O QUE QUEREMOS PARA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS?

Esta é uma pergunta, cuja resposta me parece óbvia: queremos o melhor para nossos filhos, sempre. Seja no presente ou no futuro. Quando percebemos a preocupações com que os pais encaram a escolha da escola, é nítida a preocupação, já no ensino fundamentela, com uma escolha que garanta um futuro profissional promissor. Quando os pais levam seus filhos ao pediatra, para as visitas de rotina e seguem à risca o calendário de vacinas, é indiscutível a preocupação com a saúde. No entanto, será que os pais se preocupam com a saúde , no futuro, como com a educação, profissão, sucesso etc.?

Hoje começa, oficialmente, a Conferência Rio + 20 e vale a pena pensarmos dois minutos sobre o meio ambiente e a saúde de nossos filhos. Comportamentos de hoje impactarão o meio ambiente de amanhã e este impacto poderá ser benéfico ou maléfico para a saúde de nossos filhos. Talvez nos comportemos como adolescentes, imaginando que tudo vai dar certo no futuro e que a saúde de nossos filhos não tem relação direta com o meio ambiente. Talvez imaginemos que as questões de meio ambiente sejam apenas uma chatice de uma minoria de desocupados que, não tendo nada melhor a fazer, falam em florestas e rios. Talvez ainda achemos que falar de meio ambiente é aquela conversa de evitar que um macaco ou peixa seja extinto. Se continuarmos a pensar dessas diferentes formas e não modificarmos nosso comportamento, a saúde de nossos filhos pagará um preço que nenhum de nós, conscientemente diria que não se incomoda ou não liga. Querer o melhor para nossos filhos no futuro, nos obriga a repensar e reconsiderar o meio ambiente de forma radical. Nos obriga a obter mais informações e, de posse destas, modificar comportamentos.

A seguir, algumas questões, para as quais não tenho repostas, mas que impactam a saúde de nossos filhos:

  • com as mudanças na camada de ozônio, produzidas pela poluição e emissão de gases de carbono, qual serão as consequências sobre as pessoas de uma maior exposição às ondas eletromagnéticas, vinda do cosmos? Teremos mais câncer de pele e de outros órgãos?
  • a simples poluição da atmosfera, sem considerar raios cósmicos, trará malefícios para as pessoas? Aumentarão as doenças respiratórias e cânceres?
  • qual o impacto na saúde do uso de agrotóxicos, defensivos agrícolas, hormônios e antibióticos na indústria de alimentos? Teremos mais doenças? Teremos nova doenças?

Finalmente, estamos educando nossos filhos de forma a se sentirem inseridos e responsáveis pela sustentabilidade do nosso planeta ou esse é um assunto que nunca nos ocorre incluir nas nossas conversas? Se quisermos que nossos filhos vivam em condições de menor risco para a sua saúde, no futuro, é preciso que aprendam, hoje, alguns comportamentos diferentes : reduzir, reutilizar e reciclar.

Podemos tudo, só não podemos dizer que não sabíamos!

Compartilhe conosco o que você tem feito para educar seus filhos com relação ao meio ambiente. O que você faz pode ser um estímulo para outros pais.

2 comentários em “O QUE QUEREMOS PARA O FUTURO DOS NOSSOS FILHOS?”

  1. THEMIS TRAVASSOS

    Excelente abordar este tema. É um problema cultural, da mentalidade brasileira. Temos que INVESTIR, como parte da educaçao, para que a geraçao de nossos filhos mude este cenario e seja consciente de uma forma NATURAL.

    1. Dr. Roberto Cooper

      Themis,
      Concordo que seja um problema cultural. Mas, quem faz uma cultura? É preciso que os adultos de hoje deem o exemplo com ações concretas, por menores possam parecer. Crianças percebem melhor através do exemplo do que do discurso. Um bom exemplo de comportamento que mudou radicalmente é o uso do cinto de segurança. O mesmo pode (e deve) acontecer com as questões ligadas à sustentabilidade. O que está em jogo é apenas a sobrevivência da espécie humana na terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *