NÃO É MELHOR FAZER UM RAIOS X?

 Doutor, minha filha está com  febre e tosse, há 4 dias! O médico faz algumas perguntas e passa raiosxpara o exame físico. Examina cuidadosamente a criança, tendo especial cuidado com a ausculta pulmonar (ouvir o pulmão). Terminado o exame, vira-se para a mãe e, supondo tranquilizá-la, diz: sua filha não está com pneumonia. Ao que a mãe responde: que bom, Doutor! Mas, não seria melhor fazer um raios X, só para ter certeza?

De fato, o estudo por imagem, como o raios X e a tomografia computadorizada podem ser uma ferramenta poderosa no diagnóstico e tratamento de doenças, em crianças. O que muitos pais não sabem é esses tipos de estudo por imagem utilizam radiação ionizante, e, por este motivo, foram classificados oficialmente, pela Organização Mundial da Saúde e pelo CDC de Atlanta (Centro de Controle de Doenças dos EUA), como carcinogênicos. Isto é, potencialmente podem produzir câncer. Dito de outra forma, as evidências científicas disponíveis hoje, demonstram que a dose de radiação em alguns tipos de exames radiológicos, podem ser suficientes para aumentar o risco de câncer.

As crianças expostas a raios X e tomografias computadorizadas possuem um risco maior de contrair câncer do que os adultos pelos seguintes motivos:

  • os órgãos e tecidos das crianças se encontram em crescimento e desenvolvimento, sendo mais sensíveis aos efeitos da radiação do que os tecidos de adultos.
  • o risco de câncer por radiação é cumulativo. Isto é, cada exposição a um raios X ou tomografia computadorizada contribui e se soma às demais exposições. Como a expectativa de vida das crianças é maior do que a dos adultos, ao longo da vida terão acumulado mais radiação do que estes.

Além disso, cada órgão tem uma sensibilidade particular e específica aos efeitos da radiação.

No entanto, quando os raios X e as tomografias são usados de forma apropriada, os benefícios superam, em muito, os riscos potenciais. Não se trata, de forma alguma, de não utilizarmos essas excelentes ferramentas de investigação. Se trata de evitarmos raios X e tomografias cujas indicações sejam questionáveis ou que não mudarão em nada a forma de tratar ou conduzir o caso. Como exemplos de exames questionáveis estão o diagnóstico de pneumonias e de sinusite. Na grande maioria dos casos, o diagnóstico dessas duas doenças é exclusivamente clínico, não requerendo estudo radiológico. Fazer um raios X , só para se ter certeza do diagnóstico é expor a criança a uma dose de radiação desnecessária. Pior, uma dose de radiação que, somada com outras que já tomou e ainda vai tomar ao longa da vida, aumentam o risco desta criança vir a ter um câncer.

Estou escrevendo este post para que os pais, informados sobre os riscos potenciais de exames radiológicos, passem a compreender porque o pediatra esclarecido é “econômico” nos seus pedidos de raios X e tomografias. O pediatra está sempre comparando o risco potencial com o benefício real associado ao exame.

Da próxima vez em que sentir vontade de perguntar : Doutor, não seria melhor fazer um raios X? pense nos riscos que essa exposição à radiação pode produzir para seu filho.

Se, apesar das minhas explicações, você não está convencido de que raios X e tomografias possam, de fato fazer mal, deixe-me fazer duas perguntas:

  1. Por que o técnico ou o radiologista que faz o exame sempre se esconde atrás da parede com chumbo, onde ficam os comandos?
  2. Por que obrigam os acompanhantes, técnicos e radiologistas que ficam ao lado do paciente a usar um grande avental de chumbo?

Por favor me enviem suas dúvidas e comentários. São sempre muito bem-vindos.

183 pensamentos sobre “NÃO É MELHOR FAZER UM RAIOS X?

    • Prezada Lia,
      Os estudos mostram que, nos anos 20 e 30, do século passado, a incidência de leucemia era maior entre os profissionais que lidam com Raios X. A partir dos anos 50, quando começaram a tomar precauções, esse aumento desapareceu. Hoje, em função dos cuidados implementados, a inicidência é comparável à da população em geral. Perceba que o profissional evita se expor, seja utilizando equipamento de proteção individual, seja ficando atrás dos comandos, protegido por uma parede de chumbo.

      • oi dr minha filha fez em 2 meses minha filha fez 9 raiox 6 dos pulmões e tres da coluna vai ter q fazer outro daqui a 15 dias isso tudo faz dois meses vai fazer muito mal fazer esse outro estou comedo.

      • Prezada Gerciane,
        Se são raios X com indicação médica precisa, não tem como evita-los. O post era no sentido de alertar os pais para não “pedirem” raios X, como se fosse algo inócuo. No caso da sua filha, converse com o médico lembrando a ele os raios X já feitos. Mas, se houver indicação, deve fazer.

    • Meu filho foi no hospital publico, teve um luxação no pé, foi tirar Rx. Só que o profissional tirou errado o pé foram farios Rx e naão protegeu as parte necessária do meu filho de 12anos como fica essa situação, qual o risco que ele está correndo.

      • Prezada Eliude,
        A exposição à radiação (inclusive raios solares) é cumulativa. Não foi esse episódio de RX que vai fazer diferença na vida do seu filho. O post era um alerta no sentido das mães saberem que pedir RX desnecessário (tossiu= RX) pode ser perigoso.

      • Eliude: NENHUM RISCO ! Sou médico radiologista e, considerando a história do seu filho, não há com o que se preocupar. Abraço !

      • Prezado Marcio,
        Não costumo publicar respostas dirigidas a outros leitores do blog porque o objetivo não é de um foro de debates. Mas, como a sua resposta tranquiliza, a publico. O que muitos pais precisam saber é que quando o exame radiológico está indicado, seus benefícios superam os riscos potenciais. O post que escrevi era mais para alertar os pais que costumam acreditar que qualquer resfriado ou tosse merece um raios X de tórax, quanto ao risco destes exames desnecessários.

      • Quem descobriu os raios-x foi o fisico Alemão Wilrelm Conrad Roentgen a senora Marie Curie descobriu o radio e o polonio

      • Prezado Anderson,
        Obrigado por sua precisão. De fato, a descoberta dos raios X é atribuída a Roentgen, ganhador do prêmio Nobel. Maria Curie descobriu os elementos radio e polônio e, por isso, recebeu o prêmio Nobel de química. No entanto, também recebeu do de física, por seus estudos a respeito a radioatividade.

  1. Minha filha de 4 anos já foi submetida a 4 exames de raio x, um da mão, um do abdomem, um da face e um dos pulmoes!! ela está correndo algum risco de saude??

    • Prezada Elaine,
      Quando bem indicados, os exames de Raios X apresentam benefícios que superam, em muito, os potenciais riscos. Com o meu post eu quis chamar a atenção para um aspecto pouco divulgado dos exames de Raios X. As pessoas costumam pedir aos médicos que solicitem radiografias para quase qualquer situação, como se fosse um exame sem nenhum tipo de potencial efeito colateral. Sua filha fez um número muito razoável de Raios X e não está correndo risco de saúde. O importante é não pedir radiografias sem necessidade, nem deixar de fazê-las, quando necessário.

  2. Olá Dr. Roberto, fui no hospital público com meu bebe de 1 ano e 3 meses com febre alta o médico me pediu para tirar um raio x dele, quando cheguei na sala de raio x tirarão 2 um do pulmão e outro do abdômen, como era troca de turno fui atendida por outro médico, esse me disse que foi desnecessário o raio x, até então não sabia dos riscos que trazem um raio x. Estou super preocupada com a saúde do meu bebe Dr., ele corre algum risco? Quando ele estava tirando o raio x eu estava acompanhado e nem me deram o colete de proteção. Posso tomar alguma atitude com ao hospital e a negligência médica?

    • Prezada Ana Paula,
      Seu bebê não corre nenhum risco imediato, pelo fato de ter feito dois exames de raios X. O importante é que, ao longa da sua vida, ele faça apenas os exames necessários. Se todos os pais ficarem conscientes de que raios X não são algo inócuo, passarão a pedir menos exames e até a perguntar aos médicos se, de fato, o exame é necessário.
      Quanto a não lhe terem oferecido um colete de proteção, apesar de uma exposição isolada não representar um risco, me parece que foi um descuido. Com relação ao hospital, sugiro que converse com a direção, chamando a atenção para o ocorrido. Com relação aos médicos, como um solicitou o exame e outro, diferente, julgou-o desnecessário, há uma subjetividade de avaliação clínica e qualquer um dos dois pode estar com a razão. Aliás, depois de ver o exame feito, fica mais fácil dizer que, talvez, não fosse necessário.

  3. Dr Roberto um jovem de 15 que fez tac abdominal e tem mais 2 3 raios x de pulmoes feitos, corre o risco serio de sofrer dessa radiação no futuro? Ou se tomar cuidado daí para a frente não corre riscos? O exame praticamente era desnecessário. Certamente essa pessoa vai sofrer dessa radiação?

    O organismo não se recuperar ?

    Por exemplo uma criança exposta a muita radiação é pouco improvavel que tenha uma vida longa?

    • Prezado Vitor,
      Radiação é algo presente nas nossas vidas, o tempo todo. A luz do sol é uma radiação e, por esse motivo, deveríamos usar filtro solar. Andar de avião nos expõe a mais radiação pela altitude. Os Raios X que eventualmente fazemos ao longo da vida, são outra forma de radiação. Quando os Raios X são necessários, seus benefícios ultrapassam os riscos. A questão é que o efeito de toda radiação é cumulativo. Isto é, cada exposição vai se somando às outras.
      Quanto à saúde futura de quem foi exposto à radiação, vai depender da quantidade e do próprio organismo. O post foi escrito com o intuito de chamar a atenção para algo que pode parecer “sem problema algum”. Mas, não é certo que uma pessoa exposta a vários Raios X na sua vida, venha, obrigatoriamente, a ter algum problema. É apenas um cuidado preventivo esse de não ficar “pedindo” para o médico fazer um Raios X. A imensa maioria das pessoas nunca vai ter problema algum por conta dos Raios X que realizou. Se eu fosse escolher algo para me preocupar, seria com a luz solar! Não temos o hábito de usarmos filtro solar, todos os dias e essa radiação é diária, a vida toda. Não é por acaso que aumentam o número de casos de câncer de pele. Portanto, esqueça os Raios X e passe a usar filtro solar, todos os dias.

  4. Mas uma vez que já foi feito. Imagine acidentalmente uma pessoa foi exposta a tal radiação, é Possível limpar o mal feito por essa radiação de maneira que não venha a ter problemas?
    por ex. uma criança cm tac feito, pode influenciar no tempo de vida.. e pode ter uma vida longa sem problemas derivados disso? É Sempre bom tar.mos informados porque alguem que perceba do assunto, para termos noçao disso, serve de informação para nós e nossos filhos.

    (Gosto do seu blog e da sua informação)
    Cumpts e muito Obrigado,
    Vitor

    • Vitor,
      Uma vez que a pessoa foi exposta à radiação, seja a da luz solar, seja a dos Raios X, não há como se “limpar” essa exposição. Por ser algo cumulativo que o câncer de pele só aparece, em geral, em adultos de uma certa idade. Mas, o que contribuiu para essa alteração na pele foi o acúmulo, ao longo dos anos, de exposição ao sol, sem proteção. Não se preocupe com os Raios X feitos. O post era uma alerta para que os pais, pensando que Raios X são inócuos, pressionassem os médicos a pedirem esse exame, sem uma real indicação. Quando há uma indicação, os benefícios ultrapassam, em muito, os potenciais riscos.
      Percebo que é uma pessoa preocupada com a saúde dos filhos. Nesse caso, sugiro que os ensine a usar filtro solar, todos os dias, não apenas quando vão para a praia ou piscina. O ideal é que, no futuro, as pessoas usem o filtro solar como uma rotina, semelhante ao ato de escovar os dentes. Se conseguimos ensinar nossos filhos a escovarem os dentes, deveríamos ser capazes de fazer o mesmo com o filtro solar.

  5. Boa tarde tive a ler e realmente gostei do seu artigo. Eu acho que hoje em dia muitos médicos não teem noção dos efeitos da radiação, nem ligam a isso. É só mandar fazer e pronto.
    Só gostava saber uma coisa Dr. qualquer 1 raio x pode causar cancer?
    Um único raio x ou um único tac poderia causar cancer no futuro? Consegue causar mutação celular? Ou para isso era necessário exames em excesso durante a vida toda?

    Só queria saber se 1 existe risco?

    Também gostava de lembrar que para eu entrar num concurso a um emprego na suiça tenho que fazer um TAC e estou bem de saúde, o que acha deveria falar e pedir para não fazer por causa da radiação? Ou não tem qualquer problema?

    • Prezado João,
      Um único raios X ou TC, não tem problema algum. Quando o exame está corretamente indicado, seus benefícios ultrapassam, em muito, os riscos. Resolvi escrever a respeito porque a radiação é algo que vai se acumulando ao longo da vida. Seja a luz solar ou viajar de avião, onde a exposição é maior do que na terra. Assim, evitar o que é evitável é bom. Usar protetor ou filtro solar e fazer todos os exames necessários, sem pedir um raios X por ” desencargo de consciência”. Acho que deveria fazer o exame que lhe pedem.

  6. Muito obrigado é porque estava na dúvida, porque estou muito bem de saúde apenas já fiz alguns raios x odontológicos e lombar e como tenho 18 anos, pensei que deveria conversar para evitar a radiação de um TAC.

    Já agora outra questão eu quando tinha 12 antes caí de bicicleta e bati com o pulso direito de uma maneira que deume dores e inchou, não liguei depois passou as dores, mas tenho um osso mais saído do pulso e quando toco guitarra e faço musculação ou dirijo às vezes sinto uma dorzita e estrala aquela parte do osso. Ainda há possibilidade de voltar a por no lugar certo. ou como já tem carne por cima é impossível voltar ao mesmo sítio?

    Gostava por isto no mesmo sítio, porque as vezes incomoda e gosto bastante de tocar e fazer ginásio

  7. Prezado Dr. Roberto, depois de ler sua materia referente ao raio x fiquei extremamente preocupada com possíveis danos que podem ocorrer com a exposição a esse tipo de exame, pois minha bebê de apenas 5 meses de vida fez 3 raios x em 12 horas, pois o exame do tórax que levei o pediatra do hospital não aceitou e solicitou outro no próprio hospital, então fizeram mais 2, um do tórax (frente) e o outro da lateral do tórax. Por favor me responda se minha bebê foi exposta demais e se o fato de serem 3 exames de raio x em menos de 1 dia potencializa os riscos. Antecipadamente grata.

    • Prezada Elizete,
      O exame de raios X é excelente e não deve ser abolido. Seus benefícios superam, em muito, os potenciais riscos. O post que escrevi era para alertar os pais quanto ao fato de que se trata de uma radiação e, como tal, não deve ser “abusada”. Como toda radiação, seu efeito vai acumulando. Portanto, mais importante do que quantos raios X foram feitos em um dia, é a soma de radiação que cada um de nós recebe, ao longo a vida. Viajar de avião também aumenta a exposição à radiação e nem por isso, vamos deixar de viajar! Mas, vamos ensinar nossos filhos a usarem protetor solar, todos os dias e vamos evitar “pedir” raios X, só para ver se está tudo bem. Quanto ao seu bebê, relaxe. Não foram esses exames que produzirão algum problema.

  8. Boa tarde Dr. Roberto eu compreendo essa situação, já aconteceu comigo e aos meus filhos, não é melhor um raio x?

    Por exemplo um indivíduo exposto a excesso de raios x e tomografias, imaginando que aquilo ialhe causar cancer, ele pode evitar o cancer através da alimentação e exercícios físicos ou nada pode fazer contra aquilo. Por exemplo um acidente na dose! É possível reparar os danos? Ou Nem por isso. Isso é só uma informação

    • Prezado Carlos,
      Radiação, de qualquer origem (luz solar, exames, viagens de avião etc), acumulam no nosso organismo. Por esse motivo, mais importante do que não fazer um determinado exame, é o cuidado com a quantidade total de exposição, ao longo da vida. Uma vez exposto, não hã como “apagar” essa exposição. Lembro apenas que, quando bem indicados, os benefícios dos exames radiológicos superam, em muito, os potenciais riscos.

  9. Olá Dr. gostei muito do seu post, obrigado pelo alerta, de fato hoje em dia muitos exames são desnecessários e também já coloquei essa questão a médicos. A partir de agora nunca mais o farei.

    O principal problema é as tomografias que emitem muita mais radiação certo? Porque a partida nosso organismo consegue recuperar ou reparar-se dos raios x estou certa de pequena quantidade? Como tudo em excesso ou grande quantidade causa danos irreparáveis aos organismo como fumar ou alcool ou sol ou tudo? Estou certa?

    A partir de que ano é que as tomografias começaram a utilizar baixas doses de radiação? Hoje em dia já há tomografos que utilizam menos de 1 msv isso é verdade?

    • Prezada Inês,
      Sugiro que não radicalize com relação a exames radiológicos. Quando bem indicados, seus benefícios superam, em muito, os potenciais efeitos indesejáveis. As tomografias emitem muito mais radiação do que um Raios X simples e o que importa é o acúmulo, ao longo da vida. Uma vez absorvida a radiação, esta não é mais eliminada. Existem tomógrafos que emitem menos radiação e um radiologista com experiência em fazer exames pediátricos pode utilizar técnicas com menos “cortes” na imagem, reduzindo a exposição à radiação.

    • Prezado Pedro,
      Como tudo ou quase tudo na vida, depende do tipo e intensidade da exposição. Raramente algo é bom ou ruim, de forma binária. A eletricidade é um exemplo. Pode ser usada para fins medicinais (eletroconvulsoterapia), reversão de quadros de arritmia cardíaca e pode matar uma pessoa. Vários medicamentos, nas doses prescritas fazem bem, com nenhum ou poucos efeitos colaterais. Em doses mais elevadas, podem ser letais.

    • Pedro,
      Não sei se entendi a sua pergunta. Caso se refira ao avental utilizado ou ao chumbo nas paredes das salas onde exista radiação ionizante, a função é “blindar” o que está do outro lado do chumbo porque a radiação não passa por esse elemento.

  10. Meu nome é Carol,estou te mandando esse email para tirar uma dúvida que vem me preocupando com minha filha de 2 anos.
    Quando eu estava grávida de 1 ou 2 semanas,realizei um exame de raio x do tornozelo,mas eu não sabia que estava grávida…. Depois que minha filha nasceu,com 2 meses de vida ela teve que realizar mais 2 exames de raio x devido a uma broncopneumonia e quando ela estava com 10 meses,ela teve que se submeter a um exame de tomografia quando bateu a cabeça….
    Fora outros exames de raio x que ela fez pois tem problemas respiratório.
    Estou muito preocupada com relação a tantas radiações que ela tem se submetido tão novinha…Gostaria de saber se isso pode ter relação em adquirir algum câncer no futuro.

    • Prezada Carolina,
      A probabilidade de uma pessoa adquirir câncer depende de vários fatores: genética, alimentação, hábitos de vida (fumar, beber), estilo de vida (sedentário ou não) e exposição a fatores de risco, entre os quais a a radiação. Somos bombardeados, diariamente, com a radiação que vem do Sol. Muito mais importante do que os Raios X que a sua filha fez e fará, é a exposição ao Sol. Não valorizamos essa radiação como deveríamos. Tanto que não temos o hábito de usarmos filtro solar, todos os dias.
      Com relação aos Raios X, a ideia de escrever o blog foi para informar às pessoas que esse tipo de exame só deve ser feito, quando necessário. Nesta situação, de necessidade, os benefícios do exame superam os potenciais riscos.

  11. Bom dia Dr.,

    Isso sempre me preocupou muito,meu filho hoje com 16 anos apenas,fez muitos,muitos rx,muitos mesmos,pois ele tem asma e sempre tinha pneumonias anuais. Aos 6 anos tudo começou,a cada crise que tinha…pneumonia,ou seja,fazia-se muitos rx 😦 principalmente qdo internava por causas secundarias decorrentes da pneumonia, como derrame pleural e telangiectasias (não sei como escreve). Em 2009 fez uma tomografia dos pulmões a fim de descobrir pq das recorrentes pneumos. Ano passado devido a escoliose,fez um rx panorâmico,o qual querem que refaça,mas não sei se devo,sei o riscos que ele corre e me sinto muito culpada por ter permitido tudo isso.

    • Prezada Raquel,
      Não se sinta culpada porque os benefícios dos RX ultrapassam seus riscos. Não escrevi o post para gerar pânico ou culpa. Apenas, esclarecer que não é um exame completamente inócuo, como um ultrassom, por exemplo. Mas, fique tranquila e cuide apenas de só fazer RX quando houver indicação. Muito mais grave do que RX é a radiação solar. Moramos em um país ensolarado e não usamos protetor todos os dias! Se quiser se preocupar com algo muito mais perigoso do que RX, pense em ensinar seu filho a usar protetor diariamente.

  12. Parabéns pelo conteúdo abordado Dr. Essa conscientização vai além dos conhecimentos na minha opinião, é algo enrraizado nos brasileiros, que muitas vezes mesmo os médicos tendo bons argumentos os familiares insistem até conseguirem uma imagem, fazendo assim que alguns médicos trabalhem no “piloto automático”.. Mas tenho esperanças que aos poucos as imagens sejam menos repetidas em tão curto espaço de tempo como acontece hoje(quando não necessário)
    Estou fazendo um trabalho justamento sobre esse tema, se puder e quiser colaborar ficarei agradecida. lisandranaiara@hotmail.com

  13. Boa tarde Dr Roberto,

    Apesar de sempre ter sido saudável, fiz uma tomografia desnecessária, do ombro aos quadris, aos 22 anos, dois anos atrás. Gostaria de saber se, por causa dela, estou correndo risco de desenvolver câncer. Estou muito preocupada, pois, ao fazer tal exame, não me informaram sobre os riscos da radiação ionizante a qual eu seria exposta. Além disso, apesar de não fazer exames de raio x há mais ou menos dois anos, fiz muitos ao longo da vida, inclusive na infância. Estou em pânico quanto a possibilidade da minha saúde estar em risco, tanto por causa da tomografia, quanto devido aos exames de raio x, mal consigo dormir, pensando que posso ficar doente ou morrer. O que o senhor acha?

    Desde já agradeço

    • Prezada Natalia,
      A intenção do post foi a de chamar a atenção para o fato de que Raios X são radiações. Em geral, seus benefícios superam os potenciais riscos. Não posso prever o futuro, mas vejo motivo para tamanha preocupação. Se é para ficar preocupada, lembre-se da radiação solar e use protetor, todos os dias. Essa é uma preocupação importante porque o câncer de pele está aumentando e podemos fazer algo para evitá-lo. Não basta usar protetor para ir à praia ou piscina. É um hábito para todos os dias.

    • Exatamente a mesma coisa comigo estou muito revoltado e não consigo mais ficar tranquilo tbm, os médicos não se preocupam com isso e isso é revoltante gostaria de fazer algo a respeito, estou pensando em fazer panfletos falando do risco desse exame, ah um detalhe meu exame parece ter tido uma dose de radiação mais alta que a normal 3X mais alta… Além de tudo a dose de radiação usada no exame varia muito de hospital para hospital e não tem nenhum órgão regulador.

      • Prezado Diego,
        O post era para chamar a atenção e não criar pânico. Raios X são exames eficientes que, quando bem indicados, apresentam benefícios maiores do que os riscos. O importante é não abusar e achar que é um exame inócuo. Do ponto de vista de risco real, todos nós corremos muito mais risco com a exposição ao sol que pode produzir câncer de pele e poucos usamos protetor solar rotineiramente, todos os dias!

  14. Dr. no período de 1 ano e meio estive em contato com a tomografia por 5 vezes, devido uma apendicite e cálculo renal. Estou temerosa quanto a possibilidade de futuras complicações devido a essa exposição. O que posso fazer para prevenir o desenvolvimento de alguma doença proveniente da radiação que recebi?

    • Prezada Dayse,
      O post era para informar às pessoas que exames radiológicos não são completamente inócuos. Não era para gerar medo ou pânico porque, quando bem indicados, os exames radiológicos têm muito mais benefício do que malefício. O post era dirigido para as mães que, a qualquer tosse, pedem um Raios X para o médico. Não era para as pessoas que fazem exames por necessidade.
      Respondendo à sua pergunta, uma vez que somos submetidos à radiação, não há nada que possamos fazer para removê-la do nosso corpo. O único cuidado que podemos ter é confirmar com o médico se uma futura radiografia é realmente necessária. Se for, faça com tranquilidade.
      Mais grave do que a radiação dos Raios X é a do sol, que produz câncer de pele. Esse temos como prevenir, usando protetor solar diariamente. Quem usa, de fato? Poucas pessoas! Portanto, se quer fazer algo para se prevenir de doenças produzidas pela radiação, passe a usar protetor solar, diariamente e não só nos dias em que for à praia ou piscina.

    • Prezada Edna,
      O post era para informar às pessoas que exames radiológicos não são completamente inócuos. Não era para gerar medo ou pânico porque, quando bem indicados, os exames radiológicos têm muito mais benefício do que malefício. O post era dirigido para as mães que, a qualquer tosse, pedem um Raios X para o médico. Não era para as pessoas que fazem exames por necessidade.
      Mais grave do que a radiação dos Raios X é a do sol, que produz câncer de pele. Esse temos como prevenir, usando protetor solar diariamente. Quem usa, de fato? Poucas pessoas! Portanto, se quer fazer algo para se prevenir de doenças produzidas pela radiação, passe a usar protetor solar, diariamente e não só nos dias em que for à praia ou piscina.

  15. Dr Roberto , tenho 24 ano , fiz hoje , um exame de Radiologia Odontológica, ou seja uma Radiografia panorâmica, foram 4 vezes em seguidas e uma das vezes não usei o colete de chumbo, fiquei preocupado por estar exposto a radiação, perguntei ao técnico dos riscos e ele respondeu que não havia risco, o colete e só pra prevenir , já que os raios só atingem aparte desejada ou seja a face ,aparte Dentaria “, ao sair do consultório senti alguns enjoos, gostaria de saber se esses enjoos tem ligação aos exames, e se corro algum risco de adquirir alguma doença cancerígena ? Aguardando .. Desde já agradeço, Abç Dr

    • Prezado Charles,
      O post sobre RX não era para gerar pânico, mas, esclarecer as mães para não pedirem radiografias desnecessárias. Quando são necessárias, o benefício supera os riscos. Desconheço a relação entre exposição a RX e enjoos. Caso queira se preocupar com a prevenção de câncer, sugiro que passe a usar protetor solar, todos os dias e não só para ir à praia. O risco de câncer de pele por raios solares (um tipo de radiação) é muito maior do que o de exposição a RX.

  16. Dr. Roberto, estou muito preocupada, pois minha filha de 9 anos se submeteu a uma TC de crânio…pois teve uns 3 episódios de dor de cabeça noturna…o exame deu normal…mas considerei que há um ano ela havia feito RX dos dentes e dois da cabeça (adenoide). Corre algum risco? Estou muito receosa…depois dos exames não tenho mais paz.

    • Prezada Simone,
      O post sobre RX era para informar às pessoas que não deveriam solicitar exames sem necessidade. Não era para gerar pânico. Os exames radiológicos, quando bem indicados apresentam benefícios que superam, em muito, os potenciais riscos. Se for para nos preocuparmos com radiação, devemos ensinar nossos filhos a usarem protetor solar. Todos nós nos expomos aos raios solares e o número de casos de câncer de pele aumentam no Brasil. Portanto, esqueça os exames que a sua filha (na certeza de que ela só fará exames necessários) e ensine-a a usar protetor solar todos os dias e não só quando vai à praia ou piscina.

  17. Ok, Doutor….confesso que fiquei muito preocupada e me senti muito culpada…por não ter me informado sobre isso tudo antes de fazer o exame. Como já falei esta história toda me tirou o sossego, tanto que tentei obter toda informação possível sobre o assunto, inclusive sobre a discussão que há sobre o tema entre as academias americanas e francesa. Analisando os dados colhidos e opiniões de profissionais renomados na área cheguei a conclusão que o risco de desenvolver câncer através de exames que emitem pouca dose de radiação ionizante é bem baixo , mas não é zero, assim, fiquei muito chateada com os médicos que indicaram os procedimentos sem me dar escolha. Acho que todo médico deve discutir o procedimento com o paciente, na qualidade de leiga fui saber disso todo só depois de ter realizado os procedimentos. Não me considero uma mãe que pede exame para tudo, muito pelo contrário reluto em dar até um simples Tylenol para minhas filhas (só dou em último caso), o que vejo é que os médicos é que acabam por indicar os procedimentos para os pais, que confiando no profissional realizam o exame, muitas vezes desnecessário. Então o alerta que o Dr. postou é muito válido, mas deve ser dados também aos médicos. Em relação ao filtro sempre tive o hábito de utilizar sempre que há exposição solar inadequada.Obrigada e abraços.

  18. boa noite Dr Roberto Cooper
    meu bb ele tem apenas três meses,e ele ta um pouco cansadinho e esta um pouco febril,levei ele ao medico hoje e ele me pediu um raios x e um exame de sangue,posso confiar em fazer este raios x ???? eo correto ???

    • Darlan,
      O post sobre raios X não era para gerar pânico ou impedir as pessoas de fazerem o exame. Quando bem indicado, seus benefícios superam, em muito, os riscos. A ideia do post era mais para as mães não “pedirem” raios X toda vez que os filhos estivessem resfriados, por exemplo.

  19. Prezado Doutor,
    Minha filha de 3 meses foi submetida a 2 RX para diagnosticar pneumonia.
    Vamos desconsiderar o despreparo dos profissionais de saúde para o diagnóstico seguro e sem o RX. Há algum outro risco além do câncer por se tratar de um bebê?

    • Prezada Alessandra,
      O post que eu publiquei tinha a finalidade de alertar aos pais para que estes não pedissem RX para qualquer resfriado ou febre. Os benefícios do RX superam seus eventuais riscos, quando bem indicados. O exame clínico de um bebê de 3 meses pode ser inconclusivo e o médico opta por pedir um RX, o que estaria correto. Não há risco maior ou diferente por se tratar de um bebê.
      Lembro que a luz solar é uma radiação, constante nas nossas vidas. Assim, o uso de protetor solar, a partir dos 6 meses, criando o hábito de uso diário, seria uma medida que podemos tomar para minimizar a exposição à radiação. Quanto aos RX, é importante sabermos que são uma radiação, para não pedirmos toda hora.

  20. Prezado Doutor , minha filha caiu da cama de uma altura aproximada de 1 metro quando ha vi já estava no chão não sei ao certo como caiu mais mais no dia seguinte a queda surgiu um galo em sua cabecinha na testa mais próximo ao couro cabeludo do lado direito de sua cabeça , próximo ao centro da testa mais para o lado direito . O galo somente conseguimos identificar pois ao darmos banho nela no dia posterior o notamos ficou um desnível alto porem somente conseguimos velo se passarmos a mão . Liguei para pediatra dois dias apos a queda pois fiquei preocupado. Porem a mesmo perguntou como minha filha estava e disse que estava bem no dia ficou um pouco quietinha tristinha mais hoje que já fazem 5 dias da queda e a bebe não apresentou nada alem do galo é claro . Esta comendo bem , fazendo xixi normal , e evacuando também normal , esta brincando e no teve febre , ela esta se alimentando também de forma normal e tem dormido bem . O galo nao apresenta cor nem roxidão ~mais hoje notei que antes estava duro e esta ficando meio mole . A pediatra disse que gelo somente poderia ter sido colocado na hora e que o galo demora de 20 dias ou mais para sair ….. será que é necessário bater uma tomografia ou raio x da cabeça dela ? ou iri expor muito minha filha que so tem 10 meses de vida ? Fiquei e estou muito preocupado apesar dela estar bem ….. teria como nos auxiliar ?

    • Prezado Thiago,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. No caso da sua filha, o pediatra já deu a orientação que segue as recomendações para quedas. Não há justificativa para se realizar uma tomografia em crianças que caem e batem a cabeça, sem a presença de alguns sinais e sintomas. Sua filha, pela sua descrição, se enquadra perfeitamente no grupo das crianças onde não está indicada a tomografia.

  21. Obrigado Doutor …. Ficamos muito preocupados ainda mais que o galo ficou alto e não tem sinais de cor , apenas o galo alto próximo ao final da testa e inicio do couro cabeludo ….. mais visivelmente só da pra perceber se reparar muito , mais quando damos banho e molhamos a cabecinha dela fica um pouco assustador para nos pais de primeira viagem …. e ai passando a mão notamos que esta alto …. Nossa preocupação maior ja que ela esta bem e nao demosntra nenhum sinal que nos preocupe ainda mais … é quando esse galo diminuirá ou se teria algo que podemos fazer para ele diminuir mais rapidamente … Hoje fazem 7 dias da queda e ainda nao notamos a diminuição do inchaço . Sera que existe algo a se fazer doutor ? Tipo compressa de agua quente ou colocar gelo ou ainda alguma pomada tipo reparil gel ? Ja ouvimos tanta coisa que cada hora ficamos mais preocupados porem nao colocamos nada nem quente e nem gelado … a não ser uma faca gelada tipo simpatia …. fora isso mais nada … Sei que nao pode dar consulta de acordo com o proprio conselho é so mesmo uma duvida se gelo ou agua quente seria bom tendo em vista os dias que se passaram … Obrigado pelo retorno

    • Prezado Thiago,
      A reabsorção de um galo pode ser algo demorado. Com tantos dias, não haveria benefício algum em fazer calor ou gelo, no local. Sugiro que esqueçam do galo por um bom tempo (um mês). Se persistir após esse período, procurem um pediatra para lhes orientar.

  22. Doutor mais uma vez muito obrigado pelo retorno e ajuda . Você ainda atende na Rua Visconde de Pirajá, 414/722 ? Vi em um de sus posts aqui no blog esse endereço . Aceita algum plano ou somente consulta particular ? Como fazemos para marcar uma consulta com o senhor ? Se possível e puder colocar o telefone do consultório . Vou aguardar como orientou se não sumir o galo gostaria de levá-la ao seu consultório para uma analise . é sempre bom ter mais de uma analise Clinica , Minha Pediatra também é muito boa mais gostei muito da forma como nos auxiliou . De qualquer forma agradeço pelo breve retorno e parabéns pelo Blog está me ajudando bastante . Fica Com Deus !!!

    • Prezado Thiago,
      Obrigado por participar do blog. Como você tem uma boa relação com a sua pediatra, vou me permitir discordar de você quanto à sua declaração de que é sempre bom ter mais de uma análise clínica. Nem sempre! Às vezes, pequenas diferenças na abordagem, sem grande importância no resultado final, confundem mais o paciente ou os pais. Se gosta da sua pediatra, sinta-se um privilegiado e cultive esta relação. Não coloco o telefone no blog porque não é um espaço de divulgação do consultório e sim de informações. Sei que isso frustra alguns pais, mas, me faz sentir agindo da forma correta (além do fato de que, com a internet, as pessoas acabam te achando!).

  23. Boa Tarde!!!

    Doutor mais uma vez agradeço pelo breve retorno …. Marquei uma consulta com minha pediatra e o galo está diminuindo ela indicou uma pomada para que passemos no galo e disse que realmente não seria um caso de fazer uma tomografia. Vamos cultivar essa relação sim conforme indicou … Qualquer outra duvida que por ventura tenha e devem ser muitas rsrsrs alias minha pequena so esta com 11 meses completados ontem …. mando msg novamente com minhas duvidas … Grande abraço . Mais uma vez Parabéns pelo Blog NOTA 10

    • Prezado Thiago,
      Obrigado pelo retorno. Fico feliz que tenha estreitado a relação com a sua pediatra. Todos ganharão com isso. Com relação às suas dúvidas, gostaria de poder lhe ajudar, no entanto, além do blog não ser um substituto da consulta, não terei capacidade de tirar todas as dúvidas específicas de todos os leitores. Tentarei, na medida do possível, tirar as dúvidas conceituais ou relacionados a um tema, mas, não a uma determinada criança (isso seria uma consulta!).

  24. boa tarde Dr. muito bom seu texto, eu sou mae de 2 meninas a mais velha hj tem 8 anos de idade e ja foi submetida a mais de 20 rx, a um ano comecei a questionar os riscos de tanta exposiçao e sou contra quando se pode evitar , mas um grande problema DR.e chegar nos pronto atendimentos e os medicos incarem o rx e vc pergunta;” e relamente necessaario isto??” te respondem com ate um pouco agressivos: ” se nao fosse nao estaria pedindo…” e complicado lidar com os medicos que qualquer coisa te pedem rx principalmente em crianças e diante deste fato decidi abolir os rx da vida de minha filha de 8 anos, agora so fara se eu ver que realmente e necessario, por exemplo este ano ela ja foi subemtida a 7 rx, 2 somente eram necessarios, por conta de uma luxaçao no cotovelo… e muito complicado lidar com medicos que nao entendem a real situaçao ou que nao sabem fazer um correto diagnostico sem necessitar de rx…..

    • Prezada Rose,
      De fato, é difícil lidar com médicos. Quando questionados, se sentem ofendidos. Mas, sugiro que continue perguntando e questionando a real necessidade de se fazer um RX. Claro que existem situações onde é necessário um exame radiológico. Mas, o exame clínico deveria resolver a grande maioria das situações. Continue indignada!

  25. TRABALHO DO LADO DE UMA PAREDE QUE TEM UM APARELHO DE RX, A PAREDE É DE GESSO, TEM COMO COLOCAR CHUMBO EM PAREDE DE GESSO??? ELES FALAM QUE TEM CHUMBO NA PAREDE, MAS….. TENHO MINHAS DUVIDAS.

    • Prezada Luiza,
      Se a clínica é legalizada, foi construída com as exigências da lei. Não sou engenheiro para lhe responder à pergunta da colocação do chumbo. Se você tem dúvidas, consulte a prefeitura para verificar se está tudo em ordem com a clínica.

  26. Boa noite Doutor, minha filha teve pneumonia e precisou fazer 8 exames de raio x, pesquisei sobre o exame e estava muito aflita com tudo o que encontrei, mas com todos esses comentários aqui publicados, confesso que fiquei um pouco mais tranquila. Obrigada por realizar esse tipo de “trabalho”.

    • Prezada Ana Paula,
      Obrigado por participar do blog. Fico feliz quando o que escrevo possa ser útil para outra pessoa. O post sobre raios X era para os pais que pedem radiografias, sem que haja necessidade. Quando há necessidade, os benefícios superam, em muito, os eventuais riscos.

  27. dr Boa tarde por favor me tira uma dúvida, fiz num mesmo semestre 1 tomografia por suspeita de apendicite, 1 raio X de torax passado pelo cardiologista e 1 raio x para extração de 1 dente siso. corro algum risco de desenvolver câncer? tenho 27 anos. Obrigado

    • Prezada Patricia,
      O post sobre Raios X tinha o objetivo de alertar às mães sobre o fato de que se trata de uma radiação e que não deve ser um exame pedido por qualquer febre ou tosse da criança. Meu objetivo não era o de gerar medo ou ser alarmista com os exames bem indicados, como é o seu caso. Quando bem indicado, os benefícios dos Raios X superam, em muito, seus potencisia riscos. Se quisermos ser cuidadosos com radiações, deveríamos estar muito mais preocupados com a radiação solar, que nos atinge todos os dias. Deveríamos usar protetor solar, diariamente, diminuindo nosso risco de Câncer de pele.

  28. Bom dia!!!!!!!!!!!!!! Doutor
    Gostaria de fazer uma pergunta em novembro do ano passado acompanhei minha filha pra fazer um raio x do peito pois estava mto gripada e quando foi dezembro um mês a frente descobri que estava gravida e hoje estou de 7 meses fiz exames morfonológico e de sague meu medico falou que minha bebe esta perfeita e saudável mais agente sempre fica encucada estou de 30 semana a sarah meu bebe esta com 1,496 gramas e 32 centimentros se tivesse algo errado o medico ja viria???

    • Prezada Daniella,
      Se o médico lhe disse que está tudo bem, é porque, até esta data, está. Se houvesse algo errado que pudesse ser detectado pelo ultrassom, seria visto. Como a internet não substitui uma consulta, somente o médico que acompanha o seu pré-natal poderá lhe orientar e tranquilizar.

  29. Minha filha teve pneumonia fez tratamento e a pediatra pediu outro raio x para ver como está depois do tratamento, sendo q ela agora está com uma virose cheia de pintas pode bater raio x com essa virose? Ela têm 3 anos.

  30. Ola dr ,a peditra pediu para tirar um raio-x da minha bebe que tem 4meses , depois que eu li isso fiquei com muito medo , será se devo leva ela pra fazer o raio-x ?

    • Prezada Gabriely,
      O post é para alertar a respeito de raios X desnecessários, muitas vezes pedidos pelos pais. Quando o exame está bem indicado, seus benefícios superam eventuais riscos. Se o seu médico pediu o exame, ele deve ter um bom motivo para fazê-lo. Mas, se estiver em dúvida, fale diretamente com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe explicar seus motivos e lhe tranquilizar.

  31. Estou apavorada pq minha filha tem 4 anos e já fez 5 raio x. E só esse ano ela fez 2 tomografia no prazo de 45 dias… ela tem bronquite e sinusite

    • Prezada Leticia,
      O post sobre Raios X não tinha a intenção de gerar pânico, mas, de informar os pais para que estes não “pedissem” exames desnecessários. Um exame radiológico bem indicado, traz benefícios que superam o potencial risco envolvido. Acho importante você sinalizar para o médico a quantidade de exames feitos, para que este avalie a real necessidade de um novo exame. Se houver, deve ser feito.
      Se fosse para realmente nos preocuparmos com radiação, deveríamos ser obsessivos com o uso do protetor solar, o que não somos. A luz solar é uma radiação ionizante que pode produzir câncer de pele e não ensinamos nossos filhos a usarem o protetor todos os dias, da mesma forma como ensinamos a escovar os dentes!

  32. Bom dia Dr.
    Muito bom seu artigo.
    Meu filho antes de completar 1 ano, caiu do sofá e eu no desespero corri com ele pro PS. Chegando lá o médico pediu uma tomografia, por ele ser menor de 1 ano, alegando que era um procedimento necessário.
    Até hoje (1 ano depois), me sinto culpada e preocupada por ter deixado fazer esse exame no meu filho. Na época eu desconhecia os riscos da tomografia, achava que era igual a ressonância.
    Qual risco meu filho está exposto por ter feito esse exame quando ainda era um bebê?
    Obrigada.

    • Prezada Bruna,
      O post sobre Raios X não tinha a intenção de gerar pânico, mas, de informar os pais para que estes não “pedissem” exames desnecessários. Um exame radiológico bem indicado, traz benefícios que superam o potencial risco envolvido. Não se sinta culpada porque o exame foi corretamente indicado.
      Se você quer proteger seu filho de radiações ionizantes, pense em desenvolver o hábito dele usar protetor solar. A luz solar é uma radiação ionizante que pode produzir câncer de pele e não ensinamos nossos filhos a usarem o protetor todos os dias, da mesma forma como ensinamos a escovar os dentes!

  33. doutor estou desesperada com 03 semana de gestação, fiz uma tomografia na coluna lombar sem saber que estava grávida, agora estou desesperada preocupada com o mal que possa ter causado, fui numa medica de medicina fetal ela acredita que nao tenha prejudicado o feto pois estava muito no começo ou acha que eu poderia ter perdido, como não perdir ela acha que pode dar tudo certo, mais agora tenho que aguardar para fazer o morfologico, o que o senhor acha doutor.

    • Prezada Gilmara,
      Me parece que a opinião da médica da medicina fetal é muito sensata. Você deve fazer seu pré-natal com um médico de sua confiança e o morfológico vai ser um exame importante. O fato de uma mulher grávida ter sido exposta a raios X não significa, obrigatoriamente, que o feto sofrerá alguma alteração.

  34. Dr. meu filho estava com tosse e o médico pediu um exame de radiografia do pulmão, e foi feito no hospital, mas eu estou preocupada porque foi repetido varias vezes eu acho que umas dez vezes a radiografia porque não dava certo, o meu filho corre algum risco por esta exposição a radiação?

    • Prezada Jeneffer,
      O post não era para gerar medo, mas, esclarecer ou informar que os pais não deveriam pedir raios X. Quando o exame é bem indicado, seus benefícios superam qualquer potencial risco. Não creio que seu filho corra riscos pela exposição descrita. Se quiser se preocupar com a prevenção à exposição de radiação, sugiro que ensine seu filho a usar protetor solar, todos os dias. A luz solar é uma radiação que pode produzir câncer de pele, evitável pelo uso diário do protetor solar.

  35. Boa tarde, Dr.!
    Devido a minha preocupação com o número de Raio x que fiz em três anos procurei na Internet respostas para essa ansiedade. Fiz em 2013 um raio x de coluna total, em 2014 fiz 2 raio X do maxilar e uma TC para verificar uma imagem radipaca que era um resto de siso, só que como não conseguiram visualizar na primeira TC fizeram de novo! Ou seja, fui submetida 2x a TC no mesmo dia! Isso pode? Fiz esse ano também outro Raio x da coluna cervical panorâmico e me pediram um Raio X de tórax para fazer uma pequena cirurgia no utero para retirada de um polipo. Devo esperar quando tempo para realizar novos Raio X? E essa TC feita 2 vezes por erro médico? Corro algum risco? Por favor, me ajude!

    • Prezada Ana Paula,
      O post não era para gerar medo nas pessoas, mas, alertar aos pais que pedir um raios X, só “para ter certeza” não era uma boa prática. Quando indicado, mesmo que tenha que repetir porque a técnica não ficou boa, os benefícios do raios X superam os potenciais riscos. Se fossemos realmente preocupados com radiação, usaríamos filtro solar, todos os dias! Esta é uma radiação diária que recebemos e para a qual existe proteção.

  36. Boa noite Dr. Roberto
    Gostaria de tirar uma dúvida sobre raio x, eu trabalho em um hospital veterinário como enfermeiro veterinário, todos os dias tenho que ficar segurando os animais para fazer o raio x, cerca de 4 vezes por dia. ultilizo o colete e o protetor de tireóide, essa exposição vai prejudicar minha saúde????

    • Prezado Artur,
      Se você trabalha com raios X, além da proteção que descreveu, deveria ter algum controle da radiação a que se expõe. Toda clínica que utiliza raios X deve ter um plano de proteção radiológica (PPR) onde vai estar incluído o uso de um dosímetro. Existe legislação específica para isso, regulada pelo CNEN. Não sei a legislação, mas, sugiro que se informe.

  37. Boa tarde, Dr! Meu nome é Jackeline, estou com uma preocupação grande e até desenvolvi uma depressão devido a isso.
    Tenho uma bebê que hoje tem 8 meses No dia 04/02 ela tinha 3 meses e caiu da minha cama, quando eu cheguei no quarto já estava no chão….então, não vi como foi o tombo…liguei no pediatra e ele pediu para observar por 1 hora e ligar de volta, não aconteceu nada nesse tempo, retornei e ele não me atendeu.
    Nesse tempo, meus pais chegaram em casa e resolvemos levá-la ao PS por precaução.
    A pediatra do PS examinou e solicitou rx da clavícula, Rx da coluna e tomografia de crânio… Questionei, mas ela disse ser necessário. Então aceitei.
    O pior de tudo que os rxs foram feitos 2x pq ela se mexeu…
    Em casa liguei p/ pediatra e ele ficou furioso comigo pq eu a levei no PS… E disse que eu expus a neném a uma radiação muito forte que isso tem sérios riscos para saúde dela…tumor, catarata, linfoma, leucemia… E desde então, eu só choro, me sinto muito culpada e preocupada
    tenho muito medo…
    De acordo com todo o seu conhecimento, ela corre realmente algum risco?
    De acordo com o laudo foi utilizado 180mas e 120 kpv
    O Hosp disse que foi 0,9msv de radiação…mas pesquisando na internet esse valor pode ser muito maior… Tenho pavor de pensar nisso!
    Não temos nenhum antecedente “dessa doença” … Mas, não quero ser a percursora pra minha filha… Por favor, qual é a sua opinião? Estou sofrendo muito…desde então, minha vida parou.

    • Prezada Jackeline,
      Não sofra por antecipação. Sua filha, aos 3 meses, passou por um protocolo de segurança. Se um hematoma tivesse sido identificado no cérebro da sua filha, o exame estaria mais do que justificado e suas dúvidas atuais nem existiriam. Mas, como saber que um bebê de 3 meses que caiu do berço fez um hematoma ou hemorragia? Só fazendo exames de imagens. Os benefícios de exames de imagens, quando bem indicados, como foi o caso da sua filha, superam, em muito, os potenciais riscos. Portanto, se conseguir se desligar desse episódio, melhor. Caso queira manter uma preocupação com radiação, sugiro que pense em como criar o hábito do uso, pela sua filha, do protetor solar, todos os dias. Somos expostos, diariamente à radiação solar e ignoramos isso. As chances de um câncer de pela são infinitamente maiores do que as de um problema com raios X. Portanto, esqueça o raios X feito corretamente e passe a prevenir o câncer de pele. O objetivo é que sua filha use protetor, do mesmo modo que escovará os dentes. De forma rotineira, automática, diariamente.

    • Prezado Cosme,
      Se o raios X tem indicação médica, os benefícios superam, em muito, os potenciais riscos. O post era mais no sentido de informar aos pais que raios X não são inócuos e que ficar “pedindo” para fazer um exame radiológico, sem indicação, apresenta riscos.

  38. doutor minha filha acaba de fazer dois anos e desde os nove meses sempre ta no hosptital, de 1 ano e 3 meses ate agora tirou quatro raio x que foi estremamente necessario graças a eles hoje ela tem tratamento adequado. ja que foi por ter realmente necessidade ela nao corre nenhum risco ne? porque a medica que acompanha ela falou que ela tem que responder bem a medicaçao pra evitar mais um raio x ,porque ela falou que ela nao pode tirar mais raio x. respondendo a minha pergunta desde ja obrigada!

  39. Dr. eu fiz uma tomografia de crânio e não sabia Q estava grávida de 4 semanas.,. Estou desesperada com o possível mau q possa ter causado para o meu bb.

  40. Ótima sua matéria Dr. Roberto! Sou técnica e trabalho com pediatria e fico assustada com a quantidade de exames desnecessários solicitados pelos médicos. Uns são solicitados por conta da insistência dos pais e outros até mesmo por médicos que só conseguem diagnosticar através de um raio x. É assustador a quantidade de exames e a desinformação.

    • Prezada Carolina,
      Obrigado por sua participação no blog e, principalmente, pelo seu depoimento.Infelizmente, descreveu a nossa realidade. O post visa a informar os pais que pedir raios X não é algo inócuo. Volte sempre ao blog!

  41. Dr.Roberto, tive que fazer uma série de raios x para monitorar uma escoliose de grau leve, essas abrangeram meu corpo quase por inteiro, e sem nenhuma proteção. Já busquei informações sobre os riscos de radiações ionizantes em vários meios, inclusive me consultei com outros dois médicos, porém até agora não me tranquilizei. Sei que os benefícios, teoricamente superam os riscos, mas gostaria de saber se a radiação só é um perigo em doses cumulativas, ou se mesmo uma radiografia comum de tórax é, potencialmente capaz de gerar um câncer no futuro (efeito estocástico) ? E, principalmente como essa probabilidade se relaciona com outras fontes de radiação naturais, como por exemplo, a luz solar. Há alguma pesquisa concreta nesse sentido? As vezes me parece que mesmo mantendo todos os fatores de risco sobre controle: dieta, exercícios, herança genética, um simples raio-x seria capaz de um efeito tão desastroso?

    • Prezado Fernando,
      Não sou expert no assunto. Seria irresponsabilidade minha lhe responder com rigor científico. Até onde eu sei, radiações têm efeito por acumulação. Assim, uma só raios X não seria motivo para preocupação. Sugiro que converse com um excelente radiologista ou até biofísico, caso queira aprofundar o tema. Não sei se a Comissão Nacional de Energia Nuclear teria algum tipo de material para lhe recomendar.

  42. Boa tarde,

    minha o dentista de minha filha pedou uma panoramica para minha filha que tem dez anos, para ver a posição dos dentes que virão a nascer, não seria ´prematuro ou perigoso fazer este raio X panoramico?

    • Prezado Giancarlo,
      O post sobre raios X era para chamar a atenção dos pais, no sentido de não “pedirem” exames. Os exames com indicação apresentam benefícios que superam potenciais riscos. Portanto, me parece importante realizar o exame solicitado pelo dentista.

  43. Prezado dr. Cooper, minha filha com um ano e dez meses, após algumas idas ao atendimento de emergência com febre alta e mais menuhm outro sintoma, ausculta pulmonar perfeita, foi diagnosticada com pneumonia discorde derrame pleural, por uma abençoada médica que resolveu fazer um raio-x para desencargo de consciência! Após internação de 10 dias sofreu o derrame pleural, ficou 10 dias em uti e 45 dias de internação. Durante todo esse período nunca teve a ausculta pulmonar sequer diminuída! A ausculta era de um pulmão perfeito! Se não fosse esse raio-x!

    • Prezada Larissa,
      O caso da sua filha é uma exceção que mostra como é difícil a boa prática da medicina. A medicina é um fundamentada pela ciência, mas, tem um que de arte ou artesanato, por parte do médico. Pedir um Raios X quando “algo não parece bem, sem nenhuma evidência” é este lado. Daí a se fazer Raios X de toda criança com febre, vai uma enorme diferença, pelo potencial efeito colateral dos Raios X. Muito brevemente vamos ver pediatras com aparelhos de ultrassom nos consultórios e eles mesmos fazendo o exame, ajudando, em muito, para o diagnóstico de pneumonias. O ultrassom, por não ter efeito colateral, é um ótimo auxiliar para usarmos com mais frequência. Lembro apenas que os médicos que são bons “artesãos”, também são aqueles que sabem fazer uma boa anamnese e um exame físico minucioso do paciente. Nenhum exame complementar substitui a história e exame clínico do paciente. Obrigado por seu depoimento. Me permitiu falar um pouco sobre este aspecto da medicina.

  44. Seria bom que todos os medicos pensassem nisso antes de pedir tais exames.Infelismente o mercado capitalista e os acordos remunerados entre clinicas e medicos levam a esse descalabro:solicitacao de exames desnecessarios que muitas vezes compretem a saude dos pacientes.

    • Prezado Albair,
      Não é só o mercado capitalista, como diz no seu comentário. Vemos muitos pais “pedindo” raios X , nos hospitais públicos porque acreditam que sem este exame o médico não será capaz de fazer alguns diagnósticos. Quando bem indicados, os benefícios dos raios X superam seus potenciais efeitos colaterais. Se tem indicação, é um excelente exame.

  45. Minha filha está com dois anos e sete meses, devido a um probleminha na perna (geno valgo) o ortopedista em outubro passado pediu exames do corpo inteiro, mais de dez tipos de raio x. Em Junho deste ano no retorno da consulta, solicitou todos os exames novamente, mesmo diagnosticando uma melhora. Estou extremamente preocupada.

  46. Doutor minha filha de 2 anos fez rx da face o otorrinolaringologista pediu agora estou arrasada com seu depoimento será que vai fazer mal a ela futuramente? Obrigada

    • Prezada Elivania,
      O post não era para apavorar, mas para chamar a atenção dos pais e orienta-los a não pedirem raios X. Quando o exame está bem indicado, seus benefícios superam, em muito, os potenciais riscos. Um exame de face não fará mal à sua filha. O importante é que você não peça ou sugira, a qualquer tosse ou resfriado, um raios X, neste caso, desnecessário.

  47. Eu gostaria de saber, quando a criança tem que fazer um raio x somente da mão, não tem que ter uma proteção, para o resto do corpo?

  48. Boa tarde Dr. Minha filha hoje com 12 anos teve um pneumotorax aos 2anos e 4 meses, foram 20 dias na uti com rx tds os dias, e até hoje ela faz rx qd está com crise asmática. Há algum exame para verificar se ela tem predisposição ao câncer?

    • Prezada Selma,
      Não há esse exame. Certamente os raios X que fez na UTI eram necessários e o benefício superou o eventual efeito colateral. Quanto às crises de asma, em princípio, não precisaria fazer raios X. Talvez pudesse dizer ao médico que ela já fez outros exames e que seria interessante fazer apenas os que fossem estritamente necessários. Se houver indicação precisa, deve ser feito.

  49. Boa Tarde Dr.
    Gostaria muito da sua opinião, minha filha de 2 anos teve uma crise de falta de ar há 8 dias atrás, fez 3 raio X de tórax em algumas horas, agora o médico pediu uma TC do tórax devo fazer imediatamente ou esperar um pouco.

    • Prezado Eduardo,
      Como a internet não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse francamente com o pediatra e esclareça qual a indicação da TC e em quanto tempo deve ser feita.

  50. boa noite Dr,tenho uma filha com apenas 2 meses de idade,e quando ela tinha 15 dias de nacsida surgiu um calombo proximo a sombrancelha, e nao desapareceu levei ao pediatra e me sugeriu um rx da face,devo permetir a realizacao do rx por ela ser tao bebezinha

    • Prezada Gabriela,
      Quando o exame de imagem está indicado, seus benefícios são muito maiores do que o potencial risco. Sugiro que pergunte a seu pediatra se ele acha que uma ultrassonografia, antes da radiografia, já poderia esclarecer. Pode ser que ele tenha algo em mente ou que queira descartar que só o raios X seriam capazes de revelar. Nesse caso, siga a orientação do seu pediatra.

  51. Olá dotor tudo bem gostaria de saber se essa sequela tem um determinado tempo para aparecer ou isso não tem como saber ?
    Pois tenho uma filha especial e ela tem quatro anos nesses quatro anos já foram feitas mas de 30 exames 18 tomografia e 12 raio X isso que me lembro dos raios X sei que tem grande chance de desenvolver a sequela por isso gostaria de saber mas sobre o assunto

  52. Bom dia, doutor. Meu filho tem 12 anos e tem rinite alérgica, faz tratamento há anos, no momento está tomando vacina sublingual plusvac sl,mas hoje está com a rinite atacada, mesmo tomando a vacina, com os cornetos inchados,querendo dar febre,tossindo muito, com tonteira. Doutor não aguento mais comprar remédios, vacinas e as vezes não adianta nada. O que faço? Desde já, agradeço.

    • Prezada Kelly,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com sua pediatra para que lhe oriente. De um modo geral, alergias exigem acompanhamento de controle de longo prazo, nem sempre com o sucesso esperado. O ideal é ser acompanhada por um alergista de confiança e não ficar mudando de médico.

  53. Dr, etou em completo desespero. Meu nenem tem 1a e 6m. Ele possui 11 raios x. Isso mesmo, 11! Ontem fez mais um! Me sinto mal e culpada. EStou desesperada, pois TODAS as vezes o medico pediu para fazer porque ele estava muito gripado, somente por isso. 😦
    Minha pergunta é se eu não posso compensar essa radiação usando protetor solar direto por um mes, e assim evitar a radiação solar. O que vocÊ acha dr? Isso funcionaria como um equilibrio? Tipo, funcionar como se ele só hovesse pegado a radiação do dia dia. Obrigada DR,

    • Prezada Tuany,
      O protetor solar deve ser usado diariamente, a partir dos 6m de idade, independentemente da criança ter sido exposta a rx ou não. Não há como compensar por radiação acumulada. O que pode ser feito é conversar com o médico para evitar exames que não sejam realmente necessários.

  54. Bom dia Dr,
    O meu filho após o nascimento ficou internado 5 meses e fez vários Raio X, muito mesmo!
    Tinha dias que ele já chegou a fazer até 3 devido a uma sonda nasointeral que ele usava, e quando ele tirava, após colocar novamente era preciso fazer Raio X pra vê se estava no lugar!
    Todos foram por pedido médico, mas isso me preocupa bastante, pq ele recebeu muita radiação…
    Ele corre algum risco Dr?

  55. Dr. Roberto, meu filho de 5 anos tem bronquite, já ficou internado uma vez com pneumonia e vive com episódios de crises de tosse. O pediatra dele é muito sensato, evita antibioticos e radiografias, porem algumas já foram feitas óbvio. Este mês ele começou com crise de tosse, tomou torante e Filinar, faz bombinha de duovent e flixotide de 3 em 3 horas enquanto a tosse não para, a tosse piorou e voltei ao pediatra que desta vez receitou o antibiotico por conta da secreção nasal, azi 1500, tomou por 7 dias a tosse melhorou por 5 dias e agora voltou muito forte, assim que acabou o antibiotico ele começou com a crise. Agora esta tomando um antitussígeno e fazendo bombinha e inalação, mas não passa. O pediatra pediu uma tomografia pois quer verificar se existe algo que não estamos vendo. Quando pesquiso vejo que as tomografias de pulmão são para diagnosticar tipos de cancer. Fiquei assustada e pergunto se a tomagrafia é mais pra esse diagnostico ou realmente serve pra que descarte qualquer problema pulmonar?

    • Prezada Mirele,
      A tomografia é um exame que serve para diagnosticar uma série de condições e não apenas câncer. É muito utilizada em pneumologia pediátrica. Pesquisar na internet é bom, mas é preciso saber selecionar sites confiáveis. Caso contrário, poderá ficar mais confusa.

  56. Olá Dr. Cooper! Estou extremamente angustiada e preocupada. Nunca pedi para que fizessem raios x no meu filho, mas parece que essa é uma prática constante entre os pediatras da minha cidade. Com apenas 4 anos meu filho já foi submetido a 2 raios x de tórax, 2 dos seios da face, 2 abdominais e 1 tomografia. Isso fora os 4 raios x do dente que quebrou. Estou decidida a me negar a submeter meu filho a novos exames de raio x, caso sejam solicitados por algum médico. Gostaria de saber qual o risco do meu filho ficar doente diante de tais radiações. Muito Obrigada! Andréa.

    • Prezada Andrea,
      Quando um exame está bem indicado, os seus benefícios superam os riscos. A intenção do post não foi o de assustar os pais com relação aos exames necessários, mas, alertá-los para não “pedirem” um raios X só porque acham que isso vai dar mais segurança no diagnóstico.

    • Prezada Heloiza,
      Quando o exame radiológico está indicado, seus benefícios superam os riscos potenciais. O post que escrevi era mais para alertar os pais que costumam acreditar que qualquer resfriado ou tosse merece um raios X de tórax, quanto ao risco destes exames desnecessários.

  57. Bom dia Dr. Roberto !
    Tenho um filho de 05 anos e ele foi submetido recentemente a raios x do seios da face e do cavum; foram um total de 05 chapas. O radiologista não colocou nem no meu filho e nem em mim o colete plumbífero. Gostaria de saber se há algum problema, pois estou muito preocupada!!
    Desde já agradeço !!

    • Prezada Ana Letícia,
      Quando o exame radiológico está indicado, seus benefícios superam os riscos potenciais. O post que escrevi era mais para alertar os pais que costumam acreditar que qualquer resfriado ou tosse merece um raios X de tórax, quanto ao risco destes exames desnecessários. Mas, o técnico ou radiologista deveriam ter lhe solicitado que colocasse o colete.

  58. Caro doutor, ontem estive no hospital por estar com bastant dor no peito, febre.e tosse. A minha consulta durou literalmente 1 minuto: fiz minhas queixas, o medico olhou minha garganta e me receitou um xarope dizendo, “tome, amanha vc ja ta bem, tchau”. Alem da grosseria e ma vontade, achei muito estranho ele nao ter me auscutado, quando eu especificamente disse que pensava estar com pneumonia. O que o sr pensa sobre a abordagem do medico?
    Grande abraco

    • Prezado Gustavo,
      Considero importante que um médico faça uma anamnese seguida de exame físico do paciente. Infelizmente, isso não ocorre, por múltiplos motivos: formação médica inadequada, condições de trabalho inviáveis, pouca ou nenhuma premiação por qualidade ou punição pela falta desta, entre outras. Lamento que isso tenha ocorrido com você.

  59. Tive displasia fibrosa no iliaco esquerdo. Precisou remove lo. Fiz 3 cirurgias, na ultima teve q remove lo. Mas ainda assim sinto dores centralizadas, percebo que constantemente inflama. Este tumor pode voltar?

  60. ola doutor minha filha ja fez tres cintilografia e duas uretro miccional e alguns raio x no total uns dez exames ela tem um ano e dez meses gostaria de saber se ela corre algum risco de ter leucemia estou muito aflita ela fez os exame devido ao um problema renal.

    • Prezada Jessica,
      O post que escrevi era para alertar aos pais que não devem solicitar raios X a toda hora, só por uma questão de “segurança”. Quando os exames estão indicados, como no caso da sua filha, os benefícios superam, em muito, o eventual risco.

  61. Doutor Roberto Cooper, que Deus te abençoe imensamente e a sua família, por ser tão gentil e dedicar seu tempo ao responder as perguntas de todos q postaram suas angústias aqui.

  62. Prezado Dr. Roberto, antes de qualquer coisa, quero parabenizar por esclarecer a todos nós sobre os riscos e benefícios do raio X!
    Ontem, meu filho de 10meses e 20 dias estava comendo papinha a noite ( janta ) e engasgou. Eu não estava em casa, minha esposa ficou aflita e — enquanto nosso filho ficava com a cor vermelha e um pouco mole — mesmo assim posicionou o nosso filho de modo que ele vomitou. Nessas horas é difícil precisar o tempo mas segundo minha esposa tudo durou cerca de 3 minutos. Bom, após isso, ela me comunicou e eu saí correndo do trabalho pra casa. O nosso filho ainda estava incomodado e chorava um pouco. Fomos ao hospital e lá não tinha sinal de aumento de temperatura nem outro sintoma. A médica pediu um Raio X. Nesse momento, questionei se era mesmo necessário um raio X. A médica disse que seria necessário pois um pouco do alimento poderia estar no pulmão. Antes, ela tinha usado o estetoscópio no peito do meu filho. Com o estetoscópio ela disse ter ouvido um pequeno chiado mas como ele está com o nariz levemente escorrendo estes dias, pensamos tratar disso e não de alimento. Bom, mas ela insistiu na necessidade de raio X do pulmão. Então fomos lá. Na sala de raio X, falei com a técnica se não tinha alguma proteção especial para o resto do corpo do meu filho. Só havia a roupagem para adulto que aliás eu vesti pois fiquei com ele na aplicação. Mas não ofereceram nada para proteger meu pescoço/tireóide. Como tive que segurar meu filho no momento da exposição ao Raio X, minha cabeça ficou muito próxima — a poucos centimetros — ao local de emissão do raio. Será que isso não tem problema? Meu filho estava deitado na mesa com os joelhos dobrados para fora dela, com minha barriga segurando os pés e minhas mãos segurando os braços dele.
    Será que meu filho terá problemas devido a essa exposição? Fiquei muito preocupado. E, será que era mesmo necessário o exame de raio X? O exame não acusou nada no pulmão, apenas uma mancha de catarro.
    Agradeço desde já vossa resposta.

    • Prezado Eduardo,
      O post foi escrito para chamar a atenção de exames desnecessários, feitos “só para ter certeza”. Quando o exame está bem indicado, os benefícios superam os eventuais riscos. A exposição ocasional, como foi o caso do seu filho e sua, é de baixíssimo risco.

  63. DR NÃO ESTOU DORMINDO A NOITE FIZ UMA TOMOGRAFIA DO CRANIO EM 2014 (FINAL DO ANO) E FIZ OUTRA TOMOGRAFIA SÓ QUE DO ABDOMEM TOTAL POIS HAVIA SUSPEITA DE APENDICITE FIQUEI MAL ME ODEIO POR ISSO NOS DOIS EXAMES NÃO DEU NADA E TUDO QUE ENCONTRO NA INTERNET É QUE TOMOGRAFIA CAUSA CANCER COMO SE FOSSE 100% DE CHANCE DE TER CANCER POR CAUSA DA TOMOGRAFIA TENHO 21 ANOS FIZ 2 TOMOGRAFIAS UMA DE CRANIO OUTRA DE ABDOMEM TOTAL TENHO MEDO DISSO ME PREJUDICAR NO FUTURO, SEM CONTAR QUE JÁ FIZ RAIXO X DO DENTE PARA O DENTISTA DOS PÉS, DA CABEÇA TUDO QUANDO EU ERA CRiança e não me lembro de estar usando algum tipo de proteção me ajude estou muito mal

    • Prezada Nina,
      Quando o exame radiológico está indicado, seus benefícios superam os riscos potenciais. O post que escrevi era mais para alertar os pais que costumam acreditar que qualquer resfriado ou tosse merece um raios X de tórax, quanto ao risco destes exames desnecessários.
      Se tomografia fosse 100% de chance da pessoa ter câncer, não seria feito.

  64. Olá doutor, fiz um rx digital da coluna, cervical, toracica e lombar duas incidências cada um, pedi ao técnico um avental de proteção, ele disse que não precisa. Pois iria atrapalhar as imagens, perguntei que pelo protetor menos da tireoide também não me deu. Tem algum perigo essas radiografias digitais? E é verdade que rx digital tem menos radiação?

    • Prezada Anne,
      Quando o exame radiológico está indicado, seus benefícios superam os riscos potenciais. O post que escrevi era mais para alertar os pais que costumam acreditar que qualquer resfriado ou tosse merece um raios X de tórax, quanto ao risco destes exames desnecessários. Raios X digitais se referem ao processo de “revelação”. A radiação é controlada pelo técnico, em função do tipo de exame, biotipo da pessoa etc.

  65. Dr. Também sou médico.. E percebo que na maioria dos comentários esta claro que você esta sendo mal interpretado constantemente.. Pessoas estão confusas e por exames únicos já estão imaginando câncer… Minha pergunta é… Se arrependeu de tentar esclarecer a população ou vale a pena o cansaço e repetir inúmeras vezes as mesmas coisas? Desculpe a franqueza mas tive que perguntar. Abraço e parabéns pela paciência.

    • Juliano,
      Não acho que o meu trabalho realmente vá mudar alguma coisa para a população. Vejo questões relacionadas à insegurança, desconhecimento e outras do próprio sistema de saúde (público e privado) que não dá conta das necessidades das pessoas e vai na contra mão de favorecer o estabelecimento do vínculo médico-paciente. Por outro lado, se uma ou duas pessoas puderem ser impactadas pelo que escrevo, já valeu pena. Portanto, não me arrependi, até agora, de tentar esclarecer as pessoas. Obrigado por participar do blog e me fazer esta pergunta. Abraço.

  66. Gostaria de saber se tem algum exame q substitui o RX de Cavum, minha filha foi numa alergista é ela quer ver o que causa o entupimento do nariz !?!?

    • Prezada Estela,
      Não tem outro exame. Quando um Raios X está bem indicado, os benefícios superam o potencial risco. Escrevi o post para chamar a atenção dos pais que não devem “pedir” um Raios X “só para ter certeza”.

  67. Dr. a um ano e meio atras tive que fazer 2 urotac porque estava com um calculo enorme nos rins e precisava fazer uma litotripsia. Um ano e meio depois fiz outra urotac pelo mesmo problema. Minha preocupação é em relação a infertilidade ou que futuramente meus filhos possam ter algum problema devido essa exposição a radiação nos testículos. Ainda não tenho filhos, por isso a pergunta.Tem esse risco?

  68. Dr. Meu bebê tem 2 meses com 1 mês ele teve bronquiolite q so foi detectado a parti d um raio x passou 10 dias internado e tomando antibiótico, só q ele ainda ta com uns ronco é se tratando com antibiótico novamente a pediatra passou será msm necessário fazer outro raiox?

  69. Ótimo post!
    O problema que vejo hoje é que em um determinado Hospital de São Paulo estão agindo dessa maneira, solicitando raio x para qualquer coisa, e não os pais ( ou nesse caso, eu) , mesmo quando na análise clínica não se ouve nada no pulmão do bebê! Meu filho já fez 5 raios x sendo que só um era realmente necessário ( qdo o médico ouviu chiado). Eu, como mãe de primeira viagem e preocupada com meu filho, deixei. Hj quiseram fazer outra, sendo que ele está respirando bem, não deixei… meu filho tem 1 ano.

    Obrigada por esclarecer os riscos de raio x em excesso! Acho que vou sugerir que os médicos desse hospital leiam seu post!

  70. Dr. Roberto. E se por um acaso, num exame, o técnico errar o nível de radiação para uma criança e ao invés de colocar um número par criança, colocar de adulto?
    Fará mal?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s