CONSTIPAÇÃO

Uma queixa bastante comum é a de que a criança está constipada. Primeiro, vamos tentar definir o que é constipação.

Constipação é a eliminação de fezes duras ou ressecadas, com desconforto. A frequência com que uma criança vai ao banheiro não pode ser o único parâmetro para se dizer que está com  constipação. O ritmo intestinal varia de pessoa para pessoa, por isso, é mais importante prestar atenção no aspecto das fezes do que no número de dias sem fazer cocô.

Não raro, pode ocorrer constipação em momentos de transição da alimentação ou quando novidades relevantes são introduzidas na vida de uma criança, tais como: a chegada de um bebê na casa, mudança de casa, início da escola, separação dos pais etc.

Em bebês que são exclusivamente amamentados ao seio, a constipação é raríssima. Um bebê que esteja sendo amamentado, ganhando peso, pode ficar até 5 ou 6 dias sem evacuar e ser inteiramente normal. Se as fezes são pastosas, nenhuma preocupação. Agora, se um bebê, mesmo amamentado no seio, elimina fezes ressecadas, endurecidas, ou passa mais de 6 dias sem evacuar, leve ao seu pediatra para que possa ser examinado.

Crianças maiores podem ter alguma constipação quando começam a tirar a fralda e usar o vaso sanitário. Por isso, nunca forçe ou acelere a retirada das fraldas. Deixe que seja um movimento conduzido pela criança.

Quando a criança é saudável e apresenta constipação, geralmente um ciclo se estabeleceu. Medo de evacuar, retenção, fezes duras, evacuação dolorosa, medo de evacuar.

Ainda considerando que a criança seja saudável, algumas dicas de como manejar a consitpação:

1- No caso de bebês alimentados com fórmulas infantis (leite em pó), converse com seu pediatra a respeito do uso de água de ameixas. Se o bebê já está sendo alimentado com sopas e frutas, pergunte ao seu pediatra se pode acrescentar cereais à dieta, bem como um pouco de azeite extra-virgem.

2- Se assegure que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de líquidos, por dia

3- Para as crianças maiores, que já utilizam o vaso sanitário, use uma tampa que reduza o tamanho do vaso. Muitas crianças têm medo de cair dentro do vaso e, somente por esss motivo, passam a reter as fezes, inciando o ciclo que culmina com fezes endurecidas e evacuações dolorosas.

4- Para se conseguir evacuar, é fundamental que os pés estejam apoiados. Tente evacuar sem colocar os pés no chão! Portanto, para as crianças que ainda não alcançam o chão com seus pés, use um banquinho ou uma pilha de livros.

5- A alimentação costuma ser o melhor “remédio” para a constipação. Quanto mais fibra, melhor. Fibra é o que encontramos em cereais (aveia, granola, flocos de milho etc.), legumes, verduras e frutas. Se não for tumultuar a vida da família, dê preferência a produtos integrais (arroz, pães) porque possuem mais fibras.

6- Use azeite na comida. Depois de preparada, coloque uma colher de azeite.

7- Para crianças maiores, acima de 4 anos, crie uma rotina de sentar no vaso. Em geral, depois de uma refeição, peça para seu filho se sentar no vaso. Fique com ele, conversem sobre assuntos não relacionados ao cocô, leia um livro junto. Estabeleça um tempo, em torno de 10 minutos para que fique sentado. Se não fizer nada, não comente nada. Se fizer, elogie.

8- Converse com seu filho ou filha, fora do banheiro, para entender o que está acontecendo, onde está o receio. Use historinhas para que possa perguntar o que seu filho ou filha acha que está acontecendo com o patinho que não gosta de fazer cocô, por exemplo.

9- Se o ciclo de medo, reter, dor, reter mais já se estabeleceu, recomendo que procure seu pediatra, Muito provavelmente ele vai prescrever laxativos para quebrar esse ciclo. Não dê laxativos para seu filho, sem consultar o seu médico.

Este é um assunto muito vasto e complexo, difícil de abordar em um post. Se você tiver dúvidas mais específicas, posso tentar respondê-las.

 

210 pensamentos sobre “CONSTIPAÇÃO

  1. Obrigado Dr. Cooper pelo seu post !
    Depois do seu relato acho que só me resta aguardar, novamente.
    Digo novamente porque nao é a primeira vez que isso acontece. Como relatou, ao trocarmos o leite materno pela fórmula ela constipou e demorou um tempo e alguns supositórios e águas com ameixa (que com o tempo viraram verdadeiras geléias de ameixa) para isso acabar. Acho que a constipaçao na época só acabou quando ela perdeu o controle da situacao e passou a evacuar bem pastoso.E ficou assim até hoje.
    De novo ela voltou a constipar…fezes bem duras e ressecadas, com sinais de sangue e poe sofrimento nisso. Já percebi que ela precisará perder o controle novamente para poder evacuar…será ?
    Dai veio a prescriçao do xarope laxante, que aliás coitada das crianças, doce que dói, ainda mais para ela que até entao nao comia doce.
    É muito aflitivo ver a minha filha sofrer tanto por causa de um processo que para nós é tao natural. Procuro ter serenidade e sabedoria para tentar ajuda-la, nao só com a alimentaçao. Já tentei adotar outros artifícios como livros ( que alias gracas a sua dica aqui no post ela comecou a se interessar por livros, me vendo ler ), bonecos, filmes, músicas mas acho que piora mais ainda porque ela tem tanto nojo que fica falando: “eca mamae, eca mamae…sai sai…”. Só me resta rir escondido né ?
    Ve-la se morder para nao sentir dor de barriga e ve-la e acompanha-la rodar pela casa chorando e me pedindo para parar a dor é de cortar o coração.
    E que eu seja muito bem vinda ao mundo das mamaes !!! 🙂

    Beijos
    Bia

    • Bia,
      O mundo das mamães é cheio de surpresas e percalços. Mas, na medida do possível devemos tentar minimizar o sofrimento de todos. Acredito que uma conversa franca com seu pediatra, não se limitando à questão da constipação em si, mas converando sobre o ambiente,família, alimentação, rotina diária, pode ser interessante. Não necessariamente se chegará a uma conclusão ou a uma causa única para a constipação. Mas, poderão, juntos, levantar questões que ajudem a todos, principalmente sua filha. Enquanto isso, continue a usar o que lhe foi prescrito. Como dito no post, é preciso amolecer bem as fezes, impedindo que a criança as retenha, contribuindo para que perca o medo da dor de evacuar.

  2. Ola Dr. Cooper,
    Voltei com minhas dúvidas ligadas ao tema constipação, talvez sejam dúvidas de outras mães em situações semelhantes.
    Como comentei anteriormente, a minha filha estava sofrendo muito por medo de evacuar. Fizemos então uma mudança rígida na alimentação dela e amolecemos bem as fezes. Sucesso total, ela começou a sentir contrações diárias e evacuações diárias também.
    Entretanto ocorreram dois problemas comportamentais: ela ficou SUPER antisocial e ela está super insegura, querendo estar comigo o tempo todo.
    Digo antisocial porque ela sente vontade de evacuar sempre que come e como isso ocorre dentro de casa ela não quer mais sair de casa ! Fica choramingando o dia todo, de mal estar, fica deitada, não quer brincar… Ela sabe que deitada a dor passa ! Impressionante como são inteligentes né ?
    E insegura porque ela me quer sempre ao lado, ao contrário de antes. Ela adora ficar no meio de outras pessoas, super novidadeira. Até a adaptação que estávamos fazendo na escola regrediu. Se eu saio de perto ela chora muito mesmo e fica me solicitando para quem quer que esteja com ela ( em geral as avós ).
    Diminuimos o óleo mineral na tentativa de fazer o mal estar passar e ela se sentir um pouco melhor e estamos tentando achar uma dose “certa” e ela voltou a constipar. Ficou bem mais sociável porém continua super insegura. Estou no caminho ? É isso mesmo ?
    Dou um tempo na escola ou insisto ? Seria muita novidade de uma vez só ?

    Bjs
    Bia

    • Bia,
      Em geral, o progresso nunca é linear. As crianças andam para frente e, algumas vezes, regridem. Há que se ter uma dose de paciência, muito carinho e continuar utilizando o método de tentativa e erro.
      Infelizmente no blog não consigo entrar em detalhes e particularidades individuais, ainda que importantíssimas. Sugiro que tenha uma conversa franca e aberta com o seu pediatra para esclarecer suas duvidas e confirmar que está no caminho certo.

  3. Espero que eu nao tenha sido a única mae do universo a marcar uma consulta no pediatra para a mae e nao para a filha. E olha que nem sou uma mae tipo a do seu post, liga por qualquer chorinho, antes fosse !!! Marquei uma consulta e fui la no final do dia e ouvi o que as maes mais temem: “Isso eh normal, nao se desespere que vai passar, agüenta firme ! ” .
    Ca estou…so aliviando a alma conversando com você porque no final das contas so queria saber se o processo eh esse mesmo.
    🙂 sofriiiido
    Obrigado.
    Bjs

    • Bia,
      É normal que uma mãe (ou pai) marque uma consulta para conversar sobre a saude dos filhos. Sinaliza uma relação de muita confiança, o que é ótimo. Se o seu pediatra disse que está tudo normal, o processo é esse. Se suas duvidas persistirem, não hesite em conversar novamente com seu pediatra.

  4. Dr Cooper,

    Existe alguma relação entre a dentição e a evacuação ?
    Digo, se quando o bebe eh pequeno e mama e depois come papinha e evacua normalmente, pode existir alguma relação da criança começar a comer sólidos e por nao mastigar direito começar a nao processar os alimentos e por isso ter mais dificuldade para evacuar ?
    De fato, depois de introduzida a comida em papa e depois em solido, as fezes modificam de consistência mas dai a constipação, tem alguma razão de ser ?
    bj

    • Bia,
      Desconheço qualquer relação entre dentição e evacuação. A constipação se deve à falta de fibras na alimentação e não à consistência do alimento. Muitas vezes, a falta de líquidos pode contribuir também. O aspecto emocional ou comportamental também é um fator importante na constipação. Portanto, nosso conhecimento hoje é de que dentição e consistência dos alimentos não contribuem para a constipação.

  5. dr.se puder me ajudar agradeço.minha filha tem tres anos,saiu das fraldas com dois, mas ela nao faz cocô no vaso só faz em pé apertando e fechando as pernas.é muito sofrido.ja levei até na psicologa mas nada adianta.ja nao sei o que fazer.

    • Prezada Ivete,
      Gostaria muito de ajudá-la. No entanto, o que me descreveu da sua filha é uma situação que não é rara, mas bastante complexa por envolver diferentes aspectos. Dificilmente você conseguirá uma solução rápida e com um só profissional. Sua filha merece um acompanhamento clínico, nutricional e psicológico. Muito provavelmente, a primeira coisa que o pediatra que cuida da sua filha irá propor é o uso de medicamentos que impeçam a sua filha de reter a evacuação. Esses medicamentos precisam ter a sua dose ajustada, mas a ideia é quebrar o ciclo de retenção-dor-mais retenção. Ao mesmo tempo, uma revisão da alimentação, com sugestões de alimentos com mais fibra deverá ser feita. Finalmente, o acompanhamento psicológico será muito importante porque poderá atuar na esfera inconsciente. Muitas vezes, a família toda deve ser envolvida nos aspectos nutricionais e psicológicos. Infelizmente, não tenho uma solução mágica ou rápida para lhe propor. Mas, posso lhe dizer que, com boa orientação, uma abordagem mais abrangente, paciência e carinho, o problema será resolvido e sua filha terá uma vida saudável. Espero que compreenda a limitação do blog e que meu comentário seja de alguma utilidade.

  6. Ola Dr.eu to desesperada a minha filha tem 2 anos e 9 meses e acho que tá com medo de fazer cocô,ela faz um pouco na calcinha e ja quer limpar o bumbum,eu ja inventei variaa historias e mesmo assim ela nao quer fazer cocô no vaso nem no piniquinho.Por Favor me Ajude…..

    • Prezada Aurelia,
      Talvez esteja um pouco cedo para desfraldar sua filha. Você pode propor a ela colocar a fralda quando sentir vontade de fazer cocô, ou simplesmente, recolocar a fralda por um tempo. O importante é não tentar acelerar esse processo de desfralde e, ao mesmo tempo, você ficar tranquila e mais relaxada. Sua filha, sendo saudável como é, vai atingir o controle e parar de usar fraldas. Não há motivo para acelerar esse processo. Tente esquecer o assunto por uns meses e veja como ela reage.

  7. Olá Dr. Cooper,

    Retornei ao tema para dividir uma alegria: minha filhota após longos 26 meses de vida finalmente faz coco sem sofrimento, nem acredito !!! Hoje ela toma um laxativo em po, mas viva, fim do óleo mineral, fim dos choros, fim das angustias, fim das acordadas de madrugada, fim de inumeras restrições alimentares, hehehhe, estou feliz !

    Depois de um episódio que quase me levou pra delegacia, resolvemos fazer uma nova tentativa de solucionar o problema de evacuação da Manuela aqui nos EUA. Procuramos uma pediatra que nos prescreveu algumas lavagens e um laxativo, o mesmo do Brasil. Aos poucos, e juntos com a medica, conseguimos ir dosando a quantidade de laxativo e hoje temos evacuações diárias e com muita festa, muitos stamps e stickers.

    Queria deixar aqui meu depoimento para outras mães, que sofrem do mesmo problema que eu, não desistam, insistam, e depois façam muita festa porque além do nosso sofrimento que é sem dúvida de um tamanho que só a gente consegue mensurar, nossos filhos são os que mais sofrem (pelo menos a minha filha).

    Bjs

    Bia

    • Que boa notícia! Uma bom exemplo para outras famílias. Vale a pena perseverar, persistir. Nem tudo é rápido ou tão rápido quanto gostaríamos. Às vezes é preciso lembrar daquela senhora idosa que entrou no taxi e disse para o motorista: meu filho, vai devagar porque estou com pressa!.

    • Prezada Deyse,
      Imagino que a esta altura, já tenha levado seu filho no pediatra. Caso ainda não o tenha feito, recomendo que o faça. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.

  8. por favor minha filha de 3 anos não quer comer comia super bem mas to tirando as fraudas dela ela não faz coco a 4 dias ela fasia todos os dia e normal

    • Prezada Fatima,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que não conheço, nem examinei. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Obrigado por participar do blog.

  9. Bom dia Dr. Cooper
    Tenho uma filha de 9 anos, que passa dias sem defecar, faz anos que a situação é a mesma, já tentei vários laxantes, e supositórios até lavagem em hospital, quando ela não consegue segurar mais começa a sujar a roupa íntima, depois de sujar muito ela faz um bolo fecal grande e mal cheiroso geralmente na roupa, dificilmente no sanitário, a alimentação dela não é das melhores, come pouco e mal, está emagrecendo cada vez mais, estou com medo que se torne uma coisa pior por passar muitos dias com o bolo fecal no intestino, já levei ao pediatra mas não tive uma resposta plausível, só mandou levá-la ao gastro, o que será que eu posso fazer??

    • Prezada Ariana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Falando genericamente, uma criança com uma história como a que você me relatou mereceria uma abordagem multiprofissional. Um bom pediatra clínico, apoiado ou não por um gastro pediátrico e com a participação de psicólogo, deveriam poder ajudar à criança e sua família. Uma história como a que relatou merece muita atenção e não se resolverá com um “remedinho”. Será necessário um trabalho integrado, envolvendo a família. Sugiro que converse com o seu pediatra a respeito desta sugestão. De toda forma, eu recomendaria uma conversa com um psicólogo, além do pediatra ou gastro.

      • ola minha filha vai fazer 3 anos  em fevereiro ela mamava no peito ate uma semana atrás mas o leiti secou ela começou a comer muinto bem tava sempre comendo alguma coisa ate engordou um pouco ela pesava 10 quilos e meio quando fui levar ela na pediatra dela pesaram ela tava com 11 quilos e meio fiquei feliz mas ai comecei a tirar as fraudas dela ela não quis mais comer direito emagreceu mas já esta fazendo xixi coco nu pinico já ta brincando ontem ela começou a comer melhor já estou contenti comigo porque ela não mama mais e vai no pinico

  10. Bom dia, dr Roberto cooper!!!
    Tenho uma filha de 2 anos, ela sofre todos os dias para evacuar, fica na ponta dos pés e se apoia em alguma coisa, ela tenta varias vezes no dia até conseguir…
    Já tentei água de ameixa, mas não adiantou, a alimentação dela não ajuda muito pois não quer comer frutas e verduras… tento quase todos os dia com vitaminas saladas de frutas e a fruta msm, mas ela não quer comer…
    O que devo fazer para acabar com esse sofrimento diário?

  11. Boa, tarde! Meu filho tem problema para evacuar, ir ao banheiro desde q tinha meses! Hoje ele tem 13 anos e continua assim ate pior, passa semanas ate mais sem evacuar, ele tem medo pq doi mto qnd vai, ele tranca e mto grande e grossa as fezes dele! E ja faz tempo q ele n evacua e so tem tipo uma diarreia. O q posso fazer por ele? Qual especialista procuro? Tem cura? E n e grave? Pesso ajuda aguardo sua resposta to aflita e ele tmb. Desde ja agradeço sua atençao! Daiane

    • Prezada Daiane,
      Tem cura ou melhora. Recomendo que consulte um pediatra ou gastro pediatra. Certamente vai ter que fazer mudanças na alimentação e, considerando o tempo que esta situação incomoda seu filho, pense em consultar um psicólogo. Uma abordagem mais abrangente está indicada.

  12. Meu filho de 5 anos tem constipação, sempre evacua bolotinhas e as vezes com sangue.já usei laxantes e nos últimos dias 2 x laxantes com intervalo de 4 dias cada evacuada…já estou no 5 dia sem ele evacuar…nao sei o que fazer,ele parece bem mas estou preocupada

    • Prezada Liliane,
      Como o blog não substitui uma consulta e você relata um quadro que se mantém, recomendo que consulte um pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e, juntos, decidirem se ouvem a opinião de um gastro e/ou psicólogo. O mais importante é tentar evitar que esse quadro se arraste por mais tempo.

  13. Boa noite Dr Cooper, minha filha de 4 meses teve uma mudança brusca na última semana; mudou a frequencia de cocô de uma vez ao dia com fralda cheia, para algumas vezes ao dia só um pouquinho, continua alimentando bem e sem ficar enjoada; Mas de qualquer forma, você ver motivo de preocupação neste caso ou é normal nesta faixa etária, alterações bruscas assim? Obrigado Luiz

    • Prezado Luiz,
      Responder a uma pergunta específica, pelo blog ou internet, seria irresponsabilidade minha. Por isso, sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe responder. De modo genérico, uma criança pode apresentar alterações no ritmo intestinal sem que isso represente um problema, principalmente, se não apresenta nenhum outro sintoma. Mas, para responder sobre a sua filha especificamente, converse com o pediatra dela.

  14. Olá Dr. Roberto!!!
    Estou com um certo problema com minha filha de 3anos, ela sempre foi bem ressecada, sempre teve dificuldade para fazer cocô, a uns 15 dias ela ta dizendo q nao quer fazer cocô pq doe mto, fica segurando, chora de dor e qdo levamos ao banheiro grita q nao quer fazer pq vai doer, ja conversamos com ela, ela toma oleo mineral todo dia, commo a pediatra solicitou, e tb focamos mto na alimentação, so q acho q o remedio nao esta fazendo mais efeito, ela fica de dois a tres dias sem fazer e com a barriga mto dura e inchada…e chora de medo de fazer e doer…qdo faz é aos gritos.Não sei mais aonde correr, o que mais posso fazer para ajuda-la?Na escolinha ela diz que nao vai fazer pq tem vergonha (de chorar e de doer) ai chega em casa segura ao maximo e o dia que faz da ate dó de ver o sofrimento dela e o tamanho do cocô.

    • Prezada Luana,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que fale com o pediatra e pergunte o que você deve fazer. Pergunte se seria o caso de ouvir a opinião de um gatropediatra e/ou psicólogo. Seria desejável que sua filha superasse essa dificuldade o quanto antes.

  15. Boa tarde Dr. Cooper.
    Tenho uma bebê de 1 mês e 15 dias e ela está a 1 semana sem fazer coco, ela toma somente leite materno.
    Ela está normal, porém com bastante cólicas e com bastante gases, tem algo que eu possa fazer para ajuda-la?
    é normal ficar tantos dias assim?

    • Prezada Tainara,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que converse com o seu pediatra a respeito da sua filha. Posso lhe responder de forma genérica que bebês que amamentam podem ficar 5 a 6 dias sem fazer cocô, como podem fazer a cada mamada. Ambas situações podem ser normais.

  16. Dr Roberto quero que mim tire uma duvida por favor ! minha filha de 3 ano e 11 meses teve vomito com pouco de diarreia não sei o certo que foi mais ela esta com 3 dias que esta com as fezes esbraquesadas sera que ela esta doente de alguma coisa e normal fezes braca

    • Prezada Vilma,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o caso da sua filha. Mas, fezes brancas não são normais e devem ser investigadas por um médico. Recomendo que procure o médico para que ele possa examinar sua filha e lhe orientar.

      • ola dotor tenho uma filha 3 anos ela fica si balançando a cabeça quando esta sentada ou fica si balançando ete dim pe desdi bebe ela caminhou com 1 ano e 9 mês ela naceu com 1 quilo 815 gramas 42sentimetro mamou nu peito ate os 3 anos ela com 3 anos 4 mês levo ela na pracinha mas raramente ela brnca em alguma coisa tudo ela tem medo as ves ela vai no escorregador mas no balanço não sempre levei ao medico já fes exame neurológico mas não tem nada a neuro mi falou qui ela e iperativa mas não quis dar remédio porque emuinto magrinha mas nunca ficou duenti a dotora sempre mi pedi exame di sangui orina feses tiroidi vários outros mas nem animia ela não tem ela brinca com qualquer criança se emturma com as pessoas as brincadeiras  da ju e pegar o abecedário e ficar falando cada letra ela sabe todas e revistas da natura le todos os nomes de cada perfume e eu pergunto qui letra e esta ela e qui perfume e esti ela fala tudo serto ela e muito intelijenti des dos 2 anos ela já sabia vou nu mercado com ela ela grita mae ollha o vigor ollha ollha ofriboi e assim e tem mais si alguém chinga ela ela conta ai eu pergunto meses depois ela lembra e conta tudo di novo e normal ela sabe todas as cores ela gosta muito di ver desenhos de letras quer ir pra escola e uma bençao há esqueci a ju naceu de 8 mês  um abraço

      • Prezada Fatima,
        Como o blog não substitui uma consulta, opinar sobre a sua filha seria irresponsável de minha parte. Pelo que descreveu, me parece que vale a pena retornar ao neuro pediatra ou ouvir uma segunda opinião.

  17. Dr meu filho tem 3 anos, e a quase 1 ano venho sofrendo com ele prendendo o coco, já tentei dar fibras solúveis, leite de magnésia, oléo mineral, minilax , azeite, activia e nada de resolver. Já passei em gastro, nutricionista, e o próprio pediatra só dizem que tenho que mudar a alimentação , e isso a muito tempo venho fazendo e não obtenho sucesso. O mesmo já passou por 3 lavagens durante esse período e hoje já é o quinto dia que não faz coco. Estou desesperada sem saber mais oque fazer.

    • Prezada Aline,
      Seu filho precisa de um acompanhamento com o pediatra e/ou gastropediatra. Este acompanhamento, em geral, exige uma certa frequencia e sequencia de consultas, até que o médico possa, junto com a mãe, acertar a alimentação e medicação, se for o caso. A partir deste atendimento é que pode ser definida a necessidade (ou não) de exames e o encaminhamento da famíla para uma conversa com psicólogo. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.

  18. Boa noite, dr.
    Estou sofrendo muito com minha bebe de 8 meses, desde que ela parou de mamar no peito e com alimentação solida ela tem feito cocozinho ressecado, ela faz várias vezes por dia so que bem pouco mesmo, já tentei óleo mineral, supositório de glicerina, minilax, aveia, ameixa ate farinha de linhaça entre outras coisas, enfim já consultei 5 pediatras 2 nutricionistas e estou na segunda gastro, doutora receitou lactulose já esta tomando a 13 dias e faz 2 dias q começei com uma colher de leite de magnésia TB indicado pela gastro, minha filha agora já não chora mais para fazer coco e embora faca pouca quantidade TB notei que esta mais macio, enfim temos uma nova consulta na sexta e estou na esperança, pq estou vivendo somente para isso, vou dormi e acordo pensando em como ajudar minha filha, doutor com sua experiência em quanto tempo lactulona demora para fazer algum efeito ? e o leite aptamil active estou dando pra ela a 6 dias, esse leite é realmente bom, desde já agradeço muito.

    • Prezada Suelem,
      A resposta aos medicamentos é individual e variável. Por isso é muito importante você se fixar em um pediatra e um gastro em quem confie para que o tratamento possa ter sequência. Os médicos terão que tatear, até acertarem a dose certa, para sua filha. Mudar de médico porque não viu resultado, leva você à estaca zero. Sei que é difícil, mas, tenha paciência, tente relaxar um pouco e siga as orientações do seu pediatra e gastro.

  19. Meu filho de 3 anos está saindo de um episódio crítico de prisão de ventre. Essa semana, com os remédios passados pelos médicos, ele fez cocô 3x (uma na segunda feira e duas vezes hoje: 3 dias sem fazer), e as duas foram com sucesso. Preciso começar a tirar os remédios (solicitação do médico) e começar a verificar mais com a alimentação e água (que ele não bebe, é difícil fazê-lo beber água..), porém, não sei como avaliar, pois ele não faz cocô todos os dias e fico com medo dele estar preso outra vez. Está certo ele ficar sem fazer cocô 4 dias? Como fazê-lo beber mais água?

    • Prezada Carol,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre seu filh0, sem conhecê-lo ou tê-lo examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. De uma forma genérica, quando se trata uma criança com prisão de ventre, é mais importante o aspecto e consistência das fezes, do que a frequência. Assim, crianças que fazem cocô, todos os dias, porém duro ou em bolinha, podem ter constipação. Crianças que ficam 3 a 4 dias sem evacuar, mas, quando o fazem, as fezes são moldadas e evacuação não exige esforço exagerado nem é dolorosa, não devem ter constipação. Fale com o seu pediatra, ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  20. Douto minha filha não faz cocô a muito tempo mais ela quer muito fazer mais esta muito grande e ela sofre muito o que eu faço pra ajudar ela lá no banheiro? Estou com muito medo do bumbum dela rasgar, pode acontecer? Me ajudem Pufavo.

    • Prezada Jack,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que procure um pediatra, o quanto antes, para que este possa lhe orientar.

  21. Minha filha tem três anos, usa fralda e tem quatro dias que ela diz que seu coração está doendo quando vai evacuar. Nesse momento ela chora, faz força e diz que quer ficar sozinha. Suas fezes estão moles,com aspecto estranho e ela evacua várias vezes ao dia. Já dei floratil e não adiantou. Socorro!

    • Prezada Natália,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Sugiro que leve sua filha ao pediatra para que este possa lhe orientar.

  22. Minha filha tem 2 anos e meio e desde 1 ano sofre com o intestino preso, ja levei no pediatra varias vezes, ja fez lavagem, e uma das vezes que levei ao pediatra ele passou o laxante Almeida Prado, resolveu o problema, fazia 1 ou 2 vezes por dia, fiquei com medo de parar e o problema voltar e foi o q aconteceu depois de muito tempo tomando esse remedio todos os dias + ou – 6 meses, o organismo dela acostumou com ele, passou 4 dias sem nem sentir vontade e no 5 dia fez com ajuda de supositorio de glicerina mas muito duro sofreu bastante, ai começou td de novo, ta com uma semana q ela não toma remedio, passa muito dias sem fazer e quando faz não faz tudo ai acumula para a proxima vez.. Ela não usa mas frauda so que para fazer coco tem que colocar. Ela tem bastante medo, dou bastante fruta mas nada resolve, queria dicas para ensinar o intestino dela trabalhar tds os dia e ensinar a ela a perder o medo talvez melhorava. Estou pensando em dar pentalac, mas é um sonho para mim ver ela fazendo tds os dias sem ajuda de nada. SOCORRO Me ajuda por favor!!!

    • Prezada Daiene,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Uma criança com constipação merece toda a atenção possível.É preciso se fazer uma boa investigação na alimentação, eventualmente revendo algumas práticas, introduzindo o máximo de fibras possíveis. É importante entender o desfralde, se este ocorreu ou está ocorrendo, bem como conhecer o contexto e a dinâmica familiar. Como pode ver, não é algo que se possa resolver em uma resposta de blog. Sugiro que eleja um pediatra de sua confiança para iniciar um processo que pode incluir (ou não) medicamentos laxantes, orientação alimentar e, eventualmente, suporte psicológico para os pais e/ou criança. É muito importante agir o quanto antes, quebrando o ciclo constipação- dor- medo- mais constipação.

  23. Oi Dr minha afilhada tem 2 anos e ate hj nao consegue fazer côco ele sofre mto cada vez q vai fazer isso leva as vezes mais de 10 dias e nos ja fizemos tudo que falos no seu post e nada deu certo ja fomos em pediatras e dizem q e normal mais nao acredito nisso como e normal uma crianca ficar 10 dias sem evacuar. Que procedimentos podemos fazer pode nos ajudar???

    • Prezada Nair,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, que médicos deem consultas pela internet. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre sua filha, sem conhecê-la ou tê-la examinado, seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitação da internet. Com relação à sua afilhada, recomendo que a constipação não seja tratada como normal. Pelo contrário, o quanto antes for resolvida, melhor. Recomendo que ouçam uma segunda opinião pediátrica e, eventualmente, um gastropediatra.

      • Eu entendo sim quem pela internet nao pode dar um diagnóstico e somente uma orientação mesmo pq estamos desesperados pq tudo q ja falaram para nos fazer fizemos e nada adianta mais te agradeco pela atencao vou tentar mais uma vez.

      • Nair,
        O desepero, compreensível, pode levar a uma busca desordenada por ajuda. Pode criar uma expectativa de uma “cura” rápida ou de que alguém detém um conhecimento que vai “resolver” imediatamente a questão. Constipação é algo que pode ser complexo e exige muita calma, paciência e perseverança da família toda. Por isso é importante que se escolha um médico de confiança para conduzir e coordenar o tratamento. Este tratamento pode envolver especialista (gastro) e até suporte psicológico para a criança e/ou a família. Constipação não é uma situação onde um remédio “certo” vai resolver. É uma situação onde diversos fatores estão envolvidos, ao mesmo tempo. Desde a alimentação, passando pela exclusão de doenças e o contexto e dinâmica familiar. Portanto, o que eu posso lhe dizer pela internet, porque não é uma consulta, é que tentem manter uma certa calma, para poder dar sequência a uma linha de cuidados. Sucesso!

    • Prezada Magda,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure seu pediatra para que este lhe oriente.Espero que compreenda esta limitação da internet. De modo geral, fezes esverdeadas não são preocupantes. Fezes brancas ou negras, seriam preocupantes.

    • Prezada Mayra,
      Mais importante do que a frequência, é o aspecto e consistência das fezes. Nessa idade, as fezes já são moldadas. Fezes muito moles ou endurecidas, independentemente da frequência, merecem atenção. Uma criança pode ficar 3 a 4 dias sem evacuar e, quando o fizer, eliminar fezes com a consistência considerada normal. Essa criança não tem constipação. Uma outra, pode evacuar todos os dias, fezes endurecidas, em bolinhas (como fezes de cabra). Esta, apesar de fazer cocô todos os dias, pode ter constipação.

  24. Ola Dr. preciso de uma orientação minha filha tem 2 anos e 6 meses come de tudo menos mamão, mama leite de formula o Ninho 1 antes comia bem o almoço e janta agora uma ou duas colherzinhas o que ela mais gosta é arroz com carne moida os vegetais e vegetais ela mastiga e cospe desde a ultima vacina da gripe (campanha) ela teve dor de barriga (coco mole) achei que fosse por causa da vacina dei pra ela comer maça e banana maça ficou 2 dias assim agora as fezes ficaram endurecidas e ela faz coco de 2 em 2 dias antes ela fazia todos os dias ela ainda usa fralda e faz coco em pé levo ela no piniquinho e no vaso ela só fica cinco minutos não tem paciencia de esperar e diz que quer fazer coco na fralda ex ela fez na sexta feira andou pela casa inteira atras de mim dizendo que estava doendo começou a chorar e coloquei um supositorio não deu 5 minutos e saiu um coco enorme mais não estava duro parecia uma massinha de modelar depois de 30 minutos fez outro assim sim estava tipo uma bolinha grudada em outras mais fez sem chorar, no sabado não fez nada e nem reclamou agora no domingo ficou o final da tarde ja dizendo que estava doendo mais não coloquei supositorio aguardei depois de uns anda pra la e pra ca fez dinovo uma bolinha grudada em outras tentei marcar o pediatra mais só na quarta feira pedi ajuda a um amigo farmaceutico a uns 20 dias ele me passou um laxantinho natural o Lactuliv dou sempre a noite uns 3 ml e dou agua de ameixa nas mamadeiras e mesmo assim ela continua desse jeito. O que posso fazer pra melhor obrigada

    • Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Recomendo que procure um pediatra para que este lhe oriente, o quanto antes porque é importante que a criança não fique com a ideia de que fazer cocô dói. Isso leva a não fazer e aí, quando fizer, vai doer e o ciclo se agrava. Por isso, deve se consultar com um médico e não ficar tentando medicações. Espero que entenda esta limitação da internet.

    • Prezada Janaina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filha. Espero que compreenda esta limitação da internet.Sugiro que procure o pediatra para que este a oriente.

  25. Oi,meu bebe tem apenas dois meses,nasceu com 3k e teve desnutrição e desidratação por não ter sido alimentado direito porque dormia de mais. Hoje ele toma leite artificial pra pegar peso e também mama no peito. O que me preocupa e que ele passa três a quatro dias sem fazer coco, sofre com cólicas e gazes e passa a maior parte do tempo se espremendo e se contorcendo. Seu coco e sempre verde com bolinhas brancas e bem pastoso e rececado.Depois que faz um monte desse por vez , vem um coco amarelo já mais liquido cheio de bolinhas brancas tipo leite em pó. Fico desesperada, ele sofre muito nos dias que não faz e na hora de fazer tb. Nunca consegue sozinho, sempre com exercícios. E a barriguinha ta sempre inchada. O que deve ser isso? O que posso fazer para ajuda lo?

    • Prezada Aliadna,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que escolha um pediatra de confiança e siga suas orientações. Um pediatra que possa lhe orientar e não ficar indo a emergências, onde nenhum pediatra conhece seu filho e acaba medicando mais do que o necessário. Principalmente com o histórico que relatou, é muito importante que o mesmo médico, veja a evolução do seu filho e possa lhe orientar.

  26. Dr. Roberto Cooper , minha irmã tem 4 anos e tem dificuldade para fazer cocô , já tentamos de tudo para que ela faça mais , em algumas vezes que ela faz da uma sangradinha e ela tem medo de soltar oque podemos fazer para ajudar ela a fazer cocô ?

    • Prezada Rita,
      Sua irmã precisa de acompanhamento e tratamento. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que sua mãe leve sua irmã no pediatra, para iniciar um acompanhamento que vai incluir orientação nutricional, eventualmente medicamentos e acompanhamento com psicólogo.

  27. Minha filha tm 3anos mas em agosto completa 4aninhos.ela demora d fazer coco e as vezes quando vai demora no vaso diz q doe e nao faz geralmente se queixa de dor n barriga logo quando come alguma coisa e o pode ser???

    • Prezada Silvana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre sua filha. Sugiro que consulte um pediatra. Em geral, crianças com dificuldade de evacuar precisam comer mais frutas e legumes. Mas, consulte um pediatra.

  28. Olá. Meu filho tem 3 anos e meio e está com dificuldades para evacuar. Com o desfraldamento eu tive esse problema, ele segurava o coco, não queria fazer e quando fazia não queria que déssemos descarga. Conseguimos contornar a situação e ele estava fazendo diariamente, uma vez na escola e uma vez em casa. Agora, 1 ano e meio depois do desfralde ele voltou a ter esse comportamento de prender o coco, diz que está duro e dói. Não sei se é o mesmo problema de antes ou se devo levá-lo a um gastro… Ele só tem feito com o uso de supositório ou minilax (ambos prescritos pelo pediatra). Obrigada.

  29. Obrigada Dr Cooper, infelizmente estou passando por essa fase difícil. Meu pequeno tem três anos e fica até 15 dias sem defecar. Descobrimos que ele tem segurado muito por medo de doer. Ele não gosta de muitos alimentos e frutas o q dificulta muito. Mas come na escolinha Procurei vários pediatras, tentei substituir alimentos, reinventei formas pra que ele aceitasse o alimento, mas devo confessar que está sendo muito complicado por que os pediatras que tem me atendido, jamais conversaram como o Sr fez, me culparam pela alimentacao apenas. Mas as suas dicas fizeram muita diferença, mais uma vez obrigada pela forma com que trata esse grande problema. O Dr tem consultório em São Paulo?
    Desde já Obrigada!

  30. Dr roberto cooper, minha filha tem 1 ano e 10meses ainda mama,mas tambem come de tudo de uns tempos pra cá ela passa 4 a 5 dias sem fazer coco.Ja tomou laxantes, fez lavagem e ja tomou um regulador stimulance multi fiber da danone mas nada resolve….preciso da sua ajuda estou desesperada

    • Prezad Nayra,
      Prezada Ana Carolina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que eu não examinei. Sugiro que procure o pediatra e discuta com ele se seria o caso de ouvir a opinião de um gastro. O primeiro passo é ter certeza de que seu filho sofre de constipação e não apenas de um ritmo mais lento, porém normal, de funcionamento do intestino. Se for confirmada a constipação, o tratamento não é instantâneo e exige paciência e perseverança. Mas, quanto antes se inicie, melhor.

  31. Doutor, se pesarmos um bebê de 4 meses e ele estiver sem evacuar há 1 semana, dará alteração siginificativa no peso dele por conta das fezes?Quero dizer, o valor da balança será um pouco a mais do que ele realmente pesa?

    • Vanessa,
      Francamente, não sei responder com precisão. Mesmo que haja uma pequena variação, esta não será significativa para avaliação da curva de crescimento e desenvolvimento utilizada porque a medida do peso é mensal e o que importa é a ver se a tendência está mantida.

  32. Olá queridos boa madrugada. …
    Me chamo Angela estou em busca de ajuda para meu filho saymon ele tem 8 anos… vem.sofrendo com prisão de ventre a uns dias.. ele já teve esse quadro qdo era menor. .. mas agora voltou… ele diz q não sente a mínima vontade de defecar. … e qdo consegue o tamanho vem de grossura e tamanho muito grandes para a idade dele.. As consultas em psicólogos não ajudou muito e eu aos poucos consegui ajuda lo a melhorar… Gostaria de saber quais são os riscos q ele corre… Se meu filho precisa operar… Se preciso bater uma ultrassom… ou ressonancia…. se corre risco de morte.. tenho sofrido c isso.. e ele também.. me ajudem eu ficaria agradecida.. pois me sinto perdida e com medo. …
    Atenciosamente

    • Prezada Angela,
      Como o blog não substitui uma consulta, a internet não é o lugar adequado para buscar ajuda médica para o seu filho. Pelo que relatou, ele precisa de um acompanhamento multiprofissional, envolvendo pediatra (talvez um gastropediatra), psicólogo e orientação nutricional (nutricionista). Espero que entenda esta limitação da internet.
      Como não posso me responsabilizar por opiniões de terceiros, não publico a interação entre leitores do blog, como se este fosse um fórum. É uma medida cautelar, para garantir duas coisas: informações baseadas em evidências científicas e um clima de cordialidade (fóruns tendem a ter um clima menos cordial).

  33. Olá, meu filho tem 4 anos, ele passou por um caso traumático na escola, fez côco nas calças e foi sozinho ao banheiro e tentou esconder oque fez tento se limpar sozinho com seu a consequentemente sujou todo o banheiro de fezes, não sei qual foi a reação das profs por isso estou quase enlouquecendo, depois disso ele esta fazendo côco somente nas calças, e esta agindo como bebê falando como bebê, não sei o que fazer! Por favor me ajudeeeeee, ele sempre teve o côco durinho, bolinhas durinhas, e agora é grande e duro!!!!

    • Prezada Carla,
      Questões comportamentais são complexas e uma resposta no blog seria superficial e irresponsável. Seu filho precisa de ajuda e você deve conversar, primeiro, com o o pediatra. Se na escola do seu filho existe uma orientadora educacional, também deve conversar com ela. Pode ser que ambos lhe sugiram uma conversa com um psicólogo. Enquanto isso, acolha seu filho, dê a ele a segurança de que é querido e diga que vai ajudá-lo a resolver essa situação.

  34. Ola doutor! tenho uma filha de 5 anos ela esta sem ir ao banheiro 2 semanas estou muito preocupada. Massageio a barriga dela e posso sentir as fezes. Ela é assim desde quando nasceu. O que devo dar pra ela?

    • Prezada Keterllyn,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha, muito menos prescrever pela internet. Sugiro que consulte um pediatra para que este a oriente. Não mude de pediatra a cada consulta ou faça consultas em emergências porque, se a sua filha tiver constipação, é preciso um acompanhamento com sequência e persistência. Nem sempre há uma solução imediata, em uma única consulta. Inclusive pode ser necessária a participação de outros profissionais como psicólogo e nutricionista.

  35. Ola dr Roberto cooper , tenho um filho de 1 ano e 8 meses , gostaria de saber como posso realizar o desmame ele resisti muito a outros tipos de leite e as comidas , não aceita outros alimentos e só quer mamar de meia em meia hora , gostaria e uma orientação de como posso fazer para qe ele aceite a mamadeira e a outros alimentos desde já agradeço

    • Prezada Keila,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que consulte um pediatra para lhe responder e orientar.Mas, de um modo genérico, o desmame de uma criança maior de um ano pode exigir um esforço da mãe no sentido de, tomada a decisão, comunicar ao filho e realmente não dar mais de mamar. A criança vai reagir e é preciso que a mãe esteja preparada para resistir ao choro, apelos e chantagens para que o desmame ocorra. Com o desmame, o apetite por outros alimentos surgirá.

  36. Bom dia Doutor, estou sem saber o que fazer para ajudar minha filha.
    Ela tem 2 anos e 4meses, minha filha usa fralda, e sempre foi regulada. Há alguns meses atrás ela ficou uns quatro dias sem evacuar e quando o coco saiu, saiu grande demais e a machucou. Depois disso ela sempre segura o coco, provavelmente ela está com medo de doer de novo, a pediatra já passou um medicamento e a alimentação dela é boa, seu organismo quer funcionar porém ela se trava e sofre.
    O que posso fazer para ajuda- lá a relaxar e parar de se travar?
    Desde já não obrigada.

    Simone

    • Prezada Simone,
      Como a internet não substitui uma consulta, sugiro que retorne à sua pediatra para lhe responder e orientar. De um modo geral, quando a criança apresenta constipação, é preciso rever a alimentação, aumentando a quantidade de fibras e, algumas vezes, introduzir suplemento de fibras ou medicamentos, com o objetivo de interromper o ciclo de reter-doer-reter mais.

  37. Bom dia, Doutor. Gostaria de compartilhar um caso, que talvez lhe pareça ser específico. Faz 15 dias que minha irmã está sem defecar ( ela tem 27 anos), “por conseguinte” só defecara ontem…Uma espécie de líquido, seguido de fezes pretas…Entretanto, ela já comeu mamão, ingeriu leite de coco, Lactopurga, comeu ameixas, Activia…Enfim, várias coisas, mas não surtiu nenhum efeito. Vale lembrar, que durante e depois dela ter realizado tal necessidade fisiológica, ela sentiu incontáveis dores. Doutor, o que faço? Grato, desde já!

  38. Doutor me tire uma duvida.levei minha filha ontem ao medico.ela estava com 39d febre.e ele pediu pra colher o sangue para fazer exame.ate ai tudo bem.mas na hora d colher o sangue a infermeira mostrou o ssngue ficou duro e nao saia.ai teve q furar d novo e novamente.mas saiu e grosso.porq isso acontece.grata.boa tarde.

  39. Por gentileza gostaria de sua opinião para o caso de meu filho. Tem 3 anos e 9 meses, e um irmão de 5 anos e 10 meses, eles se dão muito bem, ele aprende as coisas com o mais velho, imita seu comportamento, seu desenvolvimento é adequado para a idade, somente na questão do evacuar é que gera minha preocupação. Já fui a um gastro/procto, infantil, ele disse que é assim mesmo. Ele faz coco na cueca, e suja umas 5 cuecas por dia, não chega a formar aquele bolo fecal, a barriga é sempre dura, com fezes dentro, dou o fiber mais uma colher antes do almoço e uma antes da janta, conforme orientação do gastro, somente uma vez, semana passada ele fez coco “certinho” na privada…., coloco ele no vaso, leio livros, conto histórias…., mas penso se há algo mais preocupante nessa situação, será algum problema fisiológico? o gastro pediu para retornar caso persistisse o problema, pois não queria solicitar exame para ele, haja visto que eram exames muito invasivos…., li a respeito de encopresse infantil, não acredito, aqui em casa não há ciúmes entre os irmãos, e nada além do normal de uma família comum….. e agora é o meu fim? algum dia ele fará cocô somente na privada, como tem que ser???? aguardo pela resposta, agradeço desde já

  40. Dr. meu filho tem 3 e 5 meses… e sempre apresentou quadro de reter as fezes, por medo, psicológico, não sei. Mais o fato é que hoje fazem 8 dias que ele não defeca e fica nas pontas dos pés segurando pra não fazer, tenho medo de levar ao PS e for submetido á uma lavagem intestinal e aumentar o seu possível “trauma”. Dá pra esperar mais alguns dias sem levar ao médico e tentar resolver isso em casa??

  41. Por gentileza, gostaria de uma opinião, já fui a pediatra, a gastro/procto infantil, para ver, meu filho faz cocô na cueca, aos pouquinhos, durante o dia todo, suja umas 5 cuecas por dia, gostaria de saber se pode ser algum problema fisiológico, ou é apenas falta de treinamento de ir ao banheiro.

  42. Boa tarde Dr. Roberto, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela sua disposição em ajudar nós mamães com seus conselhos tirar algumas duvidas em relação a constipação, que é uma tristeza!
    Dr. Meu filho vai completar 5 anos, e ele fica em cerca de 5 a 7 dias sem defecar, e quando faz, as fezes dele sai muito grande e grossas, e ele fica segurando pra não fazer porque com certeza deve doer muito, mas a fezes não sai sangue nem nada, mas tenho medo do que possa acontecer dentro do organismo dele, pq as fezes é muito enorme, da quase da grossura de um copo e uns 15 cm, e ele tem dores de barriga constantes, não sei mais o que fazer, porque é uma luta pra fazer ele se alimentar corretamente, já levei ele no medico ele não deixou eu dar laxante nem medicamento só deu um cardápio pra mudar a alimentação, mas não consegui regrar ele pra comer essas coisas, ele corre pela casa inteira e chora pra não comer, teria algum remédio caseiro que resolve? pq óleo mineral já tentei e calda de ameixa e não resolveu.

    • Prezada Daniele,
      Obrigado por participar do blog. Como já deve ter percebido, este, não substitui uma consulta. Considero muito importante que leve seu filha a um pediatra que possa acompanha-lo no tratamento da constipação. Eventualmente ele também se beneficiaria de uma consulta com psicólogo.

  43. Dr. bom dia!

    Há uns 3 a 4 dias, minha filha de 2 anos e 6 meses reclama de dores na barriga, ao massegear percebi uns caroços, ela não defeca há uns 3 dias. O ultimo que fez saiu bem ressecado. O que será esses caroços?

  44. Ola Dr Cooper
    Boa noite, meu filho hj tem 5 anos, e esta numa dificuldade tremenda de evacuar, isso começou a mais ou menos uns 20, ficou quase 8 dias sem evacuar e disse ter medo de doer, nesse dia q coloquei ele p fazer fez mta força e chorou mto de dor, pois as fezes estavam duras e grandes, ajudei a elimina-las, porem no dia seguinte a mesma coisa, ele segura pois tem medo de doer. O que posso fazer para ajuda-lo??? Obrigada

    • Prezada Michele,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho seria irresponsabilidade minha.Sugiro que converse com seu pediatra para que lhe oriente. Certamente ele lhe dará uma orientação alimentar e avaliará a necessidade ou não de fazer alguma medicação.

  45. Boa noite Dr. Cooper, meu sobrinho tem um problema sério constipação fezes muito dura, chora muito, sai sangue e ele prende de um jeito, cada vez que ele vai fazer cocô é um sofrimento e ele só tem 1 ano e 11 mêses. Levamos em alguns médicos quase todos disseram que é normal passou óleo mineral, geléia de ameixa, fizemos uma mudança na alimentação, trocamos de leite e mesmo assim não adiantou não sabemos mas o que fazer, qual o médico especialista que podemos levar o que podemos fazer? E a barriga dele quando ele não faz cocô, fica tão dura que da pra sentir o bolo na barriga como se fosse um caroço grande e duro. Por favor nos ajude. Des de já lhe sou grata.

    • Prezada Natiely,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu sobrinho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. O tratamento para constipação exige paciência e perseverança, orientado por um único pediatra, de confiança. Este pode solicitar o parecer de um gastro ou até encaminhar para um psicólogo, mas, ficar mudando de médico ou buscando soluções com amigos e a internet, pode confundir mais do que ajudar.

  46. Queria tirar uma dúvida com VC por favor me ajude.
    Minha bebê esta com 6 meses e tem 3 dias que esta com diarréia e o cheiro e muito forte.
    Esta mamando bem.o pior q que eu também estava assim e fui no p.s e me falaram que era virose .emfim estou melhor e minha bebê começou aficar como eu.
    Queria saber se posso dar bactrim pra ela sem receita médica .além disso estou dando bastante água de côco e soro mas não vejo melhoras

    • Prezada Vanessa,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-lao examinado, seria irresponsabilidade minha. No entanto, em hipótese alguma deve dar Bactrim ou qualquer outro antibiótico para sua filha que não seja prescrito por médico. Sugiro que procure um pediatra.

    • Prezada Alvacy.
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho, sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha. Sugiro que procure o pediatra para lhe orientar. Em princípio, nove dias sem defecar é um tempo grande. Mas, o pediatra irá lhe fazer perguntas e examinar seu filho para definir se pode ou não ser normal.

  47. Olá dotor,minha filha tem dez anos e quando ela está brincando com os amiguinhos ou até mesmo no computador ela sai correndo pro manheiro mais não chega a tempo acaba fazendo um pouco nas calsinha xixi ou Coco. Que médico eu poderia tar levando pra ver isso porque já tá demais isso???

    • Prezada Roseli,
      Sugiro que converse com o pediatra. Mas, nem sempre é um problema de doença. Pode ser apenas comportamental- a criança não quer interromper suas brincadeiras. Mas, como o blog não substitui uma consulta, converse com o pediatra.

  48. Olá tenho uma filha de 5 anos quando ela fez cocô normal e tinha sangue no vaso sanitário é quando a limpei tinha sangue no papel higiênico por favor estou aflita nervosa é muito preocupada por favor ajuda me

    • Prezada Leidyane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

      • Bom dia!
        So gostaria de saber se e normal criança de 2 anos ainda fazer coco pastoso é. Muito raro sair durinho,ja tava ate pensando em tirar da frauda mais mole nao dá.
        Grata!!

      • Prezada Jessica,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Além do aspecto do cocô, seria importante ver a curva de crescimento e desenvolvimento, colher uma história mais detalhada e examinar a criança. Por esses motivos, sugiro que converse com o seu pediatra para que lhe responda e oriente.

  49. Bom dia Dr. Estou com um problema sério com meu filho q hj tem 3 anos e 6 meses. Ele tem constipação severa desde 1 ano e meio, e chegou a ficar quase 30 dias sem fazer coco. Tudo começou qdo coloquei ele na escolinha e devido a mentiras da mesma falando q ele tinha feito coco todos os dias o problema ficou mascarado por uns 6 meses qdo comecei a perceber q as fezes estavam duras enormes com muito sofrimento e depois de uns 10 dias q conseguia fazer enquanto na agenda e nos questionamentos pessoais a escola marcava coco bom todos os dias! Por fim até eu perceber q estava acontecendo algo de muito errado meu filho já estava com a constipação instalada, pavor de evacuar, Fecaloma, etc etc etc. Após inda e vindas de pronto socorros e pediatras, sempre apenas tirando raio x e prescrevevdo supositório e alimentação, e lactulose, ele SIMPLESMENTE não melhorava. Marquei uma gastro q pediu um raio x do tórax com ultrassom de todo abdômen, onde no ultrassom constou tudo normal, e no raio x muita massa fecal e uma massa enorme e com o intestino dilatado em baixo das costelas. A gastro recomendou um laxante potente, e enema para limpar o intestino por dois dias, e depois dessa limpeza a manutenção com um pó regulador do intestino. Fizemos tdo o procedimento da limpeza e mesmo com o laxante Super potente ele ainda não fez por uns dois dias depois ficou com diarréia severa uma semana. Contínuo com o pó e eld continua sem fazer coco, por até 7 dias. Nem coloco mais no pinico, porque afinal ele sempre fez nas fraldas mesmo mas qdo coloco para ele tentar relaxar e tentar criar um hábito sei lá psicológico e fisiológico ele grita e qdo consegue sentar apoia as mãozinhas porque fala qq doi muito. Faço de tudo do in, massagens, aplico bolsas de água quente, estímulo o anus, coloco minalax, o dito pó, lactulose, música relaxante, história conversa, passo óleo no bumbum, fora a alimentação q bato uma gororoba de suco q ele no desespero e na dor tenta tomar tipo mamão, com laranja e bagaço, folha de alface, ameixa preta, com aveia tudo junto. E cortei refri, doce, chocolate Ele toma muita água, tem uma sede muito grande, toma de copo cheio naquela angústia de quem acabou de voltar do deserto!. Agora q ele sabe se expressar melhor ele fica gritando de dor abdominal intensa e fica pedindo para alguém ajudar ele fazer coco, fica gritando por favor alguém me ajuda a fazer coco, ou seja mesmo com o côco relativamente mole e duro tanto faz ele não consegue defecar, somente após vários dias de sofrimento, de suor frio, ameaças de vômito, qdo força da crise de fosse, depressão, olheiras de tanta dor. E qdo vamos procurar os médicos é sempre o mesmo mínimi e blá, blá, blá de alimentação ou seja falam o q aprenderam no manual somente isso saiu do manual de instrução eles não sabem! Então assim sei a é um problema q não dá pra ser resolvido com milagre, pois se fosse assim estaria procurando um padre e não um médico, sei q é um problema q exije trabalho e paciência, porém tratamentos de 2 anos já deveriam estar trazendo resultados plausíveis pelo menos. E agora com ele falando q não consegue falando, preocupa ainda mais pois eu vejo ele ficar tentando ao contrário de vários pediatras e da própria gastro q falou q ele estava segurando, ele tenta e implora pró coco sair! Então depois desse livro q eu escrevi peço a gentileza de listar alguns exemplos de exames para detecção de doenças para descartar causas fisiológicas mais sérias: pois tenho pediatra e vou exigir q ele peça pelo menos exames de sangue para diabetes, hipotiroidismo, inflamação e exames de fezes porque depois de 2 anos de tratamento nenhum médico se dignou a pedir um simples exame de urina pro meu filho, somente o ultrassom ebo raio x ainda com muita briga. Agora assim fica fácil passar o problema pra outro profissional falando q é problema psicológico, coisa q um médico com excessão dos psiquiatras nao tem knowhow ou qualificação para diagnosticar em 5 minutos de consulta se alguém tem problema psicológico ou não, mesmo porque não foi excluído abparte fisiológica. Então peço se possível passar os nomes das doenças q podem causar constipação severa para q eu possa solicitar os exames para o pediatra ou gastro dele para no mínimo descartar uma doença! Obrigado.

    • Prezada Gisele,
      Sua descrição dá bem a dimensão pelo que está passando. Acredito que muitas mães de pacientes com constipação passam pelo mesmo. Concordo que se deva ter uma abordagem abrangente do paciente, incluindo as causas orgânicas e as funcionais ou psicológicas. Com relação a um painel de exames, o ideal é que o médico peça os exames, orientado pelo quadro clínico. Uma diferença fundamental, na abordagem da constipação, é o crescimento e desenvolvimento da criança. Se esta ganha peso e cresce, isso, por si só, tira do foco algumas doenças que poderiam também dar constipação. Uma criança que tem ganho de peso e estatura, dentro da sua curva, que não apresenta vômitos ou distensão abdominal, inclina o diagnóstico para causas funcionais. Seria importante o pediatra examinar o ânus da criança para detectar a presença de fissuras, outra causa de constipação. Portanto, ainda que entendendo seu desejo de que exames sejam feitos, estes devem seguir alguma lógica ou indicação. O que eu posso sugeri, já que o Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet, é que estabeleça um vínculo de confiança com um pediatra (e não vários). A partir deste vínculo, seguir suas orientações, sempre interagindo com ele.
      Finalmente, o fato de uma criança verbalizar que deseja fazer cocô, não significa que tenha uma motivação inconsciente para reter e não fazer. Os caminhos psicológicos, por serem simbólicos e não racionais, são difíceis de compreendermos e, principalmente, aceitarmos. Espero que compreenda a limitação da internet. Tentei comentar da forma mais abrangente, dentro desta limitação. Sucesso!

  50. Bom dia!!!
    Estou desesperada com o desespero do meu bebê de 9 meses ao ter que fazer cocô. O cocô sai grosso, seco, e duro.
    Tentei falar com a pediatra mas está viajando no exterior de férias.
    Como ele está gripadinho tenho receio de leva-lo ao hospital….
    Isso já dura uns 10 dias…. Há 1 mês introduzimos na dieta dele o leite de vaca… mas até então não havia tido problemas. Uso nestogen aveia e arroz junto ao leite. Como frutas, a comida continua com bastante moranga, beterraba, brócolis, cenoura… Há pouco começou a gostar de feijão. .. e agora tenho dado, desde ontem, a comida sem desmanchar. Junto com macarrão. ..
    ontem voltei a dar a fórmula habitual, tirando o leite de vaca…. mas continua constipado e estou com medo que dê hemorróidas no pobrezinho…
    Gostaria de saber o que devo fazer. .. o que devo dar a ele para amolecer as fezes…
    agradeço desde já.
    Claudia.

    • Prezada Cláudia,
      Sugiro que consulte outro pediatra, até que o seu retorne. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta.

  51. Bom dia dr cooper
    Minha filha é ressecada e nao sei o que fazer ja levei no medico pediatra e ele so quer mexer na alimentação
    Ok, ela nao come todo tipo de fruto ando ela invoca nao há Cristo que a faça comer

    O problema do momento é que ela nao quer fazer coco no vazo somente em pé o xixi ela faz perfeitamente mas o coco nao sei o que fazer

    O que o senhor sugere

    Abço

    • Prezada Carla,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. De um modo geral, a abordagem para a constipação é através da alimentação. Sugiro que converse com o mesmo pediatra para que ele possa acompanhar o progresso, tirar suas dúvidas e lhe orientar. Ficar mudando de médico não vai lhe ajudar. Talvez confunda mais do que ajude.

  52. Meu filho tem 1ano 2 meses ele tem muita dificuldade para fazer coco ele fica 6a8 dias sem faser e quando faz ele sofre muito ja fizemos de tudo mais nada da serto e quando ele faz e duro e bolinha so com supositorio oq fazemos

    • Prezado José Santiago,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que escolha um pediatra de confiança que possa acompanhar seu filho e lhes orientar. O tratamento da constipação pode ser lento e, por esse motivo, o ideal não é ficar trocando de médico, mas dando sequência com o mesmo. No início, o tratamento vai ser à base de alimentos (ameixa preta, mamão, laranja, verduras,legumes, farinha de aveia etc. ) e só se for necessário, o pediatra irá prescrever medicamentos.

  53. Dr Vc Poderia me ajudar? Minha Filha tem 2 anos e 6 meses e geralmente ela passa dois dias e ate quase 3 dias sem evacua e fica reclamando de barriga doendo e não consegue evacuar , e quando sai, fica aquilo ressecado o que eu faço?

    • Prezado Franklin,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar. Provavelmente ele vai rever a alimentação da sua filha, sugerindo frutas como ameixa, mamão, laranja, legumes, verduras e um cereal com farinha de aveia, para aumentar a quantidade de fibra. É importante que procure o pediatra o quanto antes porque a constipação acaba gerando um ciclo difícil de ser rompido. O quanto antes é tratada, melhor.

    • Prezada Erica,
      Ele precisa ser examinada por um pediatra o quanto antes. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a sua filha sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  54. Meu filho tem quatro anos e sempre teve o intestino regular indo ao banheiro até duas ou três vezes ao dia, de algumas semanas pra cá isso não ocorre mais, ele diz que está com medo de evacuar pq doi muito, sempre que sente dor ele corre se deita e se cobre com um lençol, não quer mais brincar.
    Ele se alimentava bem, desde então ele so aceita mamadeira (leite ninho e mucilon de aveia e arroz) estou colocando óleo mineral na mamadeira mais não ta dando resultado, ele so faz cocô uma vez na semana e “Olhe lá”.
    O que eu faço???

    • Prezada Ritha,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que pergunte ao pediatra para que lhe oriente.O ideal é que não deixe passar muito tempo porque, quanto antes seu filho for acompanhado melhor.

  55. Meu filho tem cinco meses e esta a seis dias sem fazer coco ‘ colo supositório nele so que msm assim ele nao fez nada isso e normal , so que a barrinha dele ta mole uque fasso

    • Prezada Francielly,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre o seu filho sem te-lo examinado, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo o blog não substitui uma consulta. Sugiro que consulte um pediatra para lhe orientar.

  56. Boa noite Doutor. Meu filho tem 2 anos e meio e sempre evacuou bem, porém, nas ultimas semanas devido às festas, mudou a alimentação e ficamos fora de casa. Ele continua evacuando uma vez ao dia, uma massa que não apresenta ressecamento, mas reclamando de dor. Fiz um raio X hj e mostrou que há uma massa endurecida, a qual não está saindo, e o profissional que me atendeu pediu uma lavagem. Porém eu não fiz, pois sei como é sofrido o processo. Voltei pra casa e estou fazendo ele caminhar bastante, dando liquidos, conversando… Gostaria apenas de entender em que caso a lavagem é realmente necessária, pois acredito que muitos profissionais preescrevem apenas para resolver mais rapidamente.
    obrigada

    • Prezada Karô,
      Opinar sem conhecer ou examinar uma criança seria uma irresponsabilidade minha. O que poderia fazer seria ouvir uma segunda opinião médica. Se o seu filho realmente precisar de uma lavagem,adiar o procedimento só o torna mais sofrido. Por isso, sugiro essa segunda opinião.

  57. Ola doutor meu filho não todos os dias no banheiro.ja sofreu muito com isso .. eu converssando com ele me diz que não vai porque o coco dele é muito grande e ele tem medo .realmente o coco dele é sim grande porque isso acontece como crianças de 6 anos

    • Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O tamanho do cocô é menos importante que a consistência. Por isso, a ingestão de fibras é muito importante.

  58. Minha sobrinha tem 2 anos e 8 meses e tem esse problema. Já mudamos a dieta, conforme dito acima, já demos leite de magnésia, PEG, já passamos por 4 gastros infantis e 1 psicológo. NADA resolveu, ela prende o cocô até não aguentar mais. Já ficou 7 dias sentindo dor e prendendo. Quando o cocô sai é muito duro. Ela grita, chora, agoniza de dor. Não sabemos mais o que fazer, ela está sofrendo muito.

    • Prezada Suelen,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua sobrinha. O que eu posso sugerir é que a família escolha um pediatra de confiança para ser a pessoa que vai orientar o tratamento, inclusive coordenando os eventuais encaminhamentos para especialistas. Uma criança de menos de 3 anos que já foi consultada por 4 gastro pediatras e um psicólogo me parece uma criança que ficou sem um rumo ou orientação. Outro aspecto que seria necessário é o de compreender porque foi a tantos médicos. Se a família supõe que haverá um tratamento rápido para esta situação e muda ao menor sinal de insucesso, é preciso que compreendam que, em medicina, muitas vezes é necessário frequência e sequência. Isto é, o mesmo médico ver o paciente várias vezes, para poder traçar um plano e ir fazendo os ajustes. Por isso a minha sugestão de um único pediatra responsável que possa coordenar o tratamento da sua sobrinha.

  59. Dr.Meu filho de 2 anos e 11 meses a um mês atras ele começou a fazer coco verde logo depois começou a sair uma cosma como se fosse catarro saia em grande quantidade , ficou assim por uma semana como ele não sentia dor nem febre achei que pudesse ser algo com a alimentação apos esse periodo ele voltou a fazer vezes normal ,só que agora um mês depois ele voltou a fazer coco verde limão bem verde mesmo o que pode ser ?pode ser rejeição a algum alimento ?

  60. Nobre, tenho uma filha de nove anos que esporadicamente sofre para defecar,
    Ela esta a oito dias sem fazer coco.
    Já levei ao médico, mas não tivemos susseso
    Posdes tu me ajudares?
    Grato….

    • Prezado Valdir,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com um pediatra de confiança com quem possa estabelecer um vínculo, para que ele lhe oriente. O tratamento da constipação em geral é demorado, exigindo paciência e perseverança de todos. Mudar de médico não ajuda porque a sequência é importante. Além da educação alimentar com mais fibras, o médico poderá utilizar medicações, por um tempo. Não raro, crianças com constipação também se beneficiam de um acompanhamento com psicólogo. Como pode ver, é algo complexo que não se resolverá com uma prescrição “mágica”.

  61. peso ajuda estou com mt do na barriga e vomitanto fiz um raio x que deu que estou com fezes duras acima do pe da barriga e no pe da barriga no gases e fiz ima lavagem com clister e nao saiu nada so o medicamento limpinho oque devo fazer nao aquento mas sentir dor me ajude se puder mt obg

  62. Pode não ter muito a ver com o assunto, mas minha filha tem 13 anos, nós viajamos em um sábado e voltamos domingo a noite, no domingo ela tentou defecar mas não conseguiu, sentiu dores e foi me falar que tava com dores e só tinha remédio pro fígado, eu dei, já vai fazer 4 dias e ela não consegue defecar, tentou e tentou, mas sente muita dor na hora que chega até a chorar, tem medo de ir ao banheiro desde ontem e não tenta mais, continua indo pra escola, assiste TV, vê vídeos pra gastar o tempo e não ir ao banheiro. De vez em quando solta gazes e sente dores, mas não tem coragem de ir ao banheiro. Estou desesperada, não quero que dê uma consulta, mas você pode me ajudar de algum modo?

  63. Boa noite! Meu filho tem dois anos e cinco meses, ele começou a nao fazer coco depois da retirada da fralda, chegando a ficar dez dias sem fazer. Estou dedesperada…. me ajude por favor

    • Prezada Fernanda,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Mas, de um modo geral, quando no momento do desfralde a criança para de fazer cocô, pode ser um sinal de que ela ainda não está completamente pronta para este momento. Basta voltar com a fralda e esperar mais um tempo. Isso não é um fracasso. É respeitar o ritmo criança.

  64. Olá, há duas semanas meu filho de 2 anos e sete meses está com fezes bem moles e em outros momentos duras. Já levei no PS e mandaram que desse soro para ele, mas já faz uma semana e continua a mesma coisa. As vezes faz cocô 3 ou 4 vezes duro ou mole, depois passa um dia sem fazer nada
    E percebi que está com gazes. Pode me dar uma orientação? Obrigado!

  65. Preciso de ajuda minha filha tem 4 anos fica 5 dias sem ir ao banheiro grita q não quer fazer coco pois já levei na pediatra ela deu laxante de último caso é mudou a alimentação mas não adiantou ela não come muito mama na mamadeira leite de vaca pois contém mais gordura come mamão ameixa pera mas não vejo resultados já estou pensando em passar no psicólogo pois esta com trauma me ajuda obgd

    • Prezada Angela,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Mas, de um modo geral, o tratamento para constipação exige paciência e perseverança. Não é algo que se resolve com um remédio ou comendo uma fruta por dois ou três dias. Por esse motivo, recomendo que escolha um pediatra de sua confiança para que possa acompanhar a evolução e ir fazendo as modificações à medida que o quadro se modificar (ou não). Eventualmente, a participação de um psicólogo pode ser benéfica.

  66. Ola Dr Roberto. Muito obrigada por esse canal de comunicação com o senhor.
    Olha, meu filho tem quase 3 anos e prende o Coco . Eu vejo ele fechar e expremer o bubum. Ele fala: tem Coco e não faz. Fica 3, 4 dias de fazer. No terceiro dia coloco minilax ( indicacao da Pediatra dele) . Ele chora pra caramba, segura o Coco ao maximo e quando faz é gritando e chorando. Ja mudei a alimentacao dele mas não sei mais o que fazer. Estamos morando no Canada e a medica mandou cortar a banana, dar 8 copos de agua por dia mas ainda assim ele prende. E esta na faze de nao querer beber agua!
    O semhor tem alguma dica?
    Ele me sinalizou que estava com nojo da fralda. Do Coco na fralda. Compramos um assento de vazo macio ele fica sentado por 20 minutos e nada!
    Se o senhor puder ajudar…
    Muito obrigada!

    • Prezada Rakel,
      O canal de comunicação tem como finalidade a divulgação de informações. Ele não substitui uma consulta médica. Sugiro que escolha um pediatra de confiança para acompanhar e orientar o seu filho. A constipação é uma situação que exige paciência e perseverança no seu tratamento. Por isso é importante que o mesmo médico veja a criança para avaliar o que funcionou e o que não funcionou. Existem medidas alimentares que devem ser implementadas e, em alguns casos, um período com o uso de medicamentos. Espero que entenda esta limitação da internet.

  67. Meu filho tem 4 anos e tem ressecamento ele fica até 8 dias sem fazer coco,e hoje já tem 5 dias sem fazer se eu deixar vai pra mais dias.já dei várias coisa e nada a semana lasafa coloquei fleet e essa semana ta de novo ,dei lactoluna e nada de fazer coco to preocupada ,já mudei a alimentação dele mi ajude doutor não Sri o que fazer..

    • Prezada Micaele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho.Sugiro que escolha um pediatra de sua confiança para acompanhar seu filho e lhe orientar. Constipação exige um acompanhamento com alguma sequência, por isso é importante que o mesmo médico esteja envolvido no tratamento. Muitas vezes, além do médico, é necessário contar com outros profissionais, como o psicólogo. Mas, isso é algo para se decidido em conjunto com o médico. Não há um remédio único, uma dose, ou algo que seja “tiro e queda”, no tratamento da constipação.

  68. Oi Doutor meu nome e Fabiana eu tenho uma pequena que se chama Maria Eduarda ele sofre com costipacao desde sempre so que agora ela esta com medo de evacuar e prende o bumbuzinho para o coco nao sair so que ela grita de mais estou preocupa com duas coisas alguem achar que estou maltrado por causa dos gritos, e o outro e por pensar sera que ela tem algum problema no ntesssssssssstino?

    • Prezada Fabiana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Sua filha vai precisar de um acompanhamento, de preferência com o mesmo pediatra, para que a sua alimentação seja modificada e, numa fase inicial, algum medicamento prescrito. É muito importante que você trate da constipação o quanto antes, sabendo que é uma situação que não tem um remédio que “dê jeito” de uma vez. Vai exigir paciência e perseverança.

  69. Olá Dr Roberto cooper… muitas dúvidas meu filho tem três anos e desse de bebê ele é bem constipado ele faz o uso de lactolose e leite de magnésio pois o óleo mineral ja não funciona e tbm já perdia as contas de quantos vez ja teve que ir para o hospital pra usar laxantes anal so assim que funciona ti muito preocupada pois quando ele tem voltande fica com medo pois o cocô sai muito duro e ressecado e pra piora com sangue…. os médicos não sabe o que ele tem e eu já não sei mas o que fazer..

    • Prezada Katia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. A constipação é algo que exige uma frequência e sequência, no acompanhamento. Muitas vezes é preciso envolver outros profissionais como nutricionista e psicólogo. Sugiro que escolha um pediatra de sua confiança para que ele coordene esse atendimento.

  70. Ola dr .cooper meu filho ja saiu das fraldas faz uns 6 meses e sempre pedia pra usar o banheiro So que uns dias pra cá ele nao ta pedindo mais pra fazer cocô ele ta fazendo na cueca mais não chega a fazer tudo só uma bolinha bem rececada e eu procurando alguma coisa relacionada a isso na Internet achei seu post achei muito interessante será que é constipação obs: ele entrou na creche faz um mês tem alguma relaçao ( obrigada se me responder ).

    • Prezado Joel,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O desfralde associado à entrada na creche pode estar contribuindo e, eventualmente, retornar ao uso das fraldas poderá ser necessário, por um tempo.

  71. Ola li a publicaçao me identifiquei só que tenho 17 anos eu tenho prisao de ventre desde uns 7 anos de idade ja fui internada no hospital fazer lavagem intestinal, a questa é que nao me falta vontade de ir ao banheiro mas tenho “trauma” a ir por medo de que vá doer pois tantas vezes fui e doeu horrores que a cada vez que eu vá e doa fico com trauma nao sei oque fazer pois esse trauma me atrapalha e ai msm que nao consigo defecar, oque posso fazer?!

  72. Olá Dr. Cooper

    Meu filho tem 4 anos e 4 meses, mas ainda não consegui fazer coco no vaso, quando sente vontade pede para colocar a fralda descartavel.
    No inicio do desfraldamento ele teve constipação e acho que associou a dor e o mal estar ao vaso sanitario, mas atualmente ele não tem mais constipação, o intestino dele funciona normalmente e está em acompanhamento psicologico ha 3 meses mas não estamos vendo evolução.
    A situação é constrangedora. O que o senhor nos recomenda?

    • Prezada Andreia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Mas, de um modo geral, eu diria que uma criança de 4 anos que pede para colocar a fralda para fazer cocô e não tem constipação, não é preocupante. Pelo contrário, não ter constipação é mais importante do que o desfralde. Este acontecerá, mais cedo ou mais tarde. Respeitar o ritmo da criança é fundamental.

  73. Minha filha tem 3 anos e eu tenho outra de 1 ano e 5 meses… A de 3 anos não faz cocô normal e grita muito com dores no bubum e vagina. Já fiz de tudo, até uso de supositório e nada mudou. Não foi sempre assim, mas tem sido constante e não sei mais o que faço… Preciso da sua ajuda Dr…. Ela ainda usa fraldas…

    • Prezada Ana Cláudia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Não deixe para mais tarde ou imagine que vá se resolver sozinho. É preciso ter um acompanhamento que inclui a revisão da alimentaçãoe eventualmente o uso de medicamentos.

  74. Oi Dr. eu tenho 13 anos e minha prisão de ventre é muito forte, e meu medo mais forte ainda. Fui na pediatra e ela me passou um remédio sob encomenda que se chama “PEG 4000”, um pó que se joga na água e mistura-se até dissolver. Mas muitas das vezes as fezes ainda saem grossas, e minha pediatra diz que é porque eu tenho medo, e acabo prendendo. Como faço para me livrar do medo? Obrigada

  75. Olá Dr Cooper, tenho um filhinho de 5 anos que só faz coco através de laxantes e isso e horrível, pois ele tem muito medo de ir ao banheiro, não gosta de sentar no vaso, acha que vai cair na privada,ele se prende. hoje ele esta a dias sem fazer o numero dois, estou desesperada o ultimo coco foi no hospital através de lavagem retal. não sei oque fazer já tentei diversas maneiras pra faze-lo ir ao banheiro, ele tem trauma chora bastante. oque devo fazer, socorro.

    • Prezada Maria,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que escolha um pediatra em quem confie para que ele possa acompanhar seu filho, modificando hábitos alimentares, prescrevendo medicamentos, se for o caso e indicando acompanhamento psicológico, se necessário. Não espere uma solução rápida ou com um único medicamento. Trata-se de uma questão complexa que exige frequência e sequência no acompanhamento. Ficar mudando de médico ou de remédio, não resolve.

  76. Minha filha tem três anos, desde que nasceu tem problemas para evacuar, o cocô dela é muito duro, sempre ficou uns três dias sem fazer e o cocô saia muito grande e duro, ultimamente tem agravado, usei supositório, do óleo mineral, tamarine toma bastante água, come frutas, adora saladas,toma iogurte, eu acho q não faz mais por medo Porq da última vez saiu sangue doeu muito e ela disse q nunca mais iria fazer cocô, então tivemos de leva lá no hospital e deram supositório minelax, conseguiu mas já fazem três dias q não faz de novo. O que fazer?

    • Prezada Sandra,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Recomendo que escolha um pediatra de sua confiança para acompanhar a sua filha porque o tratamento de uma criança com constipação exige frequência e sequência. Não é algo que se resolva de uma vez, com um remédio.

  77. Minha filha tem 2 anoa e meio…. E tem dois meses q ela faz Coco de 2 em dois dias e quando não consegue mais segurar…. quando ela faz o coco sai normal… pastoso…. Ela sente vontade todos os dias mas fica segurando… Ela senta ela coloca a mãozinha p trás…. não sei mais o q fazer…. converso diariamente c ela….. tem alguma dica p me passar? Obrigada!

  78. Oi meu nome e Carlene tenho um filho de três anos ele passa de 7 dias sem evacuá ..no sem se ele criou um trau já tentei de tudo ….o que eu faço…quando ele fica assim ele ser estressa c qualquer coisa náo que nem ir para escola ..

    • Prezada Carlene,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele possa iniciar um tratamento e acompanhar seu filho. Não há solução rápida ou com um único medicamento. Será preciso uma mudança de hábitos alimentares, eventualmente alguma medicação e, talvez, acompanhamento com psicólogo.

  79. Dro, a minha filha tem 2 anos e oito meses e a mais ou menos 20 dias ela estava muito ressecada e a levei no hospital, no qual fizeram lavagem. Desde então, a nossa vida esta um caos. Saiu uma fissura e um vermelhidão, o médico disse que é uma Dermatite. Ela passou a evacuar varias vezes ao dia, as fezes esta mole porém, ela faz muita força na hora de evacuar e eu não sei se é por medo ou por doer ao evacuar. Ela estremesse o corpo todo, os olhos lacrimeja e ela não quer que ninguém coloque as mãos nela.
    Já levei ao médico e ele passou remédios para amolecer as fezes, pomadas com antibióticos… Mas não vejo melhoras.
    Por favor, o que eu posso fazer… Estou desesperada de ver a minha filha assim. Ela não esta comendo e só esta sendo amamentada no peito.

    • Prezada Flaviane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe, com razão, consultas pela internet. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Minha sugestão é de que escolha um pediatra em quem confie para que este possa acompanhar sua filha. Constipação intestinal não é algo simples de ser resolvido. Não se resolve em uma consulta ou com um remédio. É preciso um acompanhamento para se ver o resultado da mudança alimentar e da medicação, para se fazer ajustes. Por isso é preciso um acompanhamento que tenha frequencia e sequencia. É diferente, por exemplo, de uma amigdalite bacteriana em que o médico faz o diagnóstico e prescreve o medicamento, resolvendo o problema. Além da questão alimentar, muitas vezes é preciso se intervir na parte comportamental dos pais e/ou da criança. O que também não é fácil ou imediato. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  80. Oi Dr. Meu filho tem 2 anos e está com muita prisão de ventre já fui pra urgência e ele tomou duas lavagem ( minilax). É orrivel e traumatizante já fui pra pediatra e já fiz os exames de sangue, fezes e urina já estou mudando a alimentação dele vou retornar pra médica pra mostrar o resultado mas faltam muitos dias e estou a essa hora da madrugada aqui com ele chorando com dores já dei massagem com um paninho com água morna ele já comeu bastante mamão mas eu acho q ele tá se prendendo.
    O que fazer nessas horas de aflição em casa?

    • Prezada Juliana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com a pediatra para que ele lhe oriente, inclusive sobre o que fazer nestas horas. Recomendo que siga as orientações da pediatra, sabendo que a constipação não se resolve rapidamente ou com um remédio. É preciso ter uma sequencia e frequência no acompanhamento.

    • Prezada Ana,
      Sugiro que busque ajuda médica. A constipação exige um acompanhamento, muita paciência e perseverança. Não é algo que resolva com um remédio e pronto. De preferência, o mesmo médico deve acompanhar seu filho.

  81. Boa noite Dr. Roberto. Meu filho está com 3 anos e 8 meses e só faz coco na calca. Já tentei de tudo, redutor, troninho, adesivo no banheiro para enfeitar, historinhas, mas ele se recusa a fazer. O xixi faz no vaso, mas o coco ele se isola e faz na calça. Faz as fezes um pouco duras. Pergunto porque ele não quer fazer no vaso e ele fala que tem medo de cair lá dentro. Na escola ele segura e só faz xixi. Não sei o que fazer, vejo que ele fica constrangido de fazer na calça. Tenho medo dele crescer com esse trauma. Nunca forcei nada, mas ele saiu da fralda com 2 anos e nunca fez coco no vaso. Obrigada pela atenção.

    • Prezada Cristiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. A Constipação exige um acompanhamento com frequencia e sequencia. Não é algo que se resolva em uma consulta ou um remédio “mágico”. Vai exigir um trabalho paciente e perseverante da família.

  82. Dr, Cooper, adorei seu post, muito explicativo.
    Quero lhe tirar uma dúvida (uma ajuda),meu filho certo dia evacuou e doeu ele chorou para evacuar isso nunca tinha acontecido até este dia, não sei se por fezes secas ou duras, quando fui limpa lo saiu uma pequena manchinha vermelha no papel. A partir daí evacuar pra ele tornou se terror, passou ficar com medo de evacuar porém pra começar sentir vontade de evacuar leva dias de aproximadamente de 4 à 5 e quando o coloco no sanitário tem medo mais faz e daí meu sofrimento e dele pq ele reclama de dores no comecinho que as fezes começa sair e fica reclamando após de ter feito. O que faço, me ajude!!

    • Prezada Tatiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. Seu filho merece ser acompanhado por um pediatra em quem confie para que possa, rapidamente, cortar o ciclo desejo de evacuar- medo de dor- contenção das fezes- dor ao evacuar. Em geral não é uma consulta ou um remédio que vai resolver. Será preciso uma reeducação alimentar, eventualmente remédio e muita paciência e perseverança.

  83. Oi minha filha tem dois anos e três meses e desde de que nasceu tem dificuldade para evacuar, quando era neném comia frutas e sucos q ajudavam o intestino a funcionar, mas tem um tempo q não quer comer frutas q ajudam e a quatro duas que não consegui evacuar chora dizendo q a barriga está doendo e quando vejo que quer fazer ela se contrai sentindo dor impedindo que o côco saia. Tentei dar mamão, ameixa, banana dágua, nas ela não fome de jeito nenhum. Não sei o q fazer, já tem uns meses que isso acontece levei na pediatra ela passou pentalac mas não resolveu e agora ela tá aqui esses quatro duas sem conseguir evacuar e não sei o que fazer. Obs: nenhuma fruta que ajuda o intestino a funcionar ela qr comer. Me ajude por favor

    • Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com a pediatra para que ela a reavalie lhe oriente. O tratamento da Constipação exige frequência e sequência. Não se resolve em uma consulta ou com um remédio. Por isso é importante um pediatra de confiança que atenda a criança e a família com calma. Em alguns casos, um psicólogo pode ajudar os pais e/ou a criança.

  84. Boa Noite, Dr, minha filha de 2 anos e 5 meses está segurando o coco, no lugar de fazer força para fazer coco ela contrai o bumbum, já tentei de tudo, mudei toda alimentação ( tudo Integral) ela está tomando óleo mineral toma muita água, já dei chá de ameixa preta, eu percebo que tem coco, mas ela ão quer fazer, o que mais posso tentar? Será que devo levar ela em um psicologo?
    Desde já agradeço.

    • Prezada Eliane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O tratamento para a Constipação exige frequência e sequência. Não é algo que se resolva com uma consulta ou um remédio. É preciso encontrar um pediatra que atenda a criança e a família, com calma. Além da reeducação alimentar e do uso de medicamentos, em alguns casos, a participação de um psicólogo pode ajudar.

  85. Tenho muita pena da minha filha se 4 anos, ela prende o cocô até o último minuto , sente muita dor , e come arroz integral, come fibras?,mas tem MUITA dificuldade para evacuar já ficou quatro dias sem evacuar.. e agora nesse momento o e já segura o cocô no ânus e prende até , por que vai doer pra sair. Me ajude por favor.

    • Prezada Adriana,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O tratamento para a Constipação exige frequência e sequência. Não é algo que se resolva com uma consulta ou um remédio. É preciso encontrar um pediatra que atenda a criança e a família, com calma. Além da reeducação alimentar e do uso de medicamentos, em alguns casos, a participação de um psicólogo pode ajudar.

  86. Um bebe tava ha muitos dias sem fazer coco ele tinha 6 meses levavam as medicos e nada passavam remédios e voltava pra casa ele gritava de dor auando vinha a vontade se espremia e nao saia nada ontem levaram aos gritos pro hospital foram fazer uma lavagem e saiu foi sangue ao inves de cocô foi pra uti e nao resistiu o que pode ter causado a morte dele?

  87. Bom dia doutor meu bebê fez 6 meses e sempre teve bastante dificuldade para fazer cocô mas antes fazia de 4 em 4 dias e saia muito agora ele não consegue mais fazer sozinho,tenho que colocar o supositório ou o minilax.Ele só mama no peito agora estou dando papinha de frutas pra ele.Já levamos em vários médicos ele fez raio X e disseram que ele tem fecaloma que tenho que fazer massagem mais ele sempre chora muito quando eu tento fazer ele não solta muito pum e acorda umas 5 vezes durante a noite e a barriga faz um barulhão é uma criança nervosa inquieta.Sempre apelo pro minilax que é mais rápido mas não queria ter que usar sempre.O que eu posso fazer?

    • Prezada Aline,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente. O tratamento para a Constipação exige frequência e sequência. Não é algo que se resolva com uma consulta ou um remédio. É preciso encontrar um pediatra que atenda a criança e a família, com calma. Além da reeducação alimentar e do uso de medicamentos, em alguns casos, a participação de um gastro pediatra pode ajudar. Mas, isso sob a coordenação do pediatra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s