QUE BRINQUEDO ESCOLHER?

sucata6Semana que vem teremos o dia da criança. Que brinquedo escolher para presentear os filhos? São tantas as opções (e tentações), que ficamos tontos. São tantos os preços (caros), que ficamos mais tontos ainda! De um lado, o olhar pidão das crianças, do outro, comerciais na TV, vitrines de lojas e os fatídicos amiguinhos que sempre têm algo que nossos filhos desejam. Como decidir o que dar? Quem lê o blog ocasionalmente já sabe que, em geral,  sou avesso a regras (exceto quando a questão é segurança!). Sempre acho mais interessante que os pais tomem as decisões, principalmente aquelas que não estão nos livros de pediatria. Antes de escrever este post, verifiquei uma vez mais nos livros da minha formação médica e não falam de brinquedos! Portanto, a decisão será de vocês. Mas, só queria compartilhar algumas ideias com vocês. sucata4

A primeira ideia é uma pergunta. O que queremos ao presentear nossos filhos com um brinquedo? Certamente cada mãe ou pai tem algo em mente e eu não poderia saber todas as respostas. Umas que me ocorrem são:

  • demonstrar afeto e carinho pelos filhos. Um presente é um veículo de amor. Em geral, é escolhido pensando no filho, no que ele gosta ou precisa. Portanto, a primeira função de um presente é o de aproximar. Assim, o melhor embrulho para o presente do dia das crianças, qualquer que seja, é um abraço apertado e um beijo carinhoso.
  • produzir prazer nos filhos. Escolhemos algo que imaginamos agradará nossos filhos. Seja pela necessidade que tinham, seja pelo “sonho” de ter aquele objeto.
  • desenvolver alguma aptidão nos filhos. Não raro os pais procuram brinquedos que estimulem a criatividade dos filhos. É sobre isto que vou falar um pouco mais no post de hoje.

sucata1A criatividade é algo que todos nós temos, dentro de nós. Não é algo fora que nos torna criativos. Quem inventou o i-pad não tinha um outro i-pad para se inspirar. Todas as invenções criativas surgiram de um pensamento ou de uma observação e não de um objeto. Picasso nunca tinha visto um quadro como o que pintou, para se “inspirar”. Newton não tinha conhecimento de algum tipo de descrição de uma lei que explicasse porque os objetos são atraídos para o chão. Os exemplos são infinitos e comprovam apenas que a criatividade é uma potência que todos temos dentro de nós. Portanto, brinquedos eletrônicos, ultra modernos, poderão, ou não estimular essa criatividade. O fato é que, quanto menos “pronto” estiver o objeto, mais estímulo produzirá na criatividade humana. Aí entra em cena a sucata doméstica. Objetos que iriam para o lixo, podem assumir as mais diversas formas (vide as fotos do post de hoje). O desafio de transformar algo em outra coisa é superado pela nossa criatividade. Portanto, se o presente que queremos dar para nossos filhos é um que estimule sua criatividade, que tal lhe dar uma caixa cheia de sucata doméstica? Melhor ainda, embrulhe o presente no abraço e beijo que mencionei acima e, para tornar o presente memorável, sente-se com sua filha e filho e, juntos, criem. Passem algum tempo juntos, rindo, provocando um ao outro, cooperando e competindo. Não é o brinquedo que é criativo, é a criatividade que faz o brinquedo!sucata3

Este é um post curtinho, mas que pode render uma longa e deliciosa memória nos seus filhos. Encerro com uma pergunta: se esta cena que descrevi de pais brincando com seus filhos, montando objetos a partir de sucata doméstica ocorrer, quem presenteou quem?

Cartas para a redação!

sucata2

6 pensamentos sobre “QUE BRINQUEDO ESCOLHER?

  1. Esse texto me faz lembrar que minha filha vive com pote de sorvete na cabeça dizendo que é chapéu de bruxa , aí vou ao centro da cidade e vejo um lindo chapéu de bruxinha, comprei, cheguei em casa dei o presente ela gostou , colocou o chapéu na minha cabeça e pegou o pote de sorvete colocou na sua cabecinha dizendo sou uma bruxa vou te transformar em um sapinho, não sei o porque ela prefere o pote do que o chapéu, mas sei que com esse objeto simples ela se diverte muito, e que aprendi que não preciso comprar um objeto só porque EU acho que lhe faz falta e que a deixaria mas feliz, obrigada doutor por mais esse texto.

  2. Quanto ao brinquedo para escolher, sei lá, os pais que tem que decidir, sempre levando em conta a preferência dos filhos 🙂 não vejo motivo para não comprar carrinho pra menina ou boneca pra menino, acho que não existe essa de “brinquedo de menino” e “brinquedo de menina”, mas sim uma preferência de determinado público-alvo por certo brinquedo 😀

  3. Dr. Roberto:
    Acho muito importante este assunto e você fez uma abordagem muito consistente. É impressionante o consumismo inútil do mundo atual. Claro que alguns brinquedos eletrônicos podem ser divertidos e interessantes mas eles não podem ser os únicos valorizados. É visível que os eletrônicos têm opções restritas, as opções de manuseio já são pré programadas. Brincar com objetos e materiais que estimulam a criança a criar algo que ainda não existe contribui muito para que os pequenos exerçam esta nossa capacidade de criar, inerente ao ser humano.
    Por analogia, eu deduzi que sua argumentação poderia se estender para o quesito presentes. Razão pela qual você ganhou um presente de Natal “criativo” do Henrique, está lembrado?
    Melhor do que uma embalagem comum, feita no modo industrial, em série, é uma artesanal, cheia de manifestações da criatividade de uma criança, não? kkkkk
    Abraços
    Lorelai

    • Lorelai,
      Sem dúvida que a criatividade estimulada da criança vai ajudar a desenvolver um adulto com capacidades ampliadas de ver e viver o mundo. O presente do Henrique foi incorporado à decoração do consultório!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s