PIOLHOS!

Piolhos são um problema com que muitos pais vão se defrontar, principalmente com filhos na idade pré-escolar e escolar. Não se trata de um problema grave, mas chateia a todos e exige muita paciência para ser resolvido.

A infestação por piolhos não tem nada a ver com os cuidados higiênicos que a criança tenha. Estar com piolhos não significa que houve qualquer relaxamento nos banhos e asseio da criança.  O tamanho do cabelo não tem influência na infestação. Finalmente, piolhos não transmitem doenças.

Um outro mito que é difundido é o de que uma criança que tem mais de uma infestação por piolhos tem “baixa imunidade” ou algum “problema no sangue”. Isso não é verdade. Crianças têm uma ou mais infestações porque entram em contato com outra criança que tenha piolhos. Eventualmente, nem são mais de uma infestação, mas o tratamento inadequado ou ineficiente deixa algumas lêndeas na cabeça da criança. Estas, com o tempo, crescem, se multiplicam e o que parece ser uma nova infestação é a mesma, não totalmente tratada. Portanto, não há motivo algum para se preocupar com coisas mais graves, se seu filho ou filha tiver mais de um episódio de infestação por piolhos.

O ciclo de vida dos piolhos, de forma simplificada é:

– uma lêndea ou ovo leva 8 a 9 dias para se tornar uma ninfa. A ninfa é a forma jovem do piolho, incapaz de se reproduzir.

– Uma ninfa leva em torno de 10 dias para se tornar um piolho adulto, com capacidade de se reproduzir. Uma fêmea é capaz de por até 10 ovos (lêndeas) por dia. Uma fêmea de piolho, se não for erradicada, pode viver entre 3 a 4 semanas.

Conhecendo o ciclo de vida do piolho nos ajuda a compreender duas coisas importantes:

1- uma criança que parecia curada, pode,  1 mês mais tarde voltar a ter lêndeas, parecendo uma nova infestação. Basta que uma fêmea sobreviva para que isso ocorra.

2- as lêndeas, em geral, resistem aos medicamentos habituais. Só o pente fino ou a catação as eliminam. Por isso que o tratamento com medicamentos deve ser repetido 9 dias após a primeira aplicação. Uma lêndea que não foi catada, vai gerar uma ninfa em 9 dias. A ninfa é sensível ao medicamento. Se o medicamento for reaplicado com  7 dias, algumas lêndeas ainda não terão gerado ninfas e o tratamento corre o risco de ser ineficaz.

Como diagnosticar que seu filho está com piolho?

O sinal mais comum é a coçeira no couro cabeludo e a confirmação se dá pela visão direta de um piolho ou de lêndeas. Piolhos são pequenos e rápidos. Muitas vezes não se consegue enxergá-los. As lêndeas são mais fáceis de serem vistas porque são imóveis, ficando firmemente aderidas aos fios de cabelo (foto acima).

Como tratar dos piolhos?

Sem dúvida alguma, a catação das lêndeas é fundamental. Seja com o uso de pente fino, seja catando manualmente, este exercício de paciência e perseverança é fundamental para o sucesso do tratamento.

Que remédios usar?

Existem várias opções disponíveis. Recomendo que não faça auto medicação e procure seu pediatra para saber qual o remédio que ele recomenda e como deve ser usado. Pessoalmente, acho perigoso divulgar nomes de remédios e modo de uso, através de um blog. Peço aos leitores que entendam que é cuidado com a saúde de seus filhos. Mas, se tiverem perguntas ou comentários, ficarei muito feliz em tentar respondê-los.

 

36 comentários em “PIOLHOS!”

  1. Sandra Bandeira

    Nossa! por isso que não venço tirar piolhos e lêndeas da minha filha de 5 anos….só aplico o produto uma vez….o Dr. disse que deve-se repetir após 7 dias.Vou fazer isso pois não consigo vencer esses “bichos horrorosos”….geralmente passo de 2 a 3 dias limpando a cabeça dela até não achar nada…mas de repente eu a vejo coçando a cabeça de novo.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Sandra,
      O ciclo de vida da lêndea é de 9 dias. Se você reaplicar o medicamento com 7 dias, pode não funcionar. O medicamento deve ser reaplicado com 9 a 10 dias. O importante é ter a paciência de remover as lêndeas, todos os dias e, ao mesmo tempo, reaplicar o medicamento 9 a 10 dias depois da primeira aplicação. Sucesso!

