IOGA PARA ADOLESCENTES

Uma das caracterísitcas da adolescência é a flutuação de humores. Um dia ótimos, no dia seguinte, um horror! Tudo é muito intenso nessa fase da vida.

Alguns pesquisadores americanos resolveram avaliar o efeito da ioga no bem estar de adolescentes do segundo grau. Acompanharam 51 jovens, por dez semanas. Um grupo passou a fazer aulas de ioga, enquanto outro grupo continuou fazendo aulas regulares de educação física.

No início do estudo, todos foram avaliados com questionários e testes onde o humor, ansiedade, raiva e outras emoções foram classificadas. Ao final do estudo, repetiram os testes e constataram que o grupo que fez ioga apresentou resultados melhores do que o grupo que não fez. Além disso, 75% dos adolescentes que fizeram ioga gostaram da atividade e manifestaram o desejo de continuar.

Este estudo foi publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics e uma das autoras declarou: ” Ioga pode ter um efeito preventivo na saúde mental de adolescentes”.

Pessoalmente, acho que o estudo acompanhou poucos jovens, por pouco tempo. Também não estou convencido do valor dos testes a que os adolescentes foram submetidos. No entanto, independentemente destas restrições pessoais, achei interessante divulgar o estudo, mais para lembrar aos pais que, para alguns adolescentes, a ioga pode ser uma prática muito benéfica.

Se você tem alguma experiência com ioga para adolescentes, seja como mãe ou pai ou ainda como alguém que dá aulas para adolescentes, gostaria de receber seus comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *