SEGURANÇA NO CARRO

A preocupação com a segurança ao andarmos de carro, aumentou muito, nos últimos anos. A obrigatoriedade do uso de cintos de segurança reduziu a mortalidade em acidentes de trânsito. No entanto, ainda vemos, frequentemente, crianças dentro de automóveis, no colo de um adulto, muitas vezes no banco da frente. A seguir, algumas dicas que podem salvar a vida do seu filho, no caso de um acidente de carro.

1-      Crianças nunca devem ser levadas no colo de um adulto. No caso de um acidente, mesmo em baixa velocidade, dificilmente o adulto será capaz de manter a criança nos seus braços e a conseqüência poderá ser fatal, em um acidente bobo.

2-      Compre a cadeira correta para cada idade. Não decida qual cadeirinha de carro deve comprar, levando em conta apenas o preço. Veja se é adequada para a idade, do seu bebê e até que idade ou peso poderá usá-la. Verifique também se é prática para ser presa ao banco do carro e fácil de transportar, se precisar tirar do carro.

3-      Até 2 anos de idade a criança deve ficar na cadeirinha, fixada no banco,virada para trás (de costas para a frente do carro).

4-      Após os 2 anos, verifique se a cadeirinha continua sendo adequada. Algumas cadeiras de segurança só servem para serem fixadas com a criança virada para trás ou até o peso e altura de uma criança de 2 anos. Se for este o caso, pesquise uma nova cadeirinha, que possa ser fixada virada para frente e que comporte a altura da criança até que esta tenha  entre30 a35 kg.

5-      Após os 2 anos, na cadeirinha adequada, a criança viaja virada para frente.

6-      Ao atingir o limite de peso da cadeirinha, a criança deve passar a se sentar em um banquinho especialmente desenhado para permitir que o cinto de segurança seja usado corretamente.

7-      Ao atingir 1,45m- o que ocorre entre 8 e 12 anos, a criança já poderá usar o cinto de segurança normalmente, mas deve continuar viajando no banco de trás.

8-      Somente com 13 anos que a criança poderá viajar no banco da frente.

9-      Não acelere as transições entre uma etapa e outra. Como estamos falando de segurança, fique o maior tempo possível numa etapa, antes de passar para a seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *