EPISTAXE OU SANGRAMENTO NASAL

Médicos gostam de nomes complicados. Parece dar uma certa importância a coisas simples. É o caso de epistaxe, um nome pomposo para um kiesselbachsimples sangramento pelo nariz. Apesar de ser algo simples, costuma assustar os pais, porque a impressão que estes têm é de que o filho sangrou muito. O sangue, como qualquer líquido, se difunde por tecidos que não sejam impermeáveis. É o que acontece com a fronha, habitualmente feita de tecido absorvente. Um pouco de sangue faz uma mancha enorme, assustando a qualquer um que a veja. Mas, na grande maioria das vezes, o sangramento nasal é de pequena quantidade, sem maiores consequências para a criança.

A epistaxe é algo relativamente frequente em crianças. Em torno de 30% das crianças entre 2 e 5 anos e 56% entre 6 a 10 anos, apresentam, ao menos, um episódio de sangramento nasal. Abaixo de 2 anos a epistaxe é rara.

O nariz é uma estrutura muito vascularizada (com muitas artérias e veias), além de ter uma área de superfície relativamente grande. Isso permite que o nariz cumpra algumas de suas funções: filtrar, umidificar e aquecer o ar inspirado.  Uma das áreas mais vascularizada se chama plexo de Kiesselbach, localizado no septo nasal anterior (veja a ilustração). A grande maioria dos sangramentos nasais em crianças acontece a partir dessa área.

As principais causas de epistaxe são:

– ressecamento da mucosa- o que ocorre com o tempo mais frio e seco (umidade relativa do ar mais baixa)

– trauma, sendo o líder no ranking das causas traumáticas, a “futucação” do nariz, com o dedo.

– rinite pode favorecer o aparecimento de um sangramento tanto pela alteração da mucosa como pelo uso (de forma incorreta) de medicação nasal em spray

– infecções como resfriados podem contribuir para um um sangramento, pelo processo inflamatório, pelos espirros, por uma certa  fragilidade da mucosa do nariz.

Se  o seu filho apresentar uma epistaxe, existem três coisas importantes que você deve fazer:

1-MANTER A CALMA. Mesmo que pareça muito sangue, não é o suficiente para causar problemas para seu filho. Lembre-se que o sangue, na fronha, se “espalha”, dando a sensação de um sangramento muito maior do que, de fato, é. Respire fundo e mantenha a calma. Lembre-se que seu filho ou filha ficarão assustados quando virem o sangue e a sua calma também é importante para eles.

2- NÃO COLOQUE A CABEÇA PARA TRÁS.  Essa pode ser nossa primeira reação, mas essa posição (com a cabeça para trás), pode fazer com que a criança engasgue ou aspire o sangue. Deixe a cabeça reta ou, incline o tronco do seu filho discretamente para a frente.

3- COMPRIMA A PONTA DO NARIZ,  com os dedos funcionando como se fosse um pinça. Mantenha a compressão pelo menos por 5 minutos antes de soltar para verificar se o sangramento parou. 5 minutos é uma eternidade! Marque no relógio para evitar de aliviar a compressão antes do tempo e descobrir que ainda está sangrando. Se quiser manter a compressão por mais de 5 minutos, melhor. Se, ao aliviar a compressão, constatar que ainda está sangrando, repita a operação, calmamente. Epistaxis_control

Veja na foto o menino da direita fazendo a pinça com os dedos, de forma correta e o da esquerda, de forma incorreta. Como, neste caso, as fotos explicam melhor do que qualquer texto que possa produzir, coloquei mais duas fotos sobre como fazer a compressão. epistaxis

Resumindo:

– sangramentos pelo nariz são frequentes e beningnos. Não devem ser motivo de preocupação.

– calma

– não colocar a cabeça da criança para trás. Mantê-la reta ou inclinar o tronco um pouco para a frente.

– comprimir com os dedos funcionando como um pinça por, pelo menos, 5 minutos (contados no relógio!).

Qualquer dúvida ou comentário, por favor compartilhem, sabendo que são sempre bem-vindos.

199 pensamentos sobre “EPISTAXE OU SANGRAMENTO NASAL

  1. Minhas filhas de 2 e 5 anos tem esse sangramento, a de 2 anos sempre tem mas é pouco não assusta muito, mas a de 5 anos tem com um fluxo forte, e isso acontece apenas durante a madrugada dificilmente durante o dia!
    Eu fico assustada pois meu marido também tem e erdou isso do pai dele, são casos em que quando o nariz sangra é necessario ir ao hospital para estancar o sangramento, fico preocupada se isso realmente é normal na idade delas e com tanta frequência!

    • Prezada Maria Aparecida,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha fazer qualquer comentário específico sobre suas filhas. No entanto, sangramentos nasais podem ser frequentes em crianças na idade delas, sem que caracteriza nada mais sério ou grave.

      • Prezada Laiana,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Sangrar pelo nariz nunca é normal. O normal é não sangrarmos. Mas, é algo que pode ocorrer com alguma frequência, sem que signifique que algo de mais grave esteja ocorrendo. Por isso, é importante ouvir a orientação do pediatra.

  2. Minha filha tem 1 ano e 15 dias e saiu sangue do nariz na escolinha, ela esta tomando antibiótico pois esta com inflamação na garganta e ouvido, isso é normal? , ela também levou um tombo a mais ou menos 6 dias mas não sei ao certo onde bateu, levei ao médico e ele disse que estava tudo bem, pode ser algo ref a isso?

    • Prezada Rosa,
      Sangramentos do nariz, na sua grande maioria, não representam doenças específicas. Sua filha deve estar resfriada e alguma veia se rompeu (o que acontece). Mas, como o blog não substitui uma consulta, se você estiver em dúvida, consulte seu pediatra para que ele possa lhe orientar e tranquilizar.

  3. Meu filho vai fazer um ano dentro de alguns dias, ultimamente tem tido tosse e muco a escorrer pelo nariz hoje junto com o o muco tinha um pouco de sangue devo preocupar me ou será um sintoma do resfriado ?

    • Prezada Juliana,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, seria irresponsabilidade minha comentar aspectos específicos de uma criança que eu não examinei. Sem falar especificamente do seu filho, não raro crianças resfriadas apresentam um pouco de sangue junto com a coriza ou secreção nasal. Em caso de dúvida, converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

    • Prezada Giovana,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que, caso esses sangramentos sejam frequentes, leve sua filha a um otorrino para que este possa examiná-la. É importante colher uma história detalhada e realizar um exame físico para poder lhe responder e orientar.

  4. Minha filha tem 2 anos e teve principio de pneumonia fez o tratamento com antibiótico e um xarope durante dez dias e tinha melhorado , mais agora faz uma semana que ela esta com uma tosse seca durante a noite ,poderia ser a pneumonia que esta voltando tenho medo que ela piore pois só consegui marcar consulta com a pediatra para o dia 08/10 ,gostaria de saber também se posso fazer nebulização com o soro fisiológico .?

    • Prezada Nauana,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Se você está realmente preocupada e/ou sua filha não está bem, sugiro tentar antecipar a consulta ou procurar atendimento de emergência. Mas, se é uma tosse que incomoda mas não parece ser tão grave, com a criança mantendo um bom estado geral, talvez possa esperar a consulta da semana que vem.

  5. OBRIGADA Dr Roberto Cooper, ELA ESTA Só COM UMA TOSSE QUE INCOMODA MESMO , MAIS ESTA ATIVA E BRINCANDO , POR ISSO NãO PROCUREI O ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA E PORQUE ELES Só ATENDEM DE EMERGÊNCIA SE A CRIANÇA ESTIVER COM FEBRE ASIMA DE 38 graus e ela não esta apresentando febre e psf também não encontrei por isso estou esperando a consulta com a pediatra particular . Muito obrigada gosto muito do seu blog e também acompanho no facebook vocÊ é um medico muito atencioso ….. boa semana …….

  6. Meu nariz esta sangrando a uma semana quase todos os dias, estou tossindo muito e com nariz escorrendo um pouco, so que a 3 dias não sangrou mais devo me preocupar ainda? pq fico muito nervoso. O que deve ser? me ajuda!!

    • João Lucas,
      Como o blog não substitui uma consulta, se você estiver inseguro, sugiro que procure um médico. Resfriados simples podem fazer o nariz sangrar e, em geral, não é nada de grave ou preocupante. Mas, como eu disse, o blog não deve ser visto como um substituto de consulta. Na dúvida, procure seu médico. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  7. meu filho tem 1 ano e 11 meses, qnd aconteceu a primeira vez quase surtei, acordei de medrugada qnd olhei ele estava todo sujo de sangue seco, rosto e maozinha como se tivesse escorrido e ele limpado fikei desesperada, mais esperei q acontecesse d novo para leva-lo ao medico, da. A segunda vez demorou algumas semanas mais foi bem menos sangue, agora ja aconteceu a terceira vez e vou leva-lo ao medico, pois nao sei oque pode ser. Sera que e perigoso

    • Prezada Larissa,
      Percebo que o susto inicial deu lugar a uma observação tranquila, o que é ótimo. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Mas, em geral, os casos de sangramento não possuem nenhuma gravidade. Com o clima seco que estamos atravessando, esses episódios tendem a ser mais frequentes. O importante é que, quando acontecer, os pais devem manter a calma e simplesmente apertar o nariz do filho, por 5 a 10 minutos (de relógio). Sua decisão de levar seu filho ao médico é a mais correta. O médico, após examiná-lo, poderá lhe orientar e tranquilizar.

  8. Boa Noite!Dr Roberto Cooper,eu tenho uma filha de três anos e estou um pouco preocupada pois ela está com uma tosse a quase um mês,e essa tosse geralmente só ataca de madrugada,e sempre que se alimenta começa a tossir,e quase sempre vomita.Só quero saber se é caso pra eu me preocupar e procurar um médico?Por favor,me ajude!

  9. minha filha tem 15 anos mais a uns 2 ou mais ou menos um ano atras começou a por sangue pelo nariz,mais muito pouco e de vez em quando sendo ocorrido umas 4 vezes nesse periodo todo.fico preoculpada mais meu outro filho tb desde pequeno,na familia tenho casos assim ,como minha ,mãe e irmão só q eu como mãe fico preoculpada.

    • Prezada Cri,
      O sangramento pelo nariz, na maioria das vezes, não tem nenhum significado de gravidade ou outra doença. Algumas pessoas tem uma fragilidade maior das pequenas veias que se localizam no nariz e com o tempo mais seco ou com um resfriado, sangram. Se você está em dúvida, consulte um otorrino para que ele lhe tranquilize.

  10. Meu filho de 3 anos e 10 meses, o nariz do lado esquerdo sempre sangra, em janeiro foi a primeira vez durante o dia e agora novamente de madrugada, acordei assustada vendo todo aquele sangue no travesseiro, pelo que estou vendo e normal nessa idade ter sangramentos né.

    • Prezada Sandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso opinar sobre o seu filho, especificamente. Mas, sangramentos nasais em crianças ocorrem e, em geral, não significam nada além de um sangramento. Seja porque a umidade do ar ficou mais baixa (ou se usou ar condicionado) ou porque a criança fica “cutucando” o nariz, pode acontecer de sangrar. Sugiro que fale com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe tranquilizar.

  11. Boa tarde Dr Roberto, hoje minha filha de um ano e onze meses teve um sangramento pelo nariz e isso nunca havia acontecido. fiz errado porem coloquei a cabeça dela para trás e esperei um pouco ate q o sangramento parasse, e enfim parou mas em alguns minutos depois começou a sangrar, mas agora porem bem pouco. obrigado por destacar essas informações se por via acontecer novamente ,agora estou apta para agir de forma correta. Parabéns!!! que DEUS os abençoe..

    • Prezado Juarez,
      Sangramentos nasais podem ocorrer simplesmente pela mudança da umidade relativa do ar. Em geral, não representam nenhuma doença mais grave ou problema mais sério. Mas, para tirar suas dúvidas, sugiro que consulte um otorriono. Após examinar a sua filha, poderá lhes dar uma orientação.

  12. Ultimamente meu nariz tem sangrado bastante, não sou mais criança, tenho 18 e estou gravida, quando eu choro percebo que meu nariz sangra, só que o que me assustou é que isso nunca aconteceu

  13. Confesso que depois da leitura deste blog, me sinto um pouco mais tranquila…
    O meu coração mais velho tem 7anos e nestes ultimos meses a perda de sangue pelo nariz tornou-se mais frequente, ele não pode ver sangue que fica em estado de choque, e logo de seguida são umas dores de barriga que se torçe todo :(…uma vez aconteceu-me e como não conseguia estancar o sangue tiveram que me queimar as veias e foi…bem…horrivel, não gostaia que ele vivesse essa experiencia 😦 o meu já foi operadoe já não tem adenóides…

    • Prezada Ana,
      Obrigado por sua participação no blog. O mais importante, diante de um sangramento do nariz, é manter a calma e comprimir (apertar) o nariz por 5 minutos (contados no relógio). Se os adultos ficarem tranquilos, a criança ficará menos tensa.

  14. Obrigada pelas informações aqui deixadas , meu filho tem 8 anos e a 4 anos tem sangramento nasal e eu sempre o mandava por a cabeça pra trás . Há ele tem 8 anos mas aparenta ter 5 anos pois é muito pequeno isso tem a ver com o sangramento nasal esyou muito preocuda .

  15. Dr. Roberto, há um algum parâmetro para avaliar se a frequência de ocorrências de sangramento nasal em uma criança é normal ou não? Obrigada, desde já.

    • Prezada Ana Beatriz,
      Não há um parâmetro numérico ou quantitativo. Como depende de múltiplos fatores não há como ter esse parâmetro. Como o blog não substitui uma consulta e você parece ter alguma apreensão com o tema, sugiro que consulte um otorrino. Ele poderá, após examinar seu filho, lhe orientar.

  16. Doutor, meu filho de 3 anos já passou por uma avaliação de uma otorrinolaringologista que na ocasião disse que ele tem muitas veias para cauterizar porém não quis fazer o procedimento pois afirmou que com o tempo os sangramentos parariam. …
    o fato é que não param e pelo menos uma vez por semana ou mais o nariz dele sangra e em uma das últimas ocorrências foram as duas narinas sangrando ao mesmo tempo. ..
    existe uma idade que seja melhor fazer essa cauterização? Devo desconfiar do primeiro diagnóstico e procurar uma segunda opinião? isso já está afetando até a interação do meu filho com outras crianças pois não deixo ele correr e brincar a vontade pois tenho medo que aconteça um novo sangramento…
    Obrigada!

    • Prezada Paula,
      Sugiro que você consulte um otorrino. Pode ser o mesmo ou, se não se sentiu plenamente confiante, uma segunda opinião. O otorrino poderá lhe responder quando é indicada a cauterização. Diria que, se uma criança tem sangramentos frequentes, a ponto de afetar seu relacionamento com outras crianças, não haveria o que esperar.

  17. Boa noite
    tenho 24 anos e meu nariz sempre sangrou, vira a mexe acordo na madrugada com ele sangrando e tem dia que do nada sangra, hj mesmo sangrou do nada .
    obg
    laércio, Rio de Janeiro

  18. Boa noite!

    Doutor meu filho tem 4 anos as vezes coloca sangue pelo nariz principalmente de madrugada, vejo nos comentário anteriores que isso é normal. Mas gostaria de saber se é normal sangramentos seguidos porque ele teve sangamento a tarde quando estava dormindo na escolinha, depois na madrugada de novo e pela manhã em torno das 7:00hs sangrou mais ainda, foi a 1ª vez que ele teve sangramento seguidos assim.

  19. Parabens pelo blog, tenho um filho de 4 anos que as vezes tem sangramento estava assustada mas me tranquilizei com sua explicação, Deus te abençoe!!!

  20. Ola sou a Raquel. A minha filha Julia teve com uma gripe MT forte mas só que da gripe originou a tosse. Mas ela com a forca da tosse sangrou um pouco do nariz e comecei a ficar preocupada será que e normal com a forca da tosse haver sangramento nasal? Gostaria de ter uma opinião sobre eixo. Obrigada

  21. O meu filho tem 8 anos e sempre teve esses episodios…ja fomos uma vez a urgencia hospitalar e trataram de uma fissura numa das veias mas nestes ultimos meses as hemorragias sao constantes,2 a 3 vezes por semana…esta sexta feira sera visto pelo octorrino que o operou aos ouvidos e agnoides…
    E uma angustia principalmente porque ele nao pode ver sangue e fica logo mal disposto…

  22. Eu tenho 14 anos e tenho sangramento apenas no lado esquerdo do nariz, uma ou duas vezes por semana. Já percebi que acontece depois de uma coceira. Minha preocupação é que eu Tbm tenho presões do lado esquerdo da cabeça e amortecimento dos dentes Tbm no lado esquerdo quando estou em um avião ou em uma serra. O sangramento e a pressão pode ter relação? Ou ser algo grave?

  23. Levei um susto, são 4h da manha e estou acorda,minha filha de 4 anos lavou a fronha de sangue, mas pesquisando pude ficar mais tranquila, e também lembrei q na minha infância tive vários sangramentos nasal.

  24. Ola doutor…minha filha tem 5 anos e hj ela sangrou o nariz 2 vezes do lado direito. ..foi bem pouquinho sangue tanto de manha quanto agora a noite. ..fico preocupada poi isso nunca aconteceu ate hj pela manha o q fazer. Devo preocurar um medico

    • Prezada Sonia,
      O sangramento nasal, em geral, é completamente benigno e sem consequências. Mas, como o blog não substitui uma consulta e você está preocupada, seria recomendável ouvir um pediatra ou otorrino, para lhe tranquilizar.

  25. Doutor…é normal uma criança de 6 anos ter bastante pelos nas pernas,braços e costas?
    Na área gênitaria já verifiquei e não tem nada, nem nas axilas, porém meu filho é bem peludinho, é normal?

    • Prezada Amanda,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que pergunte ao pediatra. O fato de uma criança ser peluda, sem apresentar pelos axilares e pubianos, sugere que seja o padrão daquela criança. A presença de pelos axilares e pubianos em crianças antes da adolescência, exige uma consulta médica para investigação.

  26. Dr. Roberto muito obrigado. Fiquei apavorada quando vi minha Filha sangrando pelo nariz, saiu uns coalagos de sangue tambem. Mas ja que vivemos nos EUA e estamos no inverno, pode ser isso. Tambem o uso diario de aquecimento dentro dos ambientes. Muito obrigado !

  27. Minha filha de 2 anos deu sangramento hoje(domingo) pela manha, mas já cessou, ela teve uma queda forte na segunda feira, sera que e decorrente da queda que ela teve que bateu a cabeça?

  28. Ola.meu filho desde os 2 messes de nascido apresenta sangramento no nariz e hoje com 7 anos ainda ocorre com freqüência so que com mais freqüência e muito mais fluxo ja fui a varios medicos dizem que e normal mais nenhum fez um exame nao sei .so sei que aumenta cada vez mais o fluxo eas vezes saem placas de sangue ate pela boca me ajude

    • Prezada Aline,
      Para examinar seu filho adequadamente e lhe tranquilizar, recomendo que marque uma consulta com um otorrino. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho, pela internet.

  29. Doutor, minha mãe está bem preocupada, ela nunca tinha sangrado pelo nariz e hoje no banho aconteceu de sangrar, isso é comum? Estou muito preocupada ( ela tem 35 anos) obrigada pela atenção 🙂

    • Prezada Catarina,
      Em geral, sangramentos nasais não sinalizam nenhuma doença mais grave. Mas, como o blog não substitui uma consulta médica (impossível de ser feita pela internet), se estiver preocupada com o que está acontecendo com a sua filha, sugiro uma consulta a um otorrino, para lhe esclarecer.

    • Prezado Adriano,
      O sangramento pelo ouvido nunca é normal e a criança deve ser levada, o quanto antes, para ser examinada por um médico. O sangramento pelo nariz, sem sangramento pelo ouvido, não exige essa ida imediata ao médico. Uma criança com dor de cabeça, dependendo da intensidade, se está com febre ou não, seu estado geral, independente de sangramento, pode precisar de uma consulta médica. Na dúvida, consulte um médico. É melhor, nestes casos, “pecar por excesso”.

  30. Doutor meu filho tem 20 anos, e ele tem adenoide desde pequeno,os médicos sempre dizia que não era preciso opera-lo, hoje ele sangrou uma das narinas,gostaria de saber se é normal pela idade dele ou se tem haver com a adenoide ou com o tempo frio,e ele anda de moto,agradeço sua atenção.

    • Prezada Leni,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. De uma forma genérica, o sangramento nasal pode ocorrer em qualquer idade, sem ter, obrigatoriamente, relação com adenoides. Sugiro que seu filho procure um otorrino para receber um diagnóstico e orientação.

    • Prezada Carolina,
      Sangramentos nasais podem ocorrer várias vezes, sem que signifique doença. Mas, como a internet não substitui uma consulta, somente o otorrino, após examinar a sua filha, poderá lhe orientar e tranquilizar.

  31. Bom dia Dr Roberto, meu filho tem 6 anos e ontem na escolinha de futebol teve sangramento, retornando pra casa novamente com muito fluxo e se não bastasse preocupação, na madrugada tbm sangrou muito com alguns pedaços de sangue…Meu marido é bombeiro me auxiliou bastante mas estou preocupada pq foi muito sangue num só dia.Devo levá-lo ao médico?

  32. Doutor, meu nariz começou a sagrar do nada no último domingo fui pra emergência o medico estancou com algodão e passou uns sprays. Hoje estava com a cabeça baixa e começou a sangrar de novo, isso pode ser grave ?? Estou tomando alguns remédios. Isso passar ou sempre vai ficar sangrando ??

  33. Boa noite, Dr. Roberto!
    Tenho episódios de epistaxe há 7 meses. Já fui a vários otorrinos, alergista, cardiologista e a resposta de todos é: rinite não alérgica, desvio de septo e baixa umidade. Todos os meus exames estão normais. Já fiz duas cauterizações químicas e agora tenho indicação de cauterização elétrica, mas estou apreensiva quanto ao procedimento e eficácia do mesmo.
    Na última cauterização, o médico colocou um pó verde e um algodão que retirei 2 horas depois. De lá pra cá, todos os sintomas da rinite desapareceram. Sabe me dizer o que era esse pó?
    Grata!

  34. Dr Roberto, meu sobrinho de 6 anos tem sangramento no nariz ja tem algum tempo, ja levamos ao medico mais nada consta tão grave, só que alem de sangra sai tambem pedaços de sangue, queria saber oque seriam essas “carnes” com sangue, se é muito grave?

  35. Minha filha tem 12 anos, tem alergia a poeira. Mofo etc… E vive com a mão no nariz dizendo q ele tá seco e fika machucado direto, minha vizinha ficava assim é descobriu um câncer no nariz, tô preocupada me oriente por favor…

    • Prezada Graziele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure o pediatra para que este a oriente. Sempre que tiver uma dúvida relacionada à sua saúde ou dos seus filhos, que gere preocupação, procure um médico. A internet pode lhe confundir mais do que ajudar.

  36. Meu esposo tem 53 anos esta tendo sagramento nasal já levei no pronto socorro fez uma cauterização,na domingos voltou a sangra e voltou a pronto socorro fizeram outra cauterização e hoje esta sangrando denovo o que devo fazer

    • Prezado Celio,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que entenda esta limitação da internet.

  37. Doutor minha filha tem 4 anos. Não é sempre que o nariz sangra. Percebo que sangra quando ela coça muito o nariz. Ela é muito alérgica, e “esfrega” muito o nariz. Não sai muito sangue, não preciso nem comprimir o nariz. Levei-a numa Otorrino em um episódio de epistaxe e a Dra disse que os vasinhos do nariz estavam rompidos. Passou Maxidrat por uma semana e depois usar Rilam. Usei durante um tempo e parei. Esta noite ela esfregou tanto o nariz, que sangrou. Como sou muito nervosa, pedi que a otorrino fizesse um pedido de hemograma completo e coagulograma. O que deu normal. Fico muito preocupada com epistaxe, como o blog mesmo diz, um pouco de sangue faz uma mancha enorme…. quais os riscos que uma epistaxe traz pra uma criança? De quanto em quanto tempo é necessário fazer hemograma completo?

  38. bom . Minha mãe não sei dozer o que ela tem mas os três dias passados ela passou a maior parte do tempo com um sangramento no nariz ,como eu li seu texto creio que seja so um resfriado mais esta sangrando muito devo procurar um medico
    ???

  39. Tenho uma filha de 5 anos, ela tem apresentado sangramentos no nariz constantemente, no período da noite (madrugada). Ela é uma criança alérgica a perfumes, poeira etc. o fato dela ser alérgica tem alguma relação com o sangramento no nariz?

    • Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que procure um otorrino para lhe orientar. De um modo geral, crianças alérgica podem possuir uma maior fragilidade capilar (pequenas veias) e, desta forma, favorecer o sangramento. Mas, um otorrino pode prescrever ou indicar um alergista para, tratando da alergia, reduzir os sangramentos.

  40. ESTA PERSQUISA ME AJUDOU MUITO, POIS TENHO UM NETINHO DE 5 ANOS E ELE SEMPRE BOTA SANGUE PELO O NARIZ. AGORA FICO NEMOS DESPREOCUPADO, POIS SEI QUE É NORMAL;, GRATO ABS

  41. Oi, meu nome é matheus tenho 15 anos, o meu nariz está saindo pouco de sangue só na narina esquerda na direita nem sangra, eu chego a assoar o nariz e sai sangue na esquerda, mas não escorre só quando eu assou meu nariz, pode me dizer como tratar? Eu uso soro fisiológico, no nariz coloco 4 gotas por dia. Obrigado pela atenção.

  42. Boa tarde Dr. Roberto. Eu e minha esposa somos do RJ mas estamos morando em Brasília há uns 15 anos. Eu tive pequenos sangramentos logo quando cheguei aqui principalmente nos meses de agosto e setembro onde a umidade relativa do ar fica na média de 25%, podendo chegar em algumas ocasiões a 10%. Minha esposa até hoje ainda apresenta algum sangramento esporádico nos meses citados. Ocorre que nosso filho que nasceu aqui hoje está com 9 anos de idade e nunca havia apresentado a epistaxe. No mês de julho, pela manhã observamos a presença de determinada quantidade de sangue no lençol da cama de nosso filho, ao acordar. Não demos muita importância ao fato. Hoje, dia 16/08/15, eu estava com ele na sala quando de repente as duas narinas começaram a escorrer sangue. A quantidade foi pouca. O tempo de duração também não mais que alguns segundos. Confesso que ao ver fiquei um pouco apreensivo. Devo leva-lo a um Otorrinolaringologista a fim de avaliá-lo melhor?

    Att

  43. Minha irmã tem 9 anos e entre 10 dias já colocou sangue pelo nariz 3 vezes.
    Não é muito, mas, sinto ela um pouco abatida e preocupada.
    o que faço?
    tem risco de ser uma doença grave?

  44. Bom dia!
    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e ontem a noite pela primeira vez ocorreu um sangramento no nariz dele no momento em que mamava, a mãe dele ficou desesperada e queria leva-lo ao hospital com urgência. Como esse caso ocorria comigo com frequência quando tinha por volta dos meus 10 anos de idade, me mantive calmo, limpei a área do nariz dele com água e pressionei bem pouco o nariz dele, por uns 20 segundos, isso foi o suficiente para o sangramento cessar.
    Sei que não é nada grave, alias é um fato que sempre ocorreu em minha família e na família da minha mulher.
    Durante o dia percebi que ele sentiu algumas vezes uma irritação no nariz chegando a esfregar a mão.
    Gostaria de saber se em dias mais secos fazer nebulização com soro fisiológico e fazer uso da solução com água salina em spray, ajudaria? E a noite colocar um recipiente com água no quarto ajuda realmente a umidificar o ambiente durante o sono?

    • Prezado Diego,
      Como o blog não substitui uma consulta, opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha. Mas, de um modo geral, o uso de soro fisiológico pingado diretamente no nariz, bem como a umidificação do ambiente, podem ajudar. Sugiro que converse com seu pediatra para que este lhe oriente.

  45. Eu sinto muita dor de cabeça puxando do nariz p testa e o meu nariz faz duas semanas q sangra. Sangra pouco mas estou preocupada e com medo q seja algo grave. O q pode ser Doutor? Desde já agradeço

  46. Estou muito preocupada pois a minha falha de 9 anos está sangrando com muita frequência e vejo nos filmes que sangrar pelo nariz é sinal de leucemia e ñ consigo tirar isso da minha cabeça ainda ñ a levei em nem um médico por esse motivo e lendo aqui vi pois ela faz tratamento com uso de bombinhas (flixotide e aerolin) para renite alérgica quando ela para de usar tosse muito há um detalhe quando está sangrando pelo nariz meu marido acolha ela levantar a cabeça…

  47. Olá.Meu filho derrepente sempre aparece com o nariz sangrando, e queixando de fortes dores na barriga, moleza,e ele fica pálido com os lábios brancos e aponto de desmaiar. Oque pode ser,e o que eu faço por favor?

  48. Boa Noite Dr. Roberto,

    Muito esclarecedora sua postagem sobre epistaxe…. aconteceu hj com meu filho de seis anos, que está num quadro de gripe forte com adenoides avaliadas pela Otorrino para remover. ..
    Fiquei muito apreensiva com a situação do sangramento (foi bastante, até com uns pequenos coágulos, porém, graças a Deus, cessou rápido) pois isto nunca havia acontecido!
    Li os comentários abaixo e fiquei em dúvida se pode ter ocorrido em razão de mau uso e/ou excessivo do “Maresi”…. tenho usado bastante nele para facilitar assoar o nariz e excretar o catarro….
    Se o Sr. Puder me auxiliar neste esclarecimento, desde logo agradeço sua atenção!

    • Prezada Cristiane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha. Mas, de um modo geral, o uso de soluções fisiológicas não produz sangramento nasal. Por outro lado, o ato de assoar o nariz pode causar o sangramento.

  49. Doutor Boa noite
    Minha filha tem um ano e sete meses,ela tem dando febre direto e o nariz sangrando,esto e normal
    Uma medica falou q a febre e dos dentes,mais n sei o certo,e o nariz onde entra nesta???

  50. Boa noite!
    Meu filho de 4 anos e 5 meses, sangra o nariz de vez em quando, e o fluxo de sangue é muito, mas o que esta me preocupando, é que ele começou a roncar. Eu estou preocupada.

    • Prezada Ademiely,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Como está preocupada, sugiro que converse com o pediatra ou um otorrino para que lhe orientem.

  51. Doutor, minha situação é um pouco complicada. Tenho 20 anos e todos os dias ao acordar, sinto falta de respirar, meu nariz sai sangue durante a madrugada e quando acordo esse sangue já secou e por isso a falta de respiração.
    Todos os dias acontece isso.
    Minha cidade no momento ta muito seca, ar quente. Isso pode influenciar em alguma coisa?
    Devo me preocupar?

  52. Ola Boa tarde!
    Por gentileza Dr. gostaria de saber minha filha tem 9 anos ela sangrar pelo nariz somente pelo lado direito, isso aconteceu depois que ela fez uma cirurgia, pois quando tinha 4 anos quebrou 2 dentes um saio e o outro subiu e ficou no lado do nariz na parte de dentro so saio com a cirurgia, depois de ano veio aparecer o sangramento de um lado do nariz, esse sangramento é normal e quanto tempo esse tipo de sangramento pode ficar e qual a idade necessária para desaparecer ?
    Obrigada !!

    • Prezada Daiane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com o pediatra para que ele a oriente.

  53. Meu nariz começou a sangrar a mais ou menos no mes de Março e de lá pra cá ja sangrou umas 4 vezes, sendo que uma vez sangrou muito e também coloquei muito sangre para fora pela boca.
    O que pode ser isso?
    Desde já agradeço.

    • Prezada Cassiana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-l0 examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um otorrino para lhe orientar.

  54. Meu filho de 3 anos e 11 meses, tem colocado o dedo no nariz o que causa o sangramento, O que parece trauma, uma vez que estou em Angola e com poucas possibilidades de um bom médico, o que me aconselha? Sabendo que blog não substitui consulta médica.

    • Prezada Elisa,
      Como você mesma já sinalizou, o blog não substitui uma consulta. Se você suspeita de trauma, tente evitar que o seu filho coloque o dedo no nariz, o que não é fácil. Pode tentar usar soro fisiológico no nariz, para que não resseque. Acredito que em Angola, dependendo da cidade, você possa consultar um otorrino para lhe orientar.

  55. Dr.meu nariz sangra muito só na narina direita,quase todos os dias,não é muito sangue mais a frequência que me preocupa,independente do tempo seco ou não,de repente começa escorrer sangue pressiono e para,fico com medo porque ouvi falar que pode ser um sintoma de leucemia é verdade?

  56. Bom dia doutor, estou no Japão meu filho completa sete anos esse mês.
    Essa madrugada quatro da manhã meu filho acordou com nariz pingando de verdade doutor não era pouco não, fui lavar e não parava então limpei com lencinho de papel fiz um chumacinho e coloquei foi quando parou, agora a tarde sangrou de novo e agora a noite ele está dormindo fui olhar e já tinha sangue de novo o que faço .
    Desde já agradeço

  57. Boa tarde Dr : Roberto Cooper,
    EU TENHO UMA FILHA COM HIDROCEFALIA E MIELOGUINOCELE, ELA TEM UMA RENITE ALÉRGICA ,E ESTÁ SANGRANDO MUITO PELO NARIZ É NORMAL ,JÁ LEVEI AO MÉDICO EM UM HOSPITAL ELE PASSOU SORINE.OU TENHO QUE PROCURAR UM NEUROLOGISTA , ELA NÃO USA MAIS A VALVULA PORQUE FOI FEITA VENTRICULA , ELA É MUITO INTELIGENTE E É CADEIRANTE,ENFIM ESTOU PREOCUPADA COM ESTE SANGRAMENTO QUE TEM DOIS DIAS .
    PAOLA MOURA.

    • Prezada Maria Aparecida,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.Sugiro que consulte um otorrino para lhe orientar.

  58. Meu filho tem esse situação desde 2 ano hoje ele tem 7 ano acorda com sangramento no nariz pela madrugada.. Fico meio comedo… Creio q Deus vai ajudar -nos pela graça cura esse surto

    • Prezada Nilda,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que consulte um otorrino para lhe orientar. Em geral os sangramentos não representam nenhuma gravidade, nem exigem tratamento específico. Ocasionalmente o otorrino pode sugerir uma cauterização.

  59. Não deixei de ler todos os comentarios, no meu caso tenho 31 anos e fui vítima de uma pancada no nariz, na altura deitei muito sangue e fiquei assustado, tudo de uma sexta para sábado, lá consegui estancar, nesse sábado fiquei em repouso abesoluto, não sai de casa nem fiz esforços, apenas ficou a dor devido a pancada, mas não tive qualquer derrame nesse dia. No domingo depois de almoço é que tudo comecou, comecei a derramar sangue pelo o nariz que eu próprio fiquei assustado, segui todos os passos como devia lidar com a situação, la consegui estancar, há noite voltou a acontecer de novo e durante a noite a mesma coisa, o sangue era imenso que tive chamar uma ambulância para o hospital, expliquei o sucedido, mas pouco fizeram apenas meteram-me uma compresa no nariz e mandaram-me de volta para casa, e a partir dai já não foi a mesma coisa ao fim de 3/4 dias ainda estava pior, mandaram-me de urgência para otorrino, o sr doutor analizou e viu que era derrame nasal posterior, introdozio uma esponja para estancar de vez, mas sem efeito no dia seguinte voltei no hospital porque continuava a derramar muito sangue, a partir daí fiquei assustadissimo, pois ainda continuo com esse derrame e já lá vai mais que uma semana, já nao sei o que fazer, estou preocupado, já perdi muito sangue, dinheiro em consultas hospitais e ainda contínuo com esse derrame. O que posso fazer mais, o Doutor Roberto Cooper pode me ajudar no que fazer?

    • Prezada Delbra,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra ou otorrino, para que eles lhe orientem. De um modo geral, sangramentos pelo nariz não representam nada grave, mas, é recomendável ouvir um médico.

  60. Bom dia Doutor!Meu filho tem 7 anos e tem um histórico alérgico e respiratório,ele também ja operou da Adenoide.Já fui em todo otorrinolaringologia,alergologista e até pneumologista que o senhor imaginar ele todos os exames possíveis.E todos disseram o mesmo que é normal,mas fico preocupada porque quando saí sangue do nariz dele sempre é muito.O que o senhor me orienta.Desde já agradeço.

    • Prezada Jaqueline,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Como você já esteve em vários profissionais e ouviu de todos que não haveria nenhum problema mais sério, eu lhe recomendaria que confiasse nos médicos e aceitasse o diagnóstico dado e ficasse tranquila.

  61. Minha filha de 4 anos aparecereu agora com esses sangramentos. Já aconteceu ema vez durate o dia, mas agora só acontece dormindo, e ela acorda assustada com o fato de o nariz está sangrando. Mas é apenas na narina esquerda. E na minha família não tem esses casos de sangramento.
    O que devo fazer?

  62. Meu filho vai fazer 6 anos mas de uns dias para ca o nariz dele sangra umas 2 vezes no fim da tarde ja acontece a duas noites seguidas poderia ser do tempo seco que esta fazendo agora ?

    • Prezada Luana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com um otorrino para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, estes sangramentos não representam doença, nem são graves. O tempo seco contribui para o sangramento.

  63. Boa noite doutor. Minha filha tem 4anos ela meche muito no nariz. Semana passada eu vi no nariz a catota dura com sangue. Eu limpei e coloquei soro. Hoje ela chorou quando saiu o catarro veiu uns fios de sangue. Oq pode ser doutor. Obrigado

  64. Minha filha ta sangrando nariz e boca, fico desesperada pois achei que poderia ser algo muito grave ela colocou pela boca um pedaço de sangue ja coagulado fiquei em pânico levei no otorrinolaringologista e ele passou um exame de fibraso com flexível não tive como fazer ainda pois aqui pelo sua nao faz mas me ajude a manter a calma pode ser algo que a traga riscos sempre é do nada as vezes até dormindo e já acorda suja de sangue ela já chegou até a tomar anti hemorrágica no hospital

    • Prezada Ana Paula,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que siga a orientação do otorrino e peça para sua unidade de saúde fazer um encaminhamento pelo pelo SISREG. A unidade de saúde não pode simplesmente lhe dizer que não tem o exame. É responsabilidade desta, dar o encaminhamento necessário para sua filha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s