CAXUMBA- 13 PERGUNTAS E RESPOSTAS.

gland salivO QUE É A CAXUMBA?  É uma virose que produz uma inflamação nas glândulas salivares (vide figura). A glândula mais comumente comprometida é a Parótida, próximo à orelha. A Caxumba pode afetar uma ou ambas as glândulas, deixando a criança com o rosto inchado, redondo. Um dos nomes populares da Caxumba é “papeira” exatamente porque a criança fica “papuda”.

QUAIS OS SINTOMAS DA CAXUMBA? Como toda virose, os sintomas iniciais podem ser de febre, mal estar, dor muscular. Nada muito específico. Somente quando as glândulas salivares ficam inchadas que o diagnóstico  clínico é feito. Nem todos os casos de Caxumba acometem as glândulas salivares. Assim, é possível que uma pessoa já tenha tido Caxumba, sem saber.

A CAXUMBA É UMA DOENÇA GRAVE OU APRESENTA RISCOS? A Caxumba NÃO É UMA DOENÇA GRAVE. A maioria dos casos evoluiu sem nenhuma complicação. Dentre as complicações mais frequentes, está a orquite (inflamação dos testículos). Mas, mesmos quando ocorre a orquite, a esterilidade é uma complicação rara. Ao contrário do que se divulga, nem todo caso de orquite vai ter como consequência a esterilidade.  Apenas um percentual pequeno dos meninos com orquite poderá se tornar estéril.

QUAL O PERÍODO DE INCUBAÇÃO DA CAXUMBA? Período de incubação é o tempo que leva entre o contato com o vírus e a manifestação da doença. Na Caxumba esse período é longo, podendo se estender entre 12 e 25 dias. Na média, o período de incubação é de 16 a 18 dias. Isto é, se uma pessoa susceptível (sem imunidade específica para a Caxumba), entrar em contato com o vírus da Caxumba, a doença só vai se manifestar entre 12 e 25 dias depois. Portanto, não é imediatamente ou em poucos dias, que a doença se manifesta.

QUAL O PERÍODO DE CONTÁGIO DA CAXUMBA? Período de contágio é o tempo em que uma pessoa infectada com o vírus da Caxumba é capaz de transmitir a doença para outra pessoa. Na Caxumba, esse período pode ir de 7 dias antes até 9 dias depois do aparecimento da Parotidite (inflamação da Parótida). O período de maior infectividade (risco de contágio) é entre 1 dia antes e 5 dias após o aparecimento da Parotidite.

COMO É TRANSMITIDA A CAXUMBA? A transmissão do vírus da Caxumba se dá através do contato com a secreção respiratória de uma pessoa infectada. É importante lembrar que a transmissão pelas mãos é muito importante. Quando falamos em secreção respiratória pensamos logo em ar, ambiente fechado, tosse e espirro. O que não nos lembramos é que uma pessoa infectada pode coçar o nariz, cobrir a boca para tossir etc. transferindo o vírus pelas mãos. Por esse motivo, a lavagem das mãos (em qualquer virose) é muito importante.

COMO PREVENIR A CAXUMBA? Através da vacinação, com duas doses da vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba). A primeira dose da vacina deve ser dada aos 12 meses de idade e a segunda, aos 15 meses, segundo o calendário vacinal brasileiro. A segunda dose não pode ser dada antes de 3o dias após a primeira. MULHERES GRÁVIDAS NÃO PODEM TOMAR ESTA VACINA e as mulheres em idade fértil devem esperar, ao menos, 30 dias após a vacinação para engravidar. O motivo é que a vacina tríplice viral contém o vírus atenuado da Rubéola.

QUEM DEVE RECEBER A VACINA? Todas as crianças de 12 meses devem receber as duas doses da vacina. Crianças que só tomaram uma dose, devem receber a segunda dose. Não há necessidade de recomeçar a vacinação. Basta dar a segunda dose. Adolescentes e adultos nascidos após 1957 que não foram vacinados e/ou não tiveram a Caxumba, devem ser vacinados também.

NO CASO DE UM SURTO, EXISTE A INDICAÇÃO DE UMA TERCEIRA DOSE DA VACINA? Um surto é um aumento do número de casos, sem caracterizar um epidemia. Com relação à terceira dose da vacina, não há nenhuma evidência de sua efetividade. No entanto, como a Caxumba vem produzindo surtos em vários lugares do mundo, estudos estão sendo realizados, com relação a esta terceira dose. O que se sabe é que uma terceira dose, em adolescentes, não produz efeitos colaterais significativos e, em um surto ocorrido em Nova York, há 5 anos, aparentemente reduziu o número de casos entre os que receberam este reforço adicional. Assim, as recomendações do Ministério da Saúde, do CDC de Atlanta e da OMS, ainda não recomendam, de forma sistemática a aplicação de uma terceira dose de vacina tríplice viral. Esta decisão ainda é individual, sob a orientação do pediatra. Crianças antes da adolescência, que receberam duas doses da vacina, não têm indicação de uma terceira dose. 

POR QUE UMA PESSOA VACINADA PODE CONTRAIR A CAXUMBA? O que se sabe é que nenhuma vacina possui 100% de efetividade. A efetividade da vacina contra a Caxumba é estimada em 95%, mas, diante de surtos, em diversos lugares do mundo, estão sendo realizados estudos para identificar se há uma perda da imunidade, com os anos. Isso explicaria porque os surtos acometem adolescentes. Pode ser que, após estes estudos, surja a recomendação de um reforço da vacina, na adolescência.  Por enquanto a recomendação é de duas doses.

QUAL O TRATAMENTO PARA A CAXUMBA? Como se trata de uma virose, não há tratamento específico para esta doença. O tratamento será sintomático, prescrito pelo pediatra ou médico. Como em toda virose, a criança deve ficar em repouso, até sua melhora.

QUANTO TEMPO UMA CRIANÇA COM CAXUMBA DEVE FICAR AFASTADA DA ESCOLA? O tempo mínimo recomendado é de, pelo menos, 5 dias após o início da parotidite (glândula salivar inchada). Em alguns casos, este prazo pode ser maior. A recomendação é que a criança só volte para a escola quando o pediatra a considerar apta.

NO CASO DE UM SURTO, HÁ MOTIVO PARA PÂNICO? NÃO!   O pânico, em geral, produz comportamentos irracionais e contraproducentes. O pânico costuma se instalar quando não temos informações seguras e confiáveis sobre o que está ocorrendo. Por esse motivo, boatos tendem a produzir pânico. Por outro lado, em uma situação crítica ou de ameaça, é razoável e até esperado que tenhamos uma reação de apreensão e atenção. Nosso organismos está preparado para isso e esta reação se chama de luta ou fuga. Nesse momento, ter informações ajuda muito a que possamos buscar o controle para que as nossas atitudes sejam racionais e efetivas. Como a Caxumba é uma doença benigna, com raríssimas complicações, não há motivo para alarme ou pânico. Saber que duas doses de vacina protegem a grande maioria das crianças e que, na eventualidade de uma criança contrair a doença, praticamente todas se recuperarão sem maiores consequências, deve nos ajudar a não entrar em pânico. Lembre-se que o seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar. Converse com ele ou ela.

 

 

 

223 pensamentos sobre “CAXUMBA- 13 PERGUNTAS E RESPOSTAS.

  1. Sugiro um post sobre os desafios dos pais frente à transição do adolescente para a vida adulta, como: oscilações de humor, mudanças típicas da puberdade, mudanças corporais, nos pensamentos e sentimentos. Como se dá a construção da identidade, a partir de modelos, referenciais, dentre outros fatores. O mais comum atualmente é observar adolescentes totalmente perdidos e desorientados, sem rumo. Triste

      • dr me ajuda pfv , estou em panico eu acho que estou com essa doença , tenho 18 anos e esta nascendo um caroço na bochecha esquerda , e um menor a direita o que eu devo fazer ? isso pode matar ?

  2. Doutor, acompanho suas publicações aqui e no Facebook. Obrigada pelas informações, sempre vitais. Agora, eu tenho uma dúvida: minha filha de quatro meses corre algum risco de contrair caxumba? Como a vacinação só começa aos 12 meses, fico em dúvida quanto aos bebês mais novos. Em caso de surto ou epidemia, eles podem ser vacinados?

    • Prezada Tatiana,
      Os bebês mais novos estão protegidos pelos anticorpos maternos. Antes dos 12 meses a vacina tem uma efetividade muito baixa e, por esse motivo, não é dada. A probabilidade de um bebê contrair a Caxumba é muito baixa e é importante lembrar que é uma doença benigna que raramente apresenta complicações. Obrigado por participar do blog.

  3. Dr. Roberto:
    Imagino que devo ter sido uma das ansiosas que entrou em contato por causa das notícias deste surto de caxumba. Foi ótima ideia este post porque este assunto está muito comentado entre os pais que conheço.
    Obrigada pela paciência de me atender tão rapidamente.
    Abraços
    Lorelai

  4. Tenho um filho de 6 anos ele vem tendo nao sei expricar uma coceira ou um pigarro na garganta penso que e vicio dele mas ele diz que nao consegui parar o que deve ser doutor

  5. Dr. Meu Filho tem 16 anos, sou do Rj e na escola dele esta um surto de caxumba e ele pegou, ja levei ele ao medico e foi confirmado a caxumba, deram 5 dias pra ele ficar de repouso longe da escola…amanha faz 5 dias, ele ainda esta com o rosto inchado, o que devo fazer, retornar ao medico para nova consulta e pegar atestado medico para continuar o repouso? Desde ja agradeço.

    • Prezada Giselli,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. De um modo geral, a recomendação é de cinco dias de afastamento. No entanto, se a criança puder ficar mais tempo em casa, até se recuperar, melhor.

    • Prezado Lucio,
      A transmissão se faz no período de incubação- que pode ser até 21 dias antes da manifestação da Caxumba, até em torno de 5 dias após o aparecimento da parotidite. Portanto, não é pela localização do processo inflamatório produzido pelo vírus que se define o risco de contágio, mas, pelo tempo.

  6. meu filho tem 18 anos e hoje faz 13 dias que ele esta em tratamento da caxumba,ele esta querendo doutor ,jogar bola e eu não deixei. Não está com o rosto inchado,a garganta não dói mais e ele está achando que pode fazer qualquer coisa,eu acredito que não,por favor Dr, espero por respostas.

    • Prezada Vania,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte um médico para lhe orientar.Mas, de um modo geral, não seria recomendável uma pessoa convalescendo de Caxumba praticar esportes ou realizar exercícios físicos.

    • Prezada Eliane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  7. Boa tarde, Dr. Roberto. Contraí os sintomas da caxumba no final de semana passada. Entretanto, não tive uma parotidite aguda. Hoje, já não sinto mais dores no maxilar, nem atrás da orelha. O que me perturba, é que estou escalado para jogar um campeonato de basquete no domingo, e gostaria de saber quais as chances de eu perder esse campeonato. Obrigado.

  8. boa tarde, dr Roberto eu contraí o sintomas , mas fiquei 10 dias em casa como o medico receito para melhorar, ele ja me deu alta, posso voltar para minhas atividades normalmente sem preocupação ?

      • Boa noite! Trabalho com uma moça q ontem apresentou a papeira e os demais sintomas e foi diagnosticada com caxumba. Li q um dia antes o risco de contágio pode ser grande. Nosso contato foi conversar mas bem tão de perto… Mas quatro dias antes fomos a uma palestra e sentamos uma ao lado da outra e conversamos! Minha preocupação é meu bebê q tem nove meses e não é vacinado! Devo me preocupar?muito obrigada.

      • Prezada Camyla,
        Na prática, se preocupar não vai adiantar muito. O importante é que sabe da doença da sua colega e poderá informar ao médico caso você ou seu bebê apresentem algum sintoma.

    • Prezada Amanda,
      É possível que tenha passado para você porque a transmissão se dá antes de aparecerem os sintomas. O período em que a pessoa deve ficar afastada de outras é de 5 dias após o início da Parotidite (inchado).

    • Olá fui aí médico ontem e estava com dor até para ingulir a saliva. Fiz um hemograma e deu caxumba, porém não estou com o rosto inchado e o incrível é que tomei a vacina o ano passado. É possível ter caxumba sem inchar o rosto??? Não lembrava se tinha tomado a vacina por isso nem falei para o médico mas quando cheguei em casa fui ver na carteieira de vacinação e estava lá? Isso é comum???

      • Prezada Nayane,
        A vacina não confere 100% de proteção. É possível uma pessoa vacinada contrair a Caxumba. Em geral, a Caxumba, uma inflamação da glândula Parótida, se manifesta com seu aumento e, portanto, o rosto inchado. Mas, em medicina existem sempre exceções. Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu caso.

    • Prezado Ronald,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Sugiro que converse com um médico para que lhe oriente. Mas, de um modo geral, não há medicação que acelere a redução do inchaço da Caxumba.

    • Prezada Suellen,
      Se você não teve Caxumba, pode pegar sim. Mas, não há relato de consequências para o bebê. De toda forma, como o blog não substitui uma consulta, recomendo que converse com o obstetra que acompanha o seu pré-natal.

  9. Boa tarde Dr. Roberto!
    É possível que uma pessoa que já teve caxumba, em contato com outra pessoa que esteja com a doença (uma mãe por exemplo, que esteja cuidando de seu filho) transmita o vírus para terceiros, mesmo sendo imune? Sem manifestar a doença a pessoa pode ser hospedeira e transmissora do vírus?
    Obrigada.

  10. Dr, eu tive caxumba ha 2 semanas e passei para minha esposa que esta apresentando parotidite desde hoje. Eu estou completamente curado e so tive Inchaço de um lado do rosto. Qual o risco de pegar novamente da minha esposa? Ha o risco de pegar do outro lado?

  11. Bom dia!
    Minha filha de 19 anos está com caxumba e amamentou seu filho de 17 meses,ele corre risco de contrair caxumba também,ele pode ser imunizado para não pegar? Tem contraindicação para quem está com o vírus incubado e toma a vacina?

    • Prezada Ediléia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu neto. De um modo geral, uma criança exposta a uma pessoa que teve Caxumba, poderá ter sido infectada e apresentar a doença. Não há contraindicação em se vacinar uma pessoa que esteja infectada pelo vírus da Caxumba. Apenas, a vacina não surtirá o efeito desejado.

  12. Boa noite!
    Trabalho em uma unidade prisional onde está havendo um surto de caxumba. Houve vacinação para os detentos e servidores. Dois dias depois que tomei a vacina, apresentei inchaço na Parótida, sendo assim, fui diagnosticado com caxumba. O senhor acredita haver alguma relação entre a vacina e a contração da doença, uma vez que se trata da administração do vírus de forma atenuada, de modo que, talvez, o tempo de incubação seja drasticamente reduzido por conta disso?!

    • Prezado Tiago,
      Como o período de incubação da Caxumba é longo, quando uma pessoa que sabe ter tido contato com a doença se vacina, ela já pode estar infectada. Se for o caso, ele contrairá a doença. Se não contrair, ela estará protegida para um futuro contato (não para aquele que motivou a vacinação).

  13. Boa Tarde! Dr. Roberto
    Meu namorado teve caxumba na fase adulta e recolheu como diz os mais antigos, os testículos incharam e ele já fez o exame de espermograma o que comprovou a falta de espermatozoides. Ele precisa fazer o método de fertilização In vitro para ter filhos, e isso é o sonho dele. Você pode indicar algum médico que possa fazer isso e também gostaria de saber se tem chances elevadas de vir filhos com alguma deficiência por causa disso. Ele tem 38 anos e eu 39 anos.
    Marília

    • Prezada Marilia,
      Não só o blog não substitui uma consulta médica, o que seria proíbido pelo Conselho Federal de Medicina, como, sendo pediatra, não saberia lhe responder. Sugiro que procurem um médico com experiência em infertilidade para lhes orientar. Não tenho uma indicação para lhe dar. Converse com o seu ginecologista, ele deve poder lhe indicar algum colega.

  14. Boa Tarde Dr. Estou com caxumba a 5 dias. E dizem os mais antigos que, se não repousar desce para os testículos e por consequência fica uma bola enorme. Isso é msm verdade.
    E também tenho um filho de 1 ano que mora com a mãe, eu devo evitar ver ele por esses dias? Pois meu médico mandou eu retornar e repetir o exame pra saber se ja estou bem. O que me aconselha?

    • Prezado Douglas,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que siga as orientações do seu médico. Quanto à orquite, inflamação dos testículos, esta pode ocorrer em um número pequeno de casos de Caxumba. Transcorridos 5 dias do início do aumento das parótidas, a pessoa já pode ter contato com outros ou retornar à escola, por exemplo. Mas, repito, siga as orientações do seu médico.

  15. Doutor peguei caxumba do meu namorado e estou grávida de 22 semanas
    Estou com um lado do rosto inchado
    Está me dando febre.. 38.3 oq devo tomar
    Tomei paracetamol
    Pode afetar meu bebê essa febre?

  16. Dr Roberto, meu filho de 17 anos apareceu com os sintomas da cachumba no dia 04/01/16, confirmado no medico da emergência que levei ele no dia seguinte, porém agora está mais inchado no papo e parece estar passando para o outro lado. foi mudada a medicação do anti inflamatorio que começará hj a ser feito,mas tem alguma implicação ou acha necessario voltar na emergencia caso amanheça com os dois lados tomados?

  17. Olá doutor! Estou afastada do trabalho porque estou com caxumba, porém amanhã tenho que retornar, mas não obtive nenhuma melhora e a inflamação ainda passou para o outro lado. Posso voltar sem correr o risco de transmitir para as outras pessoas ou devo voltar ao médico?

  18. Estou com caxumba, sinto dores de ouvido e garganta. O caso de eu sentir isso, pode ser que se meus filhos, se vierem a se contaminar sentirao o mesmo? Eles e meu esposo terao que se vacinar novamente? Meu bebe esta em fase da dose dos 12 meses, mesmo assim ele terá que se vacinar novamente?

  19. Porque alguns médicos falam que crianças com menos de 6 meses não corre risco de pegar caxumba e outros dizem que sim qual é o certo sou vacinador e o que os manuais dizem que criança nesta idade não pega caxumba

    • Prezada Ana Mara,
      Em geral um bebê com menos de 6 meses tem imunidade contra a Caxumba transmitida passivamente pelos anticorpos maternos, durante a gravidez. Mas, se a mãe não teve Caxumba ou não foi vacinada, em tese o bebê poderia contrair a doença.

    • Prezada Poliana,
      O período de transmissão da Caxumba é relativamente longo. Isto é, quando o sintoma aparece, a pessoa já estava transmitindo há 15-18 dias. Portanto, vacinar após o contato só servirá se a pessoa não foi infectada com o vírus. O desenvolvimento de alguma imunidade leva entre 4 a 8 semanas, pós vacinação.

  20. Olá! Estou com caxumba há 3 semanas, pois ela fica passando de uma glândula para a outra. Começou na parótida esquerda, em seguida a direita, depois na submandibular esquerda, depois na direita e agora estou sentido minha parótida direita inchada novamente. É comum ocorrer esse tipo de coisa em pacientes? Quanto tempo o organismo leva para eliminar o vírus?
    Outra dúvida, li que após 5 dias do surgimento da inflamação, ainda posso transmitir o vírus. Como ainda estou doente e já faz 3 semanas, isso significa que não sou mais transmissor?

    Obrigado!

    • Prezado Marlon,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu quadro. Como o que descreve é atípico, sugiro que procure um médico ou, eventualmente, um infectologista, para lhe orientar.

  21. Dr.Roberto, boa tarde…me ajude: meu filho tem 11 anos e ele tomou as duas doses da vacina tríplice(caxumba, sarampo e rubéola), nas idades corretas…ele acordou com um lado do rosto inchado, levei ao médico e após exame o mesmo constatou que era caxumba…me esclareça: mesmo vacinado há um certo tempo como é o caso dele quase 11 anos, ainda é possível contrair caxumba?

  22. Dr. Roberto, boa tarde. Tenho 17 anos, pois contraí caxumba, eu não sabia o que fazer com esse tipo de vírus, mas seu blog me ajudou muito e me tirou muitas dúvidas, desde já agradeço. Abraços!

  23. Oi boa noite
    Meu filho pegou caxumba hoje ta fazendo dois dias o rosto dele nao ta inchado ele ta bem..gostaria de saber ser tem algum alimento que nao pode comer (comida)
    Obrigada

    • Prezada Shirley,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, não existe restrição alimentar para crianças com Caxumba.

  24. Olá dr. tenho 17 anos e estou com
    Caxumba faz 3 dias, o senhor poderia me dizer quanto tempo demora para desinchar ? Pois tenho um compromisso sexta que eu não posso faltar, e até sexta estaria completando 6 dias, será que até lá ja desinchou um pouco pelo menos ? Obrigada

  25. Boa tarde! Muito bom o esclarecimento sobre a caxumba. Gostaria de saber quando a tríplice viral começou a fazer parte do calendário oficial de vacinação. Grata Maria Célia

  26. Dr bom dia!

    Tenho uma colaboradora de 22 anos que contraiu caxumba e ficaria afastada por 8 dias, no dia que ela retornaria, me ligou falando que a caxumba mudou de lado e que o médico informou que tera mais 40 dias de repouso, séra que essa informação procede?
    agradeço e parabéns pelo material escrito

    • Prezado Fabio,
      Como o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet, não posso opinar. Mas, uma licença médica de 40 dias exige uma perícia do INSS. Do ponto de vista teórico, conceitual, só se justificaria se houvesse alguma complicação da Caxumba, como uma pancreatite.

  27. Tenho 61 anos estou com caxumba do lado esquerdo. Porém aos 10 anos contrai a doença dos dois lados, como eu não fiz o repouso necessário perdi a audição do lado esquerdo. Minha dúvida a caxumba da duas vezes pesquisei em nenhum lugar achei que ela da duas vezes. E qto tempo tenho que fazer o repouso. Desde já Agradeço atenção.

  28. oi dotor boa tarde. eu gastaria de saber. tive caxumba hj extamente hj estou fazendo 11 dias. Não sinto mais nada desinchou td sumiu td. minha duvida é se posso voltar a fazer caminhada. muito obrigado…

  29. Doutor tem 7 dias que tive caxumba do lado direito do rosto, entao o risco de se transmitir o virus ja acabou, mas ontem foi para o lado esquerdo, mas está muito pouco, mesmo assim tenho q esperar mais 5 dias para ter contato com outras pessoas sem passar o virus?

    • Prezada Maria,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe examinar e orientar. Mas, de um modo geral, se a infecção se iniciou em outra glândula, deve considerar o tempo a partir desta data.

  30. Dr. Boa noite!
    A alguns dias estava sentindo uma dor na mandíbula e mal estar, eis que hoje acordei com a região do lado esquerdo inchado e bem dolorido. Não tive febre. Apenas inchaço e forte dor. No posto de saúde a medica disse que era caxumba. Minha preocupação é: tenho uma filha de dez anos o que fazer para evitar que ela pegue? Tomando outra dose? Existe algo a ser feiro para que o vírus nao desenvolva nela? Nos mesmos dias que apresentei essas dores, ela teve uma leve constipação nasal e tosse. Agradeço se puder esclarecer informações dos quais nao me foram passadas pela medica.
    Att

    • Prezada Sofia,
      O período de incubação da Caxumba é longo. Isto é, muito antes de aparecerem os sintomas, a pessoa já está eliminando o vírus. Portanto, pouco pode ser feito para prevenir o contágio da sua filha, nesta situação. Se ela foi vacinada contra a Caxumba, já fez o que poderia.

  31. dr.roberto aqui e uma criança to comentando no celular da minha vo tenho 9 anos e to com dor e inchaço na glandula salivar direita eu falo pra minha mae levar pra me vacinar e devo faltar na escola?

    • Prezado Victor,
      A Caxumba, como as demais viroses, seguem o seu curso e sua velocidade. Não há medicamento que acelere a melhora. O importante é fazer repouso, se hidratar e alimentar, esperando que o próprio corpo resolva a virose.

  32. Olá, meu namorado contraiu a caxumba e tive contato com ele 1 dia antes de aparecer os sintomas… eu tenho a vacina triplice, isso me protege?

  33. Doutor eu tive caxumba, meu rosto já desinchou mas uma das glândulas abaixo do maxilar ainda está inchada mas sem dor e não aparece muito só se tocar da pra sentir é normal isso, fiquei apenas uma semana com caxumba. Desde já agradeço

  34. Bom dia, acho que estou com caxumba, pois os sintomas procede…. Tenho 22 anos, apos passar as dores ao comer… O rosto volta ao normal, mesmo q passe 50 dias… So qro saber se n fica nenhuma sequela. Claro tomando todos cuidados devidos.

  35. Boa noite Dr, eu ja tive caxumba ainda quando criança, meu noivo apresentou a papeira a uma semana, eu ignorei a possibilidade de eu ser infectada pelo fato de ja ter pego, (ou seja mantive contato normal de beijos e abraços), a 3 dias minhas parotidas vem inchando, e doendo.
    Ja fui a 2 médicos e ambos disseram que estou com inflamação nas glândulas, meus exames de sanque e urina deram normais.
    O que me pode dizer sobre o meu caso?

    • Prezada Joara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Em geral, a imunidade produzida pela Caxumba é duradoura. Como nada em medicina é absoluto, eventualmente, a sua imunidade não foi duradoura ou, alternativamente, o que supunha ter sido Caxumba, no passado, não era. Finalmente, suas glândulas podem estar inflamadas por outra virose.

  36. Eu tive cachumba e a minha namorada nao mas ela começou a uma sensação de gripe espirrar isso pode ser sinal de cachumba eu melhorei fas 4 dias

  37. Boa noite. Fui diagnosticada com caxumba no lado direito segunda feira passada, fazendo hoje 7 dias. Hoje as dores e o inchaço deste lado diminuíram quase totalmente. No entanto, passei a sentir um desconforto no lado esquerdo hoje, sete dias após o inchaço do primeiro lado. Será possível ser do outro lado também? Caso seja possível qual seria o risco de contaminação agora? Deverei ter talvez um novo prazo a exercer minhas atividades normalmente? Se não for nada estarei liberada na quinta feira.

  38. Boa noite doutor Roberto cooper,levei minha filha ao médico e fizeram o exame de sangue e foi constatado caxumba e no exame está 782U/L ,só não entendi porque suspenderam o antiflamatorio.Por favor,responda-me,boa noite,obrigado.

    • Prezada Vania,
      Anti-inflamatórios não são eficazes para o tratamento de processos virais, como é o caso da Caxumba. Mas, a resposta específica poderia ter sido dada pelo médico que suspendeu o medicamento. Sugiro que, sempre que tiver uma dúvida, não hesite em perguntar ao médico. Muitas vezes não explicam porque acham que não há dúvida alguma.

  39. BOA TARDE DR ROBERTO , JA FAZ 8 DIAS QUE ESTOU COM A CAXUMBA POREM JA NAO SINTO MAIS DORES , E O INCHAÇO JA DIMINUI PRATICAMENTE TUDO MAS PERDI TOTALMENTE A VONTADE DE COMER , NAO PELO INCOMODO MAIS SINTO UM ENJOO E NAO CONSIGO ME ALIMENTAR. O DR PODERIA ME EXPLICAR E DAR ALGUMA DICA DO QUE FAZER NESSES CASO ??

  40. Boa noite Dr.Roberto,
    Tenho uma filha de quatro anos e meio que apresenta parotidite repetitiva, em dois anos já apresentou todos os sintomas da caxumba 04 vezes.Nós a tratamos com otorrino e infectologista, em exames de sangue sempre consta amilase e sorologia positiva para o virus da caxumba.Gostaria de uma opinião sobre este caso para saber se estamos fazendo tratamento certo ou não.Acabo de chegar do hospital com hemograma parcial e indicação para sorologia de herpes zoster, tem sentido ou é só uma hipótese de diagnostico ?

    • Prezado Marcos,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Existem outras causas para Parotidite que devem ser investigadas, inclusive a presença de pequenos cálculos na glândula. Espero que compreenda esta limitação da internet.

    • Prezada Alice,
      Em torno de 4 semanas. A questão é que o período de incubação da Caxumba é longo. Quando tomamos conhecimento de que tivemos contato com um caso de Caxumba, já estávamos em contato há vários dias. Assim, a vacinação pós contato não vai proteger contra aquele contato. Se, porventura, a pessoa não contrair a Caxumba, aí sim a vacina poderá proteger contra futuros contatos.

      • Dr.bom dia meu nome é felipe tenho 23 anos hoje já faz 8 dias que estou com caxumba a minha não foi a esposta e sim a interna portanto meus maxilares não incharam so tive um pequeno inchaço do lado direito e evoluiu dos dois lados mais já desincharam mais contínuo com febre e uma fraqueza no corpo queria saber se posso ter contado com outras pessoas já sem o roisco da outra pessoa contrair a doença e quanto tempo ainda tenho que esperar ?

  41. Caro Dr. Roberto, faz 2 dias que estou curado da caxumba que tive na glândula do lado direito, porém hoje comecei a sentir dor na região da glândula do lado esquerdo, é possível ter pego do outro lado mesmo estando curado há 2 dias?

  42. Doutor, tive contato direto com meu namorado, que descobriu a caxumba hoje, tenho perigo de transmitir para minha filha de 4 meses? E se tiver, como tratar nela?

    • Prezada Nathalia,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra para que ele lhe oriente. De um modo geral, um bebê de 4 meses terá alguma imunidade transmitida pela mãe, caso esta tenha tido Caxumba.

  43. Dr. Fui diagnosticado com caxumba dia 31/3 e fiquei afastado do trabalho durante 7 dias, no terceiro dia já não havia mais inchaço no rosto…mesmo assim obedeci e cumpri com os 7 dias repousando…hj dia 11/4 não tenho mais nenhum vestígio da caxumba e já estou trabalhando…mas queria saber se já posso voltar pra academia…eu corro e faço musculação… Desde já obrigado!

  44. Boa tarde, o inchaço apareceu dia 8/03 porem ficou em torno de uns 5 dias no maximo o inchaço e desapareceu, mas hoje dia 12/04 ainda estou sentindo a bolinha no pescoço provavelmente a amígdala inchada, detalhe só peguei do lado direito. Mas esse inchaço fica ate quando? Por que Será que a minha amígdala ainda está assim? Aguardo retorno.

  45. Eu gostaria de sabe eu tenho dois filho que tem problemas renal sim chega um dia sim eles pega caxuba eles tei o risco de fica internado

  46. doutor, boa noite
    Meu filho pegou caxumba, eu já tive quando criança, sou professora e gostaria de saber se e preciso me afastar das minhas atividades já que estou cuidando de uma criança com caxumba. Há o risco de eu transmitir o vírus aos meus alunos???

  47. Olá doutor, tenho 18 anos, estou com caxumba a 3 dias, ja estou sendo medicada e estou em repouso, mas sera que tem algum problema em lavar o cabelo?

    • Prezada Marinez,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe examinar e orientar.Mas, de um modo geral, qualquer virose pode dar febre várias vezes ao dia.

    • Prezado Gerê,
      Em princípio, diante de uma doença infecciosa aguda, é preciso manter o repouso para permitir que o organismo “se dedique” ao restabelecimento da saúde. O exercício modifica o grau de hidratação, a distribuição da circulação sanguínea e até a liberação de hormônios. Tudo isso pode, de alguma forma, influir no processo de restabelecimento.

  48. Bom dia de estou tentando engravidar e fui diagnosticada com caxumba a 5 dias será que eu preciso me prevenir nos próximos dias ou posso continuar tentando?

    • Prezada Ariel,
      Não há relato de alteração fetal produzida pela Caxumba. Mas, sugiro que converse com seu obstetra para que ele lhe oriente. De um modo geral, uma pessoa com um quadro viral deveria adiar por uns dias a tentativa de engravidar.

  49. Olá Dr. Roberto Cooper, sou Ludmila, tenho 19 anos. Divido um apartamento com mais 3 primas, como são dois quartos, dormem duas pessoas em cada. A prima que divide o quarto comigo foi diagnosticada hoje pelo médico 21/04 com Caxumba, sendo que há dois dias atrás a mesma já estava com o lado direito da face inchada e dolorida e ontem 20/04/16 eu fui a um posto de saúde e me vacinei justamente contra caxumba. A segunda dose ficou marcada para 23/05 ou seja, um mês após a primeira dose. Como sabemos que a Caxumba é uma doença viral altamente contagiosa, e uma das minhas primas que divide o quarto comigo está com Caxumba, tem algum risco de que eu contraia caxumba antes da segunda dose da vacina? posso adquirir caxumba mesmo vacinada? Como faço para me proteger? E minhas outras duas primas de 18 e 14 anos podem tomar vacina contra caxumba? Me ajude, estou aflita com essa situação.

    • Prezada Ludmila,
      Como o período de contágio da Caxumba é longo e antecede o aparecimento dos sintomas, a vacinação feita após o contágio somente será útil se a pessoa não contrair a Caxumba neste momento. Nesse caso, servirá para futuros contatos com a Caxumba. Se você tiver Caxumba desta vez, não foi falha da vacina.

    • Prezado Jean,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe orientar. A Caxumba é uma doença viral contagiosa e a proximidade dos parceiros durante a relação sexual favorece a sua transmissão.

  50. Boa tarde Sou de Floripa Peguei a caxumba já uns 11 dias pois estou bom mas ela afetou meu testículo 9 dia de caxumba e tá inchado quantos dias leva pra sair To tomando antibióticos e colocando gelo aí quando Vo ao banheiro o testículo começa a dor aí volto pra cama ele para

    • Prezada Joice,
      Não tem relação com a vacina. Tem relação com o fato do período de incubação da vacina ser longo e dela, provavelmente, ter se infectado antes de ser vacinada ou logo após, ainda sem tempo de produzir imunidade.

  51. Bom dia Dr. Estou há 8 dias com caxumba do lado direito e só agora estou sentindo dores e um leve inchaço do ojtro lado, seria uma nova manifestaçao da doença ou ela ocorre desta fprma mesmo de m lado e depois de dias do outro tenho 24 anos

  52. Oi eu sou mãe e estou com papeira só que ainda amamento, tive contato com meu filho antes sem saber do diagnóstico, quais as preucacoes devo tomar e se eu vacinar ele, ele vai esta protegido mesmo depois do contato? Me ajudeeee estou deseperada

    • Prezada Luiza,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, vacinar uma criança após o contato com a Caxumba não a protegerá para este episódio. Caso não venha a ter Caxumba, a vacinação servirá para futuros contatos.

  53. Boa noite, minha glândula parótide inflamou e foi diagnosticado Caxumba no dia 23/04 na emergência do hospital. Apresentei febre durante 3 dias. Fui no infectologista no dia 27/04 que pediu exame de sangue. Meu PCR estava em 12 e a Amilase em 561. Ele passou antibiótico e pediu para eu repetir o exame sábado dia 30/04, o PCR deu 1,9 e a Amilase baixou pouco foi para 461. Hoje eu repeti o exame de novo está em 341. Minha dúvida é normal demorar de baixar a Amilase? os sete dias de antibiótico terminam nesta quarta pela manhã. O antibiótico é o Zinnat. Será que agora eu não estou com Pancreatite? Eu ainda corro o risco de transmitir para outra pessoa? Eu estou sem trabalhar desde que descobri. Amanhã eu voltarei para o infectologista, mas gostaria de saber uma segunda opinião, só para saber se é normal a demora em descer a Amilase

    • Prezado Hernan,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Por esse motivo, não é possível uma segunda opinião virtual. Se deseja uma segunda opinião, o que é um direito absoluto seu, marque uma consulta com um clínico ou outro infectologista para lhe examinar e orientar.

    • Hernan,
      Depende da causa e da duração do processo. Uma inflamação das glândulas salivares, mesmo sem ser Caxumba, como, por exemplo, quando a pessoa tem cálculos que as obstruem, pode manter a Amilase elevada de forma prolongada.

  54. Estou com caxumba,a dois dias,muito desconforto,parece sintomas de gripe,febre,calafrios,dor,etc…Esse site de informação, é muito bom,esclarece,e tira muitas duvidas…Internet uma ferramenta muito útil, quando se sabe usar!…

  55. Minha filha esta com cachumba ja faz uns 10 dias e ainda continua com o rosto inchado, no proximo final de semana ela esta querendo viajar para Joanopolis como é uma Regiao Serrana existe alguma contra indicacao ?

  56. bom dia gostaria de saber se homem que toma vacina de prevençao de caxumba deve espera alguém tempo para ter filho? porque meu marido tomou ontem na empresa onde trabalha, foi campanha , só queria saber se tem poblema eu tenta engravida, e logo essa semana que e meu período fértil, pois eu ja ia começa minhas tentativas esse mes, pq falam que e bom espera 1 mes que causa ma formaçao no feto, só que quando e a mulher que toma, queria sabe se no homem tbm

  57. Dr apareceu um inxaço no lado direito do meu rosto, não tive febre e nem dor, minha esposa é gestante e a cesarea é na quinta 19/5 , gostaria de saber se eu tenho como entrar? Se eu posso pegar o meu filho? E eu tive no dia 13/5 o aparecimento da Caxumba, quanto tempo ainda mantenho contágio???

  58. Boa tarde, Dr. Roberto.

    Parabéns pelo site.
    Gostaria de saber quanto tempo, em média, após recuperada da caxumba posso voltar a praticar exercícios físicos?

  59. Boa tarde Dr,

    Estou em casa a 6 dias, já esta menos inchado, mas sinto dor na barriga ao andar rápido.
    O indicado seria voltar ao médico ante de trabalhar? Quantos dias após poderia voltar a treinar?

    Att,

  60. Boa noite dr fiz o exame de amilase e deu um pouco alterado meu rosto está bem inchado não tive febre e nem dor na hrs de comer e os médicos falaram que é cachumba mais eu não acho que estou o que eu faço qual outro exame que posso fazer estou muito preocupada ..,, obrigada

    • Prezada Maria Eduarda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um segundo médico para lhe examinar e orientar.No entanto, o que descreve é muito sugestivo de Caxumba.

  61. Boa tarde, doutor!
    Ontem meu namorado foi diagnosticado com caxumba. Como eu tive contato com ele durante o período de incubação e a própria aparição dos sintomas acredito que corro o risco de ter contraído o vírus mas que ainda não se manifestou. Há algum exame que eu possa fazer para saber se estou com o vírus? Trabalho e estudo em em lugares fechados e não gostaria de espalhar o vírus.

  62. Dr,
    Se tiver caxumba, existe alguma posição que se recomenda deitar ( homen). Para previnir a contaminação aos testículos.

    Grato,

    Felipe

  63. Olá doutor. Nessa mesma época do ano passado adquiri caxumba mas só afetou o lado esquerdo. Essa semana meu atual companheiro foi diagnosticado com caxumba e sinto que peguei do lado direito pois está inchando aos poucos e sinto um leve peso e pontadas. Dessa vez, a caxumba viria com menos intensidade por conta de ser a segunda vez? Pois na primeira vez, eu amanheci totalmente inchada, agora está aos poucos.

  64. Boa tarde Dr!
    Estou com caxumba e os sintomas apareceram há 4dias, estava somente com o lado esquerdo inchado, mas o direito está começando a ficar inchado, gostaria de saber qual a média de dias que o inchaço começa a desaparecer? Obrigado

    • Prezado Fernando,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Sugiro que procure um médico para lhe examinar e orientar.De um modo geral, a Parotidite (inflamação da glândula salivar Parótida que fica inchada) leva em torno de 5 a 7 deias para regredir. Mas, não é uma regra matemática, podendo ocorrer variações, ainda dentro da normalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s