QUANDO E COMO DESFRALDAR?

Só existe uma regra para se desfraldar uma criança: NÃO HÁ REGRAS! A criança precisa estar pronta física e emocionalmente para se iniciar o desfralde. Não há uma idade precisa para este momento. Cada criança é única e vai estar pronta quando estiver. Isso é normal. Algumas crianças estarão prontas a partir de dois anos, outras a partir de dois anos e meio ou mais. Se começar o desfralde cedo demais pode levar mais tempo. Não há como apressar a natureza de cada criança.

Como saber que a criança está pronta? Abaixo, alguns sinais:

  • Fica com a fralda seca por períodos mais longos, durante o dia.
  • Reclama de fraldas molhadas ou sujas.
  • Mostra curiosidade ou interesse pelo vaso sanitário ou em usar cuecas ou calcinhas.
  • Entende e obedece a “ordens” simples.
  • É capaz de abaixar as calças ou shorts
  • Tem horário para fazer cocô
  • Avisa, com palavras, gestos ou expressões corporais que está com vontade de fazer cocô ou xixi.

Se o seu filho ou filha está pronto, então vamos passar ao próximo passo, que é o desfralde propriamente dito. Algumas dicas:

  • Leve seu filho ou filha para escolher o penico e/ou adapatador para o vaso. Converse com ele ou ela sobre a finalidade do penico ou vaso.
  • Se a escolha for por um adaptador, não se esqueça de colocar um banquinho para a criança apoiar ambos os pés. A criança não deve ficar com os pés balançando no ar.
  • Coloque o penico no banheiro.
  • Demonstre o uso, jogando o cocô da fralda no penico ou vaso.
  • Tenha senso de humor e uma atitude positiva. Nada de críticas ou irritações!
  • Celebre as pequenas conquistas (e as grandes também!).
  • Fique ao lado da criança enquanto está usando o penico. Converse com ela, de forma descontraída.
  • Crie uma pequena rotina de sentar no penico por pouco tempo, em alguns momentos como depois de almoçar e jantar. Se a criança tem um horário para fazer cocô nas fraldas, peça para se sentar no penico próximo a esse horário.
  • Ao perceber o desejo da criança, leve-a ao penico
  • Converse sobre não usar mais fraldas e, um dia, pare de usá-las. Muitas crianças ficam confusas porque iniciam o treinamento de uso do penico e seus pais demoram a retirar a fralda. Não espere que a criança esteja uma expert em penicos para retirar sua fralda. É o oposto, retirando a fralda é que ela se tornará uma expert em penicos.
  • Se perceber que esse treinamento está sendo completamente insatisfatório e/ou que a criança resiste ou demonstra irritação, não hesite em interrompê-lo e esperar uns meses para recomeçar.
  • Acidentes acontecem, estejam preparados. Encare com naturalidade e calma, sem imaginar que seja um retrocesso do seu filho. Crianças se distraem e preferem continuar a brincar do que parar para ir ao banheiro.
  • O controle dormindo ou noturno é mais demorado, podendo levar meses ou até anos, depois do controle diurno. Fazer xixi na cama, à noite, pode ser normal até uma idade bem mais velha.

Não compare crianças, nem mesmo irmãos, com relação à idade e velocidade do desfralde. Se acharem que está muito lento ou ficarem muito preocupados, deem uma olhada na rua. Não encontrarão nenhum adulto saudável de fraldas! Todos, ao seu tempo, deixarão de usar fraldas. Divirtam-se!

Se tiverem dúvidas ou comentários, por favor enviem. Se tiverem histórias curiosas de desfralde que queiram compartilhar, seria ótimo.

377 pensamentos sobre “QUANDO E COMO DESFRALDAR?

  1. Ola Dr. Cooper,

    Num belo dia, na praia, nossa filha tinha uns 18 meses, resolvemos não colocar aquela fraldinha de água que hoje em dia 90% das mães colocam nos filhos…enfim, nós não fugíamos da regra e sempre colocávamos, até este dia. Foi a primeira vez que ela fez xixi nas calças e desde então ela manifesta vontade de xixi.
    Achávamos que era cedo para o desfralde então nunca incentivamos. Como ela não evacua regularmente e como ela só avisa que esta fazendo xixi nós deixamos para lá.
    Herdado um troninho, ela manifestou curiosidade e assim aprendeu que ele não eh uma cadeirinha e sim um troninho.
    Quando estamos em casa, durante o dia e em geral final de semana, ela não manifesta qualquer interesse ou necessidade em usa-lo, são raras as vezes que ela entra no banheiro, olha para ele e pede para fazer xixi no troninho.
    O curioso é que esse interesse só ocorre a noite OU de madrugada, para a felicidade da mamãe quem é sempre solicitada. A noite achamos que ela dá desculpa de não querer ir para a cama, quer ficar acordada conosco. Mas de madrugada é engraçado…tinha me esquecido como é acordar de madrugada para atender ao chamado do filho !
    Lá por umas 3.30h da madrugada ela entra no quarto e pede para fazer xixi no troninho…e é um processo, cá entre nós: tira calça do pijama, tira fralda, põe no troninho, limpa, põe fralda, põe pijama e até o fim do processo a mamãe já perdeu o sono, claro !
    Pergunta: já que ela reconhece a vontade de fazer xixi e sabe quando ela quer fazer e pede para fazer, deveríamos incentiva-la, mesmo sabendo que ela não tira as próprias calças e não tem hábito de fazer cocô que não na fralda ( é muito difícil, no presente momento, tentar faze-la coco no troninho)? Ou damos um sumiço no troninho para utiliza-lo somente quando formos desfraldar mesmo ? Ela demostra algum sinal que eu não tenha captado ?

    Bjs

    Bia

    • Bia,
      Começando pelo final- dificilmente a Manuela demonstrará algum sinal que não capte. Por outro lado, esse despertar noturno pode ser apenas a confirmação de que vocês estão por perto e de que tudo está bem. Inteligente, já percebeu que chegar com um bom motivo, gera uma boa disposição de vocês. Suponho que, escondendo o troninho, ela vai achar um outro pretexto para vir visitá-los à noite. Quanto ao treinamento para uso do troninho, talvez não fosse ainda o momento de insistir durante o dia, por tudo que descreveu. Quanto a esconder ou não o troninho, podem testar para ver se isso muda o comportamento noturno dela. Se não mudar e ela continuar visitando vocês, aí decidem se voltam com o troninho para que ela o veja durante o dia e use durante a noite ou deixem escondido mais um pouco. Se ela mudar de comportamento e não visitá-los mais à noite, mantenham o troninho escondido até daqui uns meses quando tentarão reapresentá-lo à Manuela. Lembro que é difícil opinar sobre aspectos específicos. Neste caso eu achei que era um bom exemplo para o que sempre digo: não há regras. Minha resposta é um primor em termos de falta de assertividade, sugerindo o método mais eficaz de tentativa e erro (ou acerto). Sucesso e, depois, nos conte o que ocorreu.

    • Olá.. meu filho está com 1 ano e 9 meses. A pediatra dele me orientou já a começar o desfralde, mas não tem sido satisfatório, ele tem sido bem resistente ao penico. Estou super n dúvida de interromper ou de prosseguir mesmo com essa resistência.

      • Prezada Glaucia,
        Acho que seu filho ainda está novo para iniciar o desfralde. Se ele estivesse animado, sem resistências, poderia persistir. Como resiste e ainda tem um bom tempo pela frente para ser desfraldado, sugiro que adie por uns 6 meses essa tentativa. Caso ele, espontaneamente, mostre interesse, pode começar antes, sem pressionar. Por ora, relaxe. Sucesso!

    • Sou professora de Educação Infantil e esse ano tenho uma turma de berçário II (1 ano e meio à dois anos e meio). Somos cobradas para acelerar o desfralde das crianças que completaram dois anos. Apesar de sabermos que cada criança tem seu momento, a diretora alega que como estamos num espaço coletivo, o procedimento tem que ser diferente de como se fosse em casa, com a mãe. Gostaria de saber sua opinião como especialista, se possível indicar algum artigo, documento, estudo que aborde o assunto para que eu possa fundamentar minhas afirmações. Grata……Ethel

      • Prezada Ethel,
        A questão que levanta é muito importante. Existe muita coisa escrita a respeito do desfralde. Houve uma mudança do enfoque centrado nos pais, para um centrado na criança. A recomendação da Academia Americana de Pediatria é que apenas quando a criança mostre sinais de estar preparada para o desfralde que este deve ser iniciado. Veja no link http://www.healthychildren.org/English/ages-stages/toddler/toilet-training/Pages/default.aspx uma séria de artigos muito simples, falando sobre o desfralde. Se a diretora admite ou aceita que cada criança tem seu momento, o espaço coletivo deve se adequar a esta necessidade e não o oposto. Para algumas situações disciplinares (horários, tipo de comida) pode ser que seja necessária uma padronização. Para algo que mexe com a fisiologia e o emocional das crianças, não se deveria padronizar. As consequências de um desfralde precoce ou forçado podem ser muito graves. Desde constipações importantes a disturbios de comportamento. Portanto, todo esforço deve ser feito para que a Escola respeite o ritmo das crianças. O que pode parecer difícil de ser operacionalizado, pode ser convertido em diferencial a ser apresentado aos pais, conquistando mais alunos. Por favor me informe o e-mail para onde eu poderia enviar um ou dois artigos (em inglês).

      • Boa tarde, Dr. Cooper
        Agradeço sua atenção e disponibilidade em responder essa questão. Será fundamental apresentar estudos a respeito do assunto para que possamos realizar o melhor para a criança, que é o nosso principal objetivo. Por gentileza, envie para o seguinte e-mail: ethel.net@terra.com.br
        Muito obrigada e que Deus o abençoe
        Ethel

    • Minha filha tem dois anos e demonstrou sinais que quer retirar as fraldas. Porém faz uma semana que estou deixando ela sem fraldas durante o dia e nenhuma vez ela pediu para ir no troninho, o desfralde está muito lento ou está dentro do normal? Ela não apresenta nenhuma resistência ao ir no trono porém não faz nada. Levanta e faz xixi no chão. O que faço?

      • Prezada Loziane,
        Como não há regras, sugiro que você faça tentativas e observe. O seu relato não é o de um desfralde lento. Talvez sua filha tenha demonstrado sinais de querer tirar as fraldas mas ainda não esteja pronta para isso. Quem sabe volta com as fraldas por mais um tempo e tenta novamente, mais adiante. Desfralde lento é muito melhor do que desfralde rápido, imposto à criança. Respeite o ritmo da sua filha que tudo vai dar certo.

  2. Olá, Dr.Cooper
    O meu Rodrigo tem 4 anos e 2 meses e resolvi tentar tirar-lhe a fralda de noite desde o dia 17 de Junho.
    Levanto-o para fazer xixi cerca das 0:30 e novamente as 4:30. Porem, por vezes atraso-me e quando chego ao quarto ele já tem feito na cama e nem sequer acorda, apesar de estar molhado.
    Sei que é um processo moroso mas será caso de continuar ou voltar a por-lhe a fralda e tentar mais para a frente? Não sei muito bem como hei-de proceder e gostava que me ajudasse se possível.
    Obrigada

    • Susana,
      Obrigado por seu comentário. Acredito que muitas mães já passaram e algumas passam por situação semelhante à sua e do Rodrigo. É sempre muito difícil opinar no blog, sobre uma situação específica, sem conhecer melhor e mais profundamente a história da criança e da família. Mas, para não ficar uma resposta sem resposta, posso tentar lhe ajuar dizendo:
      1- Rodrigo está em uma idade onde é perfeitamente normal e aceitável que não tenha, ainda, controle noturno e molhe a cama. Portanto, não há que se preocupar se ele tem ou não um problema. Nessa idade, não tem.
      2- Não há uma regra do que deva ou não fazer. Sugiro que converse com o Rodrigo e veja como ele se sente e o que ele prefere. Se ele quer dormir de fraldas ou não se incomoda com o lençol molhado. Talvez fosse interessante ele aceitar dormir de fraldas por mais um tempinho. No entanto, se isso for vergonhoso para ele, melhor que continue molhando a cama. Nesse caso, coloque um plástico forrando (já deve ter feito) e compre mais lençóis (escolhendo uns menos caros!).
      3- Não fique se cobrando uma pontualidade na madrugada. Recomende que ele faça xixi logo antes de dormir e pronto! Como você mesma percebeu, nem sempre consegue acertar o horário em que ele vai fazer xixi na cama. O melhor, nesse caso, é que você durma bem e esteja descansada no dia seguinte.
      Espero ter ajudado alguma coisa. Se tiver mais dúvidas ou comentários, por favor os envie.

  3. Querido Dr. Roberto, meu pequeno de 2 anos, está se saindo muito bem no desfralde. Mas recebi a sugestão da professora na escola para que adie a retirada noturna da fralda. Para que não provoque desconforto em acordar molhado, etc. Muitas vezes, no entanto, a fralda acorda sequinha e o primeiro xixi da manhã é enorme. Vc retiraria tudo de uma só vez?

    • Marina, que surpresa boa! Com relação ao desfralde noturno, não há uma regra ou o que é certo. De fato, deixar com uma fralda noturna pode lhe dar mais conforto no que diz respeito a acordar para trocar lençóis no meio da noite. O controle noturno costuma ser mais lento do que o de dia e muitas crianças levam ainda um tempinho para não molhar a cama à noite. Mas, se você tem essa disponibilidade e ainda por cima percebe que muitas fraldas amanhecem secas, pode tirar a fralda noturna para ver como as coisas andam. Você pode sempre voltar atrás e colocar a fralda, à noite. Faça como tem vontade ou como seu sentimento determinar. Depois nos conte o que fez. Sucesso!

  4. Dr. Roberto, tenho uma filha de 4 anos e 6meses e ainda não consegui tirar as fraldas dela para dormir as vezes ela fica dois dias sem fazer xixi na cama mais depois volta ao normal. Sempre deixo o piniquinho do lado da cama dela mais ela não consegue se segurar as vezes quando acordo ela para ela fazer xixi ja é tarde.Já esta sendo dificil ate encontrar fralda que caiba nela pois ela tem 19 kl e
    Queria saber que dicas você me da para me ajudar.
    Queria saber tambem se devo tirar a mamadeira dela durante a noite e se isso pode ser o fator dela fazer xixi a noite. Espero sua resposta obrigada.

    • Renata,
      Em um blog é muito difícil falar de uma criança específica. Para falar de uma criança, é preciso conhecê-la. Posso tentar lhe responder, de uma forma mais ampla. Meu primeiro comentário é de que o controle noturno do xixi pode demorar mais tempo e isso é normal. Algumas crianças só conseguem um controle pleno, à noite, depois dos 5 anos, podendo chegar aos 6. Portanto, uma criança saudável, como parece ser o caso da sua filha, que faça xixi na cama aos 4 anos e meio não deve ser motivo de preocupação. Não vejo necessidade de deixar o pinico ao lado da cama, se, por um lado, facilita o seu uso, por outro, coloca uma enorme pressão na criança. Quando uma criança molha a cama, os pais devem tentar não demonstrar desapontamento ou frustração. O ideal é que nem seja comentado como um evento ou algo especial. Trocar o lençol e tocar a vida. Isso parece simples, mas costumamos fazer algum tipo de comentário e isso coloca mais pressão na criança. Por outro lado, elogiar uma noite seca é positivo. Criar um mecanismo de reconhecimento, como um calendário da semana onde cada noite seca ganha uma estrelinha pode ser algo divertido e motivador. Dependendo da criança, estabelecer metas realistas também pode ser algo que funcione. Começar um uma meta de uma estrelinha por semana e ir aumentando com o consentimento da criança. Se os pais perceberem que essa brincadeira não tem graça para a criança, não façam. Nessa fase, tudo que for feito deve ser lúdico e reforçando os momentos positivos, sem chamar a atenção para as noites em que molhe a cama. Não existe solução mágica. Os pais devem saber que esse comportamento está dentro da normalidade e nào ficarem tensos ou procurando soluções para um problema que não existe (exceto a quantidade de lençóis que serão trocados).
      Quanto à mamadeira noturna, independentemente de uma criança fazer ou não xixi na cama, não há necessidade dessa mamada. Não creio que ela vá interferir no fazer ou não xixi.
      Com relação à sua filha, converse com o seu pediatra. É a pessoa mais indicada para falar especificamente sobre sua filha.

  5. DR. Roberto meu caso é o seguinte tenho uma filha de 18 meses, que demonstra interesse em tirar as fraldas e usa a privada muito bem apesar de errar bastante. Faz 8 dias que tirei a fralda diurna e hoje ela começou a demonstrar irritação com a privada e segurar o xixi não sei o que fazer e se coloco as fraldas ela tira.

    • Elisa,
      Sem conhecer mais a respeito da sua filha e da família, fica difícil opinar especificamente sobre ela. A primeira coisa que se deve observar em uma criança que não quer fazer xixi ou que o segura, é se está sentindo algo na hora de fazê-lo ou se é simplesmente uma “implicância”. Seu pediatra é a pessoa indicada para lhe orientar e, dependendo do que você lhe disser e do exame clínico que fizer, pode decidir pedir um exame de urina. Partindo da premissa que a a criança não sente incômodo algum ao fazer xixi, mas não quer usar a privada, nem colocar as fraldas, temos uma situação onde os pais terão que usar paciência e criatividade. Talvez relaxar um pouco e deixar a criança sem nenhum tipo de pressão, para ver o que ele vai fazer, como se comportará. Pode ser algo apenas para chamar a atenção dos pais, pode ser algum receio com a privada (apesar de não ter tido esse receio antes). Somente observando a criança, sem ficar em cima dela, tentando entender tudo, rapidamente, mas permitindo que ela se manifeste um pouco mais, é que os pais poderão decidir que caminho tomar. Mas, sugiro que a primeira conversa seja com o pediatra de vocês para que uma eventual situação clínica simples, não seja relegada. Adoraria ajudar mais, mas é muito difícil (e seria até irresponsável), opinar sobre a sua filha (ou qualquer criança específica), sem conhecê-la.

  6. Dr Cooper, estou um pouco tensa, pois minha filha está com 1 ano e 7 meses que começou a usar o penico ela esta indo bem, e usa a privada tb, mas tem hora que ela começa a fazer um xixi atrás do outro no chão e depois senta no penico e fala xixi isso esta certo? E quando eu saio com ela sem fralda ela se comporta super bem faz xixi só a hora q leva ela no banheiro. Continuo o treinamento é assim mesmo horas acerta e outras não? Quanto tempo leva normalmente o desfralde. Muito obrigada.

    • Elisa,
      Não entendi qual a idade da sua filha. Não sei se ela tem uma ano e sete meses ou se faz um ano e sete meses que ela começou a usar o penico. De qualquer modo, seria bom conhecer mais da história dela. Fica muito difícil, eu diria impossível, por um blog, conseguir emitir uma opinião. Seu pediatra é a melhor pessoa para você conversar. De uma forma muito ampla, a descrição que você me fez me pareceu perfeitamente normal. Para poder opinar mais, precisaria saber bem mais, colher uma história detalhada, com calma. Por isso, a recomendação de que fale com seu pediatra. Mas, repito, tudo parece correr bem e é uma questão de tempo e perseverança. Não há tempo definido para um desfralde. Cada criança é única. Muitas vezes a criança desfralda rápido e, depois, por algum motivo, retrocede um poucou ou muito. Não tem regra. Sua filha parece ter ótimo controle e bom uso do penico e da privada. Esses xixis pelo chão, ocasionais, não me parecem nada de “errado”.

  7. Olá, Dr. Roberto

    Preciso de orientação, pois acho que não estou sabendo fazer o desfralde do meu filho. Ele está com 2 anos e 7 meses e encontra-se resistente ao desfralde. Deixo-o até 40 minutos no redutor, e assim que o retiro, ele evacua na fralda.Verbaliza que não vai pedir pra fazer cocô e que não quer fazer no vaso e sim na fralda. Minha maior dificuladade é que ele não tem horário certo pra evacuar e também percebi que, ao tentar o desfralde, ele começou a ter prisão de ventre. Que posso estar fazendo de errado? Esse comportamento pode refletir uma regressão por causa da irmãzinha de 1 ano e 3 meses? Obrigada.

    • Suzana,
      Crianças não leem os manuais e livros que nós adultos lemos! Elas têm seu ritmo e tempo, individual. Me parece que seu filho simplesmente não quer desfraldar agora. O melhor que pode fazer, na minha opinião, é adiar esse desfralde. Diga a ele que se ele deseja fazer cocô na fralda, ótimo, sem problema, mamãe não briga nem fica triste. Quando ele quiser fazer no vaso (ou o nome que vocês usam em casa), é para lhe avisar. Feito isso, realmente desligue e não fique dando “indiretas”. Conheçi crianças que pediam para colocar a fralda só na hora de fazer cocô. Cresceram e estão bem obrigado. Relaxe e divirta-se com um filho tão seguro do que ele quer (nem sempre será o que você deseja!).

  8. Olá Dr! Meu filho tem 2 anos e 1 mês e resolvi iniciar o desfralde, isso tem uma semana e até agora nenhum progresso…venho conversando com ele, mostrando o peniquinhu que alias ele adora sentar e brincar com ele, porém até agora nada de xixi, faz td nas calças, qdo acorda de manha as vezes a fralda esta seca, a primeira coisa que faço é leva-lo ao penico, ele fica lá por um tempo, não faz nada e resolve sair, eu não forço, pergunto e ele diz que não quer fazer, 1 minuto depois ele esta fazendo no chão ou em qlqr outro lugar…será que estou sabendo orientar o meu pequeno???

    • Vanessa,
      Não acho que seja uma questão de saber orientar seu filho. Me parece que está fazendo tudo certinho. Muito provavelmente seu filho ainda não está pronto para o desfralde. Nesse caso, deixe ele brincar com o penico dele, deixe ele ver o pai ou você usando o vaso, sem pressão, sem perguntar se ele não quer usar o penico, só de uma forma lúdica. Pode continuar levando-o ao penico quando acorda com a fralda seca, por pouco tempo e se ele quiser ((nada dele achar que é um castigo). Também pode esquecer o penico por um tempo e tentar mais tarde. Não há regra e você saberá como fazer. Só ficar relaxada e sem pressa.

  9. Olá Dr Roberto, boa noite.
    Meu filho Pedro tem 3 anos e 2 meses e estou tentando tirar a fralda à noite porque tem ficado bem empoladinho devido a fralda.
    Ele ficou duas semanas dormindo sem fralda, mas fomos pra Salvador(casa da vó dele) e coloquei a fralda com medo de mudar a rotina dele e ele ficar frustrado com os resultados(rs).
    Hoje tirei a fralda novamente, mas tem sido muito difícil pra mim, porque acordo muitas vezes com medo dele fazer xixi, ás vezes coloco ele pra fazer xixi duas ou três vezes na noite, é desnecessário? De quanto em quanto tempo eu devo colocar ele pra fazer xixi?
    E o mingau na hora de dormir, prejudica?
    Grata,

    Graziele Ribeiro

    • Graziele,
      O momento de tirar a fralda noturna é sempre muito “emocionante” (e cansativo). Não há regra e você deve fazer como achar melhor. A rigor, poderia não acordá-lo e ver se ele tem controle a noite toda, sabendo que a probabilidade de um xixi na cama existe. Se isso ocorrer, tratar como algo normal (que é) e ver como seu filho reage. O mais importante é que ele não se sinta mal com esses eventuais episódios. Também pode colocá-lo para fazer xixi logo antes de você ir dormir, sem precisar acordar várias vezes durante a noite.
      Quanto ao mingau na hora de dormir, não prejudica nada em termos de controle da bexiga. Mas, pergunto, precisa desse mingau?

  10. Rsrs… Vício Dr Roberto, ele não gostava, mas passou a gostar por insistência minha, ele tomava suco a noite toda, pois não dava nada de leite á ele, mas também eu não dormia. Consegui fazer com que ele se acostumasse com o mingau. Agora ele dorme a noite toda e tem vício pelo mingau.
    Essa noite eu coloquei ele pra fazer xixi 11:00 horas, e quando fui dormir era 2:00 horas e ele já tinha feito xixi na cama. Troquei ele, quando foi 6:00 coloquei ele pra fazer xixi e ele acordou tarde, 9:30 tinha feito xixi na cama novamente e ele fica super frustrado. É normal? Continuo ou volto atrás?

    • Graziele,
      Que tal perguntar ao seu filho o que ele prefere? Se, dormir de fraldas ou continuar sem fraldas, mas com o risco de molhar a cama. Diga que você está muito contente com ele sem fraldas de dia e que ,se quiser, usar, por um tempo, fraldas à noite, não tem nenhum problema.

  11. Eu fiz isso Dr Roberto, mas ele já não quer mais usar fralda, quanto mais que na primeira semana que ele ficou sem usar ele nos pediu um cofrinho e compramos, parabenizando por ter ficado uma semana sem fralda, com alguns escapes(rs).
    Só não quero ficar acordando ele a noite toda porque acho que ele vai se acostumar a fazer xixi várias vezes na noite.
    Você acha que se ele faz xixi 2 ou 3 vezes á noite, ele ainda não está preparado pra tirar a fralda?

    • Graziele,
      O fato de seu filho fazer xixi 2 ou 3 vezes à noite não significa que não esteja preparado para tirar a fralda. Por outro lado, dormir de fralda não seria inaceitável. Essas idas e vindas (com ou sem fralda) podem ser normais. Tente conversar com ele a respeito de uma noite com fralda para ver como ele se sente. Combine que vai ser uma noite com e outra sem fralda, como uma estratégia de ver qual a reação dele com fralda. Se, de fato, ele não quiser usar a fralda à noite, compre mais lençóis e simplesmente se prepare para um período de troca noturna destes. Depois, passa e tudo vai bem. Converse com o seu pediatra a respeito e veja o que ele tem para lhe dizer também.

  12. Ola Dr. Cooper, Parabens pelo blog! as informações são valiosas demais!!! Minha filha , Julia, tem apenas 14 meses e já apresenta desconforto com as fraldinhas molhadas. Ela chama quando esta fazendo coco, mesmo na fralda, e irrita-se ao ficar de xixi. As micções são pouco frequentes e em muita quantidade, Ela sempre faz coco antes de dormir. Mesmo com horarios especificos e incomodo da fralda suja, ainda não sei se esta na hora certa!. Mesmo ” não tendo regras” não sei se Ela está muito nova para o desfraldamento ! Será que vale a pena a tentativa da apresentação com o penico? Desde já. agradecida!

    • Deborah,
      Como não há regra, sugiro que faça uma tentativa de apresentar o penico à Julia. Algo bem tranquilo, suave e lúdico. Veja qual a reação dela e tente não gerar expectativas. O máximo que pode acontecer é a Julia deixar de usar fraldas (ao menos de dia) e o mínimo é continuar tudo como está. Portanto, nada a perder. Obrigado por seu comentário gentil a respeito do blog. Sucesso!

  13. Olá Doutor Roberto!
    Ando meio angustiada com algumas questões com relação ao desenvolvimento de meu filho Pietro, por isso resolvi escrever.
    Bem, o Pietro ainda não deslanchou na fala, ele completou 3 anos no dia 2 de dezembro.
    O que ele já consegue falar são palavras e não forma frase, estamos cada vez mais percebendo
    que a pronuncia de algumas palavras sai bem errada, por exemplo: lá em cima=ma mima, o que faz
    as vezes ele parecer fanho e outras vezes fala só o final das palavras.
    Ele ainda não reconhece cores também.
    Ele já frequenta sessões de fono e ele está indo, faz pouco mais de 2 meses.
    Um sessão por semana. O que a fono diz é que ele é pequenino (mas sabemos que nessa idade muitos já falam tudo, mas também sabemos que cada um tem seu tempo), porém a fono também comentou que pode ser interessante passar por novas avaliações.
    Pensamos em refazer a audiometria, pois ele teve que fazer uma limpeza uma vez quando tinha um aninho por acumulo de cera, apesar de parecer que ele escuta bem e nas últimas consultas de rotina estava tudo certo com seus ouvidos.
    Com isso, muitas vezes tem acontecido de ele ficar muito nervoso, muito mesmo quando não entendemos o que ele quer, por mais que tenhamos paciência em pedir pra ele mostrar, mas as vezes já é tarde começa a chorar compulsivamente e jogar as coisas no chão, demorando muito até se acalmar, já aconteceu de nós termos que ir embora de lugares, pra faze-lo se acalmar e explicar a situação. E por vezes ficamos nervosos com isso, mas buscando manter o auto-controle.

    Outro ponto é que nestes dois últimos 2 anos ele foi na mesma escolinha e este ano fomos vendo que o desenvolvimento estacionou mesmo…ele teve muitas trocas de professoras e vi infelizmente tarde que a escola dele é muito faz de conta, caríssima, material didático lindo,mas retorno nenhum. Isso me deixou arrasada, mas estamos em busca da escolha certa agora, vamos trocá-lo de escola e ele irá só meio período à partir de agora.

    Outra coisa que retomamos faz 3 dias é o treinamento do banheiro, ele não pede pra ir ao banheiro de jeito nenhum, mas estamos deixando ele de cuequinha mesmo assim pra ver se estimulamos, pois no ano passado ele já pedia tínhamos tirado e ele regrediu por conta de uma gripe forte e agora vejo que a escola também deve ter contribuído neste retrocesso. No mesmo período que começamos o trinamento de novo estes ataques de irritação aumentaram muito, até comer ele não está comendo bem. Será que pode ter relação? Devemos parar o treinamento? Fico em dúvida se a irritação pode mesmo estar relacionada ao desfralde ou ao fato de não conseguir se comunicar bem?

    Desculpe escrever tanto Doutor, mas realmente estou precisando de alguém que me esclareça, pois com tudo isso fico insegura e muito preocupada.
    Fico ainda mais apreensiva pois quando o Pietro nasceu ele ficou na UTI por 3 dias por conta de complicações no parto, foi parto normal com analgesia e a anestesia passou pra ele, mas, a princípio não apareceu nada de irregular, foi dito apenas que só saberíamos de sequelas ao longo do desenvolvimento dele…e na minha família tem pessoas com defit de atenção e dislexia.
    Não sei quais podem ser os sinais destas, mas achei importante falar.
    Apesar de achar que ele entende tudo…
    Enfim, como o Doutor vê minha cabeça está dando um nó.

    Preocupação de mãe.

    Desde já agradeço sua atenção e aguardo seu retorno.
    E aproveito a oportunidade para desejar um 2013 maravilhoso pra você e sua família!
    Muita PAZ!!!

    • Thais,
      Percebo a sua preocupação com o Pietro e gostaria de ajudá-la. O que eu posso fazer são apenas sugestões porque o blog não substitui, de forma alguma, uma consulta médica. A primeira sugestão é a de que tenha uma conversa franca com a fono, perguntando a ela qual a impressão clínica que ela tem do Pietro. Pergunte se, nesses dois meses, ela percebeu algum tipo de evolução. Se sim, qual? Também pergunte que outras avaliações ela sugere sejam feitas. Depois, sugiro uma conversa com a professora ou orientadora educacional da escola. Como é o Pietro na escola? Quais os progressos (ou não) que perceberam? De posse das informações dessas duas conversas, recomendo uma consulta com o seu pediatra, onde poderá relatar tudo que conseguiu obter de informações. Avisaria à secretaria ou ao pediatra que gostaria de marcar um horário em que pudessem conversar com alguma tranquilidade (o último horário?). Desta conversa com o pediatra pode surgir a indicação de novas avaliações. Talvez seu pediatra queira pedir uma avaliação audiométrica e uma avaliação com um neuropediatra. A avaliação audiométrica é fundamental para orientar o trabalho da fono e um neuropediatra experiente poderá lhe falar mais sobre o desenvolvimento do Pietro, incluindo a história neonatal de 3 dias na UTI.
      Se o seu pediatra não pedir outras avaliações e você se sentir segura e confiante, ótimo. Mas, se não se sentir desta forma, procure uma segunda opinião pediátrica.
      Percebo que são pais muito cuidadosos e carinhosos com o Pietro. Preferi lhes responder de uma maneira a indicar o que me parece que devam fazer e não ficar elaborando sobre cada uma das situações que comentaram (fala, desenvolvimento, fralda etc.). Acho que não é o momento de vocês ficarem buscando respostas “fragmentadas” para cada uma dessas situações descritas mas, sim, ter uma avaliação mais abrangente do Pietro que lhes dê tranquilidade e oriente sobre quais são as necessidades dele, neste momento. Esta seria, no meu entender, a melhor forma de você desafazer o nó que descreveu.
      Aproveito para retribuir os votos lhes desejando um 2013 muito alegre para você e sua família.

      • Olá Doutor. Primeiramente quero agradecer muito seu retorno. Estaremos buscando os profissionais para uma avaliação mais clara. Outra coisa que resolvi fazer foi que como percebemos a mudança de humor do Pietro ao iniciarmos o treinamento, após 3 dias resolvemos colocar a fralda denovo e tentaremos mais pra frente o desfralde, não sei se foi  coincidência ou não, mas os escândalos já diminuíram, na verdade pararam e naturalmente ele começou a falar cocô quando faz as necessidades, fala a mesma palavra para os dois. AInda foram poucas as vezes que ele deixou a gente colocá-lo no vaso ou no penico, mas ficamos felizes por ele estar avisando quando faz.

        Sobre a fala já estamos com uma indicação de um neurologista infantil e ele irá fazer novas avaliações para ver a questão da fala.

         Mais uma vez muito obrigada Doutor e mantenho contato para novidades.

        Thais Behrendt Rosa Cia Teatral 3 em Athos (47) 8403-9788 Fraterno Abraço! Namastê__/\__!!!

        ________________________________

      • Thais,
        Eu é que agradeço o seu retorno. Parece que voltar com as fraldas foi a decisão acertada. Também achei que fizeram bem em obter uma indicação de neuropediatra para avaliar o Pietro. Vejam o que ele tem para lhes dizer. Abraço para vocês também.

  14. Boa tarde Dr. Cooper, parabéns pelo blog, excelente iniciativa. Minha filha Ana Luiza tem 2 anos e 4 meses e não estou conseguindo desfraldá-la, sei q ela consegue segurar o xixi, tem dia q a deixo sem fralda durante o dia e ela fica sem fazer xixi e já no outro dia pede pra não tirar a fralda diz q quer ficar de fralda. Já comprei o redutor de assento e ela não quis, comprei o penico e ela nem senta nele, mas já fez xixi uma única fez no vaso, falei pra ela q só colocaria o dvd pra ela se ela fizesse xixi no vaso daí ela fez, fiz a maior festa a parabenizei, levei no pula-pula, pensei q daí pra frente seria mais fácial, mas nada, no outro dia foi pior fez na roupa o dia todo. Sei qdo já está na hora dela fazer xixi, mando ela ir no banheiro fazer e ela diz q não quer e não passa nem 5 minutos e ela faz na roupa. O coco nem falo pq ela não se incomada de ficar com a fralda cheia, se eu não perceber q ela fez coco ela fica suja. Será q preciso esperar mais, ela já vai entrar pra escolinha e penso q seria melhor já levá-la sem estar usando fraldas. Obrigada.

    • Prezada Janaína,
      Pelo que você descreveu, a Ana Luiza está quase pronta para ser desfraldada, mas, ainda não está pronta. Sugiro que relaxe um pouco, evitando dar muita atenção a quando ela faz ou não xixi. Talvez você possa dizer a ela que vai deixá-la de fralda e, se ela quiser te contar quando está com vontade, pode. Sem pressão, sem ficar olhando de tempos em tempos para ver se ela fez ou não. Dê a ela mais um tempo e verá que tudo vai dar certo. Tentar acelerar o desfralde é motivo de tensão para ela e para você. Quanto a entrar na escolinha usando fraldas, certamente não será a única. Também acho que pode ter uma conversa com o seu pediatra para que lhe oriente e tranquilize.

  15. Olá Doutor Roberto,
    Meu pequeno tem 3 anos e 5 meses, estamos no período de férias e estou aproveitando o mesmo para desfraldá-lo, porém as dificuldades tem sido inúmeras. Já tentamos diversas “táticas”, desde conversas, brincadeiras, até chantagens, porém todas sem sucesso. Uma vez sem a fralda o mesmo fica segurando o quanto pode, sempre chorando quando insistimos para ir ao banheiro, dizendo que não consegue. Quando colocamos a fralda, imediatamente ele imediatamente a deixa encharcada. O quê fazer?

    • Prezada Mariana,
      Me parece que o seu pequeno não está completamente pronto para o desfralde. Talvez deva relaxar e recuar um pouco. Converse com ele que, quando ele quiser tirar as fraldas, porque já é um menino grande, para ele lhe avisar. Mas, que se quiser usá-las, poderá fazê-lo, sem problema. Tentem tirar o foco do desfralde e vejam o que acontece. O seu pediatra também deve ser informado para lhe ajudar nessa transição. Lembre-se que o desfralde vai ocorrer, mais cedo ou mais tarde e que o melhor é não forçar esse processo.

      • Doutor Roberto,
        Muito Obrigado por sua atenção, semana que vem temos consulta com o pediatra do Enzo, e farei conforme sua orientação! Desde já muito obrigado

  16. Dr. Roberto. Boa Tarde ! Inicialmente gostaria de parabeniza-lo pelo blog. É excelente para mamães de primeira viagem ansiosas e angustiadas. Bom, meu filho está com 2 anos e 4 meses. Iniciará colégio em fevereiro e tenho interesse em desfraldá-lo antes disso. Desde dezembro eu lhe apresentei o redutor e penico, comprei cuecas legais e fui conversando sobre o assunto. Agora em janeiro, por estarmos de férias na praia (por 15 dias) resolvi desfraldá-lo. Sempre converso com ele para tudo, explico e ele entende. Não é uma criança de fazer birras. Bom, retirei as fraldas do dia e mantenho para a noite e na soneca da tarde (até porque quando ele acorda estão cheias). Durante o dia ele está ou de sunga ou de cueca. Expliquei que o lugar do xixi e cocô é no banheiro, de tempos em tempos eu pergunto se ele tem vontade de ir no banheiro, quando vamos ao banheiro ele se interessa em ir junto, dá tchau para o xixi e cocô… até então acredito que eu esteja fazendo certo. Ele já demonstra que está apertado e comenta que vai fazer cocô… maaas, qdo digo para irmos ao banheiro, ele chora. Não insisto e ele em seguida vai para algum cantinho e faz nas calças. Depois ele chama dizendo que “vazou”. Tenho muita paciência e sei que o início é assim mesmo, mas é um pouco frustrante. Não insisto mais para ir ao banheiro porque tenho medo de causar algum trauma já que ele chora. Enfim… é assim mesmo? Ele está preparado? Retomo o uso de fraldas ou sigo assim? Desde já agradeço e um forte abraço. Obrigada.

    • Prezada Téssia,
      Pelo seu relato, você está fazendo tudo muito bem. Está respeitando o ritmo do seu filho e tornando o desfralde uma coisa lúdica. Por algum motivo ele não quer se sentar no penico ou redutor. Muitas crianças têm medo (irracional que precisa ser respeitado) de sentar naquele buraco e, por exemplo, desaparecer! O uso de fraldas à noite ou para uma soneca de dia me parece uma ótima estratégia. Quanto à sua pergunta se retoma o uso das fraldas ou segue como está indo, não tenho uma resposta absoluta. Me ocorreu sugerir que converse com seu filho e proponha que ele, quando sentir vontade de fazer cocô, peça para colocar uma fralda, deixando-o ir para um cantinho e “vazar”. Se ele gostar dessa ideia, não precisa retomar o uso constante das fraldas. Para o xixi, pode tentar mostrar como fazer de pé, o que pode ser menos assustador do que se sentar. Aliás, para se sentar, quando ele decidir, é importante ter um banquinho onde ele possa apoiar os pés. Os pés não devem ficar balançando no ar. É muito mais difícil a criança conseguir fazer cocô sem apoio dos pés. Mantenha o bom humor e sucesso!

      • Dr. Roberto. Boa Tarde ! Grata pelos conselhos e atenção. Tenho mais uma pergunta: Já retornamos da praia e não houve evolução qualquer do desfralde… pelo contrário… o Vicente agora pede para colocar fralda e não mais cuecas. Respeitei sua vontade. Mas me questiono se fiz certo… será que não deveria insistir nas cuecas e uso do penico ? Até pq ele é uma criança que está aprendendo… sinto que falhei ! Me ocorre que no retorno da viagem, por ser longa, expliquei a ele que colocaria fralda para ele se sentir mais à vontade. Será que confundi a cabecinha dele ? Estou um pouco desorientada ! Mais uma vez obrigada. Abraço !

      • Téssia,
        Se o Vicente pediu para colocar fraldas, é porque ele ainda não está pronto para o desfralde. Não acho que falhou. Pelo contrário, saber voltar atrás nesse período do desfralde pode ser a coisa mais certa a ser feita. Continue atenta ao que o Vicente diz e faz. Ele é quem vai ditar o ritmo do desfralde. Sua ajuda será conversar com ele, lembrar do penico e/ou do redutor, sempre apoiando-o no seu ritmo. Não fique desorientada, você está fazendo tudo certo. O que pode lhe dar essa sensação de desorientação é que seu plano original precisou ser modificado. Modificá-lo é sinal de sabedoria materna. Vai dar tudo certo, no ritmo do Vicente.

  17. Dr. Cooper,

    Espero que o senhor possa me ajudar. Minha filha já tem 3 anos e um mês e ainda resiste em fazer xixi no penico. Ela vai a escola e lá eu conversei sobre desfralde antes de ela fazer 2 anos e eles disseram que quando fosse a hora dela, eles me avisariam, no fim começaram o desfralde só em novembro. Eu tinha feito alfgumas tentativas antes, mas nenhuma deu certo. Na escola ela começou molhando muito as roupas, depois não molhava mais, mas não porque fazia no mini vaso, mas porque segurava. Aqui em casa estava aproveitando as férias para tentar desfraldá-la, porém consegui só 3 xixis no penico em 1 mês, é muito pouco doutor. Ela resiste em fazer no penico, fica sentada horas e não faz nada. Depois ela faz no chão. Estou desacorsoada doutor, me sinto muito mal. E ela não colabora de jeito algum. O que fazer?

    • Prezada Maryna,
      Talvez a primeira coisa que deva fazer seja relaxar. Para ajudá-la a relaxar, pergunto: você conhece ou viu algum adulto, saudável, que faça xixi nas calças? Portanto, sua filha vai ter pleno e total controle sobre suas funções. Apenas, para ela, ainda está um pouco cedo para ser desfraldada completamente. Talvez seja o caso de voltar com as fraldas, dizendo para sua filha que, quando ela estiver com vontade de fazer xixi no penico, é só avisar. Mas, se preferir fazer nas fraldas, não haverá nenhum problema. Converse com a escola a respeito e diga que, como cada criança tem seu ritmo, achou melhor retornar com as fraldas. Ela já está colaborando, lhe dizendo, ao seu jeito, que ainda não está preparada para tirar as fraldas. E vai colaborar, quando se sentir preparada. Esqueça esse assunto por um tempinho e sucesso!

  18. Doutor, agradeço muito a sua atenção. Tenho mais uma pergunta e um comentário a fazer. A pergunta é: “esperar quanto tempo para retomar?”. E o comentário é: eu me sinto responsável pelo desfralde dela, assim como tudo o que acontece com ela, pois ela é uma criança e eu sou a mãe dela. Eu tenho muito medo de ser vista como uma mãe preguiçosa ou incapaz de desfraldar a sua própria filha, vejo todas as crianças da sala dela na escola e também as crianças das minhas amigas (até mais novas que a minha filha) já desfraldadas, penso que passou da hora da minha filha. Sabe doutor, a minha filha é muito agitada, teimosa e geniosa. Estou até a tratando com florais para ver se ela acalma um pouco o temperamento. Ela não quer me obedecer em nada doutor, parece que eu sempre estou falando com as paredes. já tentei até métodos da super nanny e nada surte efeito. Tenho me sentido muito mal mesmo, até eu estou tomando florais e homeopatia também para ver se acertamos os ponteiros em casa. Eu sou professora e psicopedagoga e mesmo assim me sinto impotente, pois tudo o que eu tento com ela parece não surtir efeito. Enfim, será que se eu esperar mais, não vou estar cedendo a mais um capricho da minha filha, que repíto é muito geniosa! Obrigada doutor e desculpe.

    • Maryna,
      Cada criança é única, com seu ritmo de desenvolvimento. Assim, não há uma única resposta para a sua pergunta- esperar quanto tempo para retomar? Sendo uma criança saudável, chegará o dia em que terá controle sobre suas funções fisiológicas. Pouco importa se ela é mais lenta ou mais rápida do que outras crianças. Há uma tendência natural à comparação. Se for comparar, vai ficar preocupada, sem necessidade. Considero que o desfralde não é um capricho da sua filha. É algo que envolve uma certa maturação e que, quando a criança não está completamente pronta, não vai acontecer. É muito diferente de uma pirraça, por exemplo. Por isso eu considero que uma trégua nas tentativas e uma retomada das fraldas, pode ser um bom caminho. Isso não fará de você uma mãe preguiçosa ou incapaz.
      Quanto ao temperamento dela, por ser algo muito específico, recomendo que fale com seu pediatra. O blogo não substitui uma consulta e seria irresponsável de minha parte, comentar sobre o que deve ou não fazer. Em linhas gerais, o que eu penso está no post onde falo sobre pirraça.

  19. Oi Doutor preciso muit de ajuda meu fillho tem 4anos e meio,ele faz xixi no penico mas coco não tem jeito só na fralda e se tento força-lo ele chora e diz q tem medo,ja fiz de tud pra convence-lo e nada adianta,o que eu faço? Me ajude…

    • Prezada Patrícia,
      Algumas crianças levam mais tempo para o desfralde completo, sem que isso seja um problema ou represente alguma doença. O que eu recomendo que você faça é conversar com o seu pediatra para que ele possa lhe tranquilizar com relação à saude de seu filho. Uma vez certa de que seu filho é saudável e que está tudo bem com ele, sugiro que respeite o ritmo dele, principalmente porque ele diz que tem medo do penico ou do vaso. O medo é algo irracional, produzido pela capacidade criativa da criança. Não considere o medo “uma bobagem”. Pelo contrário, respeite o medo dele, dizendo que entende o medo mas que você está ali, do lado dele para defendê-lo. Mostre que você e o pai usam o vaso e nada acontece. Isso tudo, sem forçá-lo a nada. Às vezes, um período onde nada é dito e a criança fica inteiramente à vontade com as fraldas, ajuda mais do que tentativas seguidas. Tente relaxar, lembrando que pessoas saudáveis sempre acabam desfraldando. Tentar forçar uma criança a se sentar onde tem medo, para fazer cocô pode contribuir para uma constipação que, muitas vezes dá mais trabalho do que esperar por um desfralde mais tardio.

  20. Muito obrigada por sua resposta Dr. Roberto?vou seguir seus conselhos, vou levá-lo na pediatra e conversar com ela sobre o assunto e mais uma vez obrigada por sua atenção, um abraço.

  21. boa tarde DR: Roberto a minha filha de 3 anos ja tirou a fralda no verão do ano passado foi um prosseco difícil mas conseguis pois pedia sempre quando tinha vontade mas quando começou o inverno em Dezembro ela começou a fazer na calcinhas varias vezes ao dia e muito frequente será que tem algum problema

    • Prezada Daniela,
      Algumas crianças perdem o controle ou parte dele, depois de já ter conseguido um bom progresso. Isso pode ser normal e não é preocupante. Veja se algo no ambiente mudou que possa estar deixando sua filha menos segura. Escola nova? Um irmão ou irmã? Mudança de casa? Tensão na casa? Sempre recomendo que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  22. Olá! Meu pequeno tem 3 anos e comecei a drefraldá-lo há uns meses atrás. Ele faz xixi no penico,assim que se assenta nele,adora usar cuequinhas,escolhe qual ele gosta pra colocar,mas durante a noite ainda está de fraldas.Coloco bem na hora de dormir.quando ele dorme durante o dia ,dorme de cueca,na maioria das vezes não faz xixi e se faz ele acorda.Porém ele não pede para fazer o xixi,eu é que pergunto para ele se ele quer ou levo-o até o banheiro e ele faz.É assim mesmo?

    • Prezada Jane,
      Me parece que você e seu filho estão indo muito bem com o desfralde. É normal que o desfralde noturno demore um pouco mais. Não apresse nada. Vá respeitando o ritmo do seu filho. Mas, repito, o que descreveu parece ser um desfralde muito tranquilo e bem feito.

  23. Boa tarde!
    Estou iniciando o desfralde da minha pequena Letícia de 2 anos e 3 meses, o engraçado é que na escolinha ela faz direitinho, chega em casa, quando ela pensa em falar já fez xixi e cocô nas calças, não sei o que pode estar ocorrendo, porque esta alteração em casa se na escolinha está indo tudo bem?
    Por favor me auxilie…
    Grata
    Andrea

    • Prezada Letícia,
      O progresso de uma criança nem sempre é linear ou contínuo. O que me descreve é pefeitamente normal. Não sei exatamente o que está ocorrendo, mas uma das possibilidades é que a Letícia sinta uma “pressão positiva” na escola e consiga algum ou muito controle. Em casa, onde se sente mais relaxada (o que é bom), “perde” esse controle. Não vejo motivo para se preocupar, muito menos para instituir algum tipo de pressão em casa. Relaxe, elogie o controle dela na escola, sem demonstrar frustração ou impaciência com a ausência de controle, em casa. Relaxe que tudo vai dar certo, no tempo dela!

  24. Prezado Dr. Roberto Cooper,
    Já tentei de tudo, mas não consigo que o meu filho de 3 anos faça coco no vaso. Ele diz que tem medo do vaso,é muito grande. Já comprei o adaptador e inclusive pintei com tinta guache um penico com ele, porém sem sucesso. Na escola em que se encontra no momento, é o único que pede fralda no momento que vai fazer coco, ou seja, fica de cueca o dia inteiro, mas na hora que quer fazer coco, pede a fralda. Além disso,está evitando fazer coco na escola nova, somente qdo chega em casa a noite. Tentarei outros recursos, como música, outro penico, pintar o vaso sanitário, etc. Mas está difícil mesmo. Muito obrigada por sua atenção. Ana Beatriz Silva
    PS Agradeço se puder responder ao meu email tbém.

    • Prezada Ana Beatriz,
      Aos 3 anos, seu filho está inteiramente dentro da normalidade. Muitas crianças têm medo de sentar no vaso ou no penico. Seu filho fala sobre isso, o que é ótimo. Minha recomendação é de que respeite o ritmo do seu filho. Muitas crianças fazem uma “escala” pedindo a fralda, antes de ir para o vaso, definitivamente. Relaxe e aceite isso como uma etapa. Sinaliza que seu filho já tem o controle, consegue pedir, mas, pelos motivos lá dele, não quer sentar no vaso. Não forçe o desfralde. Deixe ele ir no ritmo dele. Elogie quando pede para colocar a fralda. Fale que ele vai decidir quando quiser sentar no vaso. Um detalhe importante- quando ele sentar no vaso, coloque um banquinho ou livros para que ele possa apoiar os pés. Não só facilita o ato de fazer cocô, como dá mais segurança para a criança. No vaso, tem que poder apoiar os pés. Mas, repito, deixe ele ditar o ritmo. Pode ser que ele demore um pouco mais que seus coleguinhas. E daí? Tudo vai dar certo se não acelerar seu filho. Relaxe e dê a ele um pouco mais de tempo.
      PS- para onde enviou um e-mail?

  25. Olá Doutor Cooper!
    A sensação de angústia me atormenta, por isso vejo sua página como tábua de salvação. Minha filha faz três anos na próxima terça-feira e ainda não vi nenhum sinal de que ela está pronta para o desfralde; não se incomoda nenhum pouquinho com a fralda suja ou molhada, não houve períodos da fralda seca e não teve aceitação positiva com relação ao peniquinho ou ao adaptador (tenho os dois). Quando tento conversar com ela a respeito (depois de ter feito xixi no chão), desvia os olhos, manifestando desinteresse sobre o assunto. Com tudo isso, confesso que não estou conseguindo me manter calma, nem ela.Também foi inevitável a comparação com sua irmã mais velha. Não sei se continuo com o processo ou se adio mais uma vez. Embora o senhor tenha escrito que cada criança tenha seu momento, acho que Ana Clara está com idade cada vez mais avançada nesse quesito; até porque percebi nos comentários das outras mães, que o problema que cada uma delas têm é com a fralda noturna nessa idade e não o desfralde inicial, então achei meu problema incomum. A única coisa que me alivou foi seu último parágrafo, em que escreve que não se vê nenhum adulto de fralda na rua. Aguardo com ansiedade sua resposta.
    Obrigada
    Flor

    • Flor,
      Vou começar pelo final do seu comentário, numa tentativa de deixá-la mais tranquila. Adultos saudáveis não usam fraldas! Portanto, fique tranquila que sua filha irá passar pelo desfralde no tempo e ritmo dela. Sempre é possível “disciplinar” ou condicionar, palavra mais adequada, uma criança a assumir determinado comportamento. O que não sabemos é a que custo na vida futura. Portanto, esqueça fraldas, penicos e vasos por 6 meses a um ano. Não existe idade certa para o desfralde. Muito menos uma corrida para ver que consegue antes ou mais rápido. Relaxe!

      • Obrigada, doutor. De verdade, sempre fica aquela sensação de “fracasso” em mim. Dá sempre a impressão de que eu sou a única que não consegue, então bate o desespero.

  26. Olá Doutor Cooper,
    Meu filho tem 2 aninhos e comecei a desfraldá-lo por necessidade extrema tem 11 dias, pois ele fez uma cirurgia de fimose em 05/02 e após 10 dias ainda apresentava sinais de irritação no local e muito choro para urinar. ele fez uma reação adversa ao medicamento. Depois de muitas tentativas com outras pomadas e sem resultado, num ato de desespero pela sua recuperação resolvi tirar as fraldas, pois o local ficava abafado e quente, embora a troca fosse sempre imediata ao xixi. Ele correspondeu muito bem, pois parou de chorar para urinar e depois de alguns xixis pela casa, depois de 3 dias já faz todo xixi no troninho e não fez nenhum dia xixi na cama, pois já dorme também sem fraldas. O probleminha é o cocô, ele anda fazendo resistência para sentar no troninho, só senta depois de muita historinha, e quando está distraído, mas também não faz na fralda, parece ficar chateado e diz que não quer colocar a fralda. Agora, precisarei viajar com ele e não sei ao certo como fazer, se saio com fralda ou arrisco, pois ele ainda não experimentou os assentos, só o troninho. Aguardo sua orientação.

    • Prezada Ana Paula,
      Não há regra ou fórmula mágica. Apenas, tentativa e erro. Acredito que possa fazer uma tentativa de sair sem a fralda, levando um pacote com você. Também sugiro que converse com seu filho, dizendo que vão viajar e ele pode escolher ou pode pedir para colocar a fralda só para fazer cocô. Quando for usar um assento normal, é importante colocar um apoio para os pés. Ficar com os pés balançando dá muita insegurança e dificulta o ato de fazer cocô. Não sei qual o tamanho da mala que vai levar, mas, um redutor de assento também pode aumentar a segurança do seu filho. Sentar em um assento grande, com os pés balançando, pode dar a insegurança de que vai cair dentro do vaso. Mantenha o bom humor e a criatividade. Sucesso!

  27. Ola Dr! Boa noite! Li seu artigo e peço uma ajuda por favor. Minha filha tem 2 anos e 10 meses, faz xixi no vaso a mais de um ano, começamos super bem com o coco também, fez uma vez no grande e outra no penico, mas travou. o Xixi continua perfeito, indo no banheiro certinho, tanto em casa quanto na escola, mas o coco… ela pede fralda, chora, implora, já conversei, tentei compra-la com objetos e coisas que ela queria, levei livros, estorias já tentei de tudo, tudo!!!, no começo conseguia que ela sentasse no vaso, agora nem isso… Ja perguntei na escola, tem mais uma criança que nao consegue fazer o coco, mas os demais estao todos desfraldados Me sinto uma incapaz, ela tem uma rotina linda, perfeita, com horarios mega regrados tanto aqui quanto na escola, dorme bem, se alimenta bem, é feliz ativa, tudo de bom só que o Coco…. nao tá rolando.. nao tá acontecendo. Eu já perdi a paciencia, meu marido também, porque todos os dias a briga aqui em casa é constante, ela chora muito, já fomos “bonzinhos”, ela chega a “bater” na gente quando negamos colocar a fralda. Tenho medo que ela fique com prisao de ventre, porque eu tenho. E a minha prisao de ventre acredito ser pscologaica… Nao quero que ela tenha isso… Nao sei o que fazer mais. Preciso muito de um auxilio. As vezes colocamos fralda pra sair por medo de um escandalo. O que eu faço? nao dou mais opção do vaso? ponho fralda pra sempre? quando ela pede pra por fralda faz rapidamente… ao mesmo tempo que parece incomodada com a sujeira, nao tem interesse por ver o coco “indo embora” pede ate para olha-lo na fralda… me de uma luz por favor! Grata

    • Prezada Erika,
      Que tal dar a fralda quando ela pedir, para fazer cocô? Ao mesmo tempo, conversem com ela dizendo que, quando quiser fazer no vaso ou penico, basta pedir. Relaxem e deixem essa filha tão legal seguir no tempo e ritmo dela. Não percam a paciência, não a comparem com outras crianças. Ela é única e ainda não quer fazer cocô no vaso. Elogiem o controle do xixi, deem reforços positivos e não se cobrem eficiência. Talvez, se esquecerem o tema por um tempo a sua filha, naturalmente, vai pedir para tirar a fralda. Em hipótese alguma se sinta uma incapaz porque não é.

  28. Olá Dr. Roberto, tenho uma filha de 2 anos e 6 meses, estou tendo muita dificuldade em desfralda-la pelo fato dela ainda não falar , isso mesmo minha filha não fala nada, venho ensinando ela a usar o troninho há mais ou menos 7 meses mas sem sucesso, ela faz tudo na calcinha e pior não avisa que fez , não se importa de ficar sujinha, por favor, me oriente.obrigada. abraços

  29. Eu tenho um menino de 2 e 6 meses e estou um pouco preocupada quanto a tirar as fraldas já que ele não mostra interesse nenhum em sair e não se importa de ficar com cocô, às vezes ele faz cocô e não fala, quando eu pergunto ele diz que não fez, mas fez. Tenho medo de ter deixado ele meio traumatizado com esse negócio de sair das fraldas, já que já tentei algumas vezes, mas ele não mostra nenhum interesse e eu percebo que ele tem um certo receio de que eu vou brigar com ele se ele avisar que fez cocô. Não sei o que fazer, pois ele é inteligente, fala de tudo, mas esse problema está me deixando nervosa. Gostaria de uma resposta. Obrigada.

    • Prezada Bárbara,
      Tudo indica que seu filho ainda não está preparado para o desfralde. Neste caso, o melhor é relaxar e esperar um pouco mais. Esquecer o assunto por uns tempos, não fazer nenhum tipo de pressão ou comentário. Eventualmente, os adultos podem comentar que irão ou foram ao banheiro. Se ele achar interessante, podem chamá-lo para tocar a descarga. Mas, nada de tornar qualquer coisa relacionada com o desfralde como um assunto “pesado”. Costumo dizer algo que é uma brincadeira, apenas para descontrair- não existem adultos saudáveis andando de fraldas pelas ruas! E, na idade do seu filho, não há motivo algum para preocupações.

  30. Ola, meu filho ja desfraldoufaz tempo. Hoje elessta com 2a e 10 meses; mas de um tempo pra ca, ele vem fazdndo xixina cama quase todos os dias. Colocar fralda nesta altura do campeonatoe retrocesso?

    • Prezada Fernanda,
      Pelo que descreveu, seu filho não fazia xixi na cama e está fazendo. Ele ainda é bem pequeno e poderia fazer xixi à noite, sem controle. Mas, se já teve o controle e perdeu, seria interessante ver se alguma coisa mudou na vida dele. As coisas mais frequentes são: mudança de casa, escola, ou turma na escola. A chegada de um bebê ou o anúncio de que um irmaozinho está a caminho também pode “bagunçar” um controle adquirido. Às vezes pode ser o falecimento de alguém ou até de um bicho de estimação, bem como a mudança de uma pessoa que trabalhe na casa. Enfim, vale a pena tentar relacionar esse xixi noturno com alguma coisa diferente que possa ter acontecido ou esteja acontecendo com o seu filho. Quanto a colocar fralda à noite, não acho um retrocesso, considerando a idade dele. Sugiro que pergunte se ele quer colocar fralda à noite, só para ficar mais confortável e veja o que ele diz. Se ele quiser, não faça comentários de que voltou a ser bebê ou algo no gênero. Diga que ele poderá deixar de usar, quando sentir vontade. Sucesso!

  31. olá tenho um filho de 2 anos e 3 meses,e a algum tempo venho tentando desfraldá-lo mas ele não quer ir pra o penico de jeito nenhum,mostro o vaso, explico pra que serve mas não tem jeito o que eu faço to ficando louca..me ajude!

    • Prezada Ana Paula,
      Talvez seu filho não esteja preparado para o desfralde. Como ele ainda é novinho, quem sabe você esquece o desfralde por um tempo? Relaxa, não se preocupe, quando for o momento correto o desfralde vai acontecer, sem grandes tensões. Forçar o desfralde agora é desnecessário e pode ter consequências futuras (negativas).

  32. Olá, minha filha de 2 anos e 5 meses já não usa mais fraldas durante do dia, ela sempre faz xixi e cocô no vaso, porém ela não pede, ela é super eloquente e conversa bem, porém ela não pede para fazer xixi nem cocô, se não coloco no vaso ela faz nas calças (ela não tem horário para o cocô) existe alguam forma de incentivar ela a pedir, é normal? Fico meia confusa, porque quando saio com ela para restaurantes ou shopping as vezes acabo colocando a fralda de treinamento e isso me preocupa (de acabar confundindo ela, e ela acabar regredindo).

    • Prezada Pâmela,
      O que me descreveu é normal e você não precisa ficar preocupada. Não vejo maiores problemas em você colocar fraldas nas situações onde fazer cocô nas calças seria inconveniente. Quanto a ela pedir para usar o vaso, não há uma fórmula mágica. Sugiro que você converse com ela a respeito, com muito carinho e sem pressioná-la. Diga que quando ela sentir vontade para avisar ou quando tiver feito para que possa trocá-la logo. Às vezes o avisar que já fez é um passo antes do avisar que quer fazer. Outra coisa que pode tentar é você avisá-la quando vai ao banheiro. Não precisa levá-la com você. Mas dizer coisas como: mamãe está com vontade de ir no banheiro e, quando voltar, mamãe já foi no banheiro. O importante é respeitar o tempo e ritmo dela.

  33. Muito obrigada, ela já avisa sim que ha fez, só não avisa antes de fazer, aqui em casa somos bem descontraido, fico preocupada que por causa disso ela acabe se acostumando e não progrida, mas já que é natural vou seguir suas recomendações!

  34. Dr Roberto iniciei o desfralde do Miguel com 2 anos, durante um mês, no inicio ocorreu tudo certo aceitou bem as idas ao vaso sanitario, colocava a cada 20 minutos, porem o coco não fazia no vaso. Quando iniciou na creche conversei com as professoras como foi o processo. O desfralde da creche é da seguinte forma, a criança permanece de fralda é retirada para fazer as necessidades e colocada novamente, achei muito estranho realizar desfralde com fralda. e com esse procedimento o Miguel não que ir ao banheiro. O que faço.
    Atenciosamente: Eliane Coelho

    • Prezada Eliane,
      Não sei se entendi bem a sua questão. O Miguel fazia o cocô na fralda? Isto, na fase em casa em que estava colocando-o no vaso. É isso mesmo? Na escola, me parece que as crianças que querem fazer na fralda, podem, porque estão de fraldas praticamente o tempo todo. Se este é o caso, o que você supõe que está impedindo o Miguel de fazer cocô.
      Pode ser que eu tenha entendido tudo errado! Aguardo sua resposta, me ajudando entender a questão, para poder opinar.

  35. Dr Roberto sim o Miguel fazia cocô na fralda e o xixi no banheiro, com relação na escola o desfralde aecontece com fralda, o Miguel fica todo o tempo de fralda. Eu suponho que o Miguel regrediu pois está com fralda, acho o procedimento da escola incorreto, realizar o desfralde com fralda. A minha preocupação é como conversar com as professoras. O que faço?

    Atenciosamente
    Eliane

    • Eliane,
      Recomendo que tenha uma conversa direta e franca com as professoras. Explique seu ponto de vista e veja como a escola pode se adequar ao Miguel. A questão é que as escolas querem/preferem que os alunos se adequem a elas. Se a escola não puder fazer nada diferente do que está fazendo (se for uma escola particular, paga- terão todo interesse em não perder um aluno), ou você tira o Miguel por um tempo até que ele desfralde completamente (nem sempre isso é possível), deixa ele na escola, sabendo que, no final vai dar certo ou ainda busca outra escola para ele. O melhor seria uma boa conversa que produzisse alguma flexibilidade na escola. Sucesso!

  36. Querido Dr Roberto,
    Conversei com as professoras com relação ao meu ponto de vista do desfralde como realmente deve acontecer, e as mesmas aceitaram realizar como eu fazia . O Miguel está desenvolvendo-se muito bem está um sucesso, estou muito feliz. Aprendi que cada criança tem sua subjetividade e é muito importante respeitar. Muito obrigado por todas as palavras de incentivo e de compreenção.
    Atenciosamente
    Eliane Coelho

    • Eliane,
      Fico feliz que, no final,o Miguel tenha se beneficiado e esteja bem. Parabéns pela iniciativa de conversar com as professoras. Elas também merecem parabéns por compreenderem e flexibilizarem a rotina delas. Sucesso para você e o Miguel.

  37. Bom Dia Dr. Roberto, minha filha tem 1 ano e 8 meses, estou tentando tirar a fralda dela mas parece que ela tem medo do penico e quando coloco ela no vaso tambem é a mesma coisa, ja não sei mais o que fazer, fora que quando deixo ela de calcinha faz xixi pela casa toda, sera que devo parar por um tempo, me ajude, estou ficando sem paciencia… Obrigada

    • Prezada Janaína,
      Pelo que descreveu e também pela idade da sua filha, para ela, está cedo essa tentativa de desfraladar. Esquece por um tempo e relaxa. Quando ela der sinais de interesse ou curiosidade em penicos, vasos, desfralde, tente novamente. Por enquanto, é cedo.

  38. Caro, Dr: Roberto. . Achei super interessante este blog, especialmente porque moro na Noruega e me sinto muito segura com os profissionais do Brasil, pois sou brasileira.
    Tenho um filho de 4 anos e 10 mêses que esta’ me dando muito trabalho para sair das fraldas, a fralda diurna mesmo.Se eu acerto a hora que ele quer urinar e o coloco no vaso, ele faz, mas se não faz na fralda mesmo, não me pede para ir ao banheiro, para

    defecar então , ele não quer nem sentar no vaso, corre para se esconder no quarto ou um continho da casa,já tentei coloca-lo nesta hora no vaso, distraindo-o com historinhas ou livrinhos, ele não conseguiu evacuar só o fazendo depois ao recolocar a fralda, ele adora a fralda e não quer nem ouvir falar em cueca, fica até um pouco agressivo quando falo que esta’ na hora de usar uma cuequinha .Quando comecei a insistir muito nisso e falar que ele vai começar a ir para a escolinha e que lá nenhuma crianca de sua idade usa fralda, ele fala que não quer ir e que todo menino usa fralda e que cueca e’ calcinha de menina, isto talvez por ele conviver mais com menina, pois tenho tb uma filha de 7 anos e ele não tem amiguinhos, lugar frio e pessoas mais fechadas.Entao neste período que insisti mais, ele começou a acordar no meio da noite, chorando e gritando, muitas vá que queria fralda e não cueca, porém ele estava de fralda, parece até terror noturno, pois estava meio que dormindo.Nao sabendo mais o que fazer, recorro a uma orientação sua.

    Agradeço antecipadamente por uma resposta!

    Ana.

    • Prezada Ana,
      Por algum motivo seu filho não quer deixar de usar fraldas. Aparentemente é um menino sadio que se recusa a usar cuecas e o vaso. Me ocorreu lhe dizer algo que espero que compreenda- não existem adultos saudáveis usando fraldas pelas ruas. Com isso, quero dizer que pode relaxar e dar um pouco mais de tempo para ele. Ao mesmo tempo, pode mostrar homens usando cuecas em fotos de comerciais, inclusive modelos que são mais diferentes do que calcinhas (tipo boxer). Fundamentalmente, acho que não deve forçar nada. É importante conversar com ele sobre o fato de que, em algum momento ele vai deixar de usar fraldas porque as pessoas não usam fraldas. Faça dessa conversa uma brincadeira ou jogo e não um “sermão”. Comece pelas pessoas da casa. Pergunte se algum adulto ou criança maior usa fraldas. Depois, aproveite o verão para mostrar homens de shorts, sem fraldas. Diga a ele que quem vai decidir quando tirar as fraldas será ele e que você só vai ajudá-lo. Também diga que, se acontecer algum “acidente”, não será um problema. Boa sorte e sucesso!

  39. Prezado Dr Roberto,
    Obrigada por me responder!
    Desculpe, mas preciso retificar o que escrevi no comentário anterior, o meu filho tem 3 anos e 10 mêses e não 4 anos e 10 mêses.
    Sim ele é uma crianca normal, o motivo que o faz rejeitar a cueca, certamente é porque em janeiro nós viajamos para o Caribe, e aproveitando o clima tropical, resolvi deixa-lo a maior parte do tempo de sunga de banho, porém como ele não me pedia para ir ao toilet, ele fez xixi no restaurante e boutique do hotel , isso deve ter feito ele criar uma certa rejeicão a cueca, por saber que a mesma não absorve a urina causando acidentes que o deixa envergonhado, pois ele não gosta de causar constrangimento para mim, ele já entende que isso é errado, entao prefere usar a fralda pois se sente mas seguro com ela.
    Entendo perfeitamente o que o senhor quiz dizer com näo existir adulto normal usando fralda, porém fico preocupada por ele, as outras criancas me perguntam sempre porque ele ainda usa fralda, pois ele é muito alto e parece ter 5 anos, tenho receio que ele escute e fique mas envergonhado , já entendi que ele sente um certo bloqueio em sair das fraldas, e eu devo ter contribuido para isso tentando usar regras que algumas pessoas falam que existem, mas que na realidade não existem, como eu já imaginava e agora me certifiquei lendo os seus comentários.O senhor acha que eu devo continuar levando-o ao vaso? pois este ele não rejeita, apenas o usa quando eu o levo e ele sente vontade de urinar, mas não me pede para usa-lo.Enfin, vou tentar relaxar e aproveitar o verão para fazer o que o senhor me indicou, e esperar o tempo dele.
    Agradeco muitíssimo pela sua atencão !

    • Ana Maria,
      Se ele tem um ano a menos do que havia me dito, ele acabou de ganhar um ano de tempo! Se ele gosta ou não rejeita ser levado ao vaso, não vejo motivo para não fazê-lo. Quanto à eventual vergonha que poderá sentir de comentários, não antecipe problemas. De fato, o que pode fazer é relaxar e ficar tranquila. Vai se surpreender com seu filho pedindo para tirar as fraldas! Bom verão!

  40. Olá Dr. cheguei ao sei blog após pesquisar informações sobre o desfralde. Minha filha tem 2 anos e resolvi tirá-la das fraldas há 2 dias. Sei que 2 dias é muito pouco, mas receio que ela não esteja ainda preparada para essa mudança e gostaria de uma confirmação. Ela é muito agitada, falante, descontraída. O processo do desfralde começou como em todas as famílias, com bastante conversa, com um penico e um adaptador para o vaso sanitário. O penico não funcionou bem, ela o associa a um brinquedo, quer colocar os pés dentro dele e o arrasta pela casa toda. Já o adaptador funcionou melhor. Além disso, ao colocá-la no adaptador, eu reforcei cada “etapa” como abaixar a roupa, sentar, esperar o xixi, limpar-se, descer do vaso e vestir a roupa novamente. Percebi que ela captou muito bem a ideia de se limpar ao terminar, ela consegue se vestir facilmente sozinha e também gostou bastante da ideia de dar “tchau” para o cocô e o xixi.
    A questão é que nesses dois dias ela não fez nenhum xixi ou cocô no vaso, sempre fez na roupa. Com o cocô eu segui a recomendação de jogar dentro do vaso e mostrar a ela que esse é o lugar do cocô e que devemos dar tchau e mandá-lo embora. Já o xixi, não tem o que eu faça, fico sentada com ela conversando enquanto ela está no vaso, folheamos revistas, abro a torneira para ela ouvir o som da água caindo e nada. Minutos depois de sair do vaso ela faz xixi na roupa. O que ela começou a fazer é nos chamar e pedir “ajuda” quando percebe que está se molhando.
    Como eu falei antes, foram apenas 2 dias de tentativas sem sucesso (ou com pouco sucesso) e me preocupo com o fato de estar insistindo em algo que ela não está ainda madura o suficiente para fazer. Não quero que ela sofra com excesso de pressão. O que eu pensei em fazer é não abandonar completamente o desfralde, mas reduzir o passo voltando com a fralda e tentando muito lentamente a fazê-la se acostumar com a ideia de usar o penico/vaso sanitário ainda com a fralda. Pode ser uma boa ideia? Ou o melhor é realmente deixar pra lá e esperar mais alguns meses? Abraços.

    • Prezada Lene,
      Você tem toda razão! Dois dias é pouco tempo e, ao mesmo tempo, sua filha pode não estar preparada para o desfralde. Talvez possa voltar com as fraldas e tentar que ela diga quando está com vontade ou quando fez. Seria uma tentativa de ir desfraldando mais suavemente, deixando que ela mesma sinalize quando estiver pronta. Não se preocupe, não acelere nada. Deixe que sua filha dite o ritmo.
      Aproveito para lembrar de um detalhe importante: quando usar o adaptador, não se esqueça de colocar um banco (ou livros) para que ela consiga apoiar os pés. O apoio dos pés é muito importante, não só para dar uma sensação de mais segurança, mas também na própria função de fazer cocô, onde esse apoio é fundamental.

  41. Boa tarde,
    minha filha tem 1 ano e 10 meses,ja apresentei o penico a ela tem alguns meses,as veses ela vai as veses nao.Tem dias que acorda seca de manhna e ate depois do sono da tarde,tem interesse pelas calcinhas,tenta colocar sozinha e assim com as calcas.Normalmente avisa quando fez coco na fralda,mas poucas veses pede para ir no penico.Na escolinha a professora disse que podemos comecar contemporaneamente o desfraldamento.Fico me perguntando,sera que è o momento justo?E se tiro a fralda em casa e na escola,se vou ao parque ou aa paddeio deixo de fraldas ou so coloco as fraldas para dormir?
    Muito obrigada
    Paula

    • Prezada Paula,
      Acho que sua filha ainda é muito pequena para um desfralde. Ou melhor, sugiro que vá lentamente, deixando ela ditar o ritmo, sem forçar ou acelerar nada. Só porque tirou a fralda em casa (ou na escola), não a obriga a tirar sempre. Pode ser que sua filha (e você) se sinta mais confortável estando de fraldas em alguns ambientes. E, como realmente é muito novinha, vocês têm muito tempo para que o desfralde pleno ocorra, sem pressa e de forma divertida. Sucesso!

  42. Boa tarde, Dr. Roberto.
    Tenho uma filha de 2a e 6m, a professora combinou comigo do processo de desfralde.
    Acertamos tudo, mas, em casa, não usa o banheiro e nem o penico, faz na roupa.
    Na escola, as vezes, faz na roupa as vezes no banheiro.
    A professora disse que e normal, mas…. acho melhor, interromper, pois em casa, ela faz na roupa, converso com ela. Quando chega o horário de ir para a escola, chora de dar do, dai quando eu vou buscar, as vezes acaba fazendo na roupa.
    Por favor, me ajude
    Grata
    Adriana Martins

    • Prezada Adriana,
      Me parece que a escola combinou o desfralde com você, mas, faltou combinar com a sua filha. Parece que ela ainda não está pronta para o desfralde. Sugiro descombinar com a escola e combinar com ela!

  43. Ola Dr. Cooper.

    Semana passada minha filha, 03 anos, resolveu que queria tirar a fralda noturna porque ela já era grande. Exatamente como ela me pediu para tirar as fraldas diurnas. A um ano ela não usa mais fraldas a tarde, somente a noturna.
    Já a algum tempo ela tem acordado durante a noite para fazer xixi ( mesmo de fraldas ela me acorda e me pede para ir no vaso), tem dias que a fralda amanhece seca, enfim, hábitos que nunca deram continuidade e por isso eu nunca dei muita atenção.
    Como ela me pediu eu conversei com ela direitinho para me certificar de que era isso mesmo que ela queria. Então eu resolvi tirar.
    Nesta primeira noite foi como esperado, nenhum xixi na cama. Fiz a maior festa para incentiva-la.
    Nas seguintes variam, dias sim dias não.
    Hoje ela me perguntou das fraldas ( eu as tirei do banheiro ) e eu senti que ela estava com receio de dormir sem fraldas e fazer xixi na cama de novo. Ela exitou em ir dormir mas como estava cansada acabou indo dormir.
    Não brigo com ela e nem comento que não gostei, pelo contrario, acordo durante a noite quando ela me chama e tento mostrar para ela que esta tudo bem, que é assim mesmo e que ela tem sido muito corajosa de tirar as fraldas noturnas e a incentivo a continuar sem. Troco ela e a cama e a coloco para dormir novamente.
    Sei que ela é muito nova, pelo menos pelo que leio aqui no seu blog.
    Será que eu deveria retroceder dado a insegurança que ela demonstrou esta noite ? Tento mais tarde ?
    Não queria criar nenhum trauma para ela, quero que seja o mais natural possível e sem sofrimentos, pra que sofrer por causa disso não é ?
    Ou este é o caminho ?

    Bjs

    Bia

  44. Boa noite !!!
    Minha filha tem 2 anos e 2 meses e não consigo desfraldar já tentei inúmeras coisas mas sem nenhum resultado, ela não se incomoda se fica suja ou molhada (é claro que troco com frequência) mas não sei mas oque fazer ela chora toda vez que tiro a fralda.
    me ajudem por favor… quero com certeza oque é melhor pra ela…

    • Prezada Daniele,
      Me parece que sua filha ainda não está preparada para o desfralde. O melhor seria você dar a ela o tempo que precisa e só proceder ao desfralde quando estiver pronta. Não há necessidade nenhuma de “correr” com o desfralde. Este (o desfralde) só deve acontecer quando a criança estiver pronta. O melhor para ela, agora, é você relaxar e deixá-la de fraldas. Apenas para sua tranquilidade, lembre-se que nenhum adulto saudável anda de fraldas pela rua! Isto é, em algum momento o desfralde vai acontecer. Acelerar esse processo pode ter consequências negativas para a criança. O melhor é deixar ela conduzir o processo, com você ajudando.

  45. BOM DIA !!! Dr. Cooper.

    Muito obrigada… estou feliz pela resposta, estava achando que EU estava errada pois muitas mães me falam que seus filhos deixaram as fraldas com 1 ano e 5 meses achei que estava fazendo errado… e precisava de ajuda

    Muito grata mesmo…

    • Daniele,
      Confie em você! Dificilmente vai cometer algum erro grave. Errinhos, com certeza. Não precisa ser perfeita, basta ser carinhosa e presente. Volte com as fraldes e relaxe! Com relação ao que os outros dizem, escrevi um post chamado “Terrorrismo na Pracinha”. Se puder, leia. Acho que vai gostar.

  46. Boa tarde Dr Cooper, meu filho hoje tem de 3 para 4 anos com a chegada do irmãozinho parece querer chamar a atenção então as vezes faz xixi na roupa , mais mesmo assim deixo de cueca ,meu maior problema é durante a noite e no soninho que tira depois do almoço quado tenho que colocar fralda p/ não molhar a cama, resolvi então não colocar mais fralda durante a noite, e forrar a cama, p/ ver se incomoda com a cama molhada, isso pode prejudicar? ou pode ajudar a sair de vez da fralda?

  47. Dr. Cooper,

    Minha filha tem dois anos e dois meses completados hoje. Comecei o desfralde no sábado, ela estava bem resistente, chorando muito para sentar no penico, mas enfim no domingo de noite conseguimos um xixi no penico, comemoramos muito. Na segunda pela manhã conseguimos um xixi e um cocô no penico, e fomos para a creche. Lá colocaram a fralda mesmo eu solicitando que não colocassem, as professoras viram a barriga grande e que ela estava segurando o cocô e acharam melhor colocar a fralda, e lógico ela fez logo o cocõ. Chegando em casa tirei a fralda, ela voltou a resistir ao penico, mas conseguimos um xixi no penico. Mas hoje, terça feira pela manhã, ela acordou muito angustiada, não querendo aceitar o penico de jeito nenhum e muito chorosa, sem querer sentar de maneira alguma nem olhar pra ele, nem ouvir o nome. Achei que ela estava muito estressada e achei melhor interromper o desfralde. Fiz bem? Como devo proceder de agora em diante? E como retomar o assunto com ela? Estamos com uma suspeita de alergia a fralda, por isso queríamos desfraldar.

    Agradeço a atenção.

    Erica Anhelli

    • Prezada Erica,
      Fizeram muito bem! Sua filha manifestou claramente que não quer deixar de usar as fraldas, por enquanto. O melhor a fazer é esquecer o assunto por um tempo e, depois, retomá-lo da forma mais natural possível. Nem façam referência a essa primeira tentativa. Falem sobre o penico, o vaso. Mostrem para ela e perguntem se ela quer experimentar. Sem pressa, sem forçar nada. Quanto à alergia à fralda, seu pediatra poderá lhe orientar e, se for o caso, prescrever algum remédio.

  48. Olá, meu filho tem 02 anos e nove meses, estou com muita dificuldade no desfraldamento, ele entende o que é cocô e xixi, mas não faz no troninho, deixo ele sem roupa durante o período da manha, pois a tarde ele vai a escola, mas não tem jeito, ele não faz, assim que ponho a fralda para irmos a escola ele faz, o xixi ele demora muito mas faz no chão mesmo, e fala quando está fazendo,mas não fala antes de fazer o que é um problema, pois levo varias vezes ao banheiro e ele nada, fica brincando com a água, dá até descarga no vaso, mas não faz, já estou meio que desesperada, pois ele é o único da turminha dele que ainda usa fralda, o que fazer?

    • Nazian,
      Esqueça a turminha dele! Seu filho simplesmente não está pronto para o desfralde, sem que isso represente um problema, do ponto de vista de saúde. Pode ser que a escola e as outra mães comentem. Ignore. Ajude seu filho respeitando o tempo dele. Costumo dizer para as mães, de forma brincalhona, que não existem adultos saudáveis andando de fraldas pelas ruas. Em algum momento esse desfralde irá ocorrer. Melhor que seja no tempo dele do que forçando. Relaxe e espere a sinalização do seu filho.

  49. Ola doutor minha filha tem dois anos e dois meses e por causa da cobranca das pessoas fui comecar o desfralde. Primeira semana xixi na calcinha e pedia para trocar na segunda semana so troninho aconteceram acidentes xixi e coco na calcinha mas poucos. Acho que tenho q esperar o verao talvez perto dos tres anos para tirar a noturna. O que o senhor me diz.

    • Prezada Shirlene,
      O desfralde noturno, em geral, acontece depois do diurno. Portanto, não tenha a expectativa de fazer o desfralde noturno da sua filha ao mesmo tempo que o diurno. Quanto ao diurno, se ela está feliz com as tentativas, ótimo. Agora, se ela não está feliz ou ainda se não tem nenhum controle, seria melhor adiar esse desfralde para quando ela estivesse pronta. Não ceda às pressões de outros. Respeite e siga o ritmo da sua filha.

  50. Olá Doutor,

    Meu filho tem 2 anos e 4 meses e queria comecar a fazer o desfralde dele… Porém estou com dúvida se ele já está preparado ou não… Ele ainda não fala… Ja levamos ele na fono e todas falam que não veem nada de anormal, que esse atraso dele é preguiça mesmo… Posso fazer o desfralde mesmo ele não falando?? Ou o ideal seria esperar ele comecar a falar??? Outra coisa, quando fazemos o desfralde é melhor fazer já de uma vez tirando do dia e da noite, ou por etapas?? Primeiro de dia e depois a noite???
    Obrigada pela atenção…

    • Prezada Carla Cristina,
      Começando pelo final, habitualmente o desfralde se faz em etapas. Em geral, a criança consegue um controle diurno antes que o noturno. Por esse motivo é razoável pensar em fazer o desfralde por etapas. Quanto a seu filho estar preparado ou não, é difícil se estabelecer isso sem tentar. Tentar significa começar a mostrar o vaso e pinico para seu filho, falando sobre o assunto e, em dado momento, comentando se ele gostaria de fazer como os adultos. Avalie a aceitação dele a esta conversa. Se ele demonstrar interesse, vá em frente e peça para ele avisar quando estiver com vontade para poder fazer no pinico ou vaso. Também pode colocá-lo sentado (lembrando que os pés devem estar apoiados, sem ficar balançando no ar) após as refeições por alguns minutos. Veja como ele reage a essas “novidades”. Se aceitar, é porque está pronto. Se mostrar desinteresse e reagir às “novidades”, pare o processo e espere alguns meses. Não há pressa.

  51. Prezado dr. Roberto,
    Meu filho tem dois anos e um mês. Iniciamos o desfralde diurno, sendo que ele utiliza o peniquinho normalmente para urinar, bem como o redutor de assento. Porém, vem resistindo quando o assunto sao as fezes, que ele só faz na fralda. Assim, ele faz quando a acorda, pela manha, logo apos o sono da tarde e a noite, quando já esta de fralda para dormir. Somente nestes horarios.
    Esta semana a baba insistiu para que ele fizesse no vaso sanitário e o resultado foi que ele esta segurando…
    Como devo proceder quanto a este aspecto? Deixo assim, ou seja, fazendo nestes horarios e orientoma funcionaria para nao insistir por enquanto?
    Desde já, agradeço pela atenção.

    • Prezada Karina,
      O desfralde para as fezes não precisa ocorrer ao mesmo tempo que o para a urina. Se ele resiste, é preciso respeitar o tempo dele. Não há pressa para o desfralde. Melhor que seja mais tarde, feito de forma suave e natural, do que mais cedo, de forma disciplinar, com potenciais prejuízos para a saúde física (constipação) e emocional do seu filho. Acho melhor não insistir por enquanto.
      Quanto ao redutor, devem ficar atentos para a necessidade de um apoio para os pés. Seja um banquinho, alguns livros, algo que permita ao seu filho, sentado, apoiar firmemente os pés. Não só dá mais segurança, como também, o apoio dos pés é fundamental para a boa função de evacuação (tente ficar com pés sem apoio!).
      Relaxe e espere o tempo do seu filho.

  52. Dr. Cooper, Bom Dia. Parabéns pelo site. Meu filho tem 4 anos completados no último dia 10. Iniciei seu desfralde qndo estava com 2a e meio. Todo o processo ocorreu dentro da normalidade. Hoje, não há problema com o xixi, o desfralde noturno tb foi tranquilo. Mas o cocô está me deixando preocupada pq ele não pede, não avisa. Faz na cueca. Só percebo pq ele fica mais quieto. Mas continua fazendo o que estava fazendo com cara de paisagem como se nada tivesse acontecido. No máximo ele vem e diz: Mãe, cocô. Já com a cueca cheia. Daí vou com ele no banheiro, tiro a cueca jogo o cocô no vaso, ele dá descarga. Pergunto pq ele não falou nada e ele sempre responde que fica nervoso. Raramente ele faz direto no vaso quando percebo que ele está com vontade, Tb pq não tem um horário certo. Quando conseguimos isso ele fica feliz da vida. Mas mesmo assim não pede de jeito nenhum. Percebo que é timidez mesmo. Ele pede desculpa, diz q dá próxima vez vai pedir, mas se fizer dali 5 minutos é na cueca. Converso, digo que não precisa pedir desculpa que fzr cocô é normal todo mundo faz e que o legal é fzr no vaso. Ele não prende, não pede fralda como vejo alguns casos. Dá vontade ele faz, na cueca. Na rua ou na escola nunca aconteceu, só em casa. Queria que acontecesse na escola pra ver se ele vence esse bloqueio, mas nada. A professora está ciente da situação. Segui todas as orientações e recomendações de pediatras, sites e artigos que leio e nada. Vaso decorado que toca música qndo é usado e nada. Livros de Literatura infantil com o tema e nada. Atualmente, estou evitando falar no assunto pq notei que qndo falo ele desconversa. Ele já sabe tudo, então, estou deixando ele a vontade pq percebi que ele fica mesmo envergonhado, tenso. Qndo ele faz cocô, levo no banheiro, limpo, troco a roupa e pronto. Não digo nada, só se ele perguntar. Será o caso de levar a um psicólogo ou espero mais um pouco? Até quando? Grata.

    • Prezada Cristina,
      Me parece que está fazendo tudo certo. Não fala no assunto, não repreende, trata com naturalidade. Curioso que não faça na rua ou na escola. Curioso e positivo. Me ocorreu sugerir duas ações: combinar com ele uma sentada, no vaso de 5 minutos, no relógio, depois de uma das refeições. Se puder ser depois do café da manhã, melhor. Não seria uma obrigação, mas um convite “convincente”. Leituras e conversas, só se ele quiser e sobre o assunto que lhe der vontade. A segunda ação seria um calendário da semana, feito por vocês dois. Cada dia que ele fizesse cocô ou avisasse a tempo, ganharia uma estrelinha no dia. Não fazer não perde nada. Se houver progresso, deixar os calendários à vista para que ele possa ver o aumento de estrelinhas. Pedir a cumplicidade do pai para olhar o calendário e comentar, somente se houver uma estrelinha no dia. Finalmente, suponho que, ao sentar no vaso, seu filho tenha um apoio firme para os pés. Isso é fundamental. Se não tem apoio, providencie um banquinho ou livros, de tal forma que, sentado, consegue encostar, com facilidade as plantas dos pés neste apoio.
      Acho que pode esperar um pouco mais para ir a um psicólogo. Até quando? Alguns meses (entre 3-6). Se achar que a timidez está aumentando, leve antes.

      • Obrigada, Dr. Roberto. Me esclareceu bastante. Vou adotar suas sugestões e depois venho contar o resultado. Muito Obrigada Mesmo!!

  53. Dr. Roberto, meu filho tem 2 anos e 8 meses e estou com muita dificuldade no desfralde dele, ele passa o dia todo na escola e as tias tambem não estao conseguindo, ele trava de medo na hora de ser levado ao banheiro, em casa já colei ate desenhos no vaso, tenho adptador , tenho penico, mas ele se recusa a sentar em ambos , fica apavorado com a ideia de fazer xixi no vaso, ele avisa quando quer fazer coco o xixi ainda nao , mas sempre escapa pela cuequinha e short quando esta sem a fralda, daí falamos que num tem problema, mas que ele precisa avisar para ir ao banheiro, vejo o desespero em seus olhos ele fica travado das pernas quando pegamos ele e tentamos leva-lo ao banheiro, ele sempre faz em um cantinho na sala, já coloquei o penico neste exato cantinho e nem assim,…

    Me ajude a entender e me diga se isso é normal e como devo proceder?

    grata

    Juliana Dias

    • Prezada Juliana,
      Me parece que seu filho está dizendo que ainda não está pronto para o desfralde. Neste caso, esqueça e relaxe. Volte ao tema quando ele der sinais de que está interessado e gostaria de experimentar ser desfraldado. Não há motivo algum para correr com o desfralde. Melhor lento e harmonico do que rápido e traumático. Fique tranquila que seu filho vai desfraldar!

  54. Dr. Roberto, tenho uma filha de 2 anos e 7 meses, ela já apresenta os sinais físicos de que está pronta para o desfraldamento como fralda seca por mais de 3 horas, se sente incomodada com a fralda suja e avisa para trocar, consigo perceber que ela tenta segurar o xixi, mas quando ofereço pra ela fazer xixi no pinico, ela diz não de imediato e não quer sentar lá nem de roupa. Fico sem entender o porque desta rejeição toda com o pinico. As vezes tenho a impressão que ela dificilmente irá se interessar pelo pinico se não dermos um empurrãozinho. Ela é muito resistente a novidades, até quando comprei uma mamadeira nova para ela, não quis, preferiu a mamadeira velha. Isso é normal?

    Antecipadamente agradeço sua atenção.

    Guízela.

    • Prezada Guízela,
      Crianças (como adultos), se sentem seguras com rotinas e objetos conhecidos. Alguns objetos podem até ter uma característica especial, de enorme preferência, como um boneco, uma fralda (paninho), determinada chupeta etc. Portanto, me parece normal que o interesse dela por novidades não seja “entusiasmado”. Quanto ao desfralde, me parece que vocês estão indo muito bem. Isto é, ela mostra sinais de estar pronta e você respeita o ritmo dela. É preciso um pouco de paciência e perseverança. Eventualmente um empurrão aqui e outro ali podem ser dados. Desde que não sejam imposições constantes. Também pode comprar, para testar, um redutor de vaso sanitário, lembrando que, se for usá-lo, é preciso providenciar um apoio para os pés da sua filha (banco, livros). A criança precisa do apoio dos pés, não só para se sentir mais segura, como para poder fazer força de forma mais eficiente. Relaxe um pouco, vai dar certo!

    • Fabricia,
      Alguns meninos levam um pouco mais de tempo para parar de fazer xixi, à noite, na cama. Existem algumas estratégias motivacionais que devem ser tentadas, antes de se pensar em remédios. Calendários da semana onde se coloca uma estrelinha em cada dia “seco”, sem repressão ao xixi noturno. Também seria interessante ver como a família reage a estas noites com xixi. O assunto é amplo e vale uma conversa com seu pediatra para que lhe oriente. Mas, apesar da idade (6 anos), ainda está dentro de uma faixa de normalidade.

  55. Dr. Roberto. Há tempos atrás, lhe pedi orientações porque minha filha de quase três anos não nos mostrava nenhum dos sinais de que estava pronta para sair das fraldas. Hoje, com 3 anos e 6 meses, com a ajuda da escolinha, já usa o peniquinho para fazer xixi. No entanto, quando se trata do cocô, ela se prende. Na escola, não faz e em casa não parece se incomodar quando faz cocô na calça. Quando notamos algum sinal de que quer ir ao banheiro, colocamos ela no penico, mas é um martírio total, uma verdadeira guerra. O que fazer?

    • Prezada Flor,
      Que tal usar a mesma estratégia que usou para o xixi? Isto é, respeitar o ritmo dela. Quem sabe, perguntar se ela gostaria de pedir as fraldas para quando sentisse vontade de fazer cocô? Seria um primeiro passo. Ou, simplesmente esperar um pouco mais e conviver com um número maior de calcinhas! Melhor reseitar o tempo dela, oferecendo soluções intermediárias e criativas. Lembre-se que você não conhece nenhum adulto saudável que use fraldas! Se relaxar, vai ser melhor para todos.

  56. Oi dr Roberto! Adorei as suas dicas, masgostaria de uma opinão sobre o que etou passando…
    Minha filha mais velha está com 2 anos e 11 meses e nada de tirar a fralda! Ja tentei por 3 vezes e desisti pois ela ficava muito mal nessas épocas… Aprontava na escola, ficava até um pouco agressiva, chorava para não ir ao banheiro e o resultdo disso : intestino super preso ! Ela esta tomando uma medicaçao manipulada que nem que ela queira consegue segurar. Ha 2 semanas voltei na pediatra e ela falou para começarmos o desfralde novamente … Me deu varias dicas, por exemplo livros de pinturas só para o banheiro, quando faz xixi ganha adesvios q ela adora… Mas mesmo assim os resultados não estão sendo dos melhores! Porém o que esta acontecendo é que minha filha menos de 1 ano e 5 meses vendo tudo isso começou a querer os livros e adesivos do banheiro e eu colocava ela na privada de brincadeira, e não é que há 3 dias ela só fez 1 xixi na fralda! Ou pede para ir ou quando eu levo ela faz sozinha! Ja fez até coco na privada! Agora estou muito na duvida… Continuo com o desfralde dela? Tento nao comparar as duas de forma alguma… Mas a mais velha ja me perguntou: agora a Juju é grande e eu pequena? Ou seja… Não quero prejudicar nenhuma das duas!
    So para finalizar a mais velha até mostra interesse em usar a calcinha, mas nunca pede para ir ai banheiro e numca quer ir quando chamo… Parece que tem medo! As vezes fica até apavorada! E nao lembro de nenhum episodio que tivesse a traumatizado!
    Será que continuo com a pequena e paro a mais velha? Paro as duas? Continuo as duas?
    Muito obrigada!

    • Prezada Ana,
      Que situação inusistada. Não tenho uma resposta para você, mas faço duas sugestões: converse com a sua pediatra que parece ser uma pessoa muito atualizada e interessada na saúde das crianças de uma forma mais abrangente e/ou converse com sua filha mais velha e faça a pergunta diretamente a ela. Sem emitir uma preferência pessoal e dando a ela segurança para responder o que ela sente, pergunte se gostaria de tentar parar de usar a fralda agora ou se prefere esperar mais um pouco? Quanto à menor, se o processo está fluindo de forma natural, não vejo porque interrompê-lo. Agora, se a filha menor mostrar desinteresse, pare as tentativas e aguarde novo interesse.

  57. Dr Cooper, minha filha tem 3 anos e 4 meses. Não consigo fazer o desfraldamento pois ela se recusa a sentar no penico, vaso sanitário, redutor ou em qualquer lugar para fazer xixi. Não quer nem ouvir nada sobre o assunto. Já tentei comprar penicos, e redutores diferentes que ela mesma escolheu na loja. Já tentei trocar por premios, mas até agora nada adiantou. Não sei mais o que fazer. Obrigada

    • Prezada Alessandra,
      Se você já tentou tudo, talvez seja a hora de parar de tentar, por um tempo. Simplesmente esquecer o assunto, por completo e deixar que sua filha, sem pressão, comece a mostrar algum interesse pelo penico, vaso ou desfralde. Entendo que fique preocupada por ver “uma menina tão grande usando fraldas”. Para sua tranquilidade, não há adulto saudável que use fraldas. Claro que é uma forma brincalhona de dizer que, sem haver uma doença, todos nós, em algum momento, adquirimos pleno controle das funções e deixamos de usar fraldas. Relaxe e dê mais tempo para a sua filha. Vai dar certo!.

  58. Dr Roberto, parabéns pelo seu blog. Vendo todos os comentários, vi que EU estou um pouco ansiosa e que o desfralde tem que ser uma coisa mais natural possível. Não é muito fácil……… Mas faz parte. Eu não uso fraldas. rsrsrs
    A questão é que no colégio, as professora o levam de 10 em 10 minutos ao banheiro e ele prende a urina! Só faz quando elas colocam a fralda.
    Quando ele chega aqui em casa, urina o tempo todo na cuequinha e ainda não consegue fazer no troninho. Mas tuuuuudo bem. Estamos no treinamento.
    Será que levá-lo tantas vezes assim não é prejudicial?
    Meu filho tem 2 anos e dois meses.
    Muito obrigada!!!!!!
    Bianca

    • Prezada Bianca,
      Pelo que contou, seu filho ainda não está totalmente pronto para o desfralde. Sugiro que converse com a escola e veja se não é possível deixá-lo de fralda por mais uns meses. Se não for (qual seria o motivo para não ser?) negocie que não o levem ao banheiro de 10 em 10 minutos.

  59. Olá Dr. Roberto, tenho uma filha de 2 anos e 8 meses e iniciei o desfralde essa semana, usando o adaptador no vaso, sigo tudo o que Sr. orientou, só que ela está resistente em ir ao vaso. Sei dos horários que ela faz, tento levar e ela chega a ficar irritada sem querer ir. Já não sei o que fazer, quero tirar a fralda antes de ela fazer 3 anos, pois quero colocá-la na escolinha sem a fralda. Aguardo a resposta. Muito obrigada!

    • Prezada Alessandra,
      Entendo que queira tirar a fralda da sua filha, antes dela fazer 3 anos. Mas, pelo que você contou, ela não quer! Se ela não quer, é porque não está completamente pronta para este momento. Minha recomendação seria no sentido de respeitar o ritmo dela e adiar um pouco a idade de desfralde que você idealizou.

  60. Olá Dr. A minha filha tem 20 meses mas desde os 10 meses que usa o vaso para fazer coco. Desde os 6 meses que ela mostrava sinais de prisão de ventre, tentámos de tudo e o que funcionou melhor foi o vaso. Desde então faz lá sempre o coco. Pelos 14 meses começamos a oferecer o vaso antes de dormir para fazer xixi e evitar que a fralda vazasse de noite (de tão cheia que ficava). Pelos 17 meses começamos a oferecer o bacio varias vezes ao dia e começamos a perceber que ela ja controlava muito bem o xixi. Tentamos um desfralde gradual e correu bem. Mas ha duas semanas ela entrou para a escola pela primeira vez e regrediu. Já nao faz xixi nas horas que fazia, pede o bacio mas não faz, e poudo depois faz nas calças.. Entendo que é da mudança de ambiente, mas devo voltar a por-lhe a fralda? Ela já só usava para dormir, não fará confusão?

    • Prezada Martha,
      Me parece que tudo começou bem cedo para sua filha. Não vejo maiores problemas em recuar um pouco, se isso vai trazer conforto para ela. Pior seria insistir em algo para o qual ela ainda não está totalmente pronta. O melhor seria conversar com seu pediatra que, por conhecê-la e à família, é a melhor pessoa para lhe orientar.

  61. Dr. Cooper, minha filha Júlia tem 2 anos e 4 meses, comecei o desfralde ha 3 semanas. tem sido satisfatório, ela já passa o dia de calcinha, pede para ir ao banheiro para fazer o xixi, sabe limpar-se sozinha, e acha tudo um barato. Mas o cocô é o problema, no início, ela fazia no chuveiro, na hora do banho( e eu repreendia dizendo que o certo era no vaso, ou no penico), ou quando estava de fralda na hora da soneca diurna e noturna. Mas, ha uma semana, ela vem segurando o cocô, eu percebo a sua vontade, levo ela ao vaso, ou sento ela no penico, mas não funciona. depois de 4 dias de prisão de ventre, tive que entrar com MINILAX, e depois disso, já está no segundo dia sem conseguir fazer…somente gazes….. O sr. tem alguma orientação que possa me ajudar??

    • Prezada Nayara,
      Sugiro que pergunte à Julia onde ela quer fazer cocô. Diga a ela que pode fazer na fralda, sem problema. Se ela quiser fazer no chuveiro, pergunte se pode colocar o penico no chuveiro. Quanto a ela segurar, além de lhe oferecer frutas (ameixa, mamão, laranja) e cereais (aveia), pergunte a seu pediatra se ele sugere alguma medicação para garantir que ela não retenha as fezes ao ponto de precisar de uma lavagem ou Minilax. É preciso ter muita paciência nesta fase, permitindo que a criança defina o ritmo do seu progresso. Sucesso!

      • Obrigada pelas sugestões Dr. cooper, eu faço isso, coloco a fralda e afirmo que ela pode fazer na fralda e também ponho o penico no chuveiro para que ela se sinta mais a vontade para usa-lo mas não deu certo. Quanto a alimentaçao, eu ofereço uva sem semente, pêra, maça e ela toma bastante suco de melão, a Júlia sofre de uma forte alergia alimentar, ameixa e mamão causam muita alergia nela, assim como proteínas do leite, soja e derivados entre outros…..
        Entendo que é no tempo dela, tento ser bem paciente durante esse processo…

      • Nayara,
        De fato, carinho, paciência e criatividade são importantes, nesta fase. Mas, seria bom conversar com o seu pediatra a respeito da indicação, ou não, de algum medicamento que não permita à Julia segurar, por dias, seu cocô. Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar, fale com ele.

  62. o meu filho,tem dois anos e quatro meses,fica na creche e estuda no maternal 1…Por tanto quero saber se a secretaria de educacao,estipula q so fazer a retirada da fralda no maternal 2??

    • Prezada Bruna,
      Desconheço portarias da Secretaria de Educação. Nunca ouvi falar que houvesse algo que estipulasse quando deva ser feito o desfralde. Mas, como não sou da área de educação, sugiro que pergunte à orientadora educacional da sua escola.

  63. Ola doutor… minha filha Nathália esta com 2 anos e 5 meses. Eu juntamente com as profes da escolinha resolvemos tirar as fraldas dela… mais não esta nada fácil. No primeiro e segindo dia foi tranquilo, mais agora esta sendo uma tortura pra mim, ela diz q so quer fazer xixi na escolinha em casa não. não dei o q fazer mais nem como agir. Gostaria de uma ajuda.

    • Prezada Danielli,
      Como o blog não substitui uma consulta, opinar sobre uma criança que eu não conheço seria irresponsável de minha parte. Mas, seu relato me pareceu ser o de uma decisão sua com a escola, sem que a Nathália participasse. Talvez fosse o caso de “recuar” um pouco, para que a Nathália também possa escolher quando quer tirar as fraldas. Pergunte a ela se prefere voltar a usar fraldas o dia todo ou só em casa. Ou ainda, se prefere ficar sem fraldas. Tenha essa conversa em um tom muito carinhoso, onde qualquer resposta que lhe dê seja considerada boa. Não a pressione para responder o que você prefere. Sucesso!

  64. Olá doutor minha filha tem 2 anos e 2 meses. E ainda não comecei o desfralde por acha-la muito novinha. Tenho medo de algum trauma ou algo assim. Como estudo e trabalho ela fica na creche e com minha vó a noite. Só que todos estão fazendo muita pressão para ela deixar as fraldas. Ela de manhã faz o xixi no banheiro e já soube pela creche que ela já fez coco lá na creche. Não gostaria que minha família tirasse as fraldas dela, até mesmo porque eles iniciaram o meu desfralde com 1 ano e meio. A consequência foi traumatizante, tive constipação durante muito tempo e tenho lembranças horríveis daquela época que me marcaram demais. Não quero que aconteça com minha filha o mesmo. É que por exemplo quando minha filha faz coco na fralda. Minha vó fala – pq vc não pediu? Coco tem que pedir. Acho um pouco de pressão sei lá. Acho que cobrar dela não é a melhor forma. Graças a deus ela tem intestino funcionando super bem, mas não quero que isso mude. Na verdade eu quero tirar a fralda do meu jeito com muita paciência e amor que me falto infelizmente. obrigada doutor.

    • Prezada Jessica,
      Obrigado por sua participação e depoimento. De minha parte, dou a maior força para que tire as fraldas da sua filha do seu jeito. Cuidando para não retardar demais o processo, caso ela demonstre interesse em desfraldar. O correto seria dizermos- desfraldar do jeito dos nossos filhos. Sucesso!

  65. Dr. Cooper

    Olá. É a primeira vez que leio o seu blogue e achei bastante interessante. Na verdade, descobri o blog porque estava na net à procura de métodos e técnicas de desfraldamento que não pressionem a criança e nem causem qualquer tipo de “traumas” psicológicos relacionados com o constrangimento público que pode ser fazer xixi nas calças na escola em frente dos coleguinhas e professoras. A minha preocupação surgiu porque o meu filho faz 2 anos este mês, no dia 21 de Novembro. Há sensivelmente 2 ou 3 meses na escola informaram-nos que iriam iniciar o desfraldamento do grupo de idade dele e pediram que também colaborássemos e iniciássemos em casa. Fiquei bastante interessada mas em nenhum momento foi discutido o método que seria utilizado pela escola, pediram apenas que passássemos a mandar cuecas na mochila dele para a escola e de vez em quando iam dizendo se ele fez xixi ou cócó no penico ou não. Acontece que em casa, apesar de estarmos no processo de desfraldamento, não retiramos a fralda e nem o deixamos só de cueca, pois ele ainda não sabe pedir ou avisar-nos que quer fazer xixi ou cócó, ao invés, algumas vezes ele avisa-nos depois de fazer na fralda. A técnica que adoptamos em casa foi ir de horas a horas perguntando se ele quer fazer xixi ou cócó no penico, em jeito de sugestão, e maioria das vezes ele aceitava e ficava todo divertido. Costumo fazer xixi com ele ao mesmo tempo, ele no penico e eu na sanita, fazemos uma grande festa sempre que ele senta no penico e consegue fazer xixi e incentivamos de modo divertido toda a questão de ele habituar-se À ideia do penico e sentir-se À vontade para pedir-nos ou avisar-nos que tem vontade de fazer xixi, pois entendo que ele ainda é pequeno, começou a falar há pouco tempo e sei que é um processo que pode levar pouco ou muito tempo dependendo de cada criança.
    A minha preocupação surgiu a algumas semanas atrás, que cada vez que perguntamos se ele quer fazer xixi ou coco na sanita ou no penico ele reage mal, foge, diz que não, inicia um choro…o que não fazia antes. Hoje quando a bábá o foi buscar a escola ficou bastante preocupada porque chegou a escola e ele estava triste. A professora explicou que ele passou o dia a fazer xixi nas calças, porque elas deixaram ele de cueca o dia todo, sujou toda a roupa que tinha e cada vez que acontecia (porque ele ainda não sabe pedir!) ele ficava envergonhado, triste e chorava a dizer que queria ir para casa, coisa que ele nunca fez porque ele adora a escola, vai a escola desde os seus 7 meses de idade. Quando cheguei a casa e ela contou-me que além disso elas entregaram ele para ir para casa sem fralda e sem cueca (porque já tinha utilizado e sujado todas), apenas com calcoes, ele fez xixi no caminho e chegou a casa super mal disposto. Falei com ele sobre o que aconteceu, perguntei como tinha sido a escola e se tinha acontecido alguma coisa e ele abracou-me, baixou a cabeça e disse que tinha feito xixi e que queria ir para casa. Nunca o vi assim e fiquei com um aperto no coração e não sei exactamente o que fazer, mas sei que não concordo com esse método de desfraldamento e tenho medo das consequencias que isso pode ter no psicologico do meu filho. Na caderneta da escola a professora escreveu: hoje o caio expressou o sentimento de tristeza porque fez xixi nas calças e disse que queria ir para casa, conversamos com ele e explicamos que acontece, mas que ele tem que avisar.
    Por favor, dê-me o seu conselho e parecer em relação a esta situação. Como devo agir? Será que a escola está a esforçar um desfraldamento colectivo e por isso não atende as necessidades de cada criança? é um grupo pequeno de crianças e penso que não se justificam situações destas…o que devo fazer e como posso argumentar?

    Obrigado

    Sou de Moçambique.

    • Prezada Tatiana,
      Me parece que você está coberta de razão. A escola não deveria fazer um desfraldamento coletivo. Entendo que isso facilita a vida da escola. Mas, é uma agressão à criança. O único argumento possível é o de que cada criança é um indivíduo e é preciso respeitar essa individualidade. Professoras, conhecedoras de pedagogia, deveriam ser as primeiras a respeitar a individualidade. É evidente que a escola não tem condições de individualizar tudo, o tempo todo. No entanto, uma transição tão importante e simbólica como esta, deveria ser feita com mais cuidado.
      Caso as professoras não compreendam, sugiro que passa a chamar a todas, por um único nome. Um nome que não seja de nenhuma. Por exemplo, Gertrudes. Chame a todas de Gertrudes e, caso se incomodem, argumente:
      a- facilita seu processo de memorizar. Lembrar de um nome é mais fácil
      b- que diferença faz para elas serem chamadas por este ou aquele nome? É tudo nome!
      Boa sorte e sucesso!
      Muito obrigado por sua participação no blog. Interessante saber que é lido em Moçambique.

  66. Dr.Cooper, tenho uma filha que completou dois anos no final do mês de outubro, e iniciei o desfralde ontem, como ela já verbaliza bem – dizendo o que faz na fralda, durante a semana expliquei a ela que iria desfraldar, ela ficou feliz, pois na escolinha tem algumas amigas que também desfraldaram, tanto é que ela mesma comentou que seria igual as coleguinhas e se comparou falando os nomes das amigas.

    No primeiro dia (ontem), ela entendeu bem, escapou duas vezes, a questão é que ela solicita o tempo todo para ir ao banheiro e na hora de sentar no vaso fala que não quer mais (no caso, tenho um adaptador no vaso em formato de urso) não sei se ela achou divertido ou se ainda não entende o controle sobre o corpo.

    Hoje – segundo dia, também fez xixi na calça por duas vezes, e embora ela solicite, quando chegamos perto do urso(adaptador) ela fala que não quer mais, entretanto percebo que ela está prendendo o xixi e as fezes, insisto segurando ela no vaso, ela chora e grita muito, no final acaba fazendo o xixi no vaso e até dá um sorriso e comemora, mas gera um stress o processo.

    Fiquei chateada pois temo que o fato dela prender o xixi, ocasione algum problema como infecção urinária, então fico na dúvida: o quanto insistir que ela faça no vaso? Paralelamente, não sei: forçar muito pode traumatizá-la?

    Obrigada! E Parabéns pelo blog, é ótimo!
    Andressa – São Carlos/SP

    • Prezada Andressa,
      Obrigado por participar do blog com seu comentário.
      Quanto à sua filha, junto com o adaptador de vaso, você está usando algum banquinho ou apoio para os pés da sua filha. É muito importante que a criança possa estar sentada, com os dois pés bem apoiados em uma superfície firme. Isso, não só dá mais segurança à criança, como é importante para o esfôrço de evacuar. Sem os pés numa superfície firme, fica muito mais difícil. Talvez sua filha esteja com medo de cair no vaso. O apoio dos pés pode ajudar, como pode ser interessante usar um penico, por um tempo. Como ela verbaliza bem, converse com ela. Por último, lembre-se que o ritmo de desfralde deve ser dado por ela e que, a qualquer momento, pode recuar, se achar conveniente. Sucesso!

  67. Olá dr Cooper
    Minha filha tem 2 anos e 8 meses já venho com o desfralde a 3 meses, o xixi ela não pede eu levo ela pra fazer no peniquinho toda vez que eu sinto vontade e ela faz, mas ao sair de casa ela não consegue segurar da mesmo forma que ela segura em casa e faz na calça. O coco eu não consigo levar ela no banheiro ela chora e fica muito brava deixo ela de calcinha e ela acaba fazendo na calça. Ela se irrita fácil dr fico nervosa com a situação sem saber oque fazer ela se joga no chão tudo….
    A noite pra dormir coloco a fralda mas sempre que ela acorda levo direto pro xixi e a fralda sequinha ela faz no peniquinho…
    obrigada dr Cooper desde de já

    • Prezada Dany,
      Talvez deva perguntar se a sua filha quer usar fraldas, na rua. Não há problema algum em dar uns passos para a frente e um ou dois para trás. O mais importante é que a sua filha sinta o processo de desfralde como natural e tranquilo. Converse com ela a respeito e veja o que ela lhe diz. Ela deve ser a pessoa que dá o ritmo ao desfralde. Não há pressa. No final, todos desfraldam. Portanto, é melhor que seja um processo sem irritação da criança ou dos adultos. Sucesso!

  68. ola dr tenho uma filha de 1 ano e 11 meses faz dois dias que comecei a tirar a fralda dela pois ela consegue bem fazer o xixi e coco no pinico mais tenho que levar ela a cada 1 hora fazer o xixi pois quando eu passo disso ela faz não sei se é normal isso ela fazer xixi a cada 1 hora ela não pede para fazer eu o levo e o coco eu sei a hora que ela costuma fazer e quando ela ta no pinico ela não gosta que ei fique com ela no banheiro minha pergunta é sera que to certa em tirar a fralda dela agora pois ela não pede para ir no banheiro eu que fico levando ela e perguntando se ela quer fazer xixi ou coco .

    • Prezada Solange,
      Não há regra que permita aos pais saberem se é hora ou não de tirar as fraldas. É preciso associar a sensibilidade com a capacidade avaliar erros e acertos, recuando, se for necessário. Pela sua descrição, e posso estar enganado, desfraldar foi mais uma decisão sua, do que um desejo ou curiosidade da sua filha. Talvez possa recolocar as fraldas e observar como a sua filha se comporta. Também acho fundamental que converse com ela a respeito, para tentar compreender o que ela gostaria. Sucesso!

  69. olá gostaria de tirar uma dúvida minha filha tem 2 anos e 6 meses, desfraldou por volta dos 2 anos vai a escola e fica o dia td sem fralda tanto na escola como em casa e pede sempre pra ir ao banheiro, a fralda noturna ainda n tirei mas ontem aconteceu q ela fez td na calça xixi e coco, tanto na escola como em casa, abaixou e fez na calça… o que pode estar acontecendo e normal acontecer isso as vezes?
    grata

  70. Prezado Dr: Roberto,
    A alguns mêses atras , te escrevi solicitando ajuda para desfraldar o meu filho de 4 anos, como moro na Noruega e o frio atrapalha um pouco, o senhor me aconselhou a esperar o verão , o que fiz, numa viagem de ferias, consegui fazer ele usar o vaso para o xixi, porém ele passou a me pedir a fralda para evacuar, e continuou fazendo até uma semana atras, mas viajamos de novo em ferias para a Espanha e chegamos no ultimo domingo, desde quinta feira do dia 13 de dez, que ele tem evacuados na roupa, isso começou após ele ter febre na quarta e se queixado de dor de barriga, porém nao apresentou diarréia, evacuou normalmente e continuou defecando normalmente nas calcas até domingo quando chegamos na Noruega, depois ele parou de evacuar por 3 dias , hoje 19 de dez ele voltou a evacuar na calca novamente e ficou um pouco nervoso gritando : ta vindo , ta vindo, tentei acalma-lo e dizer que estava tudo bem, tentei senta- lo no vaso o que ele recusa terminantemente, ele tem medo do vaso sanitário, nao consigo fazê- lo usar o mesmo, então tenho falado para ele me pedir a fralda , me dizer quando quer evacuar ,como sempre fez, pois por 6 meses ele foi muiton bom em controlar.Agora me encontro numa situação de retrocesso , ele tem 4 anos e meio e estou sem saber como proceder.Hoje ele me pediu a fralda para dormir e eu dei, se sente inseguro e eu tb , principalmente quando saio de casa.Gostaria que o senhor me ajudasse a entender e me posicionar nesta situação, pois ele sente vergonha que outras pessoas saibam disso , principalmente se ele vier a precisar de ajuda na creche, tanto que ele prende até chegar em casa, o que acho que ele tem feito ultimamente, por isso chega ao ponto de nao se segurar .Como devo agir para ajuda-lo? Como faço ele perder o medo do vaso? Porque ele nao me diz mais quando quer evacuar, se antes era tao bom em fazer isso, se controlando muito bem? Desculpa são tantas perguntas que fico meio confusa.Vale salientar que ele e’ uma crianca normal , se relaciona bem com outras criancas, mas tem um temperamento forte e difícil, se contrariado fica zangado e agressivo comigo , o pai e a irmã,mas muito dócil na creche.
    Agradeço antecipadamente por uma resposta.

    • Ana Maria,
      Esta é uma situação complexa, como você mesma descreveu. Me parece que vocês precisam de uma consulta com o pediatra para que essa conversa seja mais dinâmica e possam explorar as diversas possibilidade de causas e como contorná-las. Tenho que reconhecer que o blog tem um limite até onde é possível interagir e contribuir. Neste caso, acredito que chegamos nesse limite. O que eu posso lhe dizer é que, nessa situação, eu pensaria em colocar a fralda novamente, apenas para lhe dar segurança. Mas, acho que uma conversa com o pediatra é importante. Espero que compreenda a limitação do blog.

      • Obrigada plea resposta! Compreendo a limitação do blog, mas aqui na Noruega nao existem pediatras, porém procurarei ajuda de alguma forma.Tenha um feliz Natal !

      • Ana Maria,
        Devem existir médicos de família ou generalistas que possam lhe ajudar. Eventualmente, psicólogos ou psico-pedagogos com quem possa conversar. Recomendo que não tente resolver sozinha essa questão e busque algum tipo de apoio. Sucesso!

  71. Dr. Roberto, Já participei do seu blog neste mesmo capítulo. Tive êxito em desfraldar meu filho, hoje com 3 anos e 3 meses, em relação ao xixi e a fralda diurna. A noturna permanece. Minha aflição está para o cocô. Já identifico qual o momento dele e já consigo levá-lo até o banheiro, pois ele sabe que lá é o lugar. Mas não a nada que faça ele sentar no vaso ou penico. Ele prefere ficar de pé e fazer o cocô na cueca (sempre foi assim e nunca usou o penico ou vaso). Já elegeu um banheiro e toda vez que deixo o penico no local (como uma forma de incentivá-lo) ele o retira do lugar. Ele já está grande e entende tudo com uma boa conversa. Talvez a dificuldade está, pois fazem 3 meses que nasceu sua maninha. Apesar de muito carinhoso com a pequena, ele choraminga que ainda é um bebê e que é muito pequeno. Mesmo como toda a atenção que posso dar, estamos passando por grandes mudanças (estamos mudando de Estado o que envolve casa nova, colégio novo, etc.), além do nascimento da irmã. É muita coisa para a cabecinha dele. Minha dúvida é: insisto no penico ? Ele chora e fica magoado… tenho receio de deixá-lo constipado ou agravar a situação. Sei que preciso dar o limite, ensinar… mas estou com dificuldades para enfrentar isso ! Desde já agradeço e lhe parabenizo pelo excelente trabalho em auxiliar as mães aflitas !

    • Prezada Tessia,
      Em função do nascimento da irmã e das mudanças que você citou, me parece mais conveniente deixar o seu filho ditar o ritmo. Pode inclusive lhe perguntar se quer colocar uma fralda na hora de fazer cocô ou se que fazer na cueca. Não me parece ser o momento de impor, forçar etc. Relaxe um pouco e ele vai lhe mostrar quando estiver pronto.

      • Téssia,
        Algo que costumo dizer, brincando é que não existem adultos saudáveis andando de fraldas pelas ruas. Em algum momento, vai desfraldar! Melhor que seja no ritmo dele, com uma pequena ajuda dos pais.”Empurrões” delicados, ajudam e não são imposições ou pressões sobre a criança.

  72. olá tenho um filho que estar completando 5 anos e ainda usar fraldas quando vai dormir ,converso com ele, mais diz que nao sente quando faz xixi ,as fraldas ja estao apertadas nao sei o que faço será que devo acorda-lo a noite pra fazer xixi me ajude obr.

    • Lindian,
      Talvez deva conversar com ele sobre fraldas que ficam apertadas e sugerir tirá-las. Se prepare para noites de xixi na cama, mesmo que você o acorde. Mas, em algum momento, esse movimento deverá ser feito. O ideal é que consiga a participação dele, na decisão e esteja preparada para não brigar com ele por conta dos xixis na cama. Sugiro que compre um forro impermeável para proteger o colchão. Sucesso!

  73. Boa Tarde Dr. Roberto!
    Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, ela apresenta alguns sinais de que está pronta para o desfralde, como por exemplo ter palavras para o xixi e cocô, consegue tirar a fralda sozinha e sabe que o peniquinho e o vaso são os lugares certos para o xixi e o cocô, mas tenho muita dificuldade em conseguir tirar as fraldas. Tentei pela primeira vez um mês atras, ela fez xixi no penico já da primeira vez que sentou nele, mas creio que foi por acidente, já que não repetiu o feito pelo resto do dia ( tirei a fralda e deixei de calcinha, mas ela só percebia depois de ter feito), decidi desistir por um tempo já que teríamos visita e também passaríamos um tempo fora de casa.
    Agora que já retornamos á rotina decidi tentar novamente, mas tem sido bem dificil. Hoje, tirei as fraldas dela pela manhã e a levava a cada 10 minutos ao banheiro, ela ficava sentada no peniquinho por uns 5 minutos e na grande maioria das vezes não fazia nada (só fez xixi uma vez no penico, bem pouquinho, 5 min depois fez no chão). Acredito que ir ao banheiro a cada 10 minutos é muito estressante para nós duas. Será que estou me antecipando e ela ainda não tem tanto controle esfincteriano assim? Como poderia ter certeza disso?
    Muito obrigada!

    • Prezada Patricia,
      O melhor que os pais podem fazer é “ler” os filhos. Parece que sua filha está nos dizendo que ainda não está completamente pronta. Já deu alguns sinais preliminares, mas, ainda parece precisar de mais tempo. O que, aliás, combina bem com seus 1 ano e 9 meses de idade. Sugiro relaxar e esperar uns meses, deixando que ela sinalize que está pronta para uma nova tentativa.

  74. ola dr cooper volto aqui para descrever como esta sendo o desfralde de minha filha agora ela esta com 2 anos fiz como vc me falou dei um tempo de 2 meses e agora já faz 2 semanas que ela esta no treinamento pois ela pede para fazer o xixi e o coco mais ela inverte bastante tem hora que fala que quer fazer xixi mais não é o xixi e o coco e vice versa. estou super contente pois já faz 2 semanas que ela não usa mais frada de dia porem coloco de noite pois ela amanhece todas os noites com a fralda seca sera que tiro a fralda de noite também ou espero mais um pouco outra pergunta sera que ela já esta desfraldada pois não coloco mais fralda nela mais de dia e ela não faz mais na roupa ela pede para ir no banheiro . ou no vaso . desde o dia que comecei teve so dois escapes quando tava brincando com a prima. mais o resto não teve mais escapes . sera que já esta desfraldada.

    • Prezada Solange,
      Parabéns! Deixou a sua filha conduzir o desfralde e as coisas caminham bem. Só há um modo de saber se pode tirar a fralda à noite, tirando e vendo o que acontece. Se houver um ou outro escape, zero problema. Se for comentar, diga para sua filha que é normal e que não tem problema. Se ela molhar a cama com muita frequencia, retorne à fralda noturna, por um tempo. Me parece que sua filha caminha para estar desfraldada. Quando tirar a fralda noturna, poderá ter a certeza de que está. Sucesso!

  75. Meu filho tem 2 anos e 6 meses, ele vai a escolinha e ainda usa fralda, passei um tempo em casa com ele e comecei a tentar tirar a fralda, mais ele pede pela fralda, faz pirraça, as vezes ele até pede pra sentar no penico mas quando eu coloca a cuequinha nele ele nunca qr ficar com ela, chora… Ele chega a fazer xixi no penico as vezes, mas ele ainda faz muito xixi na fralda e não se sente encomodado de estar com ela cheia ou até mesmo de coco, eu não sei oq faço…

    • Prezada Carol,
      Crianças são únicas e nenhuma delas segue um “padrão”. Qualquer padrão é construído por uma média de observações de muitas crianças. Nenhuma criança corresponde a essa média. Portanto, não se preocupe com o que dizem os livros, professoras, pediatras ou familiares. O único “livro de instruções” que você deve ler é o seu filho. Ele lhe comunica e informa quando está pronto para um próximo passo. Claro que existirão momentos onde ele se mostrará pronto para algo e, no momento seguinte, hesitará. Nesse momento, vale um empurrãozinho, carinhoso, para ajudar.
      No caso das fraldas eu sugiro que você não tente tirá-las, por enquanto. Converse sobre o assunto, leia livros, mostre o banheiro, toque a descarga como uma brincadeira, mas, respeite o ritmo dele. Sucesso!

  76. Dr. Roberto, bom dia
    Quero parabenizá-lo pelo blog. Foi muito esclarecedor ler este artigo sobre desfralde. A maneira clara como organiza idéias e palavras ajudam bastante os leitores!
    Meu filho Antonio está agora com 2 anos e 8 meses. Lendo seu artigo, pude verificar que ele não apresentava nenhum dos sinais que você descreveu quando iniciamos o desfralde. Ele estava com dois anos e cinco meses e a professora nos aconselhou a não esperar mais. Acho que devia ter sido mais fiel à minha intuição de mãe – vivendo e aprendendo…
    Já faz três meses que iniciamos o desfralde e houve um grande avanço quanto ao xixi. Muitas vezes ainda escapa, mas outras tantas vezes ele avisa que quer fazer xixi ou vai sozinho até a privada.
    Em relação ao cocô, porém, ele faz onde estiver. Apenas por três vezes, nesses três meses, ele fez cocô na privada. Ainda não avisa antes ou depois de ter evacuado, não mostra incômodo e não tenta abaixar a roupa sozinho. Estamos usando um adaptador sobre a privada e um banquinho no qual ele gosta de subir. Ele consegue se sentar na privada sem dificuldades, mas não faz o cocô. Se o colocamos sentados nas horas em que mais frequentemente ele evacua, ele “trava”, e não faz cocô até o dia seguinte.
    Estou convencida de que teria sido melhor ter esperado um pouco e aos poucos introduzir o assunto da privada, ensiná-lo a abaixar as calças, e observar possíveis mudanças de comportamento. Mas, no ponto em que está agora, depois de alguns avanços (mesmo que lentos), estou em dúvida sobre como proceder daqui para frente.
    Agradeço muito sua atenção. Pesquisei na internet e descobri que o senhor atende no Rio. É uma pena; gostaria que o senhor tivesse consultório em São Paulo 😀
    Ana

    • Prezada Ana,
      Obrigado pelas palavras gentis. Me motivam a continuar escrevendo. Quanto ao seu filho, não se fixe no passado. O passado é um aprendizado de que deve seguir sua intuição. Por exemplo, agora que está em dúvida, o que seu coração e intuição lhe dizem? Quem sabe, além da sua intuição, você tenta “ler” o que seu filho lhe diz ou até lhe perguntar diretamente se gostaria de usar fraldas ou não. Caso a decisão da intuição e do seu filho seja pelo uso das fraldas, não haverá nenhum grande atraso ou retrocesso. Se for o oposto, será igualmente bom. O importante é que não imagine que, tendo chegado até aqui, não há mais nada que possa fazer.

      • Olá, Dr Roberto Cooper. Venho mais uma vez te pedir auxílio. Dessa vez, não para o desfralde, pois com sua ajuda, por essa fase conseguimos passar, mas para o “problema” da mamadeira. Minha filha em fevereiro faz 4 anos e é reticente quanto a isso. Já comprei dezenas de modelos de copos, enfeitados e com os personagens que ela gosta, mas nenhuma chance de sucesso dessa forma. Também já conversamos, mas ela mesma diz que já é “média” em todo o resto: não usa fralda, nem chupeta, dorme em seu quarto, come sozinha, mas que ainda quer ser “bebê” para a mamadeira. O que faço? Existe alguma maneira ou também tenho que esperar o tempo dela pra isso também? Ah! Uma coisa importante de se frisar: Ela não se alimenta muito bem e sem querer me desculpar, mas já fazendo isso… deixei que continuasse também por isso.
        Obrigada! De novo!
        Flor

      • Flor,
        Acho que vale um papo com seu pediatra a respeito. Tenho muito cuidado e receio de opinar sobre situações onde eu tenho parte da informação. Mas, em grandes linhas, o receio de que sua filha não ficasse suficientemente alimentada deve ter contribuído para que não colocasse um limite no uso da mamadeira. Sugiro que tente negociar com ela uma redução progressiva, criando metas combinadas entre vocês. Algo como um calendário da semana onde ela poderia ganhar uma estrelinha a cada dia em que a meta fosse cumprida. Se ela mama duas vezes ao dia na mamadeira, a meta poderia ser uma vez. Também poderia ter algo como um bônus- um carimbo ou sticker caso ela consiga uma estrelinha em 6 dos 7 dias. Depois de duas semanas, em havendo progresso, novas metas. Algo lúdico, sem negociação que envolva “comprar” sua filha com um objeto desejado. Apenas o reconhecimento do atingimento da meta, muito celebrado, por todos na casa. O não atingimento não gera nenhum comentário negativo ou depreciativo. Apenas um novo incentivo para a semana que começa. Ao mesmo tempo, relaxe um pouco. Não tenho visto adolescentes ou adultos com mamadeiras, pelas ruas! Algum dia, param de usar.

  77. meu nome e Maristela e minha filha de tem 1 ano e 8 meses e eu estou tentando tirar ela da fralda comecei a tirar ela com 1 ano e 7 meses no começo ela fazia xixi e coco nas calcinhas toda hora depois ela começou a fazer no penico claro ela ainda fazia na calça mas era bem menos mas fazem dois dias que ela não quer mais senta no penico oque eu posso fazer pra que ela volte a fazer no penico

    • Prezada Maristela,
      Na idade da sua filha, me parece que deve respeitar o ritmo dela. Talvez ela ainda não esteja realmente preparada para o desfralde e recuar um pouco não é ruim, nem uma derrota. Pelo contrário, respeitar o ritmo da criança, nesse momento, pode ser um enorme benefício para a sua saúde futura.

  78. Bom dia Dr.Roberto, estava lendo sobre o desfralde e me deparei com o seu blog…
    Estou na fase de desfralde do meu filho Diogo que tem dois anos e dois meses, ele já sabe dizer cocô e xixi e já passa o dia sem fraldas descartáveis, só as uso para a noite e quando saio com ele à passeios. O que acontece é que as aulas da creche iniciaram e eu não sei como faço, se oriento a professora para mesmo em sala de aula continuar incentivá-lo a ir ao banheiro ou se uso fraldas na escola. Vejo como retrocesso, por isso gostaria de uma opinião. A escola é pública, mas é uma cidade pequena e ela é muito bem estruturada.

    • Prezada Nadyegila,
      Se puder respeitar o ritmo e velocidade do seu filho, será o ideal. Como não há resposta certa, sugiro que veja o comportamento dele, seguindo o que você já faz na vida sem ir à escola. Caso ele se sinta inseguro ou suje sistematicamente a roupa, pergunte se ele não prefere usar uma fralda, na escola. Quando se respeita o ritmo da criança, não há retrocesso. Sucesso!

  79. Ola Dr Roberto Cooper, Boa Noite!
    A minha filha esta com um 1 ano e 11 meses, eu já tirei as fraldas dela a exatamente três meses.
    Mas agora de uns dias pra cá ela vem fazendo xixi nas calças com frequência, poderia me esclarecer o porque será que ela vem tendo este comportamento.
    Ela só diz: “Ai, Mamãe”, e quando vejo já foi.
    Até pensei que fosse uma infecção urinaria ou alguma coisa do tipo, mas como ela faz o
    “numero 2” também achei que pudesse estar acontecendo alguma outra coisa.

    • Prezad Keith,
      Como o blog não substitui uma consulta e opinar sobre o desfralde exige conhecer bem mais sobre a dinâmica da família, o contexto onde as mudanças ocorrem etc., seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. O que eu posso dizer, como generalidade, é que crianças podem ter “retrocessos”, principalmente as mais jovens. É preciso respeitar o tempo das crianças e, eventualmente, retomar o uso das fraldas, se isso for dar mais segurança e conforto à criança. Converse com seu pediatar, ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  80. Bom dia doutor Roberto, meu filho tem 2 anos e 5 meses. Ele iniciou na escolinha faz duas semanas, e eles iniciaram a retirada das fraldas. Porém no começo quando estava sem fraldas segurava o xixi por horas e quando eles colocavam de volta a fralda ele fazia, em casa sem fraldas ele fazia na roupa. Mas agora ele passa até 9hs na escola sem fazer mesmo de fraldas ele não faz, e em casa sem fraldas ele não faz ele chegou a ficar 6hs em casa sem fazer, quando coloquei a fralda ele fez uma enorme quantia. Estou com medo pois ele toma uma enorme quantia de liquido, mas se recusa a urinar sinto que ele pegou um trauma na escola referente a fazer xixi pois ele não faz de jeito algum. Existe algo que eu possa fazer pra que ele não consiga segurar o xixi ou para prevenir uma infecção urinaria?
    Desde já muito obrigada
    Daniele

    • Prezada Daniele,
      Sugiro, antes de mais nada, uma conversa com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar porque conhece seu filho e a dinâmica familiar. Também sugiro uma conversa com a orientadora da escola. O mais importante é respeitar o ritmo do seu filho. Conversar com ele e tentar descobrir se ele prefere ficar de fraldas ou sem. Diga que não tem escolha melhor e que se ele preferir fica de fraldas, ele pode escolher quando tirá-las. Ou, se preferir ficar de roupa, não haverá problema se fizer xixi na roupa, de vez em quando. Em princípio não há risco de infecção urinária por “segurar” o xixi. Tente transmitir segurança e acolhimento ao seu filho. Sucesso!

      • Doutor Roberto, segui seu conselho e conversei tanto com meu filho quanto com a pediatra dele. Expliquei a ele sobre a utilidade do pinico, sobre ele ter livre escolha. Resumindo ele tá ficando sem fraldas, e quando quer fazer algo ele pede pra colocar a fralda. Estou dando a ele tempo para se adaptar sem fraldas pra depois entrar com a fase de ir ao banheiro… Muito obrigada doutor!!!

  81. Dr Roberto
    Estou passando por esta fase do desfralde agora . Minha filha tem 2 anos e começou com o desfralde na escolinha….
    Tenho pesquisado bastante sobre este assunto e achei suas orientações fantásticas!!!
    No caso da minha filha tenho dificuldade na escola quando é a hora do coco pois ela não pede, faz e continua brincando, nem um pouco incomodada. A professora me convocou para falarmos sobre esta dificuldade Em relação ao xixi tem se comportado muito bem

    • Prezada Silene,
      Aparentemente, sua filha não tem dificuldade alguma. Se existe dificuldade, esta é da escola que lida mal com o fato de sua filha fazer cocô na calcinha, tranquila. Sugiro que converse francamente com a escola, cuidando apenas para não desrespeitar o ritmo dela. Colocar uma fralda poderia ser uma solução, sem que seja considerado um retrocesso. Sucesso!

  82. Dr,

    Minha filha tem 2 anos e 1 mês e está começando o desfralde.
    Vamos fazer uma viagem longa (8 horas) de carro e minha esposa acha que não devemos colocar fraldas nela durante a viagem pq poderia confundi-la e ser um retrocesso no processo.
    Eu acho que o tempo de viagem justifica colocar fraldas.
    Minha esposa está certa?

    • Prezado Herminio,
      Não há regras fixas e imutáveis. Tudo vai depender do estágio de controle em que sua filha se encontra. Caso ele já consiga verbalizar, antecipadamente, seu desejo de urinar, não haveria necessidade de colocar fraldas. Caso esta etapa ainda não esteja consolidada, poderia usar fraldas, sem representar um retrocesso. Caso optem pelas fraldas, comentem com sua filha que colocaram as fraldas porque a viagem é longa, mas, se ele sentir vontade de fazer xixi, é só avisar que vocês param o carro.

  83. Olá Dr. Roberto,
    sou mãe de um lindo menino de 2 anos e 8 meses que se chama Henrique. Iniciei o seu desfralde há 2 semanas, sem obter sucesso desde então. Ele senta-se no vaso com redutor, aceita bem a cueca, pois falamos que é igual a do papai e até inventamos uma música para o momento de usar o vaso sanitário. Entretanto, todos os xixis e cocôs foram feitos na cueca ou no chão e avisados posteriormente. Ele entende perfeitamente que o lugar correto para defecar e urinar seja o vaso, pois verbaliza claramente quando eu pergunto: amor, onde você deve fazer o xixi e o cocô? Respondendo que é no vaso. Todo esse processo foi articulado com a escola, sendo interrompido na mesa devido ao longo recesso de carnaval. Enfim, seria hora de parar o desfralde e esperar mais um pouco?
    Abraço,
    Joice Lobo.

    • Prezada Joice,
      Me parece que seu filho compreende bem o que se espara, mas, talvez, ainda não esteja pronto. Não vejo problema algum em deixá-lo de fraldas, conversando sobre o assunto, dizendo que ele pode pedir para fazer no vaso se quiser etc. Deixem ele conduzir o processo.
      Uma pergunta- vocês colocaram um banquinho ou livros para ele apoiar os pés, quando sentado no redutor? É fundamental que os pés estejam apoiados para que consiga fazer cocô de forma tranquila.

      • Joice,
        Não creio que a falta de apoio justifique o que me descreveu. Ainda acho que vale a pena “recuar” um pouco. Quando ele decidir retomar a questão, lembrar do banquinho ou outra forma de apoio. Ambos os pés devem estar bem apoiados (a planta toda tocando a superfície).

  84. Oi Dr.! Meu filho tem 3 anos e já estou na segunda tentativa de tirar as fraldas dele. O problema é q ele resiste muito na utilização do penico ou vaso. Ele fica em casa de cueca, aí pergunto a ele: ” quer fazer xixi Miguel? Vamos fazer no piniquinho?”. E ele me responde: “quer não mamãe”. E logo em seguida ele faz na cueca. Não sei o q faço. Ele até faz xixi no penico, mas se eu colocar e com muita resistência. Cocô nem pensar, não faz mesmo. Tenho a seguinte dúvida: em casa ele fica de cueca, mas quando vou na rua com ele (shopping, supermercado, parquinho, restaurante…) eu coloca a fralda, será q isso confunde a cabeça dele? Devo colocar a cueca mesmo pra sair? Mesmo sabendo q ele não pede pra fazer quando tem vontade? Socorro… Não sei o q faço. Desde já, obrigada pela sua atenção!!!

    • Prezada Luciana,
      Já pensou em perguntar para ele o que ele prefere- ficar de cueca ou usar fraldas? Talvez não esteja pronto para o desfralde e, neste caso, o melhor seria deixá-lo de fraldas e sugerir que lhe chame quando tiver vontade de fazer no penico ou avise toda vez que fizer. Não existem regras fixas e, o ideal, é seguir o ritmo da criança, sem impor o dos adultos. Sucesso!

  85. Olá Dr,
    Minha Filha ja usa o vaso para fazer xixi e o coco desde de Jan de 2014,agora antes do carnaval ela nao conseguiu fazer o coco sem a ajuda do supositorio ai coloquei ela fez mas desde esta dta,ela ja acorda falando “Mamãe não quero fazer coco!!!!”.Não fez o q fazer pq ate entao ela estava fazendo td direito,fico mais de 2 horas com ela no banheiro,conto historias ,canto musicas do coco enfim nao sei o q fazer de melhor p ela ,me esqueci de dizer ela tem 2 anos e 3 meses e para dormir ela ainda usa a fralda mas de ontem pra cá ja acorda de madrugada p fazer xixi.Aguardo seu retorno,

    Atenciosamente,

    Andreia

    • Prezada Andreia,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Sem falar especificamente da sua filha, crianças que tiveram uma experiência de cocô mais duro, ficam com medo de fazer cocô. O risco é de um ciclo de medo- não fazer- endurecer- doer- mais medo. Portanto, essas crianças merecem toda a atenção na sua alimentação, para garantir que comam mais fibras: folhas, frutas, ameixa seca, aveia, cereais em geral, azeite na comida, arroz e pães integrais, iogurte etc. Além disso, o pediatra pode querer deixar a crianças com as fezes mais moles que o habitual, quebrando o ciclo. Para isso, algumas vezes, usará algum tipo de medicamento. Por isso eu recomendo uma conversa com o pediatra.

  86. OLá! Minha segunda filha está com dois anos e meio e comecei o seu desfraldamento há um mês quando percebi que ela já tinha desenvolvido praticamente todas as características descritas em todos os ites que visitei. Ela já avisava qdo havia feito o xixi, o coco, se incomodava em estar molhada e pedia a troca da fralda, se interessava pelo vaso e troninho, queria baixar a roupa para utilizá-los (mesmo não fazendo nada), entre outras manifestações que me levaram a iniciar o processo. Acontece que com relação ao xixi está tudo certo, ela pede para fazer, faz direitnho, quase não acontecem mais acidentes e tal, mas quanto ao cocô já temos problemas, pois ela se nega a fazê-lo no vaso ou penico, não agaicha para fazer, quer ficar em pé mesmo, no início aceitava por a fralda somene para fazer o cocô, porém agora nem isso ela quer. O que me preocupa é que ela sai correndo chorando, pela casa, pedindo que troquem a sua roupa pois fez cocô e tudo é imaginário, pois não fez nada. Ela tem se desesperado, fica aflita, sua frio e diz que não quer fazer cocô e isso a faz ficar trancada por até dois ou três dias, quando finalmente ela faz o cocô mesmo a contragosto em situação de sofrimento emocional e em pé. É muito angustiante para nós pois não sabemos o que fazer ou como fazer para que ela se acalme, se agaiche para fazer ou para que faça na calça ou fralda, nada ela aceita e desespera. Já fiz teatro com boneco, já contei historinhas, já dei a idéia de ela ensinar um bonequinho dela a fazer o cocô e nada ajuda. Por favor o que eu faço??? Ajude-me!!

    • Prezada Carla,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Digo isso porque você demonstrou ser uma mãe cuidadosa, atenta, carinhosa e bem informada. Portanto, as coisas básicas ou genéricas que eu poderia dizer aqui no blog, você já fez. Seria necessário eu conhecer a sua filha, o contexto e a dinâmica familiar de forma mais detalhada, a alimentação da família, enfim, um aprofundamento de vários aspectos envolvidos, para poder opinar. Por isso, recomendo que converse com seu pediatra. Eventualmente, ele pode sugerir alterações alimentares e/ou algum medicamento que contribua para diminuir o controle dela sobre as fezes. Também pode, em função da história, sugerir que os adultos e/ou sua filha conversem com um psicólogo para ajudá-los nessa fase. Acredito que não seja algo para se deixar de lado e esperar o crescimento. Pelo contrário, acho que é possível contribuir, agora, para a saúde da sua família. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  87. Dr. Roberto bom dia!
    Usei todas as técnicas para desfraldar minha filha de 2 anos e 2 meses e funcionou em duas semanas ela ja estava fazendo xixi e coco no troninho. Comecei agora o desfralde noturno agora ela está com 2 anos e três meses,e ela segura a noite inteira nao houve acidentes,queria saber se nao é prejudicial pelo fato dela segurar a noite inteira.

  88. Dr. Roberto Cooper, tentei iniciar o desfralde em minha filha que tem 1 ano e 10 meses, mas ela reluta para sentar no penico ou mesmo no assento adaptado para o vaso sanitário. Chora desesperado e fala que tem medo. Mesmo eu conversando com ela, ela não quer ir. Na escola dela eles forçam ela ficar sentada até fazer, mas eu não ajo assim em casa pois tenho medo de que isso a faça ficar com medo de fazer xixi, ou parar de avisar. A sua indicação seria de que eu voltasse a colocar fraldas ou continuar insistindo? Pois forçando-a, tenho medo de trazer a ela até mesmo danos psicológicos. Obrigada.

    • Prezada Thabata,
      Sua filha é muito jovem para o desfralde e já demonstrou que não está pronta. Sua intuição está correta. Volte a colocar as fraldas e esqueça, por um tempo, o desfralde. Informe sua decisão à escola e peça para não a colocarem no penico.

  89. Olá!
    Minha filha tem 1 ano e 11 meses e já fala quando faz coco, pede pra trocar e até quer usar o vaso, mas quando senta não solta o xixi, ela mesma diz “não sai xixi”, rsrsrs…. eu não tenho muito tempo para treiná-la pois trabalho fora e ela fica na escolhinha durante o dia… e agora é quase inverno aqui no sul, e eu acho que já poderia desfraldar ela, mas não sei como agir diante dessa situação, gostaria muito que me ajudasse….

    • Prezada Daiane,
      Sua filha parece estar no caminho do momento do desfralde, mas, ainda parece um pouco cedo. Sugiro não acelerar o processo, deixando-a de fraldas e pedindo para que avise quando fizer xixi ou que peça para fazer no vaso. Acompanhe o ritmo dela.

  90. Iniciamos o desfralde com três crianças no vaso sanitário pois já estavam preparadas. Com o passar dos dias notamos que uma criança tentava tirar a fralda espontaneamente indicando vontade de usar o vaso, porém as outras três crianças estavam utilizando o mesmo, Neste momento, você: tiraria uma criança do vaso para a outra sentar, respeitaria o tempo desta criança, diria para a outra olha você precisa esperar, porém a criança chora e insiste, você olha para ela e diz você precisa aprender a esperar ou você simplesmente oferece o penico a ela.

    • Prezada Lenira,
      Não sei se entendi a sua pergunta. Não sei a idade das crianças, mas, na idade do desfralde, certamente não pediria para uma criança esperar. Tentaria, na medida do possível, lhe oferecer um vaso ou penico, quando manifestasse o desejo de usá-lo.

    • Lenira,
      Não tinha visto seu comentário sobre e-mail e lhe respondi no blog. Em princípio, acredito que a resposta dada a uma pessoa, pode ajudar outras que tenham a mesma dúvida. Espero que veja a resposta aqui no blog.

  91. Olá ,Meu Nome é Mayra e Sou a Mãe de um Menininho Muito Esperto q se chama Miguel .. a Lgum tempo venho notando que meu Filho sempre quer tirar a fralda sozinho e puxa pra abrir toda hora q eu colocava .. daí decidi botar uma coequinha e ele amou fica mostrando pra todo mundo que chega aqui em casa .
    a exatamente 2 dias ele vem tirando as sonequinhas da tarde dele sem a fralda enão faz xixi na cama quando ele acorda coloco ele no vazinho e ele faz e diz “cabo” pra sair do vaso eu comemoro cada conquista .. mas ele ainda não pede pra fazer xixi …eu que mido o tempo e vou no vaso botar ele será q estou errando em tirar a fralda ? e quando eu for pra rua oque devo fazer ? levo ele de fralda ? tenho essas duvidas sou uma mãe de primeira viagem e meu Filho tem 1 ano e 5 meses !

  92. Dr. Roberto, bom dia!!
    Meu filho tem 2 anos e 13 dias. Comecei o desfralde há 11 dias e até agora ele não fez xixi nem cocô no penico nem na privada (com o redutor), nenhuma vez. Fica de cueca o dia todo. Ele se recusa a usar o penico ou o vaso sanitário. Ele gosta de se sentar no penico, pede pra eu contar histórias, mas quando vem a vontade, ele sai correndo e faz o xixi ou cocô na roupa. Quando eu pergunto se ele quer fazer xixi, ele diz NÃO!!!!! e sai correndo… Na escola, a professora diz que acontece o mesmo. Percebo que ele está segurando o xixi por muito tempo, a professora também percebeu. Estou preocupada… Será que nos precipitamos? Será que está cedo para desfraldá-lo ou o processo é assim mesmo? Outra dúvida: devo deixá-lo de cueca ou pelado em casa?
    Muito obrigada!!

    • Prezada Andréa,
      Como não existem regras fixas, vale a tentativa e erro/aprendizado. Tente voltar com a fralda e esperar um pouco até que ele peça para fazer no penico. Faça isso com naturalidade, sem comentários depreciativos. Estimule-o a avisar quando fez o xixi nas fraldas e, depois, peça para ele avisar quando quiser fazer, no penico ou vaso.

  93. Olá Dr. Cooper,

    Minha filha, Alice, está com 3 anos completos. Já iniciei o desfralde durante o dia e até que está funcionando em casa com relação ao xixi; já o cocô ela pede pra colocar a fralda e eu coloco, sem problemas… ela até senta no penico pra fazer o cocô mas ainda não conseguiu… por fazer apenas 2 semanas, acho que ela está indo super bem… o problema é na escola, pois ela não pede para ir ao banheiro e as professoras dizem que chamam ela para ir ao banheiro, mas ela não quer ir…outro dia até chorou porque não queria usar o banheiro da escola… Eu explico pra ela que os coleguinhas pedem pra ir ao banheiro, que não tem problema, que a professora é legal, que o banheiro da escola é bonito, mas não adianta… nos primeiros dias ela deixava escapar, mas agora ela fica das 13h30 até às 17h30 sem fazer xixi e quando vamos busca-la ela faz xixi no caminho, talvez pq não consiga aguentar esperar chegar até em casa… Conversei com ela de novo e falo pra ela avisar a professora que quer ir ao banheiro, e aceitar ir quando a professora chamar e ela me disse: “só aqui em casa eu vou no banheiro”… Estou preocupada, pois fico com medo dela ficar com infecção urinária por segurar tanto o xixi, etc… E o curioso é que quando estou com ela, ela faz o xixi em qualquer lugar que eu leve, por exemplo, outro dia fomos ao cinema e toda hora ela me falava que queria ir ao banheiro fazer xixi e fazia, até mesmo no supermercado… Tomo o cuidado de limpar bem a tampa do vaso com lenço umedecido para só depois ela sentar, pois em banheiro público é complicado, mas também não posso impedir que ela faça, se não ela pode travar numa próxima vez… Bom, a minha maior preocupação é na escolinha onde ela segura o xixi, pois com relação ao cocô acredito que logo logo ela vai fazer e não estou com pressa, mas tenho medo de problema urinário mesmo… Como devo fazer? Me ajude, por favor… Obrigada!

    • Prezada Rose,
      Sugiro que respeite o ritmos da sua filha. Pergunte a ela se prefere usar fraldas na escola. Se ela disser que sim, coloque as fraldas, sem comentar nada. Veja com as professoras se você poderia ficar na escola por um ou dois dias, à disposição dela para ir ao banheiro.Se vai com você em qualquer banheiro, talvez vá no da escola. Se for alguns dias, pode ser que perca o temor desse banheiro. Pode ser que se sinta insegura, que imagine que vá cair no vaso ou qualquer coisa muito criativa. Converse com ela e pergunte se a ideia de você acompanhá-la é boa. Ou o que ela teme? Sucesso!

  94. Oi, Dr. Cooper.
    Tenho um filho de 3 anos e 9 meses que começou a desenvolver a fala mais significativa com 3 anos, portanto ainda fala muito incorreto e apenas frases curtas. Saiu da fralda noturna com dois anos e meio, tendo molhado a cama apenas 3 vezes e logo no início, a fralda do xixi do dia, saiu com 2 anos e oito meses e também foi tranquilo, só as vezes que segura muito e qdo avisa já está com a cuequinha um pouco úmida. Mas, até agora não consegui tirá-lo da fralda do cocô, ele avisa que quer fazer e corre para a porta do quarto porque sabe que é onde fica a fralda. Para o desenvolvimento da fala fizemos uma entrevista com a Fono e mesmo antes de iniciar o tratamento ela disse que tínhamos que forçar o desfralde, pois usar a fralda nesta idade prejudica o desenvolvimento da fala. Fizemos isso e agora ele não avisa, segura por dois ou três dias e só faz cocô quando consegue se esconder de nós. Além disso está muito irritado e chorão e até com um comportamento mais infantil do tinha antes. Seria aconselhável mesmo nesta idade eu voltar atrás no desfralde do cocô ou é melhor insistir mais um pouco, já faz duas semanas que estamos nisto, estou angustiada.

    • Prezada Shirlene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com seu pediatra. De um modo geral, sem falar do seu filho, o ritmo de desfralde deve ser o da criança e não de um adulto. Portanto, crianças que resistem ou reagem mal à retirada da fralda, devem retornar a esta, até que estejam mais preparadas. Talvez queira ouvir a opinião de outra fono.

      • Muito obrigada, Dr. Cooper.

        Voltei com a fralda e ele está bem mais tranquilo e depois de dois dias já voltou a avisar quando quer fazer cocô. Acho que não é o momento mesmo. Quanto a fala vou passar em outro pediatra o atual não dá muita importância ao assunto e vou tentar outra Fono também.

        Mais uma vez, obrigada!

  95. Ola, Doutor meu filho tem 3 anos e 10 meses consegui tirar a fralda com bastante facilidade ate mesmo a noite fiquei uma semana ensinando, explicando… acordou umas duas vezes todo molhado e cabou aprendendo, mas tem um problema que esta me preocupando muito e espero que possa me ajudar de alguma forma, meu filho nao pede pra fazer coco no vaso… ele se esconde e faz coco em qualquer lugar menos no vaso, desde pequeno quando tirei a fralda o xixi faz sozinho sem nenhum problema, ja bati, briguei, conversei mais nada deu resultado…pergunto pra ele por que vc nao pede pra mamae?por que nao vai no banheiro e faz coco no vaso? E ele me responde que nao sabe… e eu ja estou ficando sem saber o que fazer! Se tiver alguma sugestao me ajude!!!! Obrigada!!!

    • Prezada Cassia,
      Sugiro que pergunte ao seu filho se ele quer colocar uma fralda na hora de fazer cocô. Se ele disser que não, sugiro que relaxe e apenas comente que, se quiser fazer cocô no vaso, basta pedir. Dê um tempo para seu filho, sem se preocupar muito e acompanhe seu progresso. Elogie quando ele fizer ou disser que quer fazer no vaso.

  96. Btarde Dr.Cooper,Help!!!Meu filho tem 2a. e 1m,está no Maternal ll,em Fev,pais e professores,optamos pela retirada de fraldas,cofesso que errei,fraquejei e estou muito chateada comigo mesma,e arrependida,pois nesse periodo lhe incentivei,o deixando sem a fralda,somente 1 Sáb. e 1 Dom,por motivo de ser um tanto cansativo,Yan,até sabe onde fica a pipinela,porém ñ tem um pingo de paciência p/ ficar sentado,imaginava que somente na escola ele teria êxito,erro meu,pois em Março,sua Prof.suspendeu a retirada dizendo ser imaturo e que chora muito qdo se senta no vaso.Estou péssima ,me sentindo fracassada e culpada por ñ ter continuado.Ajudaria se eu retirasse sua fralda,nos finais de semana?Ou,devo esperar sua Prof. recomeçar novamente??? Ele tbém ñ sei bem o porquê,ñ almoça/janta sozinho,começe + ou – bem,na 2′ colherada,afasta o prato,querendo receber na boca,na escola tbém,sinceramente ñ sei como proceder… Procuro deixá-lo bem á vontade,mas… Yan,nem sempre termina as tarefas que lhe é dada,gosta mesmo é de brincar e dançar!A parti de que idade posso lhe cobrar tarefas,como o Para Casa?Ele Fica nervoso qdo ñ consegue fazer algo,e Apesar de ñ ter muita paciência qdo queremos lhe ensina,posso dizer que mesmo assim,ele ainda tem qualidades como:Guarda sempre seus brinquedos,minhas vasilhas de plásticas,pregadores,short’s do pai,tudo no seu devido lugar e por vontade própria.Ele gosta e pede p/nos ajudar.Qdo chegamos do trabalho,ele nos trás nosso chinelo,tudo espontâneo!Conta de 1 á 10,já reconhece as cores azul e vermelho… Ai Dr. me perdõe,sei que são muitas perguntas… Mas,preciso tanto que me oriente,que me ajude nestas várias questões que estão me afingindo tanto… Pleaseeeeeeeeeeeeeeee e Helpppppppppppppp … Agradeço desde já pela sua atenção,e perdõe + uma vez essa mãe que quer apenas Acertar … Grata…

    • Prezada Mirele,
      De fato, são muitas questões e um blog não substitui uma consulta. Mais do que um exame clínico do seu filho, recomendo que marque uma conversa com seu pediatra para abordar estes temas todos. Sugiro que marque a última consulta do dia, para ter tempo de abordar esses temas. Percebo que é uma mãe carinhosa e atenciosa, precisando de alguma orientação. Esta orientação também pode ser obtida junta à escola. As professoras ou a orientadora educacional podem ser ótimas interlocutoras. Espero que compreenda esta limitação do blog.

      • Boa tarde dr! Gostaria de mais uma ajuda… Ano passado eu escrevi para o senhor pois minha filha vinha tendo muito dificuldade para sair da fralda… Demorou bastante e um belo dia ela pediu a calcinha e assim foi! Porém desde então ela ficou com o intestino muuuito preso ! Fica dias sem ir ao banheiro, uns 4 , 5 as vezes ! E outro dado importante é que ela simplismente morre de nojo de qualquer banheiro que não seja o nosso ( desde que não tenha papel , espuma de algum produto na privada, pois ela odeia ! ) . E quando estamos na rua ela simplismente não faz xixi! Acredito que não seja devido a alimentaçao pois ela se alimenta muito bem com frutaa, saladas, verduras… Estou achando que é algo mais psicológico mas não sei por onde começar… Um gastro? Um psicólogo ? Detalhe ela está com 3 anos e meio…. Isso vem acontecendo ha ums 9 meses pelo menos… E ela ainda usa fralda a noite pois bebe muito líquido e faz uns 2 xixis à noite! Ontem mesmo ela sofreu , chorou ums 30 minutos tentando fazer e só depois de remédio, massagem ( ela não deixa nem chegar perto dela de tao nervosa que fica! ) ela acabou fazendo na banheira mesmo …

      • Prezada Ana,
        Como o blog não substitui uma consulta, diria que deve começar pelo pediatra. Caberia a ele lhe orientar, iniciar algumas medidas e avaliar se será necessário encaminhar sua filha a um especialista. Talvez ela se beneficie de uma entrevista e/ou acompanhamento com um psicólogo, em função do que descreveu. Mas, não deixe de ouvir seu pediatra porque a abordagem deve ser multidisciplinar.

  97. Claro que compreendo Dr.Cooper e grata pela atenção,farei isso sim … Até que eu marque,seria muito importante p/ mim saber sua opinião … se eu o ajudaria e adiantaria,lhe deixando sem a fralda nos finais de semana ou se devo aguardar a Professora começar novamente,p/ a retirada??? Por favor … Obrigada + uma vez e me desculpe a inconveniência …

    • Mirele,
      O melhor que poderá fazer é tentar “ler o manual” que vem com o seu filho. A pergunta é: o que você acha que ele quer ou como se sentiria melhor? Só posso lhe dizer que não há pressa. Se a escola recuou um passo e ele se sentiu bem com isso, talvez seja o caso de manter o mesmo ritmo em casa. Mas, pergunte a ele o que ele prefere, sem pressão.

  98. Ei Dr.Cooper,olha eu de novo precisando da sua orientação… Yan com 2 anos e 3 meses,iremos retornar junto á escolinha seu desfraldamento.Lá,Ele chora ao se sentar no vaso,em casa se senta na pipinela,mas não fica por muito tempo,gostaria de saber qual o jeito seria correto e melhor para a cabeçinha dele ao fazer xixi: Em pé ou assentado?Até então tem sido sentado… Tenho reçeio,pois,me disseram que pode acostumar á usar somente sentado,mesmo depois de grande… Agradeço desde já pela sua atenção e Parabens pelo seu Blog que é como o Sr. …… Uma benção em nossas vidas!!! Obrigada!!!

  99. Bom dia Dr Roberto, tudo bem? Espero que sim.
    Bom meu filho está com 2 anos e 9 meses, iniciamos o processo de desfralde inicio de dezembro, com a ajuda da escola, só coloco fralda para ele dormir, mas ele não foi pra escola desde o dia 16/12 até 04/01, até ai ele passou super bem, de vez em quando acontecia uma escapada, mas levava ele ao banheiro e ele terminava lá. Mas agora que voltou pra escola (05/01) tem feito todos os dias na roupa, ontem ele chegou em casa e fez na roupa também, estou preocupada pois ele está retrocedendo, o que devo fazer?? Estou perdida não sei como agir, falei com as professoras dele hoje, falaram que é normal, que tem várias crianças que estão fazendo a mesma coisa, será que ele faz isso porque vê os colegas fazendo e acha que é normal? Obrigada, abraço.

    • Prezada Josiane,
      Retrocessos podem ser normais. Inclusive, se o seu filho quiser ou se sentir melhor, pode voltar a usar fraldas. O importante é respeitar seu ritmo. Costumo dizer, brincando, que não existem adultos saudáveis, usando fraldas.

  100. Olá, Dr. Roberto! Meu filho tem 3 anos completos e apesar de ter comprado 1 penico e dois tipos de redutor de vaso sanitário, ele demonstra não só desinteresse como medo. Chora e pede pra colocar a fralda. Estamos deixando ele sem fralda, mas os xixis escapam e está prendendo o cocô (fazia até 3 vezes por dia). Inicialmente pensei que ele estava acomodado e precisava de um incentivo, agora já não tenho certeza e estou com receio de traumatizá-lo. Preciso de um conselho. Obrigada!

    • Prezada Lilian,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra e peça orientação. De um modo geral, é possível uma criança pedir para usar fraldas e os pais terem que voltar com a fralda. Isso não significa fracasso, nem que a criança não irá desfraldar. O ritmo das crianças é diferente e devemos respeitar esse ritmo. Lembre-se que não tem um adulto saudável que use fraldas! Em algum momento, todos desfraldam.

  101. Boa Noite Dr,

    Minha filha tem 2 anos e 6 meses, comecei o desfralde tem 4 dias ( mas por pressão externa do que por ter visto sinais de que era hora ), ela fica sentadinha no penico sem nenhum problema, inclusive dou livros, brinco com ela, ontem mesmo ela pegou o tablet e ficou sentada no penico vendo vídeos por mais de 40 minutos ( e nada de xixi no penico !! ), quando ela acorda levo pro pinico e ela faz algumas vezes, o soninho da tarde já estou deixando sem fralda e ela nesses 4 dias não fez xixi na cama, só que ela literalmente faz xixi direto fora do pinico, no máximo é 1x ao dia no pinico contra 8 fora do pinico … acho que comecei cedo, não sei. Ela por si só não procura o pinico, sou eu que tenho que ficar toda hora colocando ela sentada … tenho medo de estressar ela… será que estou fazendo certo ? é normal tantos xixis fora do pinico assim ? Sou mãe de primeira viagem e a única coisa que quero é não atropelar a minha baixinha com cobranças fora de hora, principalmente que ela apesar de só começar agora em fevereiro na escolinha já tem um desenvolvimento super bom reconhece TODOS os números, vogais e algumas consoantes, já conta até 30 sozinha e até 5 em Inglês, sabe todas as cores ( em português e em Inglês ), tem uma boa dicção e é uma criança carinhosa, alegre e esperta … todos acham que ela já tinha que ter desfraldado, falam que ela é esperta demais e que eu já tinha que ter feito esse desfralde, mas realmente tenho medo de errar e de repente não observar algum sinal de que ainda não é hora… ou, se for a hora certa e se é normal ela sair do pinico para fazer xixi logo depois no chão eu mantenho o desfralde e vamos seguir em frente, só queria uma ajuda sobre isso,

    Muitooooo obrigada desde já e que Deus lhe abençoe e um ótimo 2015

    • Prezada Marcely,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço o histórico pessoal e familiar, além de não a ter examinado. De um modo geral, o desfralde é um momento onde o progresso não é contínuo ou linear. Algumas crianças iniciam o desfralde e, quando parecem ir muito bem, recuam. Outras, nem iniciam, apesar dos esforços dos pais. Portanto, não há regra, nem idade, para se fazer um desfralde. O melhor que os pais podem fazer é seguir sua intuição, observando os sinais dados pelos filhos. Se os filhos não mostram nenhum interesse pelo assunto, é cedo e não se deve forçar nada. Uma sugestão que pode ser dada é, enquanto de fraldas, pedir para a criança avisar que fez algo. Também é interessante falar sobre o assunto, ler histórias a respeito, mostrar o vaso ou o penico, de forma lúdica.
      Se você acha que começou cedo e sua filha não manifestou interesse, não dê atenção a que todos acham. Siga o que você sente. Não há problema algum em retornar com a fralda para, mais adiante, reiniciar o processo. Lembre-se que não há nenhum adulto, saudável, que use fraldas. Portanto, todos deixam de usá-la, um dia. Melhor não acelerar o processo e respeitar o ritmo da criança.

  102. ola! Dr.Cooper.
    Tenho duas meninas uma de 4 anos e 2 meses Ana Beatriz e outra de 3 anos rescem completados no ultimo dia 08/01/2015 Maria Valentina. A Aninha, consegui desfralda-la ja faz um ano, mas ainda continua com a fralta noturna. Acredito ser normal praidade dela. De vez ou outra deixo ela sem a fralta noturna para testes. Mas minha preocupacao maior e a Maria Valentina, essa, esta sendo muito complicado o desfralde dela, nao quer ouver se quer do piniquinho, e tbem do acento do vazo, pois a mana foi com o acento do vazo q consegui tirar a fraldinha dela 3 semanas antes de completar 3 anos. No entando, percebendo a dificuldade da Maria, achei melhor comprar um piniquinho pra ela, mas infelizmente ela resiste demais. agora q estao de ferias da escolinha queria aproveitar o tempo quente para isso, deixo ela sem fraldas por conta do calor, mas memso assim ela nao pedi, e quando falo do piniquinho, chora, de se finar nao querendo nem chegar perto. Minha resistencia em nao aceitar q ela nao queira desfraldar e que queria muito tirar antes de retonar a escolinha, pois ela ja vai pro maternal 1 e a propria prof pediu pra fazer isso. Mas como ela e uma crianca especial, pois ela ja tem um comportamento diferenciado das criancas da idade dela, nada diagnosticado, mas comportamentalmente ela nao acompanha o ritimo das criancas da idade dela, tanto q a levo na fono ja faz uns 4 meses, desde q quando comecei a ser chamada pela psicopedagoga da escolinha, pois ela e intolerancia as mudancas. Com certeza e um caso diferenciado. Portanto minha duvida fica no sentido, eu devo aceitar essa condicao dela e parar de tentar desfraldar para q esse percurso haja naturalente. Por favor me esclareca! Desde ja lhe agradeco aatencao!!

    • Prezada Fernanda,
      Como já deve ter percebido em outros comentários que respondo, o blog tem limitações. A principal é que não substitui uma consulta. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não conheço o histórico e contexto familiar. De um modo geral, me sinto confortável para dizer que os pais devem respeitar o ritmo dos filhos, no que diz respeito ao desfralde. Quase sempre há uma ansiedade dos pais, sem que os filhos estejam preocupados com o desfralde. Melhor não acelerar o processo e respeitar o ritmo da criança.

  103. boa tarde.
    doutor.tenho um casal de gêmeos com 3 anos agora.
    minha filha saiu das fraldas com 2 anos e meio,meio filho não saiu nessa época e ano passado seu apêndice estourou e ele passou por duas cirurgias de emergência,ficou um mês na uti e agora se recusa a ficar sem fraldas fica desesperado o que eu faço .desde já obrigada.

    • Prezada Cristiane,
      Sugiro que respeite o ritmo do seu filho. Lembre-se que não existem adultos, saudáveis, que usem fraldas! Todos desfraldam um dia. Relaxe e deixe seu filho de fraldas. Quando ele estiver pronto, vai sinalizar.

  104. meu filho tem 2 anos e 4 meses estou tentando tirar ele das fraldas faz uns 20 diase aonde vou não ponho fralda e ele não pede para ir ao banheiro aí dá um tempinho ele faz no chão e coco ele tem medo e não quer ir no banheiro de jeito nenhum e só ponho fralda pra dormir o que eu faço?

    • Prezada Leslie,
      Converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Pelo que relatou, seu filho pode não estar pronto para o desfralde. Se for o caso, deixo-o de fraldas por mais um tempo, até que mostre sinais de que está pronto. Respeite o ritmo dele e não se preocupe com idade ou faça comparações com outras crianças.

  105. Dr. Cooper, boa noite. Sou mãe da Gabriella de 3 anos e 2 meses. Há 1 ano iniciei o desfralde, e minha filha não utiliza a fralda durante o dia. Porém, toma muita água, e que aumenta significativamente a quantidade de vezes que precisa ir ao banheiro. Muitas vezes não consegue segurar ou não pede. Preciso lembra-la de 15 em 15 minutos. Faz vários xixis na calça… O que causa grande desconforto e frustração. Não sei mais como proceder….já conversei, briguei… Gostaria de ajuda, seria importante tirar a fralda noturna para que ela se acostume totalmente sem a fralda? Percebo que o uso noturno da fralda, gera conforto… Muitas vezes ela pede para colocar quando está com sono. E uma criança muito esperta e independente, mas os escapes geram muitas frustrações tanto para ela como para nos… Ela ainda toma mamadeira ao dormir, e sou muito cobrada pela família para o desfralde noturno. Aguardo seu retorno, obrigada.

    • Prezada Monica,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra. De um modo geral, a retirada da fralda noturna demora mais tempo do que a do dia. Isso não é um problema. Como não há regras para o desfralde, sugiro que os pais acompanhem o ritmo dos filhos. Quanto à cobrança da família, recomendo que leia o post de duas semanas atrás “Manual de Cuidados dos Filhos”.

  106. Olá, meu filho tem 1 ano e 8 meses e a duas semanas mais ou menos, resolveu não usar mais fralda. Aqui no Rio de Janeiro tem feito muito calor, por isso, talvez seja esse o motivo. Passei a colocar cueca nele. E ele tem me avisado sempre quando quer fazer xixi, o cocô ele só avisa depois de ter feito. Porém, ele tem ficado muito tempo sem fazer xixi, hoje todas as vezes que ele foi fazer o xixi ele gritou de dor. Amanhã bem cedo estarei levando ele ao pediatra, mas não sei o que fazer. Ele não quer saber da fralda, mas tem segurado muito o xixi.

    • Prezada Camila,
      Você já vai fazer o que eu recomendaria, que é consultar seu pediatra. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. O fato de uma criança querer desfraldar, em geral, sinaliza que está preparada para fazer esse processo. No entanto, não é frequente que grite de dor. Por esse motivo, a consulta com o pediatra é muito importante.

  107. Minha filha tem 2 anos e cinco meses,sabe pedir para fazer coco e xixi,porém quando coloco ela no vaso ou no penico ela fica até ter vontade e quando esta pronta me diz: – Mãe mãe quero sair daqui.Dai sai e começa a brincar eu tento varias vezes novamente levá-la ao vaso e ao penico mas ela se recusa e diz que quer a fralda,se eu não dou ela segura até o maximo que aguenta ai então levo de volta,e nada então ela sai correndo pra um canto e faz la.Não sei mais o que fazer me da raiva mas não posso fazer nada,então coloque as fraldas novamente e vou esperar mais uns meses para uma nova tentativa será que estou agindo corretamente?

  108. Ola Dr. Roberto. Meu filho tem 4 anos e 2 meses, ele ja faz xixi no vaso e não usa fralda noturna, somente para o coco pede para fazer na fralda. Ja tentei de tudo e ele resiste muito. Tenho sentado ele todos os dias no vaso, com muita conversa, mas ele ainda resiste muito! O que faco? Eu acho q ele ja entende o que tem q fazer e esta muito esperto. Promete q ira fazer amanha, e nunca faz! Estou sem saída =( obrigada!

    • Prezada Saycore,
      Sugiro relaxar e esperar que ele peça para sentar no vaso. Acompanhe o ritmo do seu filho. Costumo comentar com as mães que ficam muito preocupadas que não vemos adultos saudáveis usando fraldas. Logo, em algum momento, ele vai desfraldar. Ir contra essa “resistência” dele pode ser mais prejudicial do que esperar ele se decidir.

  109. Ola Dr. Roberto. Meu filho tem 4 anos e 2 meses. Ele ja faz xixi no vaso e não usa fralda noturna, somente para o coco pede para colocar a fralda, eu ja tentei de tudo e não sei mais o que fazer. Todos os dias tenho sentado ele no vaso, mas ele resiste muito. Estou dando um regulador de intestino pra ver se funciona, ja fazem 4 dias que ele não faz e eu sei que ele fica segurando pro coco não sair =( Por favor eu preciso de ajuda! Obrigada.

    • Saycore,
      Já lhe respondi e apenas reforço- não faça deste momento uma batalha em que você tem que vencer a resistência do seu filho, inclusive utilizando regulador de intestino. Relaxe, esqueça o assunto e deixe ele conduzir o processo.

  110. Ola gostaria de saber se estou no caminho certo. Comecei a deixar minha filha de 2 anos e 8 meses de calçinha em casa e comprei um troninho e um redutor, ela ate ja usou o troninho pois ela dorme e nao faz mais xixi na fralda(acorda seca) mas no dia a dia ela de calçinha ela sempre faz xixi no chao. Entao em um belo dia ela nao quis colocar fralda pra ir pra escola, deixei ela ir e avisei a professora dela. Mas infelismente ela fez xixi na ropa e a escola mandou eu levar ela de fralda!Fiquei chateada pois pensei q a escola poderia me ajudar nessa mais vi que nao!!

  111. Olá Dr. Meu filho, Eduardo tem 2 anos e 8 meses. Iniciei o processo de desfralde com 2 anos e 4, mas senti q não estava preparado e voltei atrás. 1 mês depois iniciei novamente, pois ele me apresentou sinais de interesse. Então o processo iniciou com 2 anos e 5 meses. Ele as vezes faz no penico, mas tenho q lembrar e levar ele no banheiro todas as vezes. Se não faço isso, faz tudo no chão. Já faz 3 meses q estamos nesse processo e nada de pedir. Raramente faz… Quando ele faz no chão, digo q fiquei chateada, digo q não pode fazer… Etc, mas não sei se To transparecendo mais total paciência, Pq sei q ele sabe fazer no penico, e até fala q não vai mais fazer na cueca. Eu pergunto pra ele se ele quer ir ao banheiro, ele diz q não, e no mesmo minuto seguido faz no chão. Parece q ê para provocar, rs. Enfim, sinto q já ta um stress, mas não quero voltar com a fralda, pois já parei outra vez e não quero regredir. Mas quero saber se é normal estar no terceiro mês e nada de ele pedir, ou pedir raramente… Enfim, me ajude!! Obrigada

    • Prezada Jennifer,
      Passados três meses, sem muito progresso, talvez deva reconsiderar voltar com as fraldas. Não encare como uma regressão, mas, como respeito ao ritmo do seu filho. Diga a ele que vai voltar com as fraldas e que, quando ele quiser, pode te pedir para tirá-las. Relaxe e esqueça o assunto. Sem a sua preocupação ou interesse pelo tema, seu filho pode resolver que está na hora de começar a usar o penico. Sucesso!

  112. Bom dia Dr. Roberto. Minha filha tem 2a3m e na semana passada começamos o desfralde em casa+escola. No quarto dia ela parou de fazer xixi no chão e faz somente na privada (aquela pequena para criança), o cocô também. Isso na escola, pois em casa ela não quer saber do penico ou privada com redutor de assento. Quando tento levar ela ao banheiro (igual na escola), ela chora e diz que não quer. A professora dela disse que muitas vezes ela diz que não quer fazer xixi, mas elas acabam levando ao banheiro e ela faz. Em casa ela só fica de calcinha e percebo que segura o xixi até o momento de colocar a fralda (para passear ou dormir). Eu estou bem relaxada, mas não sei qual caminho seguir… se isto é normal, se devo esperar mais um pouco e deixar as coisas como estão até o momento que ela começar a pedir para fazer xixi em casa. Me preocupa ela segurar o xixi, pois já teve algumas infecções urinárias (já fizemos acompanhamento de nefrologista e os exames não apontaram nada diferente, provavelmente as infecções sejam de ficar de fralda e/ou segurar o xixi, pois a bexiga dela é grande). Estou meio perdida!

    • Prezada Nasser,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Recomendo que converse com o seu pediatra. De uma forma genérica, costumo recomendar que os pais sigam a sua intuição, quando o assunto é desfralde. Se acham que a criança não está pronta, pouco importa a idade, a escola, os avós etc. Retornem com a fralda e aguardem mais um pouco. Sucesso!

  113. Dr Roberto que iniciativa maravilhosa a sua ! Tanta atencao e palavras de apoio com conhecimento e acalanto as duvidas das maes que nao poderia deixar de elogiar e dizer que poucos pediatras tem essa sensibilidade , parabens!!!
    Meu pequeno Caio tem 2 anos e 6 meses e na escola resolvemos iniciar o desfralde , eu me animei pois ele eh bem esperto e achei que seria um grande passo… Porem ele tem resistido as idas ao banheiro.
    Percebi que de pe ele aceita ate mais do que se ofereco apenas a privadinha( aqui usamos o redutor de assento)
    Hoje ele fez xixi na plantinha que temos em casa e junto ( de pe mesmo) comecou a fazer coco e falou : mamae corre! Rs fomos pra privada ele ele terminou! Fiz festa!!
    Mas alem disso tudo ele desde q tirou essa fralda diurna apenas, chora a noite!
    Acorda assustado e chorando muito!
    Acredito que ele faca xixi e chora por achar q esta sem(?)
    Sera?
    Enfim….
    Hone fazem apenas 2 dias mas a reacao dele foi de se acuar um pouco mas eh um menino q aceita bem sugestoes e ideias novas para se interrssar com o novo assunto
    Sera melhor parar ou tentar mais um pouco , minha preocupacao eh esse
    Choro que nunca aconteceu a noite!!!
    Super obrigada!
    Um abraco

    • Prezada Carina,
      Siga a sua intuição. Seu filho parece ser um menino esperto e dois dias é pouco tempo para você avaliar resultados. Tanto mais que ele demonstra interesse e faz progressos. Quanto ao choro noturno, pode ser tanta coisa…. Desde o incômodo da fralda, até sonhos. Dê carinho e observe, sem grandes preocupações. Obrigado por suas palavras gentis.

  114. Meu filho tem 3 anos e 3 meses. Não se incomoda com a fralda, faz escândalo pra sentar na privada ou penico, se esconde quando faz cocô, não tem o menor controle do xixi, escapa quando no banho e ele se assusta, até na escola desistiram de tentar o desfralde. 😦

    • Prezada Katia,
      Se o seu filho não está pronto para o desfralde, o melhor a fazer é deixá-lo de fraldas e esquecer o assunto, por um tempo. Costumo brincar com as mães, pedindo que observem nas ruas e vejam se tem algum adulto saudável usando fraldas. Não tem! Logo, todas as crianças, um dia ou outro, deixarão as fraldas. Para que acelerar um processo que vai acontecer? Respeitar o ritmo da criança é o melhor que podemos fazer. Relaxe!

  115. Prezado Dr Cooper, boa noite!

    Estou no momento desfralde. Meu filho tem 2 anos e 6 meses, a decisão de sair das fraldas foi dele. Inicialmente havia sido minha (há três meses atras) e quando notei que sob pressão ele não agiria, desisti e esperei o momento dele. Iniciamos dia 31 de março, a pedido dele: Mamãe, quero ficar sem fralda. E qdo concordei, conversei e expliquei que iria lembra-lo de ir ao banheiro e que ele não poderia recusar. E ele topou e pediu adesivos como prêmio para a conquista de seu objetivo. Assim temo feito. A minha dúvida é: Devo leva-lo sem fralda ao shopping? Ele só aceita fazer em seu troninho. Já concordou que assim que chegar o banquinho da galinha pintadinha, fará no vaso…ele está bem decidido…e curtindo a vida sem fraldas. Mas e o shopping? Com ou sem fraldas?

    Agradeço seu conselho.

    Um abraço,

    Sirleia

    • Prezada Sirleia,
      Pelo que me descreveu, quem saberia responder a esta pergunta é o seu filho! Ele parece tão seguro das suas respostas que eu sugiro uma conversa com ele. Talvez, para ajudá-lo, na conversa você possa adotar uma postura pró-fraldas no shopping. Só para ele não achar que tem a obrigação de ficar sempre sem fraldas ou sentir que lhe decepcionou. Como ele não usa o vaso ainda, uma ida ao shopping sem fralda pode ser difícil. Se ele insistir em ir sem fraldas, pode combinar com ele que levará fraldas para, caso queira fazer algo, peça para você colocar as fraldas. Parabéns por respeitar o ritmo do seu filho.

  116. Dr. Meu filho tem 2 anos e 2 meses, faz xixi e cocô na privada com o redutor sem problema nenhum, porém estou a 4 dias completos com ele sem fraldas e ele não pediu, sequer, uma vez para fazer xixi. Tenho que ficar pedindo a todo tempo, se ele diz não é não, mas se ele não responde sei que ele quer. Como fazer para ele pedir? Ja conversei e pedi milhares de vezes para ele me avisar quando tem vontade mas não tem jeito! Ele até avisa, mas quando já fez. Devo continuar com o desfralde ou será que não é a hora ainda? Tenho uma filha menor e está sendo exaustivo demais ficar pedindo a toda hora, tenho medo de sufoca-lo. Socorro!

    • Prezada Danyele,
      Não existem regras. Também não há como forçar uma criança a pedir para fazer xixi. Se ele ainda não pede, talvez ainda não esteja pronto para o desfralde. Teste colocar fraldas e pedir para ele te avisar depois que fez. Quando ele avisar todas as vezes, pergunte se ele não quer avisar antes. Não acelere o desfralde. Respeite o ritmo do seu filho.

  117. Meu filho tem 2 anos e 5 meses, comecei o desfralde algum tempo e não consegui, voltei com a fralda, a duas semanas voltei novamente com o desfralde ele consegui ir na escola e depois quando chegou falou mamãe estou muito apertado e foi novamente, hoje observo q ele está se segurando muito ficando horas sem fazer xixi, estou ficando preocupada achando q isso pode está fazendo algum mal a ele, se alguém poder me ajudar agradeço!!!!

    • Prezada Bruna,
      Talvez ele ainda não esteja preparado para o desfralde. Não há necessidade de acelerar esse processo. Se ele ainda se sente bem ou melhor, de fraldas, deixe-o assim por um período um pouco mais longo. Peça para lhe avisar depois que fez, para trocar as fraldas e diga que, se ele quiser, pode tirar as fraldas para fazer. Respeite o ritmo dele e tenha certeza que tudo dará certo.

  118. Minha filha tem quatro anos e quatro meses e ainda usa fraldas, sempre coloco uma calcinha na muchila quando vai para a escola , no intervalo a professora troca a fralda pela calcinha,então ela tranca o xixi até chegar em casa, ela só libera o xixi quando coloco a fralda,nem debaixo do chuveiro ela libera, por favor me ajude, quando ela acorda a fralda está enxuta, se eu deixar ela durante o dia sem fralda ela tranca mesmo passa a manhã sem fazer entrando pela tarde, tenho medo de infecções futuras, por favor me dê umas dicas.

    • Prezada Ruth,
      Algumas crianças desfraldam mais tarde. O fato é que não há nenhum adulto, saudável, que use fraldas! Digo isso para que se sinta mais tranquila e relaxe um pouco. Ao invés de forçar o desfralde, converse sobre o assunto, leia livros que falam do uso da privada, comente que está indo ao banheiro, sem criar um clima de “assunto único”. Diga para sua filha que você vai respeitar o ritmo dela e que, quando ela decidir e quiser, poderá usar o banheiro e tirar as fraldas. Finalmente, como o blog não substitui uma consulta, recomendo que converse com o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  119. Olá Dr Cooper
    Gostaria da sua opinião pq li seu site e gosto do q o senhor escreve. Meu filho tem 3 anos e 5 meses. Iniciei o desfralde dele com 3 anos e 1 mês. No início eram várias roupas molhadas por dia. Hj acontece uma a cada dois ou três dias. O fato é q estou sempre tensa. Ele não pede p ir ao banheiro de jeito nenhum. Já fiz de tudo …Mostrei livro vídeo e expliquei … Não adianta se eu não levar de duas em duas horas ou menos se tomar mto líquido ele faz em qualquer lugar e vem me avisar q fez. Aí tira a roupa molhada e joga pela casa. O cocô ele se recusa a fazer no vaso ou penico. Em resumo se não ficar ligada na hora ele não se importa. Quando levo de duas em duas horas faz xixi direito no vaso. Minha questão é q ele não aprende a pedir. Cada vez q acontece um acidente me sinto frustrada. Já falei com o pediatra e ele diz q é pra chamar atenção. Para eu continuar levando ao banheiro e não dar importância. O fato é que fico nervosa. Vejo pessoas dizendo q o filho com menos idade já pede. O q o senhor acha?
    Obrigada

    • Prezada Esmeralda,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar, pela internet, a respeito do seu filho. Mas, de uma maneira genérica, o melhor é respeitar o ritmo da criança. Nem todas estão prontas para o desfralde na mesma idade. Não há problema algum em reconhecer que houve uma tentativa precoce de desfralde, retornando para o uso das fraldas. Pense que não existe adulto saudável que use fraldas. Todos nós deixamos de usar, um dia. Acelerar ou forçar esse desfralde pode ser mais desastroso do que respeitar o ritmo da criança.

  120. Dr Roberto Cooper, boa tarde…
    Tenho um filho de 2 anos e 7 meses, e estou com dificuldades de desfralda-ló, pq nao quer sentar de jeito nenhum no penico…a noite ele ainda urina bem….mas a fralda diurna eu ja gostaria de estar tirando. o que faço nesse caso…obrigada

    • Prezada Karine,
      Sugiro que relaxe e aguarde seu filho demonstrar que está pronto para o desfralde. Acelerar um desfralde pode ser prejudicial à criança. Cada uma tem seu ritmo e não há necessidade de acelerá-las.

  121. Dr.Roberto tenho um bebê 2 anos e 3 meses e estou cheia de dúvidas, ela já sabe falar xixi e cocô mas não pede se não cuido faz xixi pela casa e tbm estou preocupada com o inverno pode ser tirada as fraldas com todo este frio sem que a a criança fique doente? Bjs damaris

    • Prezada Damaris,
      Não existem regras. Sugiro que siga o ritmo do seu bebê. Se ele sabe falar xixi e cocô, mas ainda não faz no penico, talvez ainda esteja um pouco cedo para desfraldá-lo. Não se ganha nada acelerando o processo. Tiras as fraldas não tem relação com ficar doente no inverno. O mais importante é tirar quando a criança demonstrar que está pronta e quer.

  122. Boa noite Dr. Roberto!!!

    Já consegui tirar as fraldas do dia e da noite do meu filho de 2 anos e 4 meses, inclusive a algumas semanas atrás ele já estava até pedindo para fazer xixi e cocô, porém agora ele retroagiu, só faz nas calças….. já deixei ele de castigo por isso, já voltei a minha técnica de dar um incentivo (como por exemplo adesivo) se ele pedir para fazer xixi e cocô no penico e/ou fazer no penico, mas ele fica um dia todo sem fazer nas calças, fazendo só no penico quando eu o levo para fazer, mas nos outros só faz na calça e deixou de pedir, será que pode ter sido minha mãe e minha sogra que ás vezes ficavam falando: credo que nojo, ou será que é porque entrou o frio????

    Por favor, se puder me ajudar, não sei mais o que fazer, quando eu achava que estaria livre disso ele retroage… ah e detalhe se eu coloco a fralda nele ele não faz na fralda, eu tiro ela limpinha.

    Obrigada!!!!

    • Prezada Dayane,
      Saiba que esses retrocessos são normais e frequentes. Nada preocupantes. Você pode conversar com ele e decidirem, juntos, o que ele quer. Se quer voltar a usar as fraldas e isso seria aceito por você ou se quer ficar sem fraldas. Só não o puna por fazer cocô nas calças. Enfim, não há uma regra e você deve ir testando, sem perder o bom humor, sabendo que retrocessos acontecem.

  123. Boa tarde! É normal uma criança de 5 anos usar fraldas na escola? Ele também apresenta dificuldades de aprendizagem, esquece com muita facilidade o que lhe é ensinado. Não reconhece letras, números o nome.
    Obrigada

    • Prezada Daniele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha responder sem conhecer a criança pessoalmente, seu desenvolvimento prévio, o contexto familiar etc. Assim, sugiro que esta criança seja avaliada por um pediatra para poder responder à pergunta feita.

  124. Bom dia Dr. Roberto. Tenho um filho que vai fazer 3 anos agora em Junho. Ja ha mais de 1 ano que deixou a fralda diurna e agora estou na experiência para deixar a fralda enquanto dormi. Tive sucessos 2x e outras não, fez xixi na cama. Ele pede sempre para durmir sem fralda porque diz que ja não é bebe, eu incentivo mas não sei como proceder para o ajudar para não fazer xixi na cama. Obrigada desde já.

    • Prezada Pauleth,
      Sugiro que respeite o ritmo do seu filho. Se ele não quer dormir de fralda e não se sente mal com eventuais “escapes” noturnos, siga sem a fralda noturna. É normal uma criança não obter controle completo de uma só vez. Assim, urinar na cama, à noite, é parte do processo normal de desfralde. Algumas crianças mais, outras, menos. Por outro lado, se o seu filho ficar incomodado, não hesite em voltar com a fralda. Não há regras. Use o seu bom senso e siga o ritmo do seu filho.

  125. Bom dia Dr. Roberto,

    Vamos completar 1 ano no proximo mês do desfralde diurno. O noturno vamos para 4 meses. Porém está sendo muito dificil. Nos primeiros dias, sucesso, caminha seca. Porém só ficou nos 3 primeiros dias. Desde então, é uma luta diaria.
    Mudei a rotina para ingerir menos liquino a noite. Levo ao banheiro antes dele dormir e na hora que vou me deitar. Porém ainda assim faz na cama. Chega a fazer 2/3 vezes na noite. Não sei se volto para fralda ou se continuo a luta.
    Já conversei sobre voltar a usar, e ele aceitou. Disse pra ele que seria uma fraldinha de treinamento Com o tempo esfriando, estou tentada a voltar para fralda. Mas estou com medo disso prejudica-lo de alguma forma.
    Desde já obrigada !

  126. Olá Dr. Roberto, boa noite!
    Meu filho tem três anos e dois meses, já há alguns meses tento desfraldá-lo, mas sem sucesso. No início, eu o levava ao penico várias vezes e ele só fazia nas roupas, no chão. Como percebi que ele estava resistente, voltei às fraldas e decidi esperar um pouco mais. Agora, ele já está maior, algumas fraldas já não dão mais nele, e ele demonstra incômodo por causa delas, fica segurando o bumbum várias vezes ao dia. Eu explico, falo sempre, todos os dias que ele já não é bebê, já está um rapazinho e deve fazer xixi e cocô no banheiro, como a mamãe e o papai. Consegui, assim, fazer com que ele fizesse xixi umas duas vezes. Retirei a fralda assim que ele acordou e pedi que ele fizesse o xixi no penico e o prometi um presente caso isso acontecesse. Sinceramente, não sei se fiz certo, mas funcionou, eu fiz festa e cumpri minha promessa. Mas tão rapidamente ele voltou atrás e não quis mais voltar ao banheiro. Ele até senta no penico de fralda e diz que vai fazer o xixi lá, mas não tira a fralda. Quando comento com ele e digo pra irmos no banheiro, ele sempre diz que vai quando o pai dele chegar em casa, depois do trabalho ou diz que vai “amanhã’..Todo dia é uma briga, porque eu insisto em falar sobre isso e ele acaba chorando, não quer colocar as cuecas de jeito nenhum. Em uma ocasião, a pediatra dele me disse que ele não queria deixar de ser bebê..e a diretora da escola fez uma observação parecida, sem saber o comentário da pediatra, me dizendo que ele ainda não atingiu a maturidade para a idade que tem, que ainda é muito bebê, o que me deixou muito triste, porque sei o quanto ele avançou, o quanto é inteligente e esperto. O que eu faço?

    • Prezada Taís,
      Como o blog não substitui uma consulta, meu comentário será superficial. Em primeiro lugar, inteligência não está relacionada com a maturidade. O fato de seu filho ser inteligente não significa que esteja se sentindo pronto para tirar as fraldas. E isso não é um problema. Não deve nem te entristecer, nem frustrar. Talvez, se você simplesmente relaxasse um pouco, deixando de comentar sobre o xixi, cocô e penico, de forma intensiva, dando ao tema um tratamento mais leve e corriqueiro, seu filho, paradoxalmente se interesse mais. Talvez ele adore a atenção extra e especial que você lhe dedica, pelo fato dele NÃO usar o penico. Ele percebe o quanto isso lhe mobiliza e gosta (o que é natural). Deixe ele conduzir o processo de desfralde. Para lhe tranquilizar, pense que não há adulto saudável que usa fraldas. Assim, ele vai desfraldar. E é melhor que seja no ritmo dele. Sucesso!

  127. Boa tarde Dr Roberto!

    Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, estou há alguns dias tentando o desfralde. Até então não obtivemos sucesso, mas, não posso reclamar, pois, ela vai no troninho por várias vezes, resiste muito pouco, pede pra ir, mesmo sem fazer nada lá, e logo em seguida fazer pelo chão. Sei que é um processo de muita paciência, e que não vai ser de uma hora pra outra que ela vai conseguir, leva tempo. A minha dúvida é a seguinte, se estou tentando no momento certo, pois, percebi nestes dias que o xixi dela vem com muita frequência, as vezes, nem de meia em meia hora, mesmo sem tomar algum líquido, li vários artigos dizendo que um dos sinais é a criança conseguir segurar por algum tempo o xixi. É isso mesmo?

    • Prezada Fernanda,
      Talvez seja um pouco cedo para iniciar o desfralde. Um bom sinal é quando a criança avisa que já fez na fralda ou tem desconforto, depois de fazer. Não há problema algum em retornar às fraldas, por um tempo. Nesse tempo, leia livros sobre o trono, mostre o banheiro etc. Sem pressa.

  128. Bom dia, dr. Roberto, meu filho aos dois anos pediu para fazer cocô no vaso, porém, ele fica 10h na creche e apenas 3h diárias acordado em casa, com exceção dos finais de semana que fica comigo integral. A escola insiste em dizer que primeiro devo começar em casa e depois dão continuidade na creche. Como farei o milagre de ensiná-lo em um intervalo de tempo tão curto durante a semana, se a creche não acompanhar no enorme período em que estão com ele? Ele pede para ir ao banheiro na creche e as professoras dizem para ele que está de fraldinha e que é para fazer na fralda. Isso pode influenciar no psicológico dele? Pois, tenho convicção de que não estão colaborando comigo e nem com ele. Agradeço pela atenção.

    • Prezada Louise,
      Sugiro que tenha uma conversa franca com a creche. Se, de fato, seu filho manifesta o desejo de usar o vaso, pouco importa onde esteja. A escola ou creche deveria ser uma continuidade da casa (e vice-versa) quando se trata do desfralde.

  129. Bom dia,
    minha filha tem 2 anos e 2 meses, e estou tentando o desfralde. Ela tem horários certos para evacuar, e mesmo observando os sinais dela, e colocando no troninho, ela fica por vários minutos e não faz. Quando coloco a fralda, logo ela se abaixa num cantinho e faz o cocô.
    Com o xixi não consegui observar horário certo, coloco ela no troninho mas não faz, deixo sem fralda, e falo que quando quiser fazer xixi, tem que pedir pra usar o troninho… Quando vejo ela já fez na roupa, e na maioria das vezes, fica toda molhada e sequer avisa. Ela não se importa de ficar suja ou molhada…
    A falta de aviso só acontece quando ela está sem fralda, pois quando usa a fralda, sempre diz: Tô fazendo cocô, ou tô fazendo xixi…
    Será que ainda não está na hora?

  130. Boa Tarde,
    Comecei o desfralde no início do ano mas voltei atrás pois meu filho segura o xixi e cocô, hoje ele tem 2 anos e 3 meses e estou tentando novamente, ele continua resistente em usar o penico faz xixi em troca de recompensas mas ainda não fez cocô, coloco fralda para o sono da tarde e depois que ele acorda faz n° 2 . Quais dicas o Dr pode me dar?

    • Prezada Silane,
      A única dica é que deve respeitar o ritmo do seu filho. Pense que não há adulto saudável que use fraldas. Logo, todos, um dia desfraldam. Acelerar o processo pode ser mais prejudicial do que deixar que evolua no ritmo da criança.

  131. Ola, Dr.Cooper
    Queria muito uma orientaçao, pois meu filho tem anos, e agora comecei a tentar tirar a fralda, outras vezes anteriores havia tentando, mais como via muita resistencia, desistia com medo de fazer mal, só que agora quando completou 4 anos, pensei que já era mais que hora, e essa semana comecei, tirei a fralda dele durante o dia todo, só que ele segura o xixi e o coco, e só faz mesmo quando eu coloco a fralda a noite para dormir, e hoje foi um choro terrivel, pedindo pra colocar a fralda, pois ele estava segurando e ja nao tava aguentando, e eu não coloquei, e então eu ia com ele no banheiro, e ele sentava no vaso, e nao conseguia fazer, ate que nao aguentou mais, e fez xixi, mais o coco fez muito pouquinho, e entao eu coloquei a fralda, e só ai que ele fez coco, e sinto que ele alem de chorar muito, fica triste. Estou com medo de fazer mal pra ele.

      • Tens toda razão, penso que as vezes somos tomados pelo padrão que é criado, de tarde ou cedo para se começar a fazer isso ou aquilo, mais penso que o que o senhor disse, está mais que certo, ou seja, um dia todos desfraldam, e não importa os rótulos que a sociedade coloca, e devo pensar em primeiro lugar no meu filho, e respeitar o ritmo dele. Pois ele bem que tenta fazer o xixi, mais a hora que chega próximo a sanita, perde a vontade, penso que deve ser o organismo dele. Obrigada Dr. Cooper.

  132. Dr. Meu filho acabou de fazer dois anos, mas ele é muito precoce por causa do irmão de dois anos, portanto, ele quis desfraldar há um mês quando viajamos e ele estava assado por causa da fralda e não mais a quis usar. Por isso iniciamos o processo de desfralde. No início foi ótimo, sem nenhum problema com o xixi, depois ele começou a adiar por causa da brincadeira e algumas vezes “escapou” o xixi, mas não levamos isso muito a sério e o xixi vai muito bem, obrigada. O problema é o cocô, ele tem tido um pouco de prisão de ventre, ele segura o dia todo na creche e ao início da noite ele resolve fazer, aí ele sobe e desce do vaso umas 10x, faz uma ou outra “bolinha”, tenta mais um pouco, às vezes chora pq acho que está muito ressecado, enfim… passou de uma média de dois cocôs por dia, para um pouquinho com muito sacrifício a noite… não sei o que faço… ele não pede fraldas, quando saímos eu coloco fralda e ele não faz nela, ou seja, parece que o desfralde está indo muito bem, inclusive a noite, raramente tem uma “escapada”, o que devo fazer? Obrigada

    • Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que conversem com o pediatra para que este a oriente quanto à alimentação e outras medidas, visando a interromper um ciclo de reter o cocô por medo da dor, cocô mais duro, dor, mais retenção. O quanto antes esse ciclo for interrompido, melhor.

  133. ola boa tarde ..
    Meu filho tem 9 anos e até hoje faz xixi na cama se eu não acordar para leva-lo duas vezes na noite .A fralda diurna ele parou de usar com 1 e 8 meses agora a da noite só consegui tirar com 5 anos e mesmo assim continuo a acordar a noite até hj ..já perdi as esperanças

    • Prezada Érica,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com um pediatra ou urologista pediátrico quanto à indicação ou não de medicação para ajudar seu filho. Também seria bom avaliar se ele se beneficiaria de algum tipo de terapia. Não perca as esperanças porque é uma situação que tem solução.

  134. Dr. Roberto, meu filho fez três anos em julho, e ainda não conseguimos tirar a fralda dele. Todas as nossas tentativas tem sido frustradas. Me ajude, por favor!

    • Prezada Lorena,
      Crianças possuem ritmos diferentes. Não acelere o processo do seu filho porque isso pode nãos ser bom para ele. Costumo dizer às mães para olharem na rua e ver se tem algum adulto saudável que use fraldas! É uma brincadeira para dizer que todos, um dia, deixam de usar fraldas. Pouco importa se aos 2 anos ou aos 4 anos. Apenas converse sobre o assunto, leia livros que falem do tema, mostre o vaso, diga que você usa etc. e espere seu filho sinalizar que está pronto.

  135. Olá Dr.Cooper,
    Tenho uma filha de 3 anos e incentivo desde dos 2 anos e oito meses para ir ao piniquinho, uma vez ela fez e me mostrou o xixi fiquei muito feliz e parabenizei ela que ficou sorrindo…mas quando ela iniciou na creche ela pede para professora que quer fazer xixi, mas quando está no vaso ela nao faz e acaba ficando muitas horas sem fazer xixi…as vezes ela prende mais do que faz na roupa… prende tanto que a barriga fica grande, a professora coloca a fralda nela na hora do sono…nao demora 5 minutos ela faz xixi que acaba transbordando e molhando toda roupa…em casa é a mesma coisa é só colocar a fralda que imedito faz xixi…já tentei de varias formas, mas não funcionou…as vezes ela mesma tira a fralda e pede ir ao pinico, mas nao faz.Semana passada ela chegou da creche e percebi que estava se torcendo com vontade de fazer xixi… levei ela ao pinico e fez bastante expressando alívio.Te peço Dr.Cooper por gentileza me orientar como devo fazer para ela desenvolver nesse processo e me enviar dicas para que eu possa colocar em prática, ou se devo esperar mais tempo para recomeçar.
    Meu email billyerli@hotmail.com
    Agradeço! Erli

    • Prezada Erli,
      Como a internet não substitui uma consulta, seria impossível lhe responder sem correr o risco de ser superficial ou irresponsável. De um modo geral, quando as crianças resistem ao desfralde é porque ainda não estão prontas. Nestes casos, o mais simples é recolocar a fralda, de forma tranquila e natural, informando à criança que, se ela quiser, pode fazer na fralda, sem problema, como pode pedir para tirar e fazer no pinico. O importante é respeitar o ritmo da criança. Basta lembrar que não existem adultos saudáveis que usam fralda! Todos desfraldam!

  136. Dr. Roberto, meu filho tem 1 ano e 1 mês, o filho da minha comadre deixou de usar fraldas durante a noite e o dia com 1 ano e 2 meses, ela me pediu pra tentar fazer com que meu filho fizesse a mesma coisa, de presente ela me deu um penico, mais ele não se interessa, de vez em quando ele tira a fralda, mais não pedi pra fazer xixi, quero sua opinião…

    • Prezada Alexia,
      Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento que levam ao desfralde. Sugiro não precipitar o desfralde de seu filho. aguardando que ele dê sinais de que está pronto. De toda forma, em geral, crianças menores de 2 anos ainda não estão prontas. Respeite o ritmo do seu filho.

  137. Boa tarde.

    Tenho gêmeos de 2 anos, a escolinha começou com o desfralde, comprei penico e cuequinhas, eles entenderam o processo e já até fizeram xixi mais o côco eles tiram a roupa e fazem na cama, isso acontece quando coloco eles para dormir ou quando acordam, ficam conversando entre si ( na língua deles) e quando me chamam já estão pelados e todo sujo. Tenho ficado sem paciência ver aquela sujeira e as cobertas sujas em dias chuvosos. O que eu faço? Isso é normal? Paro com o desfralde até eles entenderem o processo do côco? Grata

    • Prezada Noemi,
      Muito provavelmente eles ainda não estão prontos para o desfralde. Neste caso, retorne com as fraldas, mantenha o assunto vivo em conversas e livros. Não há problema algum em voltar atrás para, depois, avançar.

  138. Boa tarde Dr , minha filha de 5 anos faz xixi na cama quase toda noite … ja diminui o liquido antes de dormir , ja levei fazer xixi dormindo … a pediatra recomendou procurar um nefro e fazer exames, nos exames estava tudo ok. li que existe remédio para isso …mas não sei se gostaria de usar remédio para isso…. fora isso em dias de festa ela deixa escapar um pouquinho , pois não quer parar de brincar para ir ao banheiro ( comentei isso pq talvez possa ter alguma relação com o xixi na cama a noite ) …. o que o sr sugere?

  139. Boa tarde doutor..
    Minha filha desfraldou com 1 ano e 10 meses, não foi nada forçado! Partiu dela. Começou a arrancar a fralda e corria pro penico. Aí resolvi tirar.. Foi tranquilo, em 10 dias ela fazia xixi e coco sem escapes! Tirei a fralda da noite junto já que acordava seca, nenhum acidente aconteceu a noite! Depois de 1 mês sem nenhum escape fui na igreja e levei ela junto, ela me pediu pra ficar na escolinha da igreja, mas ela nunca ficou com ninguém estranho, não vai a creche! Até aí tudo bem.. Depois de 1 hora a professora vem com ela no colo chorando desconsolada, disse que ela pediu xixi e quando foi colocar ela no vaso ela não segurou, e minha filha caiu dentro do vaso! Como ela é muito pequena se não tem adaptador tinha que ficar segurando e a professora não se ligou disso.. Depois desse acidente ela traumatizou! Fazia escândalo pra sentar em qualquer vaso que não fosse em casa! Voltou a fazer xixi nas calças o tempo todo, coco ela pedia e a noite sem escapes. Porém durante o dia demorou mais de 1 mês pra ela voltar a pedir. Hj ela já está com 2 anos e 6 meses e ainda acontecem muitos escapes! Geralmente quando vamos fazer algo de diferente e aviso ela antes, ou então se ela está brincando, esquece de pedir.. Tem vezes que passa semanas sem nenhum escapes e do nada voltar a fazer nas calças durante o dia todo. Já tentei de tudo. Conversar, brigar, por fé castigo

    • Prezada Fernanda,
      Sua filha tem um motivo muito forte para essa alteração do desfralde. Imagine o pânico dela ao cair no vaso! Você já pensou em perguntar se ela gostaria de usar fraldas novamente? Não como castigo, mas, como conforto. Lhe dizer que, se ela quiser, pode, sem problema algum. Questões comportamentais são complexas e responder pela internet seria superficial e irresponsável. Por isso, não considero prudente fazer muitas sugestões. Converse com seu pediatra. Ele poderá lhe orientar.

  140. Ola Dr. Roberto……meu filho esta com 2 anos e 4 meses, iniciei o desfralde ha cerca de 2 meses, ele estava indo super bem, só que agora ele está super resistente para evacuar, tanto no vaso quanto na fralda, percebo que quando vem a vontade ele segura que até fica suado e fica apavorado, o que pode estar acontecendo, como devo agir com essa situação?
    Muito obrigada,
    Giovana.

    • Prezada Giovana,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente. Mas, de uma maneira geral, algumas crianças precisam voltar a usar fraldas, sem que isso seja um problema, para poder, depois, continuar o desfralde. Respeite o ritmo do seu filho, sem considerar o uso das fraldas como uma “derrota”.

  141. Olá meu filho tem 2 anos e 1 mes de idade nao fala ainda quer falar mas ainda nao consegue , estou tentando tirar as fraldas, ele faz xixi no vaso com adaptador mas o coco ainda nao eu devo esperar ele falar ou posso continuar o processo ?

    • Prezada Eliane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Mas, de um modo geral, o desfralde e a fala não estão associados. O desfralde pode acontecer antes da criança falar, desde que ela se mostre preparada e os pais respeitem o seu ritmo, sem forçar ou acelerar o desfralde.

  142. olá doutor, sou auxiliar de classe e estou um pouco preocupada com o desfralde de uma aluna, alguns meses atras tentamos desfralda-la porem ela comecou a ter crises nervosas na hora de fazer o xixi e acabou por segurar, aconselhamos a mamae a esperar mais um pouqco, mas acredito que essa nao foi uma opcao bem aceita, estamos tentando novamente sem sucesso, ela vai ao banheiro mais fica desconfortavel , quer sair logo e segura o xixi a maior parte do tempo,quando esta com a fralda na hora da soneca faz a maior parte do xixi, algumas vezes apos segurar bastante tempo acaba fazendo na roupa , nao brigamos com ela , conversamos sobre o local certo do xixi e como ela é mocinha ,oferecemos premios (carimbos e adesivos ) caso ela queira ir ao banheiro , gostaria de algumas dicas para o caso , se for possivel agradeco a ajuda

    • Prezada Julianna,
      Pelo seu relato, me parece que a aluna ainda não está pronta para o desfralde. Se isso for verdade, a decisão de voltar atrás e adiar o desfralde teria sido a mais correta. Sugiro que repensem se, de fato, devem tentar desfraldar esta menina ou respeitar o seu ritmo? Por que apressar algo que acaba acontecendo, sempre?

  143. Boa noite Dr. adorei seu blog, e estou precisando de ajuda…minha filha tem 2 anos e 6 meses, e tem todos os sinais de que esta preparada para o desfralde, fiz uma preparação psicologica bem legal antes do processo, com livrinhos explicativos, com conversas, ate o dia em que acordamos e a preparei, colocamos todas as suas fraldas numa caixa e mandamos para o papai noel e dali por diante combinamos que ela só iria usar calcinhas, ela ficou animadissima, a cada xixi e coco no vaso ela ganhava um adesivo, nossa a casa ficou cheia. Com menos de 15 dias ela passou uns 3 dias completamente desfraldada, pedia sempre que precisava fazer xixi e coco no banheiro, daí…de repente do nada ela começou a fazer tudo no chão de novo, eu conversava e pedia pra voltar a fazer no banheiro e nada ficou umas 2 semanas assim, tudo na roupa …vejo e sei que ela ja tem o controle, mas não faz porque não quer…perguntei pra ela se ela quer voltar a usar fralda e não mais calcinha, ela diz que não…agora faz uma semana que começou a melhorar um pouquinho, ja fez coco e xixi algumas vezes no banheiro…mas não entendo porque ela ta tão resistente, acorda seca todos os dias a noite ela não faz mais, mas quando acorda ela diz que nao quer fazer xixi no banheiro porque é muito chato, e se deixar ela faz na cama…hoje ela correu e fez debaixo da mesa, mesmo eu chamando pra fazer no banheiro pois vi que elas estava apurada…tenho medo de dar um nó na cabecinha dela voltar a usar fralda, de ela se sentir triste…não sei o que fazer…sei que ela ja tem o controle mas não faz certinho porque nao quer…como se estivesse fazendo queda de braço comigo, tenho paciencia não brigo mas converso sobre o assunto sempre que ela faz no chão ela é muito experta entende tudo…o que eu faço??? fazem 40 dias que comecei o desfralde…obg Dr.

    • Prezada Silvana,
      Opinar sem conhecer a criança e o contexto familiar seria irresponsabilidade minha, além de ser proibido pelo Conselho Federal de Medicina. De um modo geral, quando existem esses recuos no desfralde, o melhor é colocar as fraldas, sem transmitir frustração ou derrota para a criança. Talvez inventar um jogo de que hoje é com fralda amanhã sem. Ou o jogo de vou colocar a fralda só para você me avisar quando quiser fazer e eu tirar. Finalmente, gostaria de lembra-la que não vemos nenhum adulto saudável usando fraldas. Logo, todos nós desfraldamos! Acelerar ou forçar o desfralde pode não ser bom. Por isso, respeite o ritmo da sua filha e volte um pouco com as fraldas. Sucesso!

    • Prezada Ana Carolina,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que procure o pediatra para lhe orientar. De um modo geral, se a criança retém a urina por conta do desfralde, é porque ainda não é o momento para tal. Uma criança de 1a10m ainda é jovem para o desfralde. O ideal é deixar que ela sinalize (e não os pais decidam) que está pronta. Seguir o ritmo da criança é o melhor. Quando os pais se antecipam, basta recolocar as fraldas e adiar o desfralde por um tempo.

  144. Boa noite Doutor

    Meu filho faz agora dia 05/11/2015 , 1 ano e 9 meses, na turma da escola dele, tem um grupo saindo das fraldas, a educadora me disse que ele fica pedindo para fazer xixi, por causa dos coleguinhas, Em um dia ele fez uma vez xixi no vaso as outras ele foi , mais já tinha feito na fralda, Seria um indicio de tentar, ontem em casa ele pediu 4 vezes, mais as quatro não fez nada, Pelo que percebi ele pediu no momento que estava fazendo , já estava saindo. O que me aconselha a fazer?

    • Prezada Adriana,
      Não tenho fórmulas. Mas, parece que seu filho se interessou pelo tema e isso é um primeiro sinal de tentar o desfralde. O que pode fazer é pedir para ele lhe avisar quando fizer, nas fraldas. Na sequência pedir para avisar quando tiver com vontade. E, se ele quiser sentar ou achar que vai fazer no vaso, deixe. Siga o ritmo dele. Mas, se ele se cansar da “brincadeira” e quiser usar fraldas direto, não resista nem considere um retrocesso. Siga o ritmo dele.

      • Dr Roberto, Venho aqui dizer que esta dando muito certo, Desde de Segunda já esta indo para escola sem a fralda, acorda, eu levo no banheiro ai coloco só cueca e calça. Na escola só faz no banheiro. Em casa final de semana passado fez na calça, porem é porque estava distraído brincando e não quis ir, enfim, o que faz parte mesmo, Mas no demais, Fralda agora só para dormir. Obrigada pelo incentivo!

  145. Ola boa noite gostaria de um esclarecimento sou professora em uma escola e estamos fazendo o desfralde porem varias crianças ja sairam a outra professora quis colocar uma menina no desfralde ela completou 2 aninhos a tres semanas atras ela chora muito vai ao gritos ao banheiro e faz tudo nas calças quando ve o vaso como lidar com essa situaçao. Obrigada

    • Prezada Gleice,
      Nem todas as crianças estão prontas para o desfralde na mesma idade ou época. Sugiro que respeitem o ritmo de cada criança. A que descreve, me parece que está lhes dizendo que ainda não está pronta. Deixem-na de fraldas.

  146. Boa tarde, Dr. Roberto!
    tenho uma filha de 3 anos e 7 meses que não quer usar calcinha, nem usar penico, vaso sanitário, nada. Quando ela completou 3 anos, decidimos desfraldá-la, contudo tinha seus escapes, o que a deixava muito incomodada vendo o xixi escorrer entre suas pernas e quando colocávamos no assento, falava que não tinha xixi e começou a segurar, por horas, até por meio período. Então, voltamos a colocar a fralda, por achar que não estava preparada. Hoje ela continua usando, só que como o fluxo aumentou ela se sente incomodada de fazer mesmo na fralda, pois acha que vai vazar e começa a segurar. Na teoria ela sabe tudo, sabe que precisa fazer xixi/cocô no banheiro, até senta no redutor e brinca que já fez e pede para dar descarga e lavar as mãos. Acho que tem medo que fazer no vaso/penico e agora estou preocupada pois mesmo na fralda ele tenta segurar, podendo causar infecção urinária. O que posso fazer? Obrigada!

    • Prezada Nara,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Neste caso, sugiro uma conversa com o pediatra para que lhe oriente e, eventualmente, podem se beneficiar de uma orientação do psicólogo. Para opinar em questões comportamentais é preciso conhecer a criança e o contexto familiar. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  147. Minha filha de 3 anos e 1 mês não quer fazer xixi no banheiro e nem no pinico. Quando deixo ela sem fralda ela segura e só faz xixi quando coloco a fralda. Gostaria de saber se mesmo ela segurando o xixi eu devo deixar ela sem fralda estou desesperada me ajude.

    • Prezada Cleide,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que converse com o pediatra para que lhe oriente. De um modo geral, os pais devem respeitar o ritmo de desfralde dos filhos. Recolocar a fralda não é um retrocesso e pode ser o melhor para a criança.

  148. Olá, Dr Roberto, eu tenho uma filha de 2 anos e 2 meses, ela segura o xixi e faz um enorme xixi a cada 2 ou 3 horas, mais ou menos… Faz cocô uma vez ao dia e geralmente avisa que está fazendo… O problema é: não gosta do “penico” e nem do vaso sanitário. Deixo ela sem fralda, converso e pergunto de meia em meia hora se quer fazer xixi, mas ela sempre responde “não, obrigada” mas sempre faz na roupa. Será que não está pronta para o desfralde? Como saber se está pronta e o que fazer pra ela se habituar ao penico/vaso?

    • Prezada Fernanda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la conhecido, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. De um modo geral, a criança dá sinais de que está pronta. Primeiro, mostra interesse no penico e assunto de fazer xixi e cocô. Depois, avisa quando fez nas fraldas. Algumas crianças são mais ativas e pedem para não usar a fralda. Outras, são menos ativas. Se a sua filha não quer fazer no penico, talvez seja o caso de deixa-la, ainda mais um pouco, de fraldas.

  149. O que eu gostaria de saber é: É correto acordar uma criança de três anos, no meio da noite e toda noite pra ela fazer xixi, mesmo ela não tendo histórico de fazer xixi na cama??? Haja vista que o que nos encorajou a desfraldá-la foi a fato de ela não fazer xixi na frauda durante toda a noite. A impressão que tenho é que parece ser um sofrimento muito grande para a criança, minha filha, ser importunada no meio da noite. O argumento usado pela mãe é que: “Se ela não fizer, ela pode até ter uma infecção urinária.” Eu gostaria de saber se isso é verdade???

    • Prezada Nani,
      Obrigado por seu comentário e depoimento. Não é só por aqui que existe resistência ao desfralde antes de um ano. Esse é um tema controverso e, se pesquisarmos na literatura de boa qualidade, a maioria dos autores não é favorável a essa prática. Fico feliz em saber que a sua vivência foi de sucesso.

  150. Dr Cooper…
    Desfraldei meu filho com 3 anos… com bastante trabalho. Com 3 anos e 2 meses, frequentou a escola por 1 mês, e voltou à estaca zero, voltando a fazer todas as necessidades na roupa… dois meses depois, após tirá-lo da escola, conseguimos com muito custo, voltar ao desfralde… ele ficou bem por mais uns 2, 3 meses e agora, com 3 anos e 7 meses… do nada… sem razão nenhuma aparente, voltou a fazer na roupa… em especial o cocô… isso já dura 1 mês.
    Preocupação nível máximo… Será que devo procurar ajuda? Quem procurar?
    Obrigada!!

    • Prezada Denise,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra. De um modo geral, essas idas e vindas não deveriam ser motivo de preocupação porque acontecem. Uma das estratégias sugeridas é a de conversar com a criança e perguntar se ela se sente mais confortável usando fraldas. Se for o caso, não há problema algum em se recuar (sem que seja uma derrota) para, quando a criança manifestar o desejo, desfralda-la. O pediatra, através da história, também vai procurar identificar se o que está ocorrendo é um escape ou se a cueca fica apenas suja, o que poderia sinalizar uma constipação.

  151. Olá! Minha filha tem um ano que quatro meses e é muito esperta. Ela já sabe falar muitas palavras, inclusive xixi e cocô. Ela vê o irmãozinho (de 3 anos) ir ao banheiro e usar o penico. Esta semana resolvi fazer um teste e deixei ela sem fralda. Conversei e expliquei como deveria funcionar. No entanto, ela fez tudo na calcinha. Durante dois dias foi assim. Só que eu percebi que ela não quer, de jeito nenhum, sentar no penico nem no adaptador. Eu resolvi não forçar e então voltei às fraldas.
    Hoje pela manhã ela falou “cocô” e botou a mão na bundinha. Resolvi levar ela no banheiro e tirei a fralda. Mas na hora de sentar no penico, ela protestou e eu acabei desistindo. Antes de conseguir colocar outra fralda, ela já tinha feito cocô no chão, de pé.
    Será que ela tem medo mesmo do penico, ou é desconfortável para ela? Acredito que não existe muita diferença no tamanho dos penicos, não é?
    Fico grata pela atenção.

    • Prezada Cleusa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, me parece que ela está vendo o irmão e muito curiosa com o uso do penico, sem, no entanto estar pronta para começar o desfralde. Talvez deixá-la de fralda apenas brincando com a ideia do penico seja um caminho. Ela vai lhe dizer quando estiver pronta.

  152. Meu filho tem 1 ano e 7 meses, mas ele não usa comunicação verbal, ele não usa palavras pra determinadas coisas… apenas didi, dede. Seria possível tirar as fraldas agora ou melhor esperar ele saber falar pra avisar que quer ir ao banheiro?

    • Prezada Maria Clara,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. De um modo genérico, recomendo que os pais deixem os filhos sinalizar que estão prontos para o desfralde, sem acelerar o processo. Em geral isso se inicia com a criança sinalizando que fez algo nas fraldas. Nesse momento os pais podem introduzir o tema do pinico ou vaso, lendo histórias, conversando, sempre no ritmo da criança. Não há vantagem em acelerar.

  153. Meu filho tem 3 anos e 7 meses e só desfraldou o xixi.. Não faz cocô no vaso de jeito nenhum. Não me pede e quando vejo já fez nas calças.
    O xixi eu tenho que pedi que ele vá ao banheiro fazer.
    Ele nasceu de 36 semanas, passou 11 dias em uma UTI por conta de pneumonia. Ate os 2 anos e meio, falava pouco… Agora ja desenvolveu bastante, porém ainda não fala tudo corretamente, mas é inteligente, conta os números, escreve o nome, sabe as cores, formas, enfim, mas…. quando pergunto como foi na escola, ele não responde como foi.. Parece que não consegue se lembrar ou não quer… isso me preocupa…
    Ja achei até que ele era autista Dr. pois não conseguia falar muito.. Já fui em neurologista, fono , enfim… muito difícil..
    Não sei mais o que fazer, só sei que vivo muito preocupada e a única coisa que quero é que ele tenha um desenvolvimento normal que não atrapalhe a sua vida.

    • Prezada Benta,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que tenha um pediatra de sua inteira confiança para lhe orientar e coordenar os encaminhamentos a especialistas que se fizerem necessários. Ficar ouvindo muitas opiniões e até consultando a internet de forma aleatória, pode confundir mais do que ajudar.

  154. Minha filha tem 2 anos e 2 meses, iniciei o desfralde há 20 dias e tem sido bom. Porém, ela não pede para fazer xixi, a cada 1 hora a levo no banheiro e ela faz normalmente, porém se não levar faz na roupa. Só pede para fazer cocô no penico. É normal ter que lembrá-la de fazer xixi? Levo ou espero ela aprender pedir? Obrigada

    • Prezada Anne,
      Se ela faz na roupa sempre, talvez tenha sido um pouco precoce o desfralde e você pode voltar a coloca a fralda, sem problema algum. Se fizer isso, peça para ela lhe avisar depois de fazer e, progressivamente, antes. Ou, continue colocando a cada hora, se isso for divertido para ela. Tente seguir o ritmo dela. Descobrir o que seria mais confortável ou divertido para ela.

  155. Olá Dr.Cooper
    Estou desfraudando meu filho tem umas duas semanas, ele tem 2 e 3 meses, pra fazer xixi está sendo um sucesso ele segura e faz no lugar certo, mas o côco está sendo difícil porque quando ele vai fazer chora e recusa o penico e o vaso, e quando faz assim mesmo chorando faz dentro do box
    Tento fazer de tudo, leio livrinhos, coloco água colorida, conto historinhas e nada dele distrair
    O que devo fazer? Devo deixar ele fazer dentro do box mesmo? E quando estiver em algum outro lugar?
    Desde já agradeço pela atenção

    • Prezada Daniela,
      Talvez seu filho prefira que você retorne com a fralda ou a coloque para quando for fazer cocô. Ele está sinalizando que ainda não está pronto para o desfralde completo. Tente acompanhar o ritmo dele, sem acelerar ou forçar o processo.

  156. Bom dia Dr Roberto, meu filho tem 2 anos e 10 meses e se recusa a usar o penico e cuequinha, sempre tentamos colocar cueca nele e ele chora muito e acaba tirando sozinho. O que fazer nesse caso?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Prezada Susiane,
      Talvez ele ainda não esteja pronto para o desfralde. Sugiro que retorne às fraldas, sem se sentir mal com isso. Conversem a respeito do assunto, mostrem, leiam livros que contam histórias de penico e vaso, peçam para ele avisar quando fizer, nas fraldas e respeitem o ritmo dele. Me parece o mais sensato.

  157. Olá Dr. Roberto. Estou tendo muita dificuldade em desfraldar minha filha de 3 anos (feitos em janeiro). Começamos, por sugestão da escola, em novembro do ano passado quando começou a esquentar aqui no Sul. Ela resiste bastante, não gosta do penico nem do adaptador. Quando consigo deixá-la por um tempo, não sai nada e depois escapa e ela se mostra triste. Não consigo saber se ela não controla bem ou se é um pouco de teimosia. À tarde, quando vai a escolinha, tem ido sem fraldas mas as professoras dizem que ela segura e não sai quase nada quando vai no vasinho. Fico tensa por estar pressionando e ao mesmo tempo frustrada porque seus coleguinhas já desfraldaram. Ela é super esperta e seu desenvolvimento é normal. Enfim, às vezes tenho vontade de voltar atrás e aguardar até ela querer deixar as fraldas, mas e se esse dia não chegar logo? Até quando posso esperar? Agradeço desde já.

    • Daniela,
      Volte atrás! Siga o ritmo da sua filha e sua intuição. Vou dizer algo que só digo em consulta porque, no blog, pode se mal interpretado. Saia à rua e veja se tem algum adulto, saudável, de fraldas! Todos desfraldamos, um dia. Relaxe e deixe a sua filha sinalizar que quer desfraldar. Mantenha o assunto nas conversas ou leituras, sem forçar nada.

  158. Oi Dr. Roberto. Meu filho tem 2 anos e 9 meses, ta complicado tirar ele da fralda. Duas vezes ele conseguiu fazer xixi no peniquinho. Mas quando ele ta brincando na garagem ele faz na roupa cocô ele faz na roupa. Já conversei com ele, e ele vê o pai dele usar o vaso sanitário e mesmo assim ele faz na roupa. O que eu faço Dr. Roberto?

    • Prezada Jane,
      Talvez você esteja querendo tirar as fraldas antes da hora. Deixe seu filho de fraldas e espere o ritmo dele sinalizar que está pronto. Mantenha o assunto nas conversas, bem como o pai mostrando o uso do vaso. Só não o force ou estimule a usa-lo. Não há porque ter pressa.

      • Boa noite, Dr. Roberto. Venho desesperadamente pedir uma orientação. Meu filho já está com quase 6 anos e ainda faz cocô na fralda. Já tentamos todas as formas possíveis de convencê-lo a usar o vaso, troninho, penico e nada. Ele chora, grita, diz que não consegue, que tem medo…enfim, segura o cocô e fica dias sem fazer. Basta a fralda tocar no bumbum e pronto, o cocô sai imediatamente. Começamos a tentar o desfralde para o cocô aproximadamente aos 3 anos. Doutor, não sei mais o que fazer. Os amiguinhos riem dele, as outras mães me culpam, os psicólogos não encontraram solução…e o pior é que ele não se incomoda nem um pouco com a situação. Por favor, me ajude a tentar resolver essa questão. Pela idade dele, sei que já está mais que na hora de sair das fraldas.

      • Prezada Carol,
        Questões comportamentais são complexas e responder pelo blog seria superficial ou irresponsabilidade minha. É fundamental conhecer a criança, sua história, seu exame físico, bem como a família e sua dinâmica. Sugiro que converse com um psicólogo para lhe orientar.Por outro lado, ele haverá de desfraldar porque não existem adultos saudáveis de fralda. O pediatra também poderia revisar a alimentação dele, garantindo que a ingestão de fibras esteja adequada. E, podem tentar coisas lúdicas ou criativas como colocar a fralda no fundo do penico ou até fora, no chão, combinando que ele só fará cocô na fralda, sem precisar usa-la.

  159. Olá! Minha pequena tem um ano e seis meses e sem que eu a encentivasse começou a dizer várias vezes ao dia: “xixi, mamãe”. É demonstra irritabilidade com as fraldas, há algum tempo ela já nos avisa que fez ou vai fazer cocô; agora quando vou ao banheiro ela vai junto e tira as fraldas, chega a colocá-las na lixeira. Acho ela muito novinha para o começo do desfralde, mas ainda assim começo a ter dúvidas se já não está na hora, em razão das manifestações dela. Qual sua orientação?
    Grata

    • Prezada Cris,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, de um modo geral, se a criança mostra interesse, os pais podem seguir o ritmo dela, sem forçar nada e estando preparados para recuar. Não há regras. Sugiro que siga seu bom senso e use o método da tentativa e erro.

  160. Oi Doutor parabéns pelo blog , estou muito triste pois comecei o processo de desfralde com meu filho com 2 anos e 8 meses e realmente ele ainda não pede para ir no bandeiro mas levamos ele de 30 em 30 minutos e asvezes ele faz é asvezes não , ele está fazendo um trabalho com a fono tb desde essa época pois ele tem uma pequena dificuldade na fala mas está evoluindo a cada dia , enfim ele teve que ir para uma escola grande e 2 meses de escola eles me chamaram para recolocar fralda novamente nele , fiquei triste porque ele em casa faz direitinho xixi todas asvezes que levo , estamos em um processo e agora a escola quer que eu volte com a fralda , não acho justo , ele já teve tantas mudanças , como tirar do berço e tirar a mamadeira. E agora quer que eu volte com a fralda

    • Prezada Juliana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mas, nem sempre voltar com a fralda é um atraso ou fracasso. Existem situações onde essa volta é a melhor coisa que se pode fazer para a criança. Respeitar o ritmo dela é mais importante do que estabelecer uma meta fixa para o desfralde.

  161. Oi Doutor ,parabéns pelo blog , pena que o senhor e do Rio de janeiro , mas meu filho tem uma certa dificuldade na fala , já esta na fono e ela mesma nos orientou a desfralda-lo na época estava com 2 anos e 9 meses pois para ele seria importante para começar a desenvolver a fala , e mostrando que já era um mocinho .
    Começamos o processo ele não pede para ir ao banheiro , precisamos ir de 30 em 30 minutos , no pinico , então ele faz direitinho .
    No final do mês de fevereiro ele mudou de uma escola pequena para uma grande aqui em SP e sempre mandamos mudas de roupa pois ele fica período integral na escola ente as 7:30 e sai as 18:00 .
    A escola me chamou este mês e pediu que eu voltasse com a fralda , pois estava tendo umas escapadas de xixi , fiquei muito triste ,pois estamos em um super processo com o Luca ele vai fazer 3 anos agora no final do mês de Abril , e já tiramos ele do berço , tiramos a mamadeira , não queria voltar com a fralda .
    A escola alega que como ele não pede para fazer xixi e coco ele pulou uma fase e quando faz xixi também não se sente incomodado ele só comenta sujou , porque fez xixi, ou coco, e quando esta em uma atividade que ele faz xixi , tem que parar e ir se limpar trocar a roupa e quando volta as crianças já passaram para outra atividade .
    e eles acham ruim isso para o Luca .pois como a escola tem uma rotina com as crianças acha que isso prejudica o meu filho , Mas meu Deus meu filho esta apenas no maternal 1.

  162. Dr, meu filho tem 2 anos e 10 meses, tirei a fralda do dia quando ele tinha 2 anos e 4 meses, em três semanas ele já ia ao banheiro sozinho, nunca foi de pedir, ele simplesmente corria para o banheiro e fazia há 2 meses foi para a escola e voltou a faze xixi na roupa em casa e na escola. Quase todo dia faz xixi na roupa na escola e em casa precisamos ficar levando toda hora ao banheiro para que ele não faça na roupa. Não sei como fazer. Tem alguns dias (aconteceu 4 vezes) que a professora colocou fralda nele e estou muito incomodada com isso, tenho medo dele regredir, também não queria criar caso com a professora. Em casa não brigamos com ele, apenas o levamos ao banheiro para trocá-lo e mostramos o penico e falamos que lá é o lugar para fazer xixi. Não sei o que fazer.

    • Prezada Erica,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mas, de um modo geral, se a criança já tinha feito o desfralde e voltou atrás após um dia específico na escola, seria importante saber se ocorreu algo na escola. Por outro lado, recolocar a fralda não é, obrigatoriamente, regredir. Pode ser uma boa estratégia para que a criança ganhe confiança novamente. Os pais não devem sentir o retorno da fralda como um fracasso.

  163. Bom dia Dr. Cooper. Minha filha tem 2 anos e 7 meses, estou tentando desfralde dela mais nao estou obtendo muito sucesso, ela faz coco sempre no mesmo horário coloco ela no pinico senta por alguns muitos e sai dizendo que ja fez mentira momentos depois ela se esconde no canto do quarto e faz e fica como se nao tivesse feito só que nao senta de jeito nenhum, eu pergunto a ela, ela diz que nao estar quando eu vou pegar ela, ai sim ela se manifesta que estar de coco. Algumas poucas vezes consigo colocar a tempo no pinico e coloco videos de uma crianca fazendo coco e ela faz.

    • Prezada Cristina,
      Talvez seja cedo para o desfralde da sua filha. Relaxe, volte com as fraldas e deixe ele conduzir o processo. Mantenha o assunto nas conversas e livrinhos, mas, sem tentar que ela faça. Diga para ela que, quando quiser, pode te avisar. É melhor respeitar o ritmo de cada criança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s