COMO DESMAMAR SEU FILHO

Primeiro,é preciso deixar bem claro que amamentar seu filho é muito importante, por diversos aspectos. Não só a parte nutricional ( o melhor leite que seu filho pode receber), mas também o aspecto imunológico (seu leite tem elementos que protegem contra a infecção), quanto o lado emocional do contato íntimo, fazem do leite materno o alimento mais adequado para o seu bebê. Portanto, se puder amamentar exclusivamente ao seio, até os 6 meses de vida do seu bebê, faça-o sabendo que é o melhor (veja o post de 19/2- Amamentando o seu bebê).

Mas, chega uma hora em que a criança já cresceu e ainda está mamando no peito da mãe e é preciso desmamar. Vamos a algumas dicas.

1-      Faça o desmame do seu bebê quando você achar que deve. Isto é, não existe época certa ou exata para o desmame de uma criança. Em geral, as crianças vão desmamando aos poucos e, quando chegam a um ano de idade, não mamam mais no seio da mãe.

2-      Se decidiu desmamar, desmame! Muitas mães, com crianças já grandes (com dentes!) chegam à conclusão que devem desmamar seu filho ou filha. Mas, na hora de fazê-lo, imaginam um modo lento e gradual, que não “traumatize” a criança. Só existe um modo de desmamar que é parar de dar o seio.

3-      Converse com seu filho ou filha, informando que ele ou ela já estão grandinhos e não precisam mais mamar na mamãe. Que, a partir de agora, vão comer a comida que precisam com a colher e beber o leite, no copo.

4-      Se o desmame é para bebês entre 6 meses e um ano, pode ser feito progressivamente. Isto é, substitua uma mamada por um leite ou comida (veja com seu pediatra) e vá aumentando, gradualmente, o número de vezes em que troca uma mamada por outro alimento.

5-      Se precisar desmamar porque vai voltar a trabalhar, procure um pediatra para lhe orientar com relação a como estocar o seu próprio leite ou qual o complemento que deve usar.

Mantenha todo o carinho que tinha ao dar seu seio, para a hora da comida. Continuará sendo uma hora de relacionamento e interação, muito importantes. Tente fazer com que a família inteira coma junto, desde muito cedo.

104 comentários sobre “COMO DESMAMAR SEU FILHO

  1. Boa tarde, Dr. Roberto!
    Achei muito interessante o seu blog. Parabéns!
    Gostaria de lhe relatar o meu caso com relação ao desmame do meu filho e solicitar alguma orientação, se for possível.
    Meu filho hoje está com 1 ano.
    Até os 4 meses mamou exclusivamente no peito. Com 5 meses foi para a escolinha, quando começou a comer frutas e papinhas sendo que as mamadas foram reduzidas para a manhã e à noite, antes de dormir.
    Desde o 1° mês ele já dormia 6 horas por noite.
    Aos 3 meses ele já dormia 8 horas, sem acordar e sem mamar.
    Depois, já dormia de 10 a 12 horas, continuando a mamar somente ao acordar e antes de dormir.
    Aos 10 meses estava praticamente desmamando sozinho, pois não mamava mais do que 5 minutos.
    Contudo, antes de completar 11 meses, após uma crise de chiado (que não foi a primeira) seguida de um forte resfriado e uma otite, ele começou a acordar várias vezes durante a noite e só voltava a dormir mamando.
    Hoje ele acorda no mínimo 2 vezes por noite para mamar, e aos finais de semana, quando estou em casa com ele, ele quer mamar a toda hora, principalmente quando está com sono, e fica mamando por quase meia-hora.
    Eu quero muito desmamar, acredito que já está na hora, mas não quero que isso seja traumático pra ele. Já tentei, mas a choradeira foi horrível.
    O que mais me chama a atenção é que ele “regrediu” nesse aspecto. Ao invés de evoluir para o desmame total, voltou a mamar como não fazia há muito tempo, principalmente acordando à noite.
    Gostaria de ouvir a sua opinião sobre isso.
    Agradeço antecipadamente a atenção.
    Sandra

    • Prezada Sandra,
      Farei um comentário sobre o que relatou, lembrando que a melhor pessoa para lhe orientar é o seu pediatra. Pelo que contou, seu filho ficou doente em torno dos 11 meses, quando o seu padrão de mamar se modificou. Me parece normal ou espeado que, diante de uma situação nova e desconfortável (chiado, resfriado e otite), tenha procurado sua primeira fonte de conforto- o seio. Tendo retornado ao seio, agora ele não quer mais deixar de mamar. Ele não tem motivos para deixar de mamar. Ele gosta, lhe dá não só algum alimento, como um contato tranquilizador com você. Por que deixaria esse “paraíso” para comer comidinha? Nós, adultos, temos um racional para explicar e justificar porque é importante que progrida nos seus hábitos alimentares. Ele, não. Portanto, não tenho nenhuma fórmula mágica para lhe sugerir. Acredito que a decisão será mais sua do que dele. Deve comunicar essa decisão a ele, com muito carinho e, não ceder à choradeira. Dificilmente ficará traumatizado, mas, passará por uns dias de irritação e frustração. Se não estiver preparada para esse frustração do seu filho, adie um pouco a decisão do desmame, sabendo que, muito provavelmente, passará por isso mais adiante. Sucesso!

      • Dr. Roberto, muito obrigada pela pronta e atenciosa resposta.
        Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!
        Abraço,
        Sandra

    • sou ma de 22 anos a minha filha tem os 2 anos e ainda mamar no peito ela não lagar o peito já tentei varias fez pois ela faz um escatalo chora se joga no chão e não para e ainda ela fica doente e logo dou o peito pra ela para com isso já convesei com ela que já esta grande e não dar pra mamar no peito e acabou o leite mesmo assim ela continua e descobri que eu estou gravida de 2 mes já é outro leite a minha filha não pode mas mamar como faço pra ela parar de mamar

      • Prezada Maira,
        Não há regras. Mas, é uma decisão que você precisa tomar e não a sua filha. Quando você tomar essa decisão e se sentir preparada para enfrentar a reação da sua filha, sem ceder, converse com ela e pare de dar de mamar. Sustente sua decisão, sem abrir exceções ou concessões, por alguns dias e a sua filha vai se adaptar.

  2. Dr. Roberto,
    Estou no processo de desmame de minha filha e sei que isto deve ser feito de uma vez só (mais quando ela tem 1 ano e 10 meses). O que não sei o que fazer é com meu peito que fica cheio e começa doer. Obrigada.

    • Prezada Catalina,
      Sugiro que converse com o seu ginecologista para ver se ele tem alguma recomendação ou orientação. Se você vive em uma cidade onde exista um banco de leite humano, doar poderia ser uma ótima ação. Espero que consiga desmamar e evitar problemas com seus seios.

  3. Olá Dr., minha filha está com alergia a leite e ovo, então decidi que o melhor é desmamá-la. Ela acabou de completar um ano e só mamava uma vez à noite. Gostaria de saber se simplesmente deixo de dar o peito e o leite seca ou se devo fazer alguma outra coisa para o leite secar (já não tenho muito leite, até porque ela só está mamando mesmo uma vez ao dia)…

  4. ola dr. meu filho tem 1 e 5 meses , e preciso desmama-lo pois estou gravida e logo em maio nascera a irmazinha dele. Conseguie tirar o peito a noite , mas no soninho da tarde nao sei como fazer. o que o senhor me sugere pois ate agora ele ja esqueceu do peito a noite. por favor me ajude.

    • Prezada Eliza,
      Acredito que somente conseguirá desmamar seu filho quando esta decisão estiver bem consolidada em você. Isto é, o método de desmamar uma criança de 1 ano e 5 meses é parando de oferecer o peito. Antes, uma conversa tranquila, explicando que ele está grande e não precisa mais mamar na mamãe. Apesar da pouca idade e do provável pouco entendimento, esta conversa é importante. A partir dela, deve simplesmente não oferecer, nem ceder aos pedidos e choro do seu filho. Não há outro modo, infelizmente. Claro que pode e deve tentar oferecer uma mamadeira com leite (melhor que não seja o seu para não ter um segundo trabalho de mudar de leite), para o soninho da tarde. Serão alguns dias mais difíceis e depois seu filho se adaptará.

  5. ola DR roberto tenho menino 2 anos e um mês e esta me dando maior trabalho para o desmame;ja estou naquela fazer de me sentir estressada ao amamentar,nao durmo direito acordo varias vezes a noite para amamentar,o mesmo não toma mamadeira de jeito nenhum ja tentei todas as opções.mais se alimenta bem com almoço ;janta sucos e lanches. ele e um bebe muito agitado e com a personalidade forte;vai para creche mais nao larga o mama e isto acaba me irritando ainda mais, ja passei algumas substancias amargas mais nao resolveu.o pediatra me disse que e simples e so nao dar.falando e facil mais a pratica e dificil ver ele chorando desesperado o ontodentista disse tem que tirar mesmo tenho procurado ajuda em todo lugar mais parece impossivel.to tentando as dicas.
    .

    • Prezada Marcilene,
      Esperar que seu filho, voluntariamente, tome a decisão de parar de mamar, me parece algo pouco realista. Ele tem 2 anos e um mês, saudável, come bem, parece bem integrado na creche, tudo que um menino que esteja bem faz. E ele ainda gosta de mamar! Pois bem, a decisão terá que ser sua. Terá que ser uma decisão unilateral, imposta a ele. Sugiro que você reflita muito sobre isso. Pense no benefício que já produziu, dando de mamar para ele e, agora, no potencial malefício (odonto, psico etc.). Fora isso, você não quer mais dar de mamar, o que é muito compreensível. Pense que para o bem dele, agora é a hora de parar. Convencida desta decisão, converse com ele, carinhosamente. Explique que ele já é grande e que não precisa mais mamar. Talvez ele não entenda tudo e, certamente, vai continuar pedindo. Mas, é importante esta etapa. Feito isso, você tem que resistir a todas as chantagens e choros dele. Mostre a ele que você está do lado dele, presente, mas que não tem mais peito para mamar. Caso você cheda ao choro dele, tudo volta à estaca zero. Portanto, é seu papel como mãe amorosa, desmamar seu filho. Não se trata de um ato de desamor. Pelo contrário, seria desamor continuar a dar seu peito para seu filho! Sinta-se bem por estar fazendo o que é preciso fazer. Lhe faço uma pergunta absurda- se o seu filho estivesse na beira da janela e você o pegasse firmemente e ele começasse a chorar, desesperado, esperneando, batendo em você, pedindo para soltá-lo que ele quer pular, você o soltaria? Nunca! O ato de amor nem sempre é fazer o que os filhos querem, mas o que eles precisam de nós. Sucesso!

      • Olá Doutor, estou na Mesma situação da Marciele.
        Há 3 dias falei para minha bebê que não podia mais dar leite do peito, pois estava machucando, disse que ela já é grandinha e não precisa mais.
        Durante a conversa ela começou a chorar e esperneou, chorou durante 40 minutos. Foi difícil.
        Já passei por isso outras vezes, e cedi.
        Agora ela tem 2 anos e meio. Sei que deixei muito tempo passar.
        Estou sendo firme, às noites são mais difíceis, pois estamos ambas cansadas… Mas depois que a birra acaba é gratificante, ela fica no meu colo tomando leite da mamadeira, eu faço carinho nela e canto, deito ao lado dela na cama, ela vai pegando no sono e dorme.
        Sinto que ela dorme melhor, mais tranquila. Pois o ato de amamentar não estava mais prazeroso para nós duas, ela está grande, fica pesada, eu ficava imóvel por muito tempo para ajudá-la a pegar no sono, e ela não se acomodava tão bem no meu colo, ou deitada ao meu lado na cama ao mamar.

        Sinto que estou fazendo algo muito importante para o desenvolvimento dela.
        Vou permanecer firme.

        Muito Obrigada pelos conselhos dados e respostas às mamães.
        Estão sendo muito importantes!

      • Prezada Brenda,
        Obrigado por compartilhar sua vivência. Tenho a certeza de que seu depoimento vai ajudar às mães que estão passando por uma situação semelhante. Pelo visto ambas descobriram que carinho e amor não é uma exclusividade do peito. Principalmente em crianças que não são mais bebês. Sucesso!

      • Olá Dr. estou com o mesmo dilema de várias mamães aqui, tenho um “bebê” de 1 ano de 10 meses, e estou querendo desmama-lo, pois estou ficando muito cansada, ele mama basicamente a noite, toma mamadeira, come muito bem. Mas é apaixonado pelo peito, e acho que criei um vinculo tão grande com ele, que só de pensar na possibilidade de não ter mais este momento, eu fico arrasada. Trabalho fora e tenho pouco tempo com ele, então fico com medo de perder esse afeto (dependência) que ele tem por mim. Adoro amamenta-lo mais acho que ta prejudicando ele. Enfim, obrigada por publicar esta matéria, me ajudou muito…

      • Prezada Leolina,
        Eu é que agradeço sua participação tão franca. O que você menciona, é muito frequente. Muitas mães, só de pensarem em não ter mais esse momento, ficam arrasadas. A questão, em geral, é muito mais das mães, do que dos filhos. Claro que vão reagir no momento do desmame, mas, a reação deles será passageira e perceberão progresso nesse desmame. Deixam de ser bebês para assumirem um novo “status”. Já para as mães, é uma perda. Pior, esse novo “status” é o começo de uma independência que, ainda que desejada pelos pais, é vivida de forma ambígua. Dito isso, por mais que tentemos elaborar meios menos traumáticos, só há um jeito de desmamar: avisando ao seu “bebê” e parando! Só faça isso quando estiver convencida de que resistirá tanto aos apelos dele, quanto aos seus. Se não estiver pronta, nem tente. Vai ficar frustrada e confusa. Pegue coragem e dê o passo. Vai dar certo. Sucesso!

  6. Bom dia Dr. Roberto, minha filha tem 1 ano e 8 meses……e acordava 3 a 5 vezes por noite para amamentar….e só sabia dormir mamando…… parei de dar de mama faz 11 dias……mas minha filha ainda não consegue dormir sem fazer um escândalo……chora muito antes de dormir…..mesmo eu estando do lado dela……ela já nem pede mais peito……e sempre fala tetê tá dodói mas a mamãe está aqui……ela detesta mamadeira…..e qualquer tipo de leite….mas se alimenta muito bem…..só dorme sem chorar no carro…..mas de noite é um caos…..não sei mais o que fazer……já tentei fraldinha, ursinhos, bonecas, o pai dela……e nada……ela chora até cansar e dormir……até sai da cama e vai para o sofá e dorme sozinha……..como posso melhorar essa situação? Agradeço muito se me ajudar…..obrigada!

    • Prezada Paula,
      Não tenho respostas mágicas! Principalmente quando, me parece, você está fazendo tudo certo. O mais importante é você perseverar, sem voltar atrás e oferecer o seio. Também é fundamental que ela perceba que você está por perto e não “sumiu”. Talvez seja a hora de usar sua criatividade e ousar um pouco também. Quem sabe, durante o dia, longe da hora de dormir, você comenta como ela é uma menina grande e que não é mais bebê. Quando ela comer algo, elogie, dizendo que ela já come como mamãe e papai. Coma junto com ela e mostre que ambas comem igual. Depois, de forma muito “natural” comente que bebês pequenos não sabem comer como ela e precisam mamar. Também pode comentar quando for escovar os dentes, dizendo que os dentes servem para comer e que bebês não têm dentes e, por isso, precisam mamar. Enfim, são ideias que me ocorreram. Não necessariamente irão funcionar, mas é importante tentar coisas diferentes. Na hora de dormir, pode estabelecer um ritual de ler um livro com ela. Algo mais tranquilizador em que fiquem juntas. Se ele quiser mamar (vai querer) diga que ela já cresceu e não precisa mais mamar. Diga que você está ali do lado dela e que não vai embora. Paciência e criatividade! Sucesso!

  7. Obrigada Dr. Roberto, fico mais tranqüila em saber que não estou errando tanto…. Preciso realmente encontrar um novo ritual de sono. Ela já não pede mais o peito, porém chora na hora de dormir ou acaba dormindo de tanto cansaço. Logo que encontrar volto e conto. Por enquanto digo que ela já é grande….e não precisa chorar….faço comparações com adultos, princesas e etc…… Obrigada!

  8. Dr, estou passando por uma situação muiito complicada meu filho tem 1ano 9meses e eu ja tentei desmamar outras vezes mais ele chora até por uma hora sem parar e isso é muito doloroso pra mim, ele se alimenta muito bem come tuudo e toma leite antes de dormir mais o problema são as mamadas da madrugada ele acorda 3 a 4 vezes a noite não seii como desmama-ló.
    obrigado.

    • Prezada Mãe do Isac,
      Me parece que, primeiro, você terá que tomar essa decisão. Tomar a decisão significa esta convencida de que é o que deve fazer e preparada para as consequências. Sem isso, vai fazer tentativas que só a deixarão mais confusas. Uma vez tomada a decisão, só há um meio de desmamar o Isac- desmamando! Converse com ele, dizendo que está grande e que não vai mais mamar no seu peito. Dito isso, ocorra o que ocorrer, você não vai dar o seio para ele. Se der, simplesmente estará adiando a situaçao e tornando o desmame mais difícil porque o que o Isac está aprendendo é que berrar faz as coisas acontecerem do jeito dele. Pode até achar que funciona para outras coisas. Portanto, o ato de amor, neste caso e na idade do Isac, será não dar o seio. Sucesso!

  9. Olá Dr. tudo bem sou mãe do Gabriel de 1 ano e 5 meses e estou passando por um dilema vi aqui nos depoimentos que o senhor diz que devemos ser decididas se o caso for desmamar, esse não é o meu problema o caso é que meu filho quase não come nada se não forçar um pouco agora bebe um pouco de leite mais tbm não bebe muito, toma um Danone, come cereal com iogurte, fruta só com algumas associações por exemplo banana so com leite e aveia dai a dúvida será que se eu desmamar ele vai comer melhor? Quando ele tinha 6 meses começou a comer até aos nove meses depois disso deu um resfriado e os dentes começaram a nascer depois disso parou de comer comida e é uma luta chora muuuuuito pra comer um pouquinho, agora estou querendo desmamar e te pergunto estou conseguindo deixa ló sem o peito durante o dia, só dou á noite estou fazendo certo, sera que ele entende ou sera que cortar de vez já que ele não come direito?? desde já agradeço angelica

    • Prezada Angélica,
      Obrigado por seu comentário. Deve ter lido também que escrevo muito sobre não haver regras. A sua descrição me parece encaixar bem nessa ausência de regras. O desmame total, sem choro nem vela, só se faz necessário nos casos onde a criança procura o peito o tempo todo. No caso do seu filho, parece que ele passa o dia tranquilamente, sem necessidade de mamar no peito. Se for assim, não me parece que está fazendo errado. Agora, se durante o dia, tem um pouquinho de peito aqui e um pouquinho ali, isso pode estar atrapalhando o apetite dele.

  10. Todos os depoimentos me foram muito importantes para compreender que, apesar de estar cansada, esgotada, com a vida a dois quase arruinada, a fraca sou eu =) Minha filha tem um ano e 3 meses, se alimenta bem de frutas e sopinhas, inclusive come um pouquinho de nossa comida ” adulta” pois é muito curiosa e receptiva a sabores novos DESDE QUE NAO SEJA NADA RELACIONADO A LEITE ARTIFICIAL rrsrsrs…e eis meu desespero. Ela não aceita por nada mingau, vitaminada, etc…resultado : não consigo desmamá-la !!! Ela inda acorda 2 ou 3 vezes , so dorme no peito…e um agravante : quer agora, que eu fique ao seu lado ( acredito que pela facilidade de acesso ao seio ). Parece simples, mas ela , em uma tentativa, chorou tanto, tao dolorido com lagrimas verdadeiras ( não era manha) que eu simplesmente não consegui. Enfim…não sei mais o que fazer =(

    • Prezada Patricia,
      Sei que é uma situação difícil, mas só depende de você. Quando decidir que não é necessário amamentar sua filha, deve dizer isso a ela, carinhosamente e parar de dar o peito. Só pode fazer isso quando estiver preparada para ver ela chorar, ficar sentida e você resistir. Este é um daqueles momentos onde amar significa dizer não. Por isso, nem tente se não estiver preparada. Mas, alguma hora, vai ter que fazê-lo.

  11. Ola doutor meu caso é bastante complicado eu tenho um filho de 1Ano e7 mses,estou gravida de 8 mses hà 3 dis tento tirar meu filho q se chama robert do peito e esta difícil ele chora muito tanto de dia e a noite estou qse desistindo tenho muita dó,isso porq ele mama mamadeira come de tudo e esta muito difícil me ajuda por favor.socorro

    • Prezada Patricia,
      Não tem outra saída a não ser parar de dar, mesmo. Avise ao Robert que ele está grande e que não precisa mais de peito. Resista ao choro, bravamente. Faça isso logo, para ele não achar que o peito foi tirado dele para ser dado para o irmão ou irmã. Aliás, evite dizer que precisa parar de dar o peito porque é para o bebê que vem. Diga que precisa parar porque ele já é grande. Coloque ele no centro da questão, valorizando-o. Sucesso!

  12. Oi dr. Meu bebe tem 9 meses e quer mamar o tempo todo. O problema maior é que não come direito nem espinha e nem frutas. Tem trocado os outros alimentos pelo peito. Não sei o que fazer. Está baixo peso e pedeiatra pediu para reduzir as mamadas para reduzir as mamadas para 3 ao dia. Não sei o que fazer com tanto choro.

    • Prezada Adriana,
      Entendo a difícil situação em que se encontra. Não tenho uma resposta direta e objetiva para lhe dar. Se o seu bebê está perdendo peso e o pediatra suspeita que possa ser por conta de mamar o tempo todo (o que é bem provável), você terá que diminuir o número de mamadas. Isso não é fácil porque seu bebê vai chorar e muito e seu coração vai balançar e,dificilmente resistirá. O que posso lhe dizer é que, em algumas situações, não dar ou não permitir algo é o ato de amor necessário. Dar, é sempre mais fácil e percebemos com carinho, amor. Não dar, em geral é percebido como punição. Mas, neste caso, não dar é que o ato de amor. Não dar o peito é o que sua filha precisa e o peso dela demonstra isso. Se encha de coragem, resista ao choro e siga a orientação do seu pediatra.

  13. Nao respondeu minha duvida. Mme filho tem 1 ano de idade, ele nao mama mais com tanta frequencia o que resulta meu seio fica cheio de leite , muito dolorido, e chega ficar endurecido a glandula mamaria. Nao sei o que fazer para parar de sair leite. Aaguardo resposta.

    Me ajude!

    • Prezada Daiana,
      Como o seu relato é sobre o endurecimento da glândula mamária e seu desejo/necessidade de interromper a lactação, sugiro que converse com seu ginecologista. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar e prescrever medicação, se for o caso.

    • Prezada Maria,
      Não existe método ideal. O melhor método é o que você desenvolver com a sua filha. Vai depender muito dos hábitos de mamar dela, da sua disponibilidade etc. Tanto pode ser um desamame progressivo, retirando primeiro as mamadas do dia e deixando as da noite, quanto, pode ser um desmame radical, de uma só vez. Algumas crianças se adaptam bem a um desmame progressivo, outras não conseguem, querendo mamar a toda hora. Para estas, uma vez decidido o desmame, só interrompendo todas as mamadas de uma vez. Outra estratégia é a de falar com seu ginecologista a respeito de medicação para interromper a lactação. Sugiro que converse com seu pediatra. Ele conheçe tanto a sua filha quanto você e poderá lhe dar uma orientação mais adequada.

  14. Bom dia Dr.Roberto,
    Estou desesperada!Não consigo desmamar minha bebe de 1 ano e 07 meses.
    Ela fica o dia todo na escolinha ,come bem,mas a noite quando chega quer mamar o tempo todo,mal consigo tomar banho.Acordar umas 5 vezes durante a noite.
    Não toma outro tipo de leite e odeia mamadeira.
    Ela tem personalidade muito forte,tentei desmamar ela uma vez e não consegui,chora muito,se atira no chão,esperneia e isto dura a noite toda.Mais um agravante é que está prejudicando meu casamento, vida de casal já não existe mais.
    Andei pesquisando e descobri que existem medicações que secam o leite,talvez seja uma opção mais fácil,quando ela mamar e descobrir que não tem mais leite vai ter que desistir.
    Depois que tomar a medicação é possível amamentar até o leite secar?
    Gostaria de um conselho.

    Por favor me ajude!

    • Prezada Liziane,
      Sugiro que você converse com seu ginecologista e peça para ele lhe indicar uma medicação para suprimir a lactação. Quanto à questão da personalidade forte, me parece que é muito mais uma dificuldade (bem frequente nas mães) em colocar limites. A questão da amamentação você ainda vai conseguir resolver com uma medicação. No entanto, muitas outras situações vão existir onde a colocação de limites vai ser importante. Sugiro que converse com seu marido e seu pediatra a respeito. Crianças pedem e ficam frustradasa quando não conseguem o que querem. Essa é a natureza delas. Isso não significa que tenham uma personalidade forte. Cabe aos adultos colocar limites de uma forma serena e tranquila, sem se sentir culpados em função da reação da criança.

  15. Dr Roberto a pouco tempo estive aqui em seu blog pedindo ajuda sobre como desmamar meu filho e seu conselho foi de muita ajuda, optei por desmama-lo de dia primeiro pra que ele comesse bem e então depois consegui o desmame por completo desmamei durante o dia por uns três meses ai chegou um momento que eu decidi ser forte e bater um papo falei com ele que aquele seria o último dia e apartir do dia seguinte não teria mais o peito foi um pouco difícil nesses dia pois ele já sabia que eu não daria e ficou muito manhoso e sem aquela alegria mais resisti pois sabia que seria melhor pra eler e tbm pra mim hoje já faz uma semana e ele não procurou nem um dia realmente tudo tem seu tempo e o dialogo é a melhor coisa, meu bebe hoje tem 1 ano e 8 meses e passou a comer tudo e beber o leite todo que faço. Passei pra deixar meu agradecimento a vc um recado pra todas as mães que estão passando por isso o único conselho que dou é converse muito com seus bebes eles nos surpreendem, um abraço.

    • Prezada Angelica,
      Muito obrigado por deixar seu comentário. Estou certo de que outras mães sentirão mais confiança depois de ler o que escreveu. Melhor do que um blog de pediatra é o testemunho de uma mãe. Parabéns por ousar fazer diferente e colher o resultado que colheu!

  16. Olá Doutor Roberto. Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses que ainda mama é muito viciada em mamar, ela frequentemente dorme tarde e tbm acorda tarde, costuma dormir sempre tbm na parte da tarde, estou querendo desmama-la, tem dia que se alimenta bem e tem dia que não pois quando ela acorda não está muito afim de comer a comida ou quando come só uma duas colheres ai dou mamadeira as vezes. E os dias que ela acorda cedo não quer tomar mamadeira, ou seja ela toma mais na parte da tarde, e se deixar ela quer peito o tempo gostaria de saber se tenho que regular os horários do cardápio dela certinho se é o peito que tira a fome dela, e como ela costuma dormir muito tarde gostaria de saber se isso pode prejudica no crescimento dela e o que devo fazer? Em que parte devo melhorar? aguardo a resposta..

    • Prezada Naiely,
      De fato, uma criança de 1 ano e 8 meses que mama no peito, com frequência, vai acabar “perdendo o apetite” para comer sua comida. O fato de uma criança dormir muito tarde, em princípio não vai prejudicar o crescimento dela. Sugiro que converse com seu pediatra sobre desmame. Me parece que deveria ser o seu foco, no momento.

  17. olá Dr Roberto Cooper
    Tenho um filho de 2 anos que ainda mama,to querendo deixa de amamentalo,por que presciso muito trabalhar começo agora dia 15 e o meu horario de serviço sera a noite o que eu devo fazer pois a todo momento ele mama estou ficando muito fraca,,ja tentei muitas vezes deixar de dar mamar e agora estou percebendo que não esta se alimentando direito ,troca a alimentação pelo peito acorda varias vezes na madrugada, Qual é os primeiros passos que devo FAZER para que ele não fique traumatizado..aguardo sua reposta com urgencia muito Obrigado!

    • Prezada Isis,
      Sugiro que converse com um ginecologista para que avalie a possibilidade de lhe ser prescrito medicamento que interrompa a lactação. Por outro lado, a decisão de parar de amamentar é exclusivamente sua. Isto é, você precisa comunicar ao seu filho que não haverá mais leite de peito e, sem titubear, parar de oferecer o seio. Ele poderá reclamar um pouco, chorar, mas cabe a você resistir e, simplesmente, não dar. Neste caso, não dar algo é um ato de amor. Tanto mais que seu filho já não está se alimentando de forma adequada. Também sugiro que converse com o pediatra para que este possa lhe apoiar e ajudar. Sucesso!

  18. Bom dia Doutor , meu bebe está com 1 ano e q mês , mama no peito e mama a noite toda dormindo comigo , por ser muito grudado em mim quero tira-lo do peito , pois não come muito bem , não fica com ninguém devido ao peito , e quando mama quer bater em meu rosto , por isso quero tirar do peito , queria fazer isso de uma vez , como proceder , obrigada !

    • Prezada Simone,
      Se quer parar de amamentar de uma vez, o melhor é conversar com seu filho, informando que não vai mais ter leite de peito porque ele já está grande. Não diga que é porque ele bate no seu rosto. Apesar dele não ter uma compreensão completa do que você lhe dirá, é importante que comunique. A seguir, pare de oferecer o peito. Resista aos apelos e choros do seu filho. Se você abrir uma exceção, não terá como não abrir outra. Portanto, só pare de dar o peito, quando estiver convencida de que conseguirá resistir uns dias. Resumindo, o único modo de parar de uma vez é parando! Sucesso!

  19. Prezado Doutor,
    estou apavorada pois volto a trabalhar em 02 semanas e meu pequeno hoje tem 04 meses e 10 dias e não quer desmamar chora muito..o que devo fazer?

    • Prezada Francesca,
      Sugiro uma conversa franca com seu pediatra. O assunto que levantou é muito importante e tem tantas variáveis que, somente uma conversa com o pediatra que conhece você e seu filho, poderá lhe dar a melhor orientação. O blog não substitui uma consulta médica. Espero que compreenda esta limitação.

  20. Olá Dr roberto,
    Meu filho fez 1 ano agora em setembro e to querendo desmama lo. Ele não come nada, nem suquinho ele quer. Só fica grudado no peito o tempo todo e a noite então nem se fala.
    Estou ficando irritada e estressada, sem contar q agora ele aprendeu a morder. Não quero mais amamentar.

    • Prezada Jessica,
      Sugiro que converse com seu ginecologista sobre o que pode fazer para interromper a lactação. Também vai ser importante que o seu pediatra esteja a par. Se o seu filho não come nada, com um ano de idade, corre o risco de ficar com alguma deficiência nutricional. É um assunto sério esse do desmame que você deve enfrentar o quanto antes. Como o blog não substitui uma consulta, só posso lhe fazer as recomendações acima. Sucesso!

  21. Boa tarde dr. Roberto , primeiramente quero parabenizar apelo blog, meu bebe está com 11 meses, amamentei exclusivamente com leite materno até os 6 meses , durante esse período sempre acordou umas 5 vezes durante a noite, quando começou a comer papinha eu achei que iria melhorar, hoje ele come tudo , almoça , lancha , janta e sempre tem que amamentar e continua acordando ainda média de 3 vezes na noite, não consigo desmamar ele , gostaria de uma opinião como poderia fazer o desmame. Deste já grata.
    Ana Mara.

    • Prezada Ana Mara,
      O desmame pode ser um momento difícil. Não há uma regra ou cartilha a seguir. O mais importante é você estar realmente convencida de que está na hora do desmame. Se não estiver com essa convicção, não conseguirá dar os passos necessários. Considerando que a decisão esteja amadurecida, sugiro que converse com a sua filha, explicando que ela já está grande e que não precisa mais mamar. Talvez pudesse esperar passar o aniversário de um ano, para ter um marco concreto. Ainda que ela não entenda plenamente o que vai lhe dizer, é importante esta conversa. Na sequência, pode optar por um desmame progressivo, onde você só dá de mamar ao acordar e uma vez à noite. Vai ter que resistir aos pedidos e choros da sua filha (por isso é importante avaliar se está pronta, antes de agir). Se esses choros persistirem por mais de uma semana, talvez devesse falar com seu ginecologista para que lhe oriente como interromper a lactação. Mas, se a sua filha se adaptar bem a esse novo ritmo, passado um tempo, nova conversa e retire a mamada da manhã. Finalmente, em algum momento, vai ter a última conversa e retirar a mamada da noite. Sucesso!

  22. Olá Dr.! Estou emcantada com seu blog, de mt bom gosto e super útil…
    Estou passando por uma fase complicada, não consigo desmamar meu bebe, acho ele muito novo, tem 8 meses, ja introdusi os primeiros alimentos orientada pelo pediatra mas ele nao abre mão do meu seio, porém o fato é que não é pelo leite mas pela sucção, meu bebe faz meu peito de chupeta! :-( Sinto muita dor!
    Agora a coisa complicou mais ainda uma vez que preciso passar por um procedimento cirurgico de grande porte e não posso mais amamenta lo, preciso tirar o peito mas nao consigo! Existe alguma chupeta diferenciada que possa ser atrativa pra ele? Já ofereci as tradicionas sem sucesso! Preciso de ajuda! Desde já obrigado pelo espaço!
    Lidiane Barbosa

    • Prezada Lidiane,
      Diante de uma situação como a de uma grande cirurgia, onde se verá obrigada a interromper a amamentação, sugiro que converse com seu ginecologista. Ele poderá lhe orientar com relação a medicamentos que interrompam a lactação. Ao mesmo tempo, fale com seu pediatra para que lhe oriente quanto a que fórmula (leite em pó para lactentes) ele recomenda. Essas são as coisas “práticas” que pode fazer. Seu bebê, diante de uma situação real e diferente, encontrará o meio de se adequar. Para isso, será preciso que quem estiver cuidando dele no período da sua cirurgia e pós-operatório tenha mais paciência que o habitual, estando mais próximo, oferecendo colo, brincando mais, tolerando um choro aqui e outro ali. Não se trata de super estimular seu bebê, numa tentativa de “compensar” a falta do leite materno e, principalmente, a sua. Se trata de respeitar esse momento dele também. Ele tem direito de sentir saudades e expressar esse sentimento do modo que ele sabe: chorando um pouco e demonstrando alguma irritabilidade. Se estiver com um adulto carinhoso e que compreenda essa momento, vai superá-lo bem, sem maiores problemas. Mesmo que não aceite de forma plena a comida ou mamadeira, nada de ficarem apavorados. Tudo vai dar certo. Sucesso!

  23. olá Dr, meu filho tem 2 anos e ainda mama,só que meu peito não tem muito leite mais como tinha antes, e então meu peito doí muito quando ele mama.quero muito desmama-lo já tentei de tudo brincadeiras, atrasando a hora que ele mama mas não adiantou,quando ele quer não há nada o que fazer a não ser deixar mamar.me ajude por favor é muito difícil pra mim, o que fazer.

    • Prezada Elisângela,
      Talvez deva falar com seu ginecologista para lhe prescrever uma medicação que interrompa a lactação. Pelo seu relato, já tentou várias estratégias, sem sucesso. Considerando que seu filho já tem 2 anos, a interrupção da lactação pode ser o melhor caminho, para todos. Converse com seu ginecologista a respeito.

  24. Bom dia Dr.Roberto,
    Já havia lhe pedido alguns conselhos para senhor dia 26 de agosto,resolvi seguir seu conselho e impor limites,faz 2 dias que não dou mama.
    Mas está bem difícil,a primeira noite ela dormiu somente 3 horas das 2:00 da manhã até as 05:00h,depois acordou e não dormiu mais foi direto até as 08:00 e já foi para escolinha.
    Teve ataques de fúria mais consegui controlar bem.
    Porém ontem 2º noite foi horrível!chorou a noite toda!me mordeu,se mordei,puxou os cabelos e chorou até as 05:00 da manhã quando dormiu,acordou as 08:00h desesperadora novamente e foi para escolinha.
    Estou desespera!
    Gostaria de saber quanto tempo demora até a criança de conformar sem o mama,1,2 3 noites:uma semana?
    Como já faz 2 dias que não mama não vou desistir!

    Desde já agradeço seu retorno

    Liziane

  25. Boa Tarde Dr Roberto!
    Sou mãe da Ana Carolina, uma princesinha de 1 ano e meio, ela vai na escolinha todo o dia, mas quando estamos em casa ela não quer comer, só quer mamar, e a noite acorda várias vezes, preciso desmamá-la e não sei o que fazer… Me ajude por favor!

    • Prezada Daiane,
      A decisão de desmamar precisa ser tomada por você, de forma convicta. Uma vez tomada, sugiro que converse com seu ginecologista, pedindo que lhe oriente quanto à interrupção da lactação. Já pode ir conversando com a Ana Carolina, explicando que ela já é grande e que não precisa mais mamar. Também pode lhe dizer que o leite vai diminuir ou acabar. Mas, o que realmente importa é a sua convicção e firmeza na decisão. Se não estiver convencida e preparada para viver alguns dias de irritação e frustração da Ana Carolina, nem tente desmamá-la. Se estiver, converse uns dias antes, siga a orientação do ginecologista e interrompa a oferta. Uma coisa lúdica que pode fazer é sair com a Ana Carolina para comprar um copo com bico, já para “quando o leite da mamãe diminuir”. Sucesso!

  26. Boa tarde!
    Dr Roberto.
    Diante de tantos depoimentos já tinha decidi desmamar minha filha de 2 anos e 7 meses, só me faltava coragem pq ouvi algumas pessoas falarem que daria muito trabalho e que teria que ter coragem. Então estou no 2 dia sem amamentar, a Brenda chora demais só falta me deixar louca de tanto que chora, já expliquei que mocinha e não precisa mamar mais, chora e fica pedindo mama no peito, dou mamadeira ela não pega dou chupeta tb não pega, converso aí que grita mais alto, ainda meu marido fala assim a dá pra ela o peito “nossa que apoio”.
    Por favor me diga o que posso fazer mais para continuar firme.
    Obrigada
    Débora

    • Prezada Débora,
      Me parece que está fazendo tudo certo. Inclusive sendo sincera ao compartilhar seus sentimentos, absolutamente normais, nestas circunstâncias. Seria interessante uma conversa com o seu marido, pedindo o apoio dele. Ambos deveriam “falar a mesma língua”. De tal forma que a sua filha não tivesse a menor dúvida de que o tempo do peito, acabou.
      Não tenho solução mágica para lhe propor. Persevere por mais alguns dias. Sucesso!

  27. Boa noite Doutor. Estou passando por alguns problemas com a alimentação do meu filho. Ele tem onze meses. Até junho ele comia de tudo um pouco e tomava bastante suco, e o amamentava somente pela manhã e à noite, e também durante a madrugada. Mas, com o surgimento do primeiro dentinho, ele simplesmente parou de comer, nem o suco ele toma e não aceita nenhum outro alimento. Não sei o que fazer, ele mama o dia e a noite toda, eu já estou bastante abaixo do meu peso e ele também já está emagrecendo. O que faço?

    • Prezada Vanessa,
      Sugiro que converse com seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Mas, sem falar especificamente do seu filho, quando as crianças de onze meses praticamente só mamam, costumam perder peso. Nestas circunstâncias, é preciso não dar de mamar, ao menos na frequência que a criança demanda, resistindo aos apelos, choros e “ataques” que virão. Ao mesmo tempo, tentar tornar a refeição algo lúdico. Seja com apresentações diferentes da comida, decorando como se fossem bichos (tem foto no blog) ou oferecendo comida do prato dos pais. Comer junto com o filho também pode ser um estímulo. Sei que não é fácil, mas, tudo começa com uma limitação do número de mamadas ao seio e isso só a mãe pode fazer. A criança não vai “regular” as mamadas sozinha. Sucesso!

  28. ola doutor eu estou gravida de um mes e tenho um bebe de 1 ano e 3 meses ele ainda mama e eu quero tirar ele do peito , mais tenho dó dele o que eu faço continuo ou devo parar . Eu gostaria de saber se o leite que ele ta mamando pode fazer mau pra ele sendo que eu to esperando outro bebe .me ajude por favor obrigado!me chamo carla tenho 30 anos

    • Prezada Carla,
      Pelo fato de você estar grávida, seu leite não se alterou e não pode fazer mal a seu filho. Por outro lado, se deseja interromper a amamentação, o melhor momento é agora, ainda no início da gravidez, para que seu filho não associe essa interrupção ao fato de que ganhou um irmão ou irmã. A decisão de parar ou continuar é, essencialmente, sua. Mas, se decidir que quer parar, não pode ter dó. Uma vez tomada a decisão, deve estar preparada para ir em frente. Caso não se sinta preparada, é melhor nem tentar parar.

    • Prezada Francielli,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra. Ele é a melhor pessoa para lhe orientar. Falando de forma genérica, uma criança com 1 ano e meio já tem pouca necessidade do leite. Como o desmame é o mais importante, não me preocuparia com que o leite a ser dado. Mesmo que não aceite nenhum, existem outras formas de se ofercer proteína e cálcio. Eventualmente, a criança que não aceita leite, gosta de iogurtes e queijos. Não use a não aceitação de leite do seu filho para postergar o desmame que deseja fazer. Sucesso!

  29. Dr roberto
    ja pedi uma orientação ao senhor sobre meu filho que só queria mamar e não comia nada. conversei com a pediatra conforme o senhor me orientou ele fez 1 ano e 2 meses e ela disse q tenho q deixa lo sentir fome, e que não vai adiantar tomar remedio pra interromper pq se ele estimular volta. ele não come extamente nadaaaa só quer mamar.

    • Prezada Jessica,
      Pelo que descreve, aparentemente, há uma dificuldade por parte do seu filho em desmamar, mas, também, sua. Essa sua dificuldade, se houver, é perfeitamente normal ou frequente. No entanto, não haverá desmame enquanto você não estiver plenamente convencida de que é o momento e preparada para enfrentar as reações do seu filho que poderão variar de choro inconsolável, até uma “greve de fome”. Se você não está preparada, não tem problema. Adie, por um tempinho, o desmame. Sucesso!

  30. Dr.Roberto precisso muito da sua ajuda minha filha tem 11 meses e eu quero começar a trabalhar agora mas nao sei oque eu faço porque outro leite ela não toma ela faz ansia comer ela come graças a Deus mas o peito é o dia inteiro ela fica grudada e se eu não der ela chora de mais sem parar um minuto e mesmo que eu tente enterter ela com alguma outra coisa nada adianta não sei mais oque fazer pois precisso trabalhar oque sera que eu psso fazer doutor?

    • Prezada Marizel,
      Entendo a sua situação, que é comum a outras mães. Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra. No entanto, falando em tese, muitas vezes a dificuldade maior é das mães que antecipam um sofrimento enorme dos filhos. A decisão de interromper a amamentação precisa ser sua. Quando estiver convencida de que precisa interromper, converse com a sua filha (apesar dos 11 meses) e interrompa. Como ela come alimentos, não haverá muito problema. Agora, se não está preparada e vai oferecer o peito ao primeiro ou segundo choro, nem tente. Uma vez tomada a decisão, vá em frente! Sucesso!

  31. DR BOA TARDE MINHA FILHA TEM 1 E 4 MESES ELA CHUPAVA CHUPETA AI TIRAMOS PQ TAVA ESTRAGANDO OS DENTES E ELA MAMA AINDA EM MIM, AI AGORA ELA TA FAZENDO O MEU PEITO DE CHUPETA O QUE FAÇO PRA TIRAR ELA NÃO GOSTA DE OUTRO LEITE MINHA SOGRA FALOU Q ELA PRECISA DE LEITE ME AJUDE, TB VOU FAZER UMA CIRURGIA AI QUERO PREPARAR ELA PRIMEIRO TENHO UMA SEMANA

    • Prezada Katiuce,
      Como o blog não substitui uma consulta, sugiro que converse com o seu pediatra. Sem falar especificamente da sua filha e de você, uma criança com um ano e quatro meses, já se alimenta de forma diversificada e o leite não tem tanta importância. Quanto a parar de mamar ou usar o peito como chupeta, se o desejo ou necessidade da mãe é de interromper este hábito, só há um modo- interrompendo! Portanto, é uma decisão e ação que depende exclusivamente da mãe. A criança está no direito dela de chorar e tentar obter o que deseja. Se a mãe for firme, sem deixar de ser carinhosa, a criança se adaptará. Agora, se a mãe ceder aos apelos, chantagens e choros do filho, o processo será longo e sofrido, para todos.

  32. boa noite meu filho tem 2 anos e eu não consegui desmamar e além disso meu filho pegou a mania de ficar com a mão no meu peito, e eu não suporto mais essa situação. todos me criticam e não sei mais o que fazer me ajude por favor.

    • Prezada Joyce,
      Essa é uma situação desconfortável para você. Como não é algo simples, sugiro uma conversa com seu pediatra. Posso antecipar que qualquer mudança de comportamento por parte do seu filho vai exigir a colocação de limites por você. Somente você, proibindo que coloque a mão no seu peito e não dando de mamar, sem voltar atrás depois de uma resmungada dele, é que poderá mudar essa situação. Portanto, só depende de você. Por isso, só pode fazer algo, quando você se sentir pronta para enfrentar a reação do seu filho. Mas, a boa notícia é que essa reação (choro, manha, recusa de comer outras coisas etc.), dura pouco tempo. Sucesso!

  33. Olá Dr. Roberto! Minha filha tem 1 ano e 2 meses, ainda mama, não chupou bico e faz meu peito de chupeta e eu acordo várias vezes durante a noite para amamentá-la. Sinto que não tenho esse leite todo para supri-la, e minha preocupação é que ela não quer comer e nem ingere líquidos direito (água, suco). Já dei várias vitaminas, mesmo ela rejeitando, a pedido da pediatra e nada. Estou querendo desmamar, pois ela é muito dependente de mim, pois fico 24 h com ela e estou muito stressada e me sentindo cansada. Gostaria de saber qual seria a conduta para essa situação? O que posso fazer para conseguir êxito? Por favor, me dê umas dicas. Abraço.

    • Prezada Karine,
      Incialmente, deve conversar com seu pediatra para que ele lhe oriente. Mas, a verdade é que não existem regras ou dicas garantidas. O importante é que você decida que não vai mais amamentar e esteja preparada para esse momento, suportando a reação, natural, da sua filha. Só há um modo de parar de amamentar, que é parando! Para isso, a pessoa que precisa estar preparada é você. As crianças, em geral, nos surpreendem.

  34. Ola Dr!minha filha tem um ano e dois meses e mama mt na madrugada.ja tentei td p desmama-la mas nao consigo.estou prestes a fzr cirurgia de vesícula.o que faco para ela deixar o peito?deixar dormir na casa outra pessoa e indicado?

    • Prezada Solange,
      Sugiro que converse longamente com seu pediatra. Como o blog não substitui uma consulta, uma resposta curta e objetiva dada aqui, seria uma irresponsabilidade minha. Mas, em princípio, me parece que deixar sua filha em outra casa seria vivenciado por ela de forma mais intensa do que você simplesmente tomar a decisão de não dar mais o peito. Muitas vezes, a dificuldade é das mães que não conseguem suportar a reação dos filhos e cedem, dando o peito. Claro que é um momento difícil para a criança também, mas a capacidade de adaptação dos filhos é muito maior do que os pais presumem. Ela dormir fora só vai ajudá-la na medida em que não vai ouvir seu choro. Mas, para ela, além de não ter o peito, não terá você. Mas, como disse, o blog não substitui uma consulta e é preciso uma longa conversa quando o tema é comportamental como este. Por esse motivo, sugeri que falasse com o seu pediatra.

  35. Olá Dr. Roberto minha filha tem 1 ano e 7 meses ela mama o dia e a noite toda, não dorme e nem me deixa dormir, foi para a creche mas não esta conseguindo acostumar sentindo falta do peito eu quero desmamar já coloquei até espaladrapo mas está muito difícil, ela chora demais e não consegue dormir nem acordar sem mamar o que eu faço???

    • Prezada Bárbara,
      Essa é uma situação complexa e merece que você fale com seu ginecologista para ver se tem algo que possa lhe prescrever para interromper a produção de leite. Também valeria a pena uma conversa com seu pediatra para que ele lhe oriente. Mas, há algo que só depende de você: parar de oferecer o peito. Caso você não esteja convencida ou não consiga resistir aos apelos da sua filha, nada do que poderão lhe dizer, ajudará. Mas, se você está segura da decisão, então deve conversar com a sua filha, explicar que já é grande e que o peito é para bebês. Por esse motivo, a partir daquele momento, você não lhe oferecerá mais o peito. Dito isso, mantenha sua decisão, aconteça o que acontecer. Sucesso!

    • Prezada Jaqueline,
      Sugiro que converse com seu pediatra, para que ele lhe oriente. Mas, só tem um modo de interromper a amamentação: interrompendo. E, só depende de você. Se você estiver firme, segura, convencida, basta comunicar à sua filha que ela já é grande e que o peito é para bebês. A seguir, não ofereça, nem ceda à reação dela. Agora, se não está segura e não vai conseguir resistir aos apelos (dramáticos) da sua filha, então é melhor nem tentar. Sucesso!

  36. oi doutor Roberto, estou de volta ao trabalho daqui 2 semanas e meu bebe é um menino e tem 3 messes e meio. Tenho que retirar as mamadas durante o dia, estou tentando a uma semana e não to vendo nenhum sucesso. Estou tendo muita dificuldade porque ele não quer pegar nenhum tipo de bico de mamadeira nem copo. Come frutinha com muito esforço meu..Ele nao aceita nem o meu leite na mamadeira! O intestino dele é preso e nessas tentativas ele so ta fazendo coco 1 vez ao dia e tendo muito gases. Me ajuda, por favor !!!

    • Prezada Daniela,
      Diante da minha demora em responder, já deve ter resolvido a questão. Mas, o que eu diria é que esse tema exige uma conversa com seu pediatra. Como o blog não substitui uma consulta, é impossível estabelecer o vínculo necessário, conhecer melhor a dinâmica da família e seu filho. Seu pediatra é a melhor pessoa para lhe orientar.

  37. Olá Dr Roberto, meu filho ta com 1 ano e 9 meses, ele não quer saber de comer, so pensa em fica o dia inteiro pendurado no peito, ai quando ele quer mamar eu cedo um pouquinho e fico com pena, mais no caso dele não querer come nada, eu tenho que tirar de vez o peito dele né?

    • Prezada Fernanda,
      A decisão de parar de amamentar será sua. Enquanto tiver dúvidas, seu filho continuará mamando. Na idade dele, seria bom que comesse e, pelo que conta, o peito o satisfaz e ele não dá bola para a comida. Sim, vai ter que tirar de vez, mas, só quando estiver convencida de que terá forças para resistir aos pedidos de peito feito por seu filho. Se tiver pena e der um pouco, não vai conseguir desmamá-lo.

  38. ola;dotor minha filha tem 6 meses e estou tentando tira la do peito mas esta muito dificio.ela nao quer nada;nem papainha, nem frutinhas nem o leite que a pediatra,passou so´ quer saber de peito,opior que so´estou dando ne um so´.porque o outro secou,oque fasso pra ela comer .me ajuda por favor,obrigado

    • Prezada Gislaine,
      Como o blog não substitui uma consulta, não sei ao certo o motivo pelo qual deseja desmamar sua filha de 6 meses. Nesta idade, habitualmente, ocorre a introdução das papinhas, mas, a criança continua mamando no seio da sua mãe. Sugiro que converse com seu pediatra e continue a amamentar sua filha.

  39. Prezada Rayane,
    Como sua filha está abaixo do peso, sugiro que converse com seu pediatra a respeito. Em princípio, uma criança com um 15meses de idade, pode se alimentar bem, sem necessidade de tomar leite. Seu pediatra a orientará. Quanto ao desmame, depende mais da sua disposição real para suportar uns dias de reação da sua filha do que de qualquer outra coisa. Assim, quando decidir que está pronta, converse com a sua filha, explique que ela cresceu e não precisa mais mamar e não dê mais o seu peito para ela. O importante é não ceder à reação da sua filha. Sucesso!

  40. Dr. Eu quero desmamar minha filha que tem um ano e três meses pois acho que ela não dorme a noite toda pelo fato de ficar acordando para mamar e também ela já tem quase todos os dentes, só que ela tem o espasmo do choro e não pega mamadeira. Ela já vai para a escolinha desde os seis meses e só mama a noite e o dia todo no fim de semana. Qual o seu conselho?

    • Isabela,
      Pergunta difícil porque não tem uma resposta única, certa. Diria que é uma decisão sua. Se você acredita que está na hora de desmamar a sua filha e conseguirá suportar a reação dela, converse com ela, explique que ela é grande e não precisa mais mamar (mesmo que ela não entenda, é importante esta conversa). Depois, interrompa a amamentação e não ceda às pressões da sua filha. Se isso for difícil, converse com seu ginecologista e peça algum medicamento para interromper a produção de leite. Mas, pode decidir também adiar um pouco mais esse momento. Só você sabe a resposta à pergunta que me fez!

  41. Olà Dr. Cooper, moro no exterior e sempre que tenho tempo procuro ler o seu blog. Ele é um dos mais completos e bem explicados que jà achei e acho um bom guia para quem tem bebes de “todas as idades”. Esse post é muito bom, desde que se fala muito em dar mama, mas nunca se fala em desmamar, é rarissimo! No meu caso, gostaria de desmamar minha filha de 4 meses bem lentamente. Ela ainda mama 6 vezes por dia a cada 3, 3h30 horas. Ate agora ela dormia a noite toda (de 24h as 7) mas comecou a acordar no meio da noite pra brincar (nao acredito que esteja com fome). Quais as melhores mamadas pra comecar a retirar? mto obrigada

    • Prezada Ana,
      Obrigado por ser leitora e participar do blog. Como você já deve ter visto em alguns comentários, sempre chamo a atenção para o fato de que o blog não substitui uma consulta. Portanto, meu comentário sobre desmame será genérico, não específico à sua filha.
      Caso a mãe tenha disponibilidade de tempo, a amamentação exclusiva ao seio deve ser mantida até os 6 meses. Quando a mãe precisa se ausentar, como por exemplo, para trabalhar, obrigatoriamente haverá um desmame, no período em que estiver fora de casa.
      Se você puder, mantenha a amamentação até os 6 meses, quando outros alimentos serão introduzidos. Não há necessidade de iniciar o desmame lento, agora.

  42. Boa Tarde dr Roberto. Estou muito preocupada tenho um filho de 2 anos e 5 meses e estou tentando desmama-lo, mais nada está dando certo, gostaria de saber se interrompendo a amamentação com medicamento e ,o leite secando rapidamente e com boas conversas será que exista possibilidade dele ficar doente? Obrigada desde já

    • Prezada Catiane,
      Na idade do seu filho, o desmame não produzirá nenhum problema nutricional ou doença. Certamente seu filho irá reclamar, manifestando sua contrariedade com a interrupção da amamentação. Poderá, por alguns dias, diminuir a aceitação da alimentação, mas, nada disso irá afetar a sua saúde de forma significativa.

  43. Olá Dr… Gostaria de agradecer seus conselhos, consegui desmamar a Ana Carolina, foi muito mais fácil que eu imaginei, e realmente a decisão tem que partir da mãe! Muito Obrigadoooooo!
    Que Deus te ilumine para que possa continuar nos aconselhando!

  44. Oi Boa tarde Dr Roberto Cooper,

    Primeiro gostaria de destacar sobre o seu blog, achei super interessante suas dicas, parabens,,
    Bom sera que vc pode me ajudar? Tenho uma filha de 1 ano e 7 meses, ela não quer se alimentar, nem papinha, nem comida, nem nadaaa. Estou em disispero, ela pegou anemia e tudo, a unica coisa que ela faz bem é mamar o peito, só que eu trabalho durante o dia todo, e mesmo assim ela nao come nada e fica esperando eu chegar, só quando eu chego que ela mama. Ja tentei de tudooo, mass está muito dificil, alem dela não querer comer comida,frutas e etc, ela também, não pega nenhum outro tipo de leite. Ela esta tomando, vitamina D e ferro, essa semana voltarei ao medico para fazer exames pra ver como esta a anemia. Gostaria muito de tirar o peito, pois acredito que assim ela comera melhor. Por favor, me de uma luz rs estou em disispero..

    Bruna.

    • Prezada Bruna,
      Como tem consulta esta semana, converse com o seu médico. Mas, você precisa se convencer de que não vai mais dar de mamar e estar pronta para enfrentar a reação da sua filha. Quando se sentir preparada a não ceder, avise a ela que mamar é para bebês, que ela é grande e não vai mais mamar. Dito isso, não ofereça seu peito, em hipótese alguma. Serão alguns dias difíceis, mas, ela vai se adaptar. Infelizmente ou, felizmente, a decisão e ação são inteiramente suas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s