BROTOEJA

A brotoeja é uma alteração na pele, típica do calor. Por quê, com a chegada do inverno eu resolvi falar sobre uma situação que está relacionada com o calor? Porque, muitas mães, preocupadas com o frio, vestem seus filhos com roupas ou agasalhos demais. Não raro, essas crianças transpiram e apercem com umas bolinhas na pele. Como não é verão, os pais nem pensam em brotoeja. Já imaginam coisas como alergia, micoses, infecções de pele. Portanto, bolinhas que aparecem depois de um dia onde seu filho ficou muito agasalhado, pode ser uma simples brotoeja. Na dúvida, sempre procure seu pediatra.

O que é a brotoeja? Nada mais do que uma obstrução à saída do suor. Como temos glândulas sudoríparas espalhadas por todo nosso corpo, a brotoeja pode se manifestar em qualquer lugar. O mais comum é onde fica mais quente, como embaixo do queixo e no pescoço, nas costas (o bebê fica deitado e esquenta), no tronco (bebê muito agasalhado). Existem três tipos de brotoeja com aspectos diferentes entre si:

  1. Brotoeja cristalina- se manifesta com pequenas bolinhas que aparentam ter líquido claro (cristalino) dentro delas. Não apresentam nenhum sinal de inflamação (vermelho). Este tipo de brotoeja é provocado quando a obstrução do suor é bem supreficial. A foto acima é de uma brotoeja cristalina.
  2. Brotoeja rubra- se manifesta com bolinhas mas com sinais de inflamação ao redor destas (vermelho). Nesta situação, a obstrução do suor é um pouco mais profunda e está acompanhada de um reação inflamatória (foto à direita).
  3. Brotoeja pustulosa- é uma variante da brotoeja rubra, mas com muito mais inflamação e, não raro, alguma infecção.

Com exceção das brotoejas pustulosas que podem exigir tratamento mais específico, a grande maioria das brotoejas não exige tratamento algum. Basta adequar a temperatura ambiente (ar condicionado quando for o caso) ou a quantidade de roupas, para que a brotoeja desapareça em até duas semanas. Banhos tépidos podem ajudar, assim como o uso de pasta d’água ou talco líquido (atenção- nunca, em hipótese alguma, use talco em pó com seus filhos).

O melhor, como sempre, é prevenir. Evite ambientes muito quentes ou aquecidos, agasalhar demasiadamente a criança e o uso de emolientes ou pomadas que podem obstruir os dutos das glândulas sudoríparas.

Em tempo- o nome “chique” da brotoeja é miliária.

Se você tiver alguma dúvida ou comentário, envie-o para mim. Sempre gosto de saber se o que escolhi para postar é de alguma utilidade para os pais.

 

 

23 pensamentos sobre “BROTOEJA

    • Prezado José Augusto,
      Sugiro que procure um dermatologista com experiência em doenças de pele. Alguns dermatologistas se tornam excelentes especialistas em questões cosméticas, também muito importante, mas acabam vendo menos casos de doenças de pele. Você pode procurar uma boa recomendação junto a seu clínico. Ele saberá lhe indicar um dermatologista que deverá ser capaz de fazer o diagnóstico do que tem e orientar o tratamento.

  1. Dr.Roberto Cooper.
    Meu bebê de 2 meses e 7 dias esta com manchas avernelhadas nas curvas dos braços,barriga,joelhos e pernas e no local onde elas apareceram a pele começou a ficar aspera e a soltar a pele ( seca ). O curioso é que ela fica bem vermelha quando ele sai do banho ou quando ele chora muito. Por favor,gostaria que me ajudasse, ja estou sem saber o que fazer.
    Agradeço.

    • Prezada Ana,
      Sem conhecer a história e examinar pessoalmente uma criança, é impossível dar uma opinião responsável. Por esse motivo, o blog não substitui uma consulta médica. Recomendo que converse com seu pediatra a respeito do que me descreveu. Espero que compreenda essa limitação do blog.

    • Prezada Clédja,
      O talco não é recomendado porque sempre que é utilizado, produz uma nuvem (visível ou invisível) de partículas em suspensão no ar e o bebê ou criança respirarão este ar. O talco pode provocar irritação ou alergia das vias aéreas. É como se, ao utilizarmos o talco, estivéssemos “poluindo” muito o ar que o bebê irá respirar. Existem produtos, chamados de talcos líquidos, que permitem a aplicação, sem a produção dessa “nuvem de poeira”.

  2. meu bebe de 40 dias está com varias bolinhas na cabeça e diferente das brotoejas espaçadas do pescoço, elas são bem juntinhas, tenho usado aquecedor no quarto, mas como desligo o aquecedor de madrugada, deixo meu bebe com dois cobertores, sera que estou superaquecendo o pequeno? aqui é muito frio, a casa também é gelada, então não poupo cobertores, nas roupinhas, aboli as tocas de lã e uso só os macacões. Nas brotoejas do pescoço o pediatra do meu filho pediu para não usar nada, mas agora nas da cabeça, são muitas, o que faço?

    • Prezado leitor ou leitora,
      Sugiro que mostre essas lesões para seu pediatra ou peça a ele uma orientação. O blog não substitui uma consulta médica porque falta um detalhamento da história e o exame físico. Por melhor que seja a sua descrição, é importante examinar a criança. Espero que compreenda esta limitação do blog/internet. Por outro lado, seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar.

  3. ola doutor fiz uma tatuagem e devido o plastico PVC esquentou muito a minha pele deu pequenas bolinhas, quem viu disse que era brotoejas utilizei entao a famosa pasta d’agua, ela apenas muchou as bolinhas porem a marca continua um pouco mas fraca mais continua..gostaria de saber qnto tempo demora para desaparecer totalmente e se deixa alguma marca.
    obrigada

    • Prezada Amanda,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que procure um dermatologista. Pela internet é impossível ou até irresponsável opinar sobre um caso específico. Espero que compreenda esta limitação do blog.

  4. Bom dia Doutor .
    Doutor minha filha fez uma cirurgia plastica nos seios (silicone) e deu alergia ao micropore devido os curativos e etc…em volta onde ficava a fita (micropore) ficou manchado tipo marcado direitinho o formato da fita na pele, isso sai ou é necessario um clareamento com dermatologista?

  5. Dr. Estou a quase 3 semanas com tratamento para brotoejas no meu baby , banhos com maizena , roupinha arejada e cutisanol.. não vejo melhora significativa..não sei mais o que fazer levei no dermatologista no pediatra e não saio desse tratamento , tem outras sugestões?

    • Prezada Janette,
      Como o blog não substitui uma consulta médica, não posso comentar sobre o seu bebê, especificamente. Mas, roupas arejadas e o uso de alguns produtos (pasta d’água líquida ou um talco líquido- nunca um talco em pó!) costumam resolver. Alguns bebês transpiram mais do que os outros, tornando o controle da brotoeja mais difícil. Se, apesar de tudo, a brotoeja persistir, seria bom retornar no dermatologista para que seu bebê seja reexaminado e o diagnóstico confirmado.

    • Prezada Geisa,
      O bom senso recomenda que aguarde até que a sua pele esteja inteiramente saudável. Para que correr o risco de algum tipo de complicação (como uma infecção), fazendo uma tatuagem em pele que já está com alguma alteração?

  6. Dr eu tenho brotoeja certo e queria saber se posso fazer tatuagem com ela ou nao? pq ja fiz tratamento e nao sarou e ja faz uns 2 anos q tenho brotoeja me ajude por favor obrigado.

    • Prezado Renato,
      Sugiro que consulte um dermatologista antes de fazer uma tatuagem. Primeiro, para ter certeza de que o que tem é brotoeja. Segundo, para saber se a tatuagem traz algum risco ou se precisa tomar alguma medida preventiva para que a tatuagem possa ser feita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s