ASSADURAS

As assaduras na região das fraldas são uma das lesões de pele mais frequentes na infância. Existem várias causas diferentes e cada uma delas tem um tratamento específico. Por isso, recomendo que você consulte o seu pediatra,se o seu bebê estiver com uma assadura importante.

A causa mais comum de assadura é a irritação da pele, produzida pela umidade, calor, fricção e irritantes químicos. Na figura ao lado, podemos ver onde esse tipo de assadura ocorre. Em geral, poupa as dobras.

A umidade é dada pela presença da urina que em um ambiente mais quente (provocado pela fralda) e com a fricção natural da movimentação, cria condições para que a pele sofra uma agressão por parte de irritantes químicos. As fezes, em contato com a urina, elevam o pH, ativando enzimas que existem nas próprias fezes e que agridem a pele. São estes os irritantes químicos. Portanto, esse tipo de assadura não é uma alergia e sim uma irritação química.

Uma pele irritada pode ser mais susceptível a uma infecção por Cândida, um fungo. Quando isso acontece, o tipo de lesão é um pouco diferente e o tratamento vai exigir um antifúngico. Não use antifúngicos sem ser por orientação do seu pediatra.

Ainda existem outras causas de assaduras, entre as quais, a alergia de contato. Esta é mais comum nas áreas onde possa existir algum corante da fralda ou que entre em contato com a pele ou nas laterais, onde o adesivo para fixar a fralda pode encostar diretamente no bebê.

Sabendo-se que a maioria das assaduras é causada por irritação e que esta depende de umidade, calor, fricção e presença de fezes e urina, o que se pode fazer para prevenir esse tipo de assadura é:

  • trocar as fraldas com frequência, evitando que a pele fique exposta à umidade por muito tempo
  • utilizar pomadas que produzam uma barreira contra o contato da urina e das fezes. As pomadas à base de óxido de zinco costumam funcionar muito bem.
  • ao limpar o seu bebê, use água morna e um paninho. O zelo excessivo com a limpeza, usando sabonetes em cada troca de fraldas, pode contribuir para irritar a pele
  • use um algodão embebido em óleo mineral para remover fezes secas que porventura tenham aderido à pele.

Gostaria de receber seus comentários ou dúvidas. Não hesite em enviá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *