BROTOEJA

A brotoeja é uma alteração na pele, típica do calor. Por quê, com a chegada do inverno eu resolvi falar sobre uma situação que está relacionada com o calor? Porque, muitas mães, preocupadas com o frio, vestem seus filhos com roupas ou agasalhos demais. Não raro, essas crianças transpiram e apercem com umas bolinhas na pele. Como não é verão, os pais nem pensam em brotoeja. Já imaginam coisas como alergia, micoses, infecções de pele. Portanto, bolinhas que aparecem depois de um dia onde seu filho ficou muito agasalhado, pode ser uma simples brotoeja. Na dúvida, sempre procure seu pediatra.

O que é a brotoeja? Nada mais do que uma obstrução à saída do suor. Como temos glândulas sudoríparas espalhadas por todo nosso corpo, a brotoeja pode se manifestar em qualquer lugar. O mais comum é onde fica mais quente, como embaixo do queixo e no pescoço, nas costas (o bebê fica deitado e esquenta), no tronco (bebê muito agasalhado). Existem três tipos de brotoeja com aspectos diferentes entre si:

  1. Brotoeja cristalina- se manifesta com pequenas bolinhas que aparentam ter líquido claro (cristalino) dentro delas. Não apresentam nenhum sinal de inflamação (vermelho). Este tipo de brotoeja é provocado quando a obstrução do suor é bem supreficial. A foto acima é de uma brotoeja cristalina.
  2. Brotoeja rubra- se manifesta com bolinhas mas com sinais de inflamação ao redor destas (vermelho). Nesta situação, a obstrução do suor é um pouco mais profunda e está acompanhada de um reação inflamatória (foto à direita).
  3. Brotoeja pustulosa- é uma variante da brotoeja rubra, mas com muito mais inflamação e, não raro, alguma infecção.

Com exceção das brotoejas pustulosas que podem exigir tratamento mais específico, a grande maioria das brotoejas não exige tratamento algum. Basta adequar a temperatura ambiente (ar condicionado quando for o caso) ou a quantidade de roupas, para que a brotoeja desapareça em até duas semanas. Banhos tépidos podem ajudar, assim como o uso de pasta d’água ou talco líquido (atenção- nunca, em hipótese alguma, use talco em pó com seus filhos).

O melhor, como sempre, é prevenir. Evite ambientes muito quentes ou aquecidos, agasalhar demasiadamente a criança e o uso de emolientes ou pomadas que podem obstruir os dutos das glândulas sudoríparas.

Em tempo- o nome “chique” da brotoeja é miliária.

Se você tiver alguma dúvida ou comentário, envie-o para mim. Sempre gosto de saber se o que escolhi para postar é de alguma utilidade para os pais.

 

 

79 comentários em “BROTOEJA”

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado José Augusto,
      Sugiro que procure um dermatologista com experiência em doenças de pele. Alguns dermatologistas se tornam excelentes especialistas em questões cosméticas, também muito importante, mas acabam vendo menos casos de doenças de pele. Você pode procurar uma boa recomendação junto a seu clínico. Ele saberá lhe indicar um dermatologista que deverá ser capaz de fazer o diagnóstico do que tem e orientar o tratamento.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Natalia,
      A brotoeja não deixa manchas ou marcas. Eventualmente, se as condições de calor e suor se repetirem, a brotoeja pode reaparecer.

  1. Dr.Roberto Cooper.
    Meu bebê de 2 meses e 7 dias esta com manchas avernelhadas nas curvas dos braços,barriga,joelhos e pernas e no local onde elas apareceram a pele começou a ficar aspera e a soltar a pele ( seca ). O curioso é que ela fica bem vermelha quando ele sai do banho ou quando ele chora muito. Por favor,gostaria que me ajudasse, ja estou sem saber o que fazer.
    Agradeço.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ana,
      Sem conhecer a história e examinar pessoalmente uma criança, é impossível dar uma opinião responsável. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Recomendo que converse com seu pediatra a respeito do que me descreveu. Espero que compreenda essa limitação do blog.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Clédja,
      O talco não é recomendado porque sempre que é utilizado, produz uma nuvem (visível ou invisível) de partículas em suspensão no ar e o bebê ou criança respirarão este ar. O talco pode provocar irritação ou alergia das vias aéreas. É como se, ao utilizarmos o talco, estivéssemos “poluindo” muito o ar que o bebê irá respirar. Existem produtos, chamados de talcos líquidos, que permitem a aplicação, sem a produção dessa “nuvem de poeira”.

  2. meu bebe de 40 dias está com varias bolinhas na cabeça e diferente das brotoejas espaçadas do pescoço, elas são bem juntinhas, tenho usado aquecedor no quarto, mas como desligo o aquecedor de madrugada, deixo meu bebe com dois cobertores, sera que estou superaquecendo o pequeno? aqui é muito frio, a casa também é gelada, então não poupo cobertores, nas roupinhas, aboli as tocas de lã e uso só os macacões. Nas brotoejas do pescoço o pediatra do meu filho pediu para não usar nada, mas agora nas da cabeça, são muitas, o que faço?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado leitor ou leitora,
      Sugiro que mostre essas lesões para seu pediatra ou peça a ele uma orientação. O blog não substitui uma consulta médica porque falta um detalhamento da história e o exame físico. Por melhor que seja a sua descrição, é importante examinar a criança. Espero que compreenda esta limitação do blog/internet. Por outro lado, seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar.

  3. ola doutor fiz uma tatuagem e devido o plastico PVC esquentou muito a minha pele deu pequenas bolinhas, quem viu disse que era brotoejas utilizei entao a famosa pasta d’agua, ela apenas muchou as bolinhas porem a marca continua um pouco mas fraca mais continua..gostaria de saber qnto tempo demora para desaparecer totalmente e se deixa alguma marca.
    obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Amanda,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um dermatologista. Pela internet é impossível ou até irresponsável opinar sobre um caso específico. Espero que compreenda esta limitação do blog.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Amanda,
      Brotoejas desaparecem muito rapidamente, uma vez que o motivo que as produziu cessar (calor, transpiração etc.). Em geral, desaparecem em menos de uma semana.

  4. Bom dia Doutor .
    Doutor minha filha fez uma cirurgia plastica nos seios (silicone) e deu alergia ao micropore devido os curativos e etc…em volta onde ficava a fita (micropore) ficou manchado tipo marcado direitinho o formato da fita na pele, isso sai ou é necessario um clareamento com dermatologista?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Amanda,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que consultem o cirurgião plástico ou um dermatologista.

  5. Dr. Estou a quase 3 semanas com tratamento para brotoejas no meu baby , banhos com maizena , roupinha arejada e cutisanol.. não vejo melhora significativa..não sei mais o que fazer levei no dermatologista no pediatra e não saio desse tratamento , tem outras sugestões?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Janette,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, não posso comentar sobre o seu bebê, especificamente. Mas, roupas arejadas e o uso de alguns produtos (pasta d’água líquida ou um talco líquido- nunca um talco em pó!) costumam resolver. Alguns bebês transpiram mais do que os outros, tornando o controle da brotoeja mais difícil. Se, apesar de tudo, a brotoeja persistir, seria bom retornar no dermatologista para que seu bebê seja reexaminado e o diagnóstico confirmado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Geisa,
      O bom senso recomenda que aguarde até que a sua pele esteja inteiramente saudável. Para que correr o risco de algum tipo de complicação (como uma infecção), fazendo uma tatuagem em pele que já está com alguma alteração?

  6. Dr eu tenho brotoeja certo e queria saber se posso fazer tatuagem com ela ou nao? pq ja fiz tratamento e nao sarou e ja faz uns 2 anos q tenho brotoeja me ajude por favor obrigado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Renato,
      Sugiro que consulte um dermatologista antes de fazer uma tatuagem. Primeiro, para ter certeza de que o que tem é brotoeja. Segundo, para saber se a tatuagem traz algum risco ou se precisa tomar alguma medida preventiva para que a tatuagem possa ser feita.

        1. Dr. Roberto Cooper

          Prezado Vinicius,
          Infelizmente, não posso lhe responder pela internet. Somente o médico, após lhe examinar, poderá lhe dizer o que você tem e indicar o melhor tratamento.

  7. Boa tarde Dr. Roberto.

    Tenho uma filha de 5 meses q apresenta miliária desde a primeira semana de janeiro deste ano. (Quase dois meses).
    Porém, ela fica só de fraldas o dia todo devido ao calor. A dela é a cristalina.

    A pediatra recomendou “refrescá-la” mais, e assim o fiz (ventiladores, dormir de janela aberta, parei com o uso de babadores, etc). E foi prescrito talco liquido em caso de não haver melhora. De fato não houve melhora e vou iniciar o tratamento conforme prescrito por ela.
    Porem, gostaria de saber:

    1) qual a diferença da ação da pasta d’agua e o talco liquido?
    (penso q pelo fato da pasta d’agua ter óxido de zinco poderia obstruir mais os poros)

    2) se puder responder:
    o fato dela regurgitar muito e o pescoço q é a região mais afetada, ficar sempre molhado, embora eu tente manter seco, pode piorar a miliária?

    3) existe recomendação de corticoide topico para miliária? Por curiosidade,não seria mais eficaz, afinal é uma reação inflamatória na pele não é?

    4) o talco/pasta d’agua alivia a coceira?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Kátia,
      Vou responder em tese, sem me referir ao caso da sua filha porque o blog não substitui uma consulta.
      Pasta d’água e talco líquido são igualmente eficazes para o tratamento da Miliária. Uma região que fique sempre molhada pode tornar a pele mais vulnerável (macerada). Não teria influência direta na brotoeja. O uso de corticoide tópico só está indicado nos casos onde a miliária apresenta uma reação inflamatória muito intensa. Não é indicado de rotina porque tem efeitos colaterais. O talco líquido ou pasta d’água, em geral, aliviam a coçeira.

  8. Meu bebe ainda não tem nem 2 meses e esta com o rostinho cheio de carocinhos vermelhos mas é só no rosto,a brotoeja pode dar somente no rosto e cabeça?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andressa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu bebê. Sugiro que consulte um pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe responder e orientar, depois de examinar seu bebê.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Samuel,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação da internet.Além do mais, sou pediatra. Recomendo que procure um dermatologista para que possa lhe orientar e tranquilizar.

  9. renata carneiro

    Minha bebe de 2meses esta com bolinhas no rosto que mais parecem alergia mas o.medico falo que eh brotueja. Axei estranho por ser soh no rosto.
    Sera que eh mesmo brotueja?? Posso passar a pasta d’agua???

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Renata,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Se tem dúvidas, sugiro que procure uma segunda opinião médica.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ellen,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o uso de pasta d´água no seu filho. Sugiro que converse com o pediatra.

  10. Meu filho de 3 anos tem miliaria há 6 dias, mas não sente quase nenhuma comichão e não reclama. Tenho lhe dado banhos com água morna e passa o dia todo de cueca e dorme também só de cueca e uso um lençol para lhe abafar a noite. Quanto tempo dura normalmente a miliaria? Devo ficar preocupada?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tania,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que este lhe oriente. Como a Miliária não é produzida por um agente infeccioso e sim por condições como calor, excesso de roupa etc. não tem uma duração definida. Enquanto persistir o estímulo, pode persistir a Miliária.

  11. Bom dia! Estou com caroços bem semelhantes a brotoeja no braço esquerdo, onde fica o relógio, mas eles desaparecem e aparecem independente de estar usando o relógio. É característica também da brotoeja aparecer e desaparecer? Levando em consideração que sou bastante intolerante ao calor.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Stefany,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um dermatologista para lhe orientar. Seria irresponsabilidade minha dizer que o que você tem é isto ou aquilo, sem tê-la examinado.

  12. Meu filho ta um 1 mes e esta cheio de brutueja ja usei de tudo pasta d agua e ate banho com maisena e nada dela sumir nao sei mais o que fazer, e da dele umas bolinha com pus.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Claudiene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Recomendo que o leve ao pediatra para que este a oriente.

  13. Tamara Sabadine

    Olá, meu bb ta com brotuejas na cabeça e ta descendo pro corpo o pescoço ja foi afetado. Tem mais ou menos uma semana, estou dando varios banhos nele c maisena na agua,tem hora q parece q ta resolvendo e tem hora q nao. Eu posso passar pasta d’agua na cabeça dele?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tamara,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar.

  14. boa tarde, doutor minha filha ta com umas manchas brancas na pele ,principalmente em baixo dos braços,levei ela ao medico e ele me disse que as manchas brancas são cicatrizes das brotoeja. o medico disse que a pele dela ainda não decidiu a cor q realmente vai ficar. será que realmente é isso?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mayara,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado. Se está em dúvida, sugiro que ouça uma segunda opinião de pediatra ou consulte um dermatologista pediátrico.

  15. Olá Dr. Roberto Cooper!

    Meu filho de 3 anos, apresentou umas bolinhas vermelhas no pescoço e ele sua muito. De início, pensei que fosse escabiose, pois, quando ele apresentou essas bolinhas no pescoço, uma pediatra no posto informou que era e que poderia ter pego na escolinha. Comecei toda a trabalheira de trocar todos os dias os lençóis, toalhas, roupas e etc. Mas, percebi que essas bolinhas, secaram, ficaram marrons e agora sai a pele seca como um cascão. Está marcado a pediatra dele para próxima semana, mas acredito que até lá já não tenha nada no pescoço. Estou usando pomada para prevenção de assaduras.

  16. Ola, doutor, minha filha tem 1 ano e há cerca de 4 meses tem bolinhas avermelhadas nos braços , pernas e rosto. Ja fiz exames de sangue e não deu alergia, a medica dela indicou protopic, pois está bem avermelhado. E cheio de bolinhas. Sabe dizer se usar pasta dagua faria algum mal?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Michele,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha seria irresponsabilidade minha. Sugiro que consulte o pediatra para que ele a oriente.

  17. Rodrigo Machado

    Ola Dr Roberto bom dia! Tenho uma filha de 1 ano que na sexta feira teve por volta das 06:00 da manha uma febre de 38graus, que acredito ser por causa de 2 dentes que estao apontando juntos. Bem, depois que a febre estava indo embora começou a aparecer umas bolinhas vermlhas na perna dela e foi subindo pela barriga, braços, pescoço e rosto. Mas ela nao teve mais febre. Esta brincando normal. Hoje e o terceiro dia que esta assim. A levei ao pediatra ele disse que pode ser brotoeja pois ela nao ta dando febre e esta bem. Me receitou a pomada Benzevit Prevent, e paassou uma vitamina Nutrinfan. Gostaria de saber da sua opniao sobre tudo isso. No caso se pode ser outra coisa, sobre os remedios?? Hoje percebi que sua pele esta mais grossa.
    Obrigado Dr e um bom dia!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Rodrigo,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição do seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  18. Dr. Roberto Cooper
    Minha filha está com 16 dias de nascimento, o rostinho dela está tomado por brotoejas . O dermatologista me indicou Amilia Talco líquido , o que você acha dessa pomada ?? E as chances dos brotoejas irem embora são de quanto tempo?

    Grato!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Brenda,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De um modo geral, recém nascidos apresentam pequenas “bolinhas” no rosto que desaparecem espontaneamente. Sugiro que converse com um pediatra para que lhe oriente. Pediatras têm, às vezes, mais experiência com a pele de bebês do que alguns dermatologistas.

  19. Gislene maria dos Santos

    Oi doutor meu nome é Gislene tenho uma BB de oito meses ela está com o corpinho todo tomado de brotuejas Vermelha parecendo queimadura levei ela ao dermatologista ele me indicou amilia talco líquido gostaria de saber o tempo que leva para vermos o resultado.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Gislene,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição ou o quadro da sua filha seria irresponsabilidade minha. Como a brotoeja é dependente do calor, pode ocorrer da criança melhorar e piorar, alternadamente. Em geral, a melhora ocorre em alguns dias, sem que tenha um prazo determinado. Lembre-se que, além do Amilia, deve ter cuidado com excesso de roupa e o calor.

  20. Olá, minha bebê com 1 mês teve essas bolinhas de calor, e ela coçou e ficou uma bolinha até hoje, estou preocupada… Já faz mais de um mês e não saiu a marca…. Ela está com 2 meses e meio… O que fazer?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Laiz,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  21. Andréia de Jesus Junqueira

    Meu bebê está com Brotoeja estou usando sabonete e creme receitado pelo pediatra já faço uso de quatro dias e parece que piorou o devo fazer.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Andréia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que retorne ao pediatra para uma reavaliação e orientação.

  22. Boa Tarde,o meu Neto,estar com brotoeja,as bolas secaro, mais a pele ficou escura, como se fosse pequenas be rugas,isso é normal; ja levamos ao médico ,Ele disse que se tratava. de uma brotoeja;estou preocupada,a pele ficar preta; obrigado.Valnice

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Valnice,
      Sem examinar a criança, seria irresponsabilidade minha opinar. Por esse motivo (não poder examinar) o blog ou a internet não substituem uma consulta. Sugiro ou retornar ao médico para confirmar que tudo vai ficar bem ou ouvir uma segunda opinião.

  23. Ola me chamo Ketellyn e tenho 17 anos e surgiu brotoejas em mim, mas vou aos dermatologistas mas ninguém me passa um remédio bom e outra muitos falam várias coisas, já fui em médicos particulares mas nada adianta…
    Por favor me ajude não sei mas o que fazer, isso coça de mais…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Ketellyn,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Seria uma irresponsabilidade minha lhe orientar ou sugerir uma prescrição, sem ter sequer lhe conhecido e visto as suas lesões da pele. Sugiro que procure um dermatologista experiente para lhe orientar.

  24. minha filha tem 1 ano e 6 meses e desde de 5 meses tem essas “brotoejas” porem agora tem aparecido junto ppr baixo das brotoejas umas manchas avermelhadas,trato ela com cutizanol talco e com uma formula de cetoconazol e mais alguma coisa.mas nao tenho visto melhoras…o q fazer

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Luana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  25. Suelem Gaziero

    Olá Dr Roberto,
    Minha sobrinha tem 15 dias de nascida, já foi diagnosticada com MILIÁRIA PUSTULOSA PROFUNDA, já fazemos o uso da pasta d’agua, o sabonete Soapex e talco em gel, e esse tipo de brotoeja ja esta por todo seu corpinho são bolhas enormes de pus, o pediatra dela ainda não quer receitar nem um tipo de medicamentos disse que com esses produtos resolveria, em fim estamos esperando a melhora, mais agora parece que todas as brotoejas estão se agrupando e esta se tornando um enorme ferimento tipo queimadura, esta horrível, Dr tem mais alguma coisa que pode ser feito pra ajudar a nossa bebe?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Suelem,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua sobrinha. Sugiro que retornem ao pediatra para que ele a reavalie e lhes oriente.

  26. Minha filha tem 11 dias e, está com brotoeja não sei oq fazer.. Estou deixando ela dormi bem fraquinha porq ela soua muito .. Oq devo fazer io q posso passar nela tadinha 😔

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Rafaella,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elisangela,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet.A prescrição é parte de uma consulta médica. Mas, de um modo geral, o ideal é a prescrição de um único medicamento ou produto. Sugiro que fale com o seu pediatra.

  27. Luana Regina Morais Marques Rosa

    Dr Roberto Cooper, meu nome é Luana, minha bebe tem 6 meses e está com a nuca cheia de bolinhas vermelhas, os ombros e um braço também, só que junto tem umas bolinhas maiores, só vermelhas, sem nenhum líquido aparente. Isso também pode ser brotoeja? Obrigada.

  28. Boa tarde Dr. nosso filho tem 1,2 anos e esta com estas pequenas bolinhas e vermelhidoes tbm com a pele grossa, ja mudamos sabão p lavar roupas, de coco, poucas roupas, pomadas, hidratantes. e ainda nada, espalham pelo torax, costas, ante braços e canelas. Acontece no clima quente. O que podemos fazer?

  29. Laisa Mesquita

    Meu filho tem um ano e ele está com as costas pescoço tronco e braços com um tipo de brotoeja e devido algumas horas fia bem vermelho e irritado
    Eu tava usando talco em pó mais li no seu posto q ao se deve usar será q isso impediu sair o suor e aconteceu isso …oq eu posso fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *