DIA MUNDIAL SEM TABACO

Hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco. Há 25 anos a Organização Mundial da Saúde iniciou a conscientização da população a respeito dos riscos que o hábito de fumar representam. Atualmente, 6 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças atribuíveis ao hábito de fumar. Apenas para que  possamos ter uma ordem de grandeza desse número de mortes é como se toda a população do município do Rio de Janeiro morresse, em um ano! É uma das maiores causas preveníveis de doenças e  mortes que conhecemos.

Por quê resolvi escrever sobre este dia, em um blog da saúde da criança e do adolescente? Porque hoje temos estudos epidemiológicos que comprovam os malefícios do fumo passivo, aquele a que um não fumante é submetido ao entrar em contato com a fumaça de um fumante.  Sabemos que as seguintes questões de saúde de crianças e adolescentes estão relacionadas ao hábito de fumar dos adultos:

  • Fumar durante a gravidez afeta o desenvolvimento e crescimento fetal. Existem alguns estudos que correlacionam o hábito de fumar durante a gravidez com algumas doenças genéticas. Grávidas que fumam têm maior risco de parto prematuro e maior mortalidade perinatal. Há uma provável correlação entre fumar na gravidez a a síndrome de morte súbita do recém nascido.
  • Fumar na presença de crianças reduz a qualidade de vida destas, aumentando o número de dias em que faltam à escola e o número de dias doentes, no ano.
  • Crianças expostas à fumaça de cigarro apresentam um número significativamente maior de doenças respiratórias, desde simples manifestações alérgicas até o aumento de bronquites e pneumonias. Há uma associação entre a fumaça de cigarro e a asma.
  • Fumar provoca uma inflamação nas artérias das crianças, cuja consequência é a formação de placas de aterosclerose.

Ainda sem comprovação, mas com uma probabilidade forte, alguns tipos de câncer infantil podem estar relacionados com a exposição à fumaça do cigarro.

Crianças expostas à fumaça de cigarro, apresentam maior risco de câncer e doença coronariana na vida adulta.

Portanto, não há a menor dúvida de que a exposição à fumaça do cigarro é muito nociva para as crianças expostas. Além da exposição, os adolescentes podem se sentir “motivados”  a fumar, pelo exemplo de seus pais. Nessa situação, não só terão sido expostos indiretamente, quando crianças, como terão contato direto com a fumaça do cigarro, engrossando tristemente as estatísticas terríveis que conhecemos hoje.

Todo esforço para que adultos parem de fumar, adolescentes não começem e crianças não sejam expostas à fumaça do cigarro, valerá a pena.

5 comentários em “DIA MUNDIAL SEM TABACO”

    1. Dr. Roberto Cooper

      Helcio,
      Respeitar significa, entre outras coisas, um ambiente saudável. O cigarro impõe riscos evitáveis à saúde das crianças (e adultos), mas, não é o único “vilão”. Nossa sistemática agressão ao meio ambiente também traz riscos enormes à saude de todos. Ignorar isso é um desrespeito, um desamor.

  1. beatriz farah

    Nunca eh demais ressaltar a importância de um ambiente saudável.
    Lembrar que o tabaco eh nocivo nao so para os adultos como para as crianças continua sendo necessário, incrível.
    BJs

    1. Dr. Roberto Cooper

      Bia,
      Bons hábitos, curiosamente, precisam ser lembrados e relembrados. A questão do ambiente está mudando, mas ainda precisa ser enfatizada. Vamos receber a Rio + 20 em alguns dias. Cada um de nós poderia definir 3 metas para um ambiente domicialiar mais saudável. Onde houver adultos fumantes, parar de fumar poderia (deveria) ser uma das 3 metas.

      1. Verdade Dr. Cooper!
        A evolução da ciência e da tecnologia bem como a evolução dos indivíduos tem nos feitos mudar comportamentos muito antigos, daí a necessidade constante de se enfatizar algumas questões que já estão enraizadas ao nosso comportamento diário.
        E quantos estudos ainda serão realizados e quantas descobertas ainda não serão feitas não é mesmo ? E novamente reavaliaremos nossos hábitos e quem sabe o mudaremos.
        Hábitos são difíceis de mudar, é uma longa e árdua rotina diária, exige tempo e como você já comentou, muita paciência. E quem não sofre por um bom regime ou por iniciar uma atividade física e sair do sedentarismo ?
        Diria que a alimentação saudável,balanceada e a atividade física ( movimentar o corpo de alguma maneira, sair de casa para brincar…) seriam minhas duas metas básicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *