QUAIS VACINAS E EM QUE IDADES?

Vacinas são um dos melhores métodos de proteção contra doenças. Com o progresso das pesquisas novas vacinas são colocadas no mercado. Quais vacinas devemos dar para nossos filhos e em que idade? Cada país define um calendário vacinal mínimo, em função da disponibilidade de recursos e necessidades epidemiológicas. Além disso, as sociedades de pediatria e outras instituições científicas fazem suas recomendações. No nosso país, os pediatras seguem o que recomenda o Ministério da Saúde, acrescido de algumas vacinas que ainda não são oferecidas nos postos de saúde. Alguns pediatras também adotam as recomendações do CDC de Atlanta e da Academia Americana de Pediatria. Veja abaixo os respectivos calendários vacinais:

Calendário da Sociedade Brasileira de Pediatria

calendario_vacinal_SBP2011

Calendário do CDC entre 0 e 6 anos de idade

0-6yrs-schedule-pr

Calendário do CDC entre 7 e 18 anos

7-18yrs-schedule-pr_2011_12

O CDC disponibiliza uma ferramenta que monta um calendário personalizado para seu filho ou filha. Basta dar a data de nascimento que ele vai gerar as dastas em que deveria tomar as vacinas. Divirta-se montando o calendário vacinal do seu bebê!

CDC Calendário bebês

Lembre-se que o seu pediatra pode ter um calendário um pouco diferente, otimizando as vacinas com as visitas periódicas ou ainda buscando distribuir de forma a não dar “picadas” de mais, de uma vez. O que estou publicando aqui é apenas uma referência. Recomendo que siga as orientações do seu pediatra.

Se tiver dúvidas, mande seu comentário que lhe responderei.

2 comentários em “QUAIS VACINAS E EM QUE IDADES?”

  1. Boa tarde! Gostaria de saber como identificar uma reação alérgica de uma das cinco vacinas aplicadas no mesmo dia quando a criança completa 2 meses? Meu filho mais novo apresentou reação alérgica, só naquela época as vacinas eram dadas com mais sabedoria e menos economia. Minha neta está com dois meses, tomou vacina hoje, apresenta febre alta, dores pelo corpo e vermelhidão nos locais das vacinas. Att. Aurélio Cacini

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezado Aurélio,
      Aos dois meses de idade, pelo calendário do Programa Nacional de Imunização, a criança recebe 3 vacinas: Pentavalente, Polio Injetável, e Rotavirus Oral. Se a criança for vacinada em clínicas privadas, também receberá 3 vacinas: Hexavalente e Pneumo, injetáveis e Rotavírus, oral. Febre, dor e vermelhidão no local da vacina não caracterizam, obrigatoriamente, uma reação alérgica. Pode ser uma reação local pelo fato de algo ter sido injetado (seria mais uma reação inflamatória do que alérgica). O pediatra deve examinar a criança para poder orientar os pais se é uma reação alérgica ou apenas uma reação local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *