TOSSE

A tosse é um importante reflexo que ajuda a remover a secreção dos pulmões e brônquios. Também é um mecanismo de defesa contra a aspiração de um corpo estranho para a traquéia ou pulmões.

É normal que uma criança tussa ocasionalmente, durante o dia, sem que isso represente uma doença ou problema. No entanto, a tosse também pode ser um sintoma de que algo não vai bem. Quando a tosse é persistente, incomoda muito à criança e a todos da casa, sendo motivo de preocupação.

A tosse em si não deveria ser tratada e sim a causa que a está produzindo. De uma maneira muito simplificada, as principais causas de tossse são:

  • infecções, incluindo o resfriado comum (resfriado comum).
  • alergias, incluindo a asma.
  • corpo estranho, que é uma tosse que se inicia após a criança engasgar.
  • hábito ou “tique nervoso”, que é uma tosse que habitualmente não acontece à noite, quando a criança está dormindo.

Apesar da tosse incomodar muito a todos e ser motivo de preocupação, não se deve usar xaropes ou remédios sem orientação médica. É importante se tentar chegar a um diagnóstico para poder dar o remédio que combata a causa e não o sintoma. Infelizmente, os remédios sintomáticos são de baixa eficácia e não deveriam ser usados em crianças menores de 2 anos porque seus efeitos colaterais superam o benefício que é muito pequeno. No Brasil não temos um controle rígido desta medicação, mas nos EUA, onde são bem mais rigorosos, não administram sintomáticos para crianças menores de 2 anos.

Quando que seria obrigatório levar seu filho ou filha com tosse, ao pediatra?

  • se seu filho ou filha tem menos de 3 meses e está com uma tosse persistente;
  • se está respirando mais rápido ou cansado, independentemente da idade
  • se engasgou e, depois, começou a tossir
  • se está com febre e seu aspecto é de que não está bem
  • se tosse tanto que vomita
  • se tosse há mais de duas semanas
  • se você está em duvida ou insegura(o)

Se a medicação sintomática não é eficaz, o que se pode fazer?

  • oferecer mais líquidos do que o habitual
  • usar soro fisiológico no nariz
  • usar um umidificador de ambiente, sem colocar nada, apenas a água e tomando os devidos cuidados para evitar algum tipo de acidente
  • oferecer comida pastosa morna, como purê de batata ou de maçã
  • oferecer uma colher de mel (não precisa ser própolis ou algum mel especial). Mas, atenção, o mel só pode ser dado a crianças maiores de 12 meses pelo risco de botulismo.
  • ter muita paciência porque a tosse costuma ser um sintoma que leva mais tempo para desaparecer, no caso de resfriados.

Se você tem duvidas sobre tosse e gostaria que as respondesse, mande suas perguntas.

530 pensamentos sobre “TOSSE

  1. meu bebe tem 2 anos e 5 meses ele esta encatarrado a mais de 3 semanas,já tomou antibiótico e não melhorou ,sendo que ontem ele tossiu e colocou uma placa de catarro com sangue já levei ao médico ele disse que é normal está certo isso.

    • Fica muito difícil fazer um comentário específico, sem conhecer a criança e sua história. Algumas crianças ficam encatarradas mais tempo do que outras. Uma placa de catarro com sangue não significa, obrigatoriamente, que exista uma doença mais grave. Adoraria poder ajudar mais, mas, quando se trata de uma situação particular, qualquer opinião minha seria leviana, simplesmente porque não examinei a criança. O importante é que mantenha seu médico informado e discuta com ele suas dúvidas e preocupações.

      • Prezada Olimpia,
        Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que leve seu filho a um clínico geral para que este possa fazer o diagnóstico da causa da tosse e prescrever a medicação mais indicada.

      • Dr.rOBERTO ACHEI ESTE BLOG HJ E GOSTEI MUITO….E COMO NÃO ACHEI AONDE PERGUNTAR, QUEM SABE OBTENHO A RESPOSTA QUE NECESSITO AKI MESMO.MINHA FILHA ESTAVA COM TOSSE E CORIZA, FUI A EMERGENCIA DO HOSPITAL FOI MEDICADA E ELE PASSOU CELESTAMINE E ANTUX DEU DESDE SABADO 26/04 ELE COLOCOU A QUANTIDADE SÓ QUE ESQUECEU DE COLOCAR ATÉ QUE DIA POSSO DAR. SENDO QUE SEI QUE CELESTAMINE NÃO PODE ULTRAPASSAR DE 7 DIAS E O ANTUX EU NÃO SEI ..O SR PODERIA ME ORIENTAR….SENDO QUE ELA JÁ ESTA BEM MELHOR, A TOSSE JÁ PAROU SÓ O NARIZ QUE PARECE ESTAR UM POUCO CARREGADO……MUITO OBRIGADO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO…

      • Prezada Lilian,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a prescrição feita. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

    • Bom dia, Dr. Tenho acompanhado sua página e lido todos os comentários. Percebo as limitações que o blog lhe impõe, então vou tentar ser a mais específica possível para que possas sanar algumas dúvidas. Minha filha tem 2 anos e 10 mêses, 16 kg, saudável, se alimenta bem, brinca bastante. Mas ha 4 semanas ela apresenta uma tosse durante todo o dia, mas q se agrava a noite. Começou com uma tosse seca, evoluiu p uma tosse carregada. Agora, quando ela respira, ao final da respiração ouve-se o estalar do catarro no peito. Não ha pieira, so o fervor do cararro. A tosse é persistente e a irrita bastante. Ela não chega a vomitar. Não apresenta febre. Dei o Respiratum e depois o Brondilat. Não apresentou melhoras na tosse. O pescoço dela fica vermelhinho de tanto coçar a garganta. Uso vick e inalação com 5 gotas de berotec, duas vezes ao dia (antes de dormir e quando acorda). Não vejo melhoras na tosse. Esta noite dormimos pouco e estou preocupada pelo tempo q esta tosse está durando. Nos mudamos ha 9 mêses para o interior, onde não ha recursos médicos. Hoje passei a dar o Ambroxmel (receitado pelo farmaceutico). O que devo fazer. Preciso me preocupar. Ela n apresenta febre, se alimenta bem, está corada e brinca normal. Por favor, me ajude!

      • Prezada Fabíola,
        Obrigado por acompanhar o blog. Como já percebeu, pelo blog eu consigo trocar informações e falar sobre alguns aspectos comportamentais. No entanto, algumas coisas que precisam de um exame físico eu não posso fazer pelo blog: diagnosticar e/ou prescrever. Portanto, vou tentar lhe ajudar, falando em tese e não sobre sua filha.
        Uma criança que tosse há semanas já mereceria uma consulta médica. Por outro lado, se esta criança não apresenta febre, se alimenta bem e brinca normalmente, não consideraria que fosse necessário fazer algo urgente ou imediato. Seria importante saber se mais alguém na família está com tosse prolongada. Se estiver, isso seria levado em consideração porque existem algumas infecções bacterianas (por Mycoplasma) que não dão febre obrigatoriamente.
        Sugiro que suspenda todos os medicamentos, mantendo a nebulização (sem medicamento), por mais 10 a 14 dias. Se, nesse período não houver nenhuma melhora, recomendo que vá até a cidade mais próxima onde poderia consultar um pediatra.

    • Dr Roberto não achei aqui onde faz perguntas entao vou tentar por aqui mesmo e espero que consiga visualizar. Minha filha tem 4 anos e sofre com a tosse desde os 6 meses e la tomou tanto tanto remedio acho q nem sangue ja nao corre mais nas veias dela so remedio ja levei em varios especialistas ja fez tratamentos e nada resolve ninguem investiga a fundo… to desesperada ela tosse tosse ate q vomita, nao come nao tem uma noite de sono tranquila inalaçoes com berotec e uso de bombinhas nao fazem efeito nenhum, nao sei mais oq fazer pelo amor de Deus me ajuda…

      • Prezada Patricia,
        Como o blog não substitui uma consulta médica, vou lhe dizer o que penso da situação que descreveu, na tentativa de ajudá-la. Quando uma criança apresenta um quadro crônico, sem solução satisfatória, o mais importante é ter um único médico responsável. Esse médico deve ser de inteira confiança da família e caberá a ele indicar quais especialistas deverão ser ouvidos, bem como conversar com estes especialistas para que ele, o médico responsável, possa propor uma linha de investigação ou de diagnóstico. É a única forma da família não se perder em opiniões diferentes, nem dela (a família) consultar especialistas porque acha que seria bom. Neste cenário, sem o médico responsável, a família só vai ficar mais confusa e insegura. Pode parecer uma coisa bôba ou pequena o que estou dizendo, mas, na prática, funciona. Um paciente só pode ter um único médico responsável. Pode ouvir quantos especialistas forem, mas um único define o rumo. Essa a minha sugestão. Focalize em encontar um pediatra em quem tenha plena confiança. Se já tem, ótimo. Converse francamente com ele.

      • Pois é Doutor o difícil esta sendo encontrar esse medico abençoado de confiança pois todos que eu levei ficam somente no eu acho que é asma eu acho que é bronquite eu acho que é alergia mas ninguém tem a boa vontade de investigar a fundo a causa dessa tosse que já tem ha mais de 3 anos estou de verdade desesperada, perdida, sem rumo, infelizmente não tenho condições de ter um convenio nem pagar particular todas minhas tentativas são pelo SUS, e ja estou nessa luta em busca de ajuda de solução ha anos ja nao aguento mais ve-la assim sem saber o que fazer, pelo amor de Deus me de uma luz….

      • Patricia,
        Na sua cidade existe alguma faculdade de medicina? Se existir, tente uma consulta no ambulatório de pediatria da faculdade. Em geral, os ambulatórios universitários têm interesse em investigar mais a fundo casos como o da sua filha. Outra possibilidade é você ter uma conversa franca com o responsável pela unidade básica de saúde da sua área. Explique sua luta de dificuldade. Esses seriam os caminhos, via SUS, que eu posso sugerir.

    • boa noite Doutor…
      minha filha depois q sentiu cheiro de tinta na escola
      a qual estavam pintando…
      ela voltou da escola tossindo muito..
      já faz mais de uma semana q tosse e durante o sono não tosse muito e/ou nem tosse deu febre o nariz ta trancado estou dando antibiótico e um xarope para tosse (que o médico do pronto socorro deu) a mais de cinco dias e não vejo melhora… tenho medo de ela estar com alergia do remédio gostaria de saber oq eu posso fazer

    • ola dr, tenho um bebe de 9 meses ja faz mais de uma semana que esta gripado e agora esta com tossi,esta tomando brondilat mas parece que agora esta tossindo mais ainda e normal

      • Prezada Lady,
        Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu bebê. Sugiro que fale com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Como já se passaram alguns dias desde que fez seu comentário, espero que seu bebê esteja melhor.

  2. Dr. Roberto meu filho 7 anos foi diagnosticado com uma pneumonia no dia 1/6/12, tomou cefalexina 10ml de 6 em 6 horas por 10 dias,ele não apresentou febre apenas tosse produtiva e dor de cabeça. Depois do tratamento ele tornou a apresentar dor de cabeça, levei ele e o irmão que estava tossindo muito ao pediatra novamente, o de 7anos continuava com pneumonia e o irmão de 2 anos foi diagnosticado com pneumonia tambem. Os dois fizeram 10 dias de clavulin, mas no 10º dia ( que se deu em 6/7/2012) voltaram a ficar encatarrados e com tosse novamente o que fazer?

    • Elisangela,
      Seria leviano de minha parte dar uma resposta sem conhecer mais detalhes e examinar seus filhos. Por isso eu tenho o maior cuidado em responder perguntas específicas. Na tentativa de ajudar, eu diria:
      1- converse com seu pediatra e faça todas as perguntas que lhe ocorrem. Fale das suas dúvidas e temores, abertamente. Por ter visto seus filhos, é a pessoa mais indicada para lhe responder.
      2- a tosse e o catarro, isoladamente, não significam grande coisa. Não raro, persistem por dias, mesmo depois da pneumonia estar curada. Seu pediatra poderá lhe dizer se seus filhos estão com esse tipo de tosse e secreção, sem maiores consequências.
      Adoraria poder lhe ajudar mais, no entanto, um blog tem suas limitações. Uma delas é que não substitui a consulta médica. Por isso, sempre recomendo que procurem seu pediatra. Se você tiver alguma dúvida ou se houver alguma forma que eu possa lhe ajudar, me informe.

    • Obrigada Dr vou tentar ver o que consigo pois como ja disse ja venho lutando com essa tosse dela ha uns 3 anos e tudo sem resultados infelizmente… Muito obrigada mesmo

      • Olá Patrícia! Gostaria de lhe contar meu caso.
        Na minha infância tossia muito, acordava a casa toda, e os episódios eram bem noturnos; desde pequena fiz muitos tratamentos para essa tosse que diziam ser alérgica, tiramos todos os bichos de pelúcia, carpete, cortina, olha todos os cuidados que um alérgico tem que ter, remédios e mais remédios, muitos tratamentos e nada. Era tosse até vomitar, até meus dez anos de idade, engordei muito com os corticóides, e só piorava. Por não dormir a noite tinha muitas dores de cabeça. Sabe o que foi descoberto depois de tantos anos? Refluxo.
        Procuramos um gastro, e elevando minha cama, finalmente consegui dormir!
        Tomei remédios para o refluxo e melhorei dessa tosse!
        Acontece que ao deitar, o suco gástrico subia e me afogava, e tossia muito, tinha muitas inflamações na garganta, pneumonia, e inflamação nos ouvidos.
        Era terrível mesmo.
        Por causa da tosse frequente tive hérnia diafragmática.
        Pode não ser isso, mais procure um gastro e veja se é o caso de Sua Filha.
        Minha “boca do estômago” era muito aberta.
        Fiz muitas ph-metrias e endoscopias na minha adolescência, e hoje estou bem, casada, tenho filhos gêmeos, e sem tosse a muito tempo (salvo quando gripes e resfriados)!
        O operador do Blog, Dr. Roberto com certeza pode lhe esclarecer melhor, tem sido atencioso e cauteloso em todas as respostas.
        Espero ter ajudado com minha experiência!
        Abraços!

      • Prezada Manuela,
        Obrigado por sua participação no blog. Seu testemunho é importante porque, em alguns casos, a tosse não tem origem respiratória ou pulmonar. Por outro lado, também reforça a necessidade de uma consulta médica com um profisisonal em quem se confie, dando tempo a que este, de forma lógica e sequencial, conduza uma investigação clínica. Ver médicos diferentes a cada situação clínica, imaginando que um destes terá uma solução “mágica” é uma ilusão.

  3. MINHA FILHA TEM 11 MESES E JA FAZ TRÊS SEMANAS QUE TOSSE COM CATARRO, O NARIZ ESTÁ COM CORIZA. NA 2 PRIMEIRAS SEMANAS ELA TEVE FEBRE UM DIA SIM OUTRO NÃO. ELA ESTÁ TOMANDO SINOT A 7 DIAS E CONTINUA TOSSINDO COM CATARRO E NARIZ ENTUPIDO COM CORIZA.

    • Gisele,
      Gostaria muito de poder ajudá-la. No entanto, é impossível para mim (ou qualquer médico), opinar sobre uma criança que não conhecemos, nem examinamos. Assim, sugiro que converse com o seu pediatra de forma muito franca e direta, buscando tirar suas dúvidas. Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe tranquilizar ou lhe dizer quais serão os próximos passos. Espero que compreenda a minha posição, mas seria irresponsável de minha parte emitir uma opinião sem ter examinado sua filha.

  4. DR COOPER, MEU FILHO DE 5 ANOS É MUITO MAGRINHO, SÓ PESA 13 QUILOS,SÓ Q ELE COME BEM, BRINCA, TEM VIDA NORMAL, MAS A MAGREZA DELE ESTÁ ME PREOCUPANDO, JA LEVEI AO PEDIATRA, MAS ELE DISSE Q É NORMAL, E AGORA DEU UMA TOSSE SECA NELE A QUAZE 3 SEMANAS STÁ TOMANDO SIGLA-CLAV E DEXAMETASONA MAS ATÉ AGORA NADA,SABE DR ESSA CRIANÇA ESTÁ COMIGO 2 ANOS, POIS ESTOU ADOTANDO-A, ELA PODE TER SOFRIDO ALGUM TRAUMA AO NASCER?

    • Eliazir,
      É muito difícil opinar, aqui no blog, sobre uma criança específica. Só conhecendo a criança para poder realmente falar algo. No entanto, se o seu pediatra disse que seu filho é uma criança normal, isso é ótimo. Algumas crianças são magras por constituição e absolutamente saudáveis. Quanto à tosse, não vejo nenhuma relação com o nascimento ou algum trauma. Uma tosse que persiste por 3 semanas merece ser acompanhada pelo pediatra e parece que é o caso. Agora, se a sua pergunta sobre trauma se refere à adoção, não há como dizer sem acompanhar seu filho. Novamente o pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar. Pode ser que ache interessante conversar com um psicólogo para discutir a questão da adoção e como torná-la algo tranquilo para todos.

      • Prezada Márcia,
        O blog funciona muito bem para transmitir informações, mas não substitui uma consulta médica. Para prescrever um xarope, é necessário examinar a criança antes. Por isso, recomendo que procure o pediatra da sua neta para que este possa dar a melhor orientação a respeito do que pode ser feito com relação à tosse da sua neta.

  5. Boa Noite Dr.

    meu irmão tem 13 anos e esta com uma tosse a mais de 4 semanas, a mesma começou seca e cada vez que tossia se afogava e demorava para voltar, agora esta uma tosse com bastaante catarro e cada vez que tosse ele vomita, ele tosse de tal forma que parece que vai colocar tudo de dentro para fora, ele esta tossindo de cinco em cinco minutos agora mesmo ele esta acordado sem conseguir dormir fazem 4 semanas que ele não dorme direito e ninguém aqui de casa, e ele não tosse só a noite não também tosse o dia inteiro sem parar e é uma tosse bem forte e cada vez que tosse ele “vômita” (quando ainda tem algo no estômago.
    Já passou em vários médicos cada um da um diagnóstico diferente, ontem levamos ele em um que disse que ele esta com asma, passou alguns reméddios para asma, mas nos estamos muito preocupados e estamos muito confusos pois cada vez é um diagnóstico diferente e tosse cada vez se torna mais forte e persistente as amidalas estão inchadas e bem provavel que deve estar bem machucado por dentro.

    Dr. é de se preocupar, o que o senhor diria desse relato.

    • Juliane,
      Fica muito difícil comentar um caso sem conhecer e examinar a pessoa. Existem diversas causas para uma tosse tão prolongada e, pelo blog, fica difícil opinar. Seria até irresponsável de minha parte emitir algum tipo de comentário, sem ter conhecido e examinado o seu irmão. O que eu posso sugerir é que seus pais escolham um médico em quem confiem e sigam a orientação deste médico. Mudar de médico ou ouvir muitas opiniões pode confundir mais do que ajudar. Além disso, em casos crônicos, muitas vezes o médico precisa de algum tempo para poder fazer um diagnóstico mais preciso. Portanto, a melhor forma que eu tenho para ajudá-la, através do blog, é recomendando que escolham um médico em quem confiem e sigam suas orientações. Espero que compreenda a limitação que o blog impõe.

  6. bom dia DR.
    minha filha tem 4 anos a tres semanas ela esta com uma tosse encatarrada toda vez q da crises de tosse so melhora quando vomita e puro catarro ela nao tem alergia nenhuma ,minha preocupaçao com ela e so esta tosse me preocupo para n se torna nada serio

    • Lidia,
      Por mais que eu queira, é impossível para mim opinar sobre uma criança específica, sem conhecê-la e examiná-la. O que eu posso lhe dizer é que não é incomum crianças tossirem e vomitarem a seguir. Sugiro que leve sua filha ao pediatra para que este possa verificar o motivo da tosse e lhe orientar melhor.

  7. Dr. Cooper,
    minha filha tem 2 meses e engasga muito quando mama, e de umas 2 semanas para cá, está com uma tosse engasgada, quando tosse ela chora muito. Nao sei se é resfriado (pois o nariz esta um pouco congestionado) ou se é devido ao leite (materno). Moro na europa e estamos no inverno (com aquecedores ligados). Será que isso influencia. Será que a tosse é grave?

    • Elis,
      Existem vários motivos para bebês pequenos engasgarem. Muitas vezes é apenas “gula” e o bebê se “atrapalha”um pouco. O ideal seria ouvir um pediatra em quem confie. Ele poderá lhe tranquilizar e orientar. Pelo blog isso não é possível. Espero que compreenda.

  8. Dr. cooper tenho um bebe de 9 meses.Ele gripa muito com 1 mes gripou com crises de tosse e muita secreção,tomou muitos antibioticos e xaropes,mas passa uma semana bem e varias outras gripado.Começa com tosse depois com o nariz entupido e piora.A uns 20 dias começou dinovo com febre,tosse,nariz escorrendo levei ao padiatra que passou um xarope abrilar e um antibiotico claritromicina que causou diarreia e vomitos,trocou para cefadroquicila,tomou durante 7 dias mas continuou com uma ronqueira no peito que ia e voltava voltei a dar o abrilar.Uma semana depois ele deu febre começou a tossir muito com o nariz escorrendo,levei novamente e o padiatra passou uma benzetacil e despacilina mas tem ja 5 dias e a tosse ta so piorando chega a engasgar e dar vomitos mas dizem que o pumão esta limpo as crises sao fortes e estão encomodando muito e o nariz escorendo muito chega a dobrar a barriguinha de tanto tossir o que faço não sei se procuro um alergista,pneumologista ou se olho se e refluxo me ajude?

    • Ana Paula,
      Sem conhecer a história detalhada e examinar pessoalmente uma criança, fica muito difícil para mim opinar sobre um caso específico. O que eu posso lhe dizer, na tentativa de lhe ajudar é que você poderia conversar com o seu pediatra a respeito de uma consulta com um pneumologista pediátrico. Ouvir do seu pediatra se ele não acha que seria interessante ouvir a opinião de um especialista. Uma outra coisa que você poderia fazer seria ouvir uma segunda opinião de um pediatra. Não recomendo que você saia procurando especialistas por iniciativa própria porque pode ficar mais confusa. É sempre melhor procurar um especialista tendo o seu pediatra como referência. Espero que compreenda que, pelo blog, seria irresponsabilidade minha opinar sobre um caso específico.

  9. dr pq vc botar pra jente fazer pergunta se vc nao pode responder vc faz oq entao vc nao responde nem uma pergunta entao vc nao coloquer no seu blg pra fasermos as perguntas pq vc nao pode responder obgd pela atencao

    • Wilton,
      Eu respondo às perguntas relacionadas ao tema, com o maior prazer. O que eu não faço, nem posso fazer porque seria uma irresponsabilidade, é uma consulta pelo blog/internet. Para responder perguntas sobre a situação de saúde específica de uma criança, somente o médico que a atendeu e examinou é que pode fazê-lo.Espero que compreenda que o blog é um meio de divulgar informações e não substitui uma consulta médica.

    • Diane,
      Algumas crianças vomitam depois de tossir porque a pressão da tosse no abdôme (barriga) é muito grande, fazendo com que o que estiver dentro do estômago retorne. Um outro motivo, que se soma a esse, é que o ato de tossir tem como objetivo a expectoração. Como a criança não sabe expectorar, quando a secreção atinge a garganta, estímula o reflexo do vômito. Em geral esse vômito pós tosse não é tão preocupante como o vômito sem tosse porque não costuma levar a criança à desidratação.

  10. boa tarde Dr. Roberto Cooper. é normal? meu bebe de 1 ano teve febre com tosse e a pediatra receitou amoxilina por 10 dias…só que febre foi embora mais a tosse com catarro ainda persiste, tem outra forma de aliviar essa tosse , ele tbm tomou abrilar, obg.

    • Prezada Sidneide,
      Como sempre, o seu pediatra é a pessoa mais indicada para responder sobre o seu bebê. Posso lhe dizer que, frequentemente, a tosse é o último sintoma a desaparecer. Para poder prescrever, é preciso que se faça uma consulta. Mas, de uma maneira geral, bebês de um ano não precisam tomar xaropes. O melhor é aumentar um pouco a quantidade de líquido oferecida, por dia.

  11. Caro Dr. Roberto Cooper, a minha filha de 3 anos e 4 meses desenvolveu há cerca de 4/5 dias uma tosse que eu acho ser de origem psicogenica… pois tosse baixinho com intervalos mínimos de cerca de 5 segundos… não está doente, não tosse quando está a dormir… É certo que estou grávida e admito que ela já tenha percepção de que alguma coisa vai interferir na vida dela, até agora filha única! Que conselhos me pode dar??? Estou verdadeiramente preocupada com este cenário que é de enlouquecer qulquer um e que receio que se agrave com o passar do tempo e que possa ser irreversível! Contrario? Ignoro?
    Obrigada

    • Prezada Micaela,
      Minha primeira recomendação é que, persistindo a tosse por mais de 10 dias, ou aparecendo algum novo sintoma, procure seu pediatra para que ele possa examinar a Micaela e confirmar (ou não) sua hipótese de tosse psicogênica. Pelo que contou, há uma possibilidade de que seja isso mesmo. Micaela pode estar pedindo um pouco de atenção e nada mais. Não considero que seja uma situação grave nem que vá se agravar com o passar do tempo. A chegada de um irmão ou irmã produz reações que são normais. Procure lhe dar um pouco mais de atenção, leia livros com ela, conte para ela o quanto ela é querida, amada. Tudo isso de uma forma espontânea e “leve”.

  12. tou com um duvida enorme a pediatra receitou Hixizine para a tosse o meu bebe de 1ano mas não tou muito confiante…. mesmo que seja tosse alergica.. acho que esse não resolveria por favor me diga alguma coisa sobre a medicação.

    • Prezada Sidneide,
      Não posso comentar a prescrição de outro médico, sem conhecer o paciente. Seria irresposável de minha parte. Se não está confiante posso lhe sugerir dois caminhos: o primeiro é conversar diretamente com o seu pediatra e falar do seu desconforto. O outro caminho seria você ouvir uma segunda opinião. Um pediatra que ouvisse a história do seu bebê e o examinasse, poderia opinar sobre o Hixizine.
      O que eu posso fazer é comentar sobre o Hixizine, sem entrar no mérito da prescrição. O hixizine é um excelente antialérgico mais utilizado para as alergias de pele. Nada impede que seja usado para alergias respiratórias, mas, em geral, outros antihistamínicos são preferidos para estes casos (alergia respiratória). Nos EUA, antialérgicos e xaropes para a tosse são proibidos ou fortemente desaconselhados, antes dos dois anos de idade.

      • Dr. boa noite, o meu filho tem 5 meses e o pediatra também passou hixizine para meu filho, qdo li a bula vi que se tratava de alergias de pele, mas pelo seu comentário então pode ajudar na tosse também. obrigada

      • Prezada Monica,
        O uso de antialérgico em crianças com 5 meses deve ser feito com extrema cautela. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. No entanto, de forma genérica, não se deve usar medicamentos para tratar tosse de crianças menores de 2 anos. Exceto, quando a causa da tosse seja uma doença como asma, pneumonia bacteriana ou outras. Na maioria dos casos de tosse em bebês e crianças pequenas, esta ocorre por conta de um resfriado comum ou virose. Nestes casos, os remédios e xaropes não estão indicados.

  13. Dr minha filha tem 1 ano e 6 mese esta tossindo,com o peito cheio, e agora esta fazendo muito coco, e esta mole.. só agora pela manha ja fez 3 vezes.. ela esta com diarreia;
    o que fazer

    • Prezada Fernanda,
      Me parece que a coisa certa a ser feita é marcar uma consulta com o pediatra da sua filha. Infelizmente, o blog não substitui uma consulta médica. Seu pediatra, depois de examinar sua filha, será a pessoa mais capacitada a lhe orientar.

  14. dr meu filho de 23 meses està com tosse e constipado a 3 semanas e todas as noites vomita, eu fui a pediatra e ela receitou uns sepositorios pra tosse e tambem uma pomada para por no peito pra aliviar a tosse, so que eu nao percebo porque ele continua a vomitar, o que eu devo fazer.

    • Prezada Virginia,
      O blog não substitui uma consulta médica. O que eu sugiro é que você retorne à pediatra, relatando o que está acontecendo com seu filho ou procure outro pediatra para ouvir uma segunda opinião. É impossível para mim, sem ouvir uma história detalhada e realizar um exame clínico, emitir uma opinião sobre o seu filho ou qualquer outra criança. Espero que compreenda essa limitação do blog.

  15. Bom dia Dr. Roberto, minha filha tem 1 ano e 2 meses há 1 semana começou uma tosse e com passar de 2 dias ela foi se agravando ficando mais forte o médico me receitou Nasaliv na dose certa para sua idade já que este medicamento é para crianças maiores de 2 anos disse para receitar de 3 a 4 dias , entao fiz
    mas se passara m os dias e nenhum resultado , voltei e eleme receitou um medicamento chamado Maleato de dexclorfeniramina+sulfato de pseudoefedrina+guaifenesina
    Estou muito preocupada pq já se passaram 4 dias testando o novo medicamento e nenhum resultado . Minha filha apenas tosse , não há febre ,garganta inflamada nada
    só agora que as crises de tosse sao tão fortes que ela vomita me ajude Dr por favor!
    Att.Patricia

    • Prezada Patrícia,
      Como você mesma já disse, o blog não substitui uma consulta médica. Opinar, sem ver e examinar uma criança é algo que pode ser irresponsável. Entendo que deseje uma segunda opinião e acho que, não só é um direito seu, como poderá lhe tranquilizar. Neste caso (de uma segunda opinião), sugiro que procure outro pediatra da sua cidade que tenha uma boa formação e experiência. Em tese, sem falar especificamente da sua filha, uma tosse só é considerada crônica ou arrastada, quando ultrapassa 3 semanas de duração. Uma tosse de uma semana de duração, sem outros sinais ou sintomas, sugere um episódio agudo e de baixa gravidade. Acredito que uma segunda opinião poderá lhe dar mais tranquilidade.

    • Prezado Mauricio,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com o pediatra da sua filha a respeito do que me relatou. Ele, certamente, é a pessoa mais indicada a lhe orientar porque conhece sua filha e a terá examinado.

  16. Dr, mi mha filha d 7 meses, se engasgou ao vomitar um medicamento(sulfato ferroso).apos isso comecou a tossir e chiar bastante como se tívesse com asma, e cansaço…levei ao pedíatra ele examinou e disse q ela teve princípio d aspiraçao.nebulizei, e fui liberada,e ela esta em observaçao. minha duvida é: que cuidados devo tomar pra q isso nao se repita? obg! adorei o blog.

    • Prezada Elaine,
      Pelo que descreveu, o engasgo e princípio de aspiração, não poderiam ter sido prevenidos por você, diferentemente da aspiração de um corpo estranho que pode ser prevenida, tirando as coisas pequenas do alcance da criança.
      Como sua filha vomitou o sulfato ferroso, a única coisa a ser verificada é se a sua ela não gosta do sabor dessa apresentação e pode vomitar outras vezes. Se for o caso, converse com seu pediatra e veja se há possibilidade de trocar por outra e ver a aceitação.

  17. Boa tarde Dr. Roberto, Meu filho está com 6 meses… Começou com um resfriado e tosse. Fomos no pediatra e ele receitou Amoxil por 10 dias. Durante este período ele teve 3 dias de febre ( 37,5 a 38,5ºC)…A tosse passou e a febre também. Só que dois dias depois, a tosse e o catarro voltaram. Ele (o pediatra), comentou que não poderia dar mais uma dose de antibiótico, pois o neném é muito novinho e pediu para nós ficarmos em observação. Na sua opinião, está certo isso ou eu deveria ir mais a fundo e investigar ao invés de esperar?

    • Prezada Virginia,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, não posso opinar sobre o caso específico do seu filho. Seria completamente irresponsável da minha parte. Sugiro que converse com seu pediatra sobre as suas dúvidas e, eventualmente, ouça uma segunda opinião, para tranquilizá-la. De um modo geral, sem falar do seu filho, se a criança está melhorando, não há necessidade de aprofundar uma investigação clínica.

  18. Bom dia Dr°(a) me chamo Regiane e gostaria de uma grande orientação por favor! tenho um sobrinho de 2 anos e 3 meses, ele está com uma tosse horrorosa muito seca parece com latido de cachorro, rs levamos ontem, ao pediatra e foi diagnosticado como tosse alérgica, ele passou um xarope ( Polaramine) mas ñ adiantou quase nada… ele tosse tanto que esta com os olhinhos inchados e vermelhos! por favor dr oque fazemos? muito obrigada desde de já.

    • Prezada Regiane,
      O blog não substitui uma consulta médica. Opinar sobre uma criança que eu não examinei seria irresponsável. Em tese, seu sobrinho pode, de fato, ter uma tosse alérgica que não respondeu ao Polaramine e precise de outras medicações. Mas, pode ser uma tosse de outra causa. Por tudo isso, recomendo que retorne ao pediatra para que ele faça uma nova avaliação do seu sobrinho. Espero que compreenda as limitações do blog.

  19. Dr, só gostaria de fazer uma crítica com relação a indicação de mel como medida de alívio para tosse. O mel é absolutamente contra indicado para crianças menores de um ano. Pode estar contaminado com bactéria botulínica, é sério. Procure informação a respeito e altere esta medida ou saliente que apenas para crianças acima de uma ano. Daisy, Engenheira Agrônoma

  20. DR. meu filho tem 4 anos e teve uma crise de laringite,tomou o aerosal e começou com 3ml predsim de 12/12h , e 2,5 ml 1x ao dia do ebastel e fazendo aerosol com soroe 3 gotas de birotec no primeiro dia ficou bem mas agora no segundo dia ta tossindo muito, uma tosse seca de alergia ta tossundo sem parar é normal ou o medicamento nao esta sendo eficaz o que faço(ele pesa 17 k) Obrigada

    • Prezada Juliana,
      Pode ser normal essa tosse. Quadros de laringite ou de tosse alérgica não passam imediatamente. No entanto, o blog não substitui uma consulta e, por esse motivo, recomendo que procure novamente o pediatra do seu filho para que ele lhe dê a orientação mais adequada para o seu filho.

  21. Minha irmã já não é um bebê, porém estou preocupada. Já faz 5 dias que ela sente muta febre, dor de cabeça e no corpo. Além disso, apresentou uma tosse do nada, sem estar sequer resfriada que não permite a ela respirar inteiramente, pois toda vez que tenta encher os pulmões de ar, falta morrer de tossir. Ela foi diagnosticada com infecção urinária e dengue. Para a tosse, não sabemos o que fazer. O que pode ser isso ?

    • Prezada Amanda,
      O blog não substitui uma consulta médica. Sem conhecer a história destalhada e examinar o paciente, é impossível emitir uma opinião. Pela sua descrição do quadro da sua irmã, recomendo que voltem a procurar o médico ou ouçam uma segunda opinião. Os diagnósticos possíveis são muitos. Desde coisas mais simples às mais complexas. Por isso, o melhor é que um médico a reexamine e oriente o melhor tratamento possível. Espero que compreenda essa limitação do blog.

  22. Ola, gostaria de saber o que fazer no caso de uma pessoa ter tosse frequente sempre forte durante a noite e quamdo tosse se engasga, perdendo a respiracao. O q fazer qndo isso ocorrer de nao querer voltar mais a respiracao? E faz mais de 3 semanas isso é grave? Tenho duvidas de como socorrer ate chegar a um hospital? Obrigada!

    • Prezada Katylin,
      A pessoa que você descreveu precisa de uma consulta médica, logo. Infelizmente, o blog não substitui uma consulta médica. Recomendo que procure, o quanto antes, um médico para melhor lhe orientar. Caso você esteja suspeitando que a pessoa possa parar de respirar, talvez fosse caso de procurar um atendimento de urgência, apenas para avaliar o risco real e já receber uma orientação inicial. Espero que compreenda a limitação do blog.

  23. Bom dia!
    Meu filho tem 2 anos e 11 meses e esta está no 7° dia de antibiótico( tratamento de pneumonia) e ainda está tossindo,é comum a tosse continuar por muito tempo? ele pode frequentar a escola?
    Agradeço

    • Prezada Alana,
      A melhor pessoa para responder às suas perguntas é o seu pediatra. No entanto, posso lhe dizer que a tosse é um dos últimos sintomas a desaparecer. Não é incomum que uma criança já esteja curada da pneumonia e ainda persista com tosse por 10 a 14 dias, melhorando progressivamente. Quanto a frequentar a escola, se o seu filho está sem febre e com bom estado geral, não haveria problema em frequentar a escola. Por outro lado, na idade dele, a escola não é o mais importante e, às vezes, o horário do antibiótico coincide com a escola e você nunca terá a certeza se o remédio foi realmente dado.

  24. DR TENHO UMA FILHA DE QUATRO MESES ,ESTA COM MUITA TOSSE APENAS QUANDO DORME, INDEPENDENTE DE SER DIA OU NOITE.LEVEI AO PEDIATRA E ELE DIAGNOSTICOU TOSSE ALERGICA.E RECEITOU DOIS MEDICAMENTOS KOID E IBUPROFENO NENHUM DELES RECOMENDADO PRA IDADE DELA..GOSTARIA DE SABER SE HA MUITOS RISCOS PRA ELA?

    • Prezada Aline,
      Sem examinar uma criança, é impossível dar uma opinião médica. Por esse motivo o blog ou a internet não substituem uma consulta médica. São ótimos meios para se divulgar informação, mas não para se fazer diagnóstico e propor tratamentos. Recomendo que converse com seu pediatra a respeito das suas dúvidas ou consulte um outro pediatra para ouvir uma segunda opinião médica. Acredito que, desta forma, se sentirá mais segura.

  25. doutor estou mt triste,pois veio pelejando coma melissa desde,seus 7 meses hoje com 11,a gripe avançou para bronqute asmatico,ela usa aerolin spray,clenil,ambrosol e,mesmo assim ela esta mt cançada e tossindo mt,queria mt que me bebe melhorasse ,pois não quer comer e nem mamar,ja perdeu mt peso,gostara que alguém podesse me orientar melhor.

    • Prezada Melissa,
      A bronquite asmática ou asma é uma doença que exige um tratamento contínuo. Também exige muita paciência e disciplina por parte dos pais. A boa notícia é que hoje já dispomos de medicamentos e formas de administrá-los (com espaçadores, por exemplo) que tornam a vida da criança (e dos pais) bem melhor. Recomendo que converse com seu pediatra e veja se é o caso de você ouvir um alergista ou pneumologista pediátrico.

  26. Meu filho ta com uma tosse muito longa ele tosse q fica sem fôlego, as vezes chega até vomitar tenho q dar ums tapas nas suas costas pra ele poder respirar. já me falaram q eh tosse alérgica qual tipo d exame eu faço pra descobrir q tipo d tosse é essa?

    • Prezado Nilson,
      Tosse é um sintoma muito pouco específico. Isto é, existem inúmeras condições que podem produzir ou provocar tosse. Por esse motivo, o ideal seria que consultasse seu pediatra para que este colha uma história clínica detalhada e faça um exame físico do seu filho. Somente assim é possível se definir que exames complementares seriam necessários. Pelo blog eu não consigo fazer uma consulta. Espero que entenda esta limitação e aceita minha sugestão de não sair fazendo exames sem antes fazer uma consulta médica com o seu filho.

  27. Dr. Cooper. O senhor poderia postar um artigo sobre prisão de ventre infantil, principalmente de bebês. Quais os alimentos soltam e prendem e quais os sintomas que exigem uma visita ao médico, em caso de obstipação.
    Grata,
    Jeanne Enviado

    • Prezada Jeanne,
      Escrevi um post sobre Constipação em 19 de abril. Pode procurar pela data ou pela caixa de busca, no alto, à direita, do blog. Como todos os posts, é uma síntese do assunto. Caso, depois de ler o post tenha algum comentário ou dúvida, por favor me envie.

  28. Dr. Cooper, boa noite. Gostaria de sua ajudar em relacao ao meu filho. Gostei muito do seu post, o que esta acontecendo e que, moro nos EUA e meu filho de 1 ano e 4 meses esta com uma tosse ja a muito tempo e nao passa. Os medicos aqui sao como o Sr. postou eles nao utilizam de medicamentos com crianacas abaixo de 2 anos, somente em caso de extrema necessidade. E estao tratando do caso do meu filho como alergia devido ao inverno aqui nos utilizarmos aquecimento nas casas, porem sem passar com um especialista somente o pediatra. Isso comecou em Outubro de 2012, em Novembro quando estivemos no Brasil ele melhorou depois quando voltamos comecou tudo novamente e agora ele vomita algumas vezes de tanto tossir. Sei que e impossivel o Sr. descrever algo sem ver o paciente mas, toda ajuda sera bem vinda.

    Muito Obrigado,
    Cleber

    • Prezado Cleber,
      Como você mesmo escreveu, sem ver o paciente, não é possível dar uma opinião específica. Pelo que descreve, a tosse do seu filho persiste por um longo período. O diagnóstico de tosse alérgica é uma das possibilidades em casos de tosse crônica (mais de 3 a 4 semanas). Eventualmente outros diagnósticos diferenciais mereceriam ser considerados. Sugiro que você converse com seu pediatra perguntando – e se não for alergia, o que poderia ser? Existem algumas infecções que não dão um quadro agudo (febre) e que podem produzir tosse crônica (micoplasma, sinusite e um quadro chamado protracted bacterial bronchitis). Pergunte seu pediatra sobre estas possibilidades. De forma alguma estou sugerindo que seu filho tenha alguma destas infecções. Apenas, em um quadro crônico de tosse, seriam um diagnóstico diferencial. Somente o seu pediatra poderá lhe orientar sobre qual a melhor abordagem para a tosse do seu filho.

  29. Olá Doutor, meu bebê está com 1 tosse há mais de uma semana com bastante catarro, levei a 3 pediatras e disseram que o pulmao esta limpinho,
    que seria uma tosse alergica, mas todo dia pela manha, ele acorda beeeem cansado, muito mesmo, parecendo que está com crise de asma, e no decorrer do dia o cansaço passa, mais a tosse continua, ele tem 5 meses, seria o caso de procurar um pneumologista???

    • Prezada Nubia,
      Uma tosse com menos de 15 a 21 dias ainda é uma tosse aguda. Merece acompanhamento, mas, se o estado geral da criança for bom, não há indicação de aprofundar a investigação. Ao invés de procurar um pneumologista, sugiro que escolha um único pediatra em quem confie. Ter mais de um pediatra pode confundir mais do que ajudar.

    • Prezado Cleison,
      Sua pergunta não tem uma resposta única. Não existe um prazo médio de duração da tosse. A duração vai depender da causa. Por exemplo, no caso da coqueluche, que não parece ser o que sua filha apresenta, a tosse pode durar 10 semanas ou mais. Apenas para lhe dar um exemplo extremo e de como é difícil estimar a duração de uma tosse.
      Uma recomendação que eu faria é a de que escolha um único pediatra em quem confie. Quem tem 3 pediatras e um alergista, não tem nenhum. Procure um pediatra que lhe transmita confiança e segurança no que diz. Ficar trocando de médico vai deixá-lo mais confuso e sua filha pode ser medicada de forma desnecessária, simplesmente pela pressão que o médico pode sentir ao perceber que já foram em outros. O médico, nesta situação, pode achar que precisa dar um remédio de “qualquer jeito”, e esta não é a melhor forma de se medicar, principalmente um bebê. Por isso, recomendo fortemente que eleja ou escolha um pediatra único. Se nenhum desses que consultou lhe inspirou a necessária confiança, pergunte a seus familiares ou conhecidos por uma recomendação e avalie pessoalmente o médico. Será melhor para sua filha e vocês.

  30. MINHA FILHA TEM 3 MESE E FICOU 6 DIA INTERNADA COM COQUELUCHE, O MÉDICO RECEITOU CLARITROMICINA PARA ELA CONTINUAR TOMANDO POR 10 DIAS TERMINEI A ULTIMA DOSE HOJE PELA MANHÃ POREM A TOSSE AINDA CONTINUA, AGORA A TOSSE E MAIS LEVE E ELA NÃO ENGASGA E NEM FICA SEM AR, POREM ESTOU PREOCUPADA. QUERO SABER SE E NORMAL ELA AINDA TER TOSSE MESMO DEPOIS DO TRATAMENTO?
    OBRIGADA!

    • Prezada Quézia,
      A tosse da coqueluche pode persistir por um longo período (até dez semanas). O tratamento não cura a coqueluche, mas contribui para diminuir a sua duração e transmissão. Pelo que me descreveu, é normal sim. Mas, como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra.

  31. Olá Doutor, meu filho tem 11 meses e estava com tosse seca, levei ao pediatra ele receitou torante, mas não resolveu e a tosse começou a ficar carregada.Levei a 3 pediatras diferentes e os tres me disseram que o peito dele não estava xiando.Porém resolvi levar em mais um e ele constatou que o peitinho dele estava super carregado. Passou inalação com 6gotas de atrovent e 3 de berotec, passou o xarope brondilat junto com o clavulin mas a tosse não passa. Qual o prazo para esses remedios começarem a funcionar? O senhor pode me dizer ?

    • Prezada Adriene,
      Tosse costuma ser o sintoma que leva mais tempo para passar. A duração vai depender, primeiro, da causa. Segundo, do tratamento e, finalmente, das variações individuais de resposta à doença e ao tratamento. Além disso, como o blog não substitui uma consulta, fica impossível, para mim, falar especificamente do seu filho. No entanto, o que eu gostaria de lhe sugerir é que escolha um único pediatra. Eleja o pediatra que lhe inspire confiança, com boas referências e que você perceba que ouve uma história com atenção e examina cuidadosasmente seu filho. Ir em vários pediatras pode ser algo que lhe confunda (e aos pediatras). Não tenho nada contra ouvir uma segunda opinião em situações específicas. Mas, em geral, um único pediatra, aquele de sua confiança, deve resolver a maioria das situações.

  32. OLA DR… MEU FILHO ESTA COM MUITA TOSSE A 3 SEMANAS, ELE JA TOMOU 10 DIAS DE AMOXIC C CLAVULANATO E VARIOS XAROPES NOTUS, PERCOF E OUTROS SEM NENHUM RESULTADO, JA FUI VARIAS VEZES NO MEDICO E ELE DIZ Q É NORMAL, PESQUISEI SOBRE COQUELUXE E OS SINTOMAS SÃO EXATAMENTES IGUAIS AO DO MEU FILHO, MAS OS MEDICOS FALAM Q N É ISSO, LI Q ESSES XAROPES N TEM EFEITO SOBRE A COQUELUXE E É ISSO Q ESTA ACONTECENDO, N SEI O Q FZR. ELE FEZ UMA EXAME DE SANGUE A 2 SEMANAS Q DETECTOU UM VIRUS E FOI QDO O MEDICO PASSOU O ANTIBIOTICO, MAS N INFORMOU Q VIRUS Q ERA SO DISSE Q ERA COQUELUXE, MAS ELE SO PIORA A CADA DIA, A CADA XAROPE NOVO Q O MEDICO PASSA ELE SO PIORA, N SEI MESMO O QUE FZR, ALGUNS MEDICOS FZM MTO POUCO CASO…ME AJUDA DR…OBRIGADA.

    • Prezada Tamires,
      Como o blog não substitui uma consulta, o que posso fazer para tentar lhe ajudar é recomendar que escolha um pediatra em quem confie e converse com ele, francamente. Caso seu filho tenha Coqueluche, seria esperado que a tosse se prolongasse. No entanto, existem outras causas para uma tosse prolongada e só o pediatra que conhece e examinou seu filho está em condições de lhe orientar melhor. Evite ficar trocando de pediatra, isso só vai lhe confundir mais. Procure um pediatra com boas referências e em quem confie.

  33. ola,minha filha tem nove meses e esta com uma tosse que nao passaja faz uns 30 dias levei ela na pediatra 3dias atras e ela me receitou celestamine gts 7 gts de 8/8hrs por cinco dias estou dando a tres dias mas essa tosse nao passa e percebi que quando ela toma alguma coisa como a mamadera agua ou suco ela engasga e começa a tossir. quase
    vomitando as vezes chega a vomitar.gostaria de saber o que pode ser o que devo fazer obrigado.

    • Prezada Aryadne,
      Existem várias causas para uma tosse crônica. Somente após uma história clínica detalhada e um exame físico minucioso é que o médico poderá chegar a um diagnóstico. Eventualmente, terá que pedir exames complementares para confirmar ou descartar algum diagnóstico. É um processo que pode ser lento. O blog não substitui esse processo. Serve para divulgar informação, mas é impossível se fazer diagnósticos por este meio. Existe muito de ciência no processo de chegar a um diagnóstico, mas, também existe algo de arte ou sensibilidade/experiência do médico. Espero que compreenda a limitação do blog. O que eu posso lhe sugerir é que converse com seu pediatra ou procure uma segunda opinião de um médico com referências e que lhe inspire confiança.

  34. Deixo meu relato para talvez ajudar às mães e pais que visitam o site em busca de auxilio. É claro que não tenho conhecimentos e nem instrução profissional, coisa indispensável para casos de doenças respiratórias, etc, ou seja, não sou pediatra, pneumo, enfermeira… Antes de mais nada, quero parabenizar o site, o acompanho desde o início, apesar de nunca ter comentado, uso muito para esclarecer minhas dúvidas como mãe de duas crianças. Sou mãe de um menino de 5 anos e uma menina de 4. Meu primeiro filho, nasceu de um parto prematuro com 32 semanas devido a pré-eclampse, e desde o nascimento apresentou doenças respiratórias, problemas pulomonares. Pneumonias repetitivas durante o ano todo, em todas as quatro estações, tosses com catarro que o faziam vomitar, durante seu primeiro ano de vida íamos ao médico praticamente toda semana, sem contar as internações. Era tratado com antiobióticos e broncodilatadores quando em crise forte. Apesar disso, seu desenvolvimento sempre foi normal, peso, altura, motor. Quando nasceu a menina, uns dias após ele fazer um ano, não esperava problemas, pois ela nasceu com quase 42 semanas de gestação, aguardando até o último momento possível. Mas ao que se provou depois, acabei estando enganada. Com um mês de vida ela estava em internação hospitalar, juntamente com seu irmão de um ano, os dois estavam com pneumonia dupla e nesses dias correram muito risco de vida. Passado um tempo, consultando com pediatras e especialistas eles receberam diagnóstico de asma, com as conhecidas bombinhas, para tratamento e também as de alivio imediato de crises, intercaladas com nebulizações. Sempre busquei muitas informações em revistas, livros e na internet, pois numa consulta a gente acaba se apegando a alguns detalhes e deixa outros passarem, então eu me informava e sempre anotava o que queria saber para conversar com o médico, quando ele me via chegando, sabia que era a mão do caderninho. Nesse meio tempo, nos mudamos para o interior do RS, na colônia. Temos uma vida ao ar livre, na natureza bruta, e apesar dos invernos serem muito rigorosos, a medicação de uso continuo ajuda, pois suas crises diminuiram muito, existem, mas em maior intervalo entre uma e outra. No ano passado o menino precisou fazer algumas cirurgias, devido a um “prolapso retal”, o que foi muito difícil, e também desgastante para ele, e esse sintoma mais suas pneumonias repetitivas, causaram uma suspeita de fibrose cística (doença presente nas duas partes da família). Aqui no RS poucos lugares fazem o exame, e a fila de espera, mesmo fazendo particular, é grande, foram quase três meses de dúvidas esperando o exame que seria feito nos dois, já que é uma doença genética. Felismente, o teste do suor para fibrose cística resultou em normal e isso já não nos preocupa. A asma não impede meus filhos de sair de casa, de brincar, de correr, de tomar banho de chuva, claro que temos cuidados enormes, como a maioria dos pais devem ter com seus filhos, mas sempre tentamos não deixar que a doença os colocassem em um casulo e até agora não temos problemas por isso, já faz mais de um ano que nenhum dos dois tem uma infecção respiratória, apenas as crises com tosse forte em algumas noites. Hoje suas visitas ao médicos são esporádicas, quase sempre apenas para analisar o uso dos remédios continuos, se mudam, se retiram algo. Sempre, em qualquer dúvida no tratamento eu voltava ao pediatra, e se esse não estivesse atendendo naquele horário, eu ia ao hospital direto, não temos plano de saúde, todos os tratamentos e cirurgias deles foram cobertos pelo SUS, que nunca negou um atendimento, mesmo quando eu ia duas vezes ao mesmo dia levá-los, inclusive, sempre tive muito apoio das equipes, tanto quando morava em Porto Alegre, como agora no interior. Sempre busquei manter a calma, mesmo nos momentos mais desesperadores, pelo bem das minhas crianças. Outra coisa comum à muitas mães e pais que passam por aqui, deve ser ser considerada a chata da família. Cada vez que ia levar ao médico, era sogra, mãe, pai falando que era desnecessário e que eu estava ficando doida, mas algumas dessas vezes que fui considerada chata, meus filhos precisaram usar até adrenalina no hospital, em crises agudas de asma, coisas que após algum tempo lidando com a doença a gente sabe que não adianta esperar em casa, que pode ser tarde demais. Uma coisa que eu presto mais atenção são os resfriados, que em crianças saudáveis passam em alguns dias sem necessitar de nenhuma intervenção médica, mas que em asmáticos pode se tornar algo mais grave se não controlado. Muitos resfriados de meus filhos lhes causaram crises agudas de asma, e só quem precisa lidar com isso entende essa preocupação. Mas, meu conselho, apesar de não ser pedido, é que sempre vão ao médico, falem até o que acham não ser importante, voltem sempre que precisar, mudem de profissional se não estiverem satisfeitos, deixem seus relatos, mas sempre busquem atendimento, depois voltem a postar os resultados, ajuda os em situações semelhantes a pelo menos ter esperança nos tratamentos. Agora em 2013, meus filhos vão a escola a tarde, aprendem, brincam, se divertem, sem crises na escola, quase nada em casa, ano que vem entrarão na escola regular e acredito que os estou preparando a enfrentar a vida. Abraços a todos!

    • Prezada Priscila,
      Obrigado por compartilhar suas vivências no blog. Tenho certeza que seu exemplo de perseverança, aprendizado e tranquilidade (hoje), servirão para vários pais. Você faz observações muito pertinentes e relevantes quanto à escolha do médico (mesmo no SUS), importância de conhecer o que o filho tem e reagir a tempo e levar uma vida o mais próximo do normal possível. Parabéns pela forma com que conduziu seus filhos!

  35. Dr., parabéns pelo blog. Minha filha, de 1,5 ano, esta se recuperando de viroses em seqüência. Tem uma tosse tenta expectorar sem sucesso, mas o pulmão esta limpinho. Sabemos que tem catarro na garganta (audível), e o nariz dela escorre bem claro (cor). Mas já quase nao escorre o nariz e a tosse persiste. Ela amanhece com os olhos grudados. Tem muita chance de ser alérgica a tosse? O que fazer para tratar a tosse alérgica? nosso maior medo e que a noite ela tem crises de tosse, parece que ela vai se sufocar, já que o nariz ainda esta parcialmente obstruído e a tosse engrena e parece nao dar tempo para ela respirar. Estamos nebulizando, mas a nebulizacao parece agudizar essa crise de tosse, em que ela perde o fôlego. Ja parei de dar leite de vaca, mas o leite de soja tambem provoca essa crise de tosse. depois da mamadeira, eh sempre um sufoco (crise de tosse). Muito obrigada.

    • Prezada Giovana,
      Existem algumas causas para o sintoma de tosse. Como o blog não substitui uma consulta médica, é impossível, para mim, fazer qualquer comentário específico sobre a sua filha. Sugiro que converse francamente com seu pediatra. Ele é a pessoa mais indicada para lhe dar a melhor orientação. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  36. Dr. Boa noite
    Meu filho está com 3 anos, a pouco teve uma gripe sem febre, penas com tosse e catarro, levei ao pediatra, fez raio x e pulmão limpo, apenas com um xarope ele ficou bom, logo em seguida comeu algo na escolinha q resultou numa gastrointerite, ficou fraco de vomitar, pq nada parava no estomago, agora, em seguida voltou uma tosse seca, e de tanto tossir, as vezes vomita! Não apresenta febre, nariz escorrendo, nem congestionado, nada, só tosse … e na maioria das vezes após se alimentar… o que pode ser?

    • Prezada Patricia,
      Existe mais de uma causa para o quadro que descreveu. Somente após uma história detalhada e um exame físico é que o médico poderá fazer algumas hipóteses e, se necessário, pedir algum exame complementar. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta e seria irresponsável da minha parte emitir uma opinião.Sugiro que converse com o pediatra. Ele é a pessoa mais indicada a lhe orientar.

  37. Oi Dr. Roberto meu filho tem 3 anos e 8 meses e a uma semana teve febre,levei ao pediatra e ele me disse que a garganta dele estava começando a inflamar e receitou diclofenaco por 5 dias,sexta -feira terminei de dar a ele,agora ele ta com resfriado espirrando e com o nariz escorrendo durante o dia e a noite ao dormir seu nariz fica o que chamamos de emtupido,so que desde segunda ele começou a ter tosse o levei na farmácia e a farmaceutica disse que era uma tosse alergica e receitou dexametasona,pediu pra dar 5 ml uma vez ao dia por 3 dias e fazer inalação 2 vezes ao dia…so que hj ja é quinta-feira e a tosse não parou..gostaria de saber se posso continuar a dar o xarope…
    Desde de ja mto obrigada…

    • Prezada Daniele,
      Recomendo que nunca peça ao farmacêutico para prescrever. Mesmo sendo um farmacêutico, o que nem toda farmácia tem, o tempo todo, não está habilitado para prescrever. Somente o médico pode prescrever. Dificilmente um médico prescreveria dexametasona como primeira opção para uma tosse alérgica, se é que seu filho está com esse tipo de tosse. Sugiro que não continue a dar o xarope e procure o pediatra para que ele possa lhe orientar de forma mais adequada e segura.

  38. ola, dr.tenho um filho de 5 anos e de 2 meses pra ca notamos algo muito extranho. no meio da noite ele da umas 4 tocidas ja engassga e vomita! antes era mais ou menos uma 10 veses por mes agora umas 4 veses por semana isso encomoda muito a gente. tivemos q colocar ele pra dormir no mesmo quarto que a gente,pois temos medo de se sufocar com o vomito. lembrando que ele nao esta resfriado. sem febre,sem dor alguma. ate levei algumas semanas atraz no medico eles tiraram raio x e nada. passaram polaramine e aerolim mas e nao resolveu. quando ele corre muito, ou chora tambem acontece. so que assim ele tosse vomita dai nun tosse mais apos o vomito passa dai ele queixa de dor na barriga! nao seu que direçao tomar qual o especialista que devo procurar, O SR PODE ME AJUDAR?

    • Prezada,
      O blog não substitui uma consulta médica. Mas, como me pede uma sugestão de que direção tomar, pelo que descreveu, seria interessante que seu filho fosse visto por um pneumologista pediátrico. Eventualmente, o pneumologista poderá sugerir ou solicitar o parecer de um alergista. O ideal é que as visitas a especialistas sejam feitas sob a coordenação de seu pediatra ou dentro de um serviço onde esses especialistas possam se falar e trocar ideias a respeito do quadro do seu filho.

  39. meu bebe tem 8 meses , e já fui varias vezes no médicos , e receita os medicamento, e nada melhora essa tosse , tosse muito e chega as vezes até vomitar, o que eu faço já dei todos os medicamento que os médicos me receitou nada disso esta adiantando, e até inalação preciso de ajuda????????

    • Prezado Alessandro,
      O blog não substitui uma consulta. O que eu posso lhe dizer, na tentativa de ajudar é que o sintoma de tosse pode ter diversas causas. Saber a causa é fundamental para se fazer um tratamento adequado. Na grande maioria dos casos de tosse em crianças aos 8 meses, a causa é um resfriado comum. A criança produz muco para eliminar o vírus e a tosse é o mecanismo de eliminação do muco. Nestes casos, a tosse pode persistir por até duas a três semanas. Não há medicação eficaz para estes casos para crianças menores de dois anos. Nos Estados Unidos, xaropes contra tosse são proibidos em crianças menores de dois anos. Outras causas podem existir, como alguma forma de alergia ou asma e também uma infecção bacteriana. O seu médico é a pessoa mais indicada para lhe orientar. No entanto, se a tosse é o único sintoma e não dura mais de três semanas, sugiro que tenha um pouco mais de paciência e não medique seu filho desnecessariamente. De novo, o seu pediatra é quem pode melhor lhe orientar porque conhece seu filho, ouviu a história detalhadamente e realizou um exame clínico. Converse com ele, francamente. Se não sentir confiança ou interesse do pediatra, busque uma segunda opinião.

  40. Ola bom dia….Sou mãe de primeira viagem e tenho bebe de 9 meses…..A mais ou menos um mes, meu filho começou com tosse bem carregada…..ja fui a medico tres vezes e nada resolve…O primeiro mandou dar o seguinte:Claritin, Predsim e Abrilar, não resolveu.Fui de novo e mandou dar Celestone, não resolveu.fui de novo e me passou sulfametoxazol+trimetoprina, estou dando a dez dias e nada.Fiz raix mas ainda não esta pronto.Todos os medicos me dizem que o pulmão esta limpo, que não conseguem escutar chiado.Ele não teve febre nem uma vez e o nariz entope só de vez em quando, e tambem esta comendo normalmente, ou seja, ele esta normal.Nao consigo entender essa tosse dele.É com muito catarro mas somente de dia, pois ele dorme muito bem e a noite inteira,.estou muito predocupada, o que pode ser?

    • Prezada Roseli,
      Sem ouvir a história detalhada e examinar uma criança, seria irresponsável da minha parte, emitir uma opinião sobre o seu filho. No entanto, algumas coisas me parecem importantes: os médicos dizem que o pulmão está limpo, não tem febre, come normalmente, dorme a noite inteira. Esses fatos deveriam ajudá-la a não ficar tão preocupada porque indicam que, apesar da tosse, seu filho está saudável. Sugiro que converse com seu pediatra e pergunte se ele acha que seria o caso de ouvir um especialista, como um alergista. Espero que compreenda a limitação do blog, que não substitui uma consulta médica.

  41. fico muito agradecida pela resposta.Tens um site muito serio e percebo que és um excelente profissional…….Fico mais aliviada com sua resposta.desejo a vc muito sucesso e que consigas ajudar a outras mães também.Obrigada.

  42. Dr:ROBERTO COOPER !minha filha tem seis meses e ta tossindo não é uma tosse seca é um pouco secretiva!ela ta com um resfriado mas não teve febre e tosse de vez em quando!posso fazer uma inalação com soro fisiologico ?e tem necessidade de leva ´la ao medico? obrigado!

    • Prezada Luana,
      Se você está em dúvida do que fazer, acho que seria bom levá-la ao médico. Se, por outro lado, acha que sua filha está bem, apenas com um pouco de secreção, pode tentar soluções simples, sem medicação e ver o resultado. Se funcionarem, ótimo. Se achar que sua filha não está melhorando, aí a visita ao pediatra é mais do que recomendada.

      • obrigado pela dica doutor!levei ela ao pediatra ela passou nebulização com soro fisiologico .so que quando faço ela tosse e sai secreção (catarro) é normal sera que ta fazendo efeito?

      • Luana,
        A função da nebulização é a de fluidificar a secreção e facilitar a sua expectoração. A tosse é o mecanismo que o corpo tem de eliminar secreções. A tosse, neste sentido, é algo benéfico. Portanto, me parece que o efeito desejado com a sua filha está sendo alcançado. Você ainda pode oferecer líquidos com maior frequência para fluidificar ainda mais as secreções. A idéia é que quando a sua filha tussa, vai eliminar mais secreção porque esta estará bem fluida.

  43. Dr tenho um filho de 4 anos e as vezes ele tosse parecendo que esta ingolindo tanto catarro descendo da face, ja fizemos muitos testes alergicos e nao conseguimos solucao as vezes o que alivia e o notuss xarope mas dizem que este xarope nao resolve o problema so alivia a tosse no momento, esta tosse nao acontece todos os dias mas quando começa dá ate nervoso nao para deve ficar tussindo umas 2 horas sem parar. gostaria que me enviasse um blog um comentario ou algo parecido pois fico doida procurando soluçao.

    • Prezada Paula,
      Existem várias causas de tosse. Sem ouvir uma história detalhada e fazer um exame físico, é impossível saber o que o seu filho tem. Por esse motivo, não sei exatamente o que escrever no blog! Se você o levar a um pediatra em quem confie e ele chegar a algum diagnóstico e você me dizer qual foi, poderei escrever um post a respeito. O blog não substitui uma consulta médica e espero que compreenda esta limitação.

  44. oi, MINHA FILHA DE 11 ANOS COMEÇOU A TER EPSÓDIOS DE TOSSE SEGUIDOS DE VOMITOS E FALTA DE AR A 20 DIAS. O QUE E SERA QUE PODE SER.

    • Prezada Kleubia,
      Existem algumas causas diferentes para o quadro que descreveu. Somente após uma história detalhada e um exame físico completo, é que o médico poderá chegar a um diagnóstico ou, eventualmente, pedir alguns exames complementares para ajudá-lo. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Sugiro que você leve a sua filha ao pediatra para que ele possa lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  45. Boaa tarde Dr. Roberto, minha filha estar com uma tosse seca, e minha preocupação e que ela respira muito rapido, como se estivesse cansada, estou muito preocupada. sera algo serio.

    • Prezada Aline,
      Se a sua filha está respirando mais rápido do que o normal, como se estivesse cansada, precisa ser vista por um médico, o quanto antes. Se não conseguir consulta com o pediatra, deve levá-a a um serviço de emergência para que seja avaliada.

  46. Oiee Doutor minha bebe com 28 dias engasgou algumas vezes 1 vez recogitou leite e outras vezes com a própria saliva .tudo isso em 2 semanas mais ou menos.só q notei q ela tava tossindo e espirrando bastante e sentia um pouco de dificuldade ao engolir..ai levei a minha medica e ela ñ pediu nenhum exame e receitou Label ,bromoprida e celestone..ela estava achando q fosse refluxo mas eu ainda axo q ele voltou leite por causa do catarro da tosse ai no outro dia ela ainda ñ estava bem estava tossindo ainda mis ai resolvi passar em outra pediatra de plantão ai ele mandou parar com o Label e o bromoprida e continuar só com o celestone.e ainda passou um xarope chamado Abrilar ..ai parei com os outros remedios e dei o xarope e continuei com o outro remedio celestone..notei q a tosse dela ficou mais molinha e ela tava ate soltando secreção pelas narinas..ai eu tinha consulta marcada com uma outra medica e ela disse q ela ñ achava bom continuar com o Abrilar por minha bebe ainda ñ ter nem um mes..e o celestone e era pra ficar só na inalação e voltar a tomar bromoprida..só q minha bebe perdeu muito peso em ta com 2.560 e em 15 dias atraz só engordou 180 g. e esse remedio esvazia muito o estomago e com isso ela ñ vai engordar msmo..por favor to muito confuza ñ sei mais o que fazer,..me ajude!

    • Prezada Lidhiane,
      Sem examinar uma criança, fica impossível para mim opinar. O blog não substitui uma consulta. No entanto, concordo com a médica que não achou bom você dar Abrilar e Celestone. Você sabia que, nos Estados Unidos, remédios para tosse só são aprovados a partir de dois anos de idade? Minha sugestão é que escolha um pediatra em quem confie e siga a orientação dele ou dela. Se você vai em muitos pediatras, acaba ficando confusa e medicando, muitas vezes sem necessidade, sua filha. Espero que compreenda a limitação do blog.

  47. Dortor mais o ABRILAR eu li q é um xarope natural to achando q ta sendo bom pra ela pois ta liberando bastante secreção e a tosse ta bem mais molinha ..A Medica disse era pra ela tomar 1 ml só vc acha tbem q é bom parar com esses então?

    • Lidhiane,
      Não posso prescrever sem conhecer e examinar uma criança. A prescrição médica é um ato de enorme responsabilidade que só pode ser feito após a colheita de uma história clínica detalhada e um exame físico minucioso. Por esse motivo, a médica que a atendeu é a melhor pessoa para lhe orientar. O meu comentário sobre não usar xaropes, incluindo os chamados fitoterápicos, foi genérico, abrangente. Não mude nada do que foi prescrito por sua médica, sem falar com ela. Espero que compreenda a limitação do blog.

    • Prezada Tania,
      Tosse e chiado podem ter diversas causas. Somente colhendo uma história detalhada, minuciosa e fazendo um exame físico completo é que o médico pode fazer suas hipóteses diagnósticas e, eventualmente, solicitar algum exame complementar. A partir da identificação de uma causa ou, muitas vezes, apenas da suspeita da causa que parece a mais provável, o médico poderá sugerir um tratamento. Por esses motivos, o blog não substitui uma consulta médica. O que eu posso lhe dizer, na tentativa de ajudá-la é que deve retornar ao médico para que ele possa reavaliar sua filha. Não raro, um diagnóstico só é feito após idas e vindas, quando o quadro clínico fica mais claro. Não fazer um diagnóstico preciso logo de primeira não significa que o médico não seja bom. Por esse motivo eu sempre recomendo que, tendo confiança no médico, retorne ao mesmo. Ir trocando de médico, muitas vezes só confunde porque cada médico estará vendo a criança pela primeira vez! Espero que compreenda a limitação do blog e retorne ao seu pediatra para uma nova avaliação da sua filha.

  48. Dr. Meu filho tem 5 anos em alguns períodos ele apresenta tosse persistente que tratamos com corticoides, pois outra medicação não corta a tosse, receitado pela pediatra. Ultimamente os corticoides parecem não fazer mais efeito, a tosse parece ficar pior logo após ele começar a suar enquanto dorme, pois ele sua demais, chego a trocar o pijama dele várias vezes na noite principalmente ao redor do pescoço, logo pela manhã ele dá uma trégua é quando nós percebemos que já não esta suando mais, existe alguma relação entre o suor e a tosse ele também já teve varias crises de sinusite….mas o que mais me intriga mesmo é esta relação entre o suor e a tosse, pois basta começar a suar a tosse aparece com tudo já perguntei para sua pediatra ela não vê nada de anormal nisso….estou precisando de uma luz….

    • Prezada Raquel,
      Desconheco qualquer relação entre suor e tosse. Algumas crianças suam muito, sem que represente uma doença ou motivo de preocupação. Pela sua descrição, uma tosse que passa com corticóide é muito sugestiva de algo com um componente alérgico. Sugiro conversar com seu pediatra para que avalie uma eventual opinião de alergista. Pode ser que um alergista tenha algum tipo de proposta terapêutica preventiva.

  49. Dr. meu filho fez 1 ano dia 27/04, estou usando abrilar – xarope 15 dias, mais ele ainda não melhorou do resfirado posso prolongar o xarope até quando ?

    • Prezada Luciene,
      O blog não substitui uma consulta médica. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre a prescrição de outro médico, sem examinar a criança. Espero que compreenda a limitação do blog. Sugiro que fale com o médico que prescreveu o medicamento. Ele é a melhor pessoa para orientá-la.

    • Lidhiane,
      O que ajuda a produzir mais leite é o bebê sugar o seio. Se possível, esvaziando o peito completamente. Por isso a recomendação é de que a mãe deixe o bebê sugar completamente um seio antes de oferecer o outro e, na próxima mamada, comece pelo seio que não foi esvaziado completamente. Além disso, é importante que a mãe tenha uma boa alimentação e, principalmente, beba líquidos frequentemente, se mantendo bem hidratada.
      Em alguns casos, se pode tentar usar medicamentos. Estes não são específicos para aumentar o leite. São medicamentos contra náuseas que apresentam o efeito secundário de aumentar a produção de leite. Converse com seu obstetra. Ele é a pessoa indicada para lhe prescrever um medicamento, se for o caso. Além de ser pediatra e não saber doses para adultos, como o blog não substitui uma consulta, nunca poderia prescrever nenhum medicamento por aqui. A prescrição é um ato de responsabilidade médica e só deve ser feita após uma consulta. Estou certo de que entenderá.

  50. Dr., minha filha tem 10 meses. Há uma semana começou uma rouquidão que durou 2 dias. Depois passou. No domingo à noite, ela engasgou e engoliu um pedacinho de 1cm² de plástico (de embalagem plástica – aquele mais grossinho). Já no dia seguinte apresentou um quadro de resfriado. Não tinha tosse, nem coriza. No entanto, desde terça, está muito gripada, com bastante coriza e perdeu um pouco o apetite. Desde ontem está tendo febre de no máximo 38º, e muita tosse (principalmente à noite). A secreção que era clara está verde. Levei em dois pediatras. O primeiro mandou fazer inalação com soro, lavar o nariz com soro e nasoclean e tylenol pra febre. A segunda (por tel) orientou a suspender a inalação (por provocar irritação na mucosa. Sério?), continuar com a lavagem das vias nasais, dar novalgina pra febre e usar decongex à noite. O Sr. acha que o plástico está preso em algum lugar? É somente uma gripe forte mesmo? Ela NUNCA tinha tido absolutamente nada. Obrigada

    • Prezada Bruna,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, seria irresponsável de fazer um diagnóstico, sem examinar sua filha. Ela pode estar simplesmente resfriada, mas, com a história de ingestão ou aspiração de um pedacinho de plástico, merece ser investigada com mais rigor. A sua pergunta sobre o plástico estar preso em algum lugar (do pulmão) é muito procedente. A única maneira de saber a resposta será através de um Raios X. Como o objeto que você descreveu era de plástico, não é visível no Raios X, mas, alguns sinais indiretos de aspiração podem sugerir que sua filha está com o plástico preso em algum lugar. Mesmo com Raios X normal, o pediatra, caso o grau de suspeição de aspiração seja alto, poderá indicar uma broncoscopia. Resumindo: pode ser gripe forte, mas com essa história, merece investigação.

  51. Dr eu sou adolescente tenho 15 anos e quero saber o que é quando uma pessoa está com catarro no peito, tosse com catarro e febre a noite? estou muito preocupado doutor.

    • Prezado Paulo,
      Obrigado por ter escrito. No entanto, o blog não substitui uma consulta. Somente após um exame físico é que um médico poderá fazer um diagnóstico e orientar um tratamento. Mas, em princípio, não fique preocupado. Você pode ter uma simples resfriado ou, se for alguma outra infecção, terá tratamento. Sugiro que procure um médico para ficar tranquilo.

  52. Boa noite…minha filha tem 46 dias e há uns dias está com a saliva grossa, as vezes até se engasga por causa disso…é normal que isso aconteça?

    • Prezada Vanessa,
      Recomendo que converse com o pediatra, na consulta de dois meses. Sem examinar o bebê, seria irresponsabilidade minha opinar. O blog não substitui uma consulta. Espero que compreenda esta limitação.

  53. Dr. Já escrevi para o senhor relatando sobre a tosse do meu filho á um pouco mais de um mês,e venho lhe pedir novamente uma opnião.Meu filho fez 1 ano e começou com uma tosse seca e no mesmo dia ficou carregada e ele perdeu a voz, não sai nada ele chora não sai som nenhum, não quer mamar nem comer nada,levei ao pediatra ele me passou Ambromel e Bacteracin e Clenil A para fazer inalação e fez lá na hora uma inalação com Adrenalina.O pediatra diagnosticou faringite mas me disse que a garganta só estava vermelha,levei em uma farmacia de confiança e o farmaceutico olhou a garganta dele e disse que estava inflamada e com pus.Doutor estou muito preocupada já faz tres dias que ele ta sem voz o doutor mandou cuidar dele com esses remedios e a inalação que iria passar,mas até agora só vem piorando e ele tem dificuldade para dormir, sei que o blog não substitui uma consulta mas pelo que relatei aqui o que o senhor pode me dizer?Desde já obrigada.

    • Prezada Adriene,
      Ainda que o farmacêutico seja de sua confiança, ele não tem a qualificação para examinar uma pessoa. Talvez você não saiba, mas é crime o exercício ilegal da medicina ou de qualquer outra profissão. O exame físico de uma pessoa é uma atribuição de algumas profissões (enfermeiros, fisioterapeutas, médicos), dentre as quais não se encontra a de farmacêutico. Portanto, minha primeira recomendação, amparado na lei, é que não permita que seu filho seja examinado por um farmacêutico. A segunda recomendação, diante da sua narrativa de que seu filho está piorando, é que deve retornar ao pediatra para que este faça uma reavaliação do seu filho. Em medicina, nem tudo segue uma linha reta. Muitas vezes, é preciso examinar e reexaminar uma criança até que se chegue a um diagnóstico preciso. Nem todos os quadros clínicos se apresentam de forma clara, desde o início. Por esse motivo é fundamental que a relação com o pediatra (médico) seja de confiança. Se não for, iremos a vários, ouvindo opiniões diferentes que mais confundem do que ajudam. Caso não tenha confiança no seu pediatra, recomendo que busque um com quem possa estabelecer esse vínculo. Caso tenha, retorne e converse francamente com ele.

  54. Dr. gostaria de saber o que fazer meu filho tem 2 meses e 4 dias e esta com uma tosse com catarro desde se segunda – feira e o narizinho com congestionado , passei ele no clínico e foi passado somente o Rinosoro três gotas três vezes ao dia, somente isso resolve? Me ajude estou desesperada!

    • Prezada Sabrina,
      Sem examinar seu filho, seria irresponsabilidade emitir qualquer opinião. O que posso lhe dizer é que gostei muito do médico que o atendeu. Poucas mães sabem que, nos Estados Unidos, xaropes para tosse e resfriado são proibidos antes dos dois anos de idade! Não resolvem e podem fazer mal. Por isso gostei do médico que atendeu seu filho. Aguarde uns dias, retorne ao médico se tiver dúvida, mantendo a calma e paciência.

  55. Minha filha tem 6 meses e esta com um pouco de tosse e um pouco de rouquidao faz um barulho ela tenta tossir mas é dificil por ser muito nova o que posso fazer?

    • Prezada Patrícia,
      Se a sua filha está bem, não há nada que possa fazer, além de lhe cuidar e dar carinho. Se está em dúvida quanto a ela estar bem, sugiro que a leve ao pediatra, para que lhe oriente e tranquilize.

  56. Dr. Roberto, como a tosse dele não melhorou voltei novamente ao médico e ele pediu para fazer uma nebulização com soro fisiológico 0,9%, vou fazer no meu pequeno, como o soro não é remédio acredito que não irá fazer nenhum mal ao meu filho! Obg por me responder confesso que fiquei ansiosa para sua resposta!

  57. BOA NOITE DR Cooper Gostaria de receber uma grande orientação sua..,meu filho tem apenas 5 anos, ele estava com a garganta inflamada leveí ele ao peditras e o mesmo reparou e passou uma injecção bezotacil.. hoje faz 4 dias e nada de melhora e agora ele ta volmitando direto naum come nada e ta com diarréia e com uma tosse seca costante sem para 1 minuto e voltei ao pediatra e o mostrei que naum fez efeitoo mesmo passou remedio para volmito e para essa tosse seca mais parcialmente nenhuma melhora

    • Madson,
      Sem examinar uma criança, seria irresponsabilidade minha emitir uma opinião. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Se você não vê melhora no seu filho deve voltar ao médico ou ouvir uma segunda opinião (outro médico). Esta seria a sugestão que eu posso lhe dar, pelo blog. Espero que compreenda a limitação da internet.

  58. Dr.Roberto,ontem eu ja havia lhe perguntado sobre a minha duvida da minha bebe de 6 meses que estava com tosse e rouquidao e o senhor me aconselhou a passar no pediatra,pois entao hoje passei a minha filha Melissa na pediatra e ela examinou e me disse que a minha bebe esta com bronquiolite e receitou inalaçao com 2gts de berotec e 5ml de soro e pra tomar 2ml de predmisolona de 3mg,mas a pediatra falou que pode virar em pneumonia,o que voce me aconselha doutor,qual os procedimentos que devo fazer e cuidados que devo tomar,muito obrigado

    • Patricia,
      Siga as orientações da sua pediatra. Bronquiolite é um quadro viral que demora até 10-14 dias para melhorar. Caso a Melissa apresente algum sintoma novo ou você se sentir insegura, retorne à mesma pediatra para uma reavaliação. Tente não ficar preocupada em excesso. Não há motivo para isso.

  59. Dr. Roberto, tenho um filho de 4 anos e 9 meses. Ele apresenta sempre os mesmos sintomas: tosse, horas depois febre e vômito. os médicos dizem que ñ é bronquite e nunca definem o que ele tem. Está assim quase todo mes tendo essas crises. Poderia me sugerir algo em relação a esses sintomas? que especialista devo procurar além do pediatra que já fui em mais de 5?

    • Joneir,
      Sou da opinião de que quando consultamos 5 médicos, não temos nenhum!Sugiro que procure um pediatra em quem confie. Alguém que lhe inspire confiança, ouça a história do seu filho e o examine cuidadosamente. Pode conseguir referências de conhecidos. Este pediatra é quem deveria, se necessário, encaminhar seu filho a um especialista. Pode ser que seu filho tenha episódios repetidos de resfriados, normais, sem necessidade de um especialista. Ou, pode precisar de um pneumologista para avaliar uma história que não seja de resfriados.

  60. Olá Dr, boa tarde
    Meu filho tem 1 ano e 3 meses e desde do dia 24/4 quando ele teve laringite, ele não para de tossir, ele teve alta curado da laringite, porem com muita gripe, foi prescrito o uso dexclorfeniramina durante dois dias, mas não teve melhora da tosse seca, usei mais 5 dias do mesmo com orientação medica e nada, Fui em uma outra pediatra que prescreveu prednisolona pra expectorar ao inves de secar. a uma semana que terminou o tratamento com prednisolona e ele ainda tosse, porem com muita secreção agora e com menos frequencia. Levei ovamente no posto e foi prescrito agora desloratadina pra secar novamente a secreção, eu não concordei ainda com essa prescrição, por isso não iniciei o tratamento, meu filho não apresenta um quadro alérgico, ele não coça o olho nem o nariz. Por isso tenho dúvida sobre esse remedio, o que devo fazer? deixar ele expectorar sem medicamentos ou da mais prednisolona??

    • Prezada Janice,
      Opinar sobre uma criança que não conheço, nem examinei, seria irresponsabilidade minha.Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Sem falar especificamente do seu filho, a prednisolona é um potente antiinflamatório que produz excelentes efeitos em alguns casos de tosse onde o componente inflamatório seja importante (asma, bronquite, laringite e algumas alergias). Seu uso, em geral, é por um curto período de tempo (5 a 7 dias), quando deve dar resultado. Quando não dá resultado, em geral não se recomenda aumentar o tempo de administração ou repetir a prescrição. Quanto aos expectorantes e antitussígenos, sua eficácia é questionável, não havendo evidências sólidas do seu benefício em crianças menores de dois anos. Espero que estas informações seja úteis e que compreenda a limitação do blog.

  61. ola doutor minha filha esta com muita tosse com catarro seu nariz esta escorrendo e esta rouca.tenho remedio em casa so que nao lembro mais pra que e.poderia me dizer se ela pode tomar ela tem 2 anos e 3 meses.sulfametoxazol+trimetoprima.

    • Prezada Danielly,
      Não costumo comentar sobre remédios, porque o blog não substitui uma consulta. Mas, no caso desta sua pergunta, é possível responder de forma objetiva e direta. Sua filha só pode tomar sulfametoxazol + trimetoprima, por prescrição de um médico. Trata-se de um antibiótico e não deve ser dado para casos de tosse ou catarro no nariz. Sugiro que leve sua filha ao pediatra para que, após examiná-la, possa lhe orientar da melhor maneira possível. Mas, repito, não dê, por conta própria a sulfametoxazol + trimetoprima.

  62. boa tarde dr, meu filho tem 2anos desde mais ou menos uma semana de vida ele vem apreaentando sinais dr alergia como nariz entupido, chiado no peito desde pequeno vemjo tratando , remediando mas nunca tive um diagnostico p saber oq e . … ele n se da bem c a mudanca de tempo de um dia.pro outro ja aparece aquele catarro verde e agora de ins 3 dias pra ca ele vem tossindo muito ele t ele t, nqo so a noite e deanha mt

    • Prezada Luana,
      Me parece que seu comentário ficou meio truncado. De qualquer forma, se o seu filho apresenta sinais de alergia desde mais ou menos uma semana de vida, você já tem um diagnóstico: seu filho é alérgico. Isso explica os sintomas que descreveu, assim como a dificuldade de controlá-los. Alergias, são de difícil controle, exigindo muita paciência e perseverança dos pais, sob a orientação de um alergista experiente.

  63. BOM DIA DR., MEU FILHO TEM DOIS ANOS, EU NÃO SEI O QUE FAÇO, POIS É UM XAROPE ATRÁS DO OUTRO, E, EU SEMPRE ESTOU FAZENDO INALAÇÃO PRA NÃO SE AGRAVAR, MAS EU QUERIA SABER SE TEM ALGUM REMÉDIO CASEIRO QUE PUDESSE AJUDAR NO TRATAMENTO, ELE SEMPRE ESTÁ COM CHIADEIRA NO PEITO, CORIZA NO NARIZ E MUITA TOSSE

    • Prezada Elizabeth,
      Prescrever sem examinar a criança seria irresponsabilidade minha. Principalmente porque seria importante chegar a uma causa dos sintomas do seu filho. Se ele for alérgico, é um tipo de tratamento. Se for algum tipo de processo infeccioso, outro tipo de tratamento. Sugiro que consulte seu pediatra e converse francamente com ele. Pergunte se ele considera necessário ouvir a opinião de algum especialista. O mais importante é saber porque seu filho tem esses sintomas para poder combater a causa e não só os sintomas. Espero que compreenda que o blog não substitui uma consulta médica.

  64. Dr.Roberto mais uma vez que te perguntar sobre as minhas duvidas,eu sou a Patricia D.Queiroz mae de Melissa uma bebe de 6 meses,que estou fazendo um tratamento de bronquiolite,com falei anteriormente ela ja havia passado na pediatra e ela receitou 2ml de predmisolona de 3 mg e 5 ml de soro e 2 gts de berotec e no sabado eu voltei em outra pediatra porque ela esta dormindo mal,faz barulho no peito e esta muito nervosa nao consigo nem sair de perto dela que ela grita e essa medica falou para dar tambem desloratadina de 5mg e dar 0,5 ml,mas ela ainda nao esta bem e o tratamento estou fazendo desde o dia 22, e agora eu estou ficando gripada sempre tomo paracetamol mas agora que ela esta com a bronquiolite sera que ainda posso tomar pois ela ainda mama no peito,por favor peço orientaçoes,obrigado

    • Patrícia,
      A bronquiolite é uma doença que dura, em média, 12 dias. Algumas crianças ficam boas antes, outras, demoram até mais tempo. A literatura médica diz que a duração da doença não varia ou varia muito pouco, sendo a criança medicada ou não. Por isso, alguns pediatras sequer medicam as crianças com bronquiolite. Outros, também amparados por estudos que mostram alguma resposta em sub-grupos de crianças, medicam. Estou lhe contando isso para que saiba que o quadro clínico de sua filha está inteiramente dentro do esperado para um caso de bronquiolite e que deve se preparar para mais alguns dias e não alimentar expectativas de melhora rápida, apesar da medicação. Agora, é preciso um muita paciência e carinho com a Melissa. Com relação ao paracetamol, é uma medicação que pode ser tomada pelas mães que estão amamentando seus filhos (sem ou com bronquiolite).

  65. Dr.Roberto aqui é a patricia novamente para tirar mais uma duvida para a minha outra filha Beatriz com 9 anos eu faço tratamento nela de colesterol e eu fui esses dias na pediatra dela mas ela falou que esta tudo bem mas eu achei que esta um pouco alto pra idade dela o colesterol total 197 mg/dl,triglicerideos 67 mg/dl,hdl colesterol 62 mg/dl, ldl colesterol 122 mg/dl sera que esta normal mesmo? Por favor me oriente,obrigado

  66. Boa Noite Dr. Roberto
    Sou mãe da Sofia que tem 3 anos e 3 meses. Ela apresenta um quadro de tosse inicialmente seca que volui para produtiva e piora à noite após tomar mamadeira. Começa a dormir e tosse a ponto de vomitar, só aí que alivia. O quadro costuma aparecer geralmente após mudança brusca de tempo. Quando há febre é baixa. Já levei em vários pediatras que tratam apenas os sintomas com Desalex, Predsim, nebulização e outros. Recorri a Homeopatia e no outono-inverno passado ela passou sem problemas. Este ano começou apresentar o quadro novamente há aproximadamente 2 meses. No entanto, fica mais ou menos 2 semanas bem e volta a piorar novamente. Todos os médicos dizem que o pulmão está limpo e não há chieira. Em um dos episódios ficou visivelmente rouca e me recomendaram entrar com Corticosteróide. Alguns dizem que é Laringite, o homeopata diz que é bronquite e enquanto isso continuo sem saber o que fazer. Quando está em crise geralmente ela não se abate, redeuz pouco o apetite. Na última crise uma médica que segue a linha da Antroposofia receitou Weletuss 5 gts de 2/2 hrs a após melhora de 4/4 hrs. Porém quando ela começa a melhorar e espaço o intervalo para 4 horas piora novamente. Já foi também em uma alergologista/pneumologista que recomendou fazer o teste alérgico, além de lavar o nariz com soro hipertônico e desalex se necessário
    Gostaria de saber se pode me auxiliar. Antecipadamente, agradeço-lhe pela atenção.

    • Prezada Thaís,
      Como o blog não substitui uma consulta, me parece que a melhor sugestão que eu teria para lhe fazer é a de que tente se fixar em um médico em quem confie. Quando vamos a vários médicos, as chances de ficarmos confusos, aumenta. Pelo seu relato, tudo sugere que sua filha tenha um componente alérgico que produza os sintomas. O controle de alergias exige muita paciência e perseverança. O que funciona para uma criança, não funciona para outra. É preciso ir tateando com a medicação até encontrar a melhor solução para aquela criança. Na idade da sua filha, os testes alérgicos podem dar boas indicações que ajudem no controle da alergia. Além do que, pelo seu relato, a alergologista gostaria de estabelecer uma causa para poder tratar e não medicou “sintomaticamente” sua filha. Sugiro que retorne a esta alergista e converse francamente com ela sobre suas preocupações, seguindo sua orientação, inclusive dando tempo para os devidos testes e ajustes.

  67. Estou tossindo muito com catarro amarelo e branco. Tomo antibiótico que o médico receitou a 4 dias, mas ainda estou tossindo muito, não aguento mais isso. O que eu faço ? Preciso de ajuda. Tosse insuportável, tenho 15 anos de idade.

    • Matheus,
      O blog ou a internet não são como uma consulta médica. Somente numa consulta, onde o médico ouve a sua história e faz um exame físico é que se pode chegar a um diagnóstico e tratamento. Por esse motivo, sugiro que procure, o quanto antes, um médico para lhe orientar. Enquanto isso, beba muito líquido (água, sucos, chá, mate etc.) para ajudar a fluidificar sua secreção (catarro). Líquido é o melhor expectorante que existe, mas precisa beber muito.

  68. Dr. bom dia!Bem…dr, meu filho tem 3 anos e 9 meses e levei ao otorrino cerca de duas semanas onde ele pediu um raio x do torax e um hemograma do meu filho e foi diagnosticado com um inicio de pneumonia e uma leve anemia.O otorrino disse que eu não me preocupasse que era algo pequeno e passou rinossoro para o nariz de instante em instante,amoxicilina + clavulnato de potássio,alegra,predsin e nasonex. Ele não tem febre graças a Deus. Mais tosse,agora ta bem mais fraco.Está na segunda caixa dos remedios. Em relação a amoxilina , no retorno ao medico ele passou duas caixas de amoxilina ele ainda está na primeira e de 12 em 12 horas. Dr. ele se alimenta bem,tem uma energia maravilhosa. Pra anemia ele disse que a alimentação mais acentuada melhoraria. Dr. além desses remedios tem alguma coisa que eu faça em casa que meu filho melhore mais rapido.moramos na bahia,em paulo afonso e aqui é muito quente,apesar que a uns dias está mais frio e chove nas madrugadas. Pra terminar,dr. em fevereiro ele teve uma amidalite fortíssima,tomou amoxilina,e outros remedios e nada ate que um dia voltei ao medico com uma semana sem ele comer e tendo febres altas ai medica aplicou uma injeção,a benzotacil e no outro dia ele amanheceu melhor,já comendo tudo que lhe era oferecido. Dr será que foi uma amidalite e gripe mal curada e foi escorregando ate agora maio,desde fevereiro? abraços

    • Prezada Nayra,
      Me parece que você fez certo, ao procurar um médico e seguir sua orientação. Pelo visto seu filho está bem e vai ficar ótimo. Se a anemia é discreta, de fato, uma alimentação com carnes (fígado de vez em quando), folhas verdes (espinafre, couve, brócolis, agrião), cereais fortificados (flocos de milho ou de arroz), serão suficientes para resolver esta situação. Não vejo relação nenhuma entre a amigdalite de fevereiro e este episódio de agora. Recomendo que siga a orientação do seu médico, retornando para uma revisão, ao final do tratamento.

  69. Olá minha filha tem 8 meses, e esta com uma gripe há mais ou menos 1 mês.
    Ela toma o Aptamil 2, anteriormente tomava o 2 misturado com o AR,mas como ela parou de regurgitar o medico suspendeu o AR. E de uma semana pra cá ela esta com uma tosse horrível, bem na hora que mama, não sei mais o q fazer será que tem alguma relação com o leite, pois durante todo o dia ela tosse bem pouco. Obrigada

    • Prezada Maria Alice,
      Muitas vezes, mesmo examinando uma criança, fico em dúvida do que ela possa efetivamente ter e preciso rever a criança alguns dias depois. Imagine, sem ver ou examinar a criança! Seria uma irresponsabilidade minha opinar. Sugiro que convese com seu pediatra. Não me parece que seja o leite, mas ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  70. Dr.Roberto no dia 28.05 lhe escrevi para saber uma opiniao a respeito da minha filha Beatriz que tem problema de colesterol e o senhor ainda nao me respondeu,espero resposta assim que o senhor puder,muito obrigado

    • Prezada Patricia,
      Eu vi seu comentário e acabei não lhe respondendo. Fez bem em me reescrever. Peço desculpas. Não me parece que os índices de colesterol que me enviou estejam “alarmantes”. Certamente, não há necessidade alguma de medicar a Beatriz. Sugiro que converse com seu pediatra sobre o eventual benefício de receber orientação de uma nutricionista, para que a família toda avalie onde e como pode melhorar a qualidade da sua alimentação. Não sei se a Beatriz faz algum tipo de exercício físico regular. Seria importante/interessante que fizesse (natação, vôlei, basquete, dança etc.).

  71. Dr. Roberto,
    Minha filha tem 1 ano e 9 meses, e desde os 5 meses apresenta uma tosse que vai e volta, e ataca principalmente na hora de dormir. Raras são as vezes em que conseguimos dormir sem que ela fique sem tossir. Já levei em alguns médicos, mas não me sinto segura. Pois querem submeter ela a exames que não sei se realmente são necessários. Mas de qualquer forma, uma opinião a mais sempre é bem vinda e por este motivo recorro ao Dr.
    Esta tosse é sempre seca no início, e depois vai ficando carregada, até chegar o ponto dela sufocar e ter ânsia. Me incomoda muito, principalmente pelo fato dela não ter uma noite tranquila e bem dormida (nem eu!).
    Há algum método caseiro que possa diminuir esta tosse? Lembrando que ela não vem acompanhada de outros sintomas. Quando vem, é raro. E quando percebo o peito fazendo chiado, ou febre aparece, já a levo ao hospital para exames específicos.
    Obrigada!

    • Prezada Jessica,
      Obrigado pela confiança depositada em mim. No entanto, para poder dar uma opinião responsável, seria necessário ouvir uma história clínica mais detalhada e fazer um exame físico na sua filha. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Mas, me parece que tocou em um ponto fundamental: a sua segurança com relação ao que os médicos estão lhe dizendo. Sugiro que, antes de pensar em exames e remédios, procure um pediatra em quem confie e possa estabelecer um vínculo de confiança. Sem isso, temo que fique cada vez mais confusa, ouvindo opiniões, sem se sentir segura. Converse com as pessoas do seu relacionamento e busque um pediatra em quem confie. Ele ou ela, será a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  72. ola Dr. minha filha tem 2 anos e a mais de duas semanas ela tosse mais não com muita frequência, no começo ela tossia e saia muita secreção nasal, levei ao Pediatra ele me receitou charopé de Dexametasona, ajudou no catarro,mais ainda continua tossindo e com chiado no peito a o tossir, o que devo fazer.

    • Prezado Leandro,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsável de minha parte opinar sem ter conhecido e examinado a sua filha. Sugiro que retorne ao pediatra que a examinou para uma revisão. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que compreenda a limitação do blog.

  73. Ola boa noite…Sou mãe do Henrique e estou muito preocupada.Ha mais ou menos 2 meses atras meu filho começou com tosse com catarro.Tossia muito e roncava o peito mas raramente tinha nariz entupido.Fui consultar tres vezes com medicos diferentesr.O primeiro mandou dar Claritin, Predsim e Abrilar.O segundo Celestone e o terceiro sulfametazol+trimetoprima.Nenhum desses mostrou efeito e meu filho piorou.Teve febre alta e vomitava muito.Ficou internado e tomou antibiotico.Ficou bom.Como ele vai em creche, deixei ele em casa durante sete dias para curar definitivamente.Durante esses 7 dias ele começou a tossir novamente.Portanto começou tudo de novo, muita tosse com catarro e agora esta vomitando novamente, porem não tem febre.Estou fazendo nebulização mas parece que não melhora.não sei mais o que faço, pois ele esta chorando quando tosse e esses vomitos encomodam muito.O que poderia ser que ele tem?Me ajudem por favor.Muito obrigada pela atenção.

    • Prezada Roseli,
      Existem muitas causas para o sintoma tosse. A tosse pode ser devido a uma infecção (bacteriana ou viral), um processo alérgico (alergia respiratório, asma) e muito mais raramente a doenças pulmonares mais raras e até aspiração de corpo estranho. Nem sempre o médico consegue fazer o diagnóstico em uma única visita. Mesmo tendo colhido uma boa história clínica e feito um exame físico, muitas vezes precisa acompanhar a evolução para ir “tateando” com o diagnóstico. Se, vendo o paciente, pode ser difícil diagnósticar imediatamente, pela internet ou pelo blog, seria uma grande irresponsabilidade arriscar uma opinião. O que eu sugiro é que retorne ao pediatra de sua confiança e converse francamente com ele. Pergunte sobre que diagnósticos ele tem em mente, se considera necessário ou válido consultar um especialista (indicado por ele) e se vê necessidade de se fazer algum exame complementar. Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  74. Dr. Roberto Cooper, Boa Noite.
    Sou Mãe de Enzo e desde a quarta-feira (30/05/13) o pediatra dele receitou por telefone Presdim xarope 4,5 ml de 12 em 12 h porque ele estava tossindo muito, mas muito mesmo, chegou a vomitar e não estava comendo nada, mas estou preocupada, pois li a respeito deste xarope e dizem que é perigoso! Meu filho tem 4 anos e 10 meses, como devo proceder com esta medicação, porque dizem que só é pra dar por 5 dias e também não pode parar de vez. Ele está sentindo dores na barriga, nos ouvidos, na cabeça, isto tem a ver com este remédio? Também o pediatra passou nebulização com Aerolin 5 gotas para 5 ml de soro fisiológico, mas ele começou a se queixar que a garganta estava ardendo muito e reduzi por mim mesma a dosagem. Passei a dar só 3 gotas em 3 ml de soro. Me de uma luz Doutor, por favor. Estou preocupadíssima! Obrigada.

    • Prezada Cristina,
      O melhor seria que o Enzo fosse examinado pelo seu pediatra. Depois de examiná-lo, poderia manter ou rever a medicação já prescrita. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.
      Quanto ao Predsim, é uma medicação que, de fato, só deve ser dada por orientação médica. No entanto, o uso do Predsim por 5, ou até 7 dias, não produz efeitos colaterais significativos, sendo bem seguro seu uso. Neste tempo de uso (5 a 7 dias), não é necessário fazer uma redução gradual da dose, podendo ser interrompido de uma vez. A redução gradual só se justifica quando o uso é mais prolongado.

  75. Dr. Roberto Cooper, Muitissimo Obrigada pela resposta, mas o problema é que moramos em Salvador/Bahia e fomos ao pediatra dele na terça-feira (29/05/13), mas ele piorou no dia seguinte e liguei pra o pediatra, mas o problema aqui é que as esposas dos médicos se sentem incomodadas quando ligamos para falar com os médicos e isto é muito ruim! Hoje é domingo, e odeio incomodar, mas, mesmo assim liguei para o pediatra e ele não estava, ou melhor, segundo quem atendeu disse que ele só chegará às 20:00! Meu filho está com muita dor na barriga, dei chá de cidreira; dor na cabeça, nos ouvidos e isso está me incomodando muito! Além da tosse que melhorou um pouco, mas continua. Acho que vou marcar um neurologista pediatrico para ver esta dor de cabeça, pois ele reclama que é atrás da cabeça, ou melhor, no buraco acima do pescoço. Me ajude… O que faço? Já fui numa Otorrino (que passou Alegra, pra rinite dele), numa Dermatologista (porque ele está com os poros fechados, e não está conseguindo expelir o suor, passou Hixine, dei 5 dias e parei. Agora passo chá de camomila com maizena, e ele fica sem camisa.), já marquei uma Infectologista pra ver uns caroços que estão no pescoço dele, poxa… Agora parece que está com Bronquite? Me ajude, por favor. Acho que estou dando muita droga para meu filho não é mesmo? Ele só tem 4 anos e 10 meses. E agora esse Predsim que é uma medicação forte né? Por favor, o que faço? Estou muito, mas muito preocupada… Esta semana ele não foi à escola, mas amanhã irá, com fé em Deus.

    • Cristina,
      Pelo blog/internet, pouco posso fazer. Entendo sua preocupação, mas, me parece que tem muito médico envolvido, sem uma coordenação ou um rumo. Sugiro uma conversa com seu pediatra para que ele coordene e oriente os encaminhamentos aos especialistas. Quanto mais médico ouvir, sem essa coordenação, mais confusa ficará.
      Quanto ao Predsim, se o seu filho tem bronquite ou asma, seria uma das drogas que poderiam ser utilizadas. Não vejo nenhum problema com esse medicamento, quando bem indicado.
      Se você está preocupada com o estado de saúde de seu filho hoje, deveria levá-lo a algum serviço de emergência de Salvador. Como disse, pela internet, nada posso fazer. Seria irresponsabilidade. Somente um médico que o tenha examinado, poderá lhe ajudar.

  76. Dr Roberto Boa Noite sou a Patricia quero agradecer por ter tirado as minhas duvidas em relaçao as minhas filhas Melissa e Beatriz,e com certeza o senhor tinha razao nao adiantava ter pressa na melhora da Melissa que a melhora vinha devagar,pois depois pasei ela no dia 29.05 novamente a outra pediatra e receitou eritromicina e abrilar uma maravilha,hoje ela nao esta mais cansada,nao esta o peito chiando,nao tosse,esta muito bem,ontem ate levei ela para tomar um solzinho e a Beatriz estou pegando no pé dela e a sua sugestao de passar ela na nutricionista foi muito boa vou procurar me informar,obrigado

    • Prezada Léia,
      Quando uma criança (ou adulto) tem a doença do refluxo, a medicação não corrige o refluxo e sim as suas consequências sobre o esôfago. Raramente será necessária a correção do refluxo e, nestes casos, o procedimento é cirúrgico.

    • Léia,
      Existem muitas causas para uma tosse seca, persistente, desde quadros alérgicos, até aspiração de corpo estranho. Não vejo em que uma lista poderia lhe ser útil. Pelo contrário, poderia lhe deixar mais insegura, sem necessidade. Se um de seus filho tem uma tosse seca e persistente, converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  77. Bom dia Doutor, meu filho tem 3 anos e já vem a uns 2 meses com uma tosse ate vomitar, todos os dias no período da noite pioro quase todos os dias tenho que trocar toda roupa de cama por ele vomitar, estou levando ele ao pronto socorro e ja tomou todos os tipos de xarope para tosse para tosse alérgica vários tipos de inalação, e nada de melhora, o q ele poderia estar estou muito preocupada pois tudo que ele come logo depois de alumas horas e 30 minutos ele coloca para fora devido a tosse quanto colocamos a mão no peito dele durante tosse ele faz uma barulho como se tivesse subindo e de sendo algo tipo um ar, ele chora dizendo que doí, qual serio os exames q devo pedir ao medico para chegar e um diagnostico.

    • Prezada Alessandra,
      Compreendo sua preocupação com seu filho e acho muito importante que você estabeleça um vínculo de confiança com um único médico. Quando muitos médicos estão envolvidos (como ser visto por plantonista em pronto socorro), pode ficar mais confusa e sem rumo. Nem sempre o diagnóstico é fácil ou imediato. Por isso, o mesmo médico, revendo a criança, pode definir um plano coerente de investigação diagnóstica e coordenar a eventual participação de especialistas. Um único médico também saberá pedir os exames, em uma sequência lógica e interpretar os resultados em função do paciente que ele conhece. Essa seria minha recomendação.

  78. Minha filha tem um ano e tres meses, e ta tossindo a mais de uma semana, agora com mais frenquencia. Ja entrei com xarope mais ate agora nada.
    Da ultima vez a medica receitou o amoxicilina clavulanato, posso dar pra ela novamente??

  79. Obrigada Doutor pela resposta, pois foi bastante coerente, mas retornei ao pediatra e ele agora receitou Clavulin, Desalex e Aerolin para nebulização. Estou bastante confiante que meu filho irá melhorar. Não levei a uma emergência, pois aqui está uma epidemia de viroses e as emergências estão lotadas, só tem plantonistas que, na maioria das vezes, só querem internar o paciente. Obrigada.

  80. olá doutor, meu filho tem 3 anos, e a mais de um mês está bastante gripado, com muita tosse, levei pra urgência já três vezes, os pediatras passaram medicamentos, no caso foi xarope, e antibiótico, mas de nada resolvel voltei com ele, com febre, passou uma semana e ele teve febre de novo inclusive febre alta, os pediatras novamente mandaram eu voltar para casa e só retornar se essa febre persistisse por 3 dias, ele continuou com febre mais no terceiro dia já estava sem febre, isso já vai fazer mais de um mês e ele continua com uma tosse muito forte,bastante cansado e reclama de dores na barriga, os pediatras nao rolveram nada, mesmo sendo de um plano de saude, o que devo fazer, e dizer ao pediatra.

    • Prezada Evelyn,
      Pelo seu relato, me pareceu que seu filho foi atendido na urgência, por pediatras diferentes. Me parece que seria muito importante você estabelecer um vínculo com um único pediatra, em quem confie. Alguém que pudesse, em pouco tempo, conhecer seu filho e suas particularidades. Quanto à tosse do seu filho, se ela, de fato, já se prolonga por mais de quatro semanas (tente confirmar, olhando em um calendário e definindo quando começou, se melhorou em algum período etc.), deveria retornar ao pediatra (de preferência já o que escolheu para acompanhar seu filho) e contar a história precisa da tosse. Viria o que o pediatra tem a dizer e, se não ficasse convencida, poderia perguntar quais seriam as hipóteses diagnósticas que o pediatra pensou e/ou se acha que seria o caso de pedir a opinião de algum especialista (pneumo, otorrino, alergista). Mas, de tudo que aqui escrevi acima, o mais importante é uma relação de confiança com um pediatra.

  81. Dr . é normal no quinto dia de tratamento da pneumonia a criança apresentar tosse ?
    Pois minha filha está internada com pneumonia e começou a tossir após 04 dia de tratamento , isso é normal ?

    • Prezada Paula,
      Pode ser normal essa tosse que descreveu. Eventualmente, a criança já está curada da pneumonia, mas a tosse ainda persiste por alguns dias. Para ter certeza mesmo, sugiro que pergunte ao médico que está cuidando da sua filha. Ele poderá lhe responder especificamente sobre o caso dela.

    • Prezada Aline,
      Não sei exatamente sobre que situação ou circunstância você estava pensando ao fazer a pergunta. Mas, independentemente do caso em si, a indicação de um especialista (qualquer um), deveria ser feita pelo clínico geral. No caso de crianças, pelo pediatra. Cada vez que o paciente escolhe um especialista, sem estar sendo auxiliado pelo seu médico, corre o risco de ficar sem uma coordenação que o ajude a não se perder e ficar mais confuso. Dito isso, um otorrino, nos casos de tosse, deveria ser consultado quando houvesse alguma suspeita de que a causa poderia ser uma sinusite aguda ou crônica. Por outro lado, um pneumologista poderia ser consultado quando as principais causas de tosse já tivessem sido investigadas pelo pediatra e, mesmo assim, o sintoma (tosse) persistisse (por mais de 3 a 4 semanas). Caso não tenha respondido à sua pergunta, peço que me diga e refaça a sua pergunta, me dando mais elementos para responder. Só quero reforçar que, na minha opinião, um especialista deve ser indicado por um clínico ou pediatra.

  82. Em primeiro lugar, boa tarde a todos e ao Dr. Roberto Cooper!

    Eu li vários depoimentos narrados aqui, ajuda muito a orientar, digamos que crianças em qual fase for, são uma caixa de surpresa! Eu tenho uma mocinha de 2a. e 3m., a Gabriela. Eu tive problemas com incompatibilidade (excesso de linfócitos no sangue), entre eu e meu marido… por consequência 2 abortos. Um tratamento genético, com especialista em medicina fetal, chamado crossmatch, em Campinas, me possibilitou ter a Gabi. E ela nasceu de 39 semanas, mas com um ultrasson na véspera de 34, características de um prematuro. Desde a saída do ventre, começou a ter problemas respiratórios: rinite alérgica, bronqueolite, sinusite, algumas internações, muitos remédios , inalações… enfim. O que eu gostaria de pedir licença pra deixar narrado aqui doutor, e que espero que ajude muitos pais é que em primeiro lugar, precisamos de calma, muita calma, a ansiedade nos prejudica. Ter também paciência pra esperar o resultados das drogas administradas, mas acima de tudo, estarmos extremamente antenados a qualquer sinal de mudança no comportamento da criança, levando ao pediatra de imediato, nunca na experiência de terceiros ou farmacêuticos e enfermeiros. Ela quase morreu aos 3 meses na madrugada, teve que ser aspirada, o catarro fechou a traquéia. . Hoje o catarro ainda é uma constante na vidinha dela, aspiramos com a bomba da Lilo. Ela começou a falar tudo com 1a. e 6m. Se desenvolve bem, apesar de ser bem magrinha, e é muito inteligente. Inalação é direto e fica uma dica: soro fisiológico em flaconetes, assim esquentamos na mão e usamos a dose, sem precisar por na geladeira. Inalação fria produz mais catarro. Fazemos sempre deixar o banheiro quente com muita fumaça e ficamos com ela no colo á um palmo de distância do chuveiro, por 10 min. por orientação do otorrino é uma ótima inalação quente. Cuidado ao sair com a friagem. A Gabi tem rinite e sinusite e penso que seja crônica. Troquei um pediatra e o outro se mostrou de confiança, mas ele disse que talvez tenhamos que aprender a conviver até a fase adulta com um ser com catarro no nariz, entupimentos e um processo alérgico pesado. Ele indicou procurarmos um otorrino da confiança dele, do Hosp. Albert Aisten e o dr. fez um exame chamado Nasofibroscopia, não deu adenoide. Eles tinham certeza que ela tinha a tal carne esponjosa. devido a tanto catarro. Em febres altas, damos banho com álcool, porque tem febres dela que não aliviam com os antitérmicos. Deixamos a casa bem aberta, pro ar circular, baldes com água ajudam a umidificar também. Já comprei uma vap, devido morar em chácara, cheguei a lavar as árvores, meu Deus, limpo sempre muito bem a casa, não varro o chão, uso panos molhados e sem produto de limpeza. O médico disse que ela pode desenvolver asma, então mudamos pro MS, região muito quente, ela melhorou por uns meses, voltando a SP voltou a ficar ruim. Bem, Deus nos abençoe e nos oriente nas crises, eu nem sei mais que medicamentos usar na Gabi, não tem resultado, mas procurem sempre um médico e na crise eu procuro manter a calma pra passar isso pra ela, além de muito beijinho, muito amor. Ela deixa os médicos examinarem ela, fez a naso em sedação, segura o aparelho pra inalar, toma remédios numa boa, de tão acostumada… tadinha. Tem dias que não é fácil. Lendo essa página, encontrei consolo por não ser a única. Espero ter ajudado e obrigada doutor. Deus o abençoe em sua missão nobre. Andréa Coelho

    • Prezada Andréa,
      Muito obrigado por compartilhar as vivências que teve e tem com a Gabriela. Tenho certeza de que muitos pais, lendo o que escreveu, compreenderão a importância de um pediatra em quem se confie e a necessidade de se ter calma e esperar um tempo para que as medicações façam ou efeito ou se chegue a um diagnóstico. O mais importante que nos transmitiu é que o carinho com os filhos é o que mais os ajuda a vencer os momentos difíceis. Pais carinhosos e calmos transmitem segurança e uma criança segura coopera mais, obtendo, com isso, benefícios. Parabéns pelo modo com que estão lidando com as intercorrências da Gabriela.

  83. meu filho,tem 3 anos e 7 meses.coloquei na creche ja faz uns 4 meses desde ai,ele esta com muita tosse e suor noturno.agora de vez enquando vomita..levei ele no postinho e no 24 horas me receitaram varios xaropes e etc.de nada adiantou oque faço estou muito preoculpada!

    • Prezada Mara,
      Crianças em creche tendem a pegar resfriados mais frequentemente. Com isso, tossem e, eventualmente, vomitam (por causa da tosse). Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que volte ao postinho para conversar com o médico e perguntar se o seu filho está bem e se há algo diferente para ser feito. Se ele estiver bem, talvez o melhor fosse não dar tantos remédios. Discuta isso com o médico.

  84. Obrigada doutor Roberto. Inclusive acabamos de levar a Gabi ao médico, ela esta com muita tosse cheia, tiraram um raio-x. Não é pneumonia, mas tá com muito catarro, ele passou 3,5ml de fluimicil, inalação e muita água. Vamos que vamos, força e fé em Deus. Obrigada e tudo de bom! Abraço, Andréa

    • Prezada Niceia,
      Sem examinar seu filho, não é possível fazer hipóteses sobre as causas dessa tosse. Simplesmente listar as possíveis causas só iria confundi-la ainda mais. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele saberá lhe orientar e, se for o caso, pedir o parecer de um especialista (alergista ou pneumologista).

  85. Boa noite ,gostaria de tirar uma dúvida ,meu filho de 5 anos, a duas semanas começou a ter febre alta e tossir,levei ao pediatra e o mesmo pediu um rx de tórax foi constatado secreção no pulmão ,mas não pneumonia,ele receitou 10 dias de 6,5ml de Clavulin de 8/8 hrs por 10 dias ,mas no 5 dia ele começou a espirrar e sair catarro com sangue do nariz ,levei de novo no mesmo médico que pediu exame de sangue e disse que estava normal ,aumentou os dias do antibiotico pra 14 dias e passou tb Ibuprofeno por 3 dias e Loratadina por 10 dias ,a febre sessou mas hj dez dias depois do inicio do antibiótico ele começou a evacuar muito,e com catarro ,ta muito caidinho ,não sente dores mais não quer comer e vive com sono,será efeito do antibiótico?É normal evacuar varias vezes ao dia ( não é diarréia ) só hj já evacuou 6 vezes com muito catarro estou preocupada ! Agradeço a atenção.

    • Prezada Suzi,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, é impossível para mim emitir uma opinião específica sobre o seu filho. O que posso lhe dizer é que o Clavulin pode ter um efeito sobre o intestino. Algumas crianças chegam a apresentar diarreia com o seu uso. Mas, sugiro que fale com seu pediatra para que ele lhe dê a orientação mais apropriada para seu filho.

    • Matheus,
      Não é possível fazer uma consulta pelo blog. Se você está se sentindo mal, sugiro que procure um médico para que ele possa lhe orientar. Posso antecipar que, uma das coisas que ele lhe dirá, você já sabe: é muito recomendável que pare de fumar!

    • Prezado Brayan,
      Não dá para eu dizer o que você tem, pela internet. É preciso que um médico o examine para poder saber o que você tem e que remédio você precisa. Fale com seus pais para que o levem a um médico.

  86. Dr meu nome é Elaine tenho um filho de 5 anos,eu e ele estamos tossindo desde de 29/04 uma tosse seca e longa às vezes ele chega perder o folego, tomamos vários xaropes e não resolveu nada, à mais ou menos 20 dias o pediatra pediu um hemograma dele e constatou que estava com coqueluche, e como eu apresentava os mesmos sintomas foi passado para mim o antibiótico também Eritrex – eritromicina por 14 dias de 6 em 6 horas, tomamos mais nada da tosse passar estou muito preocupada pois não dormimos direito a tosse incomoda muito a dele e a minha. No dia 18/04 passei ele na alergista para ter uma segunda opinião ela disse que não parece ser coqueluche, pediu vários exames de sangue, pois como comentei com ela que tinha uma obra no meu quintal onde foi derrubada paredes, ela disse que pode ser algum fungo, ou um,a alergia mais já tomamos vários xaropes e antialérgicos e nenhum apresentou nenhuma melhora. Penso que se fosse uma alergia um desses antialérgicos tinha que ter tido alguma melhora. O que faço o procedimento seria esse mesmo? O que posso fazer para amenizar um pouco essas crises? E ontem a noite ele tossiu e perdeu o folego demorou para voltar ficou roxo fiquei desesperada como devo proceder quando ele perde o folego o que faço?

    • Prezada Elaine,
      Como o blog não substitui uma consulta, não farei nenhum comentário específico. Se dois médicos examinando seu filho chegam a conclusões diferentes, imagine um médico opinando via internet! Mas, se o diagnóstico de Coqueluche estiver correto, a tosse pode durar muito tempo mesmo. Como já escrevi aqui, os chineses chamam a Coqueluche de “a tosse dos cem dias”. A tosse não melhora com nenhum xarope ou remédio e a medicação dada (Eritromicina) certamente ajudou a diminuir o contágio (transmissão) e pode ajudar a reduzir a duração da tosse. Infelizmente, não há o que amenize as tosses. Quanto a perder o fôlego com a tosse, o melhor é ficar tranquila, acalmando seu filho. O fôlego volta sozinho, sem necessidade de soprar no rosto, bater nas costas ou qualquer outra ação deste tipo. Sugiro que retorne ao pediatra para revisões e converse com ele. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

  87. Bom Dia Dr:Roberto Cooper,meu filho tem 1 ano e 7meses,e está com uma tosse horrivél principlmente a noite,o nariz entupido corizando muito e uma secreção amarelada,levei ele no pediatra e ela mandou eu dar predsim 12 gotas durante 5 dias eu dei,so que a tosse não passou,e está com mais frequencia o nariz continua corizando e fica constantemente entupido o catarro continua e a respiração dele está ruim o que eu faço doutor,o senhor pode me ajudar obrigada.

    • Prezada Elisabete,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que retorne ao seu pediatra para uma reavaliação. Muitas fezes a tosse se prolonga um pouco mais, sem que seja sinal de gravidade. Somente seu pediatra poderá lhe orientar e tranquilizar.

  88. Dr. minha filha tem 1 ano e 7 meses , pegou um resfriado, a levei ao pediatra ele passou desalex + predicim, melhorou , mas qdo acabou a medicação voltou a ficar entupida e com nariz escorrendo muito, liguei para o médico que receitou celestamine, estou dando faz uma semana hoje, os sintomas até melhoram um pouco, só que o nariz dela ainda está escorrendo um pouco, tentei ligar para o pediatra , mas o mesmo se encontra em congresso…celestamine demora a fazer efeito assim mesmo? O que o Dr. me aconselharia? Me ajuda!

    • Andreia,
      Não é possível prescrever pela internet porque o blog não substitui uma consulta. Sugiro que fale com seu pediatra ou procure outro. O que posso lhe dizer, sem ser específico do caso da sua filha é que um resfriado comum, onde a criança não está com febre e o estado geral é bom, passa, sem a necessidade de medicações. Pode demorar um pouco mais, mas as medicações para resfriado comum, geralmente são ineficazes.

  89. Bom dia Dr.

    Minha filha tem um ano e oito meses a duas semanas que esta gripada e a cinco dias com tosse de catarro. E quan do ele acorda fica com os olhos cheios de ramela. Costuma a vezes fazer febre 37.8 ou 38.3. Sou de Angola .

    Ana Cristina

    • Prezada Ana Cristina,
      Gostaria muito de poder ajudá-la, mas o blog não substitui uma consulta. Sugiro que procure um pediatra para examinar sua filha. Após examiná-la, poderá lhe orientar e tranquilizar. Espero que compreenda esta limitação do blog/internet.

  90. minha filha de 2 anos esta com muita tosse e apesar dela estar sendo medicada com prelone e celestamine ( indicado por pediatra ) ela chora muito pois parece estar com dor ao tossir. o que fazer para amenizar esta dor .

    • Prezado Marcos,
      Como o blog não substitui uma consulta e, para poder prescrever é necessário examinar a criança, sugiro que converse com seu pediatra e veja o que ele lhe recomenda. Espero que compreenda a limitação do blog/internet.

  91. Ola boa noite doutor!eu tenho
    uma filhinha de 4 meses e de
    dois dias pra ca ela apresenta
    uma tosse com secreção…e aki
    em casa é muito umido…
    queria saber quais
    providencias devo tomar pra
    que essa tosse passe e nao
    venha se agravar..?

    • Prezada Kmila,
      Recomendo que você leve sua filha em um pediatra para que ele examine sua filha e possa lhe orientar adequadamente. O blog não substitui uma consulta médica e, sem fazer uma consulta, fica impossível se dar uma orientação. Espero que compreenda esta limitação.

  92. Dr Boa tarde! Meu filho foi internado com meningite aqui no Rio, ele não teve os sintomas agravados porque corremos a tempo. ficou com nuca livre, somente teve febre no 1 dia e nos dez dias de internaçao n teve mais, só tratou msm com o antibiotico por 10 dias e tinha naturalemnte devido a doença dor de cabeça! Recebeu alta e eu achei q tudo havia passado! Faz 3 semanas que ele deixou o hospital e faz 3 semanas que ele agora tem febre alta 38 ou 39 todos os dias! Está a 3 semanas com febre! Nessas 3 semanas eu já o levei em 5 medicos diferentes. A primeira disse que era devido a alguma bacteria no organismo dele. Já que os exames sangue urina raio X n deram nada! garganta limpa ouvido tb… nada foi encontrado nele. voltamos pra casa com a medicação Zinate. N deu certo… 72h dps n fez efeito e meu filho continuo com febre alta sempre 3 vzs ao dia! Voltei no hospital e o medico disse novamente q ele n tem nada! Examinou ele todo novamente… e n encontrou nada! Mandou eu ficar mais 2 dias com o antibiotico e se ele n melhorar voltar… enfim voltei! Ele n melhorou! Outro medico o examinou e encontrou no raio X uma pequena pneumonia no pulmão. E disse q pelos sintomas dele (febre alta, sem tosse e sem catarro e uma pequena mancha no pulmao) se tratava de uma pneumonia atipica! Trocou o Zinate por claritromicina… pediu q eu esperasse 3 dias fzr efeito. Enfim ele começou a tomar no sabado e e hj já é terça. Meu filho continua a ter febre. Sem tosse, sem catarro algum! Liguei pra pediatra de acompanhamento dele e ela me disse que pneumonia atipica é chata de curar msm! Sei q o Sr nao pode me dar um diagnostico pelo site… seria antiético… mas o Sr pode me informar se a pneumonia atipica a febre persiste assim msm… por 3 semanas??? Obrigada

    • Prezada Paloma,
      Não que seja antiético dar um diagnóstico pelo site. Seria irresponsável da minha parte porque, sem colher uma história bem detalhada e fazer um exame físico, não há como se levantar hipóteses diagnósticas. Tanto mais em um caso como o do seu filho, que se arrasta há 3 semanas. O que eu sugiro fortemente é que converse com o seu pediatra, de forma franca e direta. Caso não se sinta segura, obtenha uma segunda opinião. É um direito seu. Também sugiro que passe a anotar o dia, hora e temperatura. Isso vai ajudar o médico a analisar uma curva térmica. Mesmo que seu filho esteja sem febre, é importante anotar. Finalmente, respondo em tese à sua pergunta. Não é o usual que uma pneumonia atípica, tratada com o antibiótico correto (como a claritromicina), produza febre por 3 semanas. Mais um motivo para fazer o diário da temperatura, de forma meticulosa.

  93. Doutor,minha filha tem 3 anos 4 meses,e a bastante tempo vem apresentando somente a noite depois de dormir uma tosse seca que irrita tanto até que ela vomita.Ja levei em varios médicos,fizemos raio x do pulmão,torax e face e todos sem nenhuma alteração.Toma antibiotico mensalmente e antialergico mensalmente e a tosse cessa por mais ou menos 20 dias ,as vezes nem isso.Não sei mais o que fazer,qual médico procurar,marquei um alergista pra ela pra ver se derrepente ajuda.Se puder me ajudar com alguma opinião ,agradeço.

    • Prezada Carin,
      Gostaria muito de poder lhe ajudar. No entanto, sem colher uma história clínica detalhada e fazer um exame físico, fica impossível opinar. Seria irresponsável de minha parte. Por outro lado, vejo que já agendou uma consulta com alergista,o que me pareceu apropriado. Também notei que levou em vários médicos. O ideal é ter um pediatra de sua confiança que possa coordenar as consultas com especialistas, se for o caso. Quem vai a muitos médicos, frequentemente fica mais confuso. Escolha um pediatra de sua confiança para que ele possa lhe orientar e tranquilizar.

  94. Dr boa tarde, meu filho tem 4 anos é alergico toma bombinha de clenil A todos os dias pela manhã e a noite, desde as 20h de sex05/07 tosse e vomita a tosse não segue de vomito, ele tosse e alguns minutos depois diz q está com a barriga doendo, não sei o que fazer nem com o que medicar…. por favor me responda o que pode ser a causa.
    Obrigada

    • Prezada Rafaela,
      Como o quadro do seu filho mudou, sugiro que procure seu pediatra, o quanto antes. Eventualmente, por ser final de semana, vale a pena você ser atendida em uma emergência pediátrica para que seu filho seja examinado e a medicação ajustada. Como o blog não substitui uma consulta médica, é impossível para mim fazer um comentário específico sobre seu filho ou sugerir uma medicação. Seria uma irresponsabilidade minha. Espero que compreenda esta limitaçã do blog/internet.

  95. Minha filha tem 3 anos, esta com resfriado a dois meses, a secrecao do nariz nao para, a tosse vem e vai , ja tomou antibioticos e nada, algo deve estar errado ! jairo. Mogi Guacu SP

    • Jairo,
      Se, de fato, sua filha está com resfriado há dois meses, merece uma investigação um pouco mais aprofundada. É preciso conversar com seu pediatra a respeito, perguntando sobre eventual encaminhamento para outro especialista e/ou alguns exames complementares. Infelizmente, como o blog não substitui uma consulta, não tenho elementos para comentar especificamente sobre a sua filha. Espero que compreenda esta limitação da internet.

  96. doutor me ajude já estou tossindo a vários dias ..esta tosse me emcomodar muito irrita minha garganta..o que deve ser pode ser considerado um quadro alçergico

  97. Dr. Roberto Cooper, bom dia!
    Tenho um bebê de 8 meses e há quase um mês, ele está com o nariz escorrendo um catarro verde e espesso apenas pela manhã! Apresenta também uma tosse seca persistente que às vezes ocasiona vômito após alimentação liquida. Geralmente o quadro de tosse é à noite se estendendo ao longo do dia. Tal tosse também está causando roquidão!
    O último medicamento que ele tomou foi Hixine 2 ml 1 vez ao dia durante uma semana, mas o quadro de tosse e nariz escorrendo voltou a se repetir.
    Ao realizar um exame de sangue a taxa de IGE deu acima de 200.Essa taxa já indica um quadro alérgico?
    Gostaria de saber se há algum outro medicamento que posso administrar para melhorar tais sintomas.
    Abraços.. Priscilla

    • Dr. Roberto retificando a fala no tópico anterior: O medicamento que relatei no item da pergunta é ” Hixizine, com dosagem de 2 ml 1 vez ao dia!”

    • Prezada Priscilla,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsável de minha parte opinar especificamente sobre o seu filho.Sugiro que discuta com seu pediatra de forma franca e direta. Inclusive, se ele vê necessidade de ouvir um especialista (alergista ou pneumo pediatra). Seu pediatra é a melhor pessoa para, também, lhe orientar quanto à medicação.
      Uma taxa global de IgE tem pouco valor para o diagnóstico de alergia. Aliás, até as taxas de IgE específicas não podem ser consideradas como absolutas para o diagnóstico de alergia.

  98. minha filha tem um ano e oito meses ela esta com mt ronqueira de catarro e mt tosse.ela esta devesinguando vomitando isso é por causa da tosse ou é outra coisa,ela toma remedio meopatico nao entendo o vomito.

    • Prezada Valesca,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso dizer o motivo do vômito da sua filha. O que posso lhe dizer é que, frequentemente, a tosse produz vômitos em crianças. O esfôrço para tossir pode estimular o reflexo de tosse.

  99. Oi Dr Roberto!
    Meu filho tem 5anos e está com uma tosse persistente a umas semanas,tinha melhorado.E agora voltou,notei que ele tosse mais quando acorda e anoite.Já tomou xarope de clobutinol e agora ta tomando dropropizina e não estou vendo melhoras.Pode ser alergica?ou o que? POde ser algo mais grave,ele não tem mais nenhuma sintoma.Só na semana passa ele estava com dor de garganta e deu febre um dia.Me ajude

    • Prezada Juliana,
      Gostaria muito de poder lhe ajudar mais. No entanto, sem examinar uma criança, fica impossível pensar em diagnósticos e tratamentos. Por isso que o blog não substitui uma consulta. O que eu posso lhe dizer é para escolher um pediatra da sua confiança e conversar francamente com ele. Ele deve ser o coordenador de qualquer indicação de especialista e é ele quem vai poder lhe orientar e tranquilizar. Quanto mais opiniões diferentes ouvir, mais confusa pode ficar. Espero que compreenda a limitação do blog e perceba que acredito muito no valor de uma relação médico-paciente baseada na confiança. Todos ganham.

  100. minha filha tem 3 anos sempre ta gripada e tosse muito e chega a vomitar, todo mês ela fica desse jeito ja levei na pediatra mas não achei a solução. o que devo fazer?

    • Prezado Josias,
      Algumas crianças podem apresentar vários resfriados ao ano, sem que isso represente algo mais grave.O blog não substitui uma consulta, por esse motivo, seria irresponsável eu opinar especificamente sobre a sua filha. Sugiro que faça um registro, por escrito, dos quadros de resfriado de sua filha. Anote a data, temperatura e sintomas. Esse registro será muito importante na análise do quadro dela. A memória humana é falha e, dificilmente, nos lembramos com precisão do que ocorreu há 15/20 dias. Também recomendo que converse francamente com a pediatra ou busque uma segunda opinião.

  101. OLÁ ! BOM DIA DR. ESTOU COM DUVIDA ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR ,TENHO UM A MENINA DE 2 ANOS E TRES MESES QUE TERMINOU O TRATAMENTO PARA PNEUMONIA A DOIS DIAS SO CONTINUA COM TOSSE NÃO PERSISTENTE SO QUE CARREGA E SINTO A RESPIRAÇÃO DELA AINDA UM POUCO CANSADA E NORMAL.

    • Prezada Silvania,
      A tosse costuma ser o sintoma que leva mais tempo para desaparecer, mesmo quando a pneumonia já foi curada. Se você ainda sente a respiração dela um pouco cansada, recomendo que volte no seu pediatra para que ele possa fazer uma reavaliação. Ele é a melhor pessoa para lhe tranquilizar e orientar.

  102. Boa tarde Dr,meu nome é juliana tenho um bebe de 2 anos e 4 meses, fiz um exame de adenoide e deu que ele tem, o medico dele receitou ebastel 5ml 1 vez ao dia,sera q resolve,ele pesa 13 kls

    • Prezada Juliana,
      A Ebastina é um medicamento habitualmente utilizado para rinite alérgica. É bem provável que o médico o tenha prescrito para fazer uma tentativa de tratamento conservador. Não sei se vai resolver, mas me parece uma tentativa válida.

  103. olá boa tarde me AJUDE… meu bebe tem 1 ano e 8 meses e tudo comecou com um resfriado que veio a tosse e faz mais de mes que vai e vem essa tosse, eu estava dando Xarope abrillar so que veio a febre e agora ele ta com a gengiva avermelhada e umas feridinhas na lingua e labios .Levei ao pediatra e ela disse que a garganta tambem tava inflamada e receitou Infectrim por sete dias mais está muito lento a recuperação e ele não tá comendo direito.. será que pod ser outra coisa. é normal causar feridas?

    • Prezada Sidneide,
      Sem examinar uma criança, não posso opinar. Seria irresponsabilidade minha. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta. Se você confia no médico que lhe atendeu, siga sua orientação. Senão, procure uma segunda opinião. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  104. Dr. Roberto, tenho 25 anos e há três semanas estou com tosse. Tudo começou com uma faringite, tomei 5 dias de azitromicina e fiquei boa mas logo em seguida tive uma sinusite e tomei 7 dias de zinnat (nao entendi pq 7 dias, pq geralmente sao 14) o remédio acabou e depois de 4 dias sem parar de tossir resolvi ir no PS tirei raiox do pulmao e do seios da face e fiz exame de sangue. O raio x do pulmao deu normal o do seios da face falou que estava com sinusite e meu exame de sangue deu alterado os leucócitos (15mil) e o linfocitos (7mil) o medico falou que o exame de sangue alterado era a sinusite mas q podia ser de eu ter tomado muitos dias corticoide, como minha tosse era tamanha ele resolveu pedir uma TC do tórax, graças a Deus nao deu nada. Devido a tosse ele mandou tomar mais 10 dias de levofloxacino e levei todos esses exames para meu medico ele falou que eu estava com uma bronquite e me deu seretide 1 jato de manha e outro de noite e desalex a noite durante 30 dias esse tratamento comecei tem 4 dias e sigo com o antibiotico ainda, mas nao consigo ver muita melhora. A tosse diminuiu sim mas tenho muito catarro branco que desce pela garganta e minhas costas nem sinto mais de tanto tossir.. Oq vc acha?

    • Prezada Jaqueline,
      Sou pediatra e não tenho nenhuma experiência com o tratamento de adultos. O que eu sei, e acho importante, é que o vínculo de confiança com um único médico é fundamental. Se você tem um médico em quem confia, ótimo. Se não tem, sugiro que busque esse médico. Ouvir muitas opiniões pode confundir mais do que ajudar. Isso, quando não nos faz realizar exames sem necessidade ou tomar remédios demais. Desejo a você melhoras.

  105. A minha bebe ja sta com 17 meses sta com tosse ja a uma semana e stamos a usar charop a tendencia é passar mas qdo ela mama volta a tossir. O que fazer Dr. ?

    • Prezado Lucas,
      O blog não substitui uma consulta médica. Por esse motivo, seria irresponsabilidade minha responder às perguntas que falam de uma criança específica ou cuja resposta exija um exame clínico. Recomendo que converse com seu pediatra. Ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar e tranquilizar.

  106. Dr. Roberto, por que uma criança de 2anos pode vir a dar crise de tosse após mamar uma mamadeira de leite de vaca, mesmo estando numa posição adequada! Abraços!

    • Prezada Leidiene,
      Seria necessário saber mais detalhes da história e, idealmente, assistir a uma mamada. Pode ser mais de um motivo, por isso essa história detalhada é importante. Espero que compreenda a limitação do blog, que não substitui uma consulta médica. Sugiro que fale francamente com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  107. Olá Dr. Roberto, meu filho tem 5 meses e está com tosse e corriza, fui ao pediatra e ele disse que era somente para trata-lo com o rinosoro e inalação com soro, porém hj ele só quiz dormir e achei muito estranho e normal ou devo leva-lo ao médico

  108. ola gostaria de tirar uma duvida faz uns 3 dias que meu filho de 4meses anda tossindo mais são de vez enquando porem todo dia não tem febre esta muito mais mesmo assim fico preocupada ele toma aptamil AR porque tem refloxo desde quando nasceu eu dou agua pra ele e tbm a medica liberou suquinhos de laranja larana com cenoura tem alguma coisa aver?

  109. Dr. meu filho tem 7 anos e toda hora que fala que vai comer ele tosse e chega ate engasgar,o pediatra recomendou koide, mias parece que nao adiantou nada. pensei que fosse as amidalas pq ele reclama de quantidade na sua colher , sempre muito pequena na quantidade .mais e incrivel toda vez que fala ,vamos almocar ou jantar ele comeca a tossir,e tosse muito como eu disse ate perder folego.que eu faco?

  110. Dr Cooper, boa tarde! No post, o sr coloca que no resfriado comum, a tosse demora mais a desaparecer. O que seria um tempo razoável? Agradeço desde já e parabenizo pelo blog.

    • Prezada Raquel,
      O tratamento de alergias é muito complexo. Algumas pessoas respondem bem a um tipo de tratamento, outras, a outro. Algumas respondem por um período e, depois, não respondem mais. Algumas ficam boas da alergia, sem que se consiga uma explicação. Dito isso, vacinas para alergia às vezes funcionam, às vezes não. Depende muito do tipo de alergia que se vai tratar. Por exemplo, para alergia a picadas de inseto, as vacinas costumam dar bons resultados. Já para doença respiratória, é muito variável e imprevisível a resposta. Infelizmente, minha resposta não é nem objetiva, nem absoluta. Isso porque a alergia é uma doença que tem múltiplas nuances e variações. O fato das vacinas não terem dado o resultado esperado não deve ser motivo para abandonar o tratamento ou mudar de médico. Caso confie no seu alergista, continue seguindo suas orientações.

  111. Boa tarde! Doutor, tenho rinite alérgica e quando tenho crise tomo mel para aliviar a tosse, porém ao invés de melhorar, piora. Já fiz testes alérgicos mas não foi detectado nenhuma alergia ao mel, o que pode ser? Esse fato tem ocorrido aproximadamente a 3 anos, e como eu disse não conseguimos detectar o problema.
    Nesse momento estou com laringite e comprei um spray para ver se melhorava minha voz, mas por azar não percebi que continha mel e fiz uso do mesmo, mas fiquei pior do que estava. Pode ter alguma ligação?

    • Prezada Daniela,
      Infelizmente não posso opinar sobre um caso específico, porque o blog não substitui uma consulta. Sugiro que continue o tratamento prescrito para a rinite alérgia e, mesmo sem saber porque o mel produz uma reação em você, evite consumí-lo.

  112. ola d.r saindo desse negocio de tosse eu estou com o olho inchado muito vermelho dentro do olho e roxo embaixo,e tipo expusando uma carne ou pus não sei direito de dentro do olho, e cossa muito o olho. esta somente do olho esquerdo o que vc me recomenda.tenho 10 anos e fasso niver 4 de agosto.

    • Brayan,
      Não posso te ajudar pela internet porque você precisa de uma consulta com um médico especialista em olho. Fale com a sua mãe e peça a ela para levá-lo ao médico. Depois de te examinar, ele poderá lhe dizer o que você tem e com deve tratar. Não deixe de falar com a sua mãe.

  113. boa nota doutor ,minha filha esta com tosse já a um mês já consultei dois pediatras e um pneumologista ,que me disseram que ela esta com bronquite e me passaram antibióticos mas agora começou com crises de dor de cabeça quando tosse !!já teve duas crises ela tem apenas 5 anos , não sei se a dor é fraca ou intensa mas ela fica desesperada quando acontece .

    • Prezada Isabel,
      Sugiro que retorne ao seu pediatra de confiança e converse francamente com ele. O blog não substitui uma consulta e, por esse motivo, seria irresponsabilidade minha comentar algo específico da sua filha. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  114. Minha filha tem 2 anos certinho, ela pegou uma gripe bem forte que a deixou derrubadinha, febre, vomitos por causa da tosse e falta de apetite, depois de dar antibiotico pois era a garganga enflamada e por isso a febre, mas em seguida veio mais uma crise de tosse, teve noite q ela chorava querendo dormir e nao dava devido a tosse, ai fizemos tratamento com mais xaropes q a medica mandou, inalacao e dormir com um pano umedecido proximo dela. fizemos tudo assim e nada de passar, ja faz 1 mes ou vai fazzer agora ja, q.ela tosse de mais, hj esta com o peito carregado, qdo ela mama tosse tosse e comita as vezes sai catarro junto… escorre o nariz dela com um liquido transpatente. ja fizemos exames de raio x da face, nao deu sinusite, nao eh peneumonia… eh normal a tosse perssistir por mto tempo 1 mes?! obrigada

    • Prezada Renata,
      Como já deve ter lido em outras respostas a comentários, o blog não substitui uma consulta médica. Apesar de você descrever muito bem o quadro da sua filha, é sempre importante o diálogo com os pais, complementando com perguntas o que foi contado e realizando um exame físico da criança. Digo isso porque pode ser que a sua filha tenha tido mais de um episódio de infecção (viral) e, neste caso, não seria uma tosse que perdura por um mês, mas, dois ou mais episódios de virose que se sobrepuseram. No entanto, se, de fato, a tosse de sua filha dura um mês, recomendo que retorne à sua pediatra para que ela seja reavaliada e você converse francamente, inclusive sobre a necessidade ou não de ouvir um especialista (pneumologista ou alergista).

  115. Dr. Roberto, boa noite!
    Tenho uma filha de 1 ano e 4 meses, que apresenta uma tosse seca há mais ou menos 2 meses. Vou descrever todo o percurso que estamos fazendo para tentar firmar o diagnóstico dessa tosse, para ver se tem como me ajudar.
    Primeiramente, gostaria de esclarecer que amamentei minha filha exclusivamente por 6 meses, só iniciei as papas com a autorização do pediatra,mesmo assim continuei o aleitamento complementar até 1 ano de idade. Quando ela completou um ano comecei a retirada gradual do aleitamento, pq voltei a trabalhar, com um ano e dois meses ela já não tinha mais aleitamento materno, fui orientada pelo pediatra a introduzir o NINHO 1 fases.
    25 de maio – ela começou com uma tosse seca e espirros persistentes, com orientação do pediatra administraram DECONGEX a noite, por 06 dias – sem sucesso.
    11 de junho – ela teve uma diarréia inexplicável que só acabou depois que administrei 1 flaconete de FLORAX de 12/12 por 3 dias.
    11 de julho – ela apresentava ainda a tosse seca, sem febre, a pediatra me orientou a dor DESLORATDINA a noite e disse que parecia ser alérgico.
    13 de julho – ela começou a ter febre, que persistiu até dia 16/07.
    15 de julho – levei minha filha no pediatra que a acompanha desde recém nascida e diante dos sinais e sintomas, foi diagnosticado que estava com SINUSITE, sendo prescrito, AMOXICILINA por 10 dias. (a tosse ainda persistia).
    27 de julho – apresentou outro episódio de hipertemia que não tinha melhoras com antitérmico.
    29 de julho – levei novamente ao pediatra e ele disse que era a SINUSITE que não havia acabado com a AMOXICILINA, prescreveu outro antibiótico – CEFLOR por 10 dias e encaminhou para avaliação do Otorrino.
    01 de agosto – a levei para avaliação do otorrino, o mesmo disse que ela não tem nenhuma alteração no ouvido, garganta e nariz. Prescreveu Decadron nasal 3 x ao dia por 15 dias e Sorine H 3% 2 x ao dia por 15 dias. Será reavaliada pelo Otorrino no dia 16 de agosto.
    Hoje com de 8 dias de antibiótico e 6 dias de corticóide e sorine não apresenta febre, porém a tosse seca persiste, principalmente quando dorme.
    Em conversa com o pediatra dela ele levantou a hipótese de ser APLV, mas lendo sobre acho que ela não se enquadra.
    Diante do exposto teria como o Senhor dar alguma opinião?
    Espero ter sido clara.
    Att,Daniela.

    • Prezada Daniela,
      Você foi claríssima. Como seria bom, para qualquer pediatra, ouvir um relato tão bem feito quanto este. Espero que o que eu vá lhe dizer, também fique claro.
      Por melhor que seja uma descrição minuciosa como a sua, para se chegar a um diagnóstico, é preciso interagir com os pais, buscando sutilezas, nuances, que só surgem do diálogo presencial. Mal comparando é como quando uma mãe manda uma foto de uma lesão de pele. Por melhor que seja a foto, nunca é a mesma coisa que se ver ao vivo. Ao vivo, se percebem detalhes, relevos, cores, texturas, que a foto não transmite. Além desse diálogo, o exame físico é parte fundamental para o levantamento de hipóteses diagnósticas. Por esse motivo que um blog não substitui uma consulta médica. Seria irresponsável de minha parte, emitir qualquer tipo de opinião a respeito de sua filha, exclusivamente baseado no seu excelente relato. Espero que compreenda esta limitação do blog.
      O que eu posso lhe sugerir é que estabeleça uma relação de confiança com o seu pediatra. Se não é o caso, busque outro, com quem possa establecer esse vínculo. Talvez seja o mais importante, evitando que saia ouvindo opiniões diversas, ainda que dadas por pessoas competentes, irão confundí-la mais do que ajudar. Um pediatra de confianças passa a ser o principal interlocutor dos pais, coordenando as idas a especilistas, falando diretamente com estes e sendo o condutor da estratégia terapêutica. Um pouco como um maestro de orquestra.
      Sei que gostaria de ouvir de mim algum tipo de opinião diagnóstica. Não podendo, espero ter contribuído com o que considero fundamental em qualquer situação, em especial em casos que se arrastam um pouco- uma excelente relação família- pediatra.

      • Bom dia .Dr.!! Entendo perfeitamente sua postura.
        Confio muito ne pediatra que nos assiste,semana que vem teremos outra consulta e vou dialogar nessas vertentes com ele,para assim tentarmos chegar a um diagnostico.
        Mas por favor, por sua experiencia ,o Senhor acha que minha filha poderia estar apresentando APLV após um tempo a exposição a proteina e somente apresentando sinais e sintomas respitaorios isolados.?

      • Prezada Daniela,
        Sem dúvida, é um dos diagnósticos diferenciais que devem ser considerados. É possível que os sintomas sejam só respiratórios. Vamos ver o que os testes e a evolução mostram. Espero que chegue a um diagnóstico e tratamento, breve.

  116. Dr. Roberto achei seu blog e adorei parabéns!
    Minha filha tem 9 anos a mais o menos 1 mês teve um resfriado muito forte e uma tosse seca levei ela ao pediatra e ele passou um xarope melhorou, só que agora no domingo tomou um banho de piscina pois estava muito calor e a noite já teve febre, está com febre a cinco dias essa febre vem a noite e pela manhã e está tossindo as vezes sai catarro um pouco esverdeado mais frequente é branco, a febre é de 37,7 a 38,2, está comendo, e as vezes reclama dizendo que senti o pulmão pesado, mas brinca normalmente.
    Estou preocupada pois ela só tem consulta amanhã.

    • Prezada Carla,
      Como o blog não substitui uma consulta, fico feliz por saber que já está marcada com o pediatra, para amanhã. Pelo que você descreveu, não há motivo para preocupação. Amanhã, seu pediatra irá lhe orientar e tranquilizar.

  117. Dr. Roberto achei seu blog e adorei parabéns!
    Minha filha tem 9 anos a mais o menos 1 mês teve um resfriado muito forte e uma tosse seca levei ela ao pediatra e ele passou um xarope chamado vibral tomou o vidro todo e ficou ainda uns dias tossindo seco mais melhorou, só que agora no domingo tomou um banho de piscina pois estava muito calor e a noite já teve febre, está com febre a cinco dias essa febre vem a noite e pela manhã e está tossindo as vezes sai catarro um pouco esverdeado mais frequente é branco, a febre é de 37,7 a 38,2, está comendo, e as vezes reclama dizendo que senti o pulmão pesado, mas brinca normalmente, estou dando mel a ela , consegui falar com o pediatra dela que passou um xarope chamado carbocistéina dei hoje a noite.
    Estou preocupada pois ela só tem consulta amanhã, isso pode ser pneumonia ou um bactéria apenas?
    Desde já agradeço;
    Carla

  118. Dr.Roberto,Meu filho de 09 anos está tomando azitromicina há 04 dias para curar pneumonia,mas percebí que a tose aumentou inclusive com vômitos o que devo fazer?

  119. Olá Dr. Cooper,
    Minha filha tem 2 anos e 3 meses e esta com tosse e pouco espirro (nem sempre sai coriza, quando sai é transparente). Essa tosse começou há 4 semanas, semana passada dei o xarope Seki por 4 dias e como não vi efeito parei e fui ao sus há 3 dias. O pediatra apenas escutou a respiração, perguntou se teve febre (não teve) e muito rapidamente olhou a garganta.
    Disse que ela apenas saiu de um resfriado para outro, por isso ela esta tossindo e espirrando a tanto tempo. Ele então passou o remedio Loratadina+Sulf. de pseudoefedrina (que na embalagem diz ser para maiores de 6 anos).
    Estou dando essa medicação há 4 dias e até agora não vi efeitos, estou insegura quanto ao remedio e por ele não ter citado em momento algum a possibilidade de ser outra coisa, alergia ou algo que ela tenha engolido e que esta a irritando…
    Gostaria muito da sua opinião, obrigada.

    • Prezada Jheany,
      Para poder dar uma opinião responsável sobre um caso clínico, é necessário ouvir uma história detalhada e realizar um exame físico. Por esse motivo, por melhor que seja o relato feito, como é o seu, um blog ou a internet não substituem uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação do blog/internet. Se você está insegura, recomendo que retorne ao pediatra e converse com ele. Ou, se estiver insegura com o pediatra, sugiro que ouça uma segunda opinião.

  120. Olá Dr Roberto ,
    Minha filha tem 2 anos e 11 meses
    está sempre com tosse ,(ha um ano mais ou menos , vai e volta ) ás vezes tem frebre dor de cabeça , sempre vomita muito .
    a noite passada ela vomitou 6 vezes . Moro no Rio de Janeiro a saúde publica aqui é muito precária . levei ela no posto de saúde a enfermeira (que atende como medica nas upas e posto de saúde) só me passou nebolização . Ontem Fui ao Hospital municipal Miguel couto , eles só atendem se ela tiver com febre .
    Atualmente ela está com corisa , uma tosse muito carregada constante , vomitando direto ,dor de cabeça e os olhos caidinhos isso a mais de um mes , teve febre umas 3 vezes em dias alternados .
    Não sei o que faço , por favor me ajude .

    • Prezada Thamyres,
      No Rio de Janeiro, dependendo de onde more, existem as Clínicas da Família. Nelas, médicos de família atendem a crianças e adultos, exatamente como é na Inglaterra. A Clínica da Família é a responsável por encaminhar as pessoas para especialistas quando necessários. Se existe uma Clínica da Família que atende à sua área, procure falar com o Agente Comunitário de Saúde para agendar uma consulta e, aí, conversar com o médico sobre essa tosse. Se não existe Clínica da Família que atenda à sua área, é o Posto de Sáude que deve procurar. A Enfermeira do posto é uma profissional de nível superior (tem faculdade) e está preparada para fazer uma acolhimento e dar orientações até um certo nível de complexidade.
      Eu sei que o sistema, na prática, não funciona tão bem quanto deveria. Mas, como o blog não substitui uma consulta, é nesse sistema que deverá procurar estabelecer um relacionamento para que sua filha possa ser devidamente atendida. Pode ser que ela tenha tido uma sequência de quadros virais (o que não é raro), não necessitando sequer de atendimento especializado. Mas, para que você tenha essa tranquilidade, é preciso conversar com um médico. Somente ele poderá lhe orientar e tranquilizar.

  121. Obrigada Dr.!
    Como ela só tem tosse, não teve febre e continua alegre e se alimentando bem, hoje parei com o remédio (que não agradou). Vou esperar o frio dar uma trégua aqui no sul e a levar ao médico.
    Obrigada pela atenção.

  122. Tem tres dias que estou dando antibiotico e minha filha nao come nem mama o que eu faço ela esta com a garganta cheia de feridas ou puz ainda nao sei me ajude pelo amor de deus

    • Prezada Katia,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que procure um médico que possa examinar a sua filha. Somente após examiná-la é que o médico poderá lhe orientar e tranquilizar. Não é possível fazer isso pelo blog. Espero que compreenda esta limitação.

  123. Bom diA dR. Roberto! Gostei muito do blog. Gostaria de fazer uma pergunta: minha filha tem 5 anos, e antigamente ela tinha muita infeccao de garganta, tomou bastante antibiotico durante os 3 anos, e no ano passado em novembro tomou benzetacil. Essa semana ela teve garganta inflamada novamente, e a medica perguntou se preferia antibiotico ou benzetacil e eu respondi que benzetacil é mais confiável de fazer efeito. queria que o senhor me desse uma opiniao sobre tomar benzetacil ou antibiotico, e benzetacil pode tomar de quanto em quanto tempo. Obrigada.

    • Prezada Ludmilla,
      Se houver indicação de um antibiótico com as carcterísticas da penicilina benzatina (Benzetacil) ou da amoxicilina, o efeito, para infecções da garganta será o mesmo. A medicação injetável teria a vantagem de ser uma dose única, sem necessidade de ficar 10 dias controlando horários. Já a medicação oral teria a vantagem de ser indolor, portanto mais confortável. Quanto ao intervalo mínimo para se usar o mesmo antibiótico, não há uma regra. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

  124. Boa Noite ou melhor Boa madrugada!!
    Doutor meu filho tem 5 anos e nove meses,1,21 metros e 21 kg e de três meses para cá fica doente com uma frequência assustadora, levei ao pediatra que encaminhou ao pneumologista que por sua vez disse que ele é alérgico e passou uma lista de medicamentos enorme e inalação 3 vezes ao dia com SALBUTAMOL, ATROVENT, BUDENOSIDA, CETOTIFENO e SORO FISIOLÓGICO, além claro dos outros cuidados com alérgicos, isso porque ele estava tossindo a um mês inteiro e não havia remédio que resolvesse, então fiz conforme recomendado, porém ele não tem melhora e já no mês seguinte ao início do tratamento ele voltou a ficar doente de novo ficou internado porque ficou debilitado demais e foi diagnosticado pelo hospital como dengue e sinusite juntas, ficou internado 3 dias melhorou e voltou para casa, porém de novo a tosse retornou mais dessa vez seca sem nenhuma secreção e ataca durante a noite somente, ele não dorme mais direito, ele está tão magrinho apesar de se alimentar direito e não está vomitando, eu não sei mais o que fazer porque de fevereiro para cá não tem um mês em que ele não tenha ficado doente, eu temo que algo de mais sério possa estar ocorrendo os médicos não descobrem. Por isso agora as 03:37 da madrugada estou recorrendo ao senhor para ajudar estou mesmo muito desesperada e não sei mais o que fazer para ele ter uma vida mais saudável e normal, pois perde aulas e está sempre doente.

    • Prezada Gisele,
      Entendo sua grande preocupação e vejo que tem feito tudo certo com seu filho. Doenças respiratórias nem sempre são fáceis de se tratar. Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsável da minha parte opinar especificamente sobre seu filho. No entanto, o que posso lhe dizer é que a relação de confiança com o seu pediatra e pneumologista pediátrico é fundamental. Deve retornar a eles para lhes informar de tudo que acontece porque o tratamento, muitas vezes, é feito “tateando” até descobrir a melhor estratégia. Caso não veja progresso, mesmo com uma boa relação com os médicos, você pode ouvir uma segunda opinião de um especialista. Não recomendo, de forma alguma, que saia ouvindo opiniões. Isso só a deixaria mais perdida e insegura. Minha sugestão é no sentido de que, eventualmente, após um período de tratamento, não havendo melhora, você ouça uma segunda opinião de especialista (pneumologista). Espero que compreenda a limitação do blog.

  125. Boa tarde
    Minha filha tem dermatite atópica desde os 3 mesesde vida, fizemos todos os tratamentos possíveis para livra-la da coceira e das feridas que abrem nas mãos pés e joelhos, os médicos que levamos nos disseram que com o passar da idade isso iria diminuir, hoje ela tem 8 anos e o quadro dela piorou e muito, com vermelidões pelo corpo e feridas, notei que se os pulmões estão bem a pele tbm esta.
    Isso realmente diminuirá com a idade ou ela levará isso na vida adulta?, noto que isso preocupa ela, e no colégio tivemos problemas com amiguinhas dizendo que não querem ser amigas dela pois suas mãos são feias , é mole?

    Obrigada
    Daniela

    • Prezada Daniela,
      De fato, a dermatite atópica pode ser uma doença de difícil controle. A tendência é melhorar com o tempo, mas vai exigir tratamento a vida toda. Quanto ao bullying que sua filha está sofrendo, sugiro que procure a escola, para que esta ajude no esclarecimento do que sua filha tem e tome medidas enérgicas para coibir o bullying. Também recomendo que considere algum tipo de terapia para sua filha. Ela certamente se beneficiará de uma ajuda profissional que facilite o convívio dela com a dermatite atópica, tanto mais que interfere com a imagem e auto-estima.

  126. 0la Dr, meu filho tem 11 anos e a mais de um mês esta com uma tosse seca que ataca mais a noite já dei vários xaropes levei ao posto de saúde e de nada esta resolvendo.

  127. ME AJUDE TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E 11 MESES MAIS VIVE GRIPADA E TODA VEZ QUE TA ASIM FAZ RAIO X ACUSA PNEUMONIA JA LEVEI AO Alergista tomou um remédio por 3 meses e n vejo melhoras ela ta com uma tosse carregada ai fui a emergência fez raio x acusou pneumonia de novo tomou amoxicila por 10 dias e n melhorou levei de novo ta tomando antialérgico e xarope mais n vejo melhoras me ajude to desesperada

    • Prezada Luciana,
      Entendo seu desespero, no entanto, o blog não substitui uma consulta médica. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma crianças específica, sem ter ouvido a história detalhada e realizado o exame clínico. O ideal é ter um pediatra e não o que estiver na emergência, para poder acompanhar o caso, pedir exames e fazer lhe orientar e tranquilizar. Recomendo que procure um pediatra, seja no posto de saúde, seja em consultório, em quem confie para conduzir o caso do seu filho.

  128. Olá Doutor, a questão é que estou começando a ficar preocupada com minha filha, ela tem 13 anos e está tossindo desde o dia 05 de agosto, uma tosse forte e com muito catarro, neste final de semana começou a se queixar de dores fortes bem no pé dos ouvidos e dores nas costas, da cintura pra cima, estou muito preocupada e ainda não tive como leva-la a uma clinica.

  129. Dr. tenho um filho de 5 anos que desde os 02, quando começou a estudar, não pode pegar um resfriado comum que o mesmo evolui pra uma tosse complicada e dificílima de tratar.
    A pneumopediatra dele sempre diagnostico sinusite associada a asma e alergia, muito embora o pediatra que o acompanha desde o nascimento afirme que ele não tem asma de jeito nenhum.
    A verdade é que quando a tosse se torna frequente, ele entra no antibiótico associado a antialérgicos do tipo Hixizine, Desalex. Às vezes, a crise de tosse é tão forte que temos de levá-lo na urgência do hospital para tomar adrenalina e dexametasona, embora neste último caso ele tenha precisado do hospital apenas 2 vezes. Já fiz testes alérgicos e não aparece nada! Eu queria descobrir a fórmula de impedir que ele entrasse em crise, pelo sofrimento de ver meu filho tossindo e pelo tempo que ele leva para ficar bom. Me ajude!

    • Prezada Roberta,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsável da minha parte opinar sobre uma criança que eu não ouvi a história detalhada, nem fiz um exame clínico. Espero que compreenda esta limitação do blog.Me parece que seu filho está bem assistido, com um pediatra e uma pneumopediatra cuidando dele. Sugiro uma conversa franca com ambos, perguntando exatamente sobre a possibilidade de medicação fora das crises, numa tentativa de evitar novas idas ao hospital. Caso não sinta absoluta segurança nas respostas obtidas ou mesmo para sua tranquilidade, é válido ouvir uma segunda opinião de pediatra ou pneumopediatra.

  130. Dr. levei meu bebê de 10 meses ao pediatra na segunda feira sem febre porem com muito catarro no peito, ele prescreveu o xarope torante,logo apos o primeiro uso gerou febre, que permanece ate hoje, quarta-feira. O que pode ter acontecido, sera que seu caso deveria ser prescrito antibiótico ao invés de xarope? Gostaria de ouvir outra opinião médica, não consegui ainda falar novamente com o Pediatra, mas até sexta consigo.

  131. Boa tarde,
    Minha filha tem 3 anos e meio. Há uns 10 dias ela tem apresentado tosse noturna. Normalmente, a crise com mais tosse ocorre nas primeiras horas da manhã … 5:30hs, 6:00 hs …. e para apenas quando levanta e passa um pouco de tempo, aí para de tossir. Quando ela dorme a tarde, após umas 2 horas, ela também tosse – ainda dormindo, como a noite.
    Já levei na pediatra, já dei mais de 1 tipo de xarope, já tratei com homeopatia … será algo grave?
    Obrigada.
    Marilia.

    • Prezada Marilia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha fazer um comentário específico sobre a sua filha. Sugiro que volte na pediatra para conversar francamente. Ela é a melhor pessoa para lhe tranquilizar e orientar.

  132. Ola dr.. bom meu filho ele tem 2 anos, ele gripa muito, varias vezes em um mes so, agripe passa vai embora e depois volta… agora mesmo ele estar gripado, com tosse um pouco de cansasso e anoite tava com um pouco de febre. sempre que o tempo esfria um pouco ele gripa e sempre é forte. o que o dr me diz sobre isso?

    • Karinne,
      As possibilidades são muitas. Desde uma criança saudável que fica resfriada frequentemente, até outras doenças que, felizmente, são mais raras. A questão é que o blog não substitui uma consulta e opinar sobre uma criança que eu não colhi a história, nem fiz o exame físico, seria irresponsabilidade. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar.

    • Prezada Bruna,
      Muitas crianças pequenas vomitam depois de um acesso de tosse. A própria tosse “provoca” esse vômito. No entanto, como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que converse com seu pediatra.

  133. Tosses nocturnas sem nenhum outro sintoma pode ser algo grave.? De dia ele nao tosse, mas e so dormir que começa a tossir…… Meu filho tem 3 anos e fazem 3 dias que esta com essa tosse.

    • Prezada Erika,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso falar especificamente do seu filho. Mas, uma criança saudável que apresenta tosse noturna, há 3 dias, sem nenhum outro sintoma, em princípio não é nada grave. Daria para esperar mais uns dias e acompanhar. Se a tosse persistir por mais de 10 a 14 dias ou se outros sintomas aparecerem, eu recomendaria levar a criança ao pediatra.

  134. Meu filho tosse desde 1 ano de idade. Hoje ele tem 9 anos e faz uns 3 anos que tosse todos os dias, mas todos os dias mesmo. Quando tem uma crise forte de tossir sem parar a gente dá aerosol com berotec e atrovent e ele melhora.
    Que médico especialista devemos procurar?
    Ele não cansa. Eu sou o pai e tenho asma, por isso sei que ele não apresenta sinais dessa doença, pois não cansa e nem chia.
    Reforço: tosse todos os dias há mais de 3 anos.

    • Prezado Breno,
      Sugiro que leve seu filho em um pneumologista pediátrico. Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha comentar especificamente sobre seu filho. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  135. Dr, minha filha vou ater uma tosse constante, ele ta o dia inteiro tossindo, não sei mais o que faço, pois ta demais dr.,ja levei ela no pediatra fez e exames deu tudo certo, me falam que é a mudança de tempo, mas mesmo assim fico preocupada, pós tbm tenho a mesma tosse a anos e nuncatratei, e ve ela a ssim me deixa muito aguniada, to tentando preocurar um otorrino, alegista, ou o que pra ver o que é, mas se o senhor poder ter uma noção pra mim ir no caminho certo agradeço.. Ass: klismane

    • Prezada Klismane,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, sugiro que leve sua filha em um pneumologista pediátrico para lhe orientar e tranquilizar. Seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha, sem ter ouvido uma história detalhada e feito uma exame clínico. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  136. Dr. Roberto
    O pediatra de meu filho receitou clavulin 400mg/5ml para tomar 2,5ml de 8/8hrs.
    Quando fui comprar me venderam o Clavulin BD 400mg/5ml.
    O que achei estranho é que na receita nao tinha a descrição BD e foi me informado que
    o medico tinha esquecido de colocar na receita essa sigla.
    Lendo a bula a informação que encontrei é q so pode ser tomado até 2 vezes ao dia e como o
    pediatra do meu filho receitou de 8/8hrs. fiquei confusa.
    será que comprei o medicamento correto?
    Posso usar em meu filho o clavulin BD de 8/8hrs?
    Só para o senhor entender essa receita foi após alta com internamento de 4 dias.
    Diagnostico Pneumonia e leococitos 38.000
    na alta o leococitos estavam em 25.000
    me ajude a fazer o que é correto.

    • Prezada Joseane,
      Sugiro que pergunte diretamente ao pediatra que fez a prescrição. Não posso comentar a receita de outro colega, exceto se eu tiver examinado a criança e sabido todos os detalhes da sua história. No entanto, sem falar da prescrição específica do seu filho, o Clavulin de 400mg/5ml é o BD. Não existe outro. Apesar da bula dizer que é para ser dado de 12/12h, a dose total diária pode ser fracionada de 8/8h, sem problema algum.

  137. Ola Dr, minha bebe esta com 10 meses,moramos num lugar bastante frio,porem,qdo ela mama a noite,ela começa uma tosse interminavel,tipo,horas tussindo,uma tosse seca,as vezes chega ate vomitar. O q devo fazer?

    • Prezada Jacqueline,
      Recomendo que fale sempre com seu pediatra. É importante ele saber das dificuldades que você tem para administrar o antibiótico e lhe oferecer as alternativas que ele achar melhor. Sem falar especificamente da sua filha, o antibiótico pode ser misturado a pequenas quantidades de sucos ou leite, para minimizar o sabor do medicamento, deixando o restante (do suco ou mamadeira) para ser oferecido, na sequencia.

  138. Olá, minha filha tem 1 ano e 11 meses, ela gripa muito fácil, vive encatarrada,mais nunca fica abatida, sempre brincando… atualmente estava bem, porem começou a tossir, sem ta gripada! tosse seca, com vômitos, levei ao Pronto Soccorro, mandaram da loratadina 1 vez ao dia, e fazer nebulização, porém ja te, 6 dias , e a tosse ficou encatarrada e os vomitos continuam.. o que faço?

    • Kamila,
      Se não melhorou, você pode retornar na pediatra porque, muitas vezes, é preciso acompanhar a evolução da criança para ir ajustando o diagnóstico e a medicação. Mas, se não sentiu confiança na pediatra, sugiro que ouça uma opinião de um outro pediatra. Seria irresponsabilidade minha, já que o blog não substitui uma consulta, opinar sobre o caso específico da sua filha.

  139. ola dr.esta com 1 mês e 5 dias qui minha filha tosse que vomita a tosse dela e muito cheia mas não apresenta febre e quando faz qualquer esforço começa a tosse e vomita ele passar logo tempo sem tossir mas quando tosse parece qui esta engasgada e parece qui não vai para mais a tosse por um momento ,quando esta dormindo acorda engasgada ja levei em cinco pediatra onde mim passaram koide d prelone e dropropizina onde não adiantou nada ,no momento ela estava tomando dropropizina mas já suspedir por que o pediatra disse pra mim da 5 dias .bom dr onde estou muito preocupada ela come bem, ela dome bem e desde quando quando começou essa tosse qui ela e todos nos não dormimos mais direito e se alimenta bem mas na hora qui começa a tosse poi tudo pra fora e ela esta emagrecendo muito ela só tem 3 ano e 11 meses
    e pesava 13 quilos antes da tosse.
    por favor me diga o qui fazer estou muito preocupada desde ja agradeço.

    • Prezada Socorrinha,
      Como o blog não substitui uma consulta, não posso comentar, especificamente, o caso da sua filha. No entanto, de modo genérico, posso lhe dizer que uma tosse que, de fato, se prolonga por mais de quatro semanas, merece atenção e, eventualmente, alguma investigação. Sugiro que eleja um pediatra de sua confiança para conversar francamente com ele. Quem tem vários pediatras, não tem nenhum e corre o risco de ficar mais confuso. Muitas vezes o diagnóstico preciso leva tempo e é preciso ter uma sequência de investigação. Mudar de pediatra interrompe essa sequência. O pediatra que escolher será a melhor pessoa para lhe orientar e decidir se seria o caso de ouvir um especialista (pneumologista, alergista etc.). O primeiro passo para ajudar sua filha é escolher um pediatra. Sucesso!

  140. Olá Dr., meu filho de 6 anos pesando 25 kg, esta com nariz congestinado e uma tosse seca, quando acorda e quando vai dormir.
    Estou dando Predisin (5ml) + allegra (5ml) e fazendo aerosol 1/2 apola de manhã e 1/2 a noite com Clemil A.

    Esta combinação de remedios pode fazer algum mal?

    • Prezado Eduardo,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha comentar a prescrição de outro médico, sem ter examinado e conhecido o paciente. De um modo genérico, não falando da prescrição do seu filho, os medicamentos que citou fazem parte do tratamento habitual de pacientes com algum tipo de broncoespasmo ou hiperreatividade brônquica. Sugiro que converse francamente com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe tranquilizar.

  141. Dr. Boa noite!
    Minha filha tem 2 anos e 11 meses, apresenta uma tosse muito chata com qualquer mudança de tempo, poeira e etc…faço TUDO QUE POSSO, cuido da maneira que acho correto, já levei no homeopata, pediatra e alergista, já sair de casa em plena madrugada e mandaram eu dar os mesmos medicamentos, em muitos momentos de tanto ela tossir a tosse fica seca, mas depois que a frequencia da tosse diminui aí sim percebemos a presença do catarro. Dr quero curar minha filha e não sei o que fazer.

    • Prezada Caroliga,
      Entendo sua preocupação com a sua filha. Sugiro que eleja um médico de sua confiança para que este traçe uma estratégia e coordene as consultas a especialistas. Se ficar mudando de médico a cada fracasso terapêutico, não vai se beneficiar de uma estratégia mais contínua, onde algumas coisas darão mais certo e outras não. Como não há nada mágico que resolva situações crônicas como a que descreveu, é preciso fazer pequenos progressos e aprender com o que não deu certo. Somente tendo um único médico responsável pela sua filha é que terá chance de conseguir um melhor controle das crises de tosse.

    • Prezada Michelle,
      Melhor do que a nebulização só com soro, que pode ajudar um pouco, é aumentar a oferta de água para a pessoa com tosse carregada. Água é o melhor fluidificante de secreções que existe. É o mais eficaz, barato e sem efeitos colaterais. Por algum motivo, as pessoas preferem um xarope que custa dinheiro, não funciona tão bem quanto água e tem efeitos indesejáveis.

  142. Dr. Roberto, meu filho tem 3 anos e o levo a 3 meses ao pediatra que o está intopindo de amoxicilina, o que me deixa procupada….Essa tosse não passa, ele tem dficuldade para respirar e não está conseguindo se alimentar direito, ou respira pela boca ou se alimenta….Já estou farta de inalações com soro e birotec e atrovent, ibruprofeno, kaloba, enfim, pedi a ele que o encaminhasse a um pneumologista, mas ele me disse que não é necessário, o que me aconselha a fazer??? Grata

    • Prezada Laura,
      Sendo bem objetivo: mude de pediatra! Encontre um médico em quem sinta confiança e que trate seu filho da forma que lhe pareça razoável, com bons resultados. Um médico que possa ouvir seu pedido de encaminhamento a um especialista e ponderar de forma menos autoritária. Sucesso!

  143. Muito grata Dr. Roberto…….consegui um encaminhamento ao pneumologista, e realmente o caso dele é sério…..Obrigada por me dar coragem e esquecer o pediatra que o acompanhou por 3 anos!!!

  144. Boa Tarde,

    Estou em dúvida sobre o que fazer:

    Tenho um filho de 2 anos e meio que durante essa semana vem tossindo até vomitar e ou senão vomitar a tosse não para.

    Pois bem levei a pediatra que acompanha ele desde o nascimento e a mesma pediu RX da face e nos disse que não era nada.

    Passou dois dias tomando os remédios receitados por essa médica e o quadro só piorando pois agora o mesmo apresenta febre e diarreia e claro continua com a tosse.

    Levei então ao Serviço de PA no final de semana melhor ontem domingo e lá foi realizado a coleta de sangue e RX tórax onde a médica do PA nos informou que havia catarro no pulmão e passou medicamentos para tosse e para catarro (predisim sei lá o nome certo estou no trabalho) e mais alguns.

    Hoje ele foi levado novamente a sua pediatra a que acompanha desde seu nascimento ela informou que não havia catarro no pulmão dele (levamos o RX pra ela) e diminuiu a dose do predisim e passou mais remédios dizendo que ele estava com sintoma de sinusite, bom ela não cortou os remédios anteriores que não era pra sinusite mas deu mais remédios.

    Então agora eu tenho laudo de dois médicos diferentes e não sei mais em qual acreditar sendo que meu filho está com tosse constante não passa, com febre e diarreia.

    Pode dar uma dica?

    • Prezado Jonatas,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsável se desse uma dica sobre o que seu filho tem. No entanto, a dica que lhe dou é no sentido de ouvir uma só pediatra. Escolha a que você confia e siga suas orientações. Quem tem mais de um médico, só fica mais confuso. Pelo seu relato, me parece que a pediatra que atende seu filho desde o nascimento é uma pessoa com boa formação e muito sensata. Mas, a decisão de confiar ou não é de vocês, pais.

  145. BOM DIA ,DOUTOR GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇAO .
    MINHA BEBE TEM 1 ANO E 11 MESES E TODA VEZ QUE ELA CHORA ELA TOSSE MUITO ATÉ VOMITAR (POUCO MAIS VOMITA),TEM + OU – 1 MES QUE ELA ESTÁ COM UM RESFRIADO QUE NÃO PARA DE TOSSIR E TODA VEZ QUE ELA TOSSE ELA VOMITA ,FUI AO PEDIATRA ELE ME RECEITOU FLUIMUCIL POIS DISSE QUE ELA TINHA UM POUCO DE CATARRO .ELA TOMOU QUASE O VIDRO TODO E CONTINUA TOSSINDO MUITO PRINCIPALMENTE A NOITE ,NÃO CONSIGO DORMIR POIS FICO COM MEDO DE ELA ENGASGAR DURANTE A NOITE ,POIS ELA TOSSE MUITO ,PARECE QUE FICA SEM AR POR UM PERIODO 1 MINUTO ,ESTOU MUITO PREOCUPADA, QUERIA MUITO ACABAR COM ESSA TOSSE PERSISTENTE .
    ME AJUDE FICO MUITO NERVOSA QUANDO ELA COMEÇA A TOSSIR .
    A TEMPOS ATRAS UM PEDIATRA ME RECOMENDOU FAZER NEBULAÇAO COM SORO ,,ATROVENT E BORETEC SÓ QUE AGORA TENHO MEDO DE FAZER NELA .

    • Prezada Monica,
      Como o blog não substitui uma consulta, eu seria irresponsável se opinasse sobre a sua filha. Pelo seu relato, ela parece uma criança saudável, como uma tosse que não passa. Não parece uma criança doente, com tosse. O que eu sugiro é que você converse com seu pediatra, francamente, falando dos seus receios. Caso você não esteja se sentindo completamente confiante com o pediatra, o melhor seria ouvir uma segunda opinião, antes de iniciar um ciclo de medicações, nebulizações etc.

  146. Dr. Roberto minha filha vai fazer 4 anos e está com adenoide inflamada. Estava com 90% da narina comprometida. começou um tratamento com uma medicação e depois de um mês quase sem melhoras o médico mudou a medicação e continua o tratamento por mais 2 meses. Não tem tido grandes melhoras, porque tem uma tosse que a companha durante todo esse tempo. Quando falo da tosse para a pediatra dela e o Otorrinolaringologista a reposta é: pode ser da Adenoide ou refluxo. Me dê uma luz.

    • Prezada Edileuza,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que siga a orientação do seu pediatra. Se está em dúvida, tem todo direito de ouvir uma segunda opinião. Em tese, sem falar da sua filha, se a adenóide de uma criança de 4 anos está muito aumentada, produzindo sintomas como ronco, tosse, infecções virais de repetição, uma indicação de cirurgia deve ser considerada.

  147. Boa tarde Dr Roberto!
    Tenho um grande problema com minha filha de 2 anos e 3 meses até hoje não descobri o que ela realmente tem.. com 9 meses ela ficou internada com bronquiolite apos ai sempre tem crises de tosse muito forte e causa vômitos e todo mês estou com essa criança no hospital com tosse febre e saturação baixa neste ano ela já teve 4 pneumonia, tenho maior cuidado com ela não saiu com ela no frio não tome gelado e nem na escola pude colocar ainda devidos esses problemas .. toma sempre berotec, atrovent até hoje não me mandarão eu passar em nem um medido especifico para saber qual queria o problema da minha filha e estamos ai nessa luta todo mês o que o senhor me indicaria fazer??

    • Prezada Letícia,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra francamente, a respeito de um encaminhamento para um pneumologista pediátrico e/ou um alergista. Caso você seja atendida no setor público, sugiro que solicite um encaminhamento, via Sisreg, para um pneumologista pediátrico.
      Caso seu pediatra não concorde com o encaminhamento e seus argumentos façam sentido para você, ótimo. Mas, se não fizerem, procure uma segunda opinião pediátrica.

  148. Obrigada Dr. fiquei satisfeita com a sua resposta. Deus o Abençoe e continue firme com o seu blog, certamente irá ajudar muitas pessoas. Boa tarde!

    • Doutor minha filha estava tossindo muito e dando muita febre fui ao medico e ele receitou amoxilina + clavunalato, predsim (tomar por 5 dias) e nebulização, amanha já vai fazer 1 semana, ontem parei com o predsim mas ela ainda está tossindo com catarro, mas como so tem 8 meses nao sabe jogar pra fora e engole tudo de novo, amanha vou para com a amoxilina, o sr acha que eu devo dar algum outro xarope para a tosso ela ja esta bem , e comendo direitinho pois ela tinha emagrecido 1 kg já, só a tosse agora com catarro e sinal de peitinho carregada, o que devo fazer?

      • Prezada Fernanda,
        Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar com relação à sua filha. Sem falar especificamente da sua filha, posso lhe dizer que a tosse costuma ser o último sintoma a desaparecer, sem que signifique que a criança continua doente. Também posso lhe dizer que o fato das crianças pequenas engolirem o catarro ou secreção não é um problema. O que elas engolem, não volta para o pulmão. Acaba saindo nas fezes. Mas, como disse antes, se tem duvidas, procure seu pediatra.

  149. olá Dr.. tire u duvida por favor…meu bebe de 2 anos teve coriza dois dias no terceiro veio um pouco de tosse com catarro.. no quarto ele amanheceu um pouco quente e com esforço para puxar o ar, pode-se notar a contração dos musculos do peito e da barriga enquanto respira.. fiz nebulização e estou dando um xarope chamado BRONDILAT…faz umas sete horas mais ou menos ele tosse muito pouco mas dá pra perceber que ainda tem catarro… Essa respiração forçada ele nunca teve é normal? queria mais informaçoes sobre esse tipo de respiração.

    • Prezada Sidneide,
      Como o blog não substitui uma consulta, é muito difícil comentar sobre uma criança que não foi examinada. Principalmente quando a dúvida é com relação a um tipo de respiração. Sugiro que procure seu pediatra ou, dependendo do esforço que seu filho está fazendo, um serviço de urgência, para que ele possa ser medicado adequadamente e você receber informações e orientações.

  150. Boa tarde Dr. tive uma gripe que duro cerca de 2 semanas que passo por varias fazes com secreção sem secreção dor de garganta e muita tosse durante esse período, tomei varios remedios balas e caseiro até que sarou, só que ainda persiste uma tosse a cerca de 2 semanas ela é bem pequena cerca de uma tosse a cada 2 minutos se eu ficar pensando nela aumenta um pouco mas as vezes passo um longo periodo sem tossir 30 minutos, mas nunca tive tosse então o que pode ser feito para eliminar, elá é bem leve mas estou preocupado com o tempo que persiste tomei um xarope no final um expec e não ajudou nada, agora não estou tomando nada para dar uma limpada no organismo dos remédio faz 2 semana. Agradeço pela atenção se tiver alguma dica ou sugestão agradeço.

    • Prezado Andre,
      Como o blog não substitui uma consulta médica e sua tosse persiste por um longo tempo, sugiro que procure um médico que possa lhe examinar. Somente depois de uma consulta e, eventualmente, algum exame complementar é que o médico poderá lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

      • Obrigado Drº Roberto mas esse período de duas semanas pós a gripe já é considerado preocupante ? só queria fazer alguma coisa durante uma semana antes de ir ao médico até pq vo ter que ir no sus em um clinico geral, pq a cada dia que passa diminui um pouco vejo que vai parar mas queria acelerar esse processo. Mas obrigado pela atenção Drº Roberto.

  151. Bom dia
    Dr.Roberto Cooper

    Minha filha está com 4 meses e hoje começou com uma tossinha seca o que devo fazer já levar ela ao pediatra ou fazer algo em casa?

    • Prezada Rita,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Em tese, uma criança que só apresenta uma tosse seca, sem nenhum outro sintoma, sem febre, sem estar cansada, respirando com dificuldade, pode aguardar antes de ser levada para uma consulta. Recomendo que não medique sua filha em casa.

  152. Olá, o meu filho tem 1 ano e 4 meses e dese os 6 meses ele tem tosse na maioria das vezes a noite e com vomito e isso é muito frequente. Ele passa a maior parte do mes com muita tosse nariz entopido ronquidao no peito, tipo uma semana e meia melhor ou bom e depois tudo outra vez. O q faço ja levei roas vezes no pediatra mas n resolve so xarope e nada acontece. Por favor me oriente se poder.
    Obrigado.

    • Prezada Ramille,
      Como o blog não substitui uma consulta, a orientação eu posso lhe dar é que converse francamente com seu pediatra. Pergunte se ele não acha que valha a pena ouvir um especialista em alergia para investigar. Se você não está se sentindo confiante com o seu pediatra, talvez queira ouvir uma segunda opinião. É um direito seu. Seria irresponsabilidade minha opinar especificamente sobre o seu filho, sem conhecê-lo, nem ter feito um exame clínico. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  153. Estou com uma baita dúvida minha bb tem 9 meses levei ela na urgência do hospital ela estava com febre e a pediatra que me atendeu disse que minha filha estava bem não tinha nada apenas me disse que os leucocitos estavam um pouco alterado que lves esses leucocitos alterados seria um quadro clinico de bacterias que possam se desenvolver em uma otite infecção de urina entre outros e disse que criança na idade dela não tem infecção de garganta mas ela não esta comendo muito e sempre esta vomitando e esta muito irritada e outra duvida que ela me deixou disse que quando os dentes estão nascendo não da febre o que o senhor me explica por favor me oriente obrigada

    • Prezada Marilia,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que fale com seu pediatra. Se não tem um pediatra, sugiro que escolha um porque é importante um médico que conheça a pessoa. Ir em pronto-socorros, por mais capacitados que sejam os médicos, não permite uma avaliação mais “personalizada”.
      Os dentes, quando surgem, não dão febre.

  154. Dr Roberto boa noite…uma criança que tosse até vomitar principalmente apos as refeiçoes e a noite quando deita. Qual seria um possível diagnóstico?
    Ou melhor quais seriam as causas mais prováveis?? A criança tbm vive respirando pela boca e nao pelo nariz.

    • Prezado Waldir,
      São tantas as causas de tosse e a simples listagem destas, pouco acrescentaria. Ouso dizer que listar causas, pode aumentar a confusão e insegurança. Me parece que está falando de alguém conhecido ou até de um filho seu. Neste caso, como o blog não substitui uma consulta, recomendo que fale com o médico que atende ou conhece a pessoa. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  155. Boa tarde dr Tenho uma tosse ha mais de dois anos,mas so dois meses atras vem piorando,os clinicos gerais tiram raiox e nao mostra nada de anormal(pumao esta limpo)mas comecei a respirar meio pesado,meio limitado,ai procurei um pneumologista,levei o raioix e ele disse que nao tem nada,ai passou bamifix 300 por 45 dias 1 comprimido de manha outro a noite,senti melhoras ao respirar,mais intenso!mas a tosse ainda contiua,algumas vezes sai secrecao clara,è uma tosse bastanrte roca,mas nao tenho falta de ar,so a tosse que me afrigi tanto,ai eu fico pensando que eu possa ter um tumor,ou cancer de pumao!mas eu nao fumo e nem bebo,sou vigilante,nao faço muito excercicio fisico!fiz a spirometria e nada aconteceu de anormal,o pneumologista mandou seguir com o bamifix 300,mas eu estou meio apavorado!oque o sr acha baseado com todas esta informacao!aguardo um parecer seu!
    Parabens pelo seu blog!me endicaram e eu gostei muito!
    Grato!

    • Prezado Israel,
      Obrigado por participar do blog. Quanto a lhe dar um parecer baseado nas informações, estas, por mais precisas que sejam, nunca substituem uma consulta. Percebo que já procurou o pneumologista e que este não identificou nada de anormal no seu Raios X, nem espirometria. Recomendo que converse francamente com ele sobre seus receios. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e tranquilizar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  156. Bom dia Dr. Roberto,
    tenho uma filha de 2 anos e 8 meses e nas últimas quatro semanas apresenta tosse noturna e logo depois que dorme, cerca de 15 a 20 minutos ela vomita. Ela sempre tosse e depois vomita!! parece que ela tenta eliminar uma secreção transparente gosmenta. Antes ela tossia vomitava e depois dormia, porém esta noite ela acordou algumas vezes e tossiu como se estivesse com catarro. Fui em um pediatra e ele receitou o sorine, vibral e meletro de bexblorfeniramina. Ele disse que ela está com rinite alérgica!!!

    • Prezada Gilma,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse francamente com o pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Caso não tenha se sentido segura com o pediatra, recomendo que ouça uma segunda opinião médica. É um direito seu. Espero que copreenda esta limitação do blog.

  157. Dr.Cooper
    minha filha fez 10 meses, e começou com uma tosse seca e secreção,levei ao médico ele passou um xarope KÓIDE D para ela tomar 3xdia de 8/8 hras 1,5 ml. mas ele não disse durante quanto tempo ela poderia tomar o xarope.por isso estou em dúvida e gostaria muito de saber, o Dr. pode me ajudar.
    obrigada!

    • Prezada Ana Paula,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, recomendo que procure seu médico para que ele lhe oriente. Além disso, comentar uma prescrição de colega, sem ver o paciente seria uma irresponsabilidade minha.

  158. Dr. boa noite! Meu filho tem 3 anos 9 meses, teve uma gripe muito forte a mais ou menos 20 dias, o medico diagnosticou como laringite, devido a tosse que ele apresentava, mediquei com corticoides orais e nasal, e nebulizaçao. A tosse diminuiu mas não sumiu, ele ainda apresenta tosses pela manha e a noite, uma tosse seca. nada que incomode ele, mas ja estou preocupada. O senhor acha que pode ser imunidade baixa? ele se alimenta bem. O que me preocupa é a tosse que não some, como se fosse alergica, fiz teste alergico e to aguardando o resultado, e ja tomei medidas dentro de casa para nao desenencadear alergia nele, mas a tosse nao some. O que sera?

    • Prezada Lorena,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a saúde do seu filho. De um modo geral, sem falar especificamente do seu filho, a tosse é um sintoma que persiste por um tempo. Em uma criança com bom estado geral, somente a partir de 3 a 4 semanas de tosse é que vale a pena uma investigação. Se, nesse período, ocorre uma melhora, o médico e a família podem esperar um pouco mais. Espero que entenda a limitação do blog e retorne a seu pediatra para uma conversa franca.

  159. bom dia minha bebe teve broquiolite com 1 mês e 20 dias e hoje ta com de7 meses ela começou a tossi na segunda uma tosse com catarro a dosse ta desaparecendo aos pouco mas essa noite ela chiou bastante os peitos é recomendado procurar um pediatra ou esperar mais um pouco e continuar dando o medicamente (prednisona xarope e bombinha de aerolim a cada 3 horas ) pra ver o resultado ela não tem febre . me ajude preciso de uma luz ESTOU MUITO PREOCUPADA

    • Prezada Aline,
      Sugiro que procure seu pediatra por dois motivos: você está preocupada e isso já seria o suficiente para ir ao médico. O segundo motivo é que você está medicando sua filha com prednisona e esse medicamento só deveria ser dado, prescrito por um médico. Prednisona não é um xarope para tosse. É um excelente medicamento, para os casos onde está indicado. É um corticóide e tem efeitos colaterais. Portanto, visite o seu pediatra.

      • bom dia
        mas foi a pediatra dela que passou pra eu dar todas as vezes que ela tivesse uma crises como a de agora dar a prednisona acompanhada com a bombinha de aerolim por este motivo a mediquei assim mas muito obriga pela resposta

  160. Minha filha ta com chiado,a uma semana atras ela fez uso do sinot,no inicio desta semana ela começou a tomar predsim, ela não consegue dormir pq tem muita tosse,ela já tomou desolorotadina,azitromicina, amoxicilina, abrilar,hixiealerg entre outros,pra ser sincera nenhum resolveu essa tosse e nem essa ranheira,já levei no pneomo,em 3 médicos o diagnostico e sempre o mesmo,ela tem só 1 ano e eu sofro vendo tudo isso e não podendo fazer nada!

    • Prezada Ana,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha comentar a tosse da sua filha. No entanto, pelo que descreveu, você ouviu vários médicos. Talvez, se pudesse escolher um médico só, em quem confiasse, poderia se sentir menos confusa. Muitas vezes, um sintoma, como a tosse, exige um certo acompanhamento para que o médico possa ir “tateando” o diagnóstico. O médico precisa conhecer bem a criança, ver como reage a este ou aquele medicamento, ouvir os detalhes da história clínica que vai sendo enriquecida a cada consulta, para poder traçar uma estratégia. Cada vez que ouve um novo médico, é como se começasse do zero e o pediatra se sente pressionado a “resolver” em uma consulta. Isso faz com que mude de medicamentos e/ou peça exames. Tente se fixar em um médico e siga suas orientações. Acredito que é o melhor meio de você fazer algo por sua filha.

  161. Dr. Há 4 meses minha filha apresenta uma tosse seca quando acorda, e algumas vezes durante o dia. O pediatra alega que é em função da constante mudança do tempo. Gostaria de procurar um especialista na área. O que o senhor sugere?

  162. Dr boa tarde! Queria tirar um a dúvida meu filho tem 2 anos e 8 meses. De um tempo pra cá ele nāo pode correr, rir ou mesmo brincar sem que tussa até vomitar. Já levamos ao pediatra e ela Nos disse que seria uma alergia. Gostaria de levá-lo a um especialista mas não sei qual, poderia me ajudar? Alessandra.

  163. ola…
    tenho um filho de 2 anos e 3 meses ontem deixei ele ir no mercado com minha mae chegando la ele pediu uma salsicha e minha mae pediu pra lavar e deu pra ele quando chegou em casa ela falou q ele tinha comido a salsicha eu falei com ela i q nao dou essas coisas pra ele comer pois nao esta acostumado e pq faz mal ….ta mais tarde meu marido chegou e levou a gente pra comer churrasquinho so que eu tava comendo uma cafta e ele so deu uma mordida nao quis mais meu marido comeeu e achou que estava com gosto estranho..ta tudo bem de madrugada passamos mto mal com mta vontade de vomitar e deu diarreia mais meu filho so tava com a barriguinha mto inchada.de manha ele mamou normalmente bebeu suco so nao quiz almocar e dormiu acordou e nao quiz mamar de repente comecou a ficar branco e comecou a tossir e vomitou…agora ta querendo ficar so deitado e tava vomitando toda hora que tosse nao quer comer e agora ta com diarreia tbm…nao sei o que pode ser …obrigada

  164. Olá Dr Roberto. Em um outro dia já falei com o senhor a respeito de minha filha que está com a Adenoide muito inflamada…(severa). Ao que tudo indica temos mesmo que recorrer de cirugia, segundo o Otorrino. Estamos muito inseguros por conta da idade dela, 4 anos. O fato de a anestesia ser geral nos causa pânico,( a mim e meu esposo). Entendendo que isso não é consulta, Espero receber o seu conselho e me deixar um pouco mais leve. Desde já obg! Edileuza.

    • Prezada Edileusa,
      A cirurgia para retirada das adenóides é relativamente simples e feita com frequência. Portanto a sua técnica é bem conhecida. Hoje em dia a anestesia é muito segura. Não só porque novas drogas foram desenvolvidas, como a monitorização da criança é toda feita de forma eletrônica e contínua. Se há uma indicação de cirurgia de adenóides, os benefícios são muitíssimos superiores aos riscos mínimos (tudo na vida tem risco) que possa apresentar. Não há motivo para pânico com a anestesia geral.

  165. Dr Roberto,

    Meu filho têm 3 anos e está tossindo a uma sema. O médico receitou polaramine e decadron xarope, mas ele nunca consegue tomar a dose correta e acaba tendo pequenos vômitos. Pergunto se é possível fazer a aplicação dos medicamentos prescritos na forma de injetável. Obrigado, Gustavo.

    • Prezado Gustavo,
      Dificilmente se justificaria fazer medicação injetável para o tratamento de uma tosse. Tanto mais que os medicamentos que dispomos são de eficácia muito variável. Essa situação é bem diferente de uma criança em uso de antibióticos, por exemplo. Neste caso, quando não há possibilidade de utilizar a via oral, será necessário mudar para injetável. Mas isso não é o mesmo que remédios para tosse. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar porque conhece o caso do seu filho.

  166. dr uma loucura por aq meus filhos estao tomando desloratadina 2,5 ml para o de 2 anos e 2 ml para o de 10 meses ele eh uma vez ao dia soh que nao eh soh esse tem mais um monte fiquei cinco noites sem dormir e errei to sofrendo pq era pra dah uma vez ao dia e fiz de 12 em 12 h horas quais os riscos nao sei por quantos dias fiz isso eles vao ter q usar por 90 dias, acho que fiz errado uns 12 dias alem desse eles usam rilan 4x ao dia montelucaste de sodio 1x ,nasonex 1 x ao dia tbm bombinha vannair um jato de 12 em 12h socorro aguardando

    • Prezada Rebeca,
      Em princípio, se houvesse um efeito colateral indesejável, este teria se manifestado enquanto estivesse dando a medicação na dose indevida. Uma vez que parou de dar, não há mais risco. De toda forma, converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  167. Já fui a vários médicos com minha filha de 5 anos que tosse a um ano sem parar até vomitar, tocam antibióticos e injeções que não resultam em nada sem contar um pneumologista argentino de Campinas que além de não resolver nada com o tratamento longo que foi realizadoq dizia que era normal durante o tratamento tossir até ficar roxa e vomitar constantemente Recomendo trocar de médico até acharem algum que tenham interesse aliado a Sabedoria para ajudarem de fato. Enquanto isso vou atrás de algum que possa ajudar e fazer a diferença pois até agora pediatras pneumologistas gastropediatras estão perdidinhos mesmo com vários eexames nas mãos.

    • Prezado André,
      Uma tosse que persiste há um ano, denota alguma complexidade no caso. Como o blog não substitui uma consulta, o que posso lhe recomendar é que procure um pneumologista pediátrico, se possível ligado a algum serviço universitário ou hospital de referência. Evite médicos que oferecem tratamentos diferentes ou “milagrosos”. Evite médicos cuja única referência seja a de outros pacientes e que não tenham, de algum modo, vínculo com alguma instituição. Me parece um caso difícil que exigirá um profissional competente, experiente, para conduzir uma investigação diagnóstica estruturada e sistematizada. Sucesso!

  168. Bom dia, doutor Roberto.
    Também gostaria de obter um orientação.
    Pouco depois de uma gripe e de uma virose (cerca de 1 semana depois), meu filho (Filipe, que tem 2 anos e 3 meses) passou a apresentar uma tosse (dia 14/11/2013, de madrugada), com um som como se a garganta estivesse fechando (nesse momento, a tosse era seca). Levei à emergência nesse mesmo dia e foi diagnosticado faringolaringite, sendo prescrito pulmicort e lavagem do nariz com soro. No dia seguinte (15/11/2013, à noite), ele passou a apresentar um febre bastante alta (39,6). No dia 16/11, voltamos a levá-lo à emergência, sendo identificado um foco de infecção bacteriana (na garganta). Ele tomou benzetacil no hospital (dia 16/11/2013). A febre foi persistente nos dias 16, 17 e 18 de novembro e cedeu completamente no dia 19 de novembro (terça feira). No dia 19, ele passou a expelir pelo nariz um catarro transparente, com um leve fio de sangue, apresentando também uma tosse produtiva, sem apresentar febre. Um pediatra amigo olhou e não achou relevante. no próprio dia 19, o catarro ficou amarelado, ainda com fio de sangue, e nos dias seguintes, 20 e 21 de novembro, o catarro ficou esverdeado, ainda com a presença de uma pequena quantidade (um fio) de sangue. Nesses dias (19, 20, 21 de novembro), ele também apresentava, além de uma tosse produtiva, uma tosse um pouco rouca, como se houvesse secreção fechando a gargante. Levamos ele, então, no dia 22 de novembro, a um otorrino. O otorrino não conseguiu olhar as narinas porque tinha muita secreção. O ouvido estava normal e a garganta já estava normal também. O otorrino passou NOVAMOX 2X (Amoxicilina – 400mg/5ml, associada com Clavulanato de potássio), acho que em razão do catarro esverdeado com o fio de sangue, além de nasonex e lavagem do nariz com rinosoro jet. Acontece que no próprio dia 22 de novembro, após consulta, ele não apresentou mais catarro, apesar de continuar com a tosse produtiva. Apenas hoje (dia 23 de novembro) ele expeliu um catarro amarelado indo para transparente (esbranquiçado), persistindo com uma tosse produtiva (menos frequente) e está bastante rouco (não saiu mais o fio de sangue).
    Nós não demos a amoxicilina, pois ficamos com medo, pois não houve nenhum exame e meu filho já tinha tomado benzetacil dia 16/11/2013, há 7 dias (ele não apresenta mais febre). Estamos dando nasonex e limpando o nariz com soro.
    Estamos preocupados com a a voz que está muito rouca, será que isso exige uma avaliação médica de imediato?
    Outra coisa, vale a pena esperar um pouco mais antes de dar amoxicilina com clavulanato de potássio?
    Desde já agradecemos sua disponibilidade!

    • Prezado Arthur,
      Apesar do seu relato ser muito bem feito, minucioso e detalhado, o blog não substitui uma consulta médica. Seria uma irresponsabilidade eu opinar sobre uma criança que eu não examinei. Assim, sugiro que fale com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  169. Minha bebê tem pouco mais de um mês e esta com uma tose horrível q chega até a se engasgar . A mãe a levou numa emergência semana passada por causa da tosse e da secreção q tem no peito . Segundo a médica q atendeu disse q e normal já q
    Nasceu de parto cesariano . Mas será q e normal depois de uma semana sem melhoras a criança continuar com essa tosse e quase se engasgando de tanto tossir !!! Chegou a tossir a noite mais de três minutos contados tosse cheia e do mesmo jeito , quase se engasgando . Obrigado e espero q alguém tbm possa tirar a mesma duvida .

    • Prezado Eduardo,
      Não é normal um bebê tossir da forma com que descreveu a tosse. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure o seu pediatra. Pelo seu relato, somente estiveram na emergência. Seu pediatra é a melhor pessoa para orientá-los. Fale com ele.

  170. Dr Roberto Cooper
    Bom dia, tenho um filho de 2 anos e 4 meses, a 15 dias vem tossindo, a princípio notei uma tosse seca. Levei-o ao pediatra e como não havia nenhum tipo de infecção pulmonar, apenas catarro, foi lhe receitado desalex e brondilat por 7 dias. Passado esse período, a tosse se tornou um pouco mais carregada, como se o catarro estivesse solto mas não eliminado. Ele não tosse tanto, são poucas as vezes, porém se percebe que ao tossir, ele se sufoca e chega a perder a respiração, o que tem nos assustado bastante. Retornamos ao pediatra, explicamos o caso e ele passou 2 tipos de medicamentos mais específicos para o caso, lembrando que foi feito raio-x e nada constou novamente, a não ser o catarro. Passou a tomar Prelone e Aeroflux, terminado essa terapia, o catarro não saiu. Retornamos novamente ao pediatra e ele indicou Sigma Clav BD, por 10 dias. Hoje por coecidência começamos a administrar este novo medicamento, porém meu filho evacuou duas vezes hoje, meio diarréico. A minha dúvida é, ele esta eliminando o catarro nas fezes, ou o medicamento está dando essa reação adversa e se for, se é de origem transitória. Ainda hj ele tossiu, teve ansia de vómito, mas não vomitou. E quando ele consegue respirar novamente, eu percebo um barulho “blum” várias vezes como se ele estivesse engolido algo que deveria sair e ele volta pra dentro de novo. O meu maior susto se dá quando ele está dormindo, por incrível que pareça, ele tosse uma unica vez na madrugada e parece subir, eu não sei se é catarro ou suco gástrico. Estou realmente preocupada eu nunca presenciei uma tosse desse jeito. Aspéctro asmático. Espero encarecidamente que possa me ajudar, pq o que está ao meu alcance para que ele fique bem, com toda certeza eu estou fazendo. Ah e outra dúvida o sigma clav bd seca o catarro ou ajuda a elimina-lo nas fezes? Agradeço muito a sua atenção

    Atenciosamente,
    Renata Borba

    • Prezada Renata,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar, especificamente, sobre o seu filho. Falando de forma inespecífica, uma tosse de 15 dias de duração, longuíssima para os pais, não é considerada uma tosse crônica ou arrastada para os médicos. A tosse é exatamente o mecanismo que o corpo utiliza para expulsar (expectorar) o catarro. Quanto mais fluido estiver o catarro, mais eficiente será a tosse. O melhor fluidificante de catarro é a água ou líquidos. Por isso que se deve oferecer mais líquidos a uma criança com tosse. Exatamente para que a tosse consiga remover mais catarro, mais facilmente. Quanto ao Sigma Clav BD, um dos seus efeitos colaterais pode ser o amolecimento das fezes. O Sigma Clav BD nem seca, nem ajuda a eliminar o catarro. Trata-se de um antibiótico que combate uma infecção. Esta (a infecção) pode ser a causa da produção do muco (catarro).

  171. Dr Roberto, obrigadíssima pela sua atenção, hj em especial esta fazendo dois dias em que estou administrando o sigma clav BD, No primeiro dia o meu filho evacuou uma única vez, já com características de amolecimento fecal, no entanto cheguei a supor que pudesse ser o catarro sendo eliminado, no entanto hj, segundo dia, o meu filho evacuou aproximadamente 10 vezes. Essa reação creio eu que seja por conta do medicamento, porém acho anormal demaziadamente a quantidade de vezes, estou assustada, não sei se devo suspender o remédio, ou aguardar para ver se essa reação passa. Se puder me ajudar, agradeço novamente.

    Renata

  172. Doutor Cooper meu filho estava com muita tosse com catarro a uma semana..Levei ele ao médico e foi tirado um raio x do pulmão e foi constatado um inicio de pneumonia ele teve q tomar acetilcisteína de 8 em 8 horas por 7 dias e sigma clav BD de 12 em 12 horas por 14 dias.
    O prazo de dar o xarope ja passou tres dias depois a tosse dele cessou.Qando deu 5 dias voltou novamente a tosse com bastante catarro é normal isso acontecer? sendo que ele não teve febre,nen cansaço come normal,brinca normal será q essa tosse vai continuar devo leva-lo ao medico denovo? Obrigada Doutor.

    • Prezada Jessica,
      Como demorei a lhe responder, ou seu filho melhorou, ou o levou ao médico. O que eu lhe diria é que, percebendo que a criança está bem, não se deve valorizar um sintoma isolado. Caso esse sintoma persista por um tempo maior, vale a pena consultar o pediatra.

      • olá Doutor Cooper eu levei ele ao médico dia 14-12 falei com o ped o q estava acontecendo ele fez outro raio x no meu filho,e constatou uma bronquite ele passou um medicamento o Prednilosona por 5 dias de 12 em 12 horas hj faz cinco dias q ele toma mais a tosse dele ainda persiste isso é assim mesmo? Quanto tempo dura a tosse da bronquite? Obrigado Doutor desejo ao senhor um feliz natal e que Deus continue abençoando sua inteligência parabéns!!!

      • Jessica,
        Gostaria muito de poder lhe ajudar. Mas, o blog é apenas um bom meio para divulgar informação, não sendo adequado para responder perguntas específicas sobre casos clínicos. O que eu sugiro é que não mude de pediatra e, caso não veja melhora, retorne ao seu. É importante que o médico veja a evolução do paciente. Nem sempre o diagnóstico ou a medicação estão corretos imediatamente. A evolução e resposta aos remédios, orientam o médico também. Por isso é importante ter um médico de confiança que possa ver a criança de forma continuada.

  173. Boa tarde Dr, estou com uma duvida meu filho esta com uma tosse com o peito cheio durante uma semana percebi que ele teve febre, levei ele no medico ele estava com pneumonia já estou tratando com amoxicilina hoje é o quinto dia ele tosse menos mas a tosse continua isso seria normal?

    Obrigado

    • Prezada Fabiane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha comentar sobre o seu filho. Falando de forma genérica, a tosse costuma ser o sintoma que leva mais tempo para desaparecer. Mesmo depois de totalmente curada a pneumonia, algumas crianças tossem por alguns dias. Se você tem dúvidas quanto à evolução do seu filho, converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  174. Doutor levei meu bebê no pediatra e ele falou que ela está com coqueluche, pois meu bebê só tem 2 meses de idade,e moro no Japão . E estou desesperada quando li oque eh coqueluche..o pediatra receitou para ela antibiótico e xarope por 7 dias.
    Ainda não melhorou quase nada,pois ela ta tendo crise de tosse que até se engasgou esses dias..na hora oque eu devo fazer se isso acontecer de novo? Ela tossiu tanto que o leite voltou e fiquei desesperada..oque devo fazer na hora de sufucamento?
    Nesse caso quando eh em recém nascido não eh melhor interna?
    Pois estou com tanto medo que não sei oq fazer..oque eh melhor fazer doutor????

    • Prezada Tathiane,
      A tosse da Coqueluche perdura por muito tempo, mesmo após o tratamento com antibióticos. Pode levar até 10 ou mais semanas, até que desapareça. Os chineses a chamam de “tosse dos 100 dias”. A internação só está indicada nos casos onde exista necessidade de cuidados especiais. Em geral, a maioria das crianças não precisa de internação, apesar da tosse intensa. Quanto ao fato de engasgar, não há necessidade de medidas mais agressivas como sacudir a crianças ou virá-la de cabeça para baixo. Basta dar uns tapinhas nas costas, mantendo-a no colo ou, se estiver deitada, virá-la de lado. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  175. Muito obrigado por me responder doutor..agente fica na preocupação,ainda mais aqui no Japão que os termos médicos são péssimos, e os médicos daqui são muitos ruins..
    Minha preocupação era mesmo quando ela tossia muito que vomitava e quase perdia o folego,ela ficava roxa..mas depois voltava recupera o folego..da um desespero nessas horas.
    E tava com medo de ela não recupera o folego e que chegasse uma parada respiratória, isso que estou 24hr em cima dela,não desgrudo nem um minuto..
    Eh verdade que agente tem ou não que sopra nessas horas e bater ou não bater nas costas para a criança recupera o folego? Quando começa fica toda roxa..qual o conselho doutor?

    • Tathiane,
      A tosse da Coqueluche é muito intensa e deixa os pais preocupados. No entanto, na maioria dos casos, se resolve com o tempo, sem problema algum. Diante de um acesso intenso de tosse, basta segurar a criança, mantendo a calma. Ela já vai estar muito “aflita” para resolver o acesso e tudo que ela precisa é de pais que aparentem calma, segurando-a, conversando suavemente com ela. Não há necessidade de soprar no rosto ou na boca. Uns tapinhas de leve, nas costas, podem ajudar. Quando começar a ficar roxa, mantenha a calma, em alguns segundos, fará uma inspiração profunda e a cor voltará ao normal.

  176. Muito obrigado doutor por ter me respondido tão rápido.
    Agora fiquei mais tranquila com suas resposta..
    Ainda bem que minha filha melhorou bastante,a tosse ta mais fraquinha agora e só está dando deves enquando agora.
    Eh muito bom poder contar com a sua ajuda doutor, mesmo sendo só pela net..ainda mais para nós que moramos no exterior ja eh uma ajuda e tanto..muito obrigado!!!

    • Tathine,
      Obrigado por suas palavras gentis. Mas, acho importante que busque um médico com o qual se identifique e possa estabelecer um vínculo. A internet tem limites, não substituindo uma consulta. Serve para divulgar informação e, evantualmente, tirar uma dúvida. Por isso, acho importante o esforço para encontrar um médico em quem confie. Sucesso!

  177. DR Roberto, tinha crise de asma na minha infancia e pre adolescência, pensei que estivesse curada mas agora aos 28 anos retornou uma crise muito forte. Iniciou com uma tosse no mês de Setembro/2013 que persisitiu, o otorrino me passou tratamento para rinite com Predisim e histamix, apenas em Dezembro quando procurei o Pneumologista descobri que era crises de asmas, sinto muita fallta de ar, tosse constante. Meu atual tratamento é Foraseq inalação a seco, Fiz sete dias de tratamento com Predsim e nebulização mas percebo que não há melhoras. As crises e idas ao Pronto Socorrro são constantes. Retornarei na px semana no meu médico para entregar exames e percebi que o meus leucocitos estão altos 13.700 estou muito preocupada.Se possivel, gostaria de uma orientação sobre o meu caso.

    • Prezada Adriana,
      A esta altura já deve ter retornado ao seu médico. De qualquer forma, como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma pessoa que eu não examinei. Tanto mais que sou pediatra e adultos possuem particularidades com as quais não estou familiarizado. Espero que já tenha visto seu médico e ele tenha lhe esclarecido e orientado.

    • Prezada Sabrina,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. Sugiro que converse com o pediatra para que ele lhe oriente.
      Sem falar da sua filha, apenas em tese e de forma inespecífica, quando há indicação médica (não sendo auto-medicação), a hidroxizina pode ser administrada junto com a amoxicilina, sem problema. Mas, insisto que, no caso da sua filha (ou de qualquer criança específica), toda medicação deve ser receitada ou aprovada pelo pediatra. Não recomendo que pais mediquem seus filhos sem consultar um médico.

  178. minha filha foi à pediatra que recitou amoxilina e predicin pois estava com tosse, sem apetite, febre e prostada. Hoje após 10 dias, ela melhorou muito se alimenta, não tem febre, brinca o tempo todo mas continua tossindo. O que devo fazer? Posso dar um xarope? Posso dar Stodal, já que ela já tomou esse xarope em outra ocasião?

  179. Dr Roberto eu tenho 41 anos estou com muita tosse, quando estou tossindo sai catarro é uma tosse seca, não estou resfriada eu ja tinha ido ao medico ele passou amoxilina de 500 tomei 20 comprimidos, e continuo tossindo e me sentindo muito fraca fico cansada e dando respiro tipo fechando a boca e abrindo,eu tenho medo que seja uma coisa pior, e ta me dando febre e dor de cabeça também mais quando tomo tylenol fico soando muito mais sai a febre, ja faz bastante tempo que estou assim, comprei um remedio composto de mel e extrato de própolis sabor eucalipto, agrião e guaco, e estou tomando, como estou me sentindo fraca também comprei o Centrum de A a zinco que é um suplemento de vitaminas e minerais, eu não quero mais tomar o remedio que o medico passou pra me tomar, que foi o amoxilina que é muito forte eu ja tinha tomado antes com outro medico e atacou meu estomago sentir muita dor ainda sinto, eu comecei a ficar doente 30 de novembro de 2013 ja faz bastante tempo, pq a primeira medica me passou amoxilina não fiquei boa, ai fui para emegencia o sengundo medico manda eu bater um raio x ele falou que tinha uma manxinha de catarro me passa amoxilina também, não fiquei boa, volto de novo na emegencia sou atendida por outro medico bato outro raio x ele fala que apareceu poucos catarros, me passa de novo amoxilina uma que é mais forte que foi 20 comprimido, eu terminei de tomar no dia 30 de dezembro, por isso que não quero mais tomar amoxilina pq tomei muito e atacou meu esmago, Dr Roberto me da uma dica, pois estou tomando esse mel pouco tempo nao sei se vou melhorar…

    • Prezada Marcia,
      Como o blog não substitui uma consulta e, além do mais, sou pediatra, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu caso. Mas, me chamou a atenção a quantidade de médico diferentes que já lhe prescreveram medicamentos. Minha sugestão é que escolha um médico em quem confie e siga o tratamento recomendado, retornando para ser avaliada pelo mesmo médico. Ficar trocando de médico e receita só vai confundi-la mais. Se o mesmo médico puder examina-la mais de uma vez, poderá chegar a um diagnóstico e ajustar a medicação.

  180. OLA DOUTOR
    Minha filha tem 9 meses, há algumas semanas ela estava internada tratando pneumonia, passou sete dia no hospital, fui liberada, mais a médica só passou nebulização e um antialérgico,pois no hospital ela ficou com alergia da eritromicina.Doutor minha filha continua tossindo está pior ela chega a engasgar, não sei mais o que faço me ajude, já levei minha filha à 2 médicos e nada tenho medo da pneumonia não tenha sido tratada totalmente.

    • Prezada Nataly,
      Seria irresponsabilidade minha opinar sobre uma criança que não examinei. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Pelo seu relato, você ouviu mais de um médico. Isso tende a confundir mais do que ajudar. Recomendo que escolha um pediatra em quem confie e faça o acompanhamento da sua filha com ele. Mudar de pediatra faz com que nenhum tenha um conhecimento da evolução da sua filha. Cada vez é como se fosse uma primeira vez e sua filha acaba recebendo mais remédio e exames do que precisa.

  181. Olá Dr Roberto, gostaria que me tirasse uma dúvida. A minha bebe tem sete meses e devido a duas bolinhas de pus que deu na garganta dela, o pediatra receitou amoxilina. Porém, ela apresentou uma reação alérgica, e então ele pediu para que ela tomasse hidroxizina junto que seria um antialérgico ao invés de trocar o antibiótico. A minha dúvida é se realmente não tem problema ela tomar os dois medicamentos juntos e se o antialérgico corta o efeito do antibiótico.Desde já, grata!

    • Prezada Wayna,
      Sem conhecer a criança, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o caso e prescrição de outro médico. Respodendo à sua pergunta, mas, sem falar do caso da sua filha, o uso de antialérgico não corta o efeito do antibiótico.

  182. Bom dia Dr Roberto!Achei muito interessante o seu blog e gostaria de tirar algumas duvidas na medida do possivel sobre meu filho, pois estou muito preocupada!Ele tem2 anos e tres meses e esta com uma tosse a mais de dois meses , ele tosse de se afogar , de engasgar , e as vezes ate vomita, ja esteve pior no começo , um mes para ca , aliviou um pouco, mais nao muito e o que mais chama atencao e que ele parece que vai se afogar , ja teve vezes de ter outras pessoas junto e ficarem assustadas por que parece que vai se afogar e ele tem um ganglio no pescoço , ja mostrei para pediatra dele e ela disse que nao precsava se preocupar, ja apalpei parece ser pequeno , se move de um lado para outro , quando vira o pescoçinho aparece bem, me preocupo muito com isso!Sera que pode me dar um auxilio do que devo fazer?

    • Prezada Patricia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. No entanto, uma tosse que dura dois mesese, merece ser investigada. Como as causas são múltiplas, sugiro que converse com seu pediatra e pergunte se não seria o caso de ouvir um especialista (pneumo peditra) para fazer um diagnóstico da causa da tosse.

  183. Dr.Bom dia
    Meu filho a duas semanas teve um começo de pneumonia , tomou a medicação por 10 dias no caso o antibiotico, só que de uns 4 dias pra ca tem escorrido bastante o nariz e tossindo muito, durante o dia e a noite , sera que não curou a pneumonia?

  184. Meu filho tem 7 anos e está com uma tosse a mais de 30 dias já tomou antibiótico por 10 dias tomou aerolim charope e nenhuma melhora tirou raio x o resultado foi que ele estava com os pulmões com secreção e agora começou a ter febre,mim ajude!

    • Prezado Abilio,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. O que eu recomendo é que retorne ao médico, de preferência o que já o examinou para que possa ser reexaminado e sua evolução acompanhada. Eventualmente, o médico poderá sugerir uma consulta com um especialista como um pneumo pediatra ou um alergista pediátrico.

  185. boa tarde meu filho esta com pneumonia e esta tomando claritromicina a 5 dias mais vejo que a tosse dele nao diminui o que fazer ou quanto tempo demora para da efeito?

    • Prezada Emilia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Em tese, sem falar do seu filho, a tossse é um dos sintomas que mais tempo leva para desaparecer. Mesmo depois de curada a pneumonia, a criança ainda pode apresentar tosse por 10 a 14 dias. Sugiro que converse com o seu pediatra, ele é a melhor pessoa para lhe orientar quanto ao seu filho.

  186. doutor me ajude. meu filho Arthur tem um ano e a mais de uma semana está com peito cheio. já levei três vezes ao PS e nada. sem febre, mas com tosse e muito catarro. já dei decadron loratadina e predsin…. já fiz inalação com Clenil A e berotec e atrovent. nada de melhora …

    • Prezada Núbia,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. No entanto, sugiro que procure o seu pediatra, e não o PS. No PS, cada vez é um médico diferente que se sente pressionado a medicar seu filho. Já seu pediatra poderá conduzir o caso de forma mais “suave”, avaliando a resposta (ou não a eventuais medicações) e lhe orientando. O PS é ótimo para urgências, mas não é o melhor lugar para um acompanhamento clínico.

  187. bom dia dr.Roberto, eu estou dando o medicamento chamado sinot clav para meu filho de 2 e 5 meses,só que quando eu fui colocar a medida de água eu ultrapassei o limite que vem indicado no medicamento ou seja eu praticamente enchi o frasco,queria saber se posso dar esse medicamento ou se corta o efeito por ter ultrapassado essa medida de água.

    • Prezado Chagas,
      A diluição indicada pelo fabricante é a que garante que a quantidade de medicamento em 5ml é exatamente aquela que está no rótulo e na bula. Esta é a quantidade em que o médico se baseia para fazer a prescrição. Ao diluir mais o medicamento, não será possível saber quanto do remédio existe em cada 5ml. Logo, esse frasco deverá ser desprezado, não devendo ser utilizado.

  188. Boa tarde !
    Eu tenho 30 anos de idade e tenho problemas com sinusite e laringite desde pequena, de 3 a 4x ao ano tenho crises e fico muito mal, existe alguma coisa que eu possa fazer para evitar, algum medicamento que eu possa começar a tomar assim que perceber que estou ficando ruim novamente?

  189. Meu filho tem 7 meses, ja levei no pediatra 2x, ele tosse muito e vomita, ja não sei o que fazer! A tosse ja tem 2 semanas, nos primeiros dias deu febre, dpois melhorou, mas a tosse continuou, levei ele novamente ao medico passou um dos medicamentos anteriores e a tosse continua, tenho medo dele desitratar, estou dando soro pra ele! Me da uma dica, por favor?!

    • Prezada Priscila,
      Demorei tanto a lhe responder que a situação descrita já deve ter se resolvido. De toda forma, como o blog não substitui uma consulta, eu seria irresponsável se opinasse especificamente sobre o seu filho. Me parece que você fez o correto, que é levá-lo no pediatra e retornar em caso de dúvida.

    • Prezada Risis,
      Como o blog não substitui uma consulta, recomendo que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Seria irresponsabilidade minha, opinar sobre a sua filha, sem tê-la examinado.

  190. Boa noite Dr. meu filho tem 2 anos e 5 meses, começou com secreção nasal e depois uma tosse que foi piorando muito, ao ponto de não conseguir dormir. Levei-o ao médico q receitou 5ml de Abrilar de 8 em 8h, mas li na bula q essa medida é para crianças acima de 7 anos. O que faço? devo continuar dando 5ml

    • Prezada Renata,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a receita de um paciente que eu não examinei. Como você está em dúvida (agora nem deve estar mais, porque demorei a responder), sugiro que fale com o seu pediatra e lhe pergunte como deve proceder.

  191. Estou com 31s de gestação estou com muita tosse e ao tossir dores no peito e garganta inflamada o que de Devo procurar uma emergência comum ou um emergência de referência as gestantes ? Desde já obrigada

    • Prezada Amanda,
      Como me fez a pergunta ontem, suponho que já tenha resolvido a questão. Sugiro que, quando em dúvida, fale com o seu obstetra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Caso não o encontre, você pode ir a uma emergência comum. O médico terá apenas a cautela de, na eventualidade de prescrever algo, pesquisar se o medicamento é compatível com a sua idade gestacional.

  192. Meu filho tem 03 anos e 8 meses e tem uma tosse que está presente praticamente todo mes. A pediatra diz que e normal,que é por causa da escolinha.Mais eu queria levá-lo a um especialista,mais não sei qual seria.. Por gentileza,me indique um.
    Grata..

    • Prezada Silma,
      Converse com seu pediatra e diga que, apesar de ser normal em função da escolinha, você gostaria de ouvir um especialista. Acredito que o primeiro especialista a ser ouvido seria o pneumologista pediátrico. Caso ele diagnostique um processo alérgico, poderá ouvir um alergista pediátrico. O melhor seria que a recomendação viesse do seu pediatra para que ele, se for o caso, possa conversar com o especialista.

  193. Boa noite Doutor, estou muito preocupada com meu irmão está com tosse seca a 4 meses e sempre que vai ao pediatra ele passa um xarope diferente que nunca melhora a tosse, meu irmão tem 13 anos. os medicos não pedem exames nem nada, mal escutam a gente, o que posso fazer ?por favor me ajude. obrigada.

  194. boa noite doutor, minha filha tem 6 anos e por quatro noites seguidas, quando esta dormindo, acorda uma vez na noite tossindo e engasgada… passo um sufoco danado…. lendo algumas reportagens, vi que poderia ser refluxo… amanhã levarei a um gastro… o que o senhor falaria a respeito? grato…

    • Prezado Fabrício,
      Infelizmente, falaria pouco porque o blog não substitui uma consulta. Me parece apenas que quatro noites é um tempo curto para se pensar em um diagnóstico de refluxo. Sempre é possível, mas um simples resfriado ou tosse de origem alérgica poderiam gerar um engasgo numa criança. Recomendaria uma consulta com seu pediatra, antes de buscar um especialista.

  195. Meu filho de 2 anos e 3 meses esta a 5 dias com febre ,ja levei na emergencia a medica me falou que era sinusite bacteriana ,na emergencia tomou dipirona injetavel e nebolizaçao,maas a febre nao passou ,receitou amoxilina de 250 ml e soro fisiologico para lava as narinas e dipirona pra febre. Maas essa febre nao baixa!!! Gente !!! Meu Deus!! E normal isso gente?!!!

    • Prezada Ana Paula,
      Como demorei a lhe responder, a esta altura, a febre já deve ter passado e seu filho deve estar bem. Mas, a febre pode durar mais do que 5 dias, principalmente nas doenças virais, para as quais o antibiótico não faz nenhum efeito.

    • Prezado Almir,
      O esforço para escarrar pode provocar vômitos, sem que seja algo grave. Mas, se tem dúvidas, consulte o seu médico. Como o blog não substitui uma consulta, ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  196. Meu nenem tem 2 e 8 meses, está com tosse a quase 2 meses a princípio parecia um simples resfriado, dei antibiótico que melhorou um pouco, agora voltou a tossir isso ocorre mais durante à noite. Parece que aumenta a produção de saliva e fica como se estivesse voltando ai ele fica engolindo respira com dificuldade e começa a tossir, nestes dois últimos dias teve febre baixa, mas esta comendo normal, porém eu estou muito preocupada.

    • Prezada Karen,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu nenem que eu não conheço, nem examinei. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  197. Bom dia Dr Meu filho tem três anos e três meses, tem bronquite, fazia tratamento com pneumo e toma singulair baby mas o pneumo suspendeu. Teve uma ótima melhora com esse tratamento , mas agora voltou de novo. Acabei de vir do pediatra e foi passado para ele administrar CLARITROMICINA e inalação , pois esta com pneumonia. Não foi receitado predsin nenhum corticoide e gostaria de saber se posso administrar predsim o dexametasona junto com a claritromicina. Ele tosse muito e está cansado.
    Agradeço desde já .

  198. Olá doutor meu filho tem 2 anos e 2 meses já faz mais de um mês que está gripado e tossindo levei ele a pediatra e ela primeiro passou um xarope torante e um spray nasal e mandou dar aerosol com 2 gotas de berotec tudo bem foram dez dias e nada de melhorar retornei lá e dessa vez ela passou antibiotico corticoide bombinha pra boca e nariz e xarope pra ele tomar tudo junto suspeitando de alergia quero saber o q faço ele continua tossindo o nariz voltou a escorrer uma coriza estou muito aflita sera que meu filho realmente esta com alergia ? Agradeço

    • Prezada Leonise,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre seu filho. Sugiro que retorne à pediatra ou que busque uma segunda opinião, com outro pediatra de confiança. Somente um médico que ouviu a história detalhada e realizou o exame físico do seu filho, poderá lhe orientar.

  199. Boa tarde Dr Roberto, tenho uma filha de 3 anos e 7 meses, que a aproximadamente 2 meses deu 2 infecções de garganta, tomou amoxilina clavulanato e por fim não estava resolvendo o pediatra receitou CECLOR e com esta 2ª infecção de garganta veio a tosse levei então no pediatra ele indicou o DECONGEX xarope este ajudou a expectorar, mas passadas 1 semana continuou com a tosse e a febre a infecção da garganta sarou, suspendi o decongex e estou dando o AMBROXOL xarope, levei ela no postinho de saúde na 2ª feira dia 14 passado e o médico passou um raio x do tórax que deu uma secreção no pulmão segundo o médico seria a secreção da tosse que ela não consegui cuspir e , então devido ela já ter tomado vários antibióticos nos últimos dias ele passou uma benzetacil, mas foi só na 2ª ela não deu febre, agora continua, não sei mais o que fazer, o nariz escorrendo uma coriza verde, a tosse persistente e a febre também, está se alimentando normalmente, para a febre estou dando o DIPRIN, liguei para o pediatra dela e ele informou que pelos próximos 21 dias ela não pode tomar mais antibióticos, mas qual exames posso fazer para saber onde está a infecção,não durmo a noite com medo da febre dela aumentar, faço compressas de gelo e dou banho morno mas de pouco adianta, por favor me dê uma luz, agradeço pela atenção.

    • Prezada Janynna,
      Percebo sua preocupação natural de mãe. No entanto, como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a sua filha. De um modo geral, sem falar da sua filha, crianças podem ter infecções produzidas por virus, que não respondem a antibióticos. A febre, é uma reação saudável do corpo e não precisas ser combatida como se fosse uma inimiga (leia meu post sobre febre). A tosse costuma ser o último sintoma a ir embora e muitas mães ficam aflitas, dando remédio demais para seus filhos. O que eu recomendo é que converse com o pediatra que a conhece. Ele é a melhor pessoa para lhe tranquilizar e orientar.

  200. Olá Doutor, me ajude por favor, meu filho tem 1 aninho,, ficou resfriado e com muita tosse, só que ele não toma o xarope, ele vomita, tudo oque come de sólido está vomitando, e as vezes quando tosse vomita de novo, estou preocupada, me ajude por favor, tenho medo de pneumonia!!

    • Prezada Rafaela,
      Como já se passaram 7 dias desde que fez a sua pergunta, suponho que seu filho já esteja melhor. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que, numa próxima ocasião em que seu filho apresente algum sintoma, você o leve ao pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

  201. Dr. minha filha tem 4 anos foi internada para tratar de pneumonia, ficou internada 7 dias. Está a 2 dias em casa mas seu abdomen está volumoso, parece que está cheio de gases. Já dei remédio para gases mais não adianta. Tudo o que ela come incha ainda mais, no entanto ela se alimenta bem e não chora.

  202. Meu filhoo tava com uma tosse muito chatinha,ai na terça feira levei ele na upa mais proxima pois ele além da tosse ,tava gripadinho e tendo febre…la eles tiraram raio-x e constaram q nao tinha nada no pulmão dele e me receitaram XAROPE,na quinta feira levei ele na pediatra dele la ela constatou q ele estava com bronquite entao vieram muitos remedios pra mim medicar ele,AMOXICILINA,BOMBINHA”SALBUTAMOL”,PREDNISOLONA E POLIVITAMINICO….MAIS estou achando muito estranho ela diaguinosticar tao cedo uma bronquite e logo de cara receitar bombinha “SALBUTAMOL”Pra ele 3bombadas.de 4em 4horas!
    Me ajuda por favor estou de mãos e pés atados =/ e muito preucupada pois todos me falam q esses medicamentos sao muito forte pra ele.
    Obs.: MEU FILHO TEM 6MESES !

    • Prezada Taciane,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a seu filho. Sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Quando indicada, a bombinha com espaçador é uma ótima estratégia para cuidar de bronquite. Mas, insisto, tire suas dúvidas com sua pediatra.

  203. Dr meu filho tem dois meses e faz cinco dias que levei meu filho medico e passou amoxicilina por dez dias e fosfato sódico de prednisolona porém continua tossindo e com peito cheio de catarro e se ingasga quando tosse e que posso fazer

  204. Eu tenho um filho de 5h meses e tá com tosse nariz escorrendo, não tem febre fui ao médico.e ele passou fosfato sódico de prednisolona , só que percebi q dou o remédio e parece q solta, mas como não sabe cospir ai fica só na garganta ataca mas a noite , tem dois dias q ele não dorme direito ai quando pega no spno ele tosse e as vezs se engasga tá muito enjoado o dia todo no colo.Bom queria saber a o médico falou q ele tá com bronquiolite será normal tossir mas após o remédio e ele ficar assim chatinho pra dormir, mandiu dar 3ml 5 dias hj é o terceiro dia .estpu muito preocupada e faço tbm inalação com soro 6/6 hras .

    • Prezada Roseli,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o seu filho. O que posso lhe dizer é que o quadro de Bronquiolite dura um pouco mais do que um resfriado comum, em torno de 12 a 14 dias. Mas, converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar.

    • Obrigado Dr ..Mas o maior problema disso tudo q eu o levei ao upa e ele mandou dar só 5 dias, mas ele tá tossindo muito chega a se engasgar hj então ele estava mamando e se engasgou chegou a ficar roxo entrei em desespero…Mas muitíssimo obrigado adorei a explicação.

    • Prezada Raissa,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha opinar sobre o que me descreveu que acontece com você. Sugiro que procure um médico para que este possa lhe examinar e orientar.

  205. Dr. Roberto, boa noite, estava procurando explicações para a tosse do meu filho q vai e volta e encontrei essa página… se o sr. puder me dar uma orientação…?
    Meu filho,fazendo uso se Singulair e Seretide já há um mês, ele é muito alérgico, diante dos exames q só apresentaram alergia a médica prescreveu esses dois medicamentos, só q a tosse volta , eu estou medicando-o novamente com Predinisolona q é o único medicamento q faz a tosse sumir, estou preocupada, pois já estou no terceiro dia do mesmo e a tosse persiste, me ajude!

    • Prezada Regina,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha opinar sobre a tosse e medicação do seu filho. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Crianças com alergia exigem uma certa continuidade do acompanhamento para que o médico possa ir “tateando” e avaliando o que funciona e o que não funciona. Mas, se sentir insegurança com relação ao médico ou tratamento, busque uma segunda opinião.

  206. Oi Dr.Roberto,faço tratamento do meu filho há 1ano com um pneumologista ele me receitou cetotifeno, salbultamol,budesonida ,atrovente tdo em usao inalatorio de uma vez ,foi bom durante as crise dele (era uma tosse constante,chegava provocar vomito ,perdia o folego).estou com medo de continuar medicando meu filho ele tem apenas 5 anos,nao senti segunrança nesse medico…
    Dr. Roberto esses medicamento é prejudicial a saúde .ou seja pode ser q venha desenvolver algum problema serio no futuro…..obg

    • Prezada Gisele,
      Como o blog não substitui uma consulta, seria irresponsabilidade minha comentar a prescrição feita. Se não sente segurança no médico, procure um em que se sinta mais segura. Confiança no médico é fundamental.

  207. minha bebe esta com 1 no e tres meses, ela esta com tosse e nariz escorrendo o medido receitou p ela maleato de dexclorfniramina + betametasona mais na bula fala que e para maiores de 2 ano faz mal se eu der p ela ? muito obrigado

    • Prezada Vanessa,
      Já se passaram muitos dias desde que deixou seu comentário no blog. Como o blog não substitui uma consulta médica, seria irresponsabilidade minha comentar sobre uma receita de criança que eu não examinei. Se você tiver dúvidas, pergunte ao seu pediatra ou vá em outro, para ouvir uma segunda opinião.

  208. Olá Doutor, minha filha tem um ano e quatro meses e tosse a noite e pela manhã, o que pode ser? Durante o dia é uma criança super ativa e não aparenta cansaço ou dificuldade para respirar, já a noite o nariz parece que congestiona. Posso limpar as narinas com sorinho e fazer inalação? Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s