Acidentes acontecem e, raramente, são obra do acaso ou má-sorte. Em geral, acidentes podem ser evitados ou prevenidos com alguns cuidados básicos. Quando relaxamos e não fazemos o que deve ser feito, aumentamos as probabilidades de um acidente doméstico acontecer.
Abaixo, algumas orientações para a prevenção de alguns acidentes domésticos. Não é uma lista completa, mas inclui as situações mais comuns.
- Nunca deixe um bebê sozinho ou sob o cuidado de outra criança – mesmo bebês pequenos podem se movimentar e, a partir do segundo ou terceiro meso, rolar. Por isso, se o bebê não estiver no seu berço, deve ter alguém, de preferência adulto, cuidando dele.
- O berço do bebê deve ter uma grade. Esta grade deve ser feita de ripas de madeira ou barras de metal, com, no máximo,6 cmde distância entre elas. Caso o espaço entre as ripas ou barras seja maior do que6 cm. há o risco da criança passar a sua cabeça e ficar presa, podendo se sufocar. Do mesmo modo, na cabeceira ou nos pés, não deve haver nenhuma abertura que seja maior do que 6cm.
- A distância da grade abaixada até o colchão deve ser, no mínimo de23 cm. Quando a criança começa a querer ficar em pé, o colchão deve ser colocado na sua posição mais baixa. As quedas do berço mais comuns são quando o bebê começa a tentar sair do berço, ficandoem pé. Quandoseu filho ou filha atingir 89cm de altura, é hora de trocar o berço por uma cama.
- O colchão deve ficar bem ajustado ao berço. Se houver folgas, a criança pode prender dedos, mãos, pés ou até se enfiar por debaixo do colchão, com risco de se machucar ou sufocar.
- Não deixe travesseiros, brinquedos, bonecos de pelúcia dentro do berço.
- Verifique se todos os parafusos e ajustes estão bem apertados, sem nenhuma aresta para fora.
- Se o seu colchão chegar da loja embrulhado em plástico, retire-o imediatamente e jogue-o fora. Nunca deixe o plástico no berço porque existe risco de sufocamento da criança.
- Crianças podem se afogar em muito pouca água. Nunca deixe uma criança sozinha dentro de uma banheira, por menos água que tenha. Se estiver sozinha (o) em casa e precisar sair do banheiro (atender a porta, telefone,ver o feijão no fogo), embrulhe sua criança em uma toalha e leve-a junto com você
- Retire todos os objetos cortantes ou pontiagudos do alcance da criança. Guarde-os em lugares altos e fechados. Crianças puxam mesas e tudo que está sobre ela pode cair no chão. Evite deixar objetos pesados em cima das mesas.
- Nunca deixe aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos com os fios pendurados, caindo na direção do chão. Crianças puxam os fios e os objetos podem cair nas suas cabeças.
- Nunca deixe eletrodomésticos ligados na tomada. A partir de uma certa idade, em torno de2 a3 anos, a criança empurra uma cadeira e sobe para ver o que está acima do seu campo de visão. Se encontrar um aparelho, vai apertar botões. Se este estiver ligado na tomada, poderá produzir um acidente.
- Se for esquentar mamadeira ou comida no microondas, lembre-se que o calor não se distribui uniformemente. Você deve agitar a mamadeira antes de testar a temperatura. Se você testar a temperatura sem misturar bem, poderá produzir queimaduras sérias no seu filho ou filha porque uma parte do leite pode estar muito quente e a outra não. Com a comida, ou você mistura tudo, ou testa a temperatura em vários lugares diferentes do prato.
- Nunca deixa as panelas com os cabos para fora do fogão.
- Nunca deixe fósforos ao alcance das crianças
- Nunca utilize frascos ou embalagens de bebidas e comidas para guardar produtos químicos ou de limpeza. Muitas crianças sofrem queimaduras ou intoxicações graves porque produtos de limpeza foram guardados em garrafas de refrigerante.
- Nunca deixe remédios ao alcance de crianças.
- Não derrame álcool diretamente no fogo (churrasco), mesmo fazendo um jato de longe. O jato de álcool, sendo inflamável, vai pegar fogo e este vai chegar até a garrafa que está na mão de um adulto ou criança, produzindo queimaduras graves.
- Tampe as tomadas com uma fita isolante, sabendo que a criança vai tentar removê-la. Idealmente, deve usar protetores vendidos no comércio, que oferecem uma proteção mais segura.
- Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada. Crianças que andam, a partir de um ano, podem se debruçar sobe o vaso e cair dentro dele, com risco de baterem a cabeça e,também, de se afogarem.
- Nunca deixe sacos plásticos soltos pela casa. As crianças gostam de colocá-los na cabeça, cobrindo o rosto, com enorme risco se sufocamento.
- Armas de fogo não devem ser guardadas em casas ou ambientes onde morem crianças. Esta é uma recomendação rigorosa. No entanto, se, por qualquer motivo, uma arma precisar ser guardada em casa (um dos pais é policial, por exemplo), esta deve estar descarregada e travada. A munição não deve ser guardada próximo da arma.
- Bebidas alcoólicas podem ser muito tóxicas para crianças pequenas e adolescentes. Por esse motivo, devem ser guardadas em local inacessível a elas, preferencialmente em armário trancado.
4 comentários em “COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS”
olá…tenho um bebe de 1 mês e ele dorme comigo e meu marido…ao amamentar deitada de lado,.peguei no sono e quando dei por mim acordei e percebi que meu bebe estava acordado por baixo da minha coberta e extremamente molhado de suor ..fiquei desesperada e rapidamente despi meu bebe..eu fiquei muito assustada e pensei que poderia ter acontecido o pior..mais graças a DEUS ele estava bem..
Prezada Tatiane,
Obrigado por participar do blog e compartilhar a sua vivência. É importante que os pais saibam que o cansaço é mais forte do que qualquer outra motivação que se possa ter. Por isso, a permanência de bebês na cama dos pais não é recomendada.
Olá!
Gostaria de compartilhar mais dois itens importantes que me chamam a atenção.
O primeiro deles é a bexiga e o enorme risco que ela oferece para os bebês.
O segundo são as baterias, principalmente as menores em formato de moeda. Por isso, considero o controle remoto um objeto de risco. Parabéns pela iniciativa de criar este blog!
Prezada Vivian,
Obrigado por sua colaboração. Realmente a segurança exige um olhar atento, o tempo todo, em tudo!