  2. Manuela Ribeiro Brandão

    Olá,
    Gostei muito das explicações, pois são muito claras e elucidativas, mas fiquei com duas dúvidas…
    – As lêndeas libertam as ninfas numa semana ou em 8 a 9 dias?
    – As ninfas tornam-se piolhos adultos em 7 ou em cerca de 10 dias?

    Muito obrigada pela atenção,

    Manuela Ribeiro Brandão

    1. Dr. Roberto Cooper

      Manuela,
      Obrigado por escrever pedindo esclarecimentos. As lêndeas levam entre 8 a 9 dias para se tornarem ninfas. Lêndea é uma forma “impermeável aos medicamentos” do piolho. A ninfa é uma forma jovem do piolho que já é sensível ao medicamento. Por esse motivo se recomenda repetir a aplicação do medicamento com 9 ou 10 dias. Se reaplicarmos com 7 dias, por exemplo, uma lêndea que não foi catada poderá se tornar uma ninfa e esta um piolho adulto. Uma ninfa leva 10 dias para se tonrar um piolho adulto.
      Se tiver dúvida, não hesite em me perguntar. Tentarei responder o melhor possível.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sonita,
      Do ponto de vista teórico, como o medicamenteo não atua nas lêndeas, se só estas forem encontradas, basta catar manualmente e/ou usar o pente fino. No entanto, na prática, se verificou a existência de lêndeas, há uma boa possibilidade de que exista algum piolho adulto vivo, presente e que não foi visto. Portanto, minha recomendação seria a de usar o medicamento, como uma loção de permetrina a 5%, e catar as lêndeas.

  3. Glaucia Andrade

    Oi dr,agora entendo porque não consigo eliminar os piolhos de meus filhos .Mas na verdade queria tirar uma dúvida .Quando passo pente fino e sai piolhos,depois que aperto eles pra matar,sinto muita coceira nos olhos,sai lágrimas e espirro muito.Será que tenho alergia a eles?Obrigada…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Glaucia,
      Os sintomas sugerem alergia. É a primeira vez que ouço um relato como o seu. Se os sintomas incomodam muito, sugiro consultar um alergista. Se é algo passageiro, vai acabar assim que conseguir eliminar os piolhos do seu filho!

      1. Glaucia Andrade

        Vou consultar sim dr.Muito obrigada pelas suas dicas.Afinal,se cada vez que eu for tirar os piolhos dele,eu ficar desse jeito,não vai dar ,né?
        Obrigada!

  4. Eu achei um piolho mas fiquei come medo tenho muita quimica na cabeça uso chapinha secador corro risco de ter novamente isso foi hoje pos fiquei apavorada porque mha priminha esta e hoje chegando e, casa vou pedir para minha mãe ve se não foi reproduzido as lendias 🙁

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Maiara,
      Peça para sua mãe procurar piolhos adultos e lêndeas na sua cabeça. Se encontrar, procure um médico para ele lhe prescrever a medicação adequada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Mariana,
      Provavelmente não resistem. A questão é que os piolhos andam pelo couro cabeludo e a chapinha queimaria o couro cabeludo. As lêndeas dão preferência por ficar o mais próximo do couro cabeludo, tornando difícil chegar até elas com a chapinha. Por esses motivos, a chapinha não é um método eficaz ou seguro (pode produzir queimaduras) de se combater piolhos.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lenice,
      O medicamento oral para tratamento de piolhos somente mata o piolho adulto, não tendo efeito sobre a lêndea (ovo do piolho). Por esse motivo, não evita a infestação, nem tem efeito protetor de longo prazo, como propagado por muitas pessoas.

  5. Ola Doc, escrevo neste post visto que nao vi um com o título “queda de cabelo”. Meu filho de 3 anos começou a cerca de 20 dias a perder cabelo. A frequencia assusta, mas não há indícios de “carequice”. Ao pentear, fazer um carinho ou dormir, ele fica com muitos fios soltos. Não há, aparentemente, nenhum machucado ou coceira que ele reclame. Qual a sua opinião?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Humberto,
      Que bela surpresa sua participação no blog. Seria importante conhecer mais detalhes a respeito do seu filho, como por exemplo: alimentação, comportamento, dinâmica familiar, creche ou não etc. Minha opinião é de que deve bater um papo com seu pediatra. Caso tudo esteja OK, ouvir um dermatologista. Se quiser, me mande um e-mail.Abraço.

