handebol e futsal, treino segunda, quarta e sexta 3 horas por dia, e meu sono sempre é de 9 horas.
    Se algo estiver errado das minhas atividade de esporte e sono, e da minha alimentação me avise.

    • Prezado Daniel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  110. Dr. Cooper, boa tarde.
    Tenho 1,93 m e minha esposa 1,73 m. Temos 2 filhos, meninos, de 5 e 3 anos. Meu filho de 5 anos é pequeno, está logo abaixo do percentil 50% da curva de crescimento. Segundo o pediatra, terá algo como 1,74 m quando for adulto. Já o meu outro filho, o de 3 anos, este é grandão, já está quase do tamanho do irmão!
    Fico, pois, intrigado com a estatura do meu filho mais velho. Além de ter pais altos, ele dorme e come super bem, teve um parto ótimo (parto normal, no tempo certo), nunca fica doente, joga futebol, tênis, faz natação. Enfim, é uma criança totalmente saudável.
    É realmente possível que ele chegue na fase adulta com 1,74 m? Ou essas curvas de crescimento, no final das contas, não são tão confiáveis assim, de tal modo que ele ainda pode dar uma esticadona mais pra frente?
    Obrigado
    Ivan

    • Prezado Ivan,
      Acho cedo para previsões. No momento, o que estão fazendo me parece que é o ideal. Boa alimentação, sono e atividades físicas. Quando seus filhos estiverem com 7-8 anos de idade, caso você persista com dúvidas, sugiro que consulte um endocrino pediatra para lhe orientar. Talvez peça um RX do punho ou só acompanhe. Mas, por enquanto, relaxe e considere qualquer previsão como uma estimativa com um desvio (para mais ou menos) muito grande.

  111. Meu filho tem 14 anos e 1 e 66 eu tenho 155 e o pai dele 1 e 70,ele vai ser alto ? Me de uma estimativa do minimo e do masimo de sua altura futuramente.obgd

    • Prezada Carla,
      A altura do seu filho depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta. No post que você leu, eu coloquei uma fórmula. A questão é que esta fórmula não é precisa, podendo variar de forma significativa.

  112. ola meu nome é Marcela, tenho uma filha de 11anos e sua e de uns 3 anos pra ca ela vem crescendo muito,eu e meu marido tema 1,58 e ela ja passou nos dois,também venho percebendo que ela tem muita dificuldade na concentração em ficar quieta ,ela tbm tem começou a gordar desde qdo tinha 5anos de la pra ca foi como uma monta russa em gorda e emagrece ,mas a estatura dela me deixa muito preocupada ,e tbm por causa depiadas na escola desde ja meu muito obrigado.

  113. Dr eu tenho 15 anos..fiz esses dias.tenho 1.66 de altura minha mae é baixa e meu pai é auto minha mae tem 1.55 e meu pai 1.80 sera que eu chego a 1.85? o senhor pode me aconselhar a fazer alguma coisa para creser?

    • Prezado John,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  114. Olá , meu nome é suelen , tenho uma filha que completa 10 anos no mês de junho e a altura dela é de 1,60, estou muito preocupada pq ela ja estar quase do meu tamanho que tenho 1,67 e as pessoas falam q ela é muito grande para a idade dela , e ela não gosta muito. o pai dela tem a altura de 1,93 e a avó dela parte de pai é bastante alta, acho q o mesmo tamanho que o pai dela. o pediatra dela falou q ate aos 14 anos ela ia crescer muito mas o q estar me deixando preocupada.

    • Prezada Suelen,
      Se o crescimento e desenvolvimento da sua filha está ocorrendo de forma habitual não há o que ser feito com relação à altura que terá, como adulto. Mas, se suspeita que há algo de atípico no seu crescimento, somente uma consulta com o pediatra ou um endócrino pediatra poderá lhe orientar e tranquilizar.

  115. Dr. Roberto, boa tarde.
    meu filho tem 16 anos e 1,65cm de altura. Está dentro da normalidade? Ele ainda pode crescer? Tenho 1,56 e meu marido 1,69/1,70cm de altura. Com relação ao raio X da mão, como sei se ele ainda está em fase de crescimento?
    Muito obrigada.

    • Prezada Margareth,
      Em tese, um jovem de 16 anos, ainda poderia crescer. O conceito de normalidade não é de um certa altura para uma certa idade, mas, de uma curva de crescimento e desenvolvimento que seja a da pessoa. Existem adultos normais, com estaturas muito diferentes entre si. O raios X do punho mostra a idade óssea da pessoa. Se a idade óssea é menor do que a idade cronológica, é um dos sinais de que ainda há espaço para crescimento. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que leve seu filho a um endócrino pediatra para que este lhe oriente.

  116. Dr..Meu filho vai competar 11 anos e está com 1,73 de altura, sempre foi o mais alto da turma mas agora está quase o dobro dos amiguinhos, rsrsr. Tenho 1,69 e meu marido 1,85, nossos pais e irmãos tem altura média/baixa, mas os meus tios e primos tem entre 1,90 e 2,00m de altura. Não acho ruim, mas várias pessoas me perguntam se ja falei com o médico sobre isso…Eu menstruei com 11 anos e o pai dele disse que parou de crescer bem cedo, perto dos 13 ou 14, assim como eu. Será que ele poderá passar de 1,90? Ele já tem pelos pubicos, mas na axila e rosto ainda não.

    • Prezada Maria,
      Se o crescimento e desenvolvimento do seu filho está ocorrendo de forma habitual não há o que ser feito com relação à altura que terá, como adulto. Mas, se suspeita que há algo de atípico no seu crescimento, somente uma consulta com o pediatra ou um endócrino pediatra poderá lhe orientar e tranquilizar.

    • Prezada Samantha,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  117. Ola Dr, eu passei nesse site por curiosidade, eu li as suas resposta e eu fiquei curioso.
    Eu tenho 16 anos, nesse ano eu faço 17, eu tenho 1,76 de altura, minha Mãe tem 1,70, meu Pai tem 1,73 e meu irmão de 23 anos tem 1,75, os meus tios de parte de pai são altos inclusive meu avo. eu quero chegar a 1,90 de altura eu to loco pra ser alto você poderia me falar se eu vou continua a crescer ou o que eu posso fazer pra ser alto

    • Prezado Joon,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado Gustavo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  118. Dr tenho 173 tenho 15 anos creci 3 cm com 14 anos fui no pediatra pediu ixame de sangue e disse que esta tudo bem comigo mas acho estrenho creçer o poco ano passado vc acha se o raio x no punpunho pode saber se estou com problemas de crescimento

    • Prezado Felipe,
      O raios X de punho é um exame que o médico pode pedir para avaliar a idade óssea de uma pessoa. Quando a idade óssea é menor do que a idade cronológica, em princípio, há um potencial para crescimento. Para saber se uma pessoa tem algum problema de crescimento, o ideal é uma consulta médica onde o médico vai decidir se é preciso algum exame ou ouvir um especialista.

  119. Boa tarde Dr. Roberto,

    Minha filha tem 12 anos e 8 meses , e mede 146,5cm ( medição feita em maio ).Ela menstruou ano passado ( outubro) com a altura de 143cm. O endocrinologista que acompanha receitou um remédio para o bloqueio da menstruação, porém em 8 meses ela só cresceu 3,5 cm. Ele falou caso ela não melhore a velocidade de crescimento, teríamos que associar ao tratamento o Hormônio de crescimento . Só que é muito caro e eu não teria como arcar com esse custo… A altura alvo dela é de 157,5 . Eu meço 157cm é meu marido 171 cm.
    Será que apenas com o bloqueio da menstruação ela vai conseguir ganhar mais alguns centímetros? A média de crescimento após a menstruação é de até 7cm. Essa média de crescimento seria após a interrupção do bloqueio? Acho difícil ela alcançar a altura alvo…. O último raio x da IO ( feito em abril ) , ela está com 13 anos.
    Atenciosamente Daniela

    • Prezada Daniela,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Percebo que sua filha está recebendo acompanhamento de endócrino pediatra que está propondo uma abordagem por etapas. Se você está em dúvida quanto aos próximos passos, sugiro que discuta francamente com o endocrinologista e/ou procure uma segunda opinião de outro especialista (antes de iniciar tratamento com Hormônio do Crescimento).

    • Prezado Lucas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

  120. Ola Dr. tive probrema de puberdade tardia a minha so comecou aos 16 anoz. Fiz tratamento com testosterona tomei por quase um ano dua injecoes pos mes com orientacao medica, porem me considero baixo tenho 1.74 m tenho 20 anos. Li que o uso desse tipo de hormonio na adolelencia fecha prematuramente o ciclo de crescimento. Isso e regra ou nem sempre ocorre? Obrigado

    • A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Para estimar sua altura, seria necessário consultar um endócrino pediatra que, muito provavelmente, lhe pediria alguns exames, como um raios X do punho, para poder responder à sua pergunta.

    • Prezado,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  121. ola dr meu marido tem 1,80 e eu 1,64 meu filho tem 13 anos e tem 1,73 ele deve ficar com mais o menos quanto ? pois tenho medo dele ficar baixo e ele tambem quer ficar alto , obrugado

    • Prezada Fabiana,
      A fórumula que coloquei no post dá uma ideia aproximada da altura do seu filho. No entanto, a variação é muito grande. A altura dele vai depender da fase do crescimento em que se encontra, da alimentação, sono e atividade física. Se deseja uma resposta mais precisa, sugiro que consulte um endocrinologista. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar, sem conhecer seu filho. Espero que entenda esta limitação da internet.

  122. tenho quase 14 anos e tenho 1,66 de altura 😦 , a conta que fiz mesmo não sendo exata (como dito acima) deu o resultado de 1,67. Queria saber se provavelmente vou ficar dessa altura ou tem maior possibilidade de eu ainda crescer muito?? tenho medo de ficar muito alta, acho que essa altura já esta ótima.

    • Prezada Amanda,
      Somente um médico, analisando a fase do seu desenvolvimento e, talvez, pedindo um raios X para saber a sua idade óssea, poderá lhe responder, com segurança, à pergunta que me fez. Por outro lado, se você é saudável, mesmo supondo que poderá crescer mais, não há nada a ser feito, com relação à sua altura final.

    • Prezado Henrique,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  123. Dr tenho 15 anos tenho 172 pela parte de manhã e pela parte da tarde 171 e a noite 170 é normal diminuir de altura comforme o dia e se diminuir mais de 2cm no dia é normal se isso ja acontece ja parei de creçer mesmo tendo 15 anos ?

    • Prezado Felipe,
      No final do dia, nossos discos intervertebrais (entre as vértebras da coluna) estão mais desidratados e achatados. Isso pode explicar a diferença das medidas. Outro motivo é que a precisão da medida pode não ser absoluta. Quanto à sua pergunta sobre ter parado de crescer ou não, a sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder.

  124. Ola, tenho 13 anos vou fazer 14 e tenho 1,70 já , minha mae tem 1,60 meu pai 1,85 , como faço pra parar de crescer ? Ou vou crescer mais ? Por favor me ajude ! Grata

    • Prezada Alicie,
      Somente um médico, analisando a fase do seu desenvolvimento e, talvez, pedindo um raios X para saber a sua idade óssea, poderá lhe responder, com segurança, à pergunta que me fez. Por outro lado, se você é saudável, mesmo supondo que poderá crescer mais, não há nada a ser feito, com relação à sua altura final.

  125. Minha filha fez 2 anos hoje, e ela tem 92 cm eu tenho 183cm e a mãe dela tem 172cm, qual a propensão de altura dela? Está normal?

    • Prezado Nelson,
      No post eu coloquei uma fórmula que utiliza a altura dos pais como uma estimativa para a altura dos filhos. No entanto esta fórmula tem um grau de variabilidade muito grande. Sugiro que relaxe com este assunto, até que sua filha tenha 7 ou 8 anos. Se, neste momento, tiver dúvidas ou preocupações quanto à altura que terá, consulte um endócrino pediatra. Quanto à pergunta se a altura da sua filha é normal, somente o pediatra poderá lhe responder, analisando a sua curva de crescimento. Uma menina de 2 anos com 92cm de comprimento se encontra acima da média das meninas da sua idade.

  126. Eu tenho 13 anos (faço 14 em outubro) e estou com 1,73 de altura.Meu pai tem 1,75 e minha mãe 1,65.Faço dança 6 vezes por semana e gostaria de saber qual seria minha altura aproximadamente quando eu for adulta?

    • Prezada Laíza,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  127. Dr Roberto tenho 16 anos vou fazer 17,em setembro,peso 53 quilo,tem 1,74 de altura,minha mãe tem 1,62,meu pai eu não conheço,minha mãe disse que ele tem 1,73 quanto será que eu vou ainda crescer?

    • Prezado Rafael,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  128. Tenho 18 anos 1.83 de altura e minha idade ossea e de 15 anos (fui no medico e ele me disse com o resultado do raiox) sera que cresco 5cm?

    • Prezado Renato,
      O médico que lhe examinou é a melhor pessoa para responder à sua pergunta porque, além do raios x, ele pode constatar o seu estágio de desenvolvimento. Sugiro que pergunte a ele para obter uma resposta mais confiável.

    • Prezado Matheus,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  129. Tenho 15 anos e tenho 1,60, meu pai tem 1,74 e minha mãe 1,55. Minha alimentação é mais ou menos como bastante doce e salgado, desde pequeno pratico esporte aos 12 anos eu tinha 1,54 meio que dos 12 aos 15 eu cresci pouco gostaria de saber se eu continuarei com o mesmo tamanho?

    • Prezado Luciano,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

    • Prezada Bruna,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  130. Olá tenho 15 anos vou fazer 16 daqui a pouco tenho 1,73 de altura queria muito chegar a 1,83 até aos 18 gostaria de saber se isso é possível minha mãe tem 1,68 e meu pai 1,73 comecei a fazer natação já faz 1 mês falaram que ajudaria a desenvolver meu corpo

    • Prezado Leonardo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta. De fato, independente de crescer ou não, a natação só lhe fará bem.

    • Prezada Linda,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  131. Olá Dr.
    Tenho 13 anos,1,84 de altura e calço 46,minha altura é normal para minha idade ? Eu ainda vou crescer ?
    Obrigado pela atenção

    • Prezado Luis Eduardo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder responder à sua pergunta.

  132. Dr. Me dê sua opinião por favir;
    Meu filho tem 11 anos e 1,81de altura.
    Sempre fez exames e é saudável. Os últimos endócrinos viraram ele do avesso, ressonância, GH, cariótipo, enfim tudo que se possa pedir e está normal! Sem doença. A idade óssea deu 13 anos. O último endócrino sugeriu aplicações de pequenas doses de testosterona para não crescer muito mais que isso. Estou insegura. O que o senhor pode me dizer sobre isso?
    Muito obrigada!
    Um abraço
    Juliana

  133. Oi estou preocupada com meu crescimento pois acho que não é ideal para minha idade cresce só um centímetro o ano passado de 2014…..tenho 1,50 de altura quero crescer no mínimo 10centímetros …

    • Prezada Camila,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como você já está em acompanhamento com um endocrinologista, ele é a melhor pessoa poder lhe orientar com relação a seu desejo de crescer, no mínimo, 10 cm.

    • Prezada Sara,
      Comparando com as meninas da sua idade, somente 3% serão mais altas do que você. Para responder se é normal para a sua idade, seria necessário conhecer a sua curva de crescimento e desenvolvimento. Quem poderá lhe responder se é normal seria o seu pediatra.

    • Prezado Emanuel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e poderá lhe responder com mais segurança e precisão.

  134. Olá, Dr. Tenho 15 anos e 1.76 de altura, eu gostaria de crescer até os 1.90. É possível eu chegar a essa altura? Pois dizem que o crescimento é mais lento em relação aos anos passados. Meu pai tem 1.96 e minha mãe 1.65 e eu não cheguei a ter o estirão de crescimento que todos falam, fui crescendo em média 5cm/ano.

    • Prezado Neto,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

    • Prezada Bruna,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-la, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

  135. Oi Dr. Roberto, tenho 1.58 de altura e 13 anos. Sou mais alta que quase todo mundo da minha familia, meus pais tem 1.61. Apesar disso meu avô tinha 1.80, gostaria de saber se eu vou ser alta ,queria muito mesmo ter 1.75,tem como ter uma ideia se consigo chegar la?

    • Prezada Carolina,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-la, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

    • Prezado Eliano,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

    • Prezado Filipe,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

    • Prezada Clarice,
      A altura da sua filha depende não só da de vocês pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-la, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

    • Prezada Larissa,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-la, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.

  136. DR. Roberto todas as pessoas que perguntam com quantos cm de altura vão ficar o S.R fala para eles irem ao médico , mas eu quero saber + ou – que eu vou ficar de altura.Não pesa para eu ir ao médico simplesmente fale a medida não tão exata que eu vou ficar . Acabei de fazer 15 anos tenho 1,71 de altura.Minha mãe tem 1,65 de altura meu pai 1,64.O avô do meu pai era alto e meu avô por parte de mãe tem 1,75 . Posso puxar a carga genética dos meus avós ? Quanto que vou ficar de altura por favor fale e não pessa pra eu ir ao médico so to perguntando a estratura que vou ficar ?

    • Prezado Ernandes,
      Você me faz uma pergunta que tem muitas variáveis. Eu não vou ser irresponsável de responder pela internet. Sou médico, assino um blog médico e, por isso, tenho um compromisso moral e ético de não dar opiniões que não sejam fundamentadas. Além disso, o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Apenas para exemplificar o que estou dizendo, se a sua idade óssea for igual ou maior do que a sua idade cronológica, seu potencial de crescimento será baixo. Se for menor, poderá crescer mais. O exame clínico também vai revelar em que estágio do crescimento você está. Portanto, não posso lhe responder, por vários motivos. A fórmula que utiliza a altura dos pais, está no post. Mas, é uma aproximação muito grosseira com uma variabilidade grande.

    • Prezado Gabriel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Este, após examiná-lo, poderá pedir algum exame, como um raios X do punho e para lhe responder com mais segurança e precisão.Mas, convenhamos, você já atingiu uma altura acima da média, tendo pais que não são tão altos assim.

  137. Olá. Atualmente tenho 19 anos e 1,43. Quando criança tive infecção urinária aos seis meses de vida que, segundo os médicos, retardou meu crescimento. Nunca fui uma criança que conseguia dormir e tenho dificuldades até hoje, incluindo a alimentação. Minha menarca foi com 11 anos. Eu já fiz exames e a endocrinologista, na época, disse que eu não poderia tomar hormônio, pois o meu era normal e poderia causar alguma anormalidade. E ano passado um médico disse que eu poderia crescer mais alguns centímetros. Há alguma chance de eu chegar à 1,60 ou 1,70?

    • Prezada Ivana,
      Somente um endocrinologista poderá, após lhe examinar e, eventualmente, solicitar alguns exames, lhe responder. Não se deixe iludir por propostas “mágicas” de crescimento. Consulte um médico experiente e com excelente reputação.

  138. Tenho 13 anos e 1,65 de altura, meu pai tem 1,72m e minha mae 1,63m, em dezembro do ano passado fiz um raio x da mao e a idade ossea era de 14 anos e no exame de sangue o nivel de testosterona era de 800 nonogramas, sera que chego a ter entre 175-180?

    • Prezado André,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra. Pelo que relata, já fez alguns exames que devem ter sido pedidos por um médico. Sugiro que pergunte a este médico qual a expectativa de crescimento que você pode ter.

    • Prezado Matheus,
      Em geral, o crescimento vai até 18/19 anos. Mas, como disse antes, o blog não substitui uma consulta e somente um endócrino pediatra poderá ser mais preciso na resposta do quanto você ainda pode crescer.

  139. Dr. tenho 14 anos e 1,60 de altura, minha mae 1,55 e meu pai 1,75 gostaria de saber se ainda tenho chance de crescer pois do ano passado pra ca só cresci meio centimetro, nao me incomoda de ser baixa so gostaria de saber se vou crescer mais

    • Prezada Eliana,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para poder obter uma resposta mais precisa e segura.

  140. Olá Dr. Roberto, tenho 15 anos e tenho em torno de 1,59 m, minha mãe tem mais ou menos 1,50 e meu pai 1,60, tem uma média de qnto eu vou medir? Me acho muito baixo pra minha idade, sou um dos mais baixos da minha sala, o que eu faço para crescer mais? Agradeço desde já!

    • Prezado Lucas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  141. D.r tenho 14 anos e a ultima vez que vi minha altura foi esse ano eu tava com 1:67 eu sou a menina mais alta da minha escola sera que vou crescer mais?

    • Prezada Adriane,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  142. Meu filho fez 13 anos dia 14/06/2015 tem 1,32 m levo constantemente a Endocrino que diz ser normal tem tireoide controlada, mas é muito baixinho e isto lhe deixa mal.
    Ela não indica tomar hormônio de crescimento o que faço?

    • Prezado Ricardo,
      Se o endócrino não indicou, é porque não deve ter indicação. Se está em dúvida, procure uma segunda opinião, tendo o cuidado de evitar charlatães. Se for ouvir uma segunda opinião, procure um endócrino conceituado, com boa formação acadêmica etc.

    • Prezado Matheus,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

    • Prezado Lucas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  143. Meu filho tem 4 anos e 6 meses e tem 1.19 de altura e 30 kg ele pode ter a dor do crescimento ? Ou por ser genético ele nao corre esse risco? O pai tem 1.91 altura e eu tenho 1.71
    obrigada

    • Prezado João,
      Se você é um jovem saudável não há motivo algum para interromper seu crescimento. A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para que lhe respondam com mais precisão e segurança.

    • Prezado Felipe,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  144. Tenho 14 anos (fiz esse ano) e 1,55 ,sou menina e menstruei com 12 anos. Minha mãe tem 1,58 e meu pai 1,75. Que altura terei em média? Devo passar de 1,60? O que devo fazer para isso? A profissão que escolhi seguir no futuro exige no mínimo 1,60 para mulheres e estou preocupada…

    • Prezada Vanessa,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  145. Olá boa noite!! Minha filha fez 13 anos agora em junho e já menstruo com 12 anos, ela está com 1,58 de altura. Gostaria de saber qntos centímetros ela ainda pode crescer até os seus 16 anos? Tenho medo dela parar de crescer Pq percebi q ela deu uma desacelerado no crescimento. Tenho 1,62 eo pai 1,70. Obrigada!!

    • Prezada Ana,
      A altura da sua filhadepende não só da seua e do pai dela,como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  146. Olá Dr Eu tenho 1,55,meu esposo 1,72 e minha filha pesou e mediu em março desse ano e estava com 9 anos e 11 meses e o se exame idade óssea de de 8 anos e 11 meses os seus outros exames deram todos normais,ela é a baixinha da sala.Sabe me dizer de quanto será aproximadamente a sua altura?Obrigada!

    • Prezada Flavia,
      Como o blog não substitui uma consulta e, pelo que relata, já estiveram com um endócrino pediatra, sugiro que perguntem a este colega. Por ter examinado sua filha, avaliado o seu desenvolvimento, além dos exames, é a pessoa mais indicada para lhe responder com mais precisão.

  147. Dr, sou muito preocupado com a altura que vou ficar, pesquisei em vários sites de como calcula a minha altura no futuro. Me preocupo, pois meus pais não são altos, meu pai tem 1,68, minha mãe tem 1,45 e eu tenho 1,68, tenho 13 anos, vou ficar com qual altura mais ou menos, obrigado pela atenção!

    • Prezado Adalberto,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe responder com mais precisão e segurança.

  148. Olá,Dr meu nome é Mauricio tenho 15anos e 1,52cm de altura será que Sr pode mim recomenda algum remedio,
    Ea alimentação que tipo de alimentos devemos comer para ajuda no crescimento.uma pergunta eu nunca ter sido amamentado pode ter prejudicado na minha baixa estatura.
    E existe o tratamento pelo SUS ,se existe qual o procedimento para ser atendido.obrigado

    • Prezado Maurício,
      O fato de você não ter sido amamentado não deve interferir na sua estatura. Como o blog não substitui uma consulta sugiro que procure um posto de saúde ou clínica da família, SUS, para que seja encaminhado para um ambulatório especializado (endocrinologia), se estiver indicado.

  149. Então Dr. Minha mãe tem 1,54 meu pai 1,67. Eu tenho 18 anos e tenho altura de 1,57 … Não prático esporte o único esporte que gosto e skate mais no momento não to andando mais… Dr você pode me ajudar? Pois todos amigos meus tem 1,63 1,65 e eu não sei o que fazer me ajuda DR?

    • Prezado Gabriel,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

  150. Dr Roberto eu tenho 14 anos,tenho 1.67 de altura.Eu jogo basquete e disputo o campeonato paulista mas sou um dos menores do meu time.Minha mae mede 1.50 e meu pai 1.72.Teria como saber qual vai ser minha altura final?

    • Prezado Vinicius,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Pedro,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Mateus,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra ou um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Magno,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

  151. Tenho 12 anos e estou com 1.70.Minha mãe é bem baixa e meu pai tem 1.74. Já Fiz o raio x do punho,e minha pediatra disse que eu posso crescer até 1.82,isso é normal ?
    Obs: Meu pai tem 7 irmãos,ele é o mais alto de todos,a alguma interferência.

    • Prezado Bernardo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Jonathas,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

  152. Dr.minha filha tem 14 anos, 1.70 de altura e teve sua primeira menarca aos 13. Será que ela cresce mais ? Ela está fora do padrão?(Meu maridotem 1.90 e eu 1.60) .
    Ela não gosta de ter essa altura, tenho que me preocupar com a altura dela?

    • Prezada Antônia,
      Se a sua filha é saudável, não há motivo para preocupação. Se há alguma preocupação com relação ao tamanho dela estar associado a alguma doença, sugiro que faça uma consulta com um endócrino pediatra para lhe orientar. O blog não substitui uma consulta.

    • Prezada Sabrina,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Pedro,
      Não são a mesma especialidade. Pediatra é um especialista em crianças e adolescentes. O endocrinologista é um especialista em glândulas e hormônios. O pediatra conhece muito sobre crescimento, mas, o endocrinologista é o profissional mais especializado neste assunto.

    • Prezado Vinicius,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.Não há alimento específico para o crescimento, mas, uma alimentação saudável, composta de legumes, verduras, frutas, proteínas e carboidratos.

    • Prezado Thiago,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com um endócrino pediatra, para lhe orientar com mais precisão e segurança.

    • Prezado Rafael,
      A principal causa é genética. Apesar de primos, os gens de vocês não são idênticos. Outra questão é a fase do desenvolvimento em que estão. Você pode estar mais baixo hoje porque ainda não iniciou um estirão que seus primos já podem ter iniciado. Como o blog não substitui uma consulta, se você tiver duvidas, sugiro que peça a seus pais para marcarem uma consulta com um endócrino pediatra.

  153. Doutor eu queria saber algumas coisa : o meu filho tem 14 anos vai fazer 15 agora em outubro e eu queria saber se isso é normal , ele esta com 1.65 de altura , entre os amigos ele é um dos mais baixos , eu tenho 1.60 e o pai tem 1.70 , eu queria q o senhor me dissesse se ele vai crescer mais , se ele pode ter ainda o famoso “estirão” , queria q o senhor me dissesse a partir dessas informações q eu lhe dei se ele vai ser alto , não me diga que é para ir a um médico para tirar essas duvidas , queria que o senhor me dissesse , desde já obrigado!!!

    • Prezada Carla,
      Não posso dizer se a altura do seu filho é normal ou não. Teria que conhecer a sua curva de crescimento e desenvolvimento, examina-lo para ver a fase do desenvolvimento em que se encontra e, eventualmente, pedir um raios X do punho para ver a idade óssea. Dizer, pela internet se uma determinada situação é normal ou não, além de irresponsável, é proibido pelo Conselho Federal de Medicina. A altura de 1,65m pode ser perfeitamente normal em função dos dados que descrevi acima. Seria um menino no percentil 5, representando que é mais baixo do que a maioria dos meninos da sua idade, mas, nem por isso, deixaria de ser normal. A altura dos pais seria um dos fatores a serem considerados.

  154. Dr. Eu queria saber, se eu vou ser, alta. Meu pai tem um metro 1.75cm e eu e minha mãe, temos a mesma altura 1.60 e eu tenho 12 anos. E entam

    • Prezada Débora,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezada Grasiele,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezado Brendo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezado Gabriel,
      A altura do seu filho depende das altura da altura da mãe, da sua alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento ele se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezado Pablo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança.

    • Prezada Claudia,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança. Ao invés de se preocupar com a sua altura final, que é algo que não depende completamente de você, que tal pensar naquilo em que só dependem de você, como : sua saúde e bem estar (o que parece estar bem cuidado), sua curiosidade intelectual, vontade de aprender e se interessar pelas coisas, criar e manter amigos e se manter afetivo com as pessoas queridas. Isto fará de você uma pessoa diferenciada, independentemente da sua altura.

  155. Olá dr, tenho 15 anos e 8 meses, minha idade ossea é de 17 anos. Tenho na faixa 1,74-1,81 e gostaria da sua opinião pessoal. Eu puxei muito a meu pai em muitas características físicas, já tenho pomo de adão e uma voz bem grossa, mas poucos pelos no corpo(braços principalmente). Ele tem 1,96 de altura e minha mãe 1,65. Será que mesmo com a idade óssea avançada eu consigo passa-lo em altura?

    • Prezado Nik,
      Se você já fez uma avaliação da idade óssea, deve ter consultado um endócrino pediatra. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que retorne a este médico ou procure um endócrino pediatra para este possa, após examiná-lo, lhe responder com precisão e segurança.

    • Prezada Carolina,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança. Ao invés de se preocupar com a sua altura final, que é algo que não depende completamente de você, que tal pensar naquilo em que só dependem de você, como : sua saúde e bem estar (o que parece estar bem cuidado), sua curiosidade intelectual, vontade de aprender e se interessar pelas coisas, criar e manter amigos e se manter afetivo com as pessoas queridas. Isto fará de você uma pessoa diferenciada, independentemente da sua altura.

  156. Olá Dr. Tenho uma filha de 13 anos e 2 meses, a menarca dela foi as 12 anos e 2 meses… gostaria de saber se ela ainda tem potencial de crescimento, atualmente ela tem 1,66. Eu tenho 1,68 e o pai dela 1,77.

    • Prezada Kercia,
      A altura da seu filha depende da sua altura e da altura do pai, da alimentação, atividade física e qualidade do sono. Para responder à sua pergunta, seria necessário avaliar em que fase do desenvolvimento ele se encontra e, eventualmente, solicitar um raios X para se saber sua idade óssea. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que consulte um endócrino pediatra para que este lhe responda com mais precisão e segurança.

  157. Tenho 15 anos, 1,84m e peso 91kg. Sempre quis ser alto, meu “sonho” é ter entre 1,95m e 2,00m. Pratico esporte desde pequeno, fiz 7 anos de natação ( atualmente nado de vez em quando), já fiz futsal, e faço vôlei e basquete. Meu sono e alimentação não são tão bons, durmo 7h por dia. Meus pais e minha família não são tão altos, meu pai tem 1,78m e minha mãe tem 1,72m, os mais altos da minha família são meu tio paterno e meu primo materno, com 1,90m e 1,85m respectivamente. Tenho acompanhado meu crescimento durante alguns anos:
    6 anos- 1,30m
    13 anos- 1,75m
    14 anos – 1,80m
    15 anos- 1,84m
    Queria saber se é possível eu chegar a medir entre 1,95m à 2,00m?

    • Prezado André,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança. Ao invés de se preocupar com a sua altura final, que é algo que não depende completamente de você, que tal pensar naquilo em que só dependem de você, como : sua saúde e bem estar (o que parece estar bem cuidado), sua curiosidade intelectual, vontade de aprender e se interessar pelas coisas, criar e manter amigos e se manter afetivo com as pessoas queridas. Isto fará de você uma pessoa diferenciada, independentemente da sua altura.

  158. Doutor tenho 1,75 com 14 anos quero ser goleiro e eles falam que precisa ter no mínimo entre 1,80 e 1,83 de altura e os meus pais sao bem pequenos eu acho q o esporte me ajudou a crescer a bastante minha mãe mede 1,54 e o meu pai 1,60 sera q eu dou conta de crescer ate 1,80 ou 1,83 ou ate mais?

    • Prezado João Paulo,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança.

  159. Ola,eu tenho 13 anos e tenho 1metro e 63 centimetros, eu queria que voce me dissese se eu vou grande e eu quero ter 1 metro e 80 e minha mae tem 1 metro e 58 e meu pai tem 1 metro e 67 ,eu faço academia de segunda á sexta dutante uma hora e meia ,como frutos,legumes e faço alongamento e é isso ,por favor eu péço carinhosamente que me responda muito obrigado

    • Prezado Felipe,
      A sua altura depende não só da dos seus pais, como da sua alimentação, atividade física e sono. Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consulte com um endócrino pediatra, para este lhe responda com mais precisão e segurança. Ao invés de se preocupar com a sua altura final, que é algo que não depende completamente de você, que tal pensar naquilo em que só dependem de você, como : sua saúde e bem estar (o que parece estar bem cuidado), sua curiosidade intelectual, vontade de aprender e se interessar pelas coisas, criar e manter amigos e se manter afetivo com as pessoas queridas. Isto fará de você uma pessoa diferenciada, independentemente da sua altura.

  160. Obrigada dr.Roberto mas eu quero crescer mais pois sou central do time de volei esta posição exige altura e mesmo com 15 anos e 1,70 de altura me acho baixa posso atingir que altura ?

    • Prezada Cláudia,
      Para lhe responder seria necessário uma consulta para avaliar o seu estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir algum exame como um raios X de punho. Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para agendarem uma consulta com um endócrino pediatra.

  161. Prezada Cláudia,
    Para lhe responder seria necessário uma consulta para avaliar o seu estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir algum exame como um raios X de punho. Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para agendarem uma consulta com um endócrino pediatra.

    • Prezada Ana Luisa,
      Para lhe responder seria necessário uma consulta para avaliar o seu estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir algum exame como um raios X de punho. Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para agendarem uma consulta com um endócrino pediatra.

  162. Oi eu tenho 12 anos e 1.57 minha mae tem 154 e meu pai 1.64 e meu avô tinha 1.92 e eu gostava de saber. Minha futura altura pk gostava de ser alta mais o menos 1.72

    • Prezada ?,
      Para lhe responder seria necessário uma consulta para avaliar o seu estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir algum exame como um raios X de punho. Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para agendarem uma consulta com um endócrino pediatra.

  163. Olá doutor,tenho 14 anos e 1,70m de altura.Queria saber qual será meu tamanho aos 21 anos.Minha mãe tem 1,64 de altura,e meu pai tem 1,68.Mas eu não sigo uma receita diária,mas faço academia de segunda á sexta.Me responda,qual será meu tamanho ideal?

    • Prezado Geanderson,
      Para lhe responder seria necessário uma consulta para avaliar o seu estágio do desenvolvimento e, eventualmente, pedir algum exame como um raios X de punho. Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que peça aos seus pais para agendarem uma consulta com um endócrino pediatra.

  164. Dr. o que o senhor acha de um menino de 2 anos e meio com 86 cm e 12 kg. Pais com altura de 1,46 e 1,62. Está dentro do esperado? preciso procurar um endocrinologista? o que me preocupa um pouco é o que o sono dele é muito leve… na minha opinião ele dorme pouco; O que fazer? que tratamento buscar? também