CONJUNTIVITE

Conjuntivite é o nome que se dá à inflamação da conjuntiva, camada externa do olho. A conjuntiva recobre o branco do olho (esclera ou esclerótica) e serve para proteger e lubrificar o olho. Existem algumas causas para uma conjuntivite:

  • Infecção Viral
  • Infecção Bacteriana
  • Alergias
  • Irritantes (químicos ou físicos)

Somente as conjuntivites infecciosas (virais ou bacterianas) são contagiosas. Estas possuem algumas características comuns:

  • olho vermelho e inchado
  • lacrimejamento
  • secreção que, pela manhã, podem impedir os olhos de abrirem normalmente
  • coçeira

O diagnóstico preciso se é uma conjuntivite viral ou bacteriana nem sempre é fácil somente pela aparência do olho. Alguns outros fatores deverão ser levados em consideração como história de contágio, quadro de resfriado simultâneo, idade da criança etc. No caso de uma conjuntivite bacteriana, seu pediatra poderá lhe prescrever colírios contendo antibióticos. No caso de uma conjuntivite viral, não há tratamento específico, havendo cura em 7 a 10 dias. Em qualquer caso, o uso de compressas frias pode aliviar um pouco os sintomas, dando mais conforto à criança.

Independentemente de ser bacteriana ou viral, a conjuntivite é contagiosa e alguns cuidados devem ser tomados para reduzir o risco de transmissão:

  • lavar bem e frequentemente as mãos. Tanto dos adultos que cuidam da criança, quanto da própria criança. Bactérias e virus não pulam, nem voam, precisando de um “meio de transporte” para se locomoverem. Em geral, esse meio é a nossa mão. Por isso, se recomenda a lavagem mais frequente das mãos.
  • usar lenços descartáveis para limpar a secreção ou lacrimejamento dos olhos.
  • separar a toalha da criança, evitando que outros a utilizem.

Quanto à pergunta se devem ou não ir para a creche ou escola, a resposta é:

  • se for uma conjutivite bacteriana, podem retornar para a creche ou escola após 24 horas de tratamento.
  • se for uma conjuntivite viral, a recomendação é que a criança fique em casa até que os sintomas desapareçam.
  • se for uma conjuntivite alérgica ou por irritante, não há necessidade da criança ser afastada da escola, exceto se o seu desconforto for muito grande.

A conjuntivite é relativamente comum e frequente. Em geral se resolve completamente, sem maiores (ou menores) consequências. A minha recomendação é que sempre procurem seu pediatra se  e quando os olhos de seus filhos ficarem vermelhos, lacrimejando, com ou sem secreção. Ele ou ela poderá acompanhar e orientá-los.

Aparentemente há um novo terrorismo na pracinha, relacionado à conjuntivite. Como todo terrorismo da pracinha, este também não tem fundamento. O fato de ser contagioso não é motivo para pânico. Resfriado também é contagioso!

Enviem suas dúvidas que tentarei respondê-las.

4 pensamentos sobre “CONJUNTIVITE

  1. Obrigado Dr. Cooper.
    Ainda estamos sem olhinhos vermelhos mas lacrimejantes, com secreção pela manhã e ligeiramente inchados. Compressa neles é bem complicadodado que os 02 anos nao permitem parar por 5 segundos quase. Mas estamos lavando sempre que conseguimos com soro fisiológico, receita do tempo da vovó aliás !!! Está funcionando e estamos mantendo os olhinhos limpos.
    O terrorismo deu-se por causa da época do ano que, segundo as mães, a conjuntivite é mais freqüente no verão do que no inverno !
    Sem pracinha hoje !!!

    Bjs
    Bia

    • Bia,
      Quando o próximo terrorista usar esse argumento sazonal, lembre que, no inverno, existe muito mais circulação de virus e, portanto, é razoável que tenhamos conjuntivites virais. Terroristas da saúde detestam informação de qualidade, vivem de meias verdades ou informações falsas.

    • Prezada Edna,
      Receio não ter compreendido sua pergunta. A conjuntivite bacteriana já seria um diagnóstico em si. Não estou a par de quais intervenções a enfermagem pode realizar. Seria melhor perguntar a um enfermeiro ou então ao COFEN para que lhes respondessem com mais precisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s