COM QUANTOS NATAIS SE FAZ UM NATAL?

É natal. Como escrever algo diferente, interessante, criativo, sobre uma festa XmasTree2que milhares de pessoas escrevem matérias, crônicas, cartões, além de livros, filmes e teses? Talvez, não escrever fosse o mais inteligente! Simplesmente deixar passar o Natal e… pronto. Como dizem as crianças, aliviadas, ao final do exame físico: cabô! Mas, teimoso, resolvi arriscar  e me ocorreu que um Natal é feito de vários natais.

Existe o Natal comercial. Aquele do frenesi das compras, listas que prometemos serão mais curtas ano que vem, uma lembrança de última hora e um presente inesperado que precisamos retribuir. Esse é um Natal meio resmungado, tanto que a sensação, quando “fechamos a lista” é de alívio.

Existe o Natal social. Aquele dos grupos de amigos, confraternizações e amigos ocultos. Alguns divertidos, outros meio que obrigatórios (como deixar de ir no amigo oculto do trabalho, onde o chefe vai estar, fingindo que é um igual a nós?).

Existe o Natal solidário. Aquele onde contribuimos para tornar o Natal de pessoas conhecidas ou desconhecidas, um pouco melhor. É um Natal onde o espírito de inclusão, habitualmente ausente durante o ano, dá o ar da sua graça e nos faz sentir parte de um todo.

Existe o Natal religioso. Aquele onde, para os que têm uma fé cristã, se celebra um nascimento importante, simbolizando a esperança renovada e renovadora, na vida.

Existe o Natal em família. Aquele onde temos a oportunidade de revermos primos distantes e tias mais velhas, cada vez mais velhas. É um natal prazerosos, mas com potencial de risco muito grande. Ao mesmo tempo que afetos se expressam, desafetos se manifestam em alfinetadas durante a ceia. Em geral, sobrevivem todos, tanto que voltam o ano seguinte!

Existe o Natal afetivo. Aquele onde presenteamos as pessoas queridas. Mais do que o presente, este escolhido com cuidado e carinho, vale a proximidade, o olhar, o abraço. O Natal afetivo pode e costuma fazer parte dos outros natais acima. Temos sempre alguém mais querido no grupo de amigos, no trabalho e na família. Temos as pessoas amadas, como os pais, filhos, companheiros e companheiras. Aqui, o Natal começa a ficar emocionante.

Existe o Natal surpresa. Aquele onde o inesperado acontece, como quando recebemos uma mensagem de um amigo há muito desaparecido ou de uma pessoa que nunca imaginamos que nos quisesse tão bem, sem maiores interesses. O Natal surpresa também pode acontecer em um gesto, um olhar ou uma frase, durante um dos vários natais acima. É um feliz natal dito com carinho, pela vendedora da loja, ou um “oi tio” dito com imensa alegria, por um sobrinho distante.

Existe o Natal “de dentro”. Aquele onde moram as memórias e as expectativas. É o Natal que cada um vive, silenciosamente. É o Natal que nos leva para o passado, revivendo natais da infância, com a saudade de quem já partiu e faz falta nestas datas. É o Natal que nos leva para o futuro, onde projetamos sonhos para nós e nossos filhos. É o Natal que acontece quando entramos, à noite no quarto dos filhos e ficamos olhando para aquela pessoa adormecida, sem pensar muita coisa, só eternecido pela sua existência em nossas vidas. É o Natal da lágrima inexplicada, da vontade do abraço dado e recebido. É o Natal que fura as convenções e nos aproxima do amor. Amor próprio (com os projetos de se cuidar mais, ter mais tempo para o prazer ) e amor ao outro ( estar mais presente, ter mais tempo para o ócio acompanhado, rir e se divertir com as pessoas queridas).

Assim, para mim, são vários natais que fazem um Natal. Desejo a todos os leitores deste blog que todos seus natais sejam muito alegres e transformem o seu Natal em uma festa de carinho, emoção e felicidade.

6 comentários em “COM QUANTOS NATAIS SE FAZ UM NATAL?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *