POR QUE ALGUMAS CRIANÇAS SÃO VESGAS?

Para responder a esta pergunta, convidei a Dra. Beatriz Simões Corrêa, oftalmologista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Vejamos o que nos diz a Dra. Beatriz:

Opa! Para começo de conversa, é bom deixar claro que “vesgo” não é a melhor palavra para definir alguém que apresenta desvio nos olhos. O certo é usar o termo estrábico. Afinal, essa pessoa tem o que os médicos chamam de estrabismo! Quem tem estrabismo não consegue dirigir, ao mesmo tempo, os olhos para um determinado ponto. Isso ocorre porque a pessoa estrábica tem um dos olhos torto, ou seja, fora do eixo.

Muitas crianças entre três e seis meses de idade desenvolvem este desvio. Por isso, é sempre aconselhável uma visita ao oftalmologista – médico especialista em olhos – logo no primeiro ano de vida. Mas o estrabismo também pode ser adquirido mais tarde, por causa de traumatismos que provoquem paralisia cerebral. Para saber como o estrabismo surge, precisamos conhecer um pouco mais sobre os nossos olhos! Ao redor deles, existem músculos que possibilitam a sua movimentação (observe as figuras abaixo). Assim, quando olhamos de um lado para o outro, usamos a força desses músculos. O estrabismo surge quando há algum desequilíbrio entre eles. Se um dos músculos fizer mais força que os outros, ele puxará o olho para o seu lado. Com isso, a pessoa estrábica não conseguirá direcionar ambos os olhos para o mesmo objeto. Toda essa briga de força muscular faz com que o cérebro receba duas imagens: a do olho normal e a do olho estrábico. Como ele não pode trabalhar com as duas, esconde a produzida pelo olho com desvio. Esse olho tem plena capacidade de formar imagens e é considerado normal. Mas, se o estrabismo não for tratado, pode ocorrer diminuição acentuada na visão.

Alguns tipos de estrabismo podem ser causados por problemas de visão, como a hipermetropia, por exemplo. Quem apresenta hipermetropia, tem os olhos mais curtos que o normal. Isto provoca dificuldade para enxergar de perto. A pessoa tende a fazer enorme esforço para aumentar a curvatura do cristalino – uma lente transparente que fica por trás dos olhos – e colocar a imagem captada sobre a retina. Todo esse trabalho provoca cansaço, dor de cabeça e, em alguns casos, estrabismo.

O estrabismo deve ser tratado o mais cedo possível, sempre nos primeiros anos de vida. No caso do estrabismo provocado por hipermetropia ou outro tipo de deficiência visual, o tratamento adequado é o uso de óculos. Depois, tapa-se o olho normal para estimular o olho com desvio a melhorar a visão. Sabe qual o resultado? O olho com estrabismo tende a desenvolver a visão igual ao do outro! Pode acontecer de ambos os olhos apresentarem estrabismo. A impressão que temos é de que a pessoa está tentando olhar algo que pousou na ponta do seu nariz. Neste caso, é feita uma operação para alinhá-los. Essa cirurgia deve ocorrer entre o primeiro e o segundo ano de idade por causa do rápido crescimento do olho.

Como o melhor é prevenir, converse com seu pediatra sobre a necessidade de  levar seu filho ao oftalmologista para uma avaliação.

O texto acima foi publicado na Revista Ciência Hoje das Crianças e cedido para este post pela Dra. Beatriz Simões Corrêa e pela revista.

104 pensamentos sobre “POR QUE ALGUMAS CRIANÇAS SÃO VESGAS?

  1. Drº boa tarde….. minha filha vai fazer 5 meses e de um mês p/ cá venho notado que os seus olhinhos estão ficando tortos, as vezes um, outra hora o outro e tem vez que tenho a impressão que ela força e os dois olhinhos ficam tortos p/ dentro, nas fotos da p/ percebe bem….. Será que pode ser hereditário pois tambem tenho estrabismo só não sei explicar qual foi a razão, tive desde bebe e perdi a visão do olho esquerdo. Tive que fazer 2 cirurgia p/ tentar corrigir pois minha mãe não procurou tratar cedo…. Será que pode ser um trauma meu e medo da minha filha ficar estrábica tbém?….. Ou pode ser sequela da coqueluche, eu li que a doença pode deixar varias doenças entre ela o estrabismo, minha filha teve coqueluche e foi depois das crises severas de tosse que eu comecei observar o desvio no seu olhinho.
    Desde já agradeço pela atenção.

    • Prezada Fah,
      Aos 5 meses ainda é normal que a musculatura dos olhos não esteja plenamente desenvolvida e que alguns desvios dos olhos ocorram. No entanto, para sua maior tranquilidade, sugiro uma consulta com um oftalmologista que tenha experiência com crianças e, mais especificamente, com estrabismo. Assim, poderå receber a orientação mais adequada e, se for o caso, oferecer `a sua filha tratamento no momento certo.

    • urgenti!!!! tenho um bb de 6 meses e quando ele nasceu fes o testi do olho e deu alteraçao levei na clinica de ofitalom de estrasbismo e a dotora que colocar oculos no meu bb estou emsegura gostaria que vc me endicase alguem de confiança;tenho medo de fazer o tratamento errado me ajudi por favor

      • Prezada Andrelisa,
        Sugiro que obtenha uma indicação de confiança de um pediatra. Não sei de onde me escreveu, nem conheço os detalhes que poderiam ajudar a fazer uma indicação. Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar.

    • sou estrabica de nascencia, minha mae diz que foi a primeira coisa que o medico disse a ela, seu nene e estrabico, mas com o tempo vai melhorando, melhorou so que depende para onde olho as pessoas percebem o defeito, mas isso pra mim nao tem importancia, agradeco a Deus por enxergar.

      • Prezada Maria Marta,
        Concordo com seu comentário, mas, se quiser saber mais sobre o seu estrabismo e se há algo que possa ser feito, sugiro que consulte um oftalmo com experiência neste tema.

  2. Olá Dr., td bem? Adorei esse artigo! Minha filha acabou de completar 2 anos e percebemos que ela fica estrábica com um dos olho apenas. Minha dúvida, na verdade é, mesmo que a criança precise usar óculos agora, isso será definitivo? Ela terá que usar para o resto da vida, ou isso irá melhorar? Abraço!

    • Prezada Alessandra,
      Ninguém melhor do que um oftalmologista especializado em estrabismo para lhe responder. Até onde eu sei, uma criança com diagnóstico de estrabismo na idade da sua filha, que siga um tratamento adequado, não ficará estrábica para o resto da vida. Existem tratamentos clínicos e, dependendo do caso, cirurgia para correção do problema. O mais importante é conseguirem que sua filha seja acompanhada por um oftalmologista com muita experiência em estrabismo.

  3. olá doutor , eu tenho 14 anos já fiz 3 cirurgias de olhos e mesmo assim ele não está 100 % ele está um pouco torto e as pessoas percebem isso , oque eu faço ? não aguento mais as pessoas perguntar oque eu tenho no olho , me ajude porfavor beijos

    • Prezada Renata,
      Entendo seu sentimento e chateação. A única recomendação que posso lhe dar é que procure um oftalmologista especializado em estrabismo. Fale com seus pais a respeito e procurem uma pessoa que trabalhe quase que exclusivamente com estrabismo. Esta pessoa saberá lhe orientar.

  4. isso não é um defeito, defeito é ser quem você não é também sou vesga e nem por isso sou triste
    não ligue para o que os outros falam seja você mesma.

  5. olá Doutor,tenho 17 anos de idade e já fui no oftalmologista e ele passou o óculos pra eu usar,mas como não uso diariamente tenho percebido que meu olho esta ficando meio que torto e ate doendo o olho direito,deve ser por causa que o grau é maior.. A falta de usar o óculos diariamente pode causar o estrabismo?? e usa-lo pode retarda-lo ou prevenir que ele piore?

    • Prezado Pedro,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu caso. Mas, se você foi a um oftalmologista e ele lhe prescreveu algo que você não está fazendo, a primeira coisa é seguir a orientação dada. Caso isso não resolva, retorne ao seu oftalmologista para que ele possa lhe avaliar uma vez mais.

  6. Olá! Minha filha tem 3 anos, foi diagnosticada com hiper estropia, astigmatismo e estrabismo. O oftalmo prescreveu óculos, mas afirmou que ainda assim ela possui um estrabismo residual que seria sim o caso de uma cirurgia corretora. O óculos não resolveria?

    • Prezada Natalia,
      Como o blog não substitui uma consulta e, além disso, não sou oftalmologista, sugiro que converse com o seu médico sobre a possibilidade de correção só com óculos. Se você estiver em dúvida, como se trata de uma cirurgia, vale a pena ouvir uma segunda opinião, de oftalmo com experiência em tratar de estrabismo.

  7. Bom dia Dr.,
    levei meu bebe de 1 ano e 5 cinco meses em um pediatra diferente ontem, pois o dele está afastado, essa pediatra disse que ele tem o olho direito com estrabismo, nunca havia percebido isso, mas agora olhando para ele realmente vemos até mesmo nas fotos é pouca coisa tortinho, mas tem sim este estrabismo e estou muitíssimo preocupada, já marquei o oftalmo, mas gostaria de saber, qual o tratamento? O que vão fazer com o bebê? Estou desesperada.

  8. Oi… Bom meu nome é ANNY.
    Quando pequena tive catapora e a mesma passou para meu olho esquerdo. Passei por um trasplante e hoje o olho esquerdo não é meu. Ainda criança não colaborei para a recuperação da visão desse mesmo olho…ficava tirando para ver as coisas e quando minha mae chegava cobria… E assim foi passando o tempo e passaram a descobrir mas já tarde de mais… Já usei óculos por alguns anos e uma lente por muito pouco tempo e ate hoje não uso nada… Hoje em dia tenho 12 anos e tenho um distúrbio no olho esquerdo e queria saber se AINDA tem cura?

    • Prezada Anny Beatriz,
      Sugiro que você procure um ótimo oftalmologista para que ele, depois de te examinar responda à sua pergunta. Sem examinar você, de forma detalhada, não é possível responder à sua pergunta. Obrigado por ler o blog.

      • Olá Doutora ,meu nome é cassiana tenho um filho de três anos e a mas ou menos uns oito dia venho notando um desvio em um dos olhos dele.
        porem desde que nasceu o mesmo olho vivia lacrimejando levei p oftalmologista ela falou q tinha q operar p abrir o canal lacrimal. só q a uns dez meses o olho parou de lacrimejar e agora ta assim.
        o que faço?

  9. Tenho estrabismo divergente 😧, não uso óculos e quando fui no oftologistá ele disse que eu tava enchegrando super bem, quando sai de la entortou de novo quero saber se tem crua? E quanos eu tiver maior poderei fazer uma cirurgia e ele voltará ser normal?

    • Prezada Graciele,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, não posso opinar sobre o seu caso. Mas, de um modo geral, o estrabismo tem cura sim. Seja através de exercícios ou de cirurgia. Sugiro que você consulte um segundo especialista (oftalmo), para ouvir outra opinião. De preferência, um oftalmologista que tenha experiência com estrabismo.

  10. Olá, tenho estrabismo desde pequena, o oftalmo passou óculos para corrigir mas não usei na época. Depois de um tempo voltei ao oftalmo e ele disse que estava curada, mais no começo desse ano percebi que o estrabismo voltou, e é bem visível, estou pensando em operar para ver se corrigi. Mas tenho algumas dúvidas, tipo.. quanto tempo tem que ficar de repouso, no meu caso eu estudo e não posso faltar. Queria operar mais pq não me dou bem em usar óculos nem lente de grau, a cirurgia seria uma boa opção??

    • Prezada Lara,
      Somente um oftalmologista com experiência em estrabismo poderá confirmar se a cirurgia é a melhor opção, para o seu caso. Se for, este mesmo oftalmologista saberá lhe responder quanto ao período de recuperação e outras dúvidas que tenha. O mais importante é escolher um oftalmo que tenha experiência com estrabismo.

  11. Ola DR eu tenho 15 anos e tenho esse problema so q eu tipo n fico assim toda hora so quando eu ando na rua de vez em quando eu fico e da maio vergonha, os outros fica me encarando as vezes da vontade de ser mata logo so de raiva mesmo as pessoas pergunta é e muito chato isso;;;;; qria sabe se isso tem cura ou vou fica assim pra vida toda?

    • Prezado Guilherme,
      O estrabismo pode ter cura ou, certamente, uma boa melhora. É preciso que se consulte com um oftalmologista especializado em tratar de pessoas com estrabismo para que ele avalie seu caso e lhe recomende o melhor tratamento.

  12. Olá Dr.
    Meu filho tem 7 anos e hoje na hora do almoço ele ficou por umas 2 a 3 horas bem estrábico… depois voltou ao normal.
    Isso é algum indicativo de problema?

  13. Ola Dr.Roberto,tem uma filha de 1 e 1 mês eu levei no oftalmologista e ao examinar ele disse que ela tem estrabismo,estou usando tampão ocular no olho esquerdo dela mais tem dias que ela olha certo outro dia no.A segunda consulta ele disse é preciso fazer com ela dormindo p examinar melhor olho mais dormiu e acordou agora a próxima etapa vai precisar sedar p realizar o exame mais estou preocupada com situação…mais me tire uma duvida ela se vier usar óculos é aconselhável???

    • Prezada Ilma,
      Infelizmente, não posso opinar pela internet, sem conhecer sua filha. Mas, me parece que está sendo acompanhada por um oftalmologista cuidadoso e deve seguir suas orientações, falando francamente com ele sobre suas dúvidas. Caso não se sinta segura, tem o direito de ouvir uma segunda opinião médica.

  14. Olá Dr eu acho que minha filha esta um pouquinho estrábica fiz um controle da escola com 6 anos estava normal ,mas agora ela vai fazer 10 estou notando o olho dela um pouquinho torto e o caso que eu tb era estrábica e fiz tratamento de criança , será que tem cura no caso dela ? por fazer 10 anos, é que antes nós nunca notamos.

      • Dr minha bebê tem três mês e olha torto já levei ela no oftalmo e ele indicou o tampão e certo pela a idade dela

      • Prezada Marcela,
        Como a internet não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma conduta de especialista que examinou a sua filha. Se você não confia na conduta do médico, ouça uma segunda opinião. Mas, evite buscar informações específicas na internet. Pode confundir mais do que ajudar.

  15. Olá doutor! Bom quando eu era pequena eu tinha estrabismo e com o tempo o meu olho foi voltando ao normal. E agora eu tenho 14 anos, será se tem risco de ter estrabismo de novo? Me ajude por favor???😨

    • Prezada Adrielly,
      Se o seu olho está normal, a probabilidade de você voltar a ter estrabismo é baixíssima. Se você está realmente preocupada, converse com a sua mãe e peça para ela marcar uma consulta com um oftalmologista.

  16. Boa tarde! Meu bebe tem 7 meses, e as vezes o olhinho fica voltado para dentro, pesquisei e vi que essa característica e de esotropia.A a passibilidade do olho ficar normal? ou so com tratamento?
    Adriana

    • Prezada Adriana,
      Sem examinar uma criança, seria irresponsabilidade minha opinar. Sugiro que consulte seu pediatra ou um oftalmo pediatra para lhe responder com precisão e segurança. Se for algo que exija tratamento, o quanto antes iniciar, melhor.

  17. Dr. Tenho 18 anos e tenho estrabismo nunca minha família buscou um profissional para cuidar…e eu queria saber se mesmo com essa idade ainda e possível operar. Ou se haveria algum perigo de eu perde a visão? Uma fez eu fui ao oculista e apos mim avalia ele disse que no meu caso teria que ser a operação..tenho muito medo de ficar sego se eu fizer

    • Prezado Antônio,
      Quem poderia lhe responder seria um oftalmologista com experiência em estrabismo. Suponho que se possa fazer algo para corrigir ou minimizar o seu estrabismo. Mas, só um especialista lhe dirá, com certeza.

  18. Aos 14 anos comecei com miopia nos dois olhos, e ao passar dos anos, foi aumentando e adquiri astigmatismo. Hoje tenho 16 anos e tenho notado que o meu olho direito esta um pouco estrábico. Fui ao oftalmologista e ele disse que estava normal, mas não sempre que olho ao espelho e pergunto para alguém dizem “um pouco”. Se for necessário fazer exercícios, tem chance de voltar o estrabismo depois?

    • Prezada Mariana,
      Se o oftalmologista, que é o medico especialista, disse que está normal e você acha que não está, sugiro que busque uma segunda opinião médica. O médico saberá lhe orientar e, se for o caso, indicar qual o melhor tratamento.

  19. Ola boa tarde.
    Minha filha tem 6 meses, deis de quando ela nasceu ela nap controla os olhos, nao olha pro lado e nem pro outro nao pega brinquedos, so se dar na mao, fui no oftamologista e ela falou que fou um musculo dos olhos dela que nao desenvolveu, oque devo fazer tem tratamento pra ela controlar o olho????

  20. URGEEEENTE:
    Oi Boa Tarde, tenho um bb de 6 meses e 3 semanas (Quase 7 meses) . E tem umas 3 semanas q estou notando q ele esta meio vesgo, ñ é sempre , é bem de vez em quando, e depende pra onde ele olha, e tbm um olho ta menor q o outro . E normal ?

    • Prezada Lorrane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que conversem com o pediatra e, eventualmente, façam uma consulta com um oftalmo pediatra para lhe orientar de forma adequada.

  21. DR. Meu filho tem 1 ano e 2 meses e hoje percebi um dos olhinhos dele está torto, porem faz 1 mês também que descobri que ele tem Câncer no Mediastino, meu marido acha que esse fato do olhinho dele é por causa das quimioterapias. Será que tem alguma coisa a ver? Aguardo sua resposta, obrigada desde ja!!

    • Prezada Beatriz,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Sugiro que ouça a opinião de um oftalmologista. Independentemente da causa, será importante receber uma orientação de como encaminhar a questão.

  22. Olá Dr,gostei muito deste blog e preciso de uma informação:meu bebê de apenas 2 meses está com o olho esquerdo torto,já devo procurar o oftalmo ou ainda é cedo?
    Obs:com minha filha mais velha também aconteceu o mesmo,mas eu não sabia da gravidade as pessoas disseram que voltaria ao normal e como de fato voltou,mas agora que descobri sobre a importância quero levá-la ao oftalmo também.

    • Prezada Elda,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra a respeito de necessidade ou não de consultar um oftalmologista. Bebês podem ter desvio de um ou ambos os olhos, transitoriamente. Se o desvio é fixo, sem dúvida vale uma consulta com o oftalmo.

  23. ola dr minha prima tem 18 anos com 5 anos ela desenvolveu o estrábico os olhos delas tem desvio bem serio gostaria de saber se para ela ainda tem jeito pela idade dela

  24. olá tudo bem hoje a tarde percebi que os olhos da minha filha ficou torto de uma hora para outra o que pode ser doutor pode ser estrabismo ela tem apenas 2 aninhos..

    • Prezada Maira,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente. Mas, de um modo geral, crianças podem ter momentos de desvio dos olhos, temporários e passageiros, sem que isso seja estrabismo. De toda forma, consulte seu pediatra.

  25. Olá, Dr. Roberto.
    Gostaria de saber se o senhor poderia indicar um médico especialista em estrabismo infantil que atenda em Brasília. O senhor conhece algum?
    Muito grata, Júlia

      • Prezada Gabriela,
        O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que pergunte ao seu pediatra para que lhe oriente. Mas, de um modo geral, bebês pequenos ficam com os olhos tortinhos, voltando ao normal, sem que isso represente nenhuma doença.

  26. Dr.roberto tenho uma filha de 2 anos e11 meses ,faço tratamento com oftalmo de 6 em 6 meses a primeira consulta descobri que o grau dela e -12 nos dois olhos. Passei na consulta semana passada o grau dela aumentou pra foi pra esferico -13.50 cilindrico -1.00 eixo 180

  27. Prezado Dr.
    Tenho 16 anos e de uns meses pra ca as pessoas ao meu redor tem percebido q tenho um pequeno desvio no olho direito, mas é so as vezes não é sempre, assim dizem as pessoas né.
    Queria saber se na minha idade é possivel reverter isso , se passa pro outro olho , e se isso é hereditário???

  28. Olá. Minha filha fez 6 anos e faz um mês que os olhos começaram a ficar tortos numa rapidez que me assustou. Por ser época de festas não tem nenhum oftalmo atendendo. Eu posso esperar até meados de janeiro?

    • Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, bebês podem ficar vesgos, temporariamente, sem que isso seja um problema. O pediatra saberá lhe dizer. Mesmo que sua filha tenha estrabismo, tem tratamento para voltar ao normal.

  29. Dr° boa noite , minha mãe em sua gestação teve toxoplasmose , devido a essa toxoso durante a infancia ( 01ano) meu olho esquerdo não recebia imagem alguma. Fiz a cirúgia a partir dos 04 anos , o medico relatou que seria apenas por estetica devido que o globo ocular estava td branco. Hj tenho 18 anos enxergo apenas de um olho e o outro olho tem o formato normal mas n recebe imagem alguma ao n ser uns 5 a 10 % vejo vutos, mas ele é estrabrico devdido claro que eu n enxergo quase nada. Queria saber se tem como eu fazer a cirúrgia de estrabismo ? Para pode ter a mesma movimentação do outro olho.

  30. Ola Dr. Meu filho completou 2 anos agora em janeiro e de dezembro pra cá eu percebi que ele começou a olhar torto e ele sempre olha muito pra lâmpada, sera que esse foi o motivo dele começar a olhar torto ?
    Então no caso ja tem dois meses que ele ta olhando torto , as vezes ele olha normal e do nada ele fica com os olhos tortos , oq devo fazer ?

    • Prezada Lidyanne,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que consulte um oftalmologista pediátrico, para lhe orientar. Não deve ter sido o fato do seu filho olhar para a lâmpada que produziu o estrabismo.

  31. Olá Doutor , tenho um filho que acabou de completar 2 anos e a mais ou menos uma semana ,percebemos que as vezes ele olha para nos e um dos olhos fica torto, ele as vezes olha para cima ou para o lado fazendo graça, sera que pode ser sido isto ? Pode ser grave , por favor me ajude

  32. Eu usava tapa olho eo óculos porque meu olho era torto ainda tem tratamento para isso eu usava o tapa olho eo óculos quando tinha. 8 anos agora tenho 13 se eu for no oculista vai ser o mesmo tratamento ????

  33. Minha filha tem 7 meses e ainda olho vesgo já levei ela no oftalmologista e ele me disse que isso era normal e que o olhinho dela estava desenvolvendo mais fazee seis meses e ainda nada oq eu faço?

  34. Olá bom dia meu filho tem 9 anos desde bebê ele tem desvio nos olhos .bom levei eu acho com 6 anos não lembro bem , pra fazer exame de vista ele falou que ele não enchegava bem em um dos olhos o direito o grau e muito forte usou um bom tempo óculos e nada melhorou queria saber o que faço.

  35. Boa noite. meu filho tem 3 anos e de um tempo para cá venho percebo que ele esta com desvio no olho esquerdo muito grande ja esta dando para qualquer pessoa notar. Sera que ele pode fazer cirurgia. ? Obrigada

      • Ola Doutor minha filha de 2 anos que eu percebo que ela tem estrabismo Mas a médica já disse que ela não tem Queria poder entender porque eu vejo que ela tem um pequeno desvio no olho, Mas o oftalmologista disse que ela nao tem,mas me disse que ela irá melhorar com um tempo . Devo procurar outra oftalmologista poder entender realmente oque poder ser ou devo esperar ? Mas tenho medo que piore mas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s