      1. Caro amigo,
        Muito obrigado! A priori todas essas variáveis estão controladas…Falarei com o pediatra e dou retorno para enriquecer o blog.
        Grande abraço,
        Humberto

        1. Dr. Roberto Cooper

          Humberto,
          Lembro apenas que variáveis controladas não significa que não possam ter algum efeito sobre uma criança. Mas, fico feliz em saber que vai conversar com o pediatra. Depois me conte e, se quiser, mande e-mail ou faça contato. Abraço.

  6. ola minha filha de um ano e 4 meses esta com a cabeça cheia de lendeas,eu tirei todas, manualmente e passei o pente fino,devo usar vinagre tambem??
    fui comprar xampoo,mas nao venderam pois ela ainda nao completou 2 anos…
    poderia me orientar???

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Denize,
      Não recomendo que passe nada na cabeça da sua filha, sem orientação médica. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que fale com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  7. Bom dia, estou tratando minha filha de 2 anos so com shampoo porque ela não tem o peso ideal para tomar medicamento oral, faz 5 dias e ainda encontro piolhos, mas as lêndeas quase não vejo, mas acho que é por causa de que o cabelo dela brilha muito e quase não vejo as lêndeas. No caso devo leva-la a um dermatogista, já que ele deve ter microscópio ou lupa para enxergar as lendeas, para poder confirmar se acabou mesmo com as lêndeas?
    Desde já agradeço. Favor, me responder por e-mail.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Joselia,
      O medicamento não é superior ao tratamento com loção medicamentosa e só deve ser usado em casos de grande infestação. O medicamento não mata as lêndeas, que são o maior problema para o controle de piolhos. Em princípio, não é preciso levar uma criança ao dermatologista para que este constate se ainda existem lêndeas. Se ainda encontra piolhos, é muito provável que também persistam as lêndeas. Como fez menção a xampu, sugiro que discuta como seu pediatra o uso de loção.

  8. Dr. Roberto, fiz um tratamento intensivo em minha filha, ela tem 6 anos e cabelos compridos. Ela tomou o remédio oral e durante 4 dias passamos o kwell, banhos de vinagre e fizemos 4 turnos de pessoas diferentes para examina-la, além de, durante 4 noites ela ter dormido com o cabelo banhado no condicionador e abafado em toca de natação. Hoje pelo quinto dia ainda encontramos 3 lêndias, como as da foto e mais nada. Minha grande dúvida, estas lêndias (os ovinhos), podem virar piolhos? Elas não morrem, com tanto remédio e abafamento? A lêndia resisti a qualquer tratamento? Outra duvida, o remédio americano é mais eficaz que o brasileiro? Parece que ele não contém inseticida como os brasileiros e basta uma aplicação. Obrigada pela ajuda!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daniela,
      As lêndeas são os ovos que vão virar piolhos. Não é que podem virar, vão virar piolhos! Lêndeas resistem a todos os medicamentos, inclusivo o comprimido oral que, erradamente, é conhecido por “resolver tudo”. Não sei dizer se o remédio americano é mais eficaz.

  9. Meu filho de 1 ano e 9 meses pegou piolho cortei o cabelinho dele e passei remédio mas com isso
    Descobri que peguei como me livro desta praga socorro

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Dayane,
      É preciso que você peça a alguém para catar, diariamente, os piolhos e as lêndeas. Também sugiro que procure um médico para lhe prescrever alguma loção como tratamento complementar à catação. O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que o médico faça uma consulta ou prescreva, pela internet.

  10. Dr. Por favor… Uma pessoa que não tem ninguém que cate suas lêndeas, há alguma solução de se ver livre deste parasita?

  11. Fernanda Nogueira

    Gostaria de saber que temperatura os piolhos e lêndeas suportam? Pois moro sozinha no Parana e por uma infelicidade a umas 2 semanas estive com a minha sobrinha em SP acabei encontrando 2 piolhos na minha cabeça depois disso. Como não tenho ninguém para catar as lêndeas, estou passando pente fino e secando o cabelo até queimar o couro cabeludo para ver se mato essa praga. Será que essas altas temperaturas poderiam matar os piolhos e lêndeas?

  12. Acabei de descobrir qe to com piolho minha filha ta também…mas no meu caso se eu fizer uma progressiva mata as lendêas?Estou desesperada o que faço Dr?

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Priscilla,
      Em princípio, nada mata as lêndeas. É preciso cata-las ou usar pente fino para remove-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *