ESTIMULANDO O HÁBITO DE LER EM CRIANÇAS

É através da leitura que conseguimos ter acesso ao conhecimento. Evidentemente que a tradição oral e as manifestações culturais nos dão acesso a aspectos relevantes da nossa história. A questão é que, sob o pretexto de um tempo corrido, de uma voracidade pelo simples e rápido, progressivamente  estamos perdendo o hábito de ler. A seguir, algumas dicas que poderão ajuda-los a desenvolver o hábito da leitura nos seus filhos:

1-      Fale, cante, recite poesia, conte histórias, para seu bebê.

2-      A partir de 6 meses, dê livros de plástico para seu bebê, morder, atirar, bater contra o chão.

3-      Também a partir de 6 meses, comece a ler para seu filho ou filha. Coloque ele ou ela no seu colo, abraçando gostosamente e leia uma história. Certamente não vai entender nada, mas vai achar uma delícia o som e ritmo da sua voz.

4-      A partir de um ano, deixe seu filho escolher o livro que quer ler, mesmo que seja o mesmo, todos os dias.

5-      Separe um tempo, todos os dias para ler uma história.

6-      Não fique testando seu filho com perguntas- que cor é essa? Que bichinho é esse? Simplesmente leia e aponte.

7-      Pare a leitura ao menor sinal de fadiga ou desinteresse. Esse momento tem que ser muito prazeroso, para ambos.

8-      Quando seu filho começar a ler, não o corrija. Se a palavra lida tiver o mesmo sentido que a escrita (trocar cão por cachorro, por exemplo), deixe passar. Se for uma troca que não faça o menor sentido, peça para repetir a frase porque você não entendeu bem.

9-      Olhe as figuras e peça para seu filho nomear as imagens.

10-   Ao ler, use entonações diferentes, simule a voz de bichos, criando uma atmosfera que desperte mais interesse na criança.

11-   Mantenha livros no quarto de seus filhos, bem como um local confortável e uma iluminação adequada.

12-   Visite livrarias com seu filho.

13-   Mesmo depois que seu filho aprender a ler, continue lendo para ele. É mais fácil para uma criança compreender uma história ouvindo do que lendo. Assim, poderá ir aumentando a complexidade das histórias lidas, deixando as mais simples para a leitura da criança.

14-   Elogie o esforço e a leitura. Demonstre orgulho do progresso de seu filho ou filha.

Não se esqueça de que é impossível abordar todos os tópicos em um blog. Se tiver dúvidas, deixe um comentário.

7 comentários Adicione o seu

  1. Beatriz Farah disse:

    Ola,
    Estava procurando por esta materia sobre leitura para criancas.Minha filha, hoje com 20 meses, sempre foi super anciosa e agitada. Desde cedo tento inserir em sua vida o habito da leitura, acho que seria um momento para ela se acalmar e dar uma relaxada, como funciona para nos adultos. Comecei comprando os livrinhos para banho, ignorou-os. Passei para os livrinhos que emitem sons, ela abre e fecha zero se entretem e fim da leitura. Comprei uns pop ups mas nada no universo consegue fazer ela gostar de sentar por um segundinho e prestar atencao, sempre tenho a impressao que ela nao tem o menor interesse. Esses dias visitando o pediatra ela prestou atencao num livro de desenho da Galinha Pintadinha, entao tive a ideia de comprar livros com os personagens que ela conhece,achei que faria o maior sucesso. Fomos a livraria juntas e a coloquei de frente aos livros conhecidos. O que consegui foram 20 minutos de brincadeira de esconde esconde por debaixo das prateleiras da livraria ! 🙂
    Como no seu artigo, nunca a forcei a sentar, sempre aproveito alguns momentos para tentar faze-la prestar atencao, mas a maioria sem exito. Hoje me questiono se deveria continuar a investir e como ? Voce poderia me dar mais uma dica ?
    Obrigado.
    Beatriz

    1. Beatriz,
      Parabéns por se interessar em desenvolver o hábito de ler na sua filha, Manuela. Não existem fórmulas mágicas. Talvez, a primeira coisa que poderia tentar é relaxar um pouco. Não ter exigências além da que a Manuela se divirta. Se isso significa se esconder por debaixo das estantes ou atirar livros, ótimo. Tente evitar “concorrência desleal” com o livro. Isto é, uma TV ou computador ligados. Talvez estabelecer um horário (antes de dormir?) para ler uma história em voz alta, possa ser interessante. Não sei se você é leitora de livros. Se for, leia um pouco em algum momento em que a sua filha a veja fazendo isso. Se não lê livros, leia uma revista e permita que ela venha ver o que está fazendo. Pelo que me escreveu, está fazendo certo em não forçar nada. Seja criativa, sem ser exigente com você ou com a sua filha.
      Sucesso!
      Dr. Roberto Cooper

      1. beatriz farah disse:

        Excelente dica !
        🙂
        Momentos raríssimos de sentar em PAZ e tentar ler e ela me ver e nao me solicitar…enfim tentei e achei a tentativa inválida, claro, nao foram 3 minutos de leitura e já estava ela querendo fazer outra coisa.
        O legal foi o dia seguinte: “mamãe, vem vem…o moço mamãe…”e ela me levou até o livro do Steve Jobs, hahahahha, fantástico.
        Peguei o livro e li mais uma pagina em voz alta junto com ela, super válido !!!

        Beijos

  2. Bruno Marsili disse:

    Olá, Roberto
    que bom lhe encontrar por aqui … já leria um blog seu se fosse sobre quase qualquer coisa, mas farei ainda mais tendo a Laura com 1 ano e 10 meses.
    Faço com ela algo que você critica (item 6), como ficar perguntando quais são as cores e objetos nos livros, mas desde cedo ela interage bem, e com exceção dos momentos em que está cansada, parece ter prazer com isso, especialmente pelos reforços positivos ao acertar cores, animais e formas … Você acha isso sempre prejudicial ou se ela reage com alegria pode ser algo bom para ela?
    Abs

    1. Bruno,
      Parabéns pela paternidade participativa. Não existe regra ou verdade quando se trata da relação com os filhos. O melhor critério é o que você usa: o prazer e a alegria da criança. De resto, é ficar atento no nível de exigência dos pais e compreender os sinais precoces de cansaço ou falta de paciência da Laura. Respeitar o ritmo dela é o que há de melhor.
      Abraço

  3. beatriz farah disse:

    Ola Dr. Cooper,

    Dando mais um retorno ao pediatra, esta semana aconteceu algo muito interessante.
    Sempre que vamos a livrarias estamos com a Manuela e este final de semana, nao diferente dos demais, fomos ao shopping e de repente ela me puxou e me levou ate a livraria, ADOREI !
    Chegando la ela me levou ate a seção de revistas aonde costumamos ir com mais freqüência. Ela me olhou e começou a perguntar do Mickey Mouse. Achei entao uma revistinha do personagem e ela riu, tomou da minha mao, sentou no chão e começou a ler a revistinha, hahahaha, a maneira dela mas leu. Foi demais !!! Faltou o celular para filmar e te mandar para ilustrar o seu blog, foi muito legal.
    Obrigado novamente pela dica dos bons hábitos.

    Bjs

    1. Bia,
      Da próxima vez, mande uma foto ou filme. Postarei, com o maior prazer. Parabéns por desenvolver, na Manuela, o prazer de ler!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s