VERRUGAS

Verrugas são lesões benignas da pele que podem ocorrer em praticamente qualquer região do corpo. Podem se apresentar como uma única ou múltiplas verrugas. Seu tamanho também pode ser muito variável, desde alguns milímetros, até centímetros. Apesar de serem lesões benignas, dependendo da sua localização podem produzir inibição ou vergonha nas crianças, pelo seu aspecto estético. Afinal de contas, uma boa bruxa tem sempre uma verruga na ponta do nariz ou no queixo (quando não tem ambas!). Portanto, o primeiro cuidado que os pais devem ter é com esse aspecto, tranquilizando a criança e lhe dando apoio. Devem procurar a escola para reforçar, com professoras e educadoras, que seu filho não sofra discriminação ou qualquer forma de abuso.

Verrugas são produzidas por virus. O virus que produz as verrugas se chama Papilloma Virus Humano (mais conhecido pela sua sigla em inglês- HPV). O HPV somente infecta humanos e sua transmissão pode se dar por contato direto ou com superfícies onde o virus esteja presente. Uma outra forma é a autocontaminação, onde uma criança que tem uma verruga, acaba “espalhando” o virus para outro local. Depois de infectada, a pele leva, em geral, um mês para apresentar os primeiros sinais de uma verruga. O HPV também está implicado no câncer de colo de útero e nas verrugas sexualmente transmitidas. Por esse motivo, se recomenda a vacinação de meninas e meninos, contra o HPV, entre 9 e 13 anos, utilizando a vacina quadrivalente contra o HPV.

Com relação ao tratamento, o mais importante é saber que 75% das verrugas desaparecem espontaneamente, sem deixar cicatriz. Esse desaparecimento pode ser bem lento, levando, em alguns casos, até 3 anos. Existem vários tratamentos para verrugas mas os pais, em conjunto com seu pediatra ou dermatologista devem decidir se vale a pena ou não tratar. Isso porque alguns tratamentos possuem efeitos colaterais  e os prós e contra devem ser pesados, principalmente sabendo-se que 75% das verrugas desaparecerão espontaneamente. Algumas verrugas, como a que ocorre na planta dos pés, chamada de verruga plantar, pode ser extremamente dolorosa e sua remoção ser recomendada por este motivo. Outras, por sua localização, seja comprometendo um órgão, como as verrugas de cordas vocais ou a estética, também devem ser avaliadas como candidatas a uma das diferentes opções de tratamento que existem.

O resumo é: verrugas são benignas e desaparecem. Não se arrisquem a auto-medicar ou aplicar receitas caseiras nos seus filhos. Consultem seu pediatra e/ou um dermatologista antes de fazer qualquer coisa com as verrugas. Se tiverem alguma dúvida ou comentário, me enviem que farei o possível para respondê-los.

18 comentários em “VERRUGAS”

  1. Augusto Sorrini

    Cooper, desculpa mas fiquei na duvida, temos um funcionário com este problema esta se tratando, mas eventualmente nos comprimentamos com uma aperto de mão, e ele tem as mãos igual a que vc postou, há risco de transmissão? Abç.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Augusto,
      Como as verrugas são produzidas por um virus, há risco de transmissão sim. Não há indicação de isolamento ou afastamento do trabalho. O funcionário deveria ser orientado a não cumprimentar as pessoas com as mãos. Combinem que um aceno é o suficiente. É uma situação delicada porque se pode ir de um extremo a outro, passando a discriminar o funcionário. Repito que não há indicação para isolamento ou afastamento.

  2. Dr. Cooper, como o senhor falou: não é para se auto-medicar ou aplicar receitas caseiras, mas minha prima tinha uma verruga no joelho, e aplicou uma receita no qual você tem que aplicar a sua urina no joelho, uma semana após não tinha mais nenhuma verruga, você acha que foi a urina que fez sumir ou foi o própio vírus que morreu (se foi o vírus que morreu, achei enorme a coincidencia)? Espero resposta, Atenciosamente Lucy.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Lucy,
      Até hoje, não há nenhuma comprovação de que a urina humana possa ter algum efeito terapêutico. Me parece que ocorreu uma enorme coincidência e que a urina não tem nada a ver com o desaparecimento da verruga.

  3. Ola,eu tive exatamente como esta na foto em todos os dedos, por incrível que possa parecer elas desapareceram em uma semana esfregando a casca (lado branco) de banana maçã. E agora desapareceu a de meu lábio na boca fazendo exatamente a mesma coisa, graças a Deus pois já estava com cirurgia marcada!

  4. priscila dos anjos

    Ola, Doutor. Tive uma verruga, que a medica cauterizou. Passei ixium também. No mesmo mês, ficaram alguns vestigios, e havia o restante dessa verruga, ou talvez uma nova, que tambem foi cauterizada. Sinto uma pequena elevação da pele da minha vagiina, pode ser que seja uma nova verruga? A medica disse que posso passar ixium de novo, mas gostaria mesmo de saber se um dia elas vao parar de aparecer. E também gostaria deperguntar, o fato de eu ter verruga nao quer dizer que vou ter cancer, certo? obrigada

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Priscila,
      Como o blog não substitui uma consulta, somente a sua dermatologista poderá lhe responder a respeito da pequena elevação que percebe na vagina. Aproveite para conversar com ela sobre a possibilidade delas desaparecerem ou deixarem de reaparecer. O fato de você ter verrugas não quer dizer que terá câncer.

  5. Daiane Cristina Coresma Cruz

    Eu tenho várias verrugas plantares no pé direito fui a um dermatologista e ele me indiciou o ixium será que vai curar??

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Daiane,
      O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas pela internet. Opinar sobre a prescrição feita, sem te-la examinado, seria irresponsabilidade minha.

  6. Ola Dr.,minha filha tem 4 anos,e tem uma verruga no nariz ao lado direito e ela ta crescendo. O que posso fazer? Ela n reclama de dor,mas encomoda na hora de limpar o nariz por exemplo. Aguardo reposta. Obrigada.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tais,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.

  7. Olá doutor, minha filha tem 5 anos e tem verrugas nos dedos próximas da unha, em todos os dedos das mãos, ela começou um tratamento que vai fazer um mês,está tratando com ascaridil uma sequencia de tomar 3 comprimidos em três dias seguidos aí para 15 dias e assim repetir durante 4 meses, também está tomando cetiva AE 6 gotas diariamente, e passando o Ixium à noite no local, já comprei duas caixas que contém 12 unidades um horror de caro custa R$ 165,00, e não quero parar o tratamento, a minha pergunta é, se esse medicamento Ixium pode ser custeado pelo governo e como faço pra conseguir , pois o dermatologista não falou quanto tempo minha filha terá que usá-lo, desde já agradeço

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Sabrina,
      Não sei se o tratamento pode ser custeado pelo governo. Sugiro que verifique em uma unidade pública de saúde.

  8. DANIELE MACHADO

    Olá Dr. Roberto,

    Meu sobrinho tem 9 anos e está com várias verrugas, inclusive no super cílio e nariz. A dermatologista recomendou IXIUM CREME, fui ler a bula e o uso é adulto. Tem algum problema ele usar? Estou com medo de dar alguma reação, sem contar que o creme é extremamente caro.

    Agradeço se puder retornar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *