CÊRA DE OUVIDO

Cerúmen. Parece personagem de uma história infantil. Um personagem meio sombrio, talvez assustador. O Cerúmen vinha andando cotonetepelo bosque, quando viu um sapo no lago… Mas, esse tal de cerúmen, nada mais é do que a cêra do ouvido. Médicos adoram falar um idioma próprio e precisam de palavras difíceis para falar de coisas triviais!

Afinal de contas, o que é a cêra de ouvido? É uma mistura de queratina, uma proteína produzida por algumas células do corpo, entre as quais a pele, que tem uma função impermeabilizante e gordura produzida por glândulas que ficam no conduto auditivo (ver figura). A cêra do ouvido tem três funções básicas:

  1.  Impedir, por ser oleosa,  o ressecamento da pele do conduto auditivo. Pelo mesmo motivo (oleosidade) , protege a pele do conduto auditivo de um eventual excesso de umidade (quando entra água do banho, piscina ou mar).  Tanto a pele ressecada, quanto a úmida em excesso, se torna mais frágil, podendo se romper. Ao se romper, perde parte da sua capacidade de proteção e fica mais vulnerável a bactérias ou fungos, facilitando o aparecimento de uma otite externa. 
  2. Agir como uma barreira física, dificultando que impurezas, germes e corpos estranhos, atinjam diretamente o tímpano (ver figura). As impurezas se misturam com a cêra do ouvido e são eliminadas pelo crescimento da pele do conduto auditivo que se dá dentro para fora. Esse mecanismo de crescimento da pele, de dentro para a fora do ouvido cria um “sistema autolimpante” do ouvido.
  3. Matar bactérias. A cêra de ouvido é tóxica para várias bactérias, desta forma reduzindo a probabilidade de uma infecção.

Assim, podemos concluir que a cêra de ouvido, não só é algo normal, como tem funções de proteção do ouvido muito importantes. Como estes aspectos da cêra de ouvido não são os mais difundidos ou do conhecimento de todos, esta é percebida como sujeira. Ninguém gosta de sujeira. Se é sujeira, precisa ser limpa.  A pergunta é como limpar os ouvidos?

anatomia-da-orelha3Como disse acima, os ouvidos possuem um mecanismo autolimpante. A pele do conduto auditivo cresce de dentro para fora, trazendo, com seu crescimento, pedacinhos de cêra. Em princípio devemos deixar que os ouvidos façam o seu trabalho sozinhos. Quando a cêra atinge o pavilhão auricular (veja figura), pode ser removida pelos pais, ou pela criança maior. O uso de cotonetes para limpar o ouvido apenas empurra a cêra mais para dentro, criando a possibilidade de um tampão (rolha) de cêra que somente será removida por um otorrinolaringologista. Por esse motivo, o uso de cotonetes deve se limitar ao pavilhão auricular ou orelha. Muitos pais dirão que o cotonete limpa porque sai sujo de cêra. Sem dúvida, o cotonete ao empurrar a cêra, fica com parte dela aderida ao algodão. O que não vemos é quanto foi empurrado! Portanto, a grande maioria das pessoas não precisa limpar o ouvido. Muito menos ir a um otorrino para fazer uma lavagem. Uma porcentagem mínima da população produz mais cêra que o habitual. Estas pessoas poderão necessitar de visitas periódicas ao otorrino, mas, como dito, são a exceção.

Lembretes práticos:

- cêra é normal e protege nossos ouvidos

- o ouvido tem um mecanismo de se limpar sozinho, empurrando a cêra, com impurezas, para fora

- somente quando a cêra estiver do lado de fora do conduto auditivo é que pode ser limpa pelos pais

- nunca usar cotonetes ou introduzir outro tipo de instrumento, para limpar os ouvidos. Isso só empurra a cêra mais para dentro e pode produzir uma rolha de cêra

Agora, a historinha do começo deste post bem que poderia ser: lá vinha o Cerúmen carregando sujeira para fora do ouvido. Andava no ritmo das células da pele, lentamente se dirigindo para a orelha. De repente, o monstro branco se aproxima e o Cerúmen grita- cotonente não! Tarde demais, lá está no nosso pobre Cerúmen esmagado, esprimido, apertado, pertinho do Tímpano, entupindo o ouvido.

Como sempre, dúvidas e sugestões são mais do que bem-vindas. Envie  seu comentário.

3 thoughts on “CÊRA DE OUVIDO

  1. Doutor o senhor é uma graça!!!! Já tenho uma historinha nova pra hoje a noite rsrsrsrs. Já pensou em escrever um livro???? Parabéns e obrigada pelo post, como sempre, muito instrutivo. Beijo. Karla.

  2. Olá Dr. Cooper,

    Adorei a criatividade !!! Uma graça a história do cerúmen , super bem vinda e certamente será contada , e sem cortes :)

    Bjs

    Bia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s