AMAMENTANDO SEU BEBÊ

 

Amamentar é poder oferecer ao seu bebê o melhor alimento que existe para ele. Não só oferece todos os elementos para uma nutrição saudável, como permite uma relação de carinho e proximidade com você que é muito importante. Idealmente, o leite materno deveria ser o único alimento do seu bebê, até os 6 meses de idade. Quando um bebê  mama no peito da sua mãe, não precisa nem de água ou chá. O leite materno é completo.

Logo nos primeiros dias depois do nascimento do seu bebê, o que vai sair do seu peito é um líquido mais claro, aguado. Esse líquido chama-se colostro e é muito nutritivo. Não se impressione pela aparência, fique tranquila que o colostro é exatamente o que o seu bebê precisa, nesses primeiros dias.

Depois, você sentira seu peito inchando e enchendo e vai perceber que o líquido ficou branco. Apesar do leite materno ser branco, ele pode variar um pouco na sua tonalidade e até na espessura, dependendo de ser o início ou o final da mamada e, também, do que você coma.

Em princípio, não há dieta para uma mãe que esteja amamentado. O importante é se alimentar bem e beber bastante líquido. Não use medicamentos, sem consultar antes um médico. Se tiver alguma dúvida quanto ao seu leite ou como amamentar, consulte seu médico ou mande um comentário.

Algumas dicas:

1-    Durante a gravidez não há necessidade de preparo do seu peito. Não adianta nada usar cremes ou óleos para massagear seu peito. Economize seu dinheiro para comprar fraldas e roupinhas.

2-    Se você quiser e puder, deixe seu peito pegar 15 minutos de sol, pela manhã, antes das 10h, durante a sua gravidez.

3-    Sua posição para amamentar- qualquer posição serve, desde que você esteja bem confortável e relaxada.

4-    A posição do seu bebê- sempre de frente para você, “barriga com barriga”. Apóie o bebê bem juntino ao seu corpo e não deixe a cabeça dele tombar.

5-    O bebê deve abrir bem a boca. Para isso você pode estimulá-lo com o dedo ou com seu peito. Os lábios do bebê devem cobrir aquela parte redonda, mais escura do seu peito, chamada de aréola. Se o bebê pegar apenas no seu bico, ele não consegue mamar tudo que precisa, reclamando de fome toda hora (você vai pensar que tem problema com o seu leite, mas o problema é com o jeito de pegar o seu peito. Seu leite nunca terá problema!), além de poder machucar o seu bico. Fique atenta se os lábios do seu bebê estão voltados para fora (boca de peixe).

6-    Ofereça o peito ao seu bebê, sem horários fixos. Deixe que ele regule as mamadas de acordo com as suas necessidades. Ofereça um peito e espere que ele o esvazie. Depois, ofereça o outro. Na próxima mamada, começe por este segundo peito.

7-    Quando o bebê tiver terminado de mamar ou quando você quiser mudar de peito, não puxe o bebê pelo corpo. Isso pode ferir o seu bico. Coloque um dedo no canto da boca do bebê e, delicadamente, estimule. Quando ele abrir a boca, retire seu peito.

8-    Se o seu bico ficar dolorido ou rachado, preste atenção se seu bebê não está só pegando no bico. A  maioria das vezes em que o bico fica machucado é porque o bebê não está com a boca aberta cobrindo a parte redonda, mais escura do peito (aréola).

9-    Se o bico rachar, não passe cremes, pomadas, óleos, remédios ou frutas. Passe o próprio leite no bico e exponha o peito ao sol, até as 10h da manhã, por 15 minutos.

28 pensamentos sobre “AMAMENTANDO SEU BEBÊ

    • Michele,
      Recomendo que procure seu pediatra para uma orientação e acompanhamento. Com um ano e três meses uma criança precisa de mais alimentos do que o leite materno. Só o leite materno pode levar a criança a algum grau de sub nutrição. O fato de não tomar mamadeira não é preocupante. O que é preciso ser feito, rapidamente, é a introdução de outros alimentos.

  1. dr. estou muito preocupada,meu bebe tem 10 meses mama no peito muito,ja comi papinha mas mesmo depois de comer caça o peito e mama muito como se não tivesse comido.Estou ficando fraca,magra demais e o psicologico ja foi embora.Todo mundo manda eu desmamar ate o pediatra,mas ele so fica comigo o dia todo e a noite tambem so dormi se estiver mamando e quando esta nervoso so se acalma mamando.Não aceita mamadeira e não gosta de nenhum leite ja deixei ficar com fome e não adiantou e o pediatra não me diz nada so manda desmamar e não tenho ninguem pra me ajudar e tenho leite pra dar e vender me ajuda.

    • Prezada Ana Paula,
      A situação que descreveu vai exigir de você alguma disciplina. Acredito que deva continuar a oferecer o seu leite para o seu bebê. A questão é que deve fazê-lo apenas duas ou três vezes ao dia, que seria a necessidade de mamar dele. Não há necessidade de oferecer outro leite ou mamadeira. Mas, depois das refeições, simplesmente não deve mais oferecer o seio. Dê o almoço, o jantar, a fruta, e não complemente com o seio. Por um ou dois dias seu bebê vai reclamar, chorar, mas vai se habituar e passará a comer mais da comida que você oferece. Também evite dar o seio como “tranquilizante”, exceto em situações extremadas. A questão é muita mais sua do que do seu bebê. Quem detém o poder de dar ou não o seio é você e não o bebê. Enquanto você achar que esse poder está com ele, essa situação não irá mudar. Portanto, com coragem e todo o carinho do mundo, começe a colocar um limite na oferta do seio. Sucesso!

  2. Boa tarde Dr. Roberto! Tenho um filho de 2 anos e ele ainda mama no peito, a sua alimentação é perfeita, como de tudo e muito bem, mas qdo chega de noite dorme mamando e passa a noite toda mamando no meu peito, como faço p/ tirar esse hábito dele? Acho q é pq ele dorme na mesma cama q eu!

    • Prezada Daniele,
      Só tem um método que é: parando de dar o peito! Você deve ter uma conversa com ele, dizendo que agora que ele está grande, não vai mais mamar no seu peito. E, a partir dessa conversa, não dar mesmo. Se não está preparada para choro, raiva, chantagem e acha que vai ceder, não tenha a conversa. Uma vez que teve a conversa, não pode mais voltar atrás. Uma boa coisa seria tirá-lo da sua cama. Aos dois anos, já deveria dormir na cama dele. Quem sabe você tira ele da sua cama primeiro e, na sequencia, para de dar o peito? Tudo, com conversas prévias e muita determinação na hora de fazer acontecer. Sucesso!

  3. Olá Dr. Roberto. O que fazer quando nosso lindo bebê começa a morder o peito? Explico. Ontem meu lindo princepezinho, de 11 meses meu deu umas 5 mordidas. Inclusive a noite, durante minhas tentativas frustradas de lhe dar de mamar. Creio que ontem ele estava no auge do incomodo com os dentinhos que estão nascendo. Porém a dor dessas “mordinhas” é de fazer ir à Marte e voltar umas 3 X. Em todas as vezes tirei-lhe do peito, e falei séria que não fizesse mais, pois não lhe daria o peito. E assim fiz. Não lhe dei por algumas horas. Mas ele se comportou de forma anômala essa noite. Acordou gritado. E quando lhe dei o peito ele mordei antes mesmo de começar a mamar. Acabei por lhe dar um pouco de Tylenol. Assim ele conseguiu dormir e eu tambem. O que fazer? Quero muito continuar a mamenta-lo, porém agora fico apreensiva. Pois estou esperando quando será a próxima dentada. 😦

    • Prezada Ana Laura,
      Que excelente e difícil situação, essa que nos propõe. Não tenho uma resposta direta e objetiva. Sugiro apenas que, quando ele lhe morder e doer, você o retire do peito como fez, conversando, carinhosamente com ele. Se possível, não o deixe “de castigo”. Isto é, você pode até ficar sem dar o peito por algum tempo, para se recuperar das mordidas, mas não atribua esse intervalo ao fato de que ele lhe mordeu. Seu filho não tem noção do que seja castigo e não vai entender esse discurso. Além disso, essas mordidas, do ponto de vista da criança, são como um teste (inconsciente). Posso exteriorizar sentimentos mais agressivos? Essa seria a pergunta que ele está se fazendo (sem saber). A resposta está, em parte, na sua atitude. Se você o deixa de “castigo” ele “aprende” que a agressividade dele é ruim porque, de fato, fez mal a você. Se, por outro lado, você “resiste” e “sobrevive” a este “ataque”, ele desenvolve mais segurança. Veja que é muito diferente esse comportamento de agressividade aos 11 meses daquele de uma criança de 4 anos, onde a colocação do limite passa a ser fundamental. O difícil balanço é entre não ficar, fisicamente, à mercê das mordidas e, emocionalmente, não retaliar.

      • Mais uma vez obrigada pela presteza e pela resposta. Hoje por volta do horário do almoço ainda ganhei mais uma mordidinha. O tirei do peito e, novamente, disse séria que não fizesse aquilo. Procurei ser mais atenciosa com ele durante todo o dia e observar suas reações em relação ao dentes. Ele continua a colocar as mãozinhas na boca e a morder o que encontra pela frente. Porem não mordeu mais o peito. Dei mamar para ele tirar a sonequinha da tarde e a noite esperei ele ficar com bastante sono. Parece que funcionou. Vamos ver de agora em diante. O deixar de “castigo” foi algo involuntário. Acabou acontecendo, pois esperei ele ficar com “muita” fome de leite para lhe oferecer o peito novamente. Vou procurar não retaliar e tentar “prever” quando essas mordidas poderão acontecer. E que Deus me ajude. rsrsrsrs
        Abraços e mais uma vez obrigada.

      • Ana Laura,
        Ter deixado ela “de castigo” uma vez não é grave! Relaxe. Me parece que entendeu bem que postura pode tentar adotar com a sua filho. Ofereça outras coisas para ele morder (um mordedor ou um pedaço de carne, grande o suficiente para que não engasgue) e continue conversando muito, sendo atenciosa e “enérgica” quando necessário, sem “retaliar”. Parabéns!

  4. Olá Doutor estou com problemas na amamentação da minha filha,pois ela ta com 2 meses e não consigo produzir quase nada de leite..só sinto a descida na hora que ela mama e eh bem pouco …ela fica chorando depois que mama os dois peitos..
    Já fiz de tudo, bebo chás,água o dia todo e muito..e nada de encher os peitos..eles ficam sempre muchos e moles..
    Tem algum remédio que poderia ajudar a estimulação para produzir mais leite? Oque devo fazer ? isso que insisto dar peito para ela a cada 3 em 3 horas e nada…

    • Prezada Tathiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra a respeito. Caso sua filha esteja ganhando peso dentro do esperado, você produz leite em quantidade mais do que suficiente e não há necessidade de fazer nada. Mas, se a sua filha não estiver ganhando peso, o pediatra deverá lhe propor algum tipo ação, que pode incluir conversar com o seu obstetra para ver se ele prescreve algum medicamento que auxilie na lactação. O primeiro passo é uma consulta com seu pediatra para avaliar o ganho de peso da sua filha.

    • Olá amamentar exclusivamente até os 6 meses iniciei com a alimentação a dois meses e ela ganhou pouco peso desde então. Agora tá com 8 meses e 8.140 kg Ela só toma a vitamina D o médico não descreveu nem ferro nem polivitaminicos. Nesse mês houve erupção de dois dentinhos, minha dúvida ê se ela não precisa de vitaminas estou um pouco chateada a pediatra falou para eu dar leite nestogenio e bolacha de maizena. Dou almoço e jantar tem dia que ela come bem outros não. Será que mesmo necessário. Imediatamente após comer ela quer. .

      • Prezada Claudia,
        Como o blog não substitui uma consulta,seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Se você não está satisfeita com o pediatra, ouça uma segunda opinião. Em princípio, crianças não precisam de polivitamínicos.

  5. Olá doutor , tenho uma dúvida e creio que possa me esclarecer . Tenho uma bebe de 3 meses e 26 dias que esta ganhando na media de 19 gr dia de peso e mama somente no peito e tenho muito leite ,a pediatra pediu para dar complemento Nam Comfor mas se eu tento dar ela vomita de tão cheia que fica depois que mama. Daí minha dúvida será que meu leite é fraco ? O que fazer para faze-lo ficar mais forte ? Ela mama de 3 em 3 horas .

    • Prezada Camila,
      Não existe leite humano fraco. Além do ganho médio diário de peso, é muito importante acompanhar o gráfico de crescimento da sua filha. Se ele se mantém no mesmos “canal” de ganho de peso, tudo vai bem. Agora, se ela está “achatando” ou “caindo” na sua curva, é sinal de que algo não vai bem. Sugiro que tenha uma conversa com a sua pediatra, pedindo que lhe mostre e explique a curva de peso da sua filha.

  6. Dr. o meu bb tem 10 meses e desde dos 2 mes que comecei dar mamadeira a ele porem sem sucesso e com muita paciencia ele nao aceita outros alimentos e mama pouco uma verdadeira luta diaria me ajude por favor tem alguma vitamina que abra o apetitte dele eu choro e sofro muito com essa falta de apetite dele. me responda por favor

    • Prezada Elisabete,
      Não existe vitamina que abra o apetite. Como o blog não substitui uma consulta e as questões de apetite envolvem desde a saúde física da criança, até o contexto familiar, sugiro que tenha uma conversa franca com o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  7. Dr os pra cá percebo que minha bebe fica muuuito irritada e chorona depois do banho ( quando termino de colocar a roupa nela, o banho ela AMA) frio não é pq ligo o aquecedor e deixo até colocar a última peça de roupa , e a mão dele nem chega a estar fria , ai eu ofereço o peito mas ai ela chora mais ainda , rejeita e dormi sem mamar … Será somente falta de apetite ??
    Depois de algum tempo já acorda mama normal. Mass agora depois q pegou a chupeta até em outras manadas começou a chorar qdo ofereço. Tem 2 meses e meio. Mamade 3 em 3 hrs e hoje chegou a ficar 5 sem mamar.

    • Prezada Cristina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que entenda esta limitação da internet.

  8. Dr. tenho uma duvida. Quero fazer uma tatuagem mas amamento ainda minha filha tem um ano e cinco meses ela já come de tudo e mama mais quando tem sono e fica quase anoite toda no peito ela tbm mama durante o dia mas pouco posso faze a tatuagem

  9. Dr, meu filho está com 20 dias e quando eu coloco ele no peito ele mama 10 minutos e depois começa a chorar e rejeitar meu peito e não sinto a mama esvaziar. Eu vejo que tenho leite porque o leite escorre pelo peito e a boca dele fica cheia de leite. O pediatra recomendou complemento a partir do 15o dia, depois da mamada, para garantir o ganho de peso. Estou tentando seguir com a amamentação mas parece que ele está preferindo mamar na mamadeira o complemento. Já tentei usar a bomba também, mas demora muito para esvaziar e quando eu termino já é hora dele mamar de novo, estou exausta. Já não sei mais o que fazer.

  10. Dr., minha filha nasceu com 37 semanas de gestação pesando 2,800 kg e saiu do hospital com 2,600 kg. Ela alimenta exclusivamente de leite materno, hoje ela está com 73 dias de vida e pesa 6.500 kg, estou preocupada, pois ela está bem gordinha e já me falaram que o bebê gordinho na primeira infância corre maior risco de obesidade na vida adulta. Não sei o que fazer, levei-a em uma pediatra que me orientou a limitar as mamadas a cada duas horas, no entanto desisti logo nas primeiras tentativas, pois ela chorou demais. Portanto, ela continua em livre demanda.

    • Prezada Glaucia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, a preocupação com a obesidade se torna mais importante com a introdução dos alimentos sólidos. Bebês pequenos devem ser alimentados sob livre demanda. Quando são alimentados com um complemento ou exclusivamente com fórmula infantil, é importante verificar se o preparo está adequado (número de medidas) e garantir que nada esteja sendo adicionado (açúcar e farinhas).

  11. Boa tarde Doutor! Qual a frequencia em geral das mamadas de um bebe de 4 meses? Digo, qual intervalo entre as mamadas, falando de um modo geral. Abraço !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s