2013!

Muita gente faz uma lista de objetivos, metas ou desejos para o ano que vai começar. Aproveitamos esse momento de final de um ano e início do outro para fazermos um pequeno balanço das nossas vidas e listar o que gostaríamos de fazer. Para não fugir à regra e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma menos tradicional de desejar boas coisas à quem lê o blog, resolvi fazer uma lista, bem humorada, dos desejos de um pediatra (ao menos, meus!).  Desejo que, em 2013:

  • na medida do possível, as famílias façam uma refeição juntas, por dia
  • a alimentação de toda a família seja saudável
  • os pais brinquem, meia hora a mais por dia, com seus filhos
  • todos vejam meia hora a menos de TV ou computador, por dia, trocando pela leitura de um livro ou revista
  • a família faça mais atividades ao ar livre e, dependendo da idade dos filhos, pratique esportes
  • os pais sejam criativos, estimulando assim a criatividade dos filhos
  • além de etiqueta, bons modos e educação, os pais deem exemplos de comportamento ético e transmitam valores morais a seus filhos, pensando em uma sociedade mais feliz e harmônica onde viverão
  • os pais saibam, não só, colocar limites e exigências, como também, reconhecer conquistas e  progressos dos filhos
  • se abraçem e beijem, muito, todos os dias

e, finalmente

Desejo a todos os leitores do blog (e não leitores também), um 2013 muito alegre e divertido, para todos!

Fireworks

12 comentários em “2013!”

    1. Maria José de C. Machado

      Oi Roberto, mto bom o seu blog; como vó que sou agradeço o texto relacionado ao comportamento adequado e pertinente da avó; normalmente, “pensamos que td sabemos”. Estou sempre aprendendo e divulgando os seus ensinamentos. Parabens! Aproveito para retribuir-lhe os votos carinhosos para o novo ano de 20l3! Um gde abraço

      1. Dr. Roberto Cooper

        Maria José,
        Obrigado por seu comentário gentil e carinhoso que é exatamente como você é como mãe e avó. Que você e sua maravilhosa família tenham um 2013 muito alegre.

  1. Boa lista Dr. Cooper !

    Que muitas mães fiquem mais confiantes de ser mães e que elas passem a usufruir do seu bom senso e sua sensibilidade para com seus filhos e assim que elas nao liguem tanto para o pediatra , hahahahaha .

    Que 2013 seja palco de um ano cheio de bons e criativos Posts no seu blog Dr. Cooper.

    Um ótimo 2013 para você !

    Bjs

    Bia

    1. Dr. Roberto Cooper

      Bia,
      Obrigado pelos votos e pela sua frequente participação no blog. Gostei muito dos seus votos para que as mães se sintam confiantes, ousando mais, com sensibilidade e bom senso. Espero poder postar assuntos interessantes no blog. Para isso, sempre conto com as sugestões de todos.
      Um 2013 muito alegre para sua família. Que você e Manuela se divirtam muito, juntas!

  2. Bom Dia Dr. Roberto, me chamo Elaine, e fiquei te conhecendo através de uma amiga. Gostei muito do seu blog, parabéns! Quero ver se o Sr. pode me dar uma dica, meu filho está com 2 anos e 4 meses e com 1 ano e meio ele deixou de tomar leite. Já tentei de tudo, todas as misturas possíveis, mas ele fala que é ruim, não toma por nada. Ele é bem magro, mas pela genética, pois come muito bem,bebe muito suco, gosta de carnes, verduras, biscoitos, pães, enfim o único vilão é o leite. Gostaria de saber o que faço, se tem alguma vitamina, alguma coisa que eu possa fazer para suprir esta necessidade. As vezes fico pensando o que fazer pois sei q o leite é necessário… Por favor, me ajude. Obrigada…

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Elaine,
      A primeira recomendação que eu lhe faria é que converse com o seu pediatra a respeito. Ele poderá lhe orientar especificamente sobre o seu filho e prescrever (ou não) algum suplemento vitamínico que contenha cálcio e vitamina D. O fato de seu filho não querer tomar leite não deve ser motivo de grande preocupação. Certamente já tentou dar iogurtes e queijos. Caso aceite alguns destes, ótimo. Caso não aceite, pode pensar em receitas que contenham leite como omeletes, soufflés, pudins, mousses, empadões. Alguns peixes, como o salmão, possuem uma boa quantidade de cálcio e podem ser oferecidos ao seu filho. Alguns sucos são enriquecidos com cálcio e devem ser preferidos. Feijões e espinafre também possuem cálcio. Não é porque seu filho não aceita leite (aceita sorvete?) que terá problemas.Como pode ver, existem alternativas e, como dito no começo da minha resposta, o seu pediatra pode optar por prescrever um suplemento vitamínico.

      1. Nossa, agradeço infinitamente por sua rapidez e clareza na resposta. Vou marcar a consulta o mais rápido possível. Ah e só pra fechar, ele toma iogurte, gosta de queijo, sorvete, e ama omelete. Muito obrigada Doutor, e tenha uma boa noite!

        1. Dr. Roberto Cooper

          Elaine,
          Se ele toma iogurte, gosta de queijo e sorvete, basta dar esses alimentos para ele. Esqueça o leite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *