COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS

Acidentes acontecem e, raramente, são obra do acaso ou má-sorte. Em geral, acidentes podem ser evitados ou prevenidos com alguns cuidados básicos. Quando relaxamos e não fazemos o que deve ser feito, aumentamos as probabilidades de um acidente doméstico acontecer.

Abaixo, algumas orientações para a prevenção de alguns acidentes domésticos. Não é uma lista completa, mas inclui as situações mais comuns.

  1. Nunca deixe um bebê sozinho ou sob o cuidado de      outra criança – mesmo bebês pequenos podem se movimentar e, a partir do      segundo ou terceiro meso, rolar. Por isso, se o bebê não estiver no seu      berço, deve ter alguém, de preferência adulto, cuidando dele.
  2. O berço do bebê deve ter uma grade. Esta grade deve      ser feita de ripas de madeira ou barras de metal, com, no máximo,6 cmde distância entre      elas. Caso o espaço entre as ripas ou barras seja maior do que6 cm. há o risco da      criança passar a sua cabeça e ficar presa, podendo se sufocar. Do mesmo      modo, na cabeceira ou nos pés, não deve haver nenhuma abertura que seja      maior do que 6cm.
  3. A distância da grade abaixada até o colchão deve      ser, no mínimo de23 cm.      Quando a criança começa a querer ficar em pé, o colchão deve ser      colocado  na sua posição mais baixa.      As quedas do berço mais comuns são quando o bebê começa a tentar sair do      berço, ficandoem pé.       Quandoseu filho ou filha atingir 89cm de altura, é hora      de trocar o berço por uma cama.
  4. O colchão deve ficar bem ajustado ao berço. Se      houver folgas, a criança pode prender dedos, mãos, pés ou até se enfiar      por debaixo do colchão, com risco de se machucar ou sufocar.
  5. Não deixe travesseiros, brinquedos, bonecos de      pelúcia dentro do berço.
  6. Verifique se todos os parafusos e ajustes estão bem      apertados, sem nenhuma aresta para fora.
  7. Se o seu colchão chegar da loja embrulhado em      plástico, retire-o imediatamente e jogue-o fora. Nunca deixe o plástico no      berço porque existe risco de sufocamento da criança.
  8. Crianças podem se afogar em muito pouca água. Nunca      deixe uma criança sozinha dentro de uma banheira, por menos água que      tenha. Se estiver sozinha (o) em casa e precisar sair do banheiro (atender      a porta,  telefone,ver o feijão no      fogo), embrulhe sua criança em uma toalha e leve-a junto com você
  9. Retire todos os objetos cortantes ou pontiagudos do      alcance da criança. Guarde-os em lugares altos e fechados. Crianças puxam      mesas e tudo que está sobre ela pode cair no chão. Evite deixar objetos      pesados em cima das mesas.
  10. Nunca deixe aparelhos eletrônicos ou      eletrodomésticos com os fios pendurados, caindo na direção do chão.      Crianças puxam os fios e os objetos podem cair nas suas cabeças.
  11. Nunca deixe eletrodomésticos ligados na tomada. A      partir de uma certa idade, em torno de2 a3 anos, a criança empurra uma cadeira      e sobe para ver o que está acima do seu campo de visão. Se encontrar um      aparelho, vai apertar botões. Se este estiver ligado na tomada, poderá      produzir um acidente.
  12. Se for esquentar mamadeira ou comida no microondas,      lembre-se que o calor não se distribui uniformemente. Você deve agitar a      mamadeira antes de testar a temperatura. Se você testar a temperatura sem      misturar bem, poderá produzir queimaduras sérias no seu filho ou filha      porque uma parte do leite pode estar muito quente e a outra não. Com a      comida, ou você mistura tudo, ou testa a temperatura em vários lugares      diferentes do prato.
  13. Nunca deixa as panelas com os cabos para fora do      fogão.
  14. Nunca deixe fósforos ao alcance das crianças
  15. Nunca utilize frascos ou embalagens de bebidas e      comidas para guardar produtos químicos ou de limpeza. Muitas crianças      sofrem queimaduras ou intoxicações graves porque produtos de limpeza foram      guardados em garrafas de refrigerante.
  16. Nunca deixe remédios ao alcance de crianças.
  17. Não derrame álcool diretamente no fogo (churrasco),      mesmo fazendo um jato de longe. O jato de álcool, sendo inflamável, vai      pegar fogo e este vai chegar até a garrafa que está na mão de um adulto ou      criança, produzindo queimaduras graves.
  18. Tampe as tomadas com uma fita isolante,  sabendo que a criança vai tentar      removê-la. Idealmente, deve usar protetores vendidos no comércio, que      oferecem uma proteção mais segura.
  19. Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre abaixada.      Crianças que andam, a partir de um ano, podem se debruçar sobe o vaso e      cair dentro dele, com risco de baterem a cabeça e,também, de se afogarem.
  20. Nunca deixe sacos plásticos soltos pela casa. As      crianças gostam de colocá-los na cabeça, cobrindo o rosto, com enorme      risco se sufocamento.
  21. Armas de fogo não devem ser guardadas em casas ou      ambientes onde morem crianças. Esta é uma recomendação rigorosa. No      entanto, se, por qualquer motivo, uma arma precisar ser guardada em casa      (um dos pais é policial, por exemplo), esta deve estar descarregada e      travada. A munição não deve ser guardada próximo da arma.
  22. Bebidas alcoólicas podem ser muito tóxicas para      crianças pequenas e adolescentes. Por esse motivo, devem ser guardadas em      local inacessível a elas, preferencialmente em armário trancado.

4 comentários em “COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS”

  1. olá…tenho um bebe de 1 mês e ele dorme comigo e meu marido…ao amamentar deitada de lado,.peguei no sono e quando dei por mim acordei e percebi que meu bebe estava acordado por baixo da minha coberta e extremamente molhado de suor ..fiquei desesperada e rapidamente despi meu bebe..eu fiquei muito assustada e pensei que poderia ter acontecido o pior..mais graças a DEUS ele estava bem..

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Tatiane,
      Obrigado por participar do blog e compartilhar a sua vivência. É importante que os pais saibam que o cansaço é mais forte do que qualquer outra motivação que se possa ter. Por isso, a permanência de bebês na cama dos pais não é recomendada.

  2. Olá!
    Gostaria de compartilhar mais dois itens importantes que me chamam a atenção.
    O primeiro deles é a bexiga e o enorme risco que ela oferece para os bebês.
    O segundo são as baterias, principalmente as menores em formato de moeda. Por isso, considero o controle remoto um objeto de risco. Parabéns pela iniciativa de criar este blog!

    1. Dr. Roberto Cooper

      Prezada Vivian,
      Obrigado por sua colaboração. Realmente a segurança exige um olhar atento, o tempo todo, em tